quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Um tabloide com o Tarugo devagar

Mostro um tabloide em que o Tarugo é lento até para responder alguma coisa para alguém. Publicado em 'Mônica Nº 91' (Ed. Globo, 1994).

O Coelho Caolho reclama que Tarugo é devagar, aí passa o dia inteiro, a noite toda e o amanhecer de um novo dia, só depois que ele responde que devagar era o Coelho Caolho. Como Tarugo é uma tartaruga, ele é lento para andar, tem muitas histórias e piadas com ele lento em seus compromissos, só chega no lugar desejado depois de meses. Aí nesse tabloide resolveram colocar essa ideia também no seu raciocínio, bem devagar para assimilar as coisas, só depois de dias ou meses.

Essa piada também foi bem usada em personagens considerados mais lerdos. Personagens lerdos como Chico Bento, Zé Lelé e Frank também tiveram lentidão de raciocínio. No Tarugo justifica que é porque é uma tartaruga, já os outros porque são lerdos e burros mesmo. Os traços ficaram bons, típicos dos anos 1990. Dessa vez o tabloide teve título, normalmente costumava ser só o nome do personagem nas revista antigas. A seguir mostro essa história completa.


48 comentários:

  1. A MSP poderia cogitar incluir uma preguiça na Turma da Mata,pois dizem que o bicho-preguiça é o animal mais lento de todos,superando a tartaruga e a lesma!

    E essa HQ me lembrou uma cena de Os Simpsons,quando reclamam que Homer era lento e ele fica pensando a respeito e,quando resolve protestar,já era noite e não tinha mais ninguém na sala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah,e se essa tira fosse adaptada a um desenho animado,daria para pôr uma cereja do bolo,que seria o Tarugo dizendo essa frase,mas em velocidade lenta,como num LP rodando devagar,e a voz naturalmente engrossada.
      Falei detalhadamente de voz engrossada porque existe hoje a tecnologia de deixar vídeos lentos ou rápidos sem alterar o tom da voz

      Excluir
    2. Acho que não colocaram uma preguiça na Turma da Mata porque ia ficar paradona em árvore, não ia ter muita interação, aí deixam esse lado devagar só com Tarugo. E deu de entender que quando ele falou que "devagar é você" no último quadrinho, foi falando num ritmo normal, só deu resposta um dia depois.

      Excluir
    3. Sim,eu sei que foi em ritmo normal,essa de velocidade reduzida na fala no caso de um vídeo foi um acréscimo meu de sugestão.

      Excluir
    4. A cena do Homer da qual tinha falado:
      https://www.youtube.com/watch?v=Qvlkfp9SJK4

      Excluir
  2. O Tarugo é muito engraçado, o tabloide me lembrou do Kiko, o "tesouro" da Dona Florinda costuma entender e rir da piada depois de três horas que foi contada.
    Tartaruga e coelho de óculos só na mente genial do Mauricio, outra originalidade que só podia sair da cabeça dele é o casco ou carapaça do Tarugo ter uma abertura em cima tipo um teto solar, ele prefere usar a abertura retangular do que o orifício da frente que é igual ou muito parecido com o de trás por onde passa sua cauda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser Chaves ter inspirado isso, sempre é engraçado isso. Tarugo é um bom personagem, posição no casco é diferente e ainda tem detalhe que ele ainda pode sair do casco e voltar normalmente.

      Excluir
    2. Verdade, o tarugo é "flex", se quiser ser menos devagar é só sair de seu "conversível", e quando o faz parece que se torna bípede, não tenho certeza.
      Me corrija aí, Marcos, ou confirme!

      Excluir
    3. Quem lembra do desenho animado "A Nossa Turma"(The Get Along Gang),sabe que a tartaruga do grupo,que aparecia de vez em quando,ganhou,no Brasil,o nome de Tarugo.

      Excluir
    4. Julio Cesar, era exibido pelo SBT? Me lembro vagamente de um alce que era tipo o líder do grupo, uma ovelha e um castor, eram tipo crianças de oito a dez anos, era uma turminha de seis ou sete integrantes, dos outros não me recordo, não sei se tô falando da mesma animação que você.

      Excluir
    5. Tiveram histórias que colocaram rodinhas no Tarugo pra ele ser mais depressa, mas não era padrão isso, mais normal era ser devagar. Não lembro desse desenho animado.

      Excluir
    6. Isso mesmo,Xeclinghe,era exibido na então TVS,o líder era um alce,tinha gato,ovelha,um castor atrapalhado,uma ouriça e os inimigos era uma dupla formada por um crocodilo e um lagarto.

      Excluir
    7. Falamos sobre a evolução estética da Tina,mas esquecemos de mencionar algumas mães da TM!Elas também viraram pedaços de mau caminho,viu?

      Excluir
    8. Marcos, a condição física do Tarugo rendeu ótimas HQs, a das rodinhas é muito boa, conheço apenas uma assim, se teve outras é porque a ideia foi tentadora demais pros roteiristas pra ficar numa só. Você não me corrigiu e nem confirmou se o Tarugo fora do casco se torna bípede.

      Julio Cesar, a TVS/SBT foi o canal aberto que teve maior espaço dedicado às crianças. Então teve um Tarugo gringo?! Malditos yankees!! Como se já não bastasse não reconhecerem Santos Dumont como patrono... Brincadeira!

      Excluir
    9. Acho que já vi o Tarugo brasileiro fora do casco,e era bípede como um bom animal antropomorfo de tramas fictícias.
      E não são os ianques os culpados pelo cascudo gringo se chamar Tarugo,foi a versão brasileira quem o batizou aqui.

      Excluir
    10. Tô ligado, Julio Cesar! Não quis perder a piada, versões são tipo: Don Ramón: Seu Madruga e Chilindrina: Chiquinha; Man-At-Arms: Mentor e Orko: Gorpo; Havoc: Destrutor e Rogue: Vampira; Uncle Scrooge: Tio Patinhas e Beagle Boys: Irmãos Metralha; Chico Bento: Chuck Billy e Cascão: Smudge; Henry: Pinduca; Alley Oop: Brucutu; Buster Brown: Chiquinho; Li’l Abner: Ferdinando; Silvester: Frajola e Speedy González: Ligeirinho e segue o baile.
      Sobre as transformações das mães da TM já comentamos, esqueceu-se?
      O Tarugo fora do casco acho que é bípede também.

      Excluir
    11. Xeclinghe, quando ele tá fora do casco vira bípede sim.

      Excluir
    12. Confirmado então, Marcos, grato!
      O Menestrel que creio só ter tido uma aparição (Mônica 18 Editora Abril, parece), fez parte da Turma da Mata? Ou pelo menos o território onde aparece faria parte deste núcleo, conhece o personagem, Marcos?

      Excluir
    13. Esse Henry Pinduca seria quem?E adorei o Chuck Billy,devidamente adaptado a um nome caipira estadunidense,o que me deu curiosidade de saber como são suas HQs nos EUA,se a roça do Billy é americana também,se tem mostram as nossas lendas como o saci,iara(sereia),mula-sem-cabeça,etc.

      Excluir
    14. Julio Cesar, o Pinduca é um menino careca, clássico personagem de HQs, com certeza fez parte da infância do Mauricio assim como Luluzinha; Fantasma; Popeye; Chiquinho; Spirou; Reco-Reco, Bolão e Azeitona; Krazy Kat; Batman; Flash Gordon; Spirit; Terry e os Piratas; Brucutu; Tintin entre muitos outros clássicos personagens dos quadrinhos vintage(s). Pra você ter ideia, existe uma marca de produtos farináceos chamada Pinduca que utiliza a imagem do personagem, e não é imagem zoada tipo a TM nos muros das creches, é reprodução fiel mesmo, com certeza é sob licença, tipo os Correios com o Papa-Léguas tempo atrás.
      O Chico Bento na gringa imagino que seja igual aqui, apenas os personagens falam inglês, a não ser que a MSP produza episódios especialmente pros países anglófonos incorporando hábitos dos caipiras estadunidenses, que dentre os caipiras falantes da língua são os mais projetados mundialmente.

      Excluir
    15. Sim,eu lembro de ter falado de as mães terem se tornado gatas,mas eu tinha que ter incluído isso no papo da Tina.

      Excluir
    16. Julio Cesar, quando você destacou o Chuck Billy me veio à mente apenas animação e não HQs que são exatamente o nosso foco, por isto digitei acima a palavra "episódios".
      Quanto às mães, elas também passaram por transformações bem radicais, a transformação da Tina foi ainda mais radical, as mães que mais mudaram são: a da Mônica, a do Cascão, a da Magali e a do Franjinha.

      Excluir
  3. O quadrinho de abertura lembra as histórias da TM dos primeiros anos da década de 1970.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, lembra mesmo. Nos anos 1970 era bem comum assim, aí foi tipo um retorno.

      Excluir
    2. Há uma história onde o Rei Leonino está realizando seu passeio Real em "contato" com os plebeus, símios roxos formam um cordão de isolamento entre ele e a plebe, deixando seu caminho quase livre, pois passou batido dos macacos-de-chácara da Guarda Real o Tarugo adormecido no trajeto majestoso, o Rei tropeça em sua carapaça e desmaia com o tombo, com a topada o Tarugo acorda cercado de lanças, muito cômica!

      Excluir
    3. Acho que já vi essa história em algum lugar, mas não lembro agora a edição e muitos detalhes dela.

      Excluir
    4. Zózimo, conheço a HQ, o ministro, sei lá, primeiro-ministro ou melhor ainda: Primeiro-Ministro (pra compensar o "tarugo" com minúscula que digitei acima), incorpora um verdadeiro ditador, o Tarugo faz ponta apenas, mesmo assim fundamental na historinha.

      Excluir
    5. Xeclinghe, pra refrescar a memória do Marcos vou terminar de mandar a letra:
      ...Em defesa do Tarugo, Raposão e Coelho Caolho abordam devidamente os guardas, sem desacato algum, até que aparece o ministrinho azul puxa-saco que interpreta equivocadamente a situação, em sua ótica autoritária o monarca foi agredido pelo plebeu e os dois que se manifestaram pacificamente em sua defesa foram vistos como um levante popular contra a Coroa, ele ordena baixar o sarrafo no povo, enquanto o pau come, ele arrasta o leão pro palácio cavernoso e assume temporariamente o trono até sua Majestade recobrar a consciência, com espírito belicoso investe contra seu próprio povo que reage às agressões, como não tem Rainha e supostamente nenhum herdeiro de sangue azul na Turma da Mata, abaixo do Rei a maior autoridade é o azulzinho, se o Leonino morresse, o núcleo teria um déspota no poder. Quando o Rei volta a si, corrige a injustiça pra com seu povo, engaiola o ministrinho e continua seu passeio Real com verdadeiro contato popular (um contato real Real ou Real real), os plebeus formam um cordão de isolamento separando a Guarda Real de seu Rei.
      O Tarugo fez apenas uma ponta, foi fundamental pro desenrolar da trama, sua carapaça é também sua casa, diferente do tabloide mostrado aqui, às vezes quando adormece recolhe seu corpo, ficando visível apenas sua carapaça, da Turma da Mata, ninguém melhor pra se amalgamar à paisagem do que o Tarugo. Na vida real as tartarugas fazem o mesmo.

      Excluir
    6. Não tô lembrando, provavelmente seja da Editora Abril que costumava ter enredo assim com eles.

      Excluir
    7. Pelos traços e pelo humor frenético, só pode ser, conheci republicada em sei lá qual almanaque da Editora Globo, inclusive aparece um tatuzinho que só faz volume, mas acho que já o vi em outras histórias, pode não ser o mesmo personagem, sabe se tem tatu no núcleo como personagem fixo?

      Excluir
    8. Pelo pouco que lembro tinha visto em algum Almanaque da Globo, aí seria original da Editora Abril. Tinha um tatu como personagem da Turma da Mata, hoje personagem esquecido.

      Excluir
    9. Pesquisei e descobri que se chama Tuta Tatu. Se lembra do Niquinho?

      Excluir
    10. Esse mesmo, não tava lembrando o nome do Tuta Tau. Sei quem é o Niquinho, tive material dele no livro "Mauricio, o início" com republicações de livrinhos dos anos 1960.

      Excluir
    11. Marcos, você digitou "tive", foi erro ou realmente não tem mais?
      Que o Niquinho é a antítese do Nico Demo os fãs mais atentos já sabem há muito, o que me despertou atenção há pouco é a possibilidade de serem xarás, talvez se chamem "Nicholas/Nícolas" ou "Nicolau", ou cada um tem um destes nomes. Ao que parece eles não atuavam juntos, imagino que um inspirou a criação do outro, ou o Mauricio já tinha a ideia pronta antes de criá-los, se bem que Nico Demo pode se chamar "Nicodemos" que é o mais provável. Tanto um quanto outro não vingaram, não prosperaram, o Niquinho como é só bondade não vingaria mesmo, não carrega vingança no coração, consegue ser mais bondoso que o Anjinho que já ajudou a tramar contra a Mônica.

      Excluir
    12. O certo é "tenho". Saiu errado. Não tenho conhecimento se Niquinho e Nico Demo contracenaram juntos, creio que não.A proposta foi Niquinho ser super bonzinho oposto ao Nico Demo, mas não necessariamente contracenarem juntos, serem parentes ou amigos.

      Excluir
  4. Muito boa essa tirinha,piadas assim não fazem mais hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez não pra personagem não ser considerado lerdo.

      Excluir
  5. Há! Há! O Tarugo foi devagar até para responder,demorou um dia para ele responder.

    ResponderExcluir
  6. Essas histórias da turma da mata antigas eram muito boas,eram sempre aquele charme que dava gosto de ler,e traços maravilhosos.Hoje em dia não fazem mais isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida era um charme, hoje Turma da Mata tá boba e infantil demais.

      Excluir
  7. Marcos, trouxe pra cá a questão porque acabamos poluindo lá em cima, reformulei também. O território onde o Menestrel aparece seria da Turma da Mata? Creio só ter tido uma aparição em Mônica 18 de 1971, nenhum personagem efetivo do núcleo aparece na história, conhece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem lembro mais, só vendo, mas parece que sim.

      Excluir
    2. Quando der veja na CHTM, se tiver um exemplar original de 1971 melhor ainda, se bem que a Coleção Histórica possui resenhas que acabam ajudando mais.

      Excluir
    3. Só vendo na CHTM mesmo já que não tenho a original e torcer que não tenha alteração.

      Excluir
    4. Parece que teve apenas uma aparição, como não há alguém conhecido na história suponho que seria ambientada no núcleo da Turma da Mata.

      Excluir
    5. Tudo indica que seja da Turma da Mata

      Excluir