quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Tirinha Nº 75: Magali


Nessa tirinha, Magali cai pisando em casca de banana e ao perguntar onde estava o seu anjo da guarda para protegê-la, o anjo estava muito ocupado comendo cachorro quente na rua. Ou seja, até o anjo da Magali era comilão também e tinha mais prioridade de comer do que protegê-la. Muito legal. 

Muitas vezes os anjos da guarda dos personagens tinham o mesmo rosto deles assim como diabinhos da tentação. Hoje em dia costuma ser o Anjinho como anjo da guarda oficial da turma toda e diabinhos da tentação não tem mais por não ter mais diabos nas histórias. Impublicável também por ter casca de banana no chão no lugar do lixo e Magali ainda escorregar e se machucar por causa disso e palavra "Droga!" proibida nas revistas atuais.

Tirinha publicada em 'Magali Nº 105' (Ed. Globo, 1993).


31 comentários:

  1. Então não aparece mais diabo nem nas HQs da Turma do Penadinho?Nas do Chico Bento,em que é chamado de tinhoso?Não se pronuncia nem o termo "diacho"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem na Turma do Penadinho não aparece Diabo, tudo pra não traumatizar. Palavras "tinhoso" e "Diacho!" também não falam há muito tempo. Na verdade, "Diacho!" significa "Diabos!", "Droga!" e nada disso pode também falar hoje. Nessa tirinha mesmo, a Magali podia ter falado "Diacho!" se quisessem, hoje essas palavras são substituídas por "Bolas!" ou "pindarolas!"

      Excluir
    2. Quando criança conheci o termo "diacho" através das histórias da Turma da Mônica, só descobri o significado com treze ou quatorze anos de idade, era bom demais quando ficavam chamando o bicho, até porque parei de acreditar na sua existência assim que ingressei na fase adulta, se bem que talvez até exista visto o que se tornaram os personagens de Mauricio de Sousa, traços quase sempre ruins; descaracterizações; caretas a esmo, personagens tensos, ficam mostrando as línguas tipo Gene Simmons; encheções de linguiça; censura cada vez mais incisiva, vai que existe, né? Que soa diabólico o que aconteceu com a MSP, soa!

      Excluir
    3. Também conheci esse termo "Diacho" com os gibis, todos falavam isso, em qualquer núcleo, mas chamava mais a atenção com o Chico Bento. Eu interpretava primeiro só como "Droga", aí quando teve a história do Chico na Coleção Coca-Cola em que um diabinho se aproximava da Terra a cada vez que o Chico falava "Diacho", aí passei a ver que também era sinônimo de "Diabos". Tudo isso proibido hoje na MSP, sem chance de personagem falar essas coisas e ainda alteram as palavras originais nas republicações dos almanaques. Tá tudo tenso lá.

      Excluir
    4. Você tocou numa história ótima, Marcos! O que se passa com o Chico Bento na HQ de abertura daquela edição especial presenciei muito na infância, quando alguém xingava ou simplesmente falava palavras como "capeta", "diabo", "demônio", etc, sempre havia alguém que dizia: "Vai, bobo! Continua falando que um dia ele aparece para você!" ou "Cada vez que você pronuncia o seu nome é um passo a mais que ele dá em sua direção!", cansei de ouvir na infância e adolescência, até meus dez anos acreditei na possibilidade de ser verdade, depois comecei a debochar, mas, ainda acreditando na existência da personificação do mal, depois me libertei de vez do conceito.
      Conheci o significado um pouco antes de conhecer a história do gibi da Coca-Cola, inclusive há quem diga que o nome do refrigerante lido de trás para frente é "alô diabo(Alô, Diabo!)", o que não passa de um papo bem furado, ou é "acoC-aloC" ou "aloC-acoC".

      Excluir
    5. Estranho isso de não aparecer diabo nas HQs do Penadinho "para não traumatizar",quando aparecem esqueletos,múmias,diversos monstros,etc.

      E também é estranho o povo não acreditar em vampiros,fantasmas,lobisomens,mula-sem-cabeça,saci-pererê,boitatá,etc.,mas acreditar no diabo.

      E "diacho" eu aprendi também com a TM e pensei que era o termo dito na letra de "Revoluções por música",do RPM.

      Excluir
    6. O Diabo ou diabos são tão assombrosos quanto às demais figuras citadas por você, Julio, o que falta nessas criaturas horrendas e espetaculares é o viés religioso, e religiões são terrenos instáveis onde paixões superam razões, a humanidade tende a acreditar em vários absurdos, visto por exemplo o que é a Índia, mesmo nações desenvolvidas sustentam várias crenças como acreditar que existam leprechauns, ogros e trols(trolls), porém, são parcelas pequenas dessas nações que creem que existam essas criaturas e o mesmo vale para o Diabo, apesar de ter suporte religioso não tem tanto ibope nas nações mais desenvolvidas assim como tem na América Latina. Lobisomens, sacis e mulas sem cabeça não estão totalmente inseridos na mitologia brasileira, uma pequena parcela dos nossos compatriotas sustentam que são reais.

      Excluir
    7. Zózimo, acho que a mensagem que queriam passar é de quando se fala coisas ruins, atraem coisas ruins, aí inventavam isso de diabinhos chegar quando fala "diacho" pra assustar as crianças e não falarem mais. Isso de Coca-Cola e bobeira do povo. Falei dessa história do Chico aqui nesse post.

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2019/03/chico-bento-hq-ele-vem-vindo.html

      Excluir
    8. Julio Cesar, como diabo pé criatura do mal aí o povo tem essa implicância. Os outros seres são mais de fantasia, mesmo alguns sendo vilões, aí aceitam. Tentaram votar com diabos na Panini, mas os pais reclamaram e voltaram a não ter mais.

      Excluir
    9. Se o Mauricio de Sousa acreditasse na existência do Diabo jamais usaria o tema em seus quadrinhos e ainda por cima com tanta frequência, o que fez a Turma da Mônica brilhar tanto foi a cabeça aberta que ele tinha, na verdade ainda deve ter, o problema é que cedeu demais a certos interesses transformando seus personagens em zumbis, ficaram sem rumo agradando muito mal apenas criancinhas, e agradando muito bem governos, instituições e empresas, ainda tem o agravante de não ter total autonomia dentro da MSP como tinha no passado devido à idade avançada.

      Excluir
    10. E toda essa repulsa ao uso do diabo,mesmo que sem qualquer apologia a ele,faz afastar ainda mais uma possível volta do personagem Nico Demo,que além do nome,fazia coisas muito politicamente incorretas,chegando ao sadismo,perdendo apenas para O Amigo da Onça,cujas tiras são adultas,cabe lembrar.

      Excluir
    11. Aliás,nos quadrinhos antigos,até um diabo foi protagonista,o Brasinha!

      Excluir
    12. Infelizmente se perderam muito a favor das boa maneiras. Sem chance mesmo personagem como Nico Demo. E hoje Brasinha nunca ia ser criado, pelo menos voltado a publicações infantis.

      Excluir
    13. Tive apenas uma edição do Gasparzinho, não me lembro o número, sei que o título aqui no Brasil era da Editora Globo (deve ter tido alguma outra editora com o personagem antes da editora do Roberto Marinho), adivinhem qual personagem fechava a edição: Brasinha.

      Excluir
    14. Muito antes da MSP emburacar na falência intelectual o Nico Demo já era bastante dichavado pelo criador, Mauricio o deixou na geladeira nas décadas de 1980 e 1990, quando o politicamente correto estava longe de dominar a Turma da Mônica.

      Excluir
    15. Era comum ter histórias do brasinha nos gibis do Gasparzinho

      Excluir
    16. Sabe dizer se o criador do Gasparzinho é o mesmo do Riquinho? Possuem traços parecidos.

      Excluir
    17. O que você quer dizer com isso,Zózimo?
      https://wl-incrivel.cf.tsp.li/resize/728x/jpg/7d8/ca4/2eb3a559fd904ed530d54afb0d.jpg

      Excluir
    18. Quer dizer que neste emaranhado de números e letras está a resposta? Tem nada mais fácil não? Vou dar um bizu!

      Excluir
    19. Uma das melhores teorias sobre personagens de quadrinhos e animações que tomei conhecimento, Julio, muito obrigado!
      Assassinado pelos pais por causa do seguro de vida se torna o Fantasminha Camarada. Ah, então é por isto que nunca teve crossover! Não se tornou um espírito sedento por vingança tipo Alessa Gillespie de "Silent Hill", não se deixa abater pelo ódio, é iluminado, fica só na camaradagem. Estou pensando em entrar para o clube, valeu!

      Excluir
    20. Riquinho, Gasparzinho e Brasinha são do mesmo criador, só que não são 3 personagens diferentes. Aí por serem do mesmo criador, aí podia ter história um dos outros em cada revista deles.

      Excluir
  2. É, a Magali está a pé com seu anjo da guarda, possui o pecado da gula igual sua "protegida", quem garante que o conteúdo daquela casca de banana não está no estômago do anjo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, nada impede que foi o ano que deixou aquela casca de banana lá e cometeu pecado da gula em vez de fazer o seu trabalho de proteger a Magali.

      Excluir
    2. Se foi ele quem comeu e jogou a casca no chão, além de não proteger ainda é uma ameaça para ela.

      Excluir
    3. Pois é. Esse ano não pode protegê-la rsrs.

      Excluir
    4. Marcos, se lembra de uma história do Chico Bento onde a mão gigante de Deus puxa a orelhinha pontiaguda do Capeta?
      É de abertura e é gibi global, ou seja, da Globo. Me lembro muito mal da história, não me esqueço da cena, é mais ou menos "A Peleja do Diabo (C)com o Dono do Céu", nome de música do Zé Ramalho.

      Excluir
    5. Não to lembrando dessa agora

      Excluir
    6. Fiz uma analogia superficial do nome da música com a história, não sei como se chama, arrisco dizer que foi publicada originalmente em 1989.

      Excluir
    7. Só procurando aqui, essa não lembro.

      Excluir
  3. Tirinhas com anjinhos iguais a turma eram muito engraçadas.

    ResponderExcluir