sexta-feira, 24 de março de 2023

Os 10 anos do Blog e o "Top 5" Postagens Mais Comentadas


O Blog está completando 10 anos hoje, dia 24 de março, então, faço uma postagem especial mostrando Top 5 com as postagens mais comentadas por vocês desde que foi criado.

Com o Blog abriu espaço para mostrar trajetória clássica do universo da Turma da Mônica e deu muito certo por despertar nostalgia das fases de ouro da turminha.  Comentários de histórias clássicas são o "carro-chefe do Blog, mas quem acessa pode ver também matérias informativas, propagandas clássicas, relembrar capas marcantes, personagens esquecidos e tantas coisas legais em 1137 postagens contando com esta. Não sabia que ia durar tanto tempo e que faria tanto sucesso,  agradeço a todos que visualizam e comentam.

Para comemorar, mostro o "Top 5" com as postagens mais comentadas de todos os tempos, que até não chegaram a ser as mais acessadas, mas tiveram bastantes comentários e repercussões e mais visualizações além do normal, bom que aí faz uma retrospectiva para relembrarmos algumas postagens marcantes e que deram o que falar aqui no Blog nos últimos 10 anos. Esse ranking é válido com as 1136 postagens anteriores a essa criadas até aqui e em relação a data de hoje.


5º LUGAR: Os primórdios do politicamente correto (Parte 1)

Postagem criada em 2013, com 92 comentários até hoje. Nela, foram mostradas situações que começaram a colocar o politicamente correto nas revistas e então começando, timidamente, a ter mudanças nas histórias. Procurei colocar primeira vez ou uma das primeiras vezes que apareceram as tais mudanças. Os casos que mostrei foram quando deixaram Cebolinha falando certo em pensamentos de forma fixa já que antigamente ele trocava "R" pelo "L" até nos pensamentos, banimento de armas de fogo, inclusive Nhô Lau deixar de dar tiros de sal no Chico Bento que roubavam as goiabas dele, os meninos do Bairro do Limoeiro passando a xingar e fazer caricaturas da Mônica em cartazes em vez de direto nos muros e o Cascão lavando as mãos em uma capa de revista. Todas as mudanças ocorridas entre 1997 e 1998, que como eram isoladas não prestavam muita atenção, mas que foram o pontapé para se preocuparem com coisas incorretas a partir dos anos 2000, aumentando a paranoia cada ano.

O público do Blog gostou e achou bem interessante a postagem de descobrir essa ideia de quando começaram com isso de politicamente correto porque antes era tudo liberado, roteiristas tinham total liberdade  de criação e ficou entendido que o politicamente correto foi feito aos poucos, até hoje a cada ano tem alguma coisa nova que começam a implicar.

Foram bastante comentários criticando essas mudanças, principalmente em relação a fazerem questão de Cascão lavar mão em uma capa de revista. Com o sucesso dessa postagem e atendendo a pedidos, depois ainda fiz em 2018 uma segunda parte dos primórdios do politicamente correto, que também foi muito comentada, só não a ponto a alcançar o "Top 5" de mais comentadas. Esse tipo de postagens dá para ter muitas outras partes porque tem vários outros casos do politicamente correto que dão para serem falados, e vai ter outras partes aqui.

Postagem na íntegra aqui: Os primórdios do politicamente correto (Parte 1)


4º LUGAR: Uma homenagem a Rosana Munhoz

Postagem criada em 2016, com 95 comentários até hoje. No dia que completou 20 anos da morte da roteirista e desenhista Rosana Munhoz, postei homenagem mostrando a trajetória dela na MSP, os estilos de histórias desenhadas e escritas por ela, a história póstuma com Chico Bento que fizeram a homenageando e ainda mostrei algumas histórias em que ela virou personagem em quadrinhos, já que eles gostavam de retratar os roteiristas, funcionários e bastidores da MSP nas histórias.

Bem emocionante ver as histórias dela, vê-la retratada nos quadrinhos e a história do Chico Bento publicada em 'Mônica 113 (Ed. Globo, 1996) que ela virou mais uma estrela no céu e brilhava ainda mais quando via os personagens da turminha. Mesmo após sua partida, tiveram histórias roteirizadas por ela com frequência entre 1996 a 1999 e depois disso algumas vezes colocaram algumas grandes arquivadas que não se encaixariam em revistas quinzenais de 36 páginas ou que não precisariam publicar imediatamente enquanto estava viva.

Foi bastante comentada essa postagem, muita gente lamentou a morte dela, a elogiaram e acharam linda a homenagem, se perguntando como seria a MSP se ela estivesse viva hoje. De fato, foi merecida a homenagem, já que ela foi uma das melhores que se passou na MSP. Uma grande perda, uma pena falecer muito nova  e iria brilhar ainda mais por ter um talento incrível e coincidentemente depois  da sua partida, a MSP começou a não ser mais a mesma, ter declínio de histórias, até também por coincidir com o início do politicamente correto. 

Postagem na íntegra aqui: Uma homenagem a Rosana Munhoz


3º LUGAR: Cebolinha: HQ "Duelo em quadrinhos"

Postagem criada em 2021, com 95 comentários. História  mostra Cebolinha e Cascão criando história em quadrinhos de super-heróis e disputam qual o herói é o melhor. Como Cebolinha não deixou Cascão brincar com ele, Cascão faz o seu personagem também e cada um quer a vantagem para o seu herói e acabam provocando um ao outro, chegando a colocar um e outro como vilões dos seus heróis, resultando em briga. Só sossegam com Mônica batendo neles depois de a terem xingado e resolvem fazer histórias infantis calmas para não ter briga e se convencendo que a Mônica é a mais poderosa do universo.

Criada na intenção da coluna de homenagem de histórias que completam exatos 30 anos pra ver o que acontecia na MSP há 30 anos. No caso, postagem foi de novembro de 2021 pra homenagear história de novembro de 1991. Contei a história e mostrei curiosidades, partes incorretas e que virou desenho animado depois.

Essa empatou com número de comentários da postagem da Rosana, sendo que deixei a do Cebolinha como terceiro lugar porque levou menos de 2 anos para ter 95 comentários enquanto o da Rosana levou 7 anos. Curiosamente, assim que criei, disparou no número de acessos e até hoje continua bem visualizada mais que o normal. 

Sinal que é uma história muito querida pelos fãs, uma das melhores do Cebolinha de todos os tempos, assim então sempre estão a procurando nas buscas na Internet. Aliás,  as postagens de histórias que completam exatos 30 anos no geral também são muito mais visualizadas que o normal em relação a histórias de anos anteriores ou posteriores, público  gosta muito de ver histórias de 30 anos atrás,  e juntando os altos comentários, ajudaram também essa postagem  em visualizações maiores.

Postagem na íntegra aqui: Cebolinha: HQ "Duelo em quadrinhos"


2º LUGAR: Cascão: HQ "O Pregador"

Postagem criada em 2021, com 98 comentários. Na trama, o Cascão fica impressionado com o filme do Pregador que tinha visto e pensava que era verdade que ia atacar. Como a turma zomba dele, ele faz um plano infalível para dar uma lição na turma, após se sujar com a lama, mas não conta que dentro de casa ele ficava visível, acabando se dando mal, pendurado no varal, o que lhe dava mais arrepio. Mostrei a história, curiosidades e que foi inspirada no filme "O Predador".

Também criada para coluna de homenagem de histórias que completam exatos 30 anos, postagem foi de novembro de 2021 para comentar essa história de novembro de 1991, reforçando que histórias de 30 anos têm grande repercussão e maior que o  normal. Assim como a do Cebolinha "Duelo em quadrinhos",  essa também teve bastantes visualizações assim que foi criada embora em uma proporção menor do que do Cebolinha.

De fato, uma história muito engraçada, de rachar de rir,  e que os fãs consideram uma das melhores histórias do Cascão de todos os tempos, bem merecido esse posto de segundo lugar mais comentada. A referência ao filme "O predador" também pode influenciar nas buscas na Internet, assim como ser história de exatos 30 anos até então e os altos comentários, ajudaram também em visualizações maiores.

Postagem na íntegra aqui: Cascão: HQ "O Pregador"


1º LUGAR: Mudanças nos traços do Pelezinho, Jeremias e Dona Morte

Postagem criada em 2013 com 120 comentários. Na postagem, que também envolve politicamente correto, mostrei as mudanças que a MSP fez nos personagens da Turma do Pelezinho, no Jeremias e na Dona Morte na época. Com o Pelezinho, eles passaram a tirar círculo rosa da boca que representavam lábios e colocando nariz dele em republicações do título "As Melhores Histórias do Pelezinho". 

A ordem era tirar aqueles círculos rosa que povo do politicamente correto achava que os negros tinham cara de palhaços, achava que era preconceito e zombando com os negros, só que o problema eram alterações em histórias dos anos 1980, ficou uma coisa horrorosa a mudança, avacalhação e descaracterização total, causando muita revolta dos fãs.

Turma do Pelezinho em sua versão clássica e consagrada

Por causa disso, também haviam mudado na época os traços do Jeremias em histórias novas o deixando sem lábios, não queriam que os negros tivessem lábios carnudos nas revistas achando preconceito. Com a evolução dele, percebe que ficou bem pior sem lábios, muito diferente do que estamos acostumados. Um pouco melhor em relação a Pelezinho por se tratar de histórias novas, porém eles estavam alterando também histórias em almanaques em que ele aparecia com círculo rosa na boca ou com lábios em almanaques, assim como fizeram com Pelezinho.

Jeremias: evolução

E quanto a Dona Morte, eles haviam colocado novos traços para dar um ar mais feminina, passando a colocar lábios e seios nela. Outra coisa horrorosa que fizeram e avacalhação. Talvez foi por experiência porque a Dona Morte tinha uns traços masculinos, nas suas histórias dos nos 1970 e 1980 era até dirigida como "ele" e só depois que acharam deixá-la com tratamento feminino, mas os traços seguiam antigos e ficavam a confusão e queriam atualizá-la que era feminina. Algo semelhante como a Dona cegonha, que passaram a chamar de "Zé Cegonha".

Nova Dona Morte: ridícula

Quando fiz a postagem, tiveram vários comentários criticando essas mudanças nos personagens clássicos, principalmente a Dona Morte, que acharam revoltante, que ficou mais assustadora desse jeito novo, etc. Essa foi polêmica tanto para avaliar se era preconceito com negros ou não com lábios nas revistas quanto a Dona Morte e não a toa que tiveram 120 comentários essa postagem até hoje. 

Depois disso e de tantas reclamações, a MSP voltou com a Dona Morte no estilo normal que estavam fazendo até então, Jeremias e outros negros que já existiam voltaram a ter lábios e deixaram negros sem lábios apenas os personagens novos que criaram depois, porém se apareciam com circulo rosa na boca nas antigas eles continuam alterando, pois isso continua inadmissível para eles, e quanto ao Pelezinho (que ainda chegaram consertar, colocando lábios nas republicações de histórias antigas e que também não deu certo já que eram alterações de desenhos originais), foi cancelado de vez e não voltou mais a ter revistass até hoje.  Esse ranking até pode mudar daqui um tempo por estarem muito próximos os comentários,  mas vai demorar a alcançarem essa postagem de ser mais comentada.

Postagem na íntegra aqui: Mudanças nos traços do Pelezinho, Jeremias e Dona Morte

Dona Morte: versões consagradas

Como podem ver, postagens informativas costumam ter mais repercussão, principalmente as que envolvem politicamente correto e comparação do antigo com o novo, assim como as postagens de histórias comentadas também bastante curtidas pelos leitores do Blog. Todas essas mais comentadas por vocês são muito boas, representam bem a trajetória do Blog e que gostei muito de fazer e foi muito bom relembrá-las. Lembrando que essas postagens não são as mais acessadas de todos os tempos, já que basicamente continuam as mesmas quando fiz o "Top 5" das mais acessadas há 5 anos, porém essas são bastante visualizadas até hoje, mais que o normal. Agradeço quem acessa e comenta no Blog e em breve tem mais "Top 5" aqui.

56 comentários:

  1. Obrigado, Fabiano. Difícil um blog durar tanto tempo, ou porque desistem ou então migram para canais do YouTube, pessoal não gosta de ler, só gostam ver vídeos curtos, não é a toa que Tik Tok é a nova onda, por isso quem acessa Blog é um público mais seletivo. Aqui é bom que não tem censura de ficarem apagando postagens do tipo mostrar personagens pelados e outras coisas mais, se tivesse postando em Facebook ou Instagram, minha conta já teria sido cancelada há muito tempo. Não sei como ainda existe a plataforma Blogger por ser ultrapassada para novas gerações e difícil saber quanto tempo mais vai durar. Bem observado isso, é bom eu ver um jeito de conseguir um backup automático das postagens porque seria nada agradável sumir tudo de uma hora pra outra se resolverem acabar com o Blogger pensando que ninguém acessa, assim como foi o Orkut.

    ResponderExcluir
  2. Estava aqui ansioso por esta postagem especial de 10 anos do blog. É realmente uma grande vitória manter ativo por tanto tempo um blog, ainda mais em tempos de redes sociais e outras plataformas mais modernas. Mas, o amor e a dedicação do Marcos faz o blog se revigorar a cada dia, realmente impressiona o esforço em trazer informações de qualidade e tantas curiosidades a nós, antigos leitores das revistas da TM. Acho também muito legal o fato de ter novas postagens regularmente em todo esse tempo, com no mínimo, uma postagem semanal, o que também impressiona. É dar parabéns ao Marcos e agradecer por nos dar a oportunidade de compartilhar tantas histórias da Turminha, ouvir e responder sobre nossas opiniões e de lembrarmos de nossa infância de uma forma simples, direta e cativante. Parabéns por esta marca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo carinho, Ricardo. Teve muita coisa boa aqui, fica um espaço muito nostálgico pra relembrar coisas boas, essa é a intenção, internet oprecisava disso. A postagem especial acabou sendo com retrospectiva, que bom que gostou.

      Excluir
    2. Sim, gostei demais! Aliás, acho que toda postagem do blog eu gosto, vc sempre traz pra gente postagens legais e com informações interessantes. Vamos continuar sempre prestigiando!

      Excluir
    3. Obrigado. Ideia é informar pelo menos alguma coisa nas postagens. Vai ter outras postagens muito boas.

      Excluir
  3. Parabéns, Marcos!! Dez anos de Arquivos Turma da Mônica... Espaço extremamente funcional para entusiastas da boa e velha TM e que vai bem além disto, conseguindo atrair atenções até de pessoas que curtiram pouco os personagens da MSP (ou até mesmo das que não curtiram) e que estão interessadas em melhor entender as expressivas transformações que nossa sociedade passou e vem passando (tanto Brasil quanto o Ocidente), utilizando a via das histórias em quadrinhos para tal objetivo, aqui é um excelente espaço para este tipo de reflexão e análise. Outrossim um magnífico espaço para higiene mental, para desestressar, relaxar... Parabéns pela persistência em exibir o que a MSP insiste em ocultar por conta da retardada histeria que estamos atravessando, com este tipo de abordagem acredito que emplacar mais dez anos será fichinha. Aqui é show!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Zózimo. Acabamos vendo diferenças nas transformações da sociedade com coisas que não existem mais, uma serventia de gibis antigos é ter esse valor histórico de comportamentos. Aí, até sem querer mostra coisas que nunca íamos imaginar que eles iam querer esconder anos depois e achávamos tudo normal. Bem interessante.

      Excluir
    2. Marcos, a Dona Morte esbanjando feminilidade e jovialidade, com seios, "rosto de Lucinda" e ar sensual são atributos da aparência atual dela? O que sei é que desde as antigas ela é uma criatura metamórfica, mudando de aspecto algumas vezes por estratégia, como parte do ofício que exerce. Tratada por "(D)dona" pelo fato de "(M)morte" ser substantivo feminino no idioma português, tanto que em tramas antigas há algumas passagens em que é tratada por "senhor", "cara" e referida como "ele", "dele", "nele", "aquele", expressões utilizadas para se dirigir e se referir a indivíduos do gênero masculino. Androginia é um dos baratos da personagem enquanto plena. Faz algum tempo que volta e meia vejo na rede recortes e páginas em que Dona Morte encontra-se sensual, entretanto, como meu interesse pelas HQs da TM clássica dos 2000 até os dias atuais é insignificante, não me aprofundo, não verifico, por preguiça e desinteresse associo com roteiros e não com aparência reformulada, aparência fixa.

      Excluir
    3. Não, ela não está assim hoje. Apareceu dessa forma em algumas histórias de 2013, 2014, mas devido a grandes reclamações pararam de desenhá-la assim. Nas antigas, as vezes ela se transformava em mulher ou alguma outra coisa pra atrair suas vítimas. E no início ela era tratada no masculino, por isso essa tentativa de deixa-la feminina nos traços pra não gerar confusão.

      Excluir
    4. No início seriam os anos 1970 ou antes? Nos 1980 Dona Morte é tratada de ambas as formas, no feminino até mais do que no masculino. Lembro que antes de eu ser alfabetizado a via como sendo do gênero masculino, e também não entendia qual o papel dela no núcleo, mesmo volta e meia vendo ela segurando, puxando e arrastando fantasmas, sem saber ler não estava claro o que desempenhava.
      Ainda bem que não vingou a aparência atraente, figura lúgubre, funesta tem por obrigação propiciar calafrios e não bancar sereia trevosa com cara de Lucinda e corpo de Tina, assim não dá.

      Excluir
    5. No início que eu digo são anos 1970 e 1980. Durante anos 1980, Dona Morte chegou a ser tratada das 2 formas durante a Editora Abril, já a partir do final da década deixaram feminino como fixa. Ainda bem que a forma sensual não vingou mesmo, nada a ver com a personagem, se tinham intenção também de não assustar as crianças, teve efeito contrário, conseguiram assustar mais assim.

      Excluir
    6. Será que assustou mesmo as crianças? Avento que nesta funérea beleza pode ter atraído o público mirim a ponto de despertar as atenções dos pais e responsáveis para questão, e esses adultos que se assustaram, achando bizarro tal interesse mórbido advindo de seus filhos, netos, sobrinhos e alunos. Só uma teoria, personificação da morte conquistando a gurizada, como fazem as sereias com os pescadores e os marinheiros...

      Excluir
    7. Acho que crianças nunca se assustaram com a Dona Morte, coisas da cabeça deles, mais fácil adultos se assustarem por problematizarem tudo.

      Excluir
    8. Houve uma historinha em que a trama era precisamente que surgia uma nova Morte, mais jovem e sensual, com essa aparencia, e a Dona Morte sentia-se ameacada. Mas a jovem acabava por se revelar muito 'piriguete' e fazer um mau trabalho, sendo despedida, e Dona Morte assegurava a continuidade do seu trabalho.

      O Marcos concerteza vai saber o nome e data desta historinha.

      Excluir
    9. Pedro, lembro dessa história, muito boa mesmo. O problema agora foi a Dona Morte se tornar uma espécie de purigute, se fosse outra como foi na outra história, aí tudo bem.

      Excluir
    10. "Morte periguete" (ou piriguete), essa é "da beirada carijó" - como dizia minha avó. Sendo conduta de personagem concorrente não há problema, o que é nada positivo é efetivar essa característica à personalidade da inexorável (e inoxidável) Dona Morte, algo assim fazendo parte dela chega ser mais indigesto que o núcleo indígena se vestindo como caraíbas. Arrisco dizer que supera até Cascão lavando as mãos regularmente, ou pelo menos chega nesse nível.

      Excluir
    11. Tudo isso foi terrível, com certeza essa Dona Morte é pior que a Turma do Papa-Capim vestidos como caraíbas e pareo duro com Cascão lavando as mãos. Infelizmente os outros casos vingaram e continuam até hoje menos mal essa Dona Morte ter durado pouco.

      Excluir
  4. Olá. Boa noite, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Parabéns pelos 10 anos do seu blog, amigo!!!. E que venham 15; 20; 25 e 30 anos do seu blog!!!. Por gentileza, você tem a Revista Mônica Edição #241, publicada pela Editora Globo, do mês de Julho do ano de 2006 ou não?. Na HQ da Tina: "ABAIXA ESSA TAMPA!", o Rolo aparece primeiro para fazer xixi. Depois, o Toneco aparece para não abaixar a tampa do vaso sanitário. Em seguida, aparecem a Pipa e o Zecão. Nela, a Pipa fala que o Zecão estava apertado para fazer xixi. Depois, o pai da Tina aparece para cumprimentar a Tina e os amigos dela. Na última página da HQ "ABAIXA ESSA TAMPA?, a Pipa fala para a Tina que a conversa sobre banheiro deixou ela apertada. E a Tina responde para a Pipa: Jura?!. Eu acho que me deu uma vontadezinha também!. Por gentileza, você pode informar-me se a Tina e a Pipa estavam com muita vontade de fazerem xixi ou cocô, é isto mesmo?. Por gentileza, você pode informar-me se a HQ ABAIXA ESSA TAMPA, ela foi republicada em qualquer Almanaque da Editora PANINI COMICS Brasil?. Se foi no Almanaque Turma da Tina e em seguida, no Almanaque da Turma da Mônica, é isto?. Eu aguardo respostas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado , JP. Que tenha mais muitos anos mesmo. Eu não tenho esse gibi da Mônica 241 e nunca li essa história da Tina. Segundo o Guia dos Quadrinhos, foi republicada no Almanaque da Tina 22 Editora Panini, 2017.

      Excluir
    2. Ok. Marcos, por gentileza, é verdade, que o Livro Mônica 60 Anos, ele será lançado no mês de Setembro do ano de 2023, é isto?. Eu aguardo respostas. Abraços.

      Excluir
    3. Sim, só em setembro. Abraços.

      Excluir
    4. Ok. Muito obrigado, então, Marcos.

      Excluir
    5. Sobre essa história de Mônica 241 da Globo, "abaixa essa tampa ", depois de todo mundo deixar a tampa do vaso levantada, Tina lacrou o vaso com um monte de fitas para ninguém esquecer que tinha que abaixar a tampa. Foi aí que ela e a Pipa ficaram apertadas, pelo jeito, era pra fazer xixi mesmo. O problema é que Tina tinha lacrado o vaso, então ficaram um tempão no banheiro só pra tirar as fitas do vaso pra conseguirem usar.

      Excluir
    6. Interessa essa, Ricardo. Nunca tinha visto, acho que dá pra ver no YouTube.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Muito obrigado, Julio Cesar :D

      Excluir
    2. Eu tô quase chorando de emoção depois de termos passado quase um ano juntos passando ideias, comentando sobre artigos, e é claro, falando coisas sobre o politicamente incorreto. Muito obrigado, Marcos, por você ser mais um grande amigo meu e eu conhecer mais das fantásticas histórias do Mauricio. Parabéns.

      Excluir
    3. De nada. Ajuda nisso também de criar amizades. Continue acessando, sempre vai ter coisas boas.

      Excluir
  6. Vamos relembrar a primeira vez que eu te conheci:
    https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/02/cascao-hq-aguas-passadas-nao-lavam-porquinhos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que você lembra a primeira postagem comentou, já tem um tempo.

      Excluir
    2. Pois é, Marcos. Isso porque às vezes eu tenho uma ótima memória.

      Excluir
  7. Com todas as minhas inspirações, eu voltei com o meu blog, Marcos! Mais ativo e mais esperto!

    ResponderExcluir
  8. Marcos, conheça a Nostal_Gi. Você vai se encantar o com o trabalho dela também, assim como você se empenha bastante com esse blog incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Vou conferir seu blog. :D

      Excluir
    2. Ah, não consegui encontrar o blog, mais parecido foi um canal do YouTube feminino. Se quiser, posta o link do blog.

      Excluir
    3. Canal da Nostal_Gi:
      https://www.youtube.com/@Nostal_Gi

      Meu blog:
      https://cartooniza-mais.blogspot.com/

      Excluir
    4. E o meu canal:
      https://www.youtube.com/channel/UCKPXp1Z2WV8tSi_bTsMCHOg

      Se inscreve lá! Lá tem cada coisa engraçada que você vai curtir muito!

      Excluir
    5. Legal! Inscrivi nos canais do YouTube e coloquei o blog nos Favoritos daqui. Valeu.

      Excluir
    6. Sempre que quiser ver algo interessante do meu blog, é só conferir!

      Excluir
  9. Parabens pelo marco, Marcos! (hehehehe)

    Nao me admira que 'Duelo em Quadrinhos' seja dos posts mais vistos e comentados, trata-se de uma historinha fantastica, das melhores de sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dez anos n e todo o mundo que consegue!!

      Excluir
    2. Kkkk. Marco histórico sem dúvida muito difícilum blog durar 10 anos. "Duelo em quadrinhos " foi uma excelente história do Cebolinha, bem merecida estar entre as mais comentadas.

      Excluir
  10. Bem que eu estava a pensar o que vc queria dizer com 'hoteis' Fabiano!! Hehehe.

    ResponderExcluir
  11. Um pouquinho atrasada, imagino, mas é porque eu estava refletindo exatamente sobre o que comentar... especialmente porque eu acompanho seu blog há uns bons anos, mas só comecei a comentar esse ano, então fiquei meio insegura. De qualquer forma, preciso dizer que seu blog é uma melhores coisas da minha vida no momento, considerando como o mundo anda e os tempos que estamos vivendo, é realmente uma forma de relaxar. Preciso te elogiar por uma coisa Marco, não sei que trabalho você faz ou a carga horária, mas você ainda dedica muito tempo e cuidado a esse blog, o que eu imagino que não deve ser nada fácil, é a vida adulta corriqueira, então parabéns já por isso. Eu adoro muitas postagens suas, sobre os personagens, as polêmicas, propagandas, e histórias dos anos 80 e 90 (embora eu gostaria que desse mais valor a histórias de meados de 2000 também), tudo muito bem feito e muito caprichoso!

    Resumindo tudo, parabéns por seu trabalho e tomara que chegue a 20 anos esse blog! Estou cruzando os dedinhos!

    ResponderExcluir
  12. Isabella, o fato do Marcos não postar muitas revistas publicadas após 1999 é pelo fato dele ter poucas edições deste período. Ele já disse isso em algumas ocasiões. Eu também já sugeri ele postar revistas pelo menos, até 2006 (época ainda da Editora Globo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella, muito obrigado, bom saber que está nos seus favoritos. Realmente ajuda a relaxar e desestressar principalmente com as historinhas. Como o Ricardo falou, tenho poucas revistas dos anos 2000, a maioria que tenho são edições especiais e mais natural seria postar histórias de miolo dessas revistas mais especiais. Quando der, posto alguma dis anos 2000.

      Excluir
  13. Parabéns, Marcos! 10 anos é uma marca sensacional para um blog! Que venham mais mil postagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!!! Uma grande marca mesmo e vamos ter mais postagens.

      Excluir
  14. Conheci seu blog hj, assisto o filme da turma da Monica (lições, achei ótimo por sinal) e fui procurar algumas referências e achei seu blog. Ganhou um leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo, Gustavo, bom saber que gostou do blog, pode acessar a vontade.

      Excluir