domingo, 3 de abril de 2022

Turma da Mônica & Garfield: O Lápis Mágico - Uma Omniventura (Parte 1)

Nas bancas o especial "Turma da Mônica & Garfield O lápis mágico Uma Omniventura Nº 1", marcando o encontro da Turma da Mônica e o Garfield, personagem criado por Jim Davis, e nessa postagem mostro tudo sobre essa edição.

Uma parceria da MSP com Nickelodeon, "Turma da Mônica & Garfield" trata-se de uma coleção de minissérie em 3 edições especiais separadas, diferente do crossover com a DC que as histórias saíram completas nos gibis convencionais, em cada gibi um herói diferente. Depois do sucesso do crossover da Turma da Mônica com os super-heróis da Liga da Justiça nos gibis de 2018, resolveram fazer um com o Garfield. Esse projeto de crossover da Turma da Mônica com o Garfield foi anunciado em 2020 para ser lançado em 2021, mas só agora que saíram.

Propaganda com o encontro da Turma da Mônica e Garfield

Cada volume tem formato americano 19 x 27,5 cm, capa envernizada como faziam o título "Clássicos do Cinema", 36 páginas, papel de miolo offset, custando R$ 12,90. Preço acessível, porém por ter só 36 páginas e um material de papel mais de luxo, fica sendo mais caro que gibis mensais, que agora custam R$ 9,90 cada uma. Acharia melhor se esse crossover saísse em gibis normais de bancas.

Em cada volume uma parte da história com 30 páginas, focado em um tema principal, mas que tem interligação com os outros volumes. As 3 edições mensais juntas formam uma história de 90 páginas. A parte 1 da minissérie foi lançada em março, a parte 2, em abril e a parte 3, em maio de 2022.

Não tem um frontispício apresentando o especial, tem só uma ilustração inicial na página 3, seguido de créditos gerais e logo depois vem a história, escrita por Flávio Teixeira de Jesus e coordenação de conteúdo de Paulo Back. Traços seguiram o estilo digital como é atualmente embora não ficou tão ruim no geral. O enquadramento não aparece linhas tradicionais em cada quadrinho e também tem efeitos e sombras nos desenhos, o que não gosto muito, e em algumas páginas, o fundo fica colorido em vez do tradicional branco por conta do cenário de um quadrinho envolver a página toda.

Na trama desse volume "N° 1", Bugu pega o lápis mágico da Marina para de livrar do Bidu e não querer ser mais coadjuvante nas histórias do Bidu e vai parar no universo do Garfield. Lá, o cachorro Odie entra no portal e vai parar no universo da Turma da Mônica e fica perdido e todos da Turma da Mônica e o Garfield se unem para encontrar o Odie. Enquanto procuram, Garfield conhece o universo da Turma da Mônica, contracenando com a turminha. Os termos "omniventura" e "omniverso" são retratados por mistura de universos, no caso, teve universos das turmas da Mônica, do Bidu e do Garfield.

O grande nome na edição, sem dúvida, foi o Bugu, o verdadeiro protagonista da história. Até estranho ver um crossover da Turma da Mônica com o Bugu em histórias, apesar de não ter sido primeira vez, mas sempre fica diferente. Não gostei do Mingau aparecer só em 3 páginas contracenando com o Garfield. Achei pouco, o Mingau podia aparecer mais na trama, podia procurar o Odie durante a história e enfrentar os vilões junto com os outros e não só uma participação só dentro da sua casa, insistem agora só deixá-lo como gato doméstico.

Importante ressaltar que Garfield se pronunciou por pensamento e as crianças da turma não entendiam o que ele pensava, só os bichos entendiam, mas a turminha conversava com o Bugu normalmente, aí provavelmente por causa da metalinguagem ser da própria MSP entre eles. Tiveram aparições rápidas de outros núcleos da MSP como Turma da Tina, Piteco, Chico Bento, Horácio, justificando que todos os personagens do Mauricio se conhecem e se falam em um grupo de Whatsapp de personagens da Turma da Mônica. Destaque também para ver quem come mais, Magali ou Garfield, e brincadeira com Mônica mandar o Bidu não falar no universo dela.

Não apareceu o Jon, dono do Garfield durante a história, apenas citado e uma imagem dele em um porta-retrato, assim como os outros personagens do universo do Garfield, já que quando o Bugu apareceu lá, foi apenas na casa do Garfield e estava sozinho em casa com o Odie. No final, teve um gancho do Capitão Feio junto com o Monstro de Lasanha unindo forças e planejando como vão conquistar as outras dimensões do "omniverso" e que será o foco na próxima edição (capítulo).

Provavelmente, depois de lançarem o terceiro volume e com coleção completa da minissérie, devem lançar um livro de luxo maior ainda em capa dura reunindo as 3 edições em um só livro e custando mais caro, no mínimo preço maior que a soma do valor das 3 edições, no caso, de 40 reais pra cima, com certeza custará bem mais que isso. Aí, o público escolhe se é melhor comprar as edições de banca separadas ou espera ter o luxo de um livro em capa dura.

Como podem ver, a ideia de crossover não foi ruim, a história que ficou meio corrida e teve um lado mais infantil. Atualmente, sempre é o lápis mágico da Marina que serve como fundo para eles irem a outros universos, era bem melhor quando era uma fada, bruxa, invenções do Franjinha, etc, por terem mais variedades. Dava para o Mingau aparecer durante toda a história e não só uma participação. Acho que podia ter saído a história do crossover em gibis convencionais em edições diferentes como já aconteceu na Editora Abril e em algumas no início da Panini, sem precisar criar edições especiais a parte. Essa primeira parte da história foi mais apresentações entre os personagens, vamos ver a sequência da história na próxima edição com eles enfrentando o Capitão Feio e o Monstro de Lasanha. 

86 comentários:

  1. Um gato americano que "fala" por telepatia interagindo em português com toda a TM?
    Só mesmo com o lápis da Marina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o lápis mágico da Marina pode tudo. Mas absurdos sempre bem vindo nos quadrinhos. Se bem que quem entendia o que o Garfield pensava foi só Bugu, Bidu e Mingau, já as crianças não entendiam, o Bugu que traduzia para eles.

      Excluir
    2. Ou seja, de acordo com metalinguagem dos dois últimos quadrinhos da página 15 as crianças são panguadas ou preguiçosas por não lerem textos escritos em balões de pensamento.

      Excluir
    3. As crianças não lêem balões de pensamentos, como podem ver com Mingau, a turminha fica olhando pra ele, mas não sabem o que ele está falando.

      Excluir
    4. Correto, Marcos, foi só mesmo para não perder a piada em cima da piada de metalinguagem do Bugu.

      Excluir
    5. E é o que dá mesmo a entender segundo o que aborda Bugu, pois analfabetismo que não é, no núcleo do Limoeiro as crianças da faixa etária da Mônica muito antes de serem escolarizadas já sabiam ler e escrever, estritamente dentro do contexto metalinguístico destacado por Bugu, é por indolência ou lerdeza que a meninada não se torna telepata. Vai que é uma campanha subliminar para despertar nos pais e responsáveis maior incentivo à leitura para suas crianças, dado que os personagens atualmente estão tremendamente didáticos, não descarto tal possibilidade embutida nas entrelinhas da piadinha do Bugu, ainda mais considerando que quem mais consome os fracos gibis da atualidade há muito não é mais o infantil público alvo e sim os adultos moralistas histéricos com óticas completamente polarizadas, binárias, os responsáveis pela derrocada da TM clássica são quem mais a consome em termo de leitura, aí que não descarto mesmo, pois quem sabe ler mensagens assim são adultos, ainda que retardados civilizados.

      Excluir
    6. Verdade, pode ter tido uma crítica no comentário do Bugu. E realmente quem consome mais gibis hoje são os adultos, crianças de hoje nem ligam mais pra isso.

      Excluir
    7. Problema é que os adultos que leem os gibis atuais da TM clássica o fazem ao modo policialesco, isso começa na década retrasada, são leitores que não gostam de gibis da categoria e provavelmente não gostam de HQs de modo geral, também muito provavelmente não gostavam nem quando crianças, são esses leitores que desde então vêm defecando nos personagens clássicos de Mauricio de Sousa, são leitores intermediários que não praticam isso por lazer, são a decadente conexão entre o público infantil e a MSP, são o filtro, o crivo.

      Excluir
    8. Pois é, problema disso tudo tudo são os adultos, eles que põem defeito, achando errado, e Mauricio tem que atacar porque senão não vão comprar par aos filhos. Tendência é piorar o politicamente correto.

      Excluir
  2. Eu tinha curiosidade de saber como estava esse livro aí! Sempre imaginei o Garfield contracenando com o Mingau, mas nunca pensei que esse crossover aconteceria mesmo um dia! Pena que o Mingau mesmo não teve foco. Mas o Bugu é um personagem interessante tb! Aliás, ele é o Odie tem algo em comum (além do fato de serem cães), que é serem expulsos por chutes haha

    Enfim, sou fã do Garfield! Achei válido essa mistura, inclusive achei os traços meio diferenciados, não sei! Parece serem feitos a mão (mesmo que não sejam), não estão tão artificiais!
    Aliás, o que achou da personalidade do Garfield nessa HQ. Está com sua tradicional ironia e humor ácido ou amenizaram isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, sei como é, nas bancas vem plastificado e não dá pra folhear por dentro e aí aqui dá pra ter uma noção como é por dentro. Mingau merecia mais espaço, no mínimo participar da aventura junto com os outros, achei pouca a interação entre eles. na revista foi falada essa coincidência do Garfield chutar o Odie e o Bidu chutar o Bugu.

      Os traços são digitais, mas não ficaram ruins, achei parecendo estilo desenho animado por conta dos efeitos que colocaram. A personalidade do Garfield não ficou tão correto, mas também não deixaram tão ácido, achei meio termo.

      Excluir
    2. Aqui a revista não veio plastificada. Também achei os desenhos no estilo animado

      Excluir
    3. Todas vieram plastificada, talvez pra evitar de amassar muito ou ficar com marcas de dedo no verniz com o toque.

      Excluir
    4. Engraçado que aqui não veio plastificada

      Excluir
    5. Interessante, aqui em todas as bancas que vendem foram todas plastificadas. Foi diferente aí.

      Excluir
  3. Nossa, o que aconteceu com as orelhas do Bugu? Ficou parecendo o coelhinho da Monica! Ele costumava ter as orelhas para baixo, quem foi que teve a ideia de as desenhar para cima? Horrivel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Bugu é sempre desenhado assim agora, vai que foi pra orelhudos da vida real não acharem ruim, ser bullying, vai saber.

      Excluir
    2. Ou pode ser para denotar que é muito mais atento do que foi antigamente ou muito mais desconfiado atualmente de tanto que foi chutado, se mantendo sempre de "orelha(s) em pé" como popularmente se diz em ambos os casos.

      Excluir
    3. Pode ser, Zózimo. Uma possibilidade.

      Excluir
    4. E o tamanho dele também está proporcionalmente grande em relação à criançada de sete anos, está da estatura dos humanos desta idade, mas aí tem relação com a estatura do gato alaranjado, quiseram que Garfield tivesse um porte igual ou aproximado ao das crianças, e não ficou ruim assim, o que causa um pouquinho de estranheza neste sentido é só mesmo o Bugu que está consideravelmente maior que Bidu e Mingau.

      Excluir
    5. Zózimo, por serem bichos, todos deviam ser menores que as crianças. O Bugu é bem gigante então por ser do tamanho das crianças.

      Excluir
    6. Normalmente Bugu regula tamanho com Bidu, já Mingau é um pouco menor que os dois. Nas páginas exibidas aqui o porte de Bugu não corresponde ao habitual, acho que andam servindo a ele ração com fermento.

      Excluir
    7. Também achei o Bugu muito grande, bem mais do que deveria ser.

      Excluir
    8. O que está dando uma despistada nisto é o fato de Mingau ser quadrúpede e Bidu, que alterna entre as duas condições (ou posições), pelo menos nas páginas postadas (e poucos quadrinhos) em que aparece está sobre quatro patas, isto está ajudando a atenuar um pouco a condição graúda do Bugu que, como todos sabem, é um bípede convicto - bem distante, um outrora quadrúpede. Falo com base apenas no que está aqui, não conheço os conteúdos dos gibis do crossover.
      Como mencionei postura corporal básica do Mingau, no primeiro quadro da página em que encrespa com Garfield ele está caminhando de forma antropomórfica, isto é, sobre as duas patas inferiores ou traseiras, também em mais dois da mesma, portanto, parado e focalizado mais ou menos até a cintura.

      Excluir
    9. Sim, bichos estarem sentados ou de pé fazem diferença também na estatura junto com os outros.

      Excluir
  4. Legal esse crossover. Agora, Fico imaginando como seria um crossover com o "Gorefield" ou até com o Zalgo hahaha quem lembra desses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia foi boa, foi criativa. Não lembro desses, mas pelo que vi aqui não teria mesmo, bem incorreto.

      Excluir
    2. Óbvio que não iria acontecer, talvez somente numa paródia bem underground da Turma da Mônica. Por alguma estranha razão "a internet" resolveu transformar o Garfield em uma entidade lovecraftiana... vai entender né

      Excluir
    3. Verdade, Mago Economista, também não entendi a internet adotar isso, bem estranho.

      Excluir
  5. Será que este crossover é para recolocar a TM clássica nos trilhos? Pois o gato gringo não foi avacalhado pelo politicamente correto elevado à enésima potência, continua sendo um personagem bastante sagaz, teve que se rebaixar muito intelectualmente para se fazer compreender pelos nossos tupiniquins. Crer que Garfield consiga endireitá-los é utópico, porque "se dar ao trabalho" certamente não é com ele, não se esforça nem para ajudar seus compatriotas, o que dirá trazer um pouquinho de luz a personagens tão profundamente obscurecidos que infelizmente fazem parte do que ainda podemos denominar como "(Q)quintal do Tio Sam", sendo mais conhecido pela alcunha de América Lat(r)ina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que mudem pensamento do politicamente correto por causa do crossover. Não podiam deixar o Garfield tão certinho porque senão iam descaracterizá-lo. Também não o deixaram tão ácido, ficou um meio termo, o que ficou bom. Já nos gibis convencionais seguem tudo a mesma coisa nos roteiros todos voltados ao politicamente correto.

      Excluir
    2. Endireitá-los seria paradoxalmente deixá-los incorretos e consequentemente saudáveis como eram originalmente, mas claro que Garfield não tem tal poder, inclusive, o crossover é perigoso para ele que pode nunca mais recuperar plenamente a acidez depois desta experiência.
      Piteco está muito feio com traço que delimita o queixo, como se já não bastasse o que foi feito com Rolo há quinze ou quatorze anos atrás.

      Excluir
    3. Não alterando depois a personalidade do Garfield nós quadrinhos e desenhos dele, tudo bem ser assim. Só não pode embarcar no politicamente correto da Turma da Mônica. E todos os personagens tiveram suas diferenças nós traços nós últimos anos, também acho feio o Piteco assim.

      Excluir
    4. Se nas tiras atuais Garfield estiver dichavadamente pisando em ovos, ligeiramente menos ácido do que de costume, pode ter certeza que é por influência deste gracioso intercâmbio cultural que introduziu Sonrisal, Estomazil, Eno e Alka-Seltzer nele, ou seja, a indigesta cultura do antiácido se manifestando no gato de modo subliminar. O que está falando mais alto neste comentário é o meu lado conspiracionista.

      Excluir
    5. Sim, se mudarem as tiras atuais já sabemos o motivo que foi. Tomara que não mudem.

      Excluir
    6. Fazer piada com segunda-feira é bem a cara do Garfield, é o que está no desagradável inusitado encontro com Bugu que equivocadamente pensa estar adentrando ao recinto do Bidu. Além das orelhas inquietas e do tamanho desproporcional em relação aos outros dois bichos e à criançada, se aproximando delas e os deixando "pequenos", tem também "Olá, mamãe!", soa como novo para mim, não significa que de fato seja, pode ter origem na primeira década de estagnação da TM clássica que são os anos 2000, ou vai que possamos encontrá-lo em algumas HQs mais antigas ainda, prefiro o clássico bordão de entrada "Alô, mamãe!", mais sonoro e transmite ideia de sintonia, isto é, chega o "multitalentoso" cão amarelo e os leitores teoricamente deixam o cachorro azul de lado, tipo sintonizando no canal ou estação do Bugu metaforicamente falando, o bordão com "alô" meio que sugere algo assim, já "olá" não, é tipo "oi", bem simplório.

      Excluir
    7. Verdade, nem tinha reparado que mudaram o "Alô, mamãe!" para "Olá, mamãe!". Preferia também o bordão antigo. Talvez mudaram por "Alô!" dar sentido de que está falando em telefone, vai entender. Não sei quando fizeram essa mudança, com certeza a partir dos anos 2000.

      Excluir
    8. Até há certa criatividade já que troca as posições das vogais, e claro que com isto há substituição do acento circunflexo para o agudo, a sacada é só mesmo em não substituir letras e sim inverter a ordem delas. Talvez julguem ultrapassado o bordão original, e eles vêm sofrendo de uma neurose que é atualizar absolutamente tudo, mas que é muito mais sonoro e criativo que este, não há a menor dúvida.

      Excluir
    9. Troca de posições de letras é mudar a palavra, ainda mais nesse sentido. Sem dúvida neurose, paranoia de mudarem tudo para ficar certinho com os padrões da sociedade, não querer ensinar errado. Bordão anterior dele, melhor, sem comparação.

      Excluir
    10. Então quer dizer, Marcos, que Bugu adentra o universo do Garfield falando "Olá, mamãe!" motivado pelo desejo de sair do núcleo ao qual pertence, certo? Imaginei o contrário, como ele estando mais uma vez fora do núcleo por meio de dolorida expulsão e tentando novamente entrar, errando cálculo por não saber manusear corretamente o artefato mágico de propriedade da Marina cruzou o limite mauriciano e foi parar na jurisdição de Jim Davis e Nickelodeon, como não conheço a trama, me equivoquei quanto à motivação, me guiei pelo que é de praxe no personagem, e isso, às vezes não procede.

      Excluir
    11. É. O Bugu estava cansado de ser chutado pelo Bidu, de não conseguir ser estrela das histórias, aí pegou o lápis mágico da marina pra ir pra outro universo e foi parar sem querer no universo do Garfield. A trama gira nisso.

      Excluir
  6. Interessante esse crossover, apesar de eu nunca ter acompanhado muito o Garfield, nem mesmo em desenho animado. De qualquer forma, é diferente a idéia e foge do comum. Os traços me pareceram bons, pelo menos, nas páginas mostradas aqui. De qualquer forma, vamos ter que nos adaptar a era digital. Levando isso em consideração, parece uma boa alternativa para aquisição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acompanhei mais desenhos animados dele e tirinhas de jornais, já gibis, não. Traços estão digitais, pelo mais aceitáveis, se eles pelo menos imitassem os traços antigos mesmo digitais não ficariam ruins. Isso veio pra ficar, sem dúvida. O que diferenciou nos traços pra mim foram as cores, páginas todas coloridas de acordo com a cor do cenário de um quadrinho, é o que deixou mais diferente, podiam adotar isso nos gibis convencionais.

      Excluir
  7. Marcos qual foi a história regular com a maior presença de personagens eu já vou montando a minha e tem haver com fábula no caso o cascão é um príncipe e vai salvar a cascuda de outros príncipes que tentam a conquistar No caso os príncipes seriam cebolinha xaveco franjinha Jeremias Titi manezinho teveluisao e Zé Luís a Mônica e a Magali seriam as cozinheiras do castelo a dona cebola seria a empregada da princesa cascuda o Dudu seria um príncipe mimado o Quinzinho seria um vendedor de pães e doce do reino o louco seria o bobo da corte o Bidu e o mingau seriam os mascotes da princesa cascuda e a Denise Carminha Marina e aninha seriam as outras princesas não seria muito legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro a história que teve mais personagens juntos em uma só, normalmente histórias de festa ou crossover de personagens costumam ter muitos personagens juntos. Sobre seu roteiro ficou legal, boa ideia pra MSP.

      Excluir
  8. Oi Marcos, desculpe perguntar, mas o Zé Luiz se tornou um personagem esquecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Zé Luís é raro aparecer hoje em dia, mas de vez em quando aparece, não chegou a ficar muitos anos sumido pra dizer que foi esquecido, pelo menos uma aparição por ano tem feito. O que é certo é não fazer mais parte d e planos contra a Mônica ou provocá-la pra ser mais coerente com a idade dele, isso também faz deixá-lo mais sumido. Merecia aparecer mais, é um bom personagem.

      Excluir
  9. Marcos tenho uma mente brilhante mesmo né 😅 eu inventei mais um roteiro os meninos tentam descubrir porque apanham tanto da Monica aí eles vão contar ao Maurício aí ele diz que é normal e que sempre aconteceu aí os meninos viajam pelo universo dos quadrinhos do Maurício até que no final descobrem que todos os personagens masculinos do Maurício vão apanhar de todas as personagens femininas menos o louco e o do contra enfim o que achou Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou um roteiro bem legal, metalinguagens sempre são boas.

      Excluir
  10. Adorei o Garfield trollando o Mingau chamando ele de Pudim e Angu.

    ResponderExcluir
  11. Marcos criei algumas capas e o que vc vai achar
    Mônica - a Mônica faz malabarismo com Pedras e a Mônica dá um soco tão forte no cebolinha e no cascão que eles vão parar no tronco de uma árvore
    Cebolinha - o cebolinha acaba virando cachorro e o floquinho Garoto após um erro do franjinha e o cebolinha sobe em cima de um pau de sebo após pegar o Sansão
    Cascão - o cascão tapa os olhos ao passear de barco com a Mônica cebolinha Magali e seu pai Antenor e o cascão pula um Rio
    Chico Bento - p Chico vai parar dentro do mural ao falar besteiras da professora Marocas e o Chico dá de presente pra Rosinha um pintinho mas ela fica brava porque pensa que ele fez uma sacanagem com ela
    Magali - a Magali chega chorando ao perceber que o pomar da Mônica cebolinha e cascão está escrito cai fora Magali e a Magali chega a sua casa com uma caixa de biscoito gigante que faz a sua mãe desmaiar
    Uma capa de um almanaque qualquer - a Mônica cebolinha cascão Magali Chico Bento franjinha Bidu e anjinho curtem as férias o cascão e a cascuda ajudam o cebolinha arrumar uma namorada e o cebolinha e o cascão sobem em cima de um pau de sebo pra escapar da Mônica e da Magali que queriam casar de brincadeira enfim Marcos qual dessas seriam mais criativas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas foram criativas e bem legais. Achei a do Cascão a mais criativa delas. Se aproveitarem, seriam todas publicadas em almanaques porque nas mensais normais não tem mais capas com piadinhas.

      Excluir
    2. Parte 2 Marcos
      Mônica - a Mônica viaja num balão do Sansão e a Mônica segura uma tonelada de bonecas
      Cebolinha - o cebolinha chora ao estourar balões pelos seus cabelos e a Mônica leva o Sansão num carrinho o cascão leva o chovinista e a Magali sua compra de supermercado e o cebolinha a Maria cebolinha
      Cascão - o cascão ganha de natal uma lata de lixo cheia de papel amassado o que deixa ele bravo e o cascão brinca com o chovinista numa Pipa
      Chico Bento - o Chico se veste de Sherlock Holmes pra esconder as goiabas do nho Lau e o Chico dá de presente pra Rosinha um balão de coração
      Magali - a Magali ao assistir o Master chef tenta entrar na TV e numa copa do mundo ela faz embaxadinhas com uma melancia
      Um almanaque qualquer - a turma toda faz um churrasco em homenagem ao dia Mundial da amamentação os os pais da turma tiram foto das mães enquanto elas amamentavam seus bebês e a turma joga vôlei de praia se saísse ainda nos convencionais em qual época saíriam

      Excluir
    3. Todas bem legais, dessas gostei mais da Magali.

      Excluir
    4. Parte 3 Marcos
      Mônica - a Mônica e as meninas soam a camisa após vencer os meninos num jogo
      Cebolinha - o cebolinha usa uma toalha verde ao sair do banho e deixa o floquinho apaixonado
      Cascão - as mães da Mônica cebolinha e Magali dão banho neles ainda bebê enquanto a mãe do cascão passa paninho nele deixando ela brava
      Chico Bento - enquanto seu primo Zeca leva um cachorro pra passear o Chico leva um boi pra passear
      Magali - enquanto seus amigos tem pratos normais na escola a Magali tem um prato enorme
      Um almanaque qualquer - quando a Mônica e a Magali estavam estilosas pra o cebolinha e o cascão desenharem elas eles fazem um bigode Nelas o que deixa elas furiosas qual das 6 é mais criativa Marcos

      Excluir
    5. Parte 4 e última Marcos
      Mônica - a Mônica acaba rasgando a corda bamba de um circo ao caindo no chão
      Cebolinha - o cebolinha e os meninos escrevem no muro Meninas bobas e chatas ! Deixando elas furiosas
      Cascão - o cascão num banheiro de shopping ao invés de lavar as mãos com água e sabão limpa com lenço umidecido
      Chico Bento - o Chico explode de raiva ao ver lixos e entulhos ao redor de sua plantação
      Magali - a Magali acaba sendo levada por um balão onde estava amarrada uma cesta de alimentos
      Um almanaque qualquer - toda a turma joga boliche do seu jeito
      Qual das 6 é mais criativa Marcos

      Excluir
    6. Na parte 3 achei melhor a do Cebolinha e na parte 4 achei melhor a da Mônica.

      Excluir
    7. Na capa onde a Mônica e as meninas soam a camisa vencer os meninos num jogo Marcos se elas tirassem a camisa como seria sem camisa mulher não fica então elas ficariam de top lembrando que jogadores de futebol usam top que é meio estranho por que dá a impressão que é sutiã mais não é mas minha simulação
      A Mônica vai usar um top amarelo
      A Magali vai usar um top preto
      A Denise vai usar um top rosa
      A cascuda vai usar um top lilás
      A Carminha vai usar um top vermelho
      A Marina vai usar um top azul
      A aninha vai usar um top verde
      Ficaria a impressão que elas vão pra praia mas mulher não pode ficar sem camisa pois tem seios mas como Meninas nem sutiã usam porque os seios ainda nem cresceram mais no futebol da vida real os jogadores homens usam top imagina 7 Meninas de uma história em quadrinhos

      Excluir
    8. Hoje em dia as meninas não usam top nas histórias. Colocariam camisetas parecidas dos meninos, talvez todas elas com mesma cor formando um uniforme feminino.

      Excluir
    9. Como seria o cebolinha virando cachorro e o floquinho Garoto após um erro do franjinha acho que Causaria a maior confusão o Chico entrando dentro do mural ao falar besteiras da professora Marocas ele entraria do jeito do universo cartunesco e ela ficaria brava procurando ele já essa do casamento junino já teve uma desse tema só que no gibi do Zé Carioca onde o Zé sobe em cima do pau de sebo pra escapar da namorada dele que por coincidência do destino tem o mesmo nome da namorada do Chico rosinha Zé Carioca que quase todo ano tinha capa de festa junina mas na versão turma do Mônica o cebolinha e o cascão no papel do Zé Carioca e a Mônica e a Magali no papel da rosinha namorada dele ficaria muito legal e engraçado mas o que a Mônica e a Magali fariam íam ficar bravas e com certeza pegariam uma corda pra pegar eles lá de cima e finalmente casam
      Com certeza seria assim Marcos

      Excluir
    10. A deles bebês na hora do banho a Mônica cebolinha e Magali estariam se divertindo no banho e o cascão também se divertindo mas tomando banho de pano e o cebolinha e o cascão ao desenhar a Mônica e a Magali fazendo um bigode Nelas aí eles saíriam contando estrelinhas com certeza pela porrada que levariam delas né

      Excluir
    11. Na do casamento no final a Mônica e a Magali chegariam abraçadas com o cebolinha e o Cascão que por sua vez estariam com dor nas costas pela corda além de olho roxo porque não quiseram casar enquanto eles estariam arrebentados elas estariam abraçando e beijando eles né Marcos

      Excluir
    12. Sim, eu também acho que aconteceriam essas coisas em todas que você falou.

      Excluir
    13. Poisé Marcos sou esperto em simulações e acho que sim a Mônica e a Magali pegariam uma corda pra pegar o cebolinha e o Cascão lá de cima aí sim no final os 4 casam com a Mônica e a Magali abraçando o cebolinha e o Cascão porém com os dois com dor nas costas e com olho roxo porque não quiseram casar aí eles só invés de estrelinhas estariam coraçõezinhos mas todos arrebentados e elas só abraçando e beijando já a outra do desenho simples o cebolinha e o Cascão desenhariam num quadro a Mônica e a Magali e do jeito que são fariam um bigode Nelas elas ficariam furiosas e dariam uma surra nos dois até teve um curta animado semelhante a esse tema que o cebolinha tira uma foto da Monica mas por algum motivo a água vai nela e ele obviamente apanha mas eu gosto mais dos 4 juntos do que só a Mônica e o cebolinha fica melhor e mais engraçado mas Marcos você também acha isso e qual das duas ficariam mais criativas na minha simulação a do casamento ou a do quadro

      Excluir
    14. Quem sabe o casamento dos 4 não se torna realidade Marcos e os filhos já pensou a Mônica Jr o cebolinha Jr o Cascão Jr e a Magali Jr e agora as famílias da turma mudaram a dona cebola e o seu cebola sogros da Mônica a Maria cebolinha cunhada da Mônica o seu Souza e a dona Luísa sogros do cebolinha ou cebola agora né e a dona Lurdinha e o seu Antenor sogros da Magali e o seu Carlito e a dona Lili sogros do Cascão além de sogros os 8 pais e mães agora são avós numa situação assim seria capaz até por que é muito comum mostrar no final o futuro deles e sua versão adulta e é curioso que a Maria cebolinha seria a única cunhada entre esse novo parentesco da turma até porque a Mônica o Cascão e a Magali são filhos únicos mas Marcos será que esse seria um final maravilhoso acho que sim a turma montando sua família no futuro

      Excluir
    15. Achei também a do casamento melhor. E teve histórias no futuro com eles adultos e Mônica casada com cebolinha e o cascão casado com Magali e tiveram filhos. Foi no especial Mônica 30 Anos e continuação em Mônica 35 Anos.

      Excluir
  12. Algumas pessoas apontam semelhanças da turma da Mônica com a Luluzinha. .seria bem legal um Cross over..tipo o bolinha parece o cebolinha a Luluzinha tem a aninha amiga dela debruça...porém não creio que Maurício se inspirou na Luluzinha porquêoa primeiros personagens foram os meninos. ..a inspiração pras meninas so veio quando olhou pra suas filhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria ruim um crossover com a Turma da Luluzinha. Acho que a inspiração foi de um núcleo com crianças. Pode até não ter sido inspiração com Luluzinha, mas coincidentemente as roupas dos personagens, sobretudo das meninas, se parecem muito com Luluzinha.

      Excluir
    2. Mauricio de Sousa na infância e adolescência certamente lia Luluzinha e Bolinha, creio que os personagens de Marjorie Henderson Buell (conhecida mesmo apenas por Marge) tenham sim inspirado o criador da Turma da Mônica no que tange o núcleo do Bairro do Limoeiro. Por exemplo, o mais que clássico 'Menina Não Entra(!)' e o menos famoso, porém, também clássico (C)clubinho que, não tenho certeza, mas parece inicialmente presidido por Zé Luís que depois passa a batuta para Cebolinha (Franjinha talvez tenha presidido também), acho que há aí uma evidência clara do Mauricio bebendo na fonte da Marge.

      Excluir
    3. Sim, Zózimo, na MSP tinha o clubinho dos meninos, clara referência ao Bolinha. Cenários com gramas ou até estilo das casas também lembram a Turma da Luluzinha. E eram na época da infância do Mauricio. Tudo leva a crer que foi inspiração, sim.

      Excluir
    4. Lembrando que Luluzinha foi criada em 1935, ano em que nasce o criador da Turma da Mônica, feliz coincidência? Parece que sim. Não sei em que ano o Brasil passa importar HQs dessa turma, vai que os personagens da Marge nem atingiram exatamente a infância do cartunista, realmente não sei, mas aventando hipótese das tramas de Lulu & Bolinha terem desembarcado aqui, por exemplo, no ano de 1950, atingiu ao menos parte da adolescência de Mauricio que, até então, era um assíduo leitor de quadrinhos.

      Excluir
    5. Luluzinha ser criada no ano que Mauricio nasceu foi coincidência, sim. As revistas da Luluzinha da Editora O Cruzeiro foram lançadas em 1955, mas acho que deviam circular tirinhas ou tabloides de jornais antes disso até pra povo ter conhecimento da personagem. Fora que mesmo se não alcançou a infância do Mauricio, ele era repórter policial, trabalhava em jornais, lia muito e devia ter conhecimento de quadrinhos e das tirinhas de jornais e que podia ter personagens parecidos brasileiros.

      Excluir
    6. Seria muito legal um Cross over mas a Luluzinha tá meio esquecida hoje i felizmente ....também podia ter um com o menino maluquinho que é brasileiro seria mais fácil ou tipo quando Faustão e gugu nos anos 90 ps personagens da Disney

      Excluir
    7. Miguel, creio que ainda farão outros crossovers, Menino Maluquinho tem até chance, tanto que já tiveram livros com eles juntos. Se não tiver em gibis, pelo menos teve crossover de alguma forma.

      Excluir
  13. Eu não li esse livro mas parece ser melhor que as tirinhas que fazem crossover com os personagens Cartoon Network.(não sei se você leu mas embora algumas sejam normais, outras são vergonha alheia).
    Eu espero que façam crossovers com ouros personagens clássicos como Snoopy, Charlie Brown, Luluzinha, Bolinha e até mesmo Calvin e Haroldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi essas tirinhas tipo com eles com As meninas Superpoderosas e outros. Algumas boas, mas outras fraquinhas. Como essa do Garfield é uma história desenvolvida, aí ficou melhor. Seria bom que tivessem crossovers com eles, quem sabe um dia.

      Excluir
  14. Cara, prefiro que não tenha saído mesmo nas edições regulares... não as acompanho mais, e, então, pegar um punhado de numerações isoladas não me traria benefícios! Entende-me bem de verdade?

    Agora, a capa é mais uma propaganda enganosa... algo que a MSP (Mauricio de Sousa Produções) ama e adora fazer! Por exemplo, em que momento da trama toda Jon Arbuckle encontra os personagens da Turma da Mônica? Ele mesmo só faz (e malmente até...) uma ponta na segunda edição! Não é verdade isso?

    A propósito: farei hoje um vídeo com a resenha crítica dupla dos crossovers entre a Turma da Mônica e o Menino Maluquinho e outro vídeo com a resenha crítica do crossover entre a Turma da Mônica e o Garfield... avise-me se quiser ver para que eu lhe passe meu canal do YouTube! Firmeza e tranquilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu acompanho os novos, se saísse nos convencionais, ajudaria a alavancar vendas, fora que depois provavelmente vão lançar uma edição de luxo reunindo as 3 edições. O Jon só uma participação no segundo volume e sem ter visto a Turma da Mônica. Merecia mais. Avise quando fizer os vídeos pra eu ver.

      Excluir
    2. Oi, eu já fiz um vídeos... veja se ficaram bem em conta:

      Resenha crítica dupla: os crossovers entre a Turma da Mônica e o Menino Maluquinho (versão 1): https://youtu.be/ymQyAS9GC2U.

      Resenha crítica dupla: os crossovers entre a Turma da Mônica e o Menino Maluquinho (versão 2): https://youtu.be/Qj5_RSgnxKY.

      Resenha crítica: o crossover entre a Turma da Mônica e o Garfield: https://youtu.be/vewRXB4Y3eU.

      Resenha crítica: os crossovers entre a Turma da Mônica e o Cartoon Network: https://youtu.be/a7yaXqO_PjY.

      Se puder, dê uma curtida em cada um deles... isso dará uma belíssima fortalecida! Firmeza e tranquilidade?

      P.S.: Saíram os encadernados dos crossovers entre a Turma da Mônica e a Liga da Justiça... pena que colocaram a Turma da Mônica Jovem no meio do assunto todo! Só a Turma da Mônica Clássica não seria bem mais que o suficiente?

      Excluir
    3. Legal! Vou ver os vídeos e dar as curtidas. E também acho que não deviam misturar universos de Turma da Mônica Clássica com a Turma da Mônica Jovem.

      Excluir
    4. Aí, você já reparou que, nos crossovers da Turma da Mônica Jovem com o Cartoon Network, os personagens do lado do Cartoon não aparecem mais velhos, nem em estilo mangá também?

      E, aliás, nem a Turma da Mônica Jovem chega a ser em mangá... sério que o Mauricio de Sousa mandou a filha, Mônica Sousa ao Japão para aprender como fazer mangá, e ela mesma nada aprendeu?

      Minha amiga paulistana, Mariana Cagnin sabe fazer mangás... e ela mesma faz em estilo mangá sem ter 'precisado' ir ao Japão de verdade! Você mesmo pode ver os trabalhos dela através do YouTube!

      Excluir
    5. Eu não vi esses crossovers com a Turma da Mônica Jovem e Cartoon. Não ligo pra Turma da Mônica Jovem, não são mangás propriamente ditos, só baseados em estilo japonês. Só o fato de não ler de trás pra frente já descaracterizam mangás. Acho que li isso do Mauricio mandando a filha para o Japão pra conhecer o estilo mangá, depois confiro os vídeos da sua amiga.

      Excluir
  15. A propósito, Marcos: sei que seu foco é a Turma da Mônica... mas veja este outro vídeo meu aqui, que é Onze curiosidades e um posicionamento pessoal sobre a franquia Tom e Jerry: https://youtu.be/3wW2rE3Llnw! Firmeza e tranquilidade?

    ResponderExcluir