quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Cebolinha: HQ "Figurinha difícil"

Em agosto de 1990, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Figurinha difícil" em que o Cebolinha sofre para pegar uma caixa de sapatos do Cascão para conseguir a figurinha que faltava para completar o seu álbum. Com 9 páginas, foi história de abertura de 'Cebolinha Nº 44' (Ed. Globo, 1990).

Capa de 'Cebolinha Nº 44' (Ed. Globo, 1990)

Cebolinha está abrindo vários pacotes de figurinhas, inconformado que só tinham repetidas e reclama que falta só uma figurinha para completar o álbum, já faz 2 semanas que está atrás dela e nunca consegue encontrá-la. Na rua, não para de pensar na figurinha e deseja pôr as mãos nela, ver que cor ela é.


Aparece o Cascão com uma caixa de sapatos e tinha a figurinha faltante colada na caixa e Cebolinha desmaia. Quando acorda, Cebolinha fala que ela é linda, do jeito que imaginou. Cascão não entende e nessa hora, Cebolinha pensa  que não pode revelar sobre a figurinha porque o Cascão coleciona também o álbum e não vai querer que ele complete antes dele e também uma vez recusou de dar para o Cascão uma tampinha que servia de roda para o carrinho e era a última que faltava na coleção dele.


Cebolinha disfarça que a caxa de sapatos que era linda e pergunta se podia dar para ele. Cascão responde que não porque vai servir de casa para o Eurico, seu sapinho de estimação que pegou na beira do lago de manhã. Cebolinha reclama que Cascão prefere um sapo do que seu melhor amigo. Cascão fala que ele tem casa e o Eurico não.


Cebolinha oferece cinco cruzeiros pela caixa e Cascão estranha por que ele quer tanto aquela caixa. Cebolinha inventa que sua família está com dificuldades financeiras e ele vai ter que vender papelão. Cascão estranha que como estão duros, como ele ia pagar 5 cruzeiros pela caixa. Cebolinha diz que pagaria depois que as coisas melhorarem, e, com isso, Cascão joga um monte de papelão velho que tinha e nem precisa pagar. Cascão não deixa ele levar a caixa do Eurico e aí Cebolinha vai embora sem querer levar nada.


Depois, Cebolinha vai até á casa do Cascão e quando ele se ausenta para pegar o Eurico, Cebolinha tenta pegar a caixa, mas Cascão volta logo e Cebolinha se esconde debaixo da mesa. O sapo foge e vai para debaixo da mesa, em cima da cabeça do Cebolinha. Cascão pensa que o Eurico tinha ficado feio e logo percebe que era o Cebolinha, que fala Bidu. Cascão fala que poderia jurar que era o Cebolinha e ao tentar se levantar, bate a cabeça na mesa e Eurico foge pela janela.


Cascão fica triste e fica sem saber o que fazer com a caixa que fez para o Eurico. Cebolinha fala para dar pra ele. Cascão pergunta se ele vai morar dentro da caixa de sapatos, mas dá pra ele. Cebolinha comemora que finalmente vai poder colar a figurinha no álbum, mas quando vai ver, a  figurinha estava furada, pois era o local que seria para o Eurico respirar.


Cebolinha desmaia e quando acorda confessa que queria era a figurinha colada na caixa para completar o seu álbum. Cascão fala que já completou o álbum e tem aquela figurinha difícil repetida e é dele por 5 cruzeiros e mais a tampinha que falta na sua coleção. Cebolinha agradece e fala para o Cascão ir lá na casa dele depois. Na hora que vai colar a figurinha no álbum, Eurico aparece bem no momento e a figurinha fica colada no sapo. No final, Cebolinha corre desesperado atrás do Eurico e Cascão comenta que ele não aprendeu que os sapos preferem as lagoas.


Muito legal essa história. Cebolinha faz de tudo para conseguir a figurinha que estava na caixa que servia de casa do sapo Eurico, a que faltava para completar o seu álbum. Toda criança coleciona álbum de figurinhas e eles gostavam de mostrar realidade do cotidiano delas nas histórias. 

Engraçadas as tiradas com Cebolinha inventando que sua família estava com problemas financeiros, entrar escondido no quarto do Cascão, se esconder debaixo da mesa, tudo para conseguir a bendita figurinha. Foi inesperado o final do Eurico entrar logo na hora que estava colando a figurinha e Cebolinha correr atrás dele para conseguir recuperá-la. Ficou um final aberto para o leitor imaginar a sequência se o Cebolinha conseguiu ou não recuperar, muito comum finais assim na época.


Nessa história Cascão teve um sapo de estimação, o Eurico, que não apareceu mais. Foi bom o trocadilho quando Cebolinha fala Bidu e o Cascão pensar que era o cachorro do Franjinha. "Bidu" era uma palavra antiga, que significa que a pessoa era esperta, sabichona, e, inclusive, isso foi inspiração do Mauricio de ter colocado o Bidu com esse nome quando foi criado em 1959.

Atualmente implicariam do Cascão criar sapo e deixar dentro de uma caixa de sapato, talvez mudariam dando um final feliz para o Cebolinha já que hoje não fazem finais tristes. Alterariam a palavra "Droga!" no início, a moeda "Cruzeiro" para ficar algo atual e colocariam o Cebolinha pensando sem trocar o "R" pelo "L". Na época, ele trocava as letras até nos pensamentos, hoje, por padrão, o colocam pensando certo já que alegam que quem tem dislalia na vida real falam errado, mas pensam certo.


Os traços ficaram muito bonitos, era ótimo ver desenhos assim. Teve um erro do Cascão falando de boca fechada na página 7 da história (página 9 do gibi) e isso eles também iam alterar para corrigir o erro. Muito bom relembrar essa história marcante há exatos 30 anos.

57 comentários:

  1. Marcos, Cebolinha 44 da Globo é uma das edições que "não me pertence mais", só pra fazer um chiste com uma personagem do antigo humorístico Zorra Total da TV Globo, comprei usada e hoje necas, não me lembrava da HQ, mais um resgate promovido por você, muito obrigado!
    Como o Cebolinha sofreu por ser vaidoso, querendo ser o primeiro a completar o álbum não abriu o jogo com o Cascão, a vaidade lhe custou dois desmaios, uma invasão residencial, papelãozada na fuça, uma topada de cabeça na mesa, depois que resolveu praticar a humildade, a figurinha sonho de consumo ainda lhe custou cinco pilas e uma tampinha de garrafa que causou certas agruras ao Cascão assim como o Cebolinha padeceu por causa da figurinha, a cena que mostra o Cebolinha refletindo depois de se recobrar do primeiro desmaio denota que além do desejo de praticar a vaidade também temeu retaliação por parte do Cascão, ou seja, lei de causa e efeito, sofreu também por ter sido cruel com seu amigo que completou o álbum antes dele e não se vangloriou pelo feito conquistado, como miséria pouca é bobagem, o Eurico rouba a cena final dando continuidade à agrura do nosso querido camisa verde. Na minha avaliação, a mensagem que a história passa é que não perdemos por sermos humildes, ou seja, quem sustenta certas vaidades não tem sossego, não tem paz interior como quem sustenta a prática da humildade, comédia filosófica, roteiro sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosa. Aquela época foi sensacional nas revistas da turminha. Além de divertidas, muitas vezes mostravam mensagens sem deixar piegas, tudo na medida certa, assim que era bom

      Excluir
    2. Os roteiristas antigos da MSP eram os melhores no que faziam, e o que faziam era bem agradável, sei que ficou redundante, é que não quis perder a piada e peguei a célebre frase do Wolverine e reformulei, pode desconsiderar esta idiotice, Marcos!
      Vale destacar também que quase sempre o panguado da dupla é o Cascão, visto que ele é o delator involuntário oficial de planos infalíveis, ou seja, sempre sem querer entrega de bandeja pra Mônica o que o intelecto do Cebolinha elaborou com tamanha dedicação, é um legítimo inconfidente, se analisarmos mais profundamente constataremos que o verdadeiro orelhudo da dupla é o Cebolinha, pois gosta de insistir no erro, é um burro contumaz, sabe que seu melhor amigo é um delator inveterado e não muda a parceria. O carente Xaveco fica tietando o Cebolinha no intuito de que o moleque enxergue nele o parceiro ideal e o burro do camisa verde não consegue enxergar e escutar o gritante potencial do Humberto como um autêntico confidente de planos infalíveis, porém, verde e rosa só combinam na Mangueira, o mudinho é um dos garotos mais inteligentes da turma, é tipo mineiro, não mete a mão em cumbuca, sabe que dar trela pro Cebolinha é o mesmo que criar cobra pra depois ser picado, enquanto o Xaveco quer aproximação, o Humberto quer o máximo de distanciamento do Cebolinha, preferindo as companhias de seus quatro amigos originais e mais o Bidu, até porque no Carnaval o Cebolinha sempre torce pra Camisa Verde e Branco e o mudinho torce pra Estação Primeira de Mangueira, questão de incompatibilidade, apesar de que a escola carioca é madrinha da paulistana, pro Humberto é o único defeito de sua escola de samba do coração, agora fica a dúvida se o boca de túmulo é mineiro ou carioca. A conclusão de tudo isto é que por ser seu melhor amigo, o Cascão é o único que realmente consegue acompanhar integralmente o terço do Cebolinha, ou seja, justifica-se aí o fato do camisa verde insistir tanto no mesmo erro. É uma amizade que rende muitos hematomas pros dois.
      Marcos, como há muito paira sobre a MSP uma nuvem moralista mocoronga, inclusive neste comentário cansei de chamar o Cebolinha de burro, o que também é proibido, desculpem, MSP e Damares! Sabe se já tão implicando com o fato do Humberto vestir camisa rosa?

      Excluir
    3. Concordo com você Xeclinghe, os roteiros da MSP antigos eram os melhores,era tudo perfeito.Hoje em dia,fazem tudo sem vontade,só fazem isso pelo dinheiro,os roteiros ficaram péssimos e tudo com lição de moral no final,nem tem mais piadas no final.

      Excluir
    4. Luiz, a MSP parece ter vergonha se seu passado magnífico, como já mencionei antes, tiraram o Cascão dos lixões, porém, a TM como um todo chafurdou no lixo moralista.

      Excluir
    5. Pois é, eles têm vergonha e fazem essas coisas pra compensar o que fizeram no passado.

      Excluir
    6. Eu acho que eles não deveriam ter vergonha,eu acho que eles deveriam se orgulhar pelo o que eles fizeram,e por terem encantado varias gerações de leitores,inclusive a gente.

      Excluir
    7. Corrigindo: "...parece ter vergonha 'de' seu passado...", "de", não "se", erro que cometi em resposta ao Luiz.
      Gente, não há nada do que se envergonhar da TM do passado, vergonha é o que fazem atualmente com os personagens, vergonha alheia inclusive, me envergonha saber que desprezam o que os elevou, o que projetou os personagens pro exterior, a Turma da Mônica ficou conhecida na América Latina, Canadá, Estados Unidos, Israel, Japão, Grécia e Europa Ocidental muito antes da internet se popularizar, ou seja, se a TM clássica atual fosse o padrão original, o Mauricio jamais teria o êxito que teve, se não fosse a ousadia que tiveram não ia ter o que destruir atualmente. Ter vergonha do que deu certo, vê se pode! O que fazem atualmente é vergonhoso!

      Excluir
    8. Vergonhoso mesmo o que fazem hoje. Era bem melhor como era antes, sem comparação.

      Excluir
    9. Estão negando a maior parte do que foi conquistado com muita dedicação, conquistado arduamente, chega a ser ridículo!
      Sei que o Mauricio de Sousa merece nossa admiração e respeito, mas, não vejo nesse idoso cartunista aquele cara genial que foi premiado no Festival de Lucca, Itália em sei lá exatamente qual ou quais anos, acho que a TM se projetou no exterior através desse festival. Parece que o homem sofreu lavagem cerebral, de qualquer maneira sou grato por ter decorado a minha infância com seus personagens que realmente foram esplêndidos.

      Excluir
  2. Muito boa essa.Legal que você teve. Uma revista bacana. E qualquer história pode ser comentada, são tantas que infelizmente umas demoram mais.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal preciso de ajuda pra encontrar uma revista/história. Só me lembro que era uma história da turminha (possivelmente da Mônica) em que eles estão no bairro do Limoeiro e seres de um outro planeta estão discutindo sobre um deles querer vir pra Terra (pelo que lembro são seres de luz) e após vir pra Terra ele chega pelado e percebe que sentimos sono, fome, raiva, frio e etc mas também percebe a solidariedade da turminha, que dá roupa pra ele e vão virando "amigos" até ele voltar. Alguém se lembra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "As emoções bárbaras" ou "As Emoções Bárbaras", Caio César, pela nobreza do roteiro e pela importância da história fica melhor com maiúsculas, abre Cebolinha 121 de 1983, a HQ entrou pra posteridade, o que entendi é que aqueles seres de luz superevoluídos já foram humanos encarnados, homens e mulheres que há muito viveram na Terra, um deles cismou de retroagir pra sentir novamente as Emoções Bárbaras, voltou ao nosso plano em forma de menino loiro e nu, interagindo com a turminha volta a sentir várias emoções e sensações boas e ruins, ou seja, as tão almejadas Emoções Bárbaras, história surpreendente, tem uma pegada kardecista a meu ver. Tu encontras no YouTube, Caio César.

      Excluir
  4. As histórias antigas com o cebolinha e o cascão eram muito engraçadas,os gráficos ficaram muito lindos,nunca deveriam ter mudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles formavam uma ótima dupla, tiveram várias historias marcantes com eles 2.

      Excluir
  5. Há!Há! Depois de o Cebolinha tentar tanto,o sapo leva a figurinha dele,história divertida.

    ResponderExcluir
  6. Então Marcos,essa História já Foi Republicada em Almanaque do Cebolinha N°59 (Setembro 2016)Aliás,Reli ela e Percebi que Mudaram o Cebolinha Falando "Dloga!" pra "Bolas!"mudaram as Cores em Alguns Quadrinhos,mudaram as Falas do Balão de Pensamento do Careca,deixaram o Erro do Cascão Falando de Boca Fechada,e o Final Continua o Mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh! Ou seja, estragaram com a história com essas alterações. Pelo menos mantiveram o Cascão falando de boca fechada e não entendo por que mudar as cores.

      Excluir
  7. É lógico que dislalia é um problema fonoaudiológico e não de pensamento.
    Na verdade,se a gente pensar melhor,pensamento não tem palavras,simplesmente a gente imagina "materializado" o que as palavras dizem,estas são só códigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, por isso agora eles colocam o Cebolinha sem trocar letras em pensamento e fazem alterações quando pensava errado nas revistas antigas. Pelo menos nos almanaques deviam manter como foi nas originais.

      Excluir
    2. Por mim, o Cebolinha teria que continuar pensando com dislalia, ficção não é vida real, se for pra deixar a TM exatamente igual à vida real, vão ter que mandar pro limbo a Turma da Mata; o núcleo do cemitério; Capitão Feio; Horácio e seus amigos; vão ter que tirar os dinossauros do núcleo do Piteco; as figuras folclóricas teriam que sumir de Vila Abobrinha; Bidu e Floquinho mudariam de cores, teriam que ir pro limbo Manfredo e Bugu, o Bidu não teria mais sua faceta de ator; o Louco deixaria de ser nonsense, seria apenas um deficiente mental comum; Mônica perderia sua superforça; Anjinho também iria pro limbo; Magali teria um apetite normal pra sua idade; o Cascão teria que ficar limpo e mudaria de nome; Franjinha não criaria mais nada mirabolante, seria um inventor do naipe dos inventores do Vale do Silício; todos os personagens humanos teriam que ter dedos nos pés, estas e muitas outras mudanças a TM teria que sofrer pra ficar igualzinha à vida real, o Cebolinha pensando do mesmo modo como fala nunca foi um erro. Tentar fazer com que o lúdico seja 100% fiel à realidade é o mesmo que eliminar sua faceta fantástica, deixando o seguimento manco.
      Ferreira Gullar dizia: "A arte existe porque a vida não basta.", Nietzsche: "A arte existe para que a verdade não nos destrua.", o lúdico é um seguimento artístico bifronte, se divide em plausível e impossível, querem deixar tudo na TM plausível, terão muito trabalho pela frente pra destruir por completo tudo o que o Mauricio criou, inclusive o próprio cartunista é o principal destruidor, que coisa! Mesmo assim é uma figura que prezo muito.

      Excluir
    3. Pensando por outro lado,faz sentido não fazer sentido.E enquanto lia,imaginei Cebolinha num desenho animado pensando,o que seria a voz dele narrando seu pensamento,e sendo esse pensamento dele falado sem dislalia seria bem estranho mesmo.

      Excluir
    4. Tem razão, Julio Cesar! Animação também é um seguimento onde a Turma da Mônica atua bastante, em obras audiovisuais que precisam destacar pensamentos para o desenrolar das tramas, eles são audíveis, a sua observação foi ótima, nos quadrinhos o Cebolinha é dislálico somente na fala e nas animações ele tem pensamentos dislálicos, será que alguém da MSP atinou pra essa incongruência?

      Excluir
    5. Mas escrever com dislalia,isso sim,não dá!
      Naquelas antigas propagandas de "quem é,quem é,quem é?",com charadas em quadrinhos para adivinhar o personagem da TM,num quadro tinha um "gorducha" escrito no muro,e no quadro seguinte,"golducha".

      Excluir
    6. Unknown, no caso deve ter sido proposital, pra entrar no clima da adivinhação, mesmo assim ficaria bem melhor sem isso, concordo contigo. Inclusive "Quem é, quem é, quem é?" teve animação pra TV também.

      Excluir
    7. "Quem é, quem é, quem é?" teve animação como propaganda de TV, gostava muito.

      Excluir
    8. Marcos, cê deve se lembrar, quando a Magali começou a protestar fazendo greve de fome no intuito de ser titular, também foi pra TV em forma de animação, quando vi não entendi bem, pois o comercial era curtinho e ela parecia não ter sido muito clara, é lógico que foi proposital, foi pra aguçar a curiosidade dos fãs, entendi assim que tomei conhecimento das HQs de campanha que foram publicadas nos gibis da TM de janeiro de 89, aliás, a campanha parece que teve origem no último mês do ano anterior, não sei ao certo, também não sei se o comercial começou a ser veiculado um pouco antes das HQs ou se surgiram concomitantemente. Me lembro bem da Magali de desenho animado colocando curativos ou esparadrapos na boca, devia ter uns sete segundos apenas.

      Excluir
    9. Eu lembro das propagandas dos gibis e série de histórias com essa campanha, é de 1988, inclusive foram meus primeiros gibis mostrando essas histórias, agora propaganda de TV não sabia. Era muito pequeno e se era só 7 segundos, aí era muito rápido, difícil lembrar mesmo. Mas bom saber que teve animação na TV sobre isso.

      Excluir
    10. Talvez até uns dez segundos ou um pouco mais deva ter, tenho certeza que é bem curtinho, acho que não aparecem outros personagens como nos quadrinhos, no YouTube não encontrei, não quer dizer que não tenha, muitos vídeos possuem mais de 50 comerciais e propagandas cada, vídeos com grandes durações, com combos de intervalos, resoluções boas e ruins, haja paciência pra procurar, o comercialzinho só passava na Rede Globo.
      Lembra-se do comercial do Bamerindus com o Chico Bento?

      Excluir
    11. Não lembro esse da Magali, quem sabe encontre no Youtube algum dia. O do Chico Bento do Bamerindus lembro.

      Excluir
  8. A capa de Cebolinha 44 é bem bonita, o que ficou destoado é o Anjinho parecendo menor que o Cebolinha, o desenhista deve ter dado a desculpa de que ele tá encolhido por ter sido pego desprevenido, se mandou esta, até colou. Não estão do mesmo tamanho nem a pau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é uma boa desculpa, tá menor porque tá encolhido, deve ter engrupido bem se foi questionado pelo Mauricio, pois a arte foi aprovada pra capa, ele tá visivelmente menor que o Cebolinha, mesmo estando encolhido.

      Excluir
    2. O ângulo que o Anjinho ficou deu impressão que estava menor, mas é pouca coisa. Mesmo assim uma boa capa.

      Excluir
    3. Também considero a questão do ângulo, as pernas dobradas, mesmo assim tá um pouco desproporcional, é como se quem estivesse puxando ele fosse o Franjinha, ou o Cebolinha puxando o Dudu, não é um erro e também vejo como uma boa capa, a arte deve ser da Olga.

      Excluir
    4. Aliás,O POVO QUER SABER:
      Por que Cebolinha e Cascão xingam a Mônica de baixinha se eles tem exatamente a mesma estatura dela?
      :v

      Excluir
    5. Complementando:
      Cebolinha é tão gorducho quanto ela, só pode xingá-la de dentuça.
      Cascão pode xingá-la de gorducha e dentuça.
      Me fez lembrar da tira em que Mônica é xingada de dentuça, quando ela se vira pra saber quem foi, se depara com Cebolinha e Titi, pergunta quem foi e Titi destemidamente afirma: "Fui eu!!", ela responde: "Ah! Você pode!", doeu mais do que se tivesse apanhado.
      Se Cebolinha e Cascão deixarem seus cabelos crescerem, até dão a impressão de que são mais altos que ela.

      Excluir
    6. Coisas de histórias em quadrinhos. Os meninos até podiam ser desenhados mais altos um pouco e a Mônica mais gorda que eles, mas no geral são tudo parecidos em altura e peso.

      Excluir
    7. Eles tem tudo a merma autura, o Titi é maió.
      Falano im cabelo grande, tem uma histora ca Monica dexa o cabelo crescê e fica feia pra caramba.

      Excluir
    8. Conheço a história, muito boa! A Mônica fica esquisita de cabelo grande, o Cebolinha dá tanta pala da cara dela que mesmo depois de apanhar não consegue parar de rir, não sei de qual edição ela é, sei que é dos tempos da Abril.

      Excluir
    9. Eu lembro dessa tirinha de (antepen)última página do dentuço Titi chamando de dentuça a Mônica!

      O que me fez lembrar do gibi especial Mônica 30 anos,com depoimentos de personagens da TM.Enquanto Titi teve que desmentir que seria parente da Mônica,Chico Bento diz com orgulho que "nóis dois semo dentuço"!

      Excluir
    10. Até esqueço que o Chico Bento é dentuço, não é uma característica física enfatizada no personagem, ele tem um dente exposto, Mônica tem um par de dentes salientes e Titi idem.

      Excluir
    11. Inda nos cabelo, tem tamém aquela hq cum Sebolinha cum cabelo beim cuprido, o Cascao pra num pegá xuva trasforma o cabelo dele im guardaxuva, acho qué da revista 38 dele da globo, vc cunhece, Xiclinge?

      Excluir
    12. Conheço, Unknown, muito divertida também! Cebolinha passa uns apuros por não querer cortar cabelo, é da Globo mesmo, o número é 48, errou por pouco, gostei do "Xiclinge", rima com "chique". Brincadeira, meu caro!

      Excluir
    13. Discupa dijitei seu nomi errado, repara não, falo errado e inscrevo inguau, até qui nas virgúla erro meno, num é caro é cara, sô mulhé.

      Excluir
    14. Quanto ao nome errado, esquenta não, também me desculpe por pensar que tu fosses do gênero oposto, senhorita!

      Excluir
    15. Pessoal, o Julio Cesar se expressou bem com relação às tiras que saem nos finais dos gibis, os expedientes que dividem verticalmente espaço com tiras sempre imaginamos que se encontram na última página de cada gibi, é que a maioria dos leitores (inclusive eu) desconsidera capas e contracapas como sendo quatro páginas, ou seja, os expedientes e tiras ficam na realidade sempre nas antepenúltimas páginas, como bem salientou o comentarista.
      Quando criança nunca entendia o por que das HQs de abertura começarem nas páginas de número 3, não considerava as capas como primeiras e segundas páginas.

      Excluir
    16. Isso aí,Xeclinghe.Eu abria os gibis e dava de cara com a página 3.Acho que só em livros que capa e contracapa não contam como páginas.

      Excluir
  9. Alguém percebeu que tá faltando um fio de cabelo no Cebolinha do balão de pensamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha reparado nisso. Quando a história é boa, a gente nem repara nesses erros.

      Excluir
    2. Agora fiquei encafifado com o Zózimo III, pensei que fosse uma mulher com um jeito bem peculiar de falar, ou melhor, digitar, no mesmo perfil parece ter alguém que se expressa de maneira diferente dela. O nome é masculino, mas, pode ser um nickname onde duas ou mais pessoas utilizam, desculpa a curiosidade, Zózimo Humphrey!

      Excluir
    3. Na verdade é minha mulher que tem usado o meu celular com meu perfil, ela é um tanto exótica, troquei a senha pra evitar parecer esquizofrênico ou dupla personalidade, se ela quiser que crie seu próprio perfil em seu celular ou computador.
      Você trocou uma ideia com ela enquanto estava unknown (desconhecido), pensou até que fosse homem, normal estando desconhecido, também me adiantou o serviço de explicar pra não parecer doido, obrigado, Zeclinghe!

      Excluir
    4. Desculpe por ter sido bedelhudo, a curiosidade matou o gato, não é mesmo? Pensei que poderia sem querer criar indisposição contigo ou com vocês, ao mesmo tempo achei meu comentário suave e não excluí, fiquei em dúvida, agora tô vendo que acabei te ajudando, ainda bem! Antes foi "Xiclinge" e agora "Zeclinghe", legal!

      Excluir
    5. Foi mal, Xeclinghe! Assim como no alfabeto, no teclado o 'Z' fica ao lado do 'X', além de que a inicial do meu nome fica "zunindo" na minha cachola, é uma overdose de 'Z'.

      Excluir
  10. Olá, Marcos, e toda a galera fã da Turminha que curte o blog!
    Por acaso alguém aqui sabe em quais edições do Cebolinha pela Editora Globo foram publicadas, pela primeira vez, as histórias "O Cansadão" e "Safári Fotográfico"? Tenho um almanaque temático com as duas e procurei pelas publicações originais delas no Guia dos Quadrinhos, pra ter a referência, mas essa informação não está disponível lá. Ao digitar os títulos dessas histórias, só aparecem as capas dos almanaques em que elas foram relançadas, não as edições mensais em que estrearam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Assim de cabeça por título eu não sei, tinha que ver mais detalhe das histórias. Mas pelo que vi dos almanaques que aparecem no Guia dos Quadrinhos sejam histórias originais de gibis do Cebolinha dos anos 1990.

      Excluir