domingo, 16 de agosto de 2020

Livro "As Melhores Piadas da Tina"

Tina completa 50 anos de criação agora em 2020, em homenagem mostro uma resenha de como foi o livro "As Melhores Piadas da Tina", lançado pela Editora Abril em 1986, a primeira edição que a personagem teve um título próprio.


"As Melhores Piadas da Tina Nº 10" foi lançado nas bancas em abril de 1986, titulo em que cada mês um personagem diferente tinha o seu  livro de tirinhas. Teve formato lombada 10,5 X 17,5 cm, 84 páginas e miolo em papel jornal.

A capa foi apenas cartonada sem ser plastificada como foram a maioria dessa coleção. Da "Nº 7" até a "Nº 10" foram apenas capas cartonadas e depois voltaram a ser plastificadas. A capa foi uma tirinha com a Tina tentando tirar fotos dos seus amigos fazendo um equilíbrio entre eles, mas ela não sabia achar o botão da máquina pra tirar a foto. Abre com frontispício com Tina apresentando a edição e que os leitores tinham que colecionar outras edições da série como do Cascão, Chico Bento, Bidu, Penadinho, entre outros.

Frontispício da edição

Em seguida, vêm as tirinhas, foram 80 no total, incluindo a capa, em preto e branco, uma por página em formato vertical, entre 2 a 4 quadros por tira. Foram republicações de tiras de jornais entre 1977 a 1979, da fase da primeira grande reformulação da Turma da Tina, fora de ordem que foi publicada nos jornais e sem mostrar anos originais, apenas uma tirinha que teve o ano 1979 inserido. Não foram republicadas depois em gibis, diferente dos outros números dos personagens da Turma da Mônica e do Chico Bento da coleção que muitas foram republicadas depois nas tirinhas finais de gibis.


Nos primórdios entre 1970 a 1977, a Tina era hippie, morava na Bahia e a princípio coadjuvante nas histórias de Toim & Toneco, mas que logo ela virou a protagonista mostrando a cultura hippie e enfrentando preconceitos com isso, principalmente do seu irmão Toneco e do seu pai. Em 1972, juntaram Rolo e Pipa, com Rolo como um amigo hippie dela, brincalhão, não queria nada com  emprego, e Pipa era a certinha do grupo, estudiosa e fazendo oposição à cultura hippie. Depois, entre 1974 a início de 1977, Tina e Rolo hippies protagonizaram histórias de comédia pastelão, agindo como crianças grandes, e Pipa ficou sumida dos gibis.


Com a reformulação de 1977, além da mudança radical de traços que surpreendeu muita gente, principalmente a Tina, com  um corpo esbelto e cabeça bem pequena, típica de como eram desenhadas as mulheres nos anos 1970 nos gibis, as características dos personagens também mudaram, passando a morarem em São Paulo, procurarem emprego, envolvidos com namoro, etc.  Tina era a típica jovem dos anos 1970, Rolo mais debochado, gostava da Tina e as vezes paquerava algumas mulheres, e Pipa dava em cima do Rolo, sem ser correspondida e era preocupada em fazer regime e emagrecer, com Rolo fazendo bullying por ela ser gorda.


As tiras desse livro, então, retratam justamente essa fase inicial "setentista" após a fase hippie. A intenção com a reformulação era ter um núcleo de personagens mostrando cotidiano de adolescentes e jovens adultos. As tiras publicadas nos jornais, ajudaram a promover e divulgar os personagens que foram mudados recentemente até então ao grande público  para que possam conhecer melhor e também serviram como uma forma de fazer experiências para ver o que poderia se encaixar melhor para definir personalidades deles, já que eles ainda não seguiam um padrão de características, tanto nas tiras mostradas, quanto nos gibis.


Nas tiras, Tina é mostrada como uma autêntica jovem preocupada com roupa, cabelo, namorados, emprego, vemos homens admirados com seu corpo e sua beleza, dando  cantadas nela e as vezes ela tinha interesse pelo Rolo. Em 2 tiras, mostraram Tina como enfermeira, talvez tinham intenção de colocá-la como enfermeira fixa, mas mudaram de ideia, e também as vezes ela aparecia sem óculos, afinal era tudo experiência para ver o que podia dar certo ou não. Além dos traços diferentes que muita gente estranhou, chama a atenção o estilo de roupa dela dos anos 1970, modelitos próprios daquela época.


Vemos também um Rolo debochado, cara-de-pau, do estilo perde o amigo, mas não perde a piada. Passa a procurar emprego, tem certo interesse pela Tina e as vezes paquerava, trocava ideia e namorava as mulheres, embora não ser o foco principal essa característica nessa fase. Além disso, o vemos com preconceito com mulheres feias e gordas, só queria mulheres bonitas.


Já as tiras da Pipa vemos preocupada com seu peso, fazendo regime, passando sufoco por ser gorda e sofrendo com bullying, principalmente por parte do Rolo, que a humilhava.  Pipa também gostava do Rolo, mas não queria nada com ela por causa de ser gorda, só queria namorar mulheres bonitas e com corpo exuberante. Foram muitas piadas retratando a gordura da Pipa, hoje em dia nem pensar mostrar conteúdo assim na MSP.


Era bem curioso que quando um tinha interesse em namorar outro não era correspondido. Tipo, Pipa gostava do Rolo, mas ele não dava bola para ela. Quando Rolo tinha interesse pela Tina, não era correspondido, assim como quando a Tina tinha queda pelo Rolo, também não acontecia nada. Provando que eles não tinham personalidade definida e faziam testes para ver o que se encaixa melhor, Pra mim, a Pipa dando em cima do Rolo e ele não querer nada com ela, saía mais engraçada, podiam ter deixado apenas assim nessa fase.


Tiveram também algumas tiras de Tina e Rolo ou Rolo e Pipa agindo como crianças grandes, sem contradizer com a idade deles, lembrando um pouco o estilo dos últimos anos da fase hippie com Tina e Rolo. Eles preferiram a Pipa no lugar da Tina em situações assim nessa fase, apesar de as vezes Tina também ter comédia pastelão, ficando os 3 juntos como crianções nos gibis.


Teve uma tirinha com o Toneco, marcando a volta do personagem que estava sumido desde 1973 até então. Ele seguiu como criança e o estilo de traços de quando foi criado, mas adaptado do jeito dos traços de 1977 com bochechas menos pontiagudas. Lembrando que nos gibis o Toneco ainda era um personagem esquecido, estava sem aparecer, só retornou em 1981.


Curiosamente, teve também uma tirinha com a fase hippie. Mesmo a Tina com capacete dá pra notar que os olhos e boca sem lábios pertencem à fase hippie, antes da reformulação. Em suas últimas aparições de 1977, a Tina hippie já estava com corpo mais curvilíneo, variando roupas de vez em quando, só a cabeça que ainda era antiga. Sinal que tiveram algumas tirinhas de jornais da fase hippie que estão perdidas até hoje.


Dá pra ver que esse livro "As Melhores Piadas da Tina Nº 10" foi muito bom, material bem raro dos anos 1970 da primeira reformulação da Tina e sua turma. Dá para notar grande diferença nos personagens, não só nos traços, mas também nas personalidades e percebe que foi uma fase de experiência, testar tudo que vinha pela mente, e só conseguiram deixar a turma dela consagrada, todos com personalidades definidas, a partir dos anos 1980, principalmente quando criaram o Zecão, o namorado fixo da Pipa em 1982. Sem dúvida nos anos 1980 foi a melhor fase desse núcleo.

Foi legal ver boa parte desse material de tirinhas da Turma da Tina dos anos 1970, muitas incorretas e impublicáveis hoje. Como não foram republicadas depois nos gibis convencionais se torna mais raras ainda. Podiam ter criado outros volumes nessa coleção ou até terem criado um pocket da Tina na Editora L&PM, colocando essas tiras e outras perdidas que eles têm, pois existem tirinhas deles desconhecidas até hoje, inclusive da fase hippie. Com certeza "As Melhores Piadas da Tina Nº 10" vale a pena ter na coleção e foi bom recordar  essa edição nos 50 anos de criação da Tina.

Mais detalhes da evolução da Tina de todos os tempos, pode ver nesses links:


75 comentários:

  1. A tira da sessão mediúnica é ótima, o Rolo não deixava passar uma beldade sem tirar uma casquinha.
    É a primeira vez que vejo o aspecto original da Tina sem óculos.
    Como que a condição física da Pipa foi foco de piadas.
    O pouco que vi deu pra perceber que a edição é muito maneira, me lembro dela nas bancas. Atualmente a MSP se envergonha de boa parte deste conteúdo, tsc, tsc!
    Marcos, aposto que enquanto confeccionava este post cê pensou: "Este vai polemizar! Este vai polemizar!".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes até aparecia a Tina sem óculos, mas normalmente era na praia, dormindo ou trocando de roupa. Nessa mostrou em outras situações além dessas. Pegaram pesado com a Pipa, hoje sem chance e se fizessem seria processo por humilhar os gordos. Teve várias incorretas, foi até difícil escolher pra postar, muitas boas ficaram de fora. Foi uma excelente edição, pena você ter deixado passar nas bancas. Você não teve nenhuma edição essa coleção, tanto "As Melhores" ou "As Grandes Piadas"?

      Excluir
    2. Tive sim, das duas editoras, novas e usadas, as primeiras que adquiri foram novas em 1985, naquele tempo ainda não sabia sobre os sebos, fui tomar conhecimento em 1989. Nunca tive Tina, Penadinho, Magali e Pelezinho, dos quatro citados Penadinho foi o que mais teve edições.

      Excluir
    3. Legal. Pelo menos teve algumas. Sim, Penadinho teve mais edições nessa coleção.

      Excluir
    4. Até que tive bastante, Marcos, veja:
      As Melhores Piadas: 1,3,4,5,8,9,11,12 e 15
      As Grandes Piadas: 1,2,3,4,6,9,11,12 e 17
      São todos os números que tive entre novos e usados, pelo menos uns três tive duas vezes, adquiri e readquiri, atualmente só tenho As Melhores Piadas do Cascão nº3.

      Excluir
    5. Excelentes edições, deve ter grande arrependimento de ter desfeito de tudo isso. Se não tivesse desfeito, teria isso tudo aí pra ler. Pelo menos uma se salvou readquirindo.

      Excluir
    6. Com certeza, Marcos! É do Inferno que se enxerga o Paraíso, é assim que me defino como leitor da TM clássica antiga. A edição que tenho comprei usada e não tive anteriormente, as que readquiri foram As Melhores Piadas nº11 e nº15, mais As Grandes Piadas nº1, me desfiz pela segunda vez de cada uma, tsc, tsc!
      Marcos, As M.P. do Penadinho nº18 possui um erro de cor na capa, o Zé Vampir não tá com a pele amarela.

      Excluir
    7. Verdade. Erraram feio nessa. Pelo menos diferenciou

      Excluir
    8. Eu participo de um grupo no facebook e postaram algumas dessas tirinhas. Uma delas era a do Rolo, Tina e Pipa em um carrinho de montanha russa, mas na subida o carrinho não aguentou o peso da Pipa e acabou voltando.
      Vocês precisavam ver o chororô que deu nos comentários chamando o Mauricio de gordofóbico, xingando quem achou graça e por aí vai.
      Esses floquinhos de neve não conseguem nem assistir a um episódio de Chaves com Nhonho ou Seu Barriga sem dar chilique.

      Excluir
    9. Não sabia desse grupo, parece ser interessante. Povo do Facebook e Instagram reclamam mesmo de tudo, detonam mesmo, aí Mauricio vê esses comentários, aí acata para os gibis. Você tem o link dessa tirinha?

      Excluir
    10. Tenho sim, mas o grupo é fechado. https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.342120560805655&type=3

      Excluir
    11. Fiz um link da tirinha: file:///D:/Download%20geral/204466301_1897234290438498_332485061488990213_n.jpg

      Infelizmente, é em grande parte por conta de gente assim que a qualidade da msp vêm decaindo cada vez mais. O pessoal se ofende com tudo.
      Já estão diminuindo até as provocações do Cebolinha com a Mônica. Li uma história recente e aparentemente ele quase não chama mais a Mônica de baixinha, golducha e dentuça. Nessa história em questão ele só falou do Sansão o chamando de encardido e fedido.

      Excluir
    12. Guilherme, acho que essa tirinha tem nesse livro da Tina, realmente bem incorreta, mas não a ponto de alguém se ofender com isso. Hoje implicam com tudo, infelizmente.

      Hoje só não diminuíram as provocações dos meninos contra a Mônica como também ela praticamente não bate neles, não aparecem surrados, tudo bem raro, no máximo ela corre atrás deles no final. Muito ruim assim.

      Excluir
  2. Gosto muito dos personagens do Núcleo da Tina. Rolo, Pipa e Zecao são personagens muito engraçados. Inclusive, neste mês sai o Almanaque semestral da Tina, que pretendo comprar. Sobre a mudança nos traços, interessante é que na ocasião da mudança em 1977, a Tina apareceu com o rosto antigo na seção de carta dos leitores e com o novo rosto em uma história que contracenou dançando com o Rolo, na edição 86 da Mônica da Editora Abril, de junho de 1977. Creio que tenha sido uma mudança que a maioria aprovou na época, Tina ficou muito mais bonita. Já a alteração mais recente do Rolo, feita há alguns anos atrás, não gostei muito, poderiam ter sido mantido como ele estava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, a transformação da Tina foi totalmente positiva, fico imaginando a baita surpresa que os leitores tiveram, eu nem era nascido, já a transformação do Rolo vejo como negativa, prefiro mil vezes aquela consagrada cara de girassol do que a cara atual de bom moço, uma sacanagem o que fizeram com um personagem tão importante, perdeu aquele baita carisma, deplorável!

      Excluir
    2. Verdade, tem o almanaque semestral da Tina esse mês. Sem dúvida a seção de cartas já tava feita e aí não tinha como mudar, o que foi bom pros leitores compararem a diferença, tenho essa edição Monica 86. Era necessário mudar a Tina porque não ia combinar a cara da Tina hippie com o tipo de histórias que queriam mostrar, ficou melhor sim. Sobre Rolo atual uma das maiores burradas que fizeram, já foi pior deixando ele fortão no início, mas como tá agora também é deprimente.

      Excluir
    3. O Rolo era o sem vergonha oficial da TM, era um cretino fascinante, pelo pouco mostrado percebe-se que ele dá um show de sarcasmo nesta edição.
      Marcos, o que tem mais neste Melhores Piadas, anos 70 ou 80? A maioria que postou é dos 1970, da enfermeira é dos 1980, da Pipa chorando e a com eles na praia parecem ser também.

      Como que o vestuário masculino era tosco nos 1970, não é uma crítica simplesmente de quem tá vendo de fora, ou seja, passou a moda ficou feio, não é isso, era feio enquanto moda, era marmoteiro durante sua vigência, acho que foi a única moda masculina que conseguiu ser cafona enquanto era atual, é lógico que uns 20% salva, dá pra se usar até hoje, visto o look do Seu Madruga que apesar de meio esculachado ainda consegue passar batido nos dias atuais, daquele lúdico meio, apenas ele e o Seu Barriga possuem looks integráveis à atualidade.

      Excluir
    4. Xeclinghe, todas as tiras são até 1979, apear de algumas até lembrarem traços dos anos 1980, como essa da Tina enfermeira. No máximo ter algo do início do ano 1980, mas pelas numerações das tiras mostram que são do anos 1970.

      As roupas eram bem estranhas mesmo, tiveram tiras que mostram claramente a moda da época. Quanto a Chaves, por serem roupas fixas, até que ficavam atemporais, tanto que fez sucesso aqui, já as do Chapolin dava pra ver que eram bem datadas as roupas, principalmente as da Florinda. Em Chaves, as roupas mais normais que considero eram do Seu Barriga e Professor Girafales por usarem ternos, além de Seu Madruga.

      Excluir
    5. Sim,em Chaves e Chapolim,os personagens secundários e figurantes eram vistos com calças boca-de-sino

      Excluir
    6. O vestuário feminino dos 70 acho de boa, o masculino considero a maior parte de muito mau gosto, por exemplo, calças boca de sino masculinas são marmoteiras enquanto estavam em evidência, não porque saíram de moda, pras mulheres já caem muito bem mesmo atualmente sendo demodê.
      O vestuário de Chaves transita entre a década de 1920 até a de 1970, o Nhonho que deve ter uns oito anos de idade se veste como uma criança mimada de no máximo quatro anos entre décadas de 20 e 40, o Kiko é a mesma coisa, tenho uma foto do meu falecido avô com cinco anos de idade usando uma roupa quase idêntica ao do "tesouro", a diferença é que ele usa chapéu tipo marinheiro e o personagem usa boné, detalhe: meu avô nasceu em 1918, o chapéu que a Dona Clotilde usa era muito comum nos 1940 e 50, Girafales não conseguiria integrar seu look à atualidade, já o Senhor Barriga sim, o personagem cult desta magnífica obra de comédia mexicana é sem sombra de dúvidas o Seu Madruga, o cara não sai de moda, apesar de que todos são atemporais ele é o único que conseguiu transpor a barreira entre o século XX e o XXI. Tem razão, a moda dos 70 é mais evidente em Chapolin do que em Chaves.
      Cê deve ser bom nos códigos, decifra as numerações das tiras e HQs, também atino pra esses detalhes, 1979 e 1980 em traços são muito parecidos, é provável que todo o conteúdo da edição seja setentista, agora, que pedaço de mau caminho a Tina de enfermeira...

      Excluir
    7. Xeclinghe, cada tira tem uma numeração ema lgum canto. Olhando aqui, parece que tem algumas de 1980, nas tiras da casa dos Nº 600. A edição teve tiras do Nº 426 ao 659. As de Nº 426 e 427 são da fase hippie. Nº 445 foi a primeira mostrada da reformulação. Foram pocas mostradas na casa dos 600, maioria foi da casa dos 500. Foi uma pena eles terem omitido os anos originais, aí dava pra ter certeza. E infelizmente foram muitas tiras puladas, podiam muito bem fazer um pocket L&P com a Tina, não fazem porque não querem.

      Excluir
    8. Então nem tudo é setentista, bom saber, nunca tive uma edição da TM pela L&PM, rimou. Eles ficam amarrando o rico material consagrado do passado que tanto se envergonham, jogam o abundante material inferior da TM clássica atual nos leitores, eles não cogitam desestagnar, não? O negócio chega a dar azia no bicarbonato.

      Excluir
    9. Sim, e parece que os pockets da L&PM foram cancelados, aí que sem chance de ter material bom e incorreto da turma clássica.

      Excluir
  3. O Marcos e eu criamos um Whatsapp de colecionadores de revistas da Turma da Mônica. Será um canal mais direto para mostrar revistas, tirar dúvidas, falar sobre personagens e muito mais! Quem quiser participar, mande o número do seu telefone com DDD para o meu e-mail e vamos adiciona-lo:
    ricardoribeiromsilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Realmente essas tiras da Tina são muito boas e raras,nunca seriam publicadas atualmente.Uma pena.

    ResponderExcluir
  5. O Toneco quando foi criado teve um grande espaço entre as criações do Mauricio, michou ao chegar nos 1980 e não emplacou mais, ele e Tina tinham um irmãozinho caçula que teve menos destaque que os dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os irmãos dela foram Toim e Toneco, mas depois se tornaram personagens esquecidos. Toneco ainda teve algumas aparições nos anos 1980 e 1990 como coadjuvante e teve um destaque um pouco maior a partir dos anos 2000, agora aparece só de vez em quando.

      Excluir
    2. Uma pena, com os traços dos anos 1980 ficaria muito bom de vez em quando eles atormentando a irmã.
      Pro Rolo, o Zecão caiu do céu, a tira da página 30 confirma o que digo.

      Excluir
    3. Seria bom mesmo, não tormentariam a Tina por ser hippie, mas podia ser em outros assuntos, perderam a chance de ficarem melhores ainda o anos anos 1980 e 1990. Quando aparecia o Toneco, era mais figuração, sem ter grande interação, nem mostrar personalidade como era.

      Excluir
    4. Parece que a Vovoca também tinha um bom índice de aparições nas HQs da Tina.

      Excluir
    5. Nos 1980 a Vovoca bateu de goleada o Toneco em presença, não fez apenas pano-de-fundo, também interagiu bastante com a neta.

      Excluir
    6. Vovoca aparece desde 1970 na fase hippie, ficou sumida um tempo e teve destaque maior nos anos 1980.

      Excluir
    7. Marcos, quem surgiu primeiro, o Zecão ou o Jaime?

      Excluir
    8. Zózimo, Foi o Jaime primeiro. Jaime surgiu em 1981 e o Zecão em 1982.

      Excluir
    9. E no almanaque da Tina esse mês tem na capa vovoca e toneco

      Excluir
    10. Bom saber, tanto Vovoca quanto seu neto foram elementos importantes do núcleo, assim como o Jaime que não deveria ter ido pro limbo, era um bom camarada. A Tina tem outro namorado efetivo?

      Excluir
    11. Todos os personagens foram importantes na Turma da Tina. Eu gostava do Jaime, foi namorado que ficou mais tempo com ela. outros apareceram só em uma história, em cada história com namorado diferente.

      Excluir
    12. Ela está de galho em galho então. Volta, Jaime!

      Excluir
  6. Falando nas piadas contra o peso da Pipa, a MSP lançou recentemente um livro de luxo que reuniu as edições 51, 52, e 63 da Turma da Mônica Jovem e nas duas primeiras revistas tem várias piadas de gordo que foram alteradas!

    Eu até entendo a MSP fazer isso, mas deveriam ter mais respeito com o trabalho do roteirista, a alteração foi muito tosca e forçada, ficou pior que as censuras dos filmes antigos da Disney.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, além de não publicarem coisas assim, ainda alteram as histórias. No Almanaque Temático do Cascão de esportes, eles alteraram todas as piadas que fizeram com a gordura da Sofia. Quem diria histórias da Panini erem alteradas, sinal que a paranoia do politicamente correto tá cada vez maior a cada ano que passa.

      Excluir
    2. Faz uma matéria falando desse almanaque, pois todas as histórias com tvs também foram alteradas, e até nome puseram numa

      Excluir
    3. Eu não tenho esse Temático, fora que já saiu de circulação, mas se precisar de imagens pra futuras postagens de alterações em almanaques em geral posso postar. Os Temáticos são o que têm mais alterações, nesse último do Chico de Folclore e Fábulas, alteraram direto.

      Excluir
  7. Sem sombra de dúvidas que Tina foi a personagem que mais sofreu "metamorfoses" nos traços,e mudou para melhor!
    Certamente ela despertava uma certa libido nos meninos das saudosas décadas de 80 e 90.
    E dependendo do desenhista,ela ficava bem gata mesmo e de corpo...bem,vocês entenderam.
    Em algumas HQs em que aparecia sem óculos,os olhos dela eram bem feitos caprichados.

    Nesses momentos lembrei-me dos gibis adultos clandestinas de Carlos Zéfiro,apelidados de "catecismos",inspirados nas tijuana bibles estadunidenses,que contavam com personagens populares parodiados em situações...digamos,íntimas.Deve ter acontecido com a Tina no passado como é hoje nessas HQs adultas de Internet hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zéfiro é do fundo do baú, foi da pá virada, foi punk, foi thrash metal entre outros predicados, fazia a alegria dos púberes do gênero masculino, integrantes dos Titãs, do Casseta & Planeta, Lobão entre outros avacalhados famosos conheceram empiricamente sua espetacular e "subversiva" obra.

      Excluir
    2. E Zéfiro foi descoberto bem tarde,vindo a falecer pouco tempo depois.Era um funcionário público,morador aqui do Rio,do outrora pacato bairro de Anchieta,creio eu que do lado do Parque Anchieta,da estrada do Engenho Novo,Mal. Alencastro,etc.,um bairro bonitinho se desconsiderar o outro lado da via férrea que lhe corta,da av. Nazaré,antiga Rio do Pau,etc.Zéfiro morava a poucos metros da Baixada Fluminense.

      Excluir
    3. O fabuloso Rio de Janeiro de Carlos Zéfiro, Stanislaw Ponte Preta, Lyra, Menescal, da Ópera do Malandro, da Garota de Ipanema, dos mineiros Betinho e Henfil, do pernambucano Madame Satã, Aldir Blanc, Vinicius, do contraventor Castor de Andrade, do gaúcho gago Nelson Gonçalves, da extinta TV Rio, dos nordestinos Ferreira Gullar, Bezerra da Silva e Alcione, da extinta Rádio Guanabara, Gonzaguinha, Hugo Carvana, do paulistano Burle Marx, do papagaio da Disney, do anárquico Asdrúbal Trouxe o Trombone, da infância do falecido Bussunda, é um Rio de Janeiro que não nos pertence mais, dos mais antigos aos mais novos que citei, viveram numa cidade realmente fascinante.
      Um erro foi ter rebatizado o estado com o nome da capital, Guanabara é um belíssimo nome, não sei por que fizeram essa bobagem, antes mudassem o nome da baía e deixassem o estado como estava.

      Excluir
    4. Tina sempre foi muito bonita, mas nos anos 1990 caprichavam na sensualidade dela, principalmente determinados desenhistas.

      Excluir
    5. Zeclinghe,eu acho um porre estados serem homônimos de suas capitais,caso de RJ,SP e NY,cuja capital é creditada informalmente como NYC para diferenciar.Criatividade é terem nomes parecidos sem serem iguais como Amapá e Macapá.

      Sobre o Rio(cidade)antigo,curiosamente existe a canção chamada "Rio Antigo",composta por Chico Anysio(o cearense mais carioca do Brasil)e Nonato Buzar,cuja letra exalta,nos anos 80,o que existia nos 50 e acabou.Pois nos mesmos anos 50 foi lançada por Ademilde Fonseca e sua voz agudíssima a homônima canção "Rio Antigo",que exaltava a cidade dos anos 20,30 por aí,lamentando até a demolição do morro do Castelo!

      Isso dá pano pra manga que até saímos do assunto Tina!
      Uma cidade grande,a segunda maior do Brasil e ex-capital federal não poderia deixar de ser mutante e é sugestivo que sempre se criem novas músicas falando do "Rio Antigo",cujo conceito de antigo também muda com o tempo.

      Excluir
    6. Chico Anysio era um gênio mesmo, vou pesquisar sobre a música que cê mencionou, tive um LP de Baiano e os Novos Caetanos, uma sátira musical estrelada por ele e mais dois humoristas, me lembro pouco do conteúdo.
      Futuramente a década de 1990 fará parte do Rio de Janeiro antigo, vai demorar, mas é inevitável, terá também um glamour completamente diferente dos tempos em que se amarrava cachorro com lingüiça.
      Cidades e estados homônimos estão mesmo por fora, e sempre os estados ficam secundarizados, quando os nomes são mencionados logo imaginamos as cidades, tendo que complementar com a palavra "estado" pra se referir aos entes federados. Tanto Amapá quanto Goiás possuem cidades homônimas, porém, são cidades pequenas, não são expressivas como as capitais Macapá e Goiânia. O caso do secundário estado de New York (Nova Iorque) é ainda mais curioso, sua cidade homônima que o ofusca, ou digamos que o estado fica na sombra da metrópole que apesar de ser sua xará, não é sua capital, sua capital na verdade é xará dos sabonetes Albany.

      Excluir
    7. Tinha me esquecido desse caso do estado de NY.Aliás,várias cidades americanas mundialmente conhecidas como LA(Los Angeles)não são capitais de seus respectivos estados,e outra curiosidade é que a capital federal Washington(DC)fica de um lado(Costa Leste,oceano Atlântico)e o estado homônimo fica do outro(Costa Oeste,oceano Pacífico).

      Mas a Tina atual continua gata,embora inferior à de décadas anteriores,está muito melhor que o Rolo careta de hoje.

      Excluir
    8. E sim,o Rio dos anos 1990 já é coisa do passado,um "Rio antigo" atual.Muita coisa a cidade mudou por causa de Copa e Olimpíadas aqui.Foi muito,porém pouco.A cidade foi reconstruída por um lado e "desconstruída" por outro.

      Excluir
    9. Sim, na terra do Tio Sam várias cidades famosas não são capitais como: Cincinnati, Philadelphia, Pittsburgh, New York, San Francisco, Los Angeles, San Diego, New Orleans, Chicago, Seattle, El Paso, Memphis, Houston, Dallas, Milwaukee, Detroit, Tampa, Orlando, Miami, Saint Louis, Minneapolis, Las Vegas, Atlantic City, Baltimore, Portland.
      São dois Washingtons, a da Casa Branca e o do Nirvana. Se existe Washington DC, por que não existe Washington Marvel? Ignore!
      Homônimos ainda piores são nos casos das capitais do México, Panamá e Guatemala, criatividade passou longe das três cidades.

      Falando em Copa do Mundo, além da humilhação dos 7x1, ainda teve o agravante de ter sido em casa, pra mim, a derrota foi um grande aprendizado, a gente tava sempre se achando melhor que todo mundo, salto muito alto, teve um propósito tamanha lambada, nas Olimpíadas, a Seleção Canarinho conquistou nada no futebol. O Brasil não é mais aquele celeiro de grandes jogadores, também não quer dizer que não possa recuperar.

      Excluir
    10. Só fazendo uma correção no meu comentário de 17/08/20 23:32:
      Quando digitei "...da extinta Rádio Guanabara,..." estava com foco na Rádio Nacional que existe até hoje e pertence à EBC, a Nacional inaugurou a Era do Rádio, o mais adequado seria: "...da extinta Era do Rádio,...".

      Excluir
    11. No caso de capitais federais homônimas,pior em todos os sentidos é o da capital do Vaticano,o menor país do planeta.Muito brasileiro distraído deve pensar que o Vaticano pertence a Roma(capital da Itália),mas é o mesmo caso do DF brasileiro,que nada tem a ver com Goiás.E outro caso de criatividade como o de Amapá/Macapá é o de Nicarágua/Manágua.Já outras cidades não-capitais complicam como Goiana e Paulista,ambas em Pernambuco.Goiana é parceido com Goiânia e até Guiana,o que fez um estrangeiro errar seu vôo.Já Paulista é um "sobrenome" muito frequente em municípios paulistas,como Bragança Paulista,Cachoeira Paulista,Lençóis Paulista,etc.

      Sim,o 7x1 foi muito pior que o "Maracanazo".Acho que brasileiro tem na mente que é bom de bola e que automaticamente vai ganhar a Copa por causa disso.

      Excluir
    12. E quando o nome do município é uma sigla? É o caso de Sinop no Mato Grosso, significa: Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, apesar de ser um nome horrível possui originalidade, criatividade nem tanto.
      Vaticano é um Estado dentro de outro, a mesma situação de San Marino, assim também como Lesoto, um Estado dentro do Estado sul-africano, um país dentro de outro, são os famosos enclaves.
      E falando em Guiana que é um Estado independente diferente de sua xará Guiana Francesa que o próprio nome indica ser território francês, voos da França pro seu território sul-americano e vice-versa são voos domésticos, já pensou sair da América do Sul pra Europa em um voo doméstico? É mais negócio ser franco-guianês ou franco-guianense do que ser tupiniquim, lembrando também que o Brasil é fronteiriço com a França.

      Excluir
    13. E quando se sai do Brasil para a Guiana independente,que foi território britânico,há um viaduto de transição de mãos de direção,pois tem-se que andar em mão-inglesa.

      E voltando ao Panamá,lembrei de uma localidade de lá que tem um nome muito curioso:Boquete!E lá tem até daqueles totens de "hashtag" e "I ♥" e tudo! Descobri isso por acaso,ao passear pelo Google Maps.Mas infelizmente Boquete ainda não está no Google Street View,ou seja,o carro do Google ou o pedestre voluntário da marca ainda não passaram lá para o mundo poder ver suas ruas.

      Falou na França?Pois lá existe um vilarejo chamado...Anus.Vendo-se do alto,é um lugar rural minúsculo,no meio do nada ou seja,no ** do mundo.

      Porém,o que é palavrão para uns não o é para outros,como no caso daquele futebolista argentino de ascendência italiana,o Milton Caraglio,que deve causar aflição em locutores brasileiros.

      Sinop é um caso parecido com o de Jardim Sulacap,ou simplesmente Sulacap,um bairro carioca da zona Oeste que foi planejado num terreno que pertencia a Sulamérica Capitalização.

      Excluir
    14. Julio Cesar, já vi que cê é pra lá de inteirado dos assuntos, gostamos de saber sobre um pouco de tudo, somos curiosos, vou fechar a conta e passar a régua porque o Marcos pode cortar o nosso barato, estamos esticando muito fora da TM.
      Cê deve pensar: “O Xeclinghe pediu água, pediu água!”, valeu, meu caro!

      Excluir
    15. Agora tem um tópico novo,sobre o Tarugo.Melhor continuar a conversa lá.

      Excluir
    16. 🎼 É pra lá que eu "voou", é pra lá que eu vou...🎶

      Excluir
    17. Favor, comentarem só sobre assuntos relacionados à Turma da Mônica pra não poluir

      Excluir
  8. Essa do queixo achei muito maldosa e ri muito kkkkk, época que não tinha mimimi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegaram pesado kkkkkk. Também ri alto nessa. Sem frescura, sem dúvida.

      Excluir
  9. Legal essa revistinha,eu não conhecia,são boas as piadas,nas últimas páginas é o irmão da Tina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o Toneco, o irmão da Tina. Ele estava sumido até então

      Excluir
    2. Pois é, parecia mesmo, já vi gente se perguntando quem era aquele garoto tão parecido com o Cebolinha quando o Toneco apareceu no gibizinho da Tina 15 de 1992. E não foi só uma pessoa que disse isso. Como ele tava muito tempo sumido até então, não o conheciam e achavam que era Cebolinha.

      Excluir
  10. Marcos, a Tina foi criada em 1970? Pra completar cinquenta anos em 2020 tem que ter sido criada em 70, sua criação data de 1964 ou 65, não? Que eu saiba, ela é uma das crias dos anos 1960, assim como a maioria da Turma da Mônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela foi criada em 1970, foi um erro da MSP ao falarem que foi criada em 1964, pois a primeira aparição dela foi em um suplemento da Folhinha de São Paulo e não tem nenhum registro da Tina antes disso. Mostrei essa Folhinha de São Paulo anunciando estreia dos novos personagens aqui nesse post.

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2015/09/a-evolucao-da-tina-e-sua-turma-parte-1.html

      Excluir
    2. Interessante, como que erram com uma diferença tão grande, 1964 pra 1970 é muito tempo, sem contar o tempo que o erro permaneceu, naquele almanacão de 1990 com o Mauricio na capa possui então dois erros: o do ano de criação da Tina e o do mês da primeira revistinha da Magali, na edição especial diz que surgiu em agosto, o ano pelo menos está certo.

      Excluir
  11. Sim, se fosse 1969 seria um erro mais aceitável,as 1964 foi bastante diferença, erro feio. O mesmo sobre lançamento da revista da Magali, e foi pouco tempo, não deviam ter colocado errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, como bem salientou, ainda teve o agravante do revistão tipo almanacão ter sido publicado no ano consecutivo ao ano da publicação de Magali nº1, erraram numa informação até então recentíssima, não tenho certeza, acho que as informações da edição especial sobre os anos em que os personagens principais foram criados entre outras curiosidades foram produzidas primeiramente pra um álbum de 1986 ou 87, porque aí já tenho certeza que aquelas imagens foram originalmente cromos autocolantes, sei pois tive o álbum, acho que o erro sobre a criação da Tina começou nele, tive também o almanacão especial que esqueci o nome.

      Excluir
    2. As imagens que ilustram foram daquele álbum de figurinhas de 1986 e pelo visto tiveram informações também com base no álbum. Podiam ter revisado isso.

      Excluir