domingo, 27 de dezembro de 2020

Os parentes da Magali (Parte 2)


Postagem Nº 900 do Blog. Há algum tempo havia postado sobre a família da Magali e parentes dela que haviam aparecido em apenas uma história. Já tinham bastante e por incrível que pareça encontrei outros parentes da Magali e, assim, nessa postagem mostro esses que faltaram.

A família fixa da Magali é composta pelos pais Seu Carlito e Dona Lili e o eu gato Mingau morando na casa dela, assim como a avó Dona Gertrudes (mãe de Dona Lili), avô Seu Genésio (casado com Dona Gertrudes), avó Dona Cota (mãe do Seu Carlito), Tia Nena (tia-avó por parte de mãe), Tio Pepo (casado com Tia Nena), primo Dudu e seus pais sendo tios da Magali (Dona Cecília, como irmã do Seu Carlito e eu Durval, casado com Dona Cecília). Fora esses, tiveram vários parentes de uma história só, normalmente tios e primos que gostavam de criar de acordo com cada roteiro. Além os da outra postagem, tem esses desta que mostro a seguir.

Teve a prima Carla, que apareceu na história "Um pequeno problema", de Mônica Nº 74' (Ed. Abril, 1976). Nela, Mônica fica deprimida por ser baixinha e Magali tem ideia da Mônica falar bem alto, nunca viu uma voz tão autoritária como ela. Mônica passa a falar muito alto com todo mundo, assustando todos com a força das suas cordas vocais. Porém, quando Magali apresenta a sua prima Carla, baixinha e que fala mais alto que a Mônica e dar lição de moral com muita sabedoria, deixa a Mônica mais para baixo e bem mais deprimida do que quando começou a história, chegando a ficar pequenininha. 

Prima Carla na HQ "Um pequeno problema" (1976)

Primo Joãozinho apareceu na história "Minha bolhinha!" por volta de 1978 e republicada no Almanaque da Mônica da Mônica Nº 37', de 1993. Mônica estava com vergonha de ter bolha nas mãos, piorando quando Cebolinha descobre e fica a perturbando e quando uma menina fofoqueira descobre e resolve espalhar para todo mundo. Magali apresenta o seu primo Joãozinho. Mônica tem interesse por, mas faz de tudo para esconder dele as mãos com bolhas, até enfiando cabeça em um buraco que nem avestruz. Joãozinho diz que não liga para as bolhas, sinal que tem mãos macias e eles passam a namorar e no final Cebolinha leva um tapa da Mônica deixando o rosto dele marcado com a mão dela. 

Joãozinho foi o primeiro e único primo menino figurante que a Magali teve, as outras primas eram só meninas de idades variadas. Poderiam ter colocado no lugar o Reinaldinho ou qualquer outro "menino mais fofo da rua", mas pelo visto quiseram colocar como um primo da Magali para diferenciar.

Primo Joãozinho na HQ "Minha bolhinha!"

Já na Editora Globo, teve o Tio Edu na história "O anticomilão", de 'Magali Nº 31', de 1990. Edu está com sua namorada Kátia e sempre que vão a algum lugar para comer, Edu coloca defeito que faz mal para saúde do tipo que linguiça é de má digestão, sanduíches causam úlcera, ovos fritos causam infarte porque é colesterol puro, doces engordam e estragam dentes e verduras tem agrotóxicos, um veneno para saúde. Sendo interrompido ao falar mal de carne, o casal vai a casa da irmã dele e chegando lá, descobre que ele era irmão da Dona Cecília e tio do Dudu, que é enjoado para comer e sabendo a quem ele puxou.

Tio Edu na história "O anticomilão" (1990)

Em 1990, o Edu era apenas tio do Dudu sem ter parentesco com Magali, já que o Dudu era apenas amiguinho dela. Depois que mudaram de forma fixa colocando o Dudu como primo da Magali e os pais dele como tios dela, então o Edu passou a ser considerado tio da Magali nos dias atuais.

Tio Edu na história "O anticomilão" (1990)

Na história "Férias de um gato", de 'Magali Nº 80', de 1992, tiveram a Tia Zel e as primas gêmeas Júlia e Juliana. Nela, Magali e sua família foram viajar na casa de praia da Tia Zel e levaram o Mingau junto, para o seu desespero, que não gostou nada de terem tirado do conforto da sua casa. Só o fato de sair de casa, já deixou Mingau apavorado e a situação piorou ao ver as primas gêmeas, que ficaram esticando, apertando o gato enquanto brincavam com ele, passando bastante sufoco. Mingau só passa ter sossego e considerando que está de férias quando volta para casa.

Tia Zel e primas Júlia e Juliana na HQ "Férias de um gato"

Primeira vez que Magali tem primas gêmeas para ver como eram bem criativos. Não diz se Tia Zel e as primas gêmeas são por parte de mãe ou de pai da Magali, mas dá para entender que seja de mãe. Essas parece que foram inspiradas em familiares ou amigas da roteirista Rosana Munhoz, ela gostava de criar histórias baseados em parentes e amigos da vida real.

Tia Zel e primas Júlia e Juliana na HQ "Férias de um gato"

Prima Patinha (Pati) apareceu na história "Não sou boneca", de 'Magali Nº 123', de 1994. Essa foi a prima mais velha que ela teve, foi prima por parte de mãe. Nela, os pais deixam a Magali com a prima Patinha, uma adolescente que cisma em ficar maquiando a Magali como se fosse boneca. 

Prima Patinha na HQ "Eu não sou boneca"

Mônica vai visitá-la e acaba sendo também maquiada pela prima Patinha, que ainda resolve tingir os cabelos delas. São salvas com a chegada dos pais da Magali e no final as meninas fazem o Mingau como boneco, enfeitando e maquiando o gato.

Prima Patinha na HQ "Eu não sou boneca"

Na história "Família de peso", de 'Magali Nº 199', de 1997, foram mostrados vários parentes da Magali de uma vez só. Magali estava inconformada por ser magrela demais e Mônica tem a ideia de ver álbum de fotografias da Magali para ver se puxou a alguém da família.

São mostradas, então, fotos dos tios dela, todos bem gordos e comilões. Mostrou a Tia Jurema, Tio Roberval, Tia Maricotinha, Tio Alfredo, Tio João e um tio que ela nem sabia quem era porque não cabia na foto de tão obeso que era. Ao ver foto da mãe, viu que era magrinha e Magali acha que puxou a ela. Porém, Dona Lili diz que a avó da Magali era magra quando jovem e ficou gorda depois de adulta, deduzindo, assim que Magali vai engordar quando tiver velha. Aí, Magali passa a comer muito pra aproveitar enquanto pode comer a vontade sem engordar.

Tios gordos da Magali na HQ "Família de peso" (1997)

Mostraram nessa uma avó da Magali por parte de mãe, sem ser a Dona Gertrudes. Ou seria outra avó aparecendo só nessa ou a intenção seria a Dona Cota, mãe do Carlitos, ficando na interpretação de cada um. Ela foi desenhada diferente e a Dona Cota, até então, já havia aparecido em 'Magali Nº 100' (1993) "Nº 118" (1993) e "Nº 166" (1995) com o mesmo estilo de traços. Se for Dona Cota, erraram ao afirmar que é mãe da Dona Lili, porém já a mostraram como mãe de Dona Lili em "Chapeuzinho amarelo", de 'Turma da Mônica - Uma aventura no Parque da Mônica Nº 12' (Ed. Panini, 2007). Para mim, ela sempre foi mãe do Seu Carlitos que veio do Ceará, bem mais coerente.

Avó da Magali na HQ "Família de peso" (1997)

Já a prima Ritinha apareceu na história "Magricela e comprida", de 'Gibizinho da Mônica Nº 82', de 1997. Mônica estava deprimida por ser baixinha e gorducha. Magali a apresenta a sua prima Ritinha, que dá dicas para a Mônica ficar alta e magra. 

Prima Ritinha na HQ "Magricela e comprida" (1997)

Na verdade, Ritinha não era daquele jeito, mas com sapato com salto bem alto, roupa com listras verticais, carregando bolsa e cabelos apropriados a deixaram com aspecto que era alta e magra e Mônica passa a pôr em prática as dicas da Ritinha para impressionar a todos, principalmente Cebolinha e Cascão para deixarem de xingá-la, mas se atrapalha para andar com o salto alto, cai e desiste, voltando ao seu estilo normal, mas no final Cebolinha e Cascão, bem atrapalhados, tentam também ficarem altos e magros.

Prima Ritinha na HQ "Magricela e comprida" (1997)

Sem dúvida a família da Magali foi a mais interessante, uma excelente árvore genealógica. Eles gostavam de criar parentes para ela e em todos os momentos foram bem decisivos em suas histórias e alguns até tinham potencial para ficarem fixos nas revistas. Todos os personagens tiveram seus parentes bons, mas os a Magali ganha, se reunir dos outros personagens não dariam duas postagens no mesmo nível. Se por acaso eu encontrar outros, atualizo nessa postagem.

Para ver os outros parentes da Magali, não deixe de ver  a primeira parte da postagem.

32 comentários:

  1. Impressionante a sua dedicação e gosto pela Turma da Mônica, Marcos. 900 postagens tem que ter amor pelo que faz, é um trabalho de muita pesquisa e tempo dedicado. Sempre postagens interessantes e informativas, como essa dos parentes da Magali, muito legal! Feliz ano novo a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Ricardo! É que eram tão bons que tem muito material legal para compartilhar. Essas postagens informativas são muito boas. Feliz Ano Novo!!!

      Excluir
  2. A prima Carla é tipo a Mafalda, eloquente, a história tem jeito de ser ótima. A Ritinha ostenta visual new wave. Magali tem uma parentada, bem mais que os três que com ela formam o quarteto linha de frente da TM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, ela parece a Mafalda. É uma história bem legal sim, muito divertido ver a Mônica ensurdecendo e assustando os outros ao longo da história só com a sua voz alta e forte. A Ritinha ficou com visual bem moderno, gostei dela também. Bem que os parentes da Magali poderiam ter sido mais aproveitados, dava tranquilo serem fixos.

      Excluir
    2. Marcos, o parentesco da Magali com Dudu é revelado em qual número?

      Excluir
    3. Foi em Magali Nº 391 de 2005. No caso, a Dona Cecília virou irmã do Seu Carlitos.

      Excluir
    4. Demorou bastante então, hein?! Fico aliviado em saber que minha memória não vai tão mal, cheguei a imaginar que fosse na minha adolescência quando ainda comprava bastante gibis da Turma da Mônica. Dudu e mãe nesse ano tinham por volta de dezesseis anos que haviam sido criados, a ideia não é má, devido a demora de mais de década prefiro a configuração original. Na edição mencionada há história sobre o tema ou simplesmente passaram para o parentesco sem destaque algum?

      Excluir
    5. Eu preferia quando eles eram só amigos e vizinhos. Nessa história eles estão na praia e é citado que eles são primos, mas não era o foco principal isso. Simplesmente passaram a ser primos sem explicação. Emerson que inventou isso e acabou ficando assim.

      Excluir
    6. Só para deixar mais claro, quando disse que fico aliviado por constar que minha memória não está tão mal, é que cheguei a supor que a configuração parental tivesse ocorrido quando eu ainda colecionava de forma intensa e que não havia me dado conta ou simplesmente não me lembrava mesmo com o resgate postado. Na década de 2000 comprei poucas revistas da Turma da Mônica sendo a maioria usada, gibis de décadas anteriores adquiridos nos primeiros anos deste século. Então não comi moscas, menos mal!
      O Emerson é o poderoso joio do trigo plantado por Mauricio. O parentesco de Zeca e Zé Lelé deve ser ideia dele também.

      Excluir
    7. Eu até pensava antes que foi em 2002 que Magali e Dudu passaram a ser primos. Embora tinha essa revista da Magali 391, pensava que era antes, mas me falaram que a estreia foi mesmo naquela história do Emerson de 2005. Zeca e Zé Lelé não foi ideia dele, mas faz sentido, já que os 2 são primos do Chico, nesse ponto estão certos, diferente de Magali e Dudu que não tinham ligação de parentesco nenhum.

      Excluir
    8. O que vejo de negativo no parentesco deles é a revelação tardia, assim como se deu com Magali e Dudu, esperaram demasiado tempo para mudanças tão significativas, tão importantes. Os parentescos de Zé Luís com Mônica, Capitão Feio com Cascão, Cebolinha com Salsinha e a separação de Piteco e Horácio não esperaram as consagrações dos personagens para efetuarem tamanhas mudanças, agiram corretamente nos quatro casos. Prefiro o Zeca restrito ao Chico, podendo sim interagir com os demais personagens de Vila Abobrinha, se o parentesco do Zé Lelé com ele fosse revelado nos 1980 daria muito certo também.
      O "genial" Emerson deve ter sugerido outras alterações como Titi ser irmão da Mônica, Franjinha e Zé Luís por serem os mais inteligentes do bairro se tornarem primos, Hiro passar a ter um primo da cidade que seria Massaru ressuscitado, Maria Cascuda e Cascão também como primos, o que dividiria opiniões quanto à questão de incesto, muitos aceitam namoros entre primos e muitos reprovam. Não duvido nada se esse sinistro roteirista propôs o que menciono aqui, se caso ocorreu, Mauricio recusou ou está pensando em cada caso.

      Excluir
    9. Se colocassem esse parentesco de Magali e Dudu nos primeiros anos seria mais aceitável, demorou muito mesmo pra acontecer e ficou forçado. A primeira vez que Zeca e Zé Lelé contracenaram juntos e revelado como primos foi em Chico Bento 94 de 1990. Mas não ficou muito abordando isso em anos posteriores, as vezes o Zeca contracena com os amigos do Chico quando ele está na roça, mas parece que não fica falando que é primo do Zé Lelé, pelo menos a que eu vi. Não sei se Emerson fez outras sugestões de parentescos do personagens, pelo menos não se concretizou.

      Excluir
    10. O parentesco de Zeca e Zé Lelé é bem mais antigo que pensei, melhor assim! O parentesco de Dudu e Magali é que chegou tarde demais, muito melhor da forma que estava, é como você disse, se mudassem com Dudu e a mãe ainda recentes, tipo no terceiro ou quarto ano do título não ficaria gritante, demonstraria respeito, compromisso e consideração para com os leitores. Não é porque eu sou o criador de personagens que deram supercerto, detenho os direitos autorais sobre eles que posso fazer o que bem entendo mudando o que está estabelecido, enraizado, consagrado, não é assim que a banda toca, existe uma coisa chamada compromisso, o que consagra uma obra é o empenho ferrenho de quem a cria levando ao reconhecimento por parte do público, ou seja, é uma relação de troca, você me exibe o circo e eu (público) lhe dou audiência, o público nunca será dono do circo, nem é justo que seja, mas, sem espectadores não há picadeiro que sobreviva. Compromisso é um pilar, pilares removidos causam desabamentos, não tem nada a ver com radicalismo, fundamentalismo, mudanças também podem ser bem-vindas desde que não colidam com nenhum pilar.

      Excluir
    11. Tem razão, mudar o consagrado vira falta de respeito, não dá. Não se mexe em time que está ganhando.

      Excluir
    12. Falou pouco e bonito, ou seja, falou tudo!
      Marcos, na sua postagem sobre a história "Chico Adão" há um comentarista chamado Romeu procurando por uma HQ, talvez já encontrou o que procurava, encontrei uma que em parte bate com a descrição dele, chama-se "Sob o domínio da mente", tenho certeza que já vi essa história antes, por sinal muito engraçada, deve ser de 1976, inclusive aparece um tal Pedrão que é o mesmo de "Cebolinha x Pedrão" que deve ser do mesmo ano, quiçá do seguinte, conhece uma delas?

      Excluir
    13. Não conheço ou pelo menos não lembro nenhuma dessas. E a história do Romeu também não lembro.

      Excluir
    14. Você deve tê-las, quando puder assista o vídeo de um tal de Gibis Poderosos Turma da Mônica com a história "Sob o domínio da mente", o final é cortado, não sei por que postam algo assim sem a devida revisão, conheço a história de algum almanaque, a outra é de Cebolinha 46 de 1976, tenho um exemplar da CHTM.

      Excluir
    15. Cebolinha 46 de 1976 eu tenho pela CHTM. Já a história do vídeo não tenho, é de Cebolinha 58 de 1977. Sacanagem não terem colocado o final lá, tive que baixar a revista pra conhecer o final, foi só um quadrinho com o Franjinha mandando Cebolinha e Cascão limparem a bagunça dos objetos no céu. Na história que o Romeu citou, pelo visto não é nenhuma das 2.

      Excluir
    16. Veja que o Pedrão (que não se chama Pedro) não firmou pé, faltou carisma para ser o terror oficial dos garotos.
      Existem outros vídeos de HQs clássicas da TM com trechos suprimidos, vi também pelo menos uns seis com pequeninos trechos fora de ordem. Com trechos de histórias dentro de outras assisti um que não me recordo no momento e "As nuvens de lama" de Cebolinha 98 de 1981, quando os garotos estão para desvendar a causa do fenômeno entra um trecho de sete quadros com a turma tratando de outro assunto, edição sem noção, é do mesmo que exibe o vídeo que você assistiu, não é somente este que edita de forma dispersa, existem outros prestando serviços assim. Revisão vem sendo algo cada vez menos utilizado. Assista quando puder, Marcos, como são nuvens, você vai ver o "cúmulo" de edição.

      Excluir
    17. Esse Pedrão não vingou, hoje tem o Tonhão como garoto encrenqueiro oficial. É ruim quando tem esses vídeos mal editados, deviam caprichar mais. Sinal que esse canal não é bom pra ver histórias.

      Excluir
    18. Lembro-me que um nome muito utilizado para esse tipo de personagem era Zelão, virava e mexia havia um Zelão ameaçando os garotos. O efetivado Tonhão não conheço.
      Marcos, sabe dizer se "As nuvens de lama" foi republicada na Editora Abril? Tenho certeza que conheci a história quando criança e não foi na edição original.

      Excluir
    19. Tonhão da Rua de Baixo no caso. Sobre a história "As nuvens de lama" foi de Cebolinha Nº 98 de 1981.

      Excluir
    20. Então a primeira republicação foi na Editora Globo, não é isso?

      Excluir
    21. Essa teve 2 republicações próximas. Uma em Almanaque do Cascão Nº 12 (Ed. Abril, 1986) e a outra em Almanacão de Férias Nº 2 (Ed. Globo, 1988). Eu só tenho as republicações, a original, não.

      Excluir
    22. Então está explicado de onde conheço, do Almanacão de Férias da Globo nº2.

      Excluir
    23. Tudo indica que foi nesse mesmo que você leu.

      Excluir
  3. Estava pensando aqui:a MSP deve ter um trabalhão,assim como a equipe de "Os Simpsons",para desenhar todos os parentes dos personagens!Juntando todos os personagens,parentes e não-parentes,dá uma imensa floresta genealógica!
    Deve ser por isso que o elenco de Charlie Brown(Peanuts)Snoopy se resume às crianças e bichos,os adultos nunca aparecem.Nem voz direito eles tem,pois suas falas são toques de trompete.Em outras produções,os adultos só aparecem dos joelhos para baixo,e olhe lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles quisessem reunir todos os parentes da turma ia ter trabalho, foram muito personagens de uma história só. Aí seria mais fácil terem só crianças como era no Snoopy. Se bem que o primos da turma a grande maioria eram crianças também.

      Excluir
  4. Será sua última postagem deste ano estranho,Marcos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tiver imprevisto, ainda vai ter mais uma postagem esse ano. Caso contrário, essa seria a última e a outra remanejada a primeira do próximo ano.

      Excluir
  5. Marcos,tem como fazer um post sobre a hq Feliz Ano Novo,da Tina?
    Essa é uma das poucas HQs sobre ano novo que eu já li,não lembro de muitas HQs da turminha com essa temática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato foram poucas histórias de Ano Novo, eles deixaram de lado e só fazem agora histórias de Natal. Essa da Tina foi a única de Ano Novo da Panini. Quando der, eu posto aqui.

      Excluir