segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Capa da Semana: Cebolinha Nº 4


No Dia das Crianças, compartilho uma capa retratando infância, dessa vez sem piada, apenas um desenho bonito com Cebolinha e Cascão empinando pipa e Bidu correndo carregando o carretel da pipa na boca enquanto ele empinava. De vez em quando tinham capas só com uma ilustração simples para diferenciarem das piadas, eram boas também. Feliz Dia das Crianças!!!

A capa dessa semana é de 'Cebolinha Nº 4' (Ed. Globo, Abril/ 1987).

22 comentários:

  1. Globo sem dúvida rsrs. Tudo era perfeito nessa fase.

    ResponderExcluir
  2. As primeiras capas do Cebolinha pela Editora Globo sairam muitas com o Bidu na capa, qual seria o motivo? Afinal, o Cebolinha tinha um cachorro, o Floquinho, e o Bidu é um cão do Franjinha. Por mais que o Bidu seja um personagem mais conhecido do que o Floquinho, nunca entendi porque nas capas o Bidu era mais frequente aparecer junto com o Cebolinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso porque você não viu as capas da Mônica nos anos 70,em que apareciam muito Bidu e Jotalhão junto com a baixinha dentuça.
      Estes eram o chamariz da TM,as referências,os personagens principais.No caso específico do Jotalhão,este aparecia muito em comerciais de TV.

      Excluir
    2. E,no caso do Bidu,não apenas por ser o primeiro personagem criado por Maurício,mas ele aparecia em dois núcleos.Tanto figurava nas HQs da TM como um cachorro comum quanto tinha uma turma própria,formada por outros cachorros,andava como bípede,era um astro dos quadrinhos,interagindo com Manfredo,Bugu,Duque,conversava com objetos inanimados,etc.

      Bidu vivia em dois mundos,universos paralelos,e também o mascote do logotipo da Maurício de Sousa Editora.

      Excluir
    3. Caro Júlio César, conheço as capas dos anos 70 sim, e realmente o Jotalhão e Bidu eram frequentes nas capas dessa época da Mônica. Mas, na ocasião era diferente, pois era uma forma de dar visibilidade a personagens famosos do Maurício que não tinham revista própria. Já no caso das revistas do Cebolinha, de repente, resolveram colocar o Bidu aparecendo com muito mais frequência do que o normal nas capas do Cebolinha. Basta comparar as aparições do Bidu nas capas das revistas do inicio de 1987 com os anos anteriores. Nas cinco primeiras revistas do Cebolinha na Globo o Bidu apareceu em quatro. Algumas outras vezes essas aparições do Bidu também ocorreriam como na edição 161 de 1986 e no inicio de 1991,nas edições 49, 50 e 55 por exemplo. Nota-se que depois de 1991, demorou muito para o Bidu aparecer em uma capa do Cebolinha novamente. Em 1987 e 1991 talvez tenha sido para querer dar um destaque pro Bidu mesmo, pelo fato de ser o primeiro personagem do Maurício. Porque se for analisar o contexto das histórias, o Floquinho deveria aparecer mais nas capas do Cebolinha do que o Bidu.

      Excluir
    4. Eram bem frequentes capas com Bidu em revistas da mônica e Cebolinha. Tudo indica que foi porque Bidu era mais conhecido que o Floquinho ou ficava mais bonito visualmente o Bidu do que o Floquinho.

      Excluir
    5. Pode ser,Ricardo.Seria,ao meu ver,mais inteligente se Bidu aparecesse nas capas da Mônica nos anos 80 e 90,já que ela ainda não tinha o Monicâo,enquanto os outros três do núcleo da TM já tinham seus bichos(de verdade).

      Excluir
  3. Esta capa lembra papéis de carta, minha irmã na infância colecionava, chegou a ter alguns da Turma da Mônica, me lembro de um cuja arte também decora a capa de Cebolinha 161 de 1986, esta não deve ter sido diferente, se não foi papel de carta foi capa de caderno, talvez até os dois, das fases Abril e Globo o título que mais teve capas decorativas foi Mônica. A arte da capa do primeiro nº100 de Cascão também foi papel de carta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas capas eram tiradas de ilustrações de papéis de cartas, cadernos e até passatempos. Não dá pra saber se foi mesmo papel de carta inicialmente, de qualquer forma seja de onde eles tiraram ficou muito bonita.

      Excluir
    2. Marcos, uma capa totalmente alusiva ao brinde é de Mônica 132 de 1981 que no caso era papel de carta, na capa a arte do brinde está sobre uma folha de caderno espiral pautada e destacada, já o papel de carta imagino que veio preso dentro da edição pontilhado para ser destacado, se veio à parte, os exemplares da edição devem ter chegado às bancas plastificados. Aprecio tanto esses gibis clássicos que me atenho a detalhes ínfimos, por vezes até irrelevantes.

      Excluir
    3. Mônica 132 á ficou na cara que era brinde de papel de carta. Acho que veio normal dentro da revista, sem plástico, com opção de destacar o papel de carta. Tipo os quebra-cabeças de Cascão e Chico Bento 100 de 1986. Se não foi assim, aí foi plástico mesmo se o papel de carta foi solto.

      Excluir
    4. Edições 100 de 1986 os brindes eram jogo de memória me parece.
      As capas dos gibis clássicos da TM anunciando brindes utilizaram pequeninos textos, maioria foi assim, seis edições de 1978 utilizaram o recurso de ceder um terço das capas para divulgarem os brindes.
      Mônica 106, 132, 176, 185, 187 e 200, Cebolinha 74 e Pelezinho 19, todas publicadas pela Editora Abril, dedicaram exclusivamente suas capas aos brindes.
      Os gibis da Editora Globo foram sovinas, raramente "brindavam", ofertavam os leitores. A Abril foi mais farta, Globo foi mais "farta" de "falta" em caipirês, brindes, necas!

      Excluir
    5. Isso, foi jogo da memória nas edições 100 dele. Na Globo foi fraco de brindes, era raro ter, normal mente mais em alguns Almanacões de Férias.

      Excluir
  4. Capa fofinha,com figurino do tempo dos meus bisavós e Cascão se sentindo tão bem,mas tão bem que nem se incomoda com o lago ali do lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ideia foi essa de retratar tempos do início do século XX, mostrar uma infância simples da época, por isso as roupas assim. E Vascão só não podia era se aproximar mais daquela distância do lago, é dali pra mais adiante.

      Excluir
    2. Então o Marcos é vascaíno? ������

      Excluir
    3. Nunca. Sou flamenguista. Saiu errado o corretor, era Cascão.

      Excluir
    4. Pessoal, não sou mexicano, mas para dar uma apimentadinha o único flamengo (com minúscula mesmo) que me interessa é o idioma falado em Flandres na Bélgica, nada mais é que o neerlandês (holandês) falado lá, o nome do clube rubro-negro homenageia esse povo que rivaliza com seus compatriotas da Valônia que são francófonos e por consequência disso são francófilos, ou seja, os valões pagam pau para França enquanto os flamengos pagam pau para os Países Baixos.
      E a pergunta que não quer calar:
      Existe o belga estadista, o belga introspectivo, que não é voltado para fora, aquele que pouco importa com vizinhos holandeses, franceses e alemães?
      Ainda no tocante, a Turma da Mônica chegou no Benelux (Países Baixos, Luxemburgo e Bélgica) em 1986, fica aí uma sugestão para um futuro post: Turma da Mônica no exterior enquanto internet de uso popular era utopia.

      "Vascão-Cascão" é porque o "C" fica ao lado do "V", se os teclados fossem em ordem alfabética seria "Bascão" ou "Dascão", normal, errar é humano, eu que não sou humano estou sempre errando. E voltando para o sujão, sabemos que ele não é bacalhau, é mano de Itaquera, entretanto já foi peixe da Baixada, na verdade torceu para o mamífero, pois baleia não é peixe, o Pelezinho fica muito irritado com essa confusão, para a Magali tanto faz, o negócio dela é barriga cheia.

      Excluir
  5. Que capa mais linda essa! Era época que as capas da Mônica também estava com desenhos bonitos e caprichados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, os primeiros números de Mônica e Cebolinha da Globo tiveram muitas capas assim, bem caprichadas mesmo.

      Excluir
  6. Essa é uma das capas mais lindas da turma da monica que eu já vi.

    ResponderExcluir