domingo, 2 de agosto de 2020

Capa da Semana: Chico Bento Nº 7

Uma capa simples e com desenhos bem caprichados com Chico Bento tocando violão e o passarinhos cantando em sincronia com o que ele estava tocando. Eram comuns capas do Chico interagindo com os bichos e essa simplicidade fazia a diferença nos gibis.

A capa dessa semana é de 'Chico Bento Nº 7' (Ed. Globo, Abril/ 1987).


31 comentários:

  1. Bela capa! Inesquecível 1987, tive a edição comprada zero bala, o desenhista desta capa imagino que foi responsável pela maioria das capas dos quatro últimos anos da TM na Abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser, pelo menos as com traços assim, mas saber quem era o desenhista é difícil.

      Excluir
    2. Galera, viajava nas capas antigas, principalmente as da Editora Abril, atualmente não é diferente, continuo apreciando como quem aprecia obras de grandes pintores e grandes escultores, minha teoria é que a genialidade está na simplicidade, deve haver também alguma explicação matemática pra tantos acertos, tanta beleza, qualidade era trivial, era regra, os profissionais da MSP naqueles tempos eram propensos ao acerto, com certeza eram dedicados, mas, a impressão que tenho é que nem se esforçavam tanto, os ótimos resultados pareciam sair naturalmente, tudo conspirava a favor, impressionante!

      Excluir
    3. Tinham um carinho melhor para fazer os gibis, mais dedicação, aí ficavam melhores. Hoje fazem mais por obrigação de ter gibis em bancas, tudo digital pra ter pressa de fazer.

      Excluir
    4. Sim, havia um compromisso apaixonado, hoje é só compromisso. Apesar da TM ter sido parida pelo Mauricio de Sousa, aqueles profissionais que fizeram história na MSP tinham ligações quase umbilicais com os personagens, pois todos deram um pouco de si pra Turma da Mônica ter se tornado o colosso que foi no século XX.
      Se debatemos com tanto afinco o que foi a TM, é porque pouca coisa não foi, a qualidade foi tão excepcional que deixou marcas profundas na história dos quadrinhos do Brasil.

      Excluir
    5. Tanto que naquela época eram poucos roteiristas, 4 e depois ficaram 3 mais o Mauricio as vezes. Todos eles tinham dedicação total. Agora tem mas de 20 roteiristas e longe de ser como foi no auge.

      Excluir
    6. Poucos e davam conta do recado, impressionante! O povo da MSP de outrora trabalhava com facas nos dentes, equipe guerreira.

      Excluir
  2. Essa capa é muito linda, não se fazem mais capas assim como antigamente,hoje em dia as capas são sobre as histórias de abertura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito linda mesmo. Hoje além de ser com histórias de aberturas, são poluídas demais, não gosto.

      Excluir
  3. Nunca deviam ter mudado trabalhos assim nos gibis. A capa da Mônica desse mês foi parecida com a Mônica 143 da Globo, mas essa atual se refere à história de abertura, a outra não. Quando der volto com as capas semelhantes.

    ResponderExcluir
  4. O que Chico está tocando é um violão,viola ou cavaquinho,dado o tamanho do instrumento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um mini violão ou viola. Se colocasse um violão normal ia ser muito grande para ele.

      Excluir
  5. Treze anos antes do lançamento de Mônica 143 de 1998, chegava às bancas Mônica 179 da Editora Abril, a capa é com ela desembrulhando uma pá de coelhinhos de pelúcia, todos idênticos ao Sansão, a edição é do mês de aniversário dela.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, nessa Mônica 179 de 1985 também tiveram bastante coelhos

    ResponderExcluir
  7. Hein Marcos,seria possível você fazer um post sobre os crossovers da Turma da Mônica com a Turma da Tina? Comentei em outro post sobre a hq O parque das Tinas em que esses núcleos se encontraram e seria legal ver como foi os outros encontros deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim. Tenho que pesquisar e quando der eu posto.

      Excluir
  8. E com certeza é a melhor das três edições, apesar de conhecer nenhuma, arrisco afirmar, difícil 1998 e 2020 baterem 1985.
    Marcos, falando em Sansão, tu tens a edição de estreia do nome dele? Por onde anda a pessoa que o batizou? É pra pouquíssimos fãs ter a honra de fazer parte de alguma coisa da Turma da Mônica, com certeza é um leitor ou leitora que entrou pra história, o nome sugerido e escolhido realmente "bate" com o bicho de pelúcia e sua dona forçuda. Pelo fato de ser um brinquedo, o personagem quase sempre teve e tem um relativo destaque, portanto, é uma espécie de simbionte da personagem principal. Fica a pergunta: Por onde anda? Deve se orgulhar de ter Sansão em seu currículo.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho essa Mônica 161 com o batismo do Sansão. Boa história. Já a leitora ganhadora do concurso não sei como anda, nunca falaram nada a respeito.

    ResponderExcluir
  10. Será que ela ainda está entre nós? Espero que sim, e com saúde, deve ser do tipo que não curte badalação, tá certa! Será que o excelente nome saiu de sua então cabeça infantil ou foi ideia de sua mãe ou pai? Pouco importa, o que realmente interessa é que não havia nome mais adequado, e com a vantagem de não ter cabelos pra serem cortados e com isso se tornar um fracote, nas mãos de sua dona não há garoto que resista, tá sempre no páreo, seu problema não é tesoura como o seu xará bíblico, são nós nas orelhas.
    Parabéns à garotinha de outrora autora do esplêndido nome! O Sansão dá de mil no Monicão, não sei por que cismaram que a Mônica tem que ter animal de estimação, se ainda fosse um personagem carismático como Floquinho, Chovinista e Mingau seria menos mau, quiçá até ficasse interessante, ela fica muito mais charmosa somente formando dupla com seu coelho de pelúcia.
    Já que mataram o Fido que era adorável, poderiam fazer o mesmo com o pra lá de sem graça cachorro da Mônica.

    ResponderExcluir
  11. FALA TU,MARCOS!

    https://www.youtube.com/watch?v=wks1eydHrBw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio Cesar, parece plágio, porém, os produtores vietnamitas deixam claro que é cover, é folgança, descaramento isso sim, a MSP conseguiria tirar de circulação a série genérica? Acho que devem ter leis que asseguram os plagiadores. Prova de que nem todas as cópias são chinesas, apenas 95%.

      Excluir
    2. Xeclinghe,os próprios vietnamitas são "cópias" de chineses.

      Excluir
    3. Um plágio sem dúvida. Se Mauricio quiser pode processar.

      Excluir
    4. Pior que é verdade, os copiadores vietnamitas copiam os autênticos copiadores chineses, não demora os cambojanos quererem copiar os vietnamitas, provavelmente os copiadores do Laos vão querer copiar os copiadores do Camboja que têm mais expertise que eles, afinal, qual é o gentílico de quem é natural do Laos?
      Os chineses ressuscitaram a famosa Rota da Seda, poderiam mudar o nome pra "Rota das Cópias". Recuse imitações, sempre opte pelas genuínas cópias chinesas, a China possui excelência em cópias e em vírus.

      Excluir
  12. Ela atualmente tem uns 40 anos, pelo visto não gosta de badalação. Apesar de eu não achar nada de mais no Monicão, mas ele é muito querido pela criançada, pelo visto pediam para Mônica ter um bichinho real e aí criaram o Monicão.

    ResponderExcluir
  13. O problema do Monicão é falta de pegada, não deu uma química positiva com sua dona, é um personagem deveras sem graça, só é bem aceito porque atualmente quase tudo que ocorre com a TM clássica são forçações de barras maquiadas de naturalidades, virou regra tal tipo de relação artificial entre os personagens. O cãozinho que aparece na HQ de abertura de Mônica 49 de 1974 poderia ter sido efetivado e aperfeiçoado, sendo usado regularmente, muito mais carismático que o Monicão, bem mais autêntico, mais original e deu um ótimo bate-bola com a Mônica que assim que o viu ficou decepcionada, até desdenhou do pobre e depois se surpreendeu. Floquinho e Napoleão são muito mais fiéis à imagem canina do que o Monicão que é um híbrido de cão, coelho e elefante, pra piorar lhe puseram um cabelinho de Mônica pra fechar com chave de latão enferrujado, se inspirando na semelhança da barbicha do Bidu com a franja do Franjinha que é uma combinação totalmente harmônica.
    O aguerrido e ao mesmo tempo terno Chico Bento já passou pelas dores de perder seu cachorrinho e sua irmã, por que a dondoquinha da Mônica não pode ter experiência semelhante deixando a Dona Morte levar o aberrativo cão desfuncional dela?

    ResponderExcluir
  14. Hoje em dia dificilmente Maurícioi matar um personagem pra não traumatizar as crianças, ainda mais bicho, no máximo sumir do nada, não aparecer mais. Aquele cãozinho de1974 era mais carismático, podia ter sido aproveitado desde aquela época.

    ResponderExcluir
  15. É que as crianças de hoje são vítimas da manipulação, são induzidas a gostarem de personagens completamente sem pegada, por isto que Denise, Marina e Milena têm tanto espaço, o Monicão nos anos 80 renderia no máximo uma ou duas HQs, personagens bobos não tinham vez no tempo em que a TM clássica andava nos trilhos, o cãozinho Napoleão era feinho e tinha uma baita pegada, supercarismático, o Monicão consegue combinar feiura com falta de graça, falta de carisma, mas, caiu nas graças dos leitores infantis que infelizmente são manipulados a gostarem somente dos personagens que agradam aos pais e responsáveis, sei que o Monicão é antigo, foi criado há mais de 25 anos atrás, não é um personagem que ficou ruim com o passar do tempo, ele já veio sem graça de fábrica, assim como Marina, Nimbus entre outros.

    ResponderExcluir
  16. Tem razão, tem muita divulgação de personagens que eles querem, aí as crianças acabam gostando . Milena tem aparecido demais,tá como uma quinta integrante da turma principal do Limoeiro, só falta ter revista própria. E Monicão é sem graça, sim,

    ResponderExcluir
  17. Se a Milena passar a ser titular vai ser uma grande desconsideração com Anjinho, Franjinha, Jeremias, Louco, Dudu, Rosinha, Zé da Roça, Papa-Capim, Penadinho e todos os outros personagens clássicos da TM que merecem muito mais serem titulares do que a enlatada da Milena.

    ResponderExcluir
  18. Com certeza seria muita falta de respeito com outros personagens, todos são muito melhores que a Milena, sem compração.

    ResponderExcluir