sábado, 24 de outubro de 2020

Tirinha Nº 76: Aniversário do Cebolinha


Hoje, dia 24 de outubro, é aniversário do Cebolinha. Em homenagem, mostro uma tirinha com a Mônica desejando Parabéns pelo aniversário puxando a orelha dele o número de vezes da sua idade e Cebolinha fica com orelha enorme, inchada e cheio de dor. Muito legal esses absurdos. Era um costume antigo das pessoas puxarem a orelha do aniversariante de acordo com a idade que estava fazendo. Só que como Mônica tem grande força e exagerada, acabou alongando a orelha do Cebolinha. 

Na época ele só tinha 6 aninhos então só com 6 puxadas a Mônica conseguiu essa façanha. Hoje em dia, seriam 7 puxadas por conta dos personagens terem agora 7 anos. E se considerar a data de criação de 60 anos do Cebolinha, hoje ela teria que puxar 60 vezes. Impublicável atualmente para não dar mau exemplo de crianças fazerem o mesmo com os amigos e fora que não gostam mais de absurdos nas histórias. 

Feliz aniversário, Cebolinha!

Tirinha publicada em 'Cebolinha Nº 94' (Ed. Globo, 1994).  

23 comentários:

  1. Piadinhas com a força da monica eram muito boas,não sei porque pararam de fazer essas piadinhas ou histórias com a força dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra entender porque pararam, tudo indica que foi porque não gostam mais de mostrar absurdos nas revistas ou medo de crianças imitarem a Mônica e ter algum acidente.

      Excluir
  2. Certeza não tenho, creio que puxar orelhas de aniversariantes é sempre para baixo como é mostrado na tira, pode ser também que nunca houve regra quanto à direção dos puxões de parabéns, usava-se muito na minha infância, que me lembro não passei por isto, os que sofri foram os clássicos puxões para cima devido às travessuras e pirraças.
    A tira me despertou para uma questão: seria Humberto o primeiro personagem criado com sete anos de idade? Ele também completou sessenta aniversários de sete anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O puxão era para baixo, tanto que Cebolinha ficou com orelhas largas para baixo. O Humberto era mais novo que Franjinha, Titi, Jeremias e Manezinho e mais velho que o Cebolinha quando foi criado. Então, ele teria por volta de 7 a 5 anos. Com os gibis, ele passou a ter 6 anos como os outros principais e agora teria 7 anos pra seguir igual.

      Excluir
    2. Marcos, você citou o Titi então me lembrei, o cãozinho Duque pertenceu ao Titi e depois isso foi deixado de lado?

      Excluir
    3. Oh! Nunca soube disso, aí não sei responder. Sempre vi o Duque só nos gibis nas histórias do Bidu.

      Excluir
    4. Li a respeito na Wikipédia e em um tal de Fandom, parece que teve no máximo duas aparições do Titi como dono do Duque, não sei se são fontes confiáveis.

      Excluir
    5. O que falam na Wikipédia sobre a Turma da Mônica não dá pra confiar. Qualquer um pode ir lá e editar as informações. Tanto Wikipédia normal e o Fandom não são fontes seguras.

      Excluir
    6. De qualquer forma sabemos que Duque não é um cão vadio, ele tem dono só não sabemos quem.
      Então Cebolinha quando criado e até determinado período tinha a mesma idade do Dudu, seria isto?

      Excluir
    7. Duque tinha dono, ele citou em histórias conversando com o Bidu, mas não nunca foi revelado quem era.
      Sim, Cebolinha era criancinha de 4 a 5 anos que nem Dudu quando foi criado e aparecia com a Turma do Franjinha. Depois que passou a ter tiras de jornais solo, ele passou a ter 6 anos.

      Excluir
    8. Então ele é o único que de fato compreende a frustração do Dudu pois originalmente foi um café-com-leite.
      Marcos, segundo o Guia dos Quadrinhos a edição do Bidu onde a capa aparece na capa de Cebolinha deste mês é de 1961 e é a quinta edição do título, seria uma fonte confiável?

      Excluir
    9. Confiável, foi a 5ª edição sim.

      Excluir
    10. Me refiro mesmo ao ano, dá para ver o número da edição impresso, segundo o Guia dos Quadrinhos a edição é de 1961, não é dito o mês e nem periodicidade, creio que as oito edições foram mensais, a nº4 também é de 1961, nº5 provavelmente é de fevereiro pois as três primeiras constam 1960, suponho que foram publicadas entre outubro e maio. Outra curiosidade é que a partir do nº5 a editora passa a se chamar Outubro, mesmo assim o Guia dos Quadrinhos mantém o nome Continental de 5 a 8, não identifiquei impressos nas capas nomes e logos de editoras. Creio que a capa em questão é a primeira onde Cebolinha aparece.

      Excluir
    11. Deve ser 1961, mas o mês eu não sei. Eles devem ter copiado e colado texto e não revisaram aí por isso apareceu Editora Continental em todas.

      Excluir
    12. Mesmo possuindo um errinho aqui e outro acolá, às vezes faltando informações o GQ está entre os confiáveis se comparado com muitos por aí. Na verdade eu o julgo seguro, perguntei para saber se você comunga da mesma opinião, valeu, Marcos!

      Excluir
  3. Há uma HQ de quadro único(que ocupa toda uma página)que mostra o Cebolinha num balanço,voando no espaço sideral,feliz e gritando para a Mônica empurrar mais "folte",sem perceber onde estava.

    Tenho a impressão de que aquilo foi encheção de linguiça,tapa-buraco de falta de ideia para roteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeria mais para uma capa, algumas histórias de 1 página serviam mais pra ocupar gibi, mas até que essa acho neutra, melhor que muitos roteiros atuais.

      Excluir
    2. HQs de quadros únicos nada mais são que tiras ampliadas.

      Excluir
    3. Isso aí, tiras ampliadas de 1 quadrinho.

      Excluir
    4. Bem ao estilo "O Amigo da Onça",só que as piadas deste eram bem mais,digamos,elaboradas,profundas,do tipo que só tiras de quadro único poderiam expressar.

      Excluir
  4. Isso aí, eles merecem tudo de bom, vida longa a eles.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia desse costume de puxar orelha de acordo com a idade.Que gozado kkkkkk

    ResponderExcluir