terça-feira, 20 de outubro de 2020

Cascão: HQ "O pequeno Capitão Feio"


No final de setembro de 1990 foi lançada a "Coleção Coca-Cola" e está completando 30 anos. Em homenagem, compartilho uma história da edição do cascão em que ele se tornou Capitão Feio por um dia quando o original estava com poderes fracos.

Com 9 páginas, começa com o Capitão Feio sorridente sobrevoando o céu e sujando tudo que encontra pela frente. Consegue sujar um menino, mas quando tenta sujar um cachorro não consegue. Ele vê que seu raio de sujeira concentrado falhou e percebe que está velho e não tem a mesa energia de antes e começa a chorar, achando que era o fim dele.


Capitão Feio encontra o Cascão brincando de embaixadinha e comenta que ele é a salvação, está ficando velho e precisa de alguém para continuar a obra dele. Cascão a princípio não aceita porque as pessoas gostam de tomar banho e Capitão Feio joga uma lábia, falando que ele é inteligente e sensível e que precisa mostrar para as pessoas o que é bom e um dia elas o agradecerão por isso. Cascão acaba aceitando e Capitão Feio transfere seus poderes a ele, que será multiplicada muitas vezes porque é jovem e cheio de vida.


Funciona e Cascão vira o novo Capitão Feio e o original vira uma pessoa comum. Cascão sobrevoa o bairro e Mônica, Cebolinha e Titi veem e gostam que ele estava voando que nem o "Super-Homão". Cascão suja todo mundo e Titi fala que está voando que nem Capitão Feio. Cascão ainda suja Bidu, Jeremias, Magali e Humberto, que tinha acabado de sair do rio. Anjinho pergunta como Cascão foi parar na nuvem e ele suja o Anjinho, que acha que o capitão Feio encolheu.


Anjinho encontra a turma toda suja, a ponto do Cebolinha tomar 10 banhos e não sair a sujeira. Anjinho encontra o Capitão Feio, que fala que passou a peteca para o seu herdeiro. Anjinho fala que Cascão é melhor que o original, que em todos os anos de experiência, Capitão Feio nunca fez aquilo. Capitão Feio diz porque ele é jovem e Anjinho rebate que é questão de competência.


Capitão Feio fica com raiva e vai exigir do Cascão os seus poderes de volta. Cascão lamenta que agora estava ficando divertido, mas devolve os poderes assim mesmo, voltando ao normal. Anjinho comenta que do Cascão ele está livre e quando vai ver o Capitão Feio, vê que estava fraco, sem conseguir sujar nem um bebê. Cascão lamenta que a turma estava mais bonita quando vê todos se banhando no rio e Anjinho fala que o que seria do branco se todos gostassem do azul. Cascão reclama que é tudo culpa do Capitão Feio e acha que ele até desistiu de sujar todo mundo e Capitão Feio fala que nunca desiste e vai na farmácia comprar um fortificante e voltar bem forte pra sujar tudo na próxima aventura.


História legal com o Capitão Feio fazendo do Cascão ser se herdeiro nas sujeiras por se achar velho e sem forças. Foi bom ver o Cascão como um novo Capitão Feio sujando todos ate Capitão Feio desistir da ideia para Cascão não ser melhor que ele. Interessante também o Capitão Feio querer tomar vitaminas de farmácia para voltar a ter poderes. Pelo visto conseguiu já que depois voltou normalmente com seu panos de sujar o mundo. 

A história mostra diferença de uma pessoa jovem e velha, com o novo ter mais disposição para fazer as coisas. A expressão do Anjinho falando o que seria do branco se todos gostassem do azul foi também a boa mensagem na história, a graça é cada um ter seu gosto, se todo mundo gostasse das mesmas coisas ia ser sem graça. Já a expressão "jogar peteca" é antiga, significa "passar a vez para outra pessoa".


Cascão gostava de sujeira e fazia apologia. Ele só ajudava a turma  contra o capitão Feio por que era seus amigos, mas no fundo adorava ver tudo sujo. Hoje em dia ele faz apologia à limpeza, ensina boas maneiras para deixar tudo limpo e, com isso, essa história seria impublicável hoje em dia. Não foi a primeira vez que Cascão tinha virado Capitão Feio, á havia acontecido na história "O testamento do Capitão Feio" de Cascão Nº 27 - Ed. Abril, 1983. Capitão Feio era tio do Cascão quando criado em 1972 ('Mônica Nº 31'), depois foi deixado isso de lado, por isso não foi falado nessa história. Herdeiro seria no fato do Cascão gostar de sujeira e nada mais natural ele ser o seu substituto.


Os traços muito bonitos e caprichados, como de costume na época. Teve erro do Titi falando de boca fechada. Foi uma história inédita até então publicada nessa "Coleção Coca-Cola" do Cascão. Teve propaganda do selo da "Coca-Cola" tradicional e da "Coke Diet" inseridas na história. Como nunca foi republicada até hoje, aí nunca sabemos quais eram as imagens omitidas pelas propagandas. Normalmente, colocavam em partes sem importância, sem diálogos, que não faria diferença para a história sendo omitido. Essa foi a edição com mais histórias inéditas, foram 4 no total, contando com essa.


A "Coleção-Coca-Cola" foi um grande marco. Com lançamento em outubro de 1990, tinha que colecionar 15 tampinhas ou 15 selos de copos de Coca-Cola ou outros refrigerantes da marca e trocar nos postos por uma revista. Cada um dos 5 principais teve uma revista e também foi disponibilizado uma caixinha para condicionar a coleção. Porém, na última semana de setembro, dava para encontrar as revistas nas banca por preço das quinzenais da época, cada dia era vendida ma. Na segunda-feira ficava disponível o da Mônica, na terça-feira chegava o do Cebolinha e por aí vai. Mas tinha que ir cedo porque acaba rápido porque era estoque limitado.


As revistas tinham 36 páginas e misturavam histórias inéditas com republicações da Editora Abril entre 1978 a 1985. Dentre as inéditas até hoje poucas foram republicadas depois em almanaques e nas republicações só clássicos excelentes. Foi muito bom relembrar essa história "Pequeno Capitão Feio", uma história marcante e inesquecível, assim como a "Coleção Coca-Cola" como um todo, há exatos 30 anos.

Para saber mais detalhes sobre a "Turma da Mônica Coleção Coca-Cola" como um todo, entre aqui:

74 comentários:

  1. Ben legal essa coleção, histórias ótimas! Pena que na época não realizei nenhuma das trocas. O estranho é que sou colecionador de tampinhas de garrafa desde 1984 e não juntei essas tampinhas para trocar na ocasião. Sinceramente, não me lembro o porquê de não ter feito essa coleção de revistas, já que sempre eu ficava atento às tampinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi excelente, uma melhor que a outra. Curioso você colecionar tampinhas e não ter feito essa coleção. Eu só precisei juntar tampinhas para o Chico Bento, as outras consegui comprar na banca perto de casa da época.

      Excluir
  2. Esses foram os anos 90 da Editora Globo!
    Coleção da Coca,gibizinho,criação de gibis de personagens bem-sucedidos na época,que eram Xuxa,Sérgio Mallandro,Chaves,Chapolim e Turma do Arrepio.
    E até uma edição especial de um minigibizinho,menor que o gibizinho,lembra?
    Acho que era vinculado às pilhas Rayovac,e comprei um pacote que vinha com um microgibi da Magali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve bastante coisa boa nos 90's. Eu só fui descobrir esses micro gibis da Rayovac na internet, na época não tinha nem ouvido falar, afinal eu não comprava pilhas em 1993. Sei que foram menores que os gibizinhos das bancas. Eles podiam ter feito isso em produtos que crianças compram que aí teria mais acesso.

      Excluir
    2. Aliás,esses microgibis acho que não eram da Globo,deviam ser apenas da MSP,mas acabei as incluindo no embalo do assunto editora editora.

      Excluir
    3. Eu tinha um desses.Nao me lembro de qual personagem, nem como arranjei, mas lembro de ser bem pequeno, tipo manual de utilizador de radinho de pilhas, esse tamanho assim. Mal dava para ler.

      Excluir
    4. Pois é, não eram da Globo, a parceria era só entre MSP e Rayovac, por isso nem eram anunciados nos gibis da época. Se tivesse sido anunciado o pessoal ia conhecer. Falei um pouco desses microgibis aqui nesse post.

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2014/04/gibis-e-produtos-nao-comercializados-nas-bancas.html

      Excluir
    5. O meu era o do Bidu, eu acho. Ou um dos Trapalhoes. Nao lembro mais.

      Excluir
    6. Pedro, esses do Bidu e dos Trapalhões eram promocionais dos iogurtes Danone.

      Excluir
    7. Esses microgibis da Rayovac mesmo,Marcos.Eu tive(ou ainda tenho?)o da Magali!

      Excluir
    8. Então, a da Magali é da Rayovac. Já as do Bidu e Trapalhões são do iogurte Danone.

      Excluir
    9. Ah,e outra diferença visível entre os gibizinhos da Globo e os nanogibis da Rayovac é que nos primeiros,os desenhos são em tamanho real(impressos no mesmo tamanho feitos no estúdio)e os segundos é que tiveram que imprimir em tamanho reduzido,pois ninguém conseguiria desenhar e escrever as letras das HQs diretamente naquelas dimensões.

      Excluir
    10. Pois é, eram muito pequenos esses da Rayovac, aí o jeito era fazer assim, ninguém conseguiria mesmo.

      Excluir
  3. "O pequeno Capitão Feio" já foi republicada, Marcos? Se foi, logicamente com exceção da primeira página, em alguma outra deve ter rolado publicidade de 1/4 de página devido às divulgações de Diet Coke e Coca-Cola.
    Me lembro que em "Ponha-se no meu lugar" de Cascão 87 de 1985, duas ou três páginas possuem publicidades ocupando 2/4 de cada uma, ou seria "Ponha-se no meu lugar!", com ponto de afirmação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O pequeno Capitão Feio" nunca foi republicada. Se fosse, eles colocariam as imagens originais que foram ocultadas pelas propagandas. É diferente das propagandas inseridas nos rodapés das histórias de gibis convencionais, que aí eles deslocavam quadrinhos e no final a história ocupava 1 página a mais. Nas republicações, essas propagandas eram retiradas, dando o número real de páginas. Aqui uma história com propagandas nos rodapés

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2019/12/a-turminha-hq-resolucoes-de-ano-novo.html

      Excluir
    2. Me equivoquei quanto ao nome do ponto, é de exclamação.
      Então quer dizer que ocultaram imagens? Puxa, podiam republicar mostrando os dois quadrinhos. E a da Mônica na praia, republicaram? Aquela também tem Coca-Cola e algum outro refrigerante atrapalhando, as outras três de abertura também tem isso. Escolheram os pontos onde não dão quebras bruscas nas sequências para os refrigerantes ficarem. O que sempre soube é que ocultaram quadrinhos das republicações, como as de abertura eram inéditas pensava que foram feitas faltando 1/4 de página propositalmente.

      Excluir
    3. Essa do Cascão não foi republicada, já a da Mônica, sim. Ai como eram ocultadas, a gente nunca soube o que foram ocultados pelas propagandas. No da Mônica eles colocaram as imagens ocultadas, eram quadrinhos sem texto, só com ela correndo.

      Em todas as revistas tinham selos de refrigerante ocultando quadrinhos em quase todas as histórias, sejam as de abertura ou de miolo. Nas republicações pelo menos dava pra ver nas originais, Já as inéditas nunca sabemos como eram. Quase nenhuma inédita foi republicada até hoje, apenas as de abertura de Mônica e Cebolinha que foram.

      Excluir
    4. É, escolheram os pontos que não causam desarmonização, que não interferem na compreensão.
      Inseriram também nas republicações de encerramento, Cascão não tem, Chico Bento não sei, as demais têm.
      Gosto tanto da história de encerramento deste gibi do Cascão Coca-Cola que consigo me ver dentro da casa do Franjinha, principalmente na cozinha, quando vejo, releio a história é como se estivesse com óculos 3D. Na verdade, essa sensação, esse efeito cerebral ocorre comigo quando leio, releio ou simplesmente vejo a maioria das histórias antigas da TM, umas com mais intensidade e outras com menos, e as antigas em que isso não funciona também me fazem muito bem, não administro essa capacidade, é meu cérebro que decide, acredito que vários leitores de Turma da Mônica da minha geração experimentaram e experimentam isso e nem se dão conta. Com as histórias de 1997 até a atualidade meu cérebro não consegue dar mergulhos viscerais.

      Excluir
    5. A do Mini-Cascão e sensacional, um encanto também adoro essa.

      Excluir
    6. Voltando à história publicada aqui, o Anjinho deveria ser psicólogo ou psicanalista, reverteu a situação ferindo o ego do vilão.
      Cascão obedece mesmo aos mais velhos, estando numa posição privilegiada aceitou de primeira a imposição de seu ídolo.
      O Capitão não pôs no mundo um feiozinho, nenhum herdeiro de sangue, qual a louca que iria se relacionar com ele? Está mais fácil o Louco arrumar namorada. Em 1983 Cascão também herdou os poderes dele. Antigamente ele via no garoto o último pilar da resistência.

      Excluir
    7. É, o Anjinho soube lidar bem com o ponto fraco do Capitão Feio e contornou a situação. O sonho do Capitão Feio era o Cascão se aliar a ele nos seus planos de sujar o mundo.

      Excluir
    8. O Cascão quando tinha sua essência preservada, apesar de ter tido admiração pelo Capitão Feio nunca teve devoção. Cascão sempre viu nele um antagonista. Mauricio de Sousa também deixou o vilão para a turma, o que ficou muito bom, várias histórias com o Capitão não tem nem cheiro do Cascão. Naqueles tempos o vilão era realmente um personagem importante, Mauricio acertou em não restringi-lo ao Cascão, mesmo considerando a importância do menino na Turma da Mônica, e mesmo sendo oriundo do núcleo ou subnúcleo do Cascão, tendo inicialmente consanguinidade com ele, não se limitou apenas às suas histórias.

      Excluir
    9. É, mesmo combinando mais com o cascão tinha histórias dele nas revistas da Mônica e Cebolinha e raramente na Magali.

      Excluir
    10. Falando em Magali com Capitão Feio me lembrei de "A supersede" história creditada ao Cascão publicada em sua revista nº89 de 1990, poderia ser creditada também à Magali e até poderia abrir uma edição dela, Capitão viu nela um grande instrumento para finalmente triunfar e colocar a humanidade sob seu jugo, quem o impediu primeiramente foi Mônica com sua pontaria, Sansão atinge o pacote lançando os salgadinhos à lama, contudo, sobra um salgadinho intacto em poder do Capitão Feio e Magali não resiste e parte para comê-lo, o vilão dá sua tacada em direção à caçapa lançando sutilmente a guloseima em direção à esfomeada e sabendo de quem é o gibi e a história quem pensa rápido e desfere o heroico e derradeiro golpe contra o intento do malfeitor foi o sujão empurrando a comilona e abocanhando o salgadinho destinado à ela. Cebolinha não passou de um aspone, um penduricalho, ficou assistindo de toalha de banho, foi funcional somente no início da história junto com Xaveco e Franjinha.

      Excluir
    11. Sim, aquela história poderia ser da Magali, pois teve presença marcante, ela que foi a principal vítima do Capitão Feio. Eu mostrei essa historia aqui e mencionei isso.

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2018/02/cascao-hq-supersede.html

      Excluir
    12. Legal que tenha aqui.
      No final bate a supersede no Cascão e ele conta com ajuda da turma para beber bastante água sem se molhar. Por não ter superapetite o efeito no Cascão não foi avassalador.

      Excluir
  4. Um absurdo essa história nunca ter sudo republicada, sendo que já teve 2 Temáticos com o capitão feio. Na verdade acho que foram 4 histórias inéditas não Marcos? Além desta, teve Último volume, Dia de chuva dia de solidão e Uga Bugu. E todas as propagandas foram inseridas nas inéditas. As republicações (Tirinha do Bidu e O Micro Cascão) não tiveram propagandas, ou seja, até hoje não sabemos esses quadrinhos “secretos” infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, não dá pra entender o motivo de não ter sido republicada. A partir de 1995 dava pra ser, na Globo teve também um Coleção um Tema Só com Capitão Feio que dava pra colocar tranquilamente. Se na Globo não foi republicada, aí na Panini que não vai ser por ser incorreta. Problema é esse da gente nunca saber como foram esses quadrinhos secretos. Tem razão, foram 4 inéditas, foi a que teve inéditas e todas nunca republicadas. Quase nenhuma inédita dessas revistas foi republicada até hoje, apenas as de abertura de Mônica e Cebolinha que foram.

      Excluir
    2. O Kleyton tem razão, a do Cascão foi a que menos teve republicações.

      Excluir
  5. Oi Marcos!

    Descobri o seu blog há pouco tempo e li todas as postagens, terminando hoje. Como vcs dizem aí no Brasil, 'mó nostalgia, véio!' xD Temos mais ou menos a mesma idade (os meus primeiros gibis sao de 1988 ou 89, por aí) e entao muitas das historinhas e gibis de que vc falou, eu tinha e também adorava! Também parei de colecionar no início dos anos 2000 (tinha 15/16 anos) porque as historinhas estavam ficando muito exageradas e nao tinham mais a mesma graca - mas só agora lendo o seu blog é que eu entendi porque!

    Eu tenho também um livro editado em exclusivo aqui em Portugal, do qual queria mandar umas imagens para vc. Como posso fazer-lhe chegar isso?

    Antes de me despedir, queria deixar algumas sugestoes para futuras postagens, historinhas que eu adoro ainda hoje e curtia que vc falasse:

    - O Filminho da Marina. Na minha opiniao, a melhor historinha da Turma da Monica de sempre, ou pelo menos a minha favorita.
    - Duelo em Quadrinhos. Clássico dos anos 90 que já virou até desenho, e que exemplifica porque os anos 1990 sao tidos como a melhor fase da Turminha.
    - Época de Jaboticaba. Historinha hilária com o Chico Bento querendo comer jaboticaba e nao achando.
    - Garoto-Problema. Historinha do Chico em que um aluno novo fica 'tirando onda' da professora Marocas e o Chico a defende.
    - Sólidos Pensamentos. Em que o Chico faz um pacto com um saci e o saci torna os pensamentos dele sólidos, e eles ficam caindo por toda a Vila Abobrinha.
    - Óia a Onca! Mais um clássico do Chico, recontando a história do 'menino que gritou Lobo'.
    - Tem uma que eu nao lembro o título, mas é com o Cebolinha e Cascao indo ver o 'Berro nas Estrelas', mas quando chegam a fila é tao grande que nao conseguem bilhete.
    - Tem outra em que o Cebolinha e Cascao tomam conta de um bebe da vizinha (Gabrielzinho) e acabam chamando o Anjinho para ajudar. Também hilária, apesar de eu nao saber porque nao foi usada a Maria Cebolinha...
    - 'O Planeta Sujhis Mundus', só porque é a primeira que eu me lembro de ler, lá em 1988/89, com meus 3 ou 4 anos.

    Das minhas outras favoritas, vc já falou rsrs

    Aí, se quiser seguir essas sugestoes, seria 'maneiro'. Senao, continue o bom trabalho, que eu vou continuar lendo!

    Um abraco 'portuga'!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, legal que gostou do Blog, seja bem vindo e fique a vontade. Todas são muito boas, vou ver o que dá pra postar dentro do possível,, dessas só não tenho o filminho da Marina. Sobre o envio do livro, mande o seu e-mail ou outro contato que aí respondo lá. Abraço

      Excluir
    2. Lembrei de mais duas:

      - Contra...o Que? História de miolo em que o Cebolinha fica zoando do Do Contra.
      - Tem uma com Cebolinha e Cascao na vídeo-locadora, nao lembro o nome, só lembro que o Cascao fica vendo o filme do Ursinho Bilu que está passando na TV da locadora. Bem 'de época' mas bem legal.

      O meu email é pedrobnb@gmail.com.

      Vlw!

      Excluir
    3. Beleza. Quando der eu posto. Mandei mensagem no email.

      Excluir
  6. É verdade que antes de ser o Capitão Feio ele era tio do Cascão? Eu acho que o Cascão percebeu que sujar tudo não é legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi tio do Cascão quando foi criado, mas deixaram isso de lado logo depois. Hoje o Cascão v}e que não é legal sujar e não compactua com isso.

      Excluir
    2. Então é verdade,e os dois gostam de se sujar.

      Excluir
  7. Marcos, em que dia a turma começou a ser correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem data certa porque o processo foi aos poucos, mas começaram os primeiros vestígios a partir de 1997. Já depois de 2001 já estava bem mudada e cada ano que passa aumenta a paranoia do politicamente correto, ficam procurando alguma coisa para mudar.

      Excluir
    2. O correto começou porquê a Rosana morreu?

      Excluir
    3. Foi apenas coincidência ser depois que a Roana morreu, se ela tivesse viva seria do mesmo jeito. Aconteceu porque a visão do mundo mudou e Mauricio quer agradar os pais, professores e governo que não querem mau exemplo nos gibis infantis.

      Excluir
    4. A primeira vez que percebi isso foi quando começaram a colar cartazes com caricaturas da Mônica são invés de pichar os muros. E meio que do nada o Cascão parou de ir no lixão. Foram coisas bem marcantes, e me parece que foi uma transição rápida.
      Outros detalhes sutis: a mãe e o pai do Cascão pararam de ser desenhados com os tracinhos de sujeira no rosto (Mas essa mudança é mais antiga), o nhô Lau parou de andar com a espingarda a tiracolo, o Chico Bento parou de caçar, etc.
      Acho que essas mudanças tiraram muito do sabor das histórias. Por exemplo: qual o problema de mostrar o brasileiro do interior caçando? Eles não fazem isso?

      Excluir
    5. Os pais do Cascão sem os traços de sujeira e o Jeremias sem ser pintado de preto e com lábios formando córculo foram as primeiras mudanças a favor do politicamente correto lá em 1983. Mas ainda assim nem foram tão graves e até foram aceitos por todas essas mudanças, á as outras de cartazes no muro, Nhô Lau sem espingarda ficaram a desejar em 1997 e até hoje são criticados. E depois disso vieram coisas piores e a cada ano piora mais o politicamente correto. Nesse ano inventaram de colocar roupa no Papa-Capim e deixar a tribo moderna sem os índios morarem em ocas. Um absurdo.

      Excluir
    6. Acho que você publicou aqui no blog, mas uma das mudanças mais descarada que já vi foi em uma história do Chico Bento em que ele está voltando de ônibus para cada depois de passar uma temporada com o primo na cidade, mas acontece um deslizamento de terra que bloqueia a estrada, e aí o Chico resolve ir a pé no meio do Mato, se perde e acaba passando parte da noite de Natal com o saci. Na história original, o pai do Chico, preocupado com o atraso do filho pega o cachorro e uma espingarda e vai pra floresta procurar o filho. Quando ele pega a espingarda, da pra ver que tem também um revólver na parede. Na reedição dessa história, simplesmente apagaram a espingarda e o revólver, então fica uma cena sem sentido em que o Nhô Bento estende a mão pra parede (para onde estaria a espingarda) à toa, e depois cenas em que ele está andando na floresta com uma das mãos numa posição estranha (na verdade segurando a espingarda, só que invisível por conta da edição). Detalhe, acho que ele não dispara 1 tiro nessa história, e mesmo assim não há nada de errado com um pai de família se armar para ir procurar o filho perdido em um lugar perigoso, principalmente no interior.
      E olha que essa foi uma censura "leve", pelo menos não trocaram a espingarda por algum objeto ridículo, tipo uma lagosta...
      Sinceramente, se é pra censurar coisas à toa, seria melhor nem republicar a história.

      Excluir
    7. E não postei essa história do Chico 206 da Globo aqui, ela é boa. Não sabia dessas alterações que fizeram, completamente absurdas, provando cada vez mais a paranoia deles com o politicamente correto, implicam com tudo.

      Excluir
  8. Muito marcante mesmo, todas as edições dessa coleção vale a pena. Essas do Cebolinha e Chico eram muito engraçadas.

    ResponderExcluir
  9. Seria bom que acontecesse, Fabiano, entretanto não anularia o marasmo em que se enveredou a Turma da Mônica. Mauricio disse em entrevista ao Roda Viva que a Panini é fortíssima em distribuição mundial, acho que essa união será duradoura, porém prefiro que você esteja certo. A TM obteve projeção em países considerados importantes quando ainda estava em parceria com a Editora Abril, seus títulos não duraram muito devido às más distribuições restando apenas Portugal onde a MSP manteve êxito. Atualmente quem está mantendo os gibis da TM no exterior é a gigante italiana e a MSP importa bastante para China que é um mercado que ninguém dispensa. Lembrando também que esse marasmo teve início ainda na parceria com a Editora Globo, mesmo assim tivemos anos espetaculares com essa parceria.

    ResponderExcluir
  10. Concordo, Fabiano, são bastidores de titãs, somos reles mortais para compreendermos a fundo os trâmites dessas corporações.
    Globo e Abril são gigantes do mercado editorial nacional, Panini está a nível global, ela já era parceira da Marvel Comics muito antes da mesma balançar em meados da década de 1990. Mesmo a editora tendo tamanha envergadura não quer dizer que está imune à falência. E o problema da MSP independe de editora seja ela qual for, tem razão!

    ResponderExcluir
  11. O que você diz faz todo sentido, pode ser uma parceria de trinta anos como pode terminar em dezembro de 2022 como vaticinou, sei que o Brasil não é lá essas coisas, mas às vezes flerto com o nacionalismo, prefiro a Turma da Mônica com editoras nacionais. Não posso afirmar, mas creio que a Culturama é nacional e está editando Disney. Quem diria que Disney e Abril romperiam, não é mesmo? Uma parceria que começou na década de 1950 e terminou em 2017 ou 18, impressionante!

    ResponderExcluir
  12. Esquenta não, pior fui eu que digitei "importa" onde deveria ser "exporta". Você teve alguma indisposição com eles?

    ResponderExcluir
  13. Tirar Disney das bancas equivale a assistir aulas pelo computador, sou à moda antiga, prefiro interagir com a classe e os professores. Bancas de jornais foram extremamente presentes na minha infância e adolescência.

    ResponderExcluir
  14. Acho que eles não saem da Panini,mas como é contrato, vai que algum dia não interessem mais em renovar. Se voltarem um dia pra Abril, não será como antes, o politicamente correto vai continuar da mesma maneira, se ainda tivessem na Abril desde sempre, as revistas seriam da mesma coisa como estão hoje.

    ResponderExcluir
  15. Aqui no meu bairro tem 10 bancas de jornais, porém hoje só 3 delas estão vendendo gibis, cada vez mais estão menos interessados venderem gibis. Fora algumas fechando , já que tinha mais de 10 bancas aqui há algum tempo. Muito triste.

    ResponderExcluir
  16. Acho que a tendência é gibi se tornar cada vez mais um mercado de nicho, com só com edições especiais sendo impressas ou com impressão sob demanda (por exemplo, inventarem edições especiais pra colecionadores que terão distribuição reduzida ou só serão impressas sob demanda) e os gibis migrarem cada vez mais para apps de leitura. Bem triste, mas também é parcialmente culpa de muitos pais que dão tablets e smartphones para os filhos pequenos, ao invés de livros e gibis.

    ResponderExcluir
  17. Então, desde 1997 a turma perdeu a graça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja, Your SKHP Leader, para quem foi criança nas décadas de 1970, 1980 e início dos 1990 e lia Turma da Mônica, sim!

      Excluir
    2. Começou a perder a graça em 1997, mas até que era aceitável até 1999. Depois foi só perdendo graça cada vez mais, hoje é difícil de aturar.

      Excluir
    3. Desde o primeiro gibi de 2000 não é mais aceitável

      Excluir
    4. Eu que tive minha infância na década de 1980 e tive bastante contato com os gibis do Mauricio de Sousa desses tempos considero 1997 o início da crise, porém, gerações bem mais novas gostam de histórias de 2000, 2006, 2013, etc. Mesmo tendo preferência pela TM do século passado procuro analisar sem o viés da paixão. Deve ser complicado para os fãs que nasceram neste século que gostam apenas da Turma da Mônica clássica antiga.

      Excluir
  18. 1970 - 1996: Excelente
    1997 - 1999: Mais ou menos
    2000 - 2006: Razoável
    2007 - 2014: Ruim
    2015 - Hoje: Péssimo
    (Minha opinião)
    Qual a sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, exatamente assim. A segunda série da Panini desde 2015 tá pior ainda.

      Excluir
    2. Até que algumas histórias politicamente corretas são até bem divertidas.

      Excluir
    3. Problema maior é não ter nada de politicamente incorreto hoje e ter um excesso de conteúdo didático. Tem muitas histórias normais boas, até já postei aqui várias, mas não deviam abandonar o incorreto de vez e nem deixar tudo educativo. Pra ter uma ideia, agora tem até história de cotidiano das formigas, ensinando rotina e importância delas. Muito sem graça.

      Excluir
  19. Marcos,hoje é aniversário de 80 anos do Pelé,entende?
    Que tal falar do Pelezinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que Mauricio de Sousa está prestes a completar 85 anos.

      Excluir
    2. Não deu pra encaixar aniversário de Pelé para hoje e nem nesse mês, mas até o final do ano devo postar alguma coisa de Pelezinho para compensar. Mauricio faz aniversário dia 27.

      Excluir
  20. O que não me canso de contemplar nas edições Turma da Mônica Coca-Cola são as ilustrações nos exteriores das contracapas, são dignas de molduras. Chico Bento, Magali e Cascão são de 1979, Mônica é de meados da década de 1980, me lembro da ilustração relacionada com a Pracinha da Mônica, não sei se foi feita originalmente para essa publicidade, interessante é a arte com Cebolinha de braços abertos e com um enorme coração vermelho estampado na camisa no lugar do clássico botão que foi substituído ou ocultado pela imagem, pode ser original de cartão-postal ou foi feita para a revistinha, poderiam ter feito com os dois o mesmo que fizeram com os demais colocando artes de 1979, os traços de 78 até primeiro semestre de 82 são magníficos, as ilustrações de Cebolinha e Mônica que selecionaram não deixam nada a dever. Outra arte que parece ser do final dos anos 1970 é a que ilustra a capa de Magali 29 de 1990.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquelas ilustrações das contracapas foram excelentes, as do Cascão, Chico e Magali foram mais antigos de 1979. A capa da Magali Nº 29 também é ilustração de 1979, assim como também a Nº 28, que depois ainda virou ilustração de passatempo de Almanacão de Férias de 1988.

      Excluir
    2. Que barato! Então o gato branco não é o Mingau, ou seria o legítimo Mingau uma alteração na arte original?

      Excluir
    3. Um outro gato qualquer, mas não seria o Mingau. Até o estilo de desenho do gato era diferente.

      Excluir
  21. Essa coleção da coca - cola da turma da mônica foi lançada em setembro de 1990 , não outubro .

    ResponderExcluir