segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Tina: HQ "Amizade ou paquera?"


Mostro uma história em que o Rolo passou sufoco para que sua namorada ciumenta não o visse junto com a Tina em uma lanchonete. Com 5 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 181' (Ed. Abril, 1985).

Capa de 'Mônica Nº 181' (Ed. Abril, 1985)
Nela, Rolo e Tina estão em uma lanchonete e quando Rolo comenta que fazia um tempão que eles não saíam para um bom bate-papo, ele vê sua namorada chegando na lanchonete e se esconde debaixo da mesa. Tina primeiro pensa que ele tinha perdido alguma coisa e depois que ele fala que é sua namorada, Tina deseja ir lá conhecê-la.


Rolo impede e fala que a namorada não pode saber que ele foi à lanchonete com a Tina, seria o fim do namoro, nunca ia acreditar que eles são só amigos. O garçom chega com o pedido e pergunta ao Rolo se perdeu alguma coisa e ele diz que vai comer ali mesmo no chão, dando desculpa que é ótimo para digestão, comprovado pela ciência gastronômica. 

Garçom acha Rolo maluco e Tina comenta que não sabe como a namorada não percebeu nada. Rolo fala que nem pode perceber, come bem rápido e pede a conta para sair de lá o quanto antes. Depois de pagar, ele sai carregando a mesa e o garçom impede de levar a mesa. Rolo fala que é um empréstimo e devolve na saída, enquanto a namorada reconhece a voz do Rolo. A namorada vai em sua direção, perguntando se era o Rolo e ele, mais que depressa, sai da mesa e joga na sua cabeça  a macarronada dos fregueses da mesa ao lado. Ao ver com macarrão na cabeça, a namorada se desculpa, não pode ser o Rolo porque nem ele seria tão biruta de fazer isso.


Rolo e Tina vão embora, com Tina avisando para não olharem para ela, não conhece aquele cara e nem é amiga dele. Na rua, Tina fala que não precisava dar todo aquele vexame e Rolo diz que sim, faz de tudo para salvar o seu namoro. No final, vê um cara entrando na lanchonete e sentando ao lado da sua namorada e ele vai até lá e dá bronca, não acreditando que o cara é só amigo dela.


Muito engraçada essa história com Rolo com medo de sua namorada ver conversando com a Tina e faz de tudo para ela não ver, passando por vários constrangimentos. Engraçado vê-lo debaixo da mesa comendo no chão ,atravessando a lanchonete carregando a mesa e jogando macarronada na cabeça só pra não terminar namoro por ciúme dela. Situação inverteu no final, ele que deu crise de ciúme ao ver namorada conversando com outro. Ficou final aberto com o que aconteceu na sequência, se terminaram ou não namoro, mas provavelmente sim, já que Rolo aparecia com namorada diferente (ou várias) a cada história.


Mostra casos de casais inseguros e ciumentos na vida real que não pode ver com outro (a) que começa a dar ciúme e fazer escândalo e resolveram fazer história assim com Rolo. As vezes ele pode ter se preocupado à toa  e a namorada nem poderia ter feito nada  se o visse junto com Tina, mas pelo medo dele, a namorada era ciumenta e poderia fazer escândalo sim.

Rolo até chegou a ter interesse na Tina algumas vezes nos anos 1970, após a reformulação de 1977, ora Rolo gostando da Tina, ora Tina gostando dele, sem serem correspondidos. Mas nos anos 1980, ainda mais nessa altura de 1985, já ficou bem definido que eles não se gostam, eram apenas amigos mesmo, com Tina chegando a ter namorado fixo, o Jaime, e o Rolo paquerador, com cada história com namorada diferente ou pegando várias em uma mesma história.


Tiveram alguns deslizes nessa história como quem pagou a conta da macarronada que o Rolo jogou na cabeça, se foi ele, os fregueses ou a lanchonete ficou com prejuízo, se ele até pagou, mas não mostraram para agilizar a história. Como eles não gostavam de histórias grandes e sem deixar tudo bem explicado, aí podia acontecer  essas coisas, até prefiro assim sem explicar muita coisa. Podia o ambiente ser tratado como restaurante á que serviram macarrão lá. A namorada ficou sem nome e o título da história podia ter créditos a Rolo ou pelo menos Tina e Rolo. Considero mais uma história dele do que da Tina. Traços excelentes da fase de ouro da Turma da Tina dos anos 1980 que dava gosto de ver.

33 comentários:

  1. Uma história que você podia comentar é "A Idade do Lobo" do Cebolinha. Impublicável hoje em dia, por abordar suspeita de traição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MrDissidiaFan essa história já foi publicada pela panini no almanaque do cebolinha número 62 de 2016,e eles não censuraram nada nessa história.

      Excluir
    2. É boa essa, só é grande demais. Bom saber que não censuraram nada, e bem que a cada ano piora a paranoia do politicamente correto, poderiam alterar se fosse republicada agora. Quando der, mostro essa história.

      Excluir
  2. É engraçada mesmo essa história, o rolo de antigamente era o melhor,só tinha histórias boas com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem melhor, ele era bem mai engraçado, sem comparação.

      Excluir
  3. Nossa! Que confusão,o Rolo sempre se atrapalhava nas histórias,as histórias da Tina são muito boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, ele sempre tava envolvido em confusão com a mulherada. Era muio legal.

      Excluir
    2. Tinham vezes até que ele tentou trabalhar,mas os trabalhos não davam certo.

      Excluir
    3. Verdade, ele se atrapalhava todo que não conseguia se manter nos empregos.

      Excluir
  4. Maravilhosa HQ... bons tempos esse Marcos! :D rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela época era excelente na Turma da Mônica, tudo se encaixava bem e sem frescuras. Era diversão na certa.

      Excluir
  5. Rolo só se enrola.
    Não tinha mais nada para dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rolo sempre enrolado com as mulheres. Assim que era bom.

      Excluir
    2. E já que hoje foi lançada a cédula de 200 Cruzei...digo,Cruza...digo,Reais,que tem como ícone um lobo-guará,canino selvagem da fauna brasileira,pergunto:não existe um lobo-guará como integrante da Turma da Mata,para fazer companhia ao Raposão?
      Só vi alguma referência ao bicho nas HQs do Chico,nas quais aquele animal é mencionado como guará,com direito a "*" para explicar que é o popular cachorro-do-mato.

      Excluir
    3. Não tem nenhum lobo-guará na Turma da Mata, no máximo um ou outro ter aparecido em histórias do Chico Bento e Papa-Capim.

      Excluir
    4. Aliás,Marcos,Chico eu sei que tem uma galinha de estimação,a Giselda,e também o cão Fido.Existem outros bichos domésticos de estimação do caipira dentuço?

      Excluir
    5. Sim, tem também o Torresmo, porco do Chico e a Malhada, vaca dele, apareciam bem.

      Excluir
  6. Antes eu não sabia que o Rolo era da turma da Tina kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, contracena a muitas vezes com os outros, além da suas histórias solo.

      Excluir
    2. È que antes eu so via historias deles solo kkkkkk

      Pensava que era um personagem isolado.

      Só fui descobrir que ele era da turma da tina mais pra frente

      Excluir
    3. É, tiveram bastante histórias com ele isolado, normalmente com as mulheres, aí olhando assim fica sem saber mesmo que era da Turma da Tina.

      Excluir
  7. Que comédia essa história kkkkkkk não conhecia ainda,valeu por compartilhar!!! As histórias do rolo Penadinho e Magali são as que mais dói risada rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito engraçada, é bem rara mesma. Rolo era campeão nas comédias. Penadinho e Magali eram muito bons também.

      Excluir
  8. Eu as vezes fico reparando nas diferenças de publicações Abril,Globo e Panini que diferença absurda, as da abril tem uma coloracao que dá prazer de ver e as histórias, o papel que era usado, enfim Abril pra mim foi a época de Ouro e Globo de prata mas teve ouro no início tb...e panjni sem comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Abril sobretudo anos 80 era sensacional, melhor época. Globo até metade dos anos 90 era legal também, depois só piorou graças ao politicamente correto.

      Excluir
  9. Este que é o Rolo que a gente gosta, o bom e velho cretino personagem, desperdiçou uma suculenta macarronada (que não era dele, diga-se de passagem) pra manter o namoro, que história! Depois que mudaram a aparência dele não consegui mais ler suas HQs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o verdadeiro Rolo que jamais deviam ter mudado. Dentre as histórias que vi hoje, além dessa aparência nova horrorosa, não colocam mais histórias paquerando mulheres e sufoco com as namoradas, é mais com ele em academia ou como musico, tipo assim. Estragaram com o personagem em tudo.

      Excluir
    2. Marcos, impressionante a capacidade da MSP em destruir o que deu certo em nome de um moralismo imbecil, como o passado foi moderno e atualmente a MSP vive na obscuridade.

      Excluir
    3. Decadência total, conseguiram destruir todos os personagens com essa baboseira de politicamente correto. Só resta ir a gibis antigos pra ver histórias de qualidade.

      Excluir
    4. Tem razão, o que nos dá um alento é cultuar (sem fanatismo) o espetacular material que a MSP produziu no século XX. Quando olhamos para a porcariada que a TM clássica se tornou e comparamos com o abastado passado a impressão que passa é que estávamos tendo um sonho coletivo, que nada disso aconteceu, que só nos resta a pobreza artística, a decadência atual, porém, os gibis antigos provam que o sonho foi real, a Turma da Mônica foi realmente uma obra-prima.

      Excluir
    5. Foi bom enquanto durou a Turma da Mônica clássica, isso que valia a pena.

      Excluir
  10. Loirinha ? mas a namorada ciumenta do rolo dessa história aí é ruiva !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabelo laranja assim pode representar loiro ou ruivo. Agora se fosse laranja mais escuro ou mais pra vermelho, considera ruiva.

      Excluir