Quem acompanha os gibis atuais da Turma da Mônica, sabe que as histórias giram em torno do politicamente correto, ou seja, os personagens não podem dar mau exemplo e tem que seguir os bons costumes. Mas, muitos devem perguntar quando foi que começou a surgir isso nos gibis, já que desde que a turma foi criada e por muitos anos os roteiristas tinham total liberdade para criar as histórias.
Pensando nisso, nessa postagem separei 4 dessas situações que foram mudadas para os padrões corretos, mostrando quando foi que apareceram pela primeira vez. Vou falar do caso menos pior até o mais revoltante.
A primeira situação é o fato do Cebolinha falar errado quando pensa. Nas histórias antigas, ele trocava o "R pelo "L",até quando pensava. Porém, nos últimos anos, a MSP o coloca falando certo quando pensa. É que quem tem dislalia como o Cebolinha pensa falando certo e não querem ensinar errado. Mas quando começou isso? Foi na história "Em boca fechada não entra mosquito", de 'Cascão nº 277' (Ed. Globo, 1997).
Trecho da HQ "Em boca fechada não entra mosquito" - ´Cascão nº 277' (1997) |
Até antes disso, o Cebolinha sempre falava errado nos pensamentos. Nessa história, quando ele cai no precipício, ele passa a falar certo. O que chama a atenção nesses quadrinhos é que parece que foi mudado isso de última hora. Dá impressão que eles chegaram a colocar primeiro a fala errada em negrito como de costume e de última hora, mudaram para ele falando certo. Ficou muito mal-feito, por sinal, com uma letra feita a mão mesmo. Perceba a diferença da palavra "supercola" e "amadurecer".
Trecho da HQ "Em boca fechada não entra mosquito" - ´Cascão nº 277' (1997) |
Outro caso são as armas de fogo. Nos gibis atuais, os personagens não usam mais armas. Nem de brinquedos. Histórias como aquelas antigas ambientadas no faroeste ou brincando de bang-bang, nem pensar porque estimula violência. E o trabuco do Nhô Lau que não o largava para dar tiro de sal no Chico Bento quando ele roubava goiaba, foi aposentado. Para substituir, eles só colocam o Nhô Lau correndo atrás do Chico com a mão fechada.
A primeira vez que fizeram essa substituição, foi na história "Pegue e Pague", de 'Chico Bento nº 285' (Ed. Globo, 1997). A trama termina justamente com o Nhô Lau correndo atrás do Chico com a mão fechada em vez de estar com o seu tradicional trabuco na mão dando tiro de sal nele, como mostro abaixo:
Trecho da HQ "Pegue e Pague" - ´Chico Bento nº 285' (1997) |
Em 1998, depois dessa história, ele ainda aparecia com trabuco nas histórias e até mesmo nas capas, mas não demorou muito pra ser extinto de vez nos gibis, assim como todas as armas de fogo. Não sei a data certa que foi extinto de vez, mas acredito que em 1999 mesmo, observando a história que foi republicada em "Clássicos do Cinema nº 39 - Etês na Roça". Nessa edição, republicaram a história "Um visitante do outro mundo", de 'Chico Bento nº 334' (Ed. Globo, 1999), em que o Nhô Lau aparece com uma madeira na mão em vez do trabuco. Não acredito que a cena dessa vez foi alterada, e, sim, que na revista original realmente a madeira estava lá.
Outra situação são os rabiscos nos muros. Desde que foram criados, os meninos escreviam desaforos ou faziam sua caricatura diretamente nos muros do bairro. Só que para atender o politicamente correto, os personagens agora colocam cartazes no muro para não sujar os muros e não dá mau exemplo. Acho uma das piores coisas que fizeram porque estraga as histórias e não faz sentido os muros já terem cartazes para eles rabiscarem.
A primeira história que apareceu cartaz no muro para tirar sarro da Mônica, foi em 'Cascão nº 270' (Ed. Globo, 1997), na história "Pagando o pato". Nela, Cascão vê um cartaz com caricatura da Mônica em vez de estar desenhada direto no muro e ele leva a culpa. Ficou muito estanho vendo isso pela primeira vez. E, ainda por cima ficou mal feito essa estreia do cartaz: em um quadrinho aparece o cartaz e no outro já não está mais lá, sumindo como um passe de mágica. Ridículo.
Trecho da HQ "Pagando o Pato" - ´Cascão nº 270' (1997) |
Em outras histórias de 1997 depois dessa até que ainda apareciam eles rabiscando o muro, porém, no final do ano, em 'Mônica nº 131' e depois na 'nº 133' já tem histórias como Cebolinha colando cartaz no muro, e depois disso nunca mais rabiscarem como antigamente. Eram os novos tempos. Pelo menos nos primeiros anos, eles colavam os cartazes trazidos de casa e agora, eles rabiscam como se o cartaz já estava colado lá.
Trecho da HQ "O Resgate" - ´Mônica nº 131' (1997) |
E, pra piorar, em 1998, colocaram ainda uma propaganda tosca nos gibis, comunicando oficialmente que eles não iam mais rabiscar os muros porque é errado. Deviam estar recebendo muitas cartas reclamando dos tais cartazes e quiseram dar uma satisfação decretando o fim dos rabiscos e pichações nos muros. Abaixo, a imagem dessa propaganda histórica:
Propaganda tirada de 'Cascão nº 306' (1998) |
Foi tratado como "lei". Apesar disso, mesmo que nas revistas normais eles não rabiscavam mais os muros, nos almanaques da Globo eram republicadas normalmente exatamente como na original. Só que agora nos almanaques da Panini atuais, eles alteram tais cenas, colocando cartaz aonde não existia nas originais.
O último caso que comento nessa postagem é sobre o Cascão lavar as mãos. Antigamente, ele não tinha contato nenhum com água. Nem para comer ele lavava as mãos, como, já falei aqui no blog da história "A fome", de 'Cascão nº 70' (Ed. Globo, 1989). Um menino como o Cascão que não toma banho é completamente errado, e, pelo menos têm que lavar as mãos para comer para não dar mau exemplo total. Então, eis que em 1998, fazem uma capa da revista dele lavando as mãos. Foi em 'Cascão nº 299'. Revoltante!
Capa de "Cascão nº 299' (1998) |
O personagem que a gente gostava tanto, que sempre conseguia escapar do banho e da chuva, se sujeitando a lavar as mãos só para atender os padrões do politicamente correto. E parece que tiveram histórias de ele lavando as mãos depois dessa capa. Um absurdo.
Por causa disso, os estúdios receberam várias cartas e e-mails de fãs indignados reclamando sobre essa capa. Para amenizar um pouco a situação e o trauma de tanta gente, em 'Cascão nº 9' (Ed. Panini, 2007), eles criaram a história "O mistério do personagem que lavou as mãos", com o Mister B desvendando tal mistério.
Capa de 'Cascão nº 9' (2007) |
Então, foi mostrado nessa história que quando o Cascão lava as mãos ou se molha nas histórias, é o Xaveco que está disfarçado de Cascão, sendo um dublê do Cascão. No caso, quem estava então na capa de 'Cascão nº 299' era o Xaveco, e não o Cascão. Isso só para dar uma desculpa humorada, porque não era essa a intenção quando fizeram aquela terrível capa de 1998.
Então, como podem ver são casos lamentáveis que tiram a essência do que já foi a Turma da Mônica um dia. Depois disso, só foi piorando o politicamente correto, a ponto de agora alterarem até nos almanaques o conteúdo das revistas originais. Tudo isso que falei são alterados nos almanaques, estragando as histórias.
Como queria mostrar só a primeira vez que tiveram cenas atendendo o politicamente correto, muitos outros casos ficaram de fora. Como não acompanhei por ter parado de colecionar em 1998, coloquei só estes que encontrei. Pelo menos, até onde parei, ainda existiam os demais casos nos gibis. Menos mal.
Essa aqui eu quero retornar e ler com calma!!!
ResponderExcluirValeu Kleton.... aguardo seu comentário então.
Excluir"pior do que ver os personagens mudando suas características são essas explicações ridículas."
ResponderExcluirPois é fabiano, tentaram explicar e ainda ficou pior. Fizeram a burrada e explicaram erradamente. Até q na hq ficou engraçada a explicação, mas não justifica. Para mim, não cola isso. Não era isso q pensaram na realidade em 1998, até pq naquela época o xaveco ainda não tinha tanto destaque.
As mudanças começaram em 1997, sim, mas foram foram de forma bem tímida, só depois disso q foi aumentando mais até ficar do jeito q tá agora. Só q aí não acompanhei e não sei quando começaram exatamente os outros casos, mas na panini já tava consolidada.
Eu tbm conheço essa hq dos carimbos do muro, muito legal. Isso hj nem pensar. Se republicassem, iam colocar uma moldura imitando cartaz em tudo q é canto. Seria cartaz nos muros, nos postes, no chão, mesmo q seja da forma mais absurda. Tomara q não republiquem mesmo.
Eu não tenho esperança q a MSP melhore. Acho um caminho sem volta, o politicamente correto veio pra ficar. Legal q vc gostou da postagem. Abraços
Me corrijam se eu estiver errado, mas TODAS essas mudanças ocorreram em 1997, pouco mais de um ano depois da morte da finada Rosana, além de ser o mesmo ano em que o Emerson Abreu entrou na MSP. Vc acha que tem alguma ligação? Ah, sugiro que vc faça uma matéria com as histórias polêmicas da turma, como a dos pais do Xaveco separados, a tenebrosa "Negócios com o Diabo", entre outras.
ResponderExcluirAbs.
Maurício, um pequeno erro seu é q o Emerson entrou na MSP em 1996, um pouco depois da Rosana morrer. As mudanças começaram acontecer em 1997, sim, de forma gradual.
ExcluirInfelizmente, quando a Rosana morreu a MSP nunca foi mais a mesma. Se ela estivesse viva, existiria o politicamente correto do mesmo jeito, mas os roteiros, pelo menos das hqs dela, iriam ser show.
De vez em quando coloco algumas hqs polêmicas aqui, sendo q acho q nunca li essas hqs q vc citou. Foram de quais números? Tenho uma do pai do Xaveco de 2004, mas não sei se é essa q vc cita.
Abraços
Marcos, desculpa pelo erro. É que o blog dele (emersonabreu.blogspot.com.br) já não é atualizado há pelo menos um ano e eu meio que joguei na sorte rsrsrsrs. Dizem muito em fóruns na internet sobre a Rosana - até vc falou no artigo de apresentação do blog - sim, já li todas as postagens - sobre ela. Não sei se vc já leu, mas tem um artigo do Kleiton Gonçalves no blog dele sobre as homenagens da MSP à Rosana. Muito legal. Essas histórias, não tenho as originais, tenho os almanaques. Vamos lá: "Negócios com o Diabo" saiu em Almanaque do Cascão #35. Já "Na casa do papai", a HQ dos pais do Xaveco separados, saiu no Almanaque da Mônica #30. Falando nos almanaques, vc reparou q as capas do almanaque do Cascão #35 e #40 são parecidíssimas? Assim como a atual e o #38.
ExcluirSe tem uma história que li no Almanaque da Mônica que gostei bastante foi "A Filha do Sr. Roque Ferro", do #36. Aliás, gostei bastante também do Alm. do Cacão de mesmo número. Vc sabe me dizer quando foi que foi republicada a última HQ da edidora Abril em um almanaque normal? Ah, sugiro que vc fale em um post sobre as capas dos almanaques que fazem citações a outras capas (tipo o Alm do Chico Bento #35 faz uma citação à Chico Bento #1 da Globo)
Até mais.
Ah, a HQ que vc citou deve ter sido "Fim de Semana com o Papai!", republicada em Alm. do Cascão #30 (aliás, com uma publicidade bem chula e óbvia sobre o filme).
ExcluirTem várias outras HQs polêmicas como "Reencarnação", de Magali #367, "Quando Ser Forte Incomoda", republicada no Alm. da Mônica #31, entre outras (tem uma HQ que o diabo fala que quer a alma do Cebolinha, mas ele entede que o diabo quer a "alma de blinquedo" dele. Só não me lembro o número e o título).
Me lembro que vc falou nos comentários do post da HQ "A Fome" que as histórias da Rosana eram bem incorretas. Bom.
Me bateu uma típica "Nostalgia de Sábado". Me lembrei que ficava a semana inteira bem-comportado para ganhar dois reais de meu pai. Depois da escola, ia na banca com meu irmão, juntávamos nosso dinheiro e comprávamos uma revista TM.
Saudades...
Maurício, não esquenta, não. Eu tbm baseei pelo blog dele, quando ele atualizava e pelas datas das hqs antigas q ele colocava lá. E eu vi a postagem do Kleiton sobre a Rosana, muito bom.
ExcluirSobre essas hqs, eu li "A Filha do Sr. Roque Ferro", "Fim de Semana com o Papai!" e "Quando Ser Forte Incomoda"... essa última é excelente. Já "Negócios com o Diabo" acho q li, mas não me recordo bem. É com a Turma da Mônica ou com a do Penadinho?
Sobre capas parecidas, já tiveram muitas com piadas iguais ao longo dos anos. Om problema é q gosto de colocar foto com boa resolução. às vezes eu tenho uma delas, mas não tenho a 2ª versão, q saiu anos mais tarde. Se eu achar por aqui algumas, vou ver se faço uma postagem sobre isso.
Muito legal a sua nostalgia. Bons tempos,mesmo. Abraços
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirDesculpe, tive que apagar por um erro de grafia.
ExcluirMarcos, três coisas:
1- Vc sabe me dizer quando foi que republicaram pela última vez uma história da Ed. Abril em almanaques formatinho?
2-Espero que vc tenha gostado das sugestões de postagens que sugeri.
3- Vc sabe me dizer se a MSP vai estar presente na Bienal do Livro de Salvador (é que os antipáticos do Facebook da TM não me responderam)?
Obrigado e até mais!
Marcos, vc acha bom eu forrar as minhas revistas TM da PANINI com papel contact? Ou encadernar tudo?
ExcluirNa verdade, "Negócios com o Diabo" pode ser intitulada como sendo do Penadinho, apesar da apresentação ser apenas o título. A história é assim: um homem chama o diabo, querendo dinheiro. O coisa-ruim, óbvio, quer sua alma. Ele aceita o acordo, mas o homem só recebe metade do dinheiro que queria. No final, se arrepende e dá o dinheiro a um necessitado. Após isso, aparece um anjo, que fala:"Um dia, esse ainda vai pro céu...".
ExcluirO ruim de não aparecer o diabo é que também não aparece Deus, nem as pessoas orando e indo à igreja...
Essa história pode ser intitulada assim pelo lado sobrenatural. Mas não pense que a última vez em que os personagens apareceram orando foi antiga. Aconteceu pela última vez em Chico Bento #77. Apesar de ter sido uma história de uma página, foi muito boa, brincando com a característica dele. Também tem uma tirinha final no Almanaque da Mônica #27 (PANINI), linda.
ExcluirAté mais.
Maurício respondendo suas perguntas:
Excluir1- Vc sabe me dizer quando foi que republicaram pela última vez uma história da Ed. Abril em almanaques formatinho?
Sim, no Almanaque do Chico Bento nº 50 (Globo, 1999) tem algumas hqs q foram as últimas republicadas. Na "Coleção Um Tema Só nº26 - cascão Super-heróis" (2000) tem tbm algumas hqs da Abril, o último almanaque especial com hqs da Ed. Abril. Depois disso, dentre do q vi quando raramente republicaram, foram re-republicações.
2-Espero que vc tenha gostado das sugestões de postagens que sugeri.
Gostei sim. Anotei as sugestões e se der eu faço algo.
3- Vc sabe me dizer se a MSP vai estar presente na Bienal do Livro de Salvador (é que os antipáticos do Facebook da TM não me responderam)?
Nem sei cara, na verdade nem sabia q ia ter Bienal em Salvador rsrsrs... Quem sabe vc entrando na página do facebook "Revistas Turma da Mônica" ou de algum roteirista como Paulo Back ou Sidney Gusman talvez respondam.
4-vc acha bom eu forrar as minhas revistas TM da PANINI com papel contact? Ou encadernar tudo?
ExcluirNem um nem outro. Acho q vc devia manter como está. Principalmente a encadernação acho um custo alto e descaracterizam as revistas. Eu sou contra.
Caso vc quiser assim mesmo, vale a pena dar uma conferida nessas postagens do blog do Kleiton, contando as vantagens da encadernação de formatinhos.
http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2011/08/encadernacao-particular-de-gibis.html
http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2013/04/formatinhos-encadernados-flash-gordon-e.html
http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2013/04/historias-atualmente-impublicaveis-do.html
Realmente não lembro de ter lido essa hq "Negócios com o Diabo", mas é bom saber q ás vezes republicam hqs com diabos nas revistas.... pq nas revistas inéditas, nem pensar. Vou ver se encontro esse almanaque do cascão pra ver.
ExcluirLegal suas observações sobre os personagens orando. espero ter ajudado nas suas dúvidas. Abraços
Na verdade, gostaria de forrar as da TMJ pq a capa parece que é dupla face, e acabam se soltando...
ExcluirAqueles ignorantes do Face não me respondem... vou seguir sua sugestão, quem sabe dê certo.
Ah, e valeu pela ajuda, cara...
ExcluirVc sabe me dizer de algo para resolver isso (vc deve ter alguns encadernados de capa brochura e deve ter acontecido o mesmo...)?
Estou fulo da vida com a MSP pq não vai ter número zero de Chico Moço por aqui. O jeito é comprar no mercado livre. Vou dar um jeito.
Valeu.
Eu coloco as revistas com capa brochura dentro de plásticos, conserva melhor. Isso os mais recentes.
ExcluirSobre Chico Moço zero, se vc tiver o livro "Chico bento 50 Anos" nem precisa ter, já q a história é a mesma. Caso fizer questão, espera mais um pouco q deve sair junto em alguma revista mensal de brinde, nem q seja ano q vem.
Abraços
E vc, aproveitou a bienal do Rio? Algum gibi TM que chamou atenção?
ExcluirNem fui na Bienal, não deu. Os livros vou comprando na internet e gibis só me interessou a Mônica 81.
ExcluirAdoro tuas postagens, é incrível o material que tu consegue reunir para montá-las e fazer todas as observações que me fazem concordar contigo em gênero, número e grau.
ResponderExcluirEssa de colar cartazes eu não sabia... que besteira!!! Ficou um troço nada a ver... gente, gibi não é para ser feito de histórias certinhas que condizem com a realidade, caramba... o bom deles é justamente poder imaginar situações totalmente impossíveis e malucas... olha, quando vi o Cascão lavando as mãos na capa da revistinha quase ganhei um mini enfarto aqui, hehehe! Anos vendo o pavor dele em sequer chegar perto da água, pra estar estampado numa capa ele sem mais nem menos lavando as mãos??? Tenha dó!!!
Nanda, q bom q gostou, tento fazer o melhor possível.
ExcluirConcordo contigo, totalmente sem noção essas mudanças. A gente compra gibis para se divertir, fugir da realidade e não para essas frescuras.
Entendo q vc não sabia do muro pq vc não compra gibis novos. E olha q citei só 4 casos da época q eu colecionava, q estavam começando devagarzinho. Agora, as coisas ainda bem piores q vc nem imagina.
Essa do Cascão lavar as mãos, e ainda em uma capa, foi a pior coisa q eu vi. Traumatizou muita gente, com certeza.
Pelo que percebi, essas mudanças foram acontecendo gradualmente, até o momento em que revelou a preocupação dele com o politicamente correto não foi? Primeiro uma coisa, depois outra, até que emitiu até uma nota. Eu não entendo como um artista igual ao Maurício se prende a isso!
ResponderExcluirSim, Heri, foi gradual, principalmente os cartazes no muro e as armas de fogo. Aos poucos, iam acrescentando uma paranoia nova, e até hj é assim.
ExcluirA nota dos cartazes deve ser pq devia ter muita gente reclamando vendo aquilo e quiseram dar uma satisfação pública. Não dá pra entender mesmo, como o Maurício se sujeita a isso em seus gibis. Vai entender...
Só o Emerson Abreu pra fazer a gente esquecer um pouco o politicamente CORRECTO.
ResponderExcluirMarcos, pq vc não faz matérias dos achados nos sebos?
ResponderExcluirAs hqs do Emerson são engraçadas, sim, mas até ele tem q tomar cuidado com o q coloca senão não é aprovada pelo Maurício. Mesmo assim, gostava mais das primeiras hqs dele de 1997/98 q tinha mais liberdade pra criar. Já teve hq de colocarem um sapo na privada e dar descarga (CB #129)
ExcluirSobre os achados nos sebos são tantos raros q já achei q não caberia em uma postagem rsrs. Talvez eu faça.
Tem uma HQ do Cebolinha de 2002 em que aparece uma barata na cabeça dele, muito boa.
ExcluirRsrs... é engraçado isso... tem tbm uma q a família do Cascão tem q lutar contra um ninho de baratas q se manifestou na casa deles. Hq "Las Cucarachas", do Emerson - Cascão 303 (1998)
ExcluirE essa história leva a outra do politicamente correto: "Las Cucarachas" foi rebatizada, no site oficial, de "Ai, que medo!".
ExcluirAté hq não entendo pq mudaram o nome da hq no site antigo.
ExcluirE no site novo, também: http://turmadamonica.uol.com.br/quadrinhos/
ExcluirNem tinha visto, vi agora... um absurdo. A gente tem referência de hq marcante pelo título e mudando pra um q não tem nada a ver, não sabe qual é. provavelmente se republicassem em algum almanaque, tbm colocariam "Ai, que medo!". Lamentável.
ExcluirOi Marcos, quando uma coisa começa a mudar muito e constantemente, acaba se tornando outra coisa. É o que aconteceu com a Turma da Mônica. Parece que não estamos falando daqueles personagens e suas histórias, mas, de novos personagens e novas histórias que apenas usam a imagem popularmente conhecida e consagrada, para fazer os gibis atuais. A TM não evoluiu ou foi reinventada, simplesmente deixou de ser o que era e passou a ser outra coisa. Abs.
ResponderExcluir"A TM não evoluiu ou foi reinventada, simplesmente deixou de ser o que era e passou a ser outra coisa. "
ExcluirSim, Paulo infelizmente hj não tem mais nada do q era em relação à turma clássica, só os nomes dos personagens. A gente sempre espera uma evolução pra melhor, mas não foi o q aconteceu. Lamentável.
Abraços
Gibis e livros servem pra gente fugir um pouco da realidade e viajar na imaginação. Não pra ficar tentando dar "explicações razoáveis", como se crianças não tivessem inteligência suficiente.
ResponderExcluirVerdade Ana, ainda mais q crianças são espertas até demais, sabem diferenciar muito bem realidade de ficção. O q custava manter a fantasia, que elas sabem q se trata de fantasia. Não dá pra entender o q passa na cabeça do Maurício...
ExcluirO politicamente correto conseguiu o que seria de pior para personagens tão emblemáticos como a Turma da Mônica: eles ficaram descaracterizados. Uma Mônica que não bate, um Cascão que lava a mão e toma banho, Cebolinha falando certo, etc. acabou por tirar toda a graça que fazia deles personagens tão únicos.
ResponderExcluirCreio que o Maurício tenha levado essa coisa da turma ter influenciado gerações de crianças a ler e a ensinar coisas através de sua histórias tão à sério, que os personagens tiveram que ser minimizados a meras crianças que ensinam as coisas didaticamente e a passar uma boa imagem. Acho isso uma pena.
Às vezes tenho essa impressão de que o Maurício tenha feito essa coisa de namoro, casamento de Mônica e Cebolinha, Chico Moço e tantas outras coisas que tiram a originalidade deles para ainda continuar vendendo. Creio que tudo isso deveria ficar apenas na imaginação das pessoas.
Marcos, pq vc não mostra sua coleção? Fica aí uma sugestão, acho que o pessoal iria gostar.
Gde abç.
llpsdll, o problema do politicamente correto é justamente isso: descaracteriza os personagens. Muito ruim isso, só dá pra lembrar dos verdadeiros personagens nas hqs antigas.
ExcluirTambém acho q TMJ e Chico Moço é só para alavancar as vendas e continuarem vendendo algo.
Quando der, posto minha coleção. Abraços
Marcos,
ResponderExcluirmuito legal ver essa postagem e acompanhar um poucos sobre algumas mudanças.
"os roteiristas tinham total liberdade para criar as histórias."
- Certamente, o limite era o bom senso. Não veríamos uma suruba ocorrendo na casa da Mônica nem o Cascão cheirando pó. Mas, de resto, as HQs tinham os pés no chão: havia bandidos no Limoeiro porque há violência, por exemplo.
"Perceba a diferença da palavra "supercola" e "amadurecer"."
- Muito mal feito. Alguém rabiscou as alterações às pressas. Poderiam ao menos ter pedido isso a um especialista.
"A primeira vez que fizeram essa substituição, foi na história "Pegue e Pague""
- Bom saber onde isso começou. Engraçado que os roceiros andam sempre com espingardas e facões. Já cansei de dar carona a matuto carregando uma garrucha. Só diminuiu mais isso após a ridícula Lei do Desarmamento, patrocinada pela PT como um dos pontos de seu projeto de poder. O Nhô Lau armado era até uma boa advertência aos meninos que liam os títulos: cuidado ao invadir o que é do próximo! Quando eu era guri e jogava bola na rua, uma senhora mostrava um facão pra gente, dizendo que rasgaria a bola se batesse na porta dela. Ninguém cresceu traumatizado por isso e era até divertido ver a senhoria nervosa.
Li a história do especial Clássicos do Cinema e tb acredito que a madeira já estava na mão do Nhô Lau. Afinal, depois das mudanças ele não carrega mais nenhuma arma, mesmo.
"colocaram ainda uma propaganda tosca nos gibis"
- É. Os meninos no Limoeiro andam com cartolina no bolso para tudo. Não é porque os garotos veem o Cebolinha riscando muros que farão o mesmo. Na verdade, os meninos por aí não leem é nada e riscam tudo o que é porta em escolas; em especial nas públicas.
"fazem uma capa da revista dele lavando as mãos"
- Eu não sabia dessa história do dublê. Acho que o MSP se arrependeu da bobagem e quis voltar atrás.
Acho interessante a sugestão do colega acima, sobre vc nos mostrar um panorama de sua coleção.
Abraços!
"os roceiros andam sempre com espingardas e facões."
ExcluirPois é, antes as hqs tratavam a realidade do mundo, não escondia nada, hj querem fazer um mundo faz-de-conta, em q tudo é perfeito, sem brigas, violência, sem bandido, etc. Tudo muito didático. Sinceramente, é muito chato assim.
Eles pensam q as crianças vão fazer tudo q os personagens fazem, mas criança não é burra, é só mostrar q não é certo e pronto.
"Eu não sabia dessa história do dublê. Acho que o MSP se arrependeu da bobagem e quis voltar atrás."
Sim, uma burrada sem tamanho e uma explicação mais idiota ainda. Eu não aceito isso.
Quando der, posto minha coleção. Abraços
"Tudo muito didático"
ResponderExcluirOlha, nem acho didático. Penso que, com essa conduta restritiva que chega a ser quase alienante, não estão ensinando muita coisa às crianças.
O MSP tentou se didático, correto etc.. Acabou metendo os pés pelas mãos e produzindo histórias para oligofrênicos, apenas.
Quem perdeu "somos nozes", leitores.
No aguardo da coleção.
Como vc tem muito formatinho, poderia fazer algo como fez o Paulo Gibi: um estante sob medida para eles!!
Com certeza, quem perde com tudo isso são os leitores, tanto os antigos e até mesmo os novos .
ExcluirSobre a coleção, eu guardo tudo dentro do guarda-roupa, acho melhor. Tem bom espaço nele. Abraços
Achei essa postagem excelente. Foi muito bom (ou ruim?) ver onde começou todo esse besteirol que só foi piorando. Meu primo tem essa edição do Cascão de 2007, mas eu não tinha entendido direito pois li muito rápido e não conhecia a capa original. Acho que mesmo parecendo ridícula a explicação, foi muiot válido, pois ao menos foi consertada uma burrada feita quase 10 anos antes.
ResponderExcluirLer essas coisas sobre o politicamente correto eu fico preocupado. Essa semana li uma notícia que me deixou até meio "desnorteado". O Cartonn Network vai cancelar nada mais, nada menos que VINTE E SETE episódios de Tom e Jerry por conter, na visão doente dele, cenas muito explícitas de violência. Quando li isso fiquei perplexo, primeiro por ser fã do desenho desde que me entendo por gente, e segundo por pensar em todas as outras coisas que tem acontecido em outros meios como a própria Turma da Mônica. Eu ainda tinha alguma esperança, mas é como você disse, o politicamente correto veio pra ficar. Essa tendência é não só da MSP como de todos os meios! Só tenho que me conformar mesmo de viver de nostalgia pelo jeito.
Fizeram explicação só pra tentar consertar a burrada, mas pra mim essa explicação não me convence, só achei meio engraçada, apenas isso.
ExcluirMuitas hqs da Turma da Mônica tinham inspiração nesses desenhos clássicos, como Tom e Jerry, Pica-Pau, Pernalonga, Tiny Toon e tantos outros. Os personagens caíam no precipicio e na outra cena, já estavam inteiros prontos para a outra. Nos gibis, eram a mesma coisa.
Aí vem o MJ e proíbe esses desenhos agora. Muita falta do q fazer. A MSP já se adiantou e fizeram isso antes. Infelizmente, politicamente correto é a tendência daqui pra frente para tudo.
O politicamente correto tirou toda a graça das histórias. A Turma da Mônica mudou totalmente, e para pior. Será que o Mauricio não percebe isso? Será que os gibis continuam vendendo do mesmo jeito?
ResponderExcluirBela postagem, Marcos.
Se evoluissem para melhor, tudo bem, mas infelizmente não foi isso. Uma pena. Acho q continua vendendo bem, até pq não tem muita concorrência.
ExcluirSó q muitos descartam logo e vendem para sebo. Ultimamente, a gente vê mitas edições recentes em sebos.
Legal q vc gostou da postagem. Abraços
Pelo o que sei, o carro forte da editora anda sendo Turma da Mônica Jovem, pq a Turma da Mônica clássica ficou tão descaracterizada que ninguém aguenta mais. Mudar características pelo politicamente correto não funciona em personagens que vivem num universo que depende de status-quo.
ExcluirÉ, andam muito descaracterizados, isso não é bom. Magali sem comer exageradamente, Cascão sem brincar no lixo, Chico só tirando nota boa na escola, etc. Sinceramente não dá, tira a essência deles.
ExcluirLeio os gibis da turma da Mônica desde os 4 anos, como não frequentava a escola nessa idade, minha mãe me ensinou em casa. Tenho esse vício até hoje, com quase 22 anos. De um tempo pra cá notei essa mudança, principalmente após a revista passar a ser da Panini. Odiei. Ainda compro, mas só de sebos, olhando a data ainda por cima, compro no máximo até as de 1998.
ResponderExcluirTrabalho em loja de roupas e alguns dias atrás achei uma revista da Mônica perdida, algum cliente tinha acabado de comprar e esqueceu lá... eu li mas perdi até a vontade. Nela o Cascão tomou banho, e não deu nenhuma satisfação. Achei riiiidiculo
Pois é, isso é péssimo, descaracteriza o personagem. Nada a ver.
ExcluirPôxa, tava ouvindo uma musiquinha boa, aqui, do Bon Jovi, e quando eu vi o Cascão lavando as mãos, meu fone até pifou, rsrsrsrsrs....
ResponderExcluirSério, essa capa é ridícula.
kkkk. Q azar hein. Ops... falta de sorte, pq a palavra azar, não pode rsrsrs
ExcluirCompletamente ridícula essa capa. E pior ainda foi tentar consertar o erro na Panini. Lamentável.
na história ''ceboflash'' da versão do almanaque temático,cebolinha mostra um desenho da mônica no cartaz até ai não foi nada.mas quando cebolinha começa a fazer vários desenhos em um ''muro vazio'' em alta velocidade do nada apareceu um cartaz enorme onde ele riscou dai eu pensei: ''como diabos esse cartaz apareceu lá?'' isso está sendo lamentável tanto pro estúdio como pra panini que publica essas histórias.
ResponderExcluirNão dá pra entender né? Ficam tão preocupados em ocultar absurdos clássicos nas hqs, e fazem essas coisas mais absurdas ainda. Uma pena.
ExcluirE nudez,então?
ResponderExcluirNudez, nem pensar rsrs
ExcluirÉ... Não é a toa que mesmo quando eu era criança eu preferia escolher o almanaque e vez da edição do mês quando ia na banquinha... E ria bastante e nunca fui influenciada pela porquice do cascão ou pelo "vandalismo" nos muros. Isso porque tive pais que me ensinava a diferença entre ficção e realidade, que tal coisa era engraçada nos quadrinhos ou na TV mas que na vida real traria sérios problemas. Mas parece que os pais de hoje só querem ser a tarefa de criar os filhos para as mídias, censurando tudo, e artistas e escritores é que pagam o pato, tendo que mudar seus roteiros e personagens em prol de um politicamente correto que em vez de ajudar acaba colocando as crianças dentro de uma bolha que não sabem se virar. Como diria o Xaveco (adoro o Xaveco :d) "o fruto dessa geração de mães superprotetoras são esses meninos porcelana que quebram logo na primeira queda". E olha que eu cresci com as HQs de 1989/2004!
ResponderExcluirPois é, é só educar os filhos, mostrando o q é certo ou errado. Sem contar q muitas vezes os personagens se davam mal no final, mostrando q aquelas atitudes não era certa e não deve seguir o exemplo deles. Tipo, tem uma hq q postei esses dias aqui no blog, a Magali comeu torta queimada e quente do Papai Noel e deu dor de barriga nela. As crianças vendo isso aprende que não deve comer torta queimada ou comida estragada. E por aí vai.
ExcluirRealmente a partir dos anos 2000, os almanaques ficaram melhores do q as mensais. E sábias palavras do Xaveco. Muito certo isso.
atualmente a violencia aumentou. antigamente era menos. as revistas com censuras são para educar? -_-.. antigas revistas sempre tinha algo para refletir.
ExcluirVerdade, sempre dava refletir depois sobre os assuntos abordados. Educava até mais. Assim que era legal.
ExcluirEsse politicamente correto é uma maldição que parece que os gibis da turma da mônica vão ter que aguentar até o fim.Não suporto essas mudanças não tou dando á minima se as historias são incorretas ou não e se é para republicar com essas mudanças,seria melhor nem republicar de jeito nenhum!
ResponderExcluirno almanaque do cebolinha desse mês parece que tentaram desenhar um cartaz onde não tinha mas esqueceram de colorir e ficou dando a impressao que tinha um cartaz desenhado, o que já tava ruim conseguiram piorar
ResponderExcluirEssas alterações são sempre ridículas
ExcluirEu acho que os almanaques, ao invés de ser alterado, e causar revolta, eu acho que eles deveriam por um aviso bem grande na primeira página escrito "Essas histórias são de outros tempos,onde o politicamente incorreto convivia conosco.Não iremos alterar os desenhos, pois se alterar,acabará destruindo o trabalho dos desenhistas da época que se esforçaram muito pra fazer um trabalho de qualidade,e nem os textos, pois irá contra os letristas e os roteiristas. Não aceitaremos reclamações,pois vários dos funcionários que trabalharam nessas histórias antigas já não trabalham mais no Estúdio da MSP,e reclamar com eles,seria o mesmo do que reclamar com nada. Agradecemos.Boa leitura e boa diversão". Tipo,pelamor de Deus!Eu comprei um almanaque,e num quadro,o Cascão está andando,até que aparece um garoto apontando o dedo,e o Cascão corre com medo...Perái,tá com medo de um dedo?!Isso era para aparentemente ser uma arminha d'água, ou seja,se o Cascão está com medo de água nessa cena,significa que aquele menino iria atirar água com o dedo!É tipo aquela "épica" cena que apareceu em outro gibi, que você até analisou o mesmo, com o Dudu atirando água pelo dedo!E quando eu vi aquilo,eu comecei a rir de tão ridículo,até porque,melhor rir do que chorar,né. Aliás, eu li as revistas da TM,assisti Tom & Jerry,Pica-Pau, e nunca virei um criminoso!Revoltante isso.
ResponderExcluirRevoltante mesmo, chega a ser engraçado essas alterações sem sentido. Deixava como estava ou simplesmente não republicavam mais. Todo almanaque tem alguma alteração, sempre boba por sinal.
Excluir[Apaguei por erro de ortografia]
ResponderExcluirJá já vão ter que censurar os olhos roxos da coelhadas pra não "gerar violência"... Ou essas crianças são muito burras e não tem um pingo de noção ou os pais são burros e não conseguem mostrar para os filhos o que é "certo e errado" em um gibi.
Eles não aboliram de vez a Mônica batendo nos meninos porque é a essência da turminha, mas sempre que podem evitar eles fazem. Normalmente hoje em dia aparece a Mônica só correndo atrás deles em vez de aparecer batendo e eles com olhos roxos. Com certeza, eram os pais que tinham que mostrar o que é certo ou errado.
Excluirnao é melhor fazerem um gibi como eram no passado e colocar na capa +18?????
ResponderExcluirtenho uma sugestão melhor.Almanaque turma da mônica anos 80 e 90,PROIBIDA PARA CHATOS E PURITANOS .
ExcluirSeria bom mesmo, tendo histórias só dessas décadas com certeza teria classificação indicativa, nunca seria liberado para todas as idades.
ExcluirSeria uma boa ideia isso kkkk
ResponderExcluirEu já tinha comentado isso, mas como ta no assunto, vou falar de novo: Na ''ALMANAQUE DA MAGALI 4 (ou 3) '' Tem uma hq que os meninos RABISCAM no muro. Sem cartaz. Quando eu vi aquilo eu fiquei tipo... TURN DOWN FOR WHAT! E pra piorar, quando os personagens ainda interagiam nos gibis nos almanaques, a magali disse que eles não faziam mais isso. Eu achei bem estranho pois ainda bem que não foi de passada e não foi um erro não colocar os cartazes. Pois acho q se não tivesse isso, com certeza mesmo, colocariam os cartazes...
ResponderExcluirAVISO : QUANDO EU DISSE ''quando os personagens ainda interagiam nos gibis nos almanaques'' Eu quis dizer que quando vc virava a página, o personagem fica falando tipo '' vc vai adorar o almanaque! tem várias hqs boas e divertidas, vire a página e boa leitura!''
ExcluirPor ser um almanaque e era uma história provavelmente dos anos 90 e eles não fizeram alteração. Nos primeiros almanaques da Panini eles mudavam pouco os conteúdos das originais. Essa paranoia maior ficou de 2013 pra cá.
ExcluirNos primeiros números da Panini muitas vezes não mudavam nos almanaques, mas avisavam nessa página do frontispício ou em um rodapé da própria história que tais cenas não existiam atualmente.
se pichar muros é vandalismo, colar cartazes é desperdício de papel, era melhor não ter cenas dessas nas histórias
ResponderExcluiro cebolinha pensando certo achei foi melhor, o problema dele é só na fala, mas deviam deixar como era na original
o nhô lau preferia que continuasse dando tiro de espingarda mas n achei uma alteração ruim, inclusive em uma hq ele fala que aposentou o velho trabuco por causa do politicamente correto
ps: "como era na original" só quando a hq foi republicada
ExcluirPor aí mesmo, nada a ver colar cartazes nos muros e Nho Lau dando tiro era bem melhor.
ExcluirLi no último Almanaque Temático do Chico Bento (lendas e folclore) uma história em que um caçador acuava e amedrontava um casal de lobos apontando para eles... um estilingue! E dizendo que eles virariam casaco... Com toda certeza havia um revólver na publicação original, não? A história se chama "Lobo nada bobo", e nela Chico Bento lê "O livro da selva" e pensa ser um lobo como Mogli.
ResponderExcluirEle pega é uma espingarda na revista original e agora mudaram par aum estilingue. Totalmente sem noção.
ExcluirO fato do Cebolinha pensar sem trocar as letras nem me incomoda, afinal ele não pensa com a língua. E além disso, os animais também não pensam sem poder falar? Em quantas histórias do Mingau já não vimos isso? Ou será que ele só deveria pensar "miau, miau" porque é só o que ele consegue falar?
ResponderExcluirAgora o resto é de uma falta de cabimento ridícula. Desde que aquela psicóloga idiota apareceu querendo impedir que os pais batam nos filhos, tudo que é feito pras crianças tem que ser sanitizado. Uma coisa que eu gostava na Turma da Mônica é que os gibis sempre falavam de assuntos sensíveis, como morte, política, crença religiosa (embora praticamente toda história com esse tema tivesse sido cristã), mas sem perder a comédia e a inocência da criança. Hoje não tem isso. Como disse um outro comentário, querem dar a pretensão de ser algo didático, mas quando ficam escondendo assim as coisas, não estão ensinando é nada. Aliás, não vejo o que se pode aprender com esses roteiros sem pé nem cabeça do Emerson, a não ser quantas caretas diferentes os personagens podem fazer. As histórias dele parecem mais Ren & Stimpy do que TdM, e foram o maior motivo pra eu ter parado de ler TdM em 99 (e não, eu não tinha percebido o politicamente correto ainda nesse tempo), e o pior é que parece que esses roteiros foram escritos sob efeito de drogas, o que derrotaria totalmente o propósito de ser PC.
Sobre a história dos cartazes: eu já rabisquei o armário da minha mãe uma vez, mas eu tinha 5 anos e fui devidamente castigado, o que me levou a aprender que riscar por aí não é certo. Ou seja, não continuei a ser "mal-influenciado" pela revista porque meus pais me ensinaram. Então o problema não está em riscar o muro (até porque giz é fácil de apagar, e eu sempre achei que era giz que os moleques usavam), mas o discernimento de saber que aquilo tem consequências. E além do mais, rabiscar um cartaz aleatório (como eu vejo muito nas últimas histórias) também não é vandalismo?
Quanto à remoção das armas, também acho ridículo. Criança manuseando eu até entendo, mas poderiam deixar claro que é uma pistolinha de água ou algo do gênero, pintando de uma cor diferente ou desenhando pingos saindo do cano, e tal. Mas nem mesmo a polícia e os bandidos podem carregar armas? Cara, até o Cartoon Network já deixou isso de lado e os pais deixam as crianças verem sem problema nenhum. Aliás, na primeira vez que eu vi o Nhô Lau sem espingarda, ele deu uma vassourada na cabeça do Chico, achei tão nada a ver aquilo. E o lance dos tiros de sal eu achava simplesmente cartunesco, nada de violento.
Sobre o Cascão lavando as mãos, acho mais ridículo ele fazer isso sem problemas. Lembro que teve uma história em que ninguém deixava comer se ele não lavasse as mãos. No final, o Cascão fica tão desesperado que ele não resiste e acaba lavando a mão só pra poder comer alguma coisa, mas isso é mostrado como algo traumático pra ele (ele chega até a desmaiar), ou seja, mais condizente com o personagem do que ele lavar a mão assim como aparece nessa capa. Além disso, uma hora ele deve ter percebido: "poxa, mas eu pego na comida com a mesma mão que eu limpo o bumbum?" Mas ainda acho que ele deveria manter a resistência dele à água a qualquer custo. Quanto ao lance de o Cascão não ir mais ao Lixão, poderiam trocar por um ferro-velho, ou algo assim, mesmo porque seria uma ótima explicação pra origem da sucata que ele usa pra fazer os brinquedos dele.
Concordo quando dizem que a onda do politicamente correto arruinou tudo, mas o que mais me desmotivou das revistinhas foi a descaracterização dos personagens. Tipo, eu entendo que o Cebolinha é uma peste, e às vezes pode até ser maquiavélico, mas será possível que ele não pode mesmo passar cinco minutos sem xingar a Mônica? Parece até compulsão. E quando foi que a Magali ficou tão burra? Antes, quando a história não focava na gula dela, ela dava bons conselhos à Mônica - aliás, ela não era só definida pelo estômago sem fundo como ela é hoje. Eu poderia continuar, mas estou estourando o limite de caracteres.
Não dá pra entender tantas implicância com as histórias, tudo é errado na visão deles, por isso as histórias estão bobas hoje. Nada disso faz sentido, são coisas normais do cotidiano infantil ou da vida real, não tinham que mudar essas coisas, tirando toda a essência dos personagens. Uma pena.
ExcluirO ultimo gibi da turma da monica que apareceu o cebolinha rabiscando o muro foi na monica Nº173 editora globo 2001 na tirinha tudo mudou
ResponderExcluirBom saber. mas aí foi uma exceção já que desde 1997 já haviam colocado cartazes nos muros nas histórias.
ExcluirEAE alguem atualmente compras essas revistas novaS/? como elas estao ? em detalhes ? politicamente correto ainda vive?
ResponderExcluirCada vez pior o politicamente correto, só ensinando boas maneiras, sem chance de acompanhar.
ExcluirO fim de uma era 😭😭
ResponderExcluirCom certeza, decaiu muito.
ExcluirOi, Marcos. Eu entendo que a Turma da Mônica está cada vez pior por causa do politicamente correto, mas, como vi em um comentário do vídeo de Tudo Sobre a Turma da Mônica, falando das histórias mais absurdas, um leitor antigo disse que deveria existir um meio-termo, ou seja, um gibi da Turma da Mônica pode ser usado como entretenimento para que as crianças pudessem se identificar com os personagens, mas, quem tem que educar as crianças são os pais e não um gibi/desenho/programa.
ResponderExcluirHoje em dia, a Turma da Mônica só virou algo institucional mesmo, com histórias voltadas para crianças de até 9 anos e, o pior, fazem histórias com lições de moral para não dar mau exemplo para elas.
Como você já havia notado, a Turma da Mônica está em decadência. Eu sei que decadência é uma palavra muito pesada, mas vários leitores antigos, como você, já notaram que, por causa do politicamente correto, começaram a surgir histórias mais fraquinhas, sem criatividade, e sem absurdos. Uma pena.
Se isso continuasse, a Turma da Mônica vai ser deixada de existir, para sempre.
Pra mim gibi é pra entreter, não pra educar. Uma ou outra educativa de vez em quando, tudo bem, mas o tempo todo fica sem graça. Acaba as crianças se desinteressando mais cedo de ler e colecionar. Como pais querem assim, aí eles atendem.
ExcluirQuanto ao fato do Cascão lavar as mãos, já teve uma penca de historinhas antigas em que ele fez isso, como nestas aqui (https://www.youtube.com/watch?v=IWKl8WERaJA Casco Cola, isséqueé), e mais uma em que ele salva o mundo fazendo isso devido a um rolo com uma invenção do Franjinha, pena que não achei na net. Mas você sabia que agora o personagem lava as mãos PARA MOSTRAR BOM EXEMPLO NA PANDEMIA? Esse sim achei um exagero: https://www.youtube.com/watch?v=ef_5E7di5JE
ResponderExcluirSim, eu sabia, hoje ele é porta-voz de higiene. E também mostrei alguns momentos em que o Cascão teve contato com água, incluindo essa do Casco Cola, aqui nesse link:
Excluirhttps://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/04/momentos-que-o-cascao-perdeu-invencibilidade-do-banho.html?m=1
Realmente, as coisas vão mudando mais e mais para pior... e o mundo não evolui, muito pelo contrário. Os adultos realmente DEVERIAM parar de subestimar as crianças...
ResponderExcluirNão deveriam subestimar crianças mesmo. A gente sempre pensa que evolução é pra melhor, infelizmente piora cada vez mais, tendência é ser assim de piorar.
ExcluirHahahah.... "Para provocar a Mônica, ainda resta ao Cebolinha outras opções: Mandar emails pela internet"
ResponderExcluirFoi de pichação para cyberbullying, que bacana XD
Cresci lendo as histórias em quadrinhos da turma da Mônica, e concordo que as antigas eram mais engraçadas... Por causa disso não gosto do "politicamente correto", mas acho que pode existir um meio-termo.
ExcluirPor exemplo: Não acho um absurdo eles usarem o Cascão como exemplo para incentivar higiene para as crianças no contexto da pandemia do COVID-19, acho que se eles têm oportunidade de causar impacto positivo com as histórias, eles deveriam fazer.
O problema é que tradicionalmente as historinhas têm, em primeiro lugar, o intuito de divertir, e quando você faz tudo certinho demais, você acaba com a diversão das histórias (que muitas vezes é ver o personagem fazendo coisa ruim mesmo).
Sobre a espingarda de sal do Nhô Lau e o Montanha Suja (lutador de boxe) que eles tiraram do quadrinho, acho que é primeiramente uma coisa generacional. Tipo, a turma da Mônica começou em um contexto que essas coisas talvez fossem comuns, mas hoje em dia eu acharia meio estranho uma criança gostar de ver luta de boxe (?) e isso é um problema que inevitavelmente acontece em uma obra tão antiga como turma da Mônica. Tem que saber se adaptar sem perder a graça.
Seria engraçado o Cebolinha xingar a Mônica por e-mail, acho que já teve história assim nos primórdios da internet. O meio termo seria o ideal, aí eram como as histórias dos anos 2000 que seguiam esse estilo que tinha o politicamente correto, mas não exagerado como se encontra hoje. Tem certas coisas que não precisam ter como eles com armas na mão ou enfrentando bandidos ou assistindo lutas de boxe, não fazem falta em histórias novas, só não se devem alterar conteúdos nos almanaques, era só não republicar se acham tão errado.
ExcluirA Filha do Sr. Roque Ferro é uma história que andei pensando nesse dias e até que podia ser divulgada aqui, assim como A Procura de Severino, publicada pela abril na revista do Chico sobre o personagem do título, Severino, que não aceitava a desigualdade entre as pessoas e buscava conscientiza-las sobre a igualdade, até que no fim, ele encontra um lar na aldeia do Papa-Capim.
ResponderExcluirSão boas essas histórias, quando der, eu posto aqui.
Excluir