terça-feira, 8 de setembro de 2020

Chico Bento: HQ "Pôu In Roça"

Em setembro de 1990, há exatos 30 anos, era lançada a clássica história "Paul In Roça" em que o Paul MCCartney dos Beatles foi parar no sítio do Chico Bento. Com 11 páginas, foi história de abertura de 'Chico Bento Nº 95' (Ed. Globo, 1990).

Capa de 'Chico Bento Nº 95' (Ed. Globo, 1990)

Escrita por Rosana Munhoz, começa alguém andando cansado na mata até chegar ao Chico Bento. O homem fala em inglês e Chico pensa que ele espirrou. Quando vê, era o Paul McCartney perguntando se lá era a Amazônia, mas Chico não entende nada por ele estar falando em inglês e comenta que ele está mal da constipação. 


Paul fala que o Chico deve ser um índio e tudo é emocionante. Chico continua sem entender e ele reclama com o letrista que assim não dava, parece uma conversa de louco. O letrista coloca uma legenda do que o Paul falou, mas ele ainda não entendia o que o Chico falava. Ele reclama de novo para o letrista dar um jeito e então o Paul passa a falar um português americanizado, mas que dava para o Chico entender.


Com isso, Paul pergunta se lá era a Amazônia e Chico responde que é interior de São Paulo. Paul comenta que estava indo do Rio de Janeiro até à Amazônia e seguiu errado, pegando o caminho da direita em vez da esquerda. Chico pergunta quem é e ele se apresenta como Paul McCartney. Chico fica emocionado ver o cantor dos "Bítus" e o abraça, falando que depois de Chitãozinho e Xororó eles são os cantores preferidos e sabe todas as músicas deles.


Paul agradece e comenta que agora precisa ir até a Amazônia. Chico pergunta se vai a pé.  Ele diz que sim porque adora ver a natureza e Chico comenta que vai levar mais de 1 ano para chegar até lá. Paul comenta que está certo porque levou 2 meses para chegar do Rio até lá. Chico convida passar uns dias ali mesmo para descansar e Paul comenta que quer ver natureza e Chico mostra a mata de Vila Abobrinha cheio de vegetações e animais.


Vendo a natureza, Paul acha tudo muito lindo e canta seus sucessos. Até que se encanta ao ver uma onça-pintada e resolve abraçá-la. Chico tenta impedir com medo da onça atacá-lo, Paul fala que não vai maltratar, pois ele não come carne, mas Chico lembra que a onça come e ela ataca o Paul. Mesmo machucado, ele fica feliz e sai cantando "Yesterday".


Chico leva o Paul para sua casa e sua mãe, Dona Cotinha, comenta que ele era mais bonito nas revistas. Lá, Paul almoça e gosta da comida simples, se deita na rede curtindo música brasileira e acha tudo muito lindo e resolve tirar umas férias lá. Ele comenta que gostaria que seus amigos estivessem lá, quando os outros integrantes da banda, George Harisson e Ringo Starr, chegam.


Eles fazem show em Vila Abobrinha e Chico comenta que quem diria os "Bítus" depois de 20 anos. estariam reunidos fazendo show lá na roça e com algumas influências sertanejas, quando eles cantam "Pinga ni mim" de Sergio Reis. Mas Chico lembra que falta o John Lennon, e se estivesse lá, ia parecer um sonho. Só que enquanto cantam John Lennon, como um anjo, acompanha tudo que estava acontecendo lá no céu e fala para o Chico que o sonho não acabou, terminando assim.


História muito legal prestando uma homenagem ao Paul Mc Cartney e a banda Beatles. Paul havia feito um show no Rio de Janeiro em 1990 e Rosana quis prestar homenagem a esse acontecimento e lembrar os "Beatles", banda que marcou a história da música mundial. Na trama, ela fez com que o Paul fosse parar no sítio do Chico Bento ao pegar caminho errado do Rio para a Amazônia. Sempre bom ver personagens contracenando com famosos e com celebridades internacionais, melhor ainda.


O contraste da simplicidade da roça com o estrangeiro foi bem interessante. Foi bom ver o Chico contracenando com o Paul McCartney, vê-lo encantado com a natureza, cantando músicas dos Beatles e sertanejas,  ser atacado pela onça. comendo comidas simples e deitado na rede, e ainda ter um show com os "Beatles" na roça no final, com direito ao John Lennon vendo tudo lá no céu já que morreu em 1980. A conversa entre Chico e Paul no início, um sem entender o outro por Chico falar português caipira e Paul falar inglês e o Chico reclamando com o letrista, foi bem divertido também.


Em 1990 tinha bastante nostalgia dos anos 1960, sobretudo dos "Beatles" e com o show do Paul McCartney no Rio de Janeiro ajudaram a criar a história. Além disso, naquele ano completavam 25 anos do auge dos "Beatles", 20 anos do fim da banda e 10 anos da morte do John Lennon, mais motivos para ter a homenagem nessa história.

Os nomes do Paul McCartney e dos integrantes da banda George Harisson e Ringo Starr, falados pelo Paul McCartney não foram parodiados dessa vez nem as letras das músicas (exceção de "I Saw Her Standing There" em que colocaram um "and" onde não tinha na letra original). Na época nem sempre os nomes dos famosos eram parodiados, mas quando o Chico chamou "Pôu Macártinei", "Jon", "Xitãozinho", cantando "She Loves You" e o nome da banda ficou como "Bítus". No caso, os nomes dos cantores e da música foram mais para deixar uma fala aportuguesada e caipira do Chico, já a banda "Bítus" pode considerar paródia mesmo, já que nas baterias apareceram com nome assim.


O título da história foi uma homenagem ao nome do show do Paul McCartney no Rio de Janeiro no estádio do Maracanã, "Paul in Rio", e também ao "Rock in Rio" e só deixou nome acaipirado do jeito de falar do Chico. Sucessos que foram lembrados na história foram: "She Loves You", "The Fool On The Hill", "Here Comes The Sun", "Yesterday"e "I Saw Her Standing There", além de referência a "Yellow Submarine" em uma nuvem. MSP gosta de homenagear os "Beatles" até hoje, principalmente em histórias escritas pelo roteirista Paulo Back. Normalmente os personagens ficam caracterizados como os integrantes dos "Beatles" em histórias assim, mas dessa vez foram os integrantes reais da banda contracenando com o Chico. 


A história provou também que a Vila Abobrinha fica no interior de São Paulo, muitos tem dúvida de qual lugar do Brasil Chico morava. De incorreto foi a a parte do Paul McCartney enfrentar uma onça e ser atacado por ela, hoje em dia, evitam personagens contracenarem com bichos silvestres. Traços ficaram lindos, muito bem desenhados e dessa vez com 6 quadros por página em vez de 8 quadros. Normalmente histórias de abertura tinham quadros assim, eram escritas pela Rosana, é uma dica de saber quando ela roteirizava histórias. Ficavam bonitos os desenhos assim com 6 quadros por página, só desvantagem de ocupar mais páginas nos gibis do que devia. Enfim, "Paul In Roça" um grande clássico muito lembrado pelos fãs, quem diria que já faz exatos 30 anos, e sempre bom relembrar.

41 comentários:

  1. Essa é uma das melhores histórias escritas pela Rosana Munhoz do Chico Bento, uma bela homenagem aos Beatles que é muito boa.Tudo nessa história é perfeito, Rosana faz muita falta com suas belíssimas histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela faz muito falta mesmo, se tivesse viva infelizmente ela teria que adaptar roteiro ao politicamente correto, mas ainda assim histórias dela fariam diferença das demais mesmo com politicamente correto.

      Excluir
  2. É mesmo, se ela ainda estivesse viva,ela teria que fazer roteiros bobos do politicamente correto e não poderia usar sua experiência e criatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Ia perder boa parte da criatividade e competência dela, mas seria diferenciado, seria a melhor roteirista.

      Excluir
  3. Caramba Marcoas!! :o Que HQ mais linda e nunca tinha visto antes!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente. Uma linda homenagem aos Beatles. Até pensava que vc conhecia, bom ter conhecido aqui.

      Excluir
  4. Muito engraçada a capa, o Chico é tão grato pela chuva que mesmo com água até o pescoço ainda consegue manter a calma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa capa sim. Mesmo na enchente braba entendeu que chuva era importante e ficou calmo.

      Excluir
    2. E essa enchente inspirou uma HQ lançada num número da Mônica um tempo depois,estrelada pelo Anjinho,no qual "São Paulo perde para São Pedro".Quem lembra?

      Excluir
    3. Conheço, no final da história o Anjinho mostra o maior pé d'água caindo na cidade de São Paulo, causando vários transtornos e ele diz: "É isto que acontece quando São Paulo perde pra São Pedro!".

      Excluir
    4. Eu lembro dessa, parece ser de 1992.

      Excluir
    5. Sim,é de 92 e o pé d'água são as lágrimas de São Paulo,chorando sobre sua cidade depois de ter perdido um campeonato de jogos com São Pedro.

      Excluir
    6. Bem lembrado, a chuvarada é proveniente do chororô do santo, um detalhe que havia esquecido. O que considero superinteressante na história é o fato das várias disputas entre os dois santos serem um grande evento no Céu.

      Excluir
    7. E voltando pra capa, um complemento desnecessário é o texto abaixo dizendo pro leitor se acalmar que não é uma revista do Cascão, o texto que dá sentido à gag é o do balão do Chico, poderiam ter ficado só com ele.

      Excluir
    8. Provavelmente a capa é porque na mesma época do show do Paul McCartney, o sudeste sofreu com uma onda de chuvas e enchentes que parecia não ter fim. Um dos dias de shows de Paul, inclusive, foi debaixo dessa chuva.

      Excluir
    9. Interessante observação, Floris GO, a MSP sempre evidenciava os fatos mais relevantes, em casos críticos fazia com total sutileza, como demonstra a arte da capa. Tá na cara que o gibi não é do Cascão, tentaram fazer uma piada em cima de outra, só o balão bastava.

      Excluir
    10. A capa pode ter sido a essa alusão à chuva do show mesmo. Ou então, é sobre seca e daí o Chico gostar de ter chovido. Sobre o aviso de não ser gibi do Cascão orque pro Chico tanto faz se molhar ou não, com o Cascão seria complicado.

      Excluir
    11. Já que o Cascão foi citado nesta capa, me veio à mente um comparativo sobre os dois na mesma situação, ou em situações semelhantes:
      Enquanto o Chico Bento involuntariamente bebe água da enchente agradecendo ao santo por não passar por situação de seca e ao mesmo tempo lhe fazendo uma sutil crítica pelo exagero, o Cascão diante de situação parecida pede ao Anjinho para levá-lo a Marte, deduzindo que por lá não há inundações, é a gag da capa de sua edição nº87 de 1985.
      Apenas traçando um paralelo entre os dois personagens quando o assunto é inundação.

      Excluir
    12. Verdade, em Cascão 87 a intenção foi essa mesma.

      Excluir
  5. "Well I was just seventeen,and you know what I mean"?
    Mudaram a letra de "I Saw Her Standing There"!

    ResponderExcluir
  6. O interessante é que os Beatles são citados nas histórias até hoje, rendendo histórias muito criativas, como em Cascão 43 da segunda série da Panini: "uma banda no meu aniversário " e a ótima história republicada no último Almanaque do Bidu e Mingau, "The Bidus". Essa do Bidu é muito engraçada, trazendo ao mesmo tempo, uma parte do histórico da banda original. Algumas coisas eles exageraram, mas essa foi a graça e a intenção da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sempre que retratam os Beatles nas histórias fica legal. Fica uma homenagem boa. Gostei também dessa "The Bídus".

      Excluir
    2. Maurício queria fazer uma espécie de "turma dos Beatles" nos quadrinhos,mas foi impedido pelo veto de um dos integrantes(ou a viúva de Lennon),que ele nunca descobriu quem era.

      https://istoe.com.br/olhar/os-beatles-de-mauricio-de-sousa.html

      Excluir
    3. Oh! Ainda bem que não teve, não ia ter graça. Se fosse só pra uma historinha de homenagem, tudo bem, mas virarem personagens fixos não daria certo.

      Excluir
    4. Pessoal, o título da HQ homenageia o nome do show do cantor na época como salientou o Marcos, mas também pode ser uma sátira com a lendária frase "Paul is dead", baita jogada de marketing em torno da figura de Paul McCartney, lenda que se sustenta até hoje, na época em que a criatividade era voraz na MSP poderiam ter feito uma história da celebridade com o núcleo do Penadinho, a Rosana tinha know-how pra tal, talvez até cogitaram, vai saber.
      Ainda existe a corrente que sustenta a morte de Paul McCartney, que sósia, hein?

      Excluir
    5. Seria bom ter saído sim. Teve ma história com a Turma do penadinho chamada "Paul is Dead" de 2001, essa parece que foi escrita pelo Paulo Back, é boa também. Poderiam também ter feito alguma com a morte do John Lennon.

      Excluir
    6. Então aproveitaram o tema da suposta morte do Paul, portanto, em 2001 os traços já estão numa fase bastante aquém aos traços de 1990. Sobre o Lennon desencarnado parece que não fizeram, pelo modo como o cantor foi morto não sei se pegaria bem uma história dele assim, em "Pôu in roça" ele aparece em forma de anjo apenas no último quadrinho, em forma de fantasma no núcleo do Penadinho talvez soasse mal.
      Agora que reparei, é "Pôu in roça Ié! Ié! Ié!", pensei que o "Ié! Ié! Ié!" fosse parte do início de diálogo que o músico estava tentando ter com o Chico Bento.

      Excluir
    7. Seria pesado tratar morte por assassinato, mas pelo menos tipo mostrá-lo no cemitério do Penadinho contracenando com os personagens, sem se preocupar com revelação de causa de morte.

      Parece que o "Ié! Ié! Ié!" faz parte do título mesmo, mas ficou batido, em todas as mídias citam apenas o título como "Pôu in Roça", inclusive no site Guia dos Quadrinhos e no site do Paulo Back com as capas e títulos de histórias não mostra o "Ié! Ié! Ié!"

      Excluir
  7. Que demais essa histórinha! Foi divertida e musical,até hoje os Beatles são um sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa, caprichada demais. Eles são eternos, sempre serão sucesso.

      Excluir
  8. No caipirês "Paul" se torna "Pôu", interessante é o acento circunflexo pra não ser confundido com a onomatopeia "pou", muito utilizada em estouros de bexigas e/ou balões, também em pneus furando, é um barulho que foi muito praticado pela Mônica também.
    O que seriam dos quadrinhos sem as fantásticas onomatopeias, devem ter surgido bem antes dos quadrinhos que por sua vez surgiram nos anos 90 do século XIX.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As onomatopeias sem dúvida marcaram os quadrinhos, foram ma boa sacadas os sons assim.

      Excluir
    2. Inclusive os nomes dos gêmeos Zum e Bum são ou derivam de onomatopeias, ou seja, arrombam, saqueiam e saem em disparada.

      Excluir
    3. Pois é, Zum e Bum são onomatopeias, bem lembrado.

      Excluir
  9. Em Chico Bento 73 da editora Abril (maio/1985) tem uma história sobre música, aparece a Rosinha escutando o novo disco do KISS, depois surge o próprio Prince cantando e outras referências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho essa revista, mas parece que já li essa história em algum almanaque da Globo.

      Excluir
  10. Você tem razão, Marcos! Saiu depois no Almanaque do Cascão 37 (Globo). A HQ era "O toque da viola", assim com aspas mesmo. Esse Almanaque do Cascão trouxe Piteco, Turma do Penadinho, Bidu, não sei se era comum na fase Globo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho esse Almanaque e lembrei dessa história agora. Tinham histórias de secundários nos almanaques do Cascão, até nos da Magali tinha, só nas quinzenais que não, eram só Penadinho e Bidu nas revistas do Cascão.

      Excluir