terça-feira, 25 de agosto de 2020

Tirinha Nº 74: Cascão

Nessa tirinha, Cascão encontra um  Gênio da Lâmpada, que fala que ele tem direito a 3 pedidos. Só que começa a chover logo na hora que o Cascão tinha que fazer seus pedidos e a única alternativa foi pedir 3 guarda-chuvas para ele correr bem seguro da chuva. Perde a chance de ter tudo que queria, mas pelo menos continuou sem tomar banho. Muito legal.

Tirinha publicada em 'Cascão Nº 64' (Ed. Globo, 1989).


27 comentários:

  1. Perdeu a oportunidade de pedir para não chover,sobrando-lhe dois desejos para não desperdiçar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, se pedisse para parar a chuva acabaria seus problemas. Deu mole, mas na hora ele só deve ter pensado em guarda-chuva.

      Excluir
    2. Poderia ter pedido para ele e o gênio serem teletransportados para um lugar protegido da chuva,e continuar com os desejos restantes.

      Excluir
    3. Isso aí, seria melhor pra ele

      Excluir
  2. Muito engraçada essa tirinha,mas o cascão poderia pedir para não chover,daí ele não iria desperdiçar os desejos.Mas é isso que dá graça na tirinha.

    ResponderExcluir
  3. Quanta "ambição", pediu um guarda-chuva por pedido, foi orelhudo na pressão, era só pedir os três em um pedido, ou melhor ainda, pedir pra não chover como os prezados comentaram acima, o Cascão abre mão de qualquer pedido ambicioso pra não se molhar.
    Se fosse um personagem lusitano seria tachado de asno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um leitão que dá coices ou um jumento bem mais fedorento que a média.
      Os gênios das lâmpadas maravilhosas são legais, mas, prefiro os poços dos desejos, qualquer moedinha e satisfação garantida, do contrário seu dinheiro de volta, como é mostrado na HQ de encerramento de Cebolinha 168 da Abril, na de abertura de Cebolinha 6 da Globo, o poço fez fiado pro garoto. Os poços são mais "gente" boa que os gênios que ficam impondo limites, todavia, fazem seus restritos serviços gratuitamente, basta apenas achar uma lâmpada maravilhosa e esfregá-la, já os poços dos desejos cobram pequenas tarifas.

      Excluir
    2. Cascão podia ter feito outra coisa, como mandar parar a chuva ou ir pra outro lugar sem chover, que seria mais vantajoso pra ele. Mas pra dar a graça na tirinha, aí fizeram isso, se fosse história normal com mais páginas, aí daria. Poço dos desejos também era legal, já teve a capa de Cascão 225 de 1995 em que ele joga várias moedas de desespero pra aparecer um guarda-chuva no momento que estava começando a chover.

      Excluir
    3. Verdade, desesperado pra se manter seco ele tomava prejuízos, não aproveitava as oportunidades, fazia qualquer negócio pra continuar invicto, Magali 148 da Editora Globo também possui um poço dos desejos na arte da capa. Quando criança ficava fascinado com os poços dos desejos nas histórias da TM, imaginava como funcionavam, de onde se originavam seus poderes, pois pra mim as lâmpadas mágicas ou maravilhosas já estavam claras com relação às suas capacidades, os gênios que residem nelas são criaturas místicas, os poços é que me encafifavam, não são criaturas e nem objetos móveis e compactos como lâmpadas, varinhas de condão, amuletos, anéis, espadas (como Excalibur e as dos ThunderCats e He-Man) entre outros objetos que são fontes de grandes poderes, também não são fenômenos naturais como os arco-íris que são transitórios ou se deslocam e também são místicos, abrigando gnomos e potes de ouro, os poços são fixos, de alvenaria, não têm seres tomando conta (pelo menos não nos da TM), não sabemos suas profundidades, aonde eles dão, se têm água ou se são secos, se foram construídos ou se eles se autoconstroem, provavelmente a explicação se encontre em suas fundações, em suas construções, talvez sejam conexões interdimensionais. Dos mitos dos quadrinhos e universo lúdico de modo geral, os poços dos desejos são os mais misteriosos.

      Excluir
    4. Poços dos desejos são mais misteriosos mesmo, estão lá do nada, bom recurso do universo infantil pra se imaginar. Seria bom que existisse na vida real.

      Excluir
    5. Marcos, não me lembro de histórias do Chico Bento com poços dos desejos, conhece alguma?

      Excluir
    6. Tem a história de abertura de Chico Bento Nº 90 de 1990 em que ele pede um sósia pra ir pra escola no lugar dele.

      Excluir
    7. Marcos, tive a edição e não me recordo da HQ, na capa o Chico ao pegar água no poço (que não é dos desejos) se depara com uma tartaruga no balde, pelas patinhas da bichinha só pode ser marinha, bela capa! Os poços dos desejos eram mais freqüentes nas HQs do núcleo do Limoeiro do que em Vila Abobrinha.

      Excluir
    8. Turma do Limoeiro era mais frequente, mas outros núcleos também tiveram. Até com Pipa já teve uma de uma página.

      Excluir
  4. Marcos,outro dia tava lendo uma história que aconteceu uma coisa que a mim soou como um completo absurdo.Era um dia chuvoso e o Cascão saiu de casa junto com o Cebolinha para ir na casa do Xaveco.Em outro quadrinho,o Cascão chegou a dizer que preferia a chuva ao inves de comer a pizza do pai do Xaveco(ou algo do tipo).Vendo esse exemplo,a gente nota claramente como o Cascão foi muito descaracterizado pela MSP,talvez por ser o mais "politicamente incorreto" de todos.Antes,ele não saia de casa chovendo nem que a vaca toussa kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Absurdo ver essas coisas, mas tá sendo comum isso. Hoje ele prefere chuva do que outras coisas, antes ele diria o contrário e também nem sairia de casa com chuva. Mudaram muito.

      Excluir
    2. Não sei de quando Julio,pois vi essa história na internet,em um instragram da Turma da Mônica.Mas,exatamente pelo absurdo que eu citei,parecer ser uma história da panini.

      E,Marcos,na TMJ eu até entendo ele ter passado a tomar banho,mas eu estranho muito ele não ter medo mais de sair na chuva.Lamentável.

      Excluir
    3. Mozer, agora estão fazendo de tudo pra tirar aquela imagem do Cascão antigo e aí tirar medo de chuva foi uma das mudanças. Ele agora até limpa as coisas, faz apologia às limpeza, não gosta de rua suja, por exemplo. É um outro personagem.

      Excluir
    4. Pessoal, é o Cascão da Terra 2, esculhambaram com a Turma da Mônica clássica de todas as formas, como a MSP enveredou em outros seguimentos e foi bem-sucedida, poderiam criar a "Turma da Mônica Terra 1", seria nada mais nada menos que a TM clássica original, com aqueles personagens do balacobaco, já imaginaram? O velho seria um novo seguimento. Vai sonhando Xeclinghe, vai sonhando...

      Excluir
    5. Vai sonhando porque até a tendência é piorar com o politicamente correto daqui pra frente.

      Excluir
    6. Nos tempos de Cascão d verdade ou clássico,uma HQ sugeriu que ele passaria a tomar banho e ser chamado de Limpão,mas não aconteceu como previsto.Não lembro qual era o episódio,mas houve essa concretização de forma retardada.

      Excluir
    7. Geralmente quando a turminha tentava dar banho nele ou ter uma grande expectativa de ele tomar banho por si próprio falavam que ele tinha que mudar o nome pra Limpão. Tiveram algumas histórias assim, aí não sei a qual especificamente se refere.

      Excluir
    8. Talvez seja "Depois do banho" de Cascão 131 da Editora Globo.

      Excluir
    9. Sim, "Depois do banho" foi uma delas, deve ser essa mesma. Tiveram outras também.

      Excluir