terça-feira, 3 de maio de 2022

Turma da Mônica & Garfield: O Lápis Mágico - Uma Omniventura (Parte 2)

Já nas bancas "Turma da Mônica & Garfield - O lápis mágico Uma Omniventura Nº 2" pela Editora Panini e nessa postagem mostro tudo sobre essa nova edição.

É a segunda parte do encontro da Turma da Mônica com Garfield, com 30 páginas da história, em formato minissérie, cada volume mostrando um capítulo da história. A coleção, com parceria da MSP com Nickelodeon, tem 3 volumes, com primeiro saindo em março, o segundo, em abril e o terceiro, em maio de 2022. 

Esse "volume 2" tem formato americano 19 x 27,5 cm, capa envernizada como faziam o título "Clássicos do Cinema", 36 páginas, papel de miolo offset, custando R$ 12,90. A distribuição aqui chegou dia 23 de abril e dessa vez o gibi não veio plastificado nas bancas como foi na "Nº 1", pelo menos aqui na região. 

Não tem um frontispício apresentando o especial, tem só uma ilustração igual à capa inicial na página 3, seguido de créditos gerais e logo depois vem a história, escrita por Flávio Teixeira de Jesus e coordenação de conteúdo de Paulo Back. Sem extras e sem tirinha no final. Traços seguiram o estilo digital atual com enquadramento não aparecendo linhas tradicionais em cada quadrinho e também tem efeitos e sombras nos desenhos e, em algumas páginas, o fundo fica colorido em vez do tradicional branco por conta do cenário de um quadrinho envolver a página toda, parecendo desenho animado.

Enquanto que no "volume 1" ficou focado de como o Bugu foi parar no universo do Garfield e depois eles procurarem o Odie que se perdeu no bairro do Limoeiro do universo da Turma da Mônica, a trama desse volume "N° 2" foi ambientada no universo do Garfield em Muncie, Indiana (Estados Unidos). Após levarem de volta o Garfield e Odie para o universo deles, a Turma da Mônica vai para lá visitá-los com o lápis mágico da Marina, ao receberem uma carta misteriosa e pensavam que foi escrita pelo Garfield convidando-os. 

Foi tudo uma armadilha para o Monstro de Lasanha e Capitão Feio executarem seu plano de dominar os 2 universos. Lá, o Monstro captura a Marina e a Turma da Mônica vão à procura dela pelo universo do Garfield e contracenam com a turma dele como a Arlene, Nermal e ratinho Squeak. E eles descobrem que o palhaço Binky era o capitão Feio disfarçado para atrai-los para lá.

Como destaques, mostra que tanto a trama do "volume 1" quanto do "volume 2" se passam nas segundas-feiras, como referência ao dia da semana que ele mais gosta, vimos a Turma da Mônica desenhada no estilo da Turma do Garfield assim que entram no universo dele para homenageá-lo, também vimos o Garfield atual contracenando com o Garfield gordo original de 1978, quando ele foi criado. Foi legal ver a Magali olhando para o Monstro de Lasanha, querendo devorá-lo e até achando ruim que ela não tem um vilão assim. Engraçado também o Bugu sendo chutado pelo Garfield e achando o Bugu um chato. 

Mingau não aparece neste volume, são apenas os 4 personagens principais (Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali) mais Bugu, Bidu, Marina e Capitão Feio, sendo o Bugu o astro maior. Pelo universo do Garfield, até o Jon apareceu dessa vez, sendo que não contracenando com a Turma da Mônica, ele até agora ainda não viu a turminha lá, foi presença só fazendo participação de levar ao veterinário o Garfield gordo de 1978 por achá-lo diferente. O atual deixou versão dele de 1978 com o Jon no lugar para o atual ir salvar a Marina. Já os outros personagens do Garfield contracenaram com a turminha.

Em nenhum momento a Turma da Mônica entendia o que o Garfield e outros bichos do universo dele falavam, ficava a serviço do Bugu a ser intérprete para mostrar o que o Garfield e outros bichos falavam para a turma. No final, ficou um gancho para a próxima edição com o Monstro de Lasanha segurando a Marina no alto de uma torre e mistério de como ela vai escapar dessa.

Ficou legal esse segundo capítulo da minissérie com a Turma da Mônica no universo do Garfield, boas tiradas e referências ao universo dele. Procurou explicar bem o universo do Garfield, mas assim, tem coisas que entendem só se já leu as histórias dele. Acho que o Mingau devia ter aparecido e participar da aventura enfrentando os vilões junto com a turma, o encontro dos gatos não merecia ficar restrito a uma participação de 3 páginas da primeira edição.  Pena também lápis mágico da Marina ser sempre a forma de eles viajarem pra outros universos, podiam variar isso. Depois deve ter um livro de luxo em capa dura reunindo as 3 edições e bem mais caro e os leitores decidem qual versão melhor pra adquirir. Vamos ver como será a terceira e última edição da minissérie de como eles vão salvar a Marina e estragar os planos do Capitão Feio e o Monstro de Lasanha e o desfecho final da história seriada.

29 comentários:

  1. Marcos então caso a msp continuasse na Abril até 92 e na Globo até 2012 na minha opinião como seriam as capas desses 6 anos a mais caso ficasse na Abril até 92 Mônica Cascão e Chico Bento continuariam com as piadinhas Magali seria lançanda também com piadinhas já o Cebolinha que fazia referência a história de abertura passaria a ter piadinhas vendo 86 o último ano da Abril já caso ficasse na Globo até 2012 continuaria com piadinhas regularmente até 2007 e 2008 mas em 2009 e 2010 começariam a ficar raras e em 2011 já não teriam mais piadinhas definitivamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que seriam capas assim.

      Excluir
    2. Então Marcos caso a msp ficasse na Abril até 92 e na Globo até 2012 quantas edições teríam
      Editora Abril
      Mônica - 272 edições
      Cebolinha - 240 edições
      Cascão - 270 edições
      Chico Bento - 270 edições
      Magali - 92 edições
      Editora Globo
      Mônica - 240 edições
      Cebolinha- 240 edições
      Cascão - 382 edições
      Chico Bento - 382 edições
      Magali - 382 edições

      Excluir
    3. Sim, seriam essas numerações.

      Excluir
  2. Tô achando bem interessante esses livros aí! Inclusive o roteiro parece ter um nível bem melhor que qualquer gibi atual da turma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o roteiro é melhor que os gibis atuais e aí é dividido em 3 capítulos, um em cada edição. Foi uma boa homenagem, podiam colocar essas histórias nos gibis mensais normais, tipo em 3 edições seguidas da Mônica, por exemplo, não precisaria de edições especiais, mas tudo bem. Ainda assim, melhor desse jeito do que tudo em livro capa dura de luxo caríssimo.

      Excluir
  3. Uma pena não ter conseguido recuperar o seu canal, era bom, tenta fazer outro. Sobre essa coleção, compro por ser edição especial e está um preço acessível embora não barato. Como não compro os gibis mensais atuais com frequência, aí pra comprar esses do Garfield. Achei roteiro mediano nesse. Ganhar gibis é excelente, assim adianta muito, comprar em bancas andam muito caros e sebos nem sempre têm gibis bons, seja estado de conservação ou época de ouro dos gibis.

    ResponderExcluir
  4. O Maurício se adequou ao mercado. Se fizesse gibis com p estilo dos anos 80 e 90 messa era da internet seria gongado por pais e milícia digital...as pessoas filtram muito o que os filhos podem ler e o que os afetam..piadinhas com mulheres gordos não são mais aceitas....o público alvo também não são coroas ..sim passou de trinta anos e no mínimo tio já...o alvo sempre foram as crianças ainda que hoje leem cada vez menor e prefiram jogos.....

    ResponderExcluir
  5. Se a pessoa acha meio ridículo sua criança interior aconselho doar sua coleção pras instituições de caridade..as crianças de lá ficariam talvez felizes

    ResponderExcluir
  6. Sim, Miguel, os gibis sempre tiveram focos para as crianças, apensar de que são as que são que menos tem interesse. Esses pais que implicam com qualquer coisa é que estragam os gibis. E eles tem que estar avisados que não podem comprar gibis da Globo e Abril em sebos porque aí vão se desesperar com o que vão ler de incorreto.

    ResponderExcluir
  7. Pois é eles cresceram lendo os gibis. Creio que sim senão não repassaria.se não cresceram traumatizados porque esse medo exagerado com as crianças? E os desenhos antigos tipo pica pau eram muito piores

    ResponderExcluir
  8. Verdade, desenhos como Pica-Pau, Pernalonga, Zé Colmeia, etc, tinham coisas piores, ninguém ficou traumatizado, não seria geração de hoje que ficaria também. Criam filhos numa bolha, uma pena.

    ResponderExcluir
  9. Marcos como seria se as capas Mônica 9 de 1987 e Cebolinha 53 de 1990 tivesse os 4 principais ao invés de somente a Mônica e o Cebolinha como ficaria acho que a Mônica 9 que ficaria mais legal e engraçada porque o Cebolinha e o Cascão estariam tentando fugir dos beijos de batom da Mônica e da Magali e a Cebolinha 53 a Mônica Cebolinha Cascão e Magali estariam viajando no balão acho que a Mônica 9 de 87 com os 4 principais ficaria uma maravilha e a gente iria imaginar os dois escaparam das duas ou as duas fizeram a festa no rosto deles ?

    ResponderExcluir
  10. Pois é, Fabiano, o foco deles é educar, por isso a tendência é piorar. Também não ligo, minha época passou, quando quero coisa nova recorro a sebos. Pena as futuras gerações nunca saberem como foi bom ler quadrinhos sem frescuras.

    ResponderExcluir
  11. É, os meninos escapariam dela, seria mais engraçado. também ficaria legal os 4 no balão na capa de Cebolinha 53.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Marcos como eles escapariam delas acho que subiriam em cima do logotipo da revista aí qual seria a reação delas começariam a chorar ou ficariam procurando eles com raiva isso teoricamente aconteceria em uma historinha curta se elas soubessem que eles subiram no logotipo na capa ou encima de uma árvore na história elas começariam a chorar mas se elas não achacem eles procurariam com raiva então Marcos qual seria a reação da Mônica e da Magali quando o Cebolinha e o Cascão escapassem dos 💋 delas

      Excluir
    2. Subir em logotipo ou árvore seriam boas possibilidades.

      Excluir
    3. Mas Marcos como seria a reação da Mônica e da Magali ao perceberam que o Cebolinha e o Cascão subiriam em cima do logotipo

      Excluir
    4. Podem ficar espantadas com a agilidade deles.

      Excluir
  12. Ligar não vai adiantar também.. O público alvo não são trintoes a não ser capa dura de 1970..essa de 200 reais esssa com certeza tem foco nos nostálgicos.....

    ResponderExcluir
  13. Miguel, de fato, para os trintões são essas edições históricas que valem. E fiquei sabendo que essa Biblioteca do Mauricio Mônica 1970 tiveram alterações de texto pra atender politicamente correto, o que não devia acontecer se a intenção é para os nostálgicos comprarem e ter obra fiel ao original. Se até em edições de luxo nostálgicas assim mudam, imagine os almanaques de bancas voltados só para as crianças.

    ResponderExcluir
  14. Cara, quem são esses roteiristas que pararam no tempo? Quem ainda fala "galere" e outras gírias de hipster da MTV?! Quer dizer, já vi umas gírias superdesatualizadas na época da Globo, mas do jeito que as tendências estão cada vez mais ágeis graças à Internet, esse tipo de coisa dá muito mais na vista agora, mesmo com o intervalo entre a produção e a publicação.

    ResponderExcluir
  15. Foi o Flávio que fez a história. As vezes colocam gírias antigas nos gibis, mas preferencial é colocar gírias atuais, as vezes também pode ser proposital pra Garfield entender as falas por ser americano, quem sabe

    ResponderExcluir
  16. Cara, bem assim: um livro de capa dura será apenas para extraírem mais dinheiro do leitor... pois, quem já comprou em separado, irá querer ter tudo junto! Não tenho razão aí?

    Muito embora possa ser algo um tanto quanto valioso para novos leitores das próximas gerações... porém, eu mesmo já tenho a trama em três edições, e deixarei assim mesmo em minha coleção! Firmeza e tranquilidade?

    Ah, sim: como é que a Turma da Mônica não sabia antes quem é o Menino Maluquinho (e vice-versa), e com o Garfield, cada um dos lados já sabia do outro?

    E detalhe também que, quando teve o primeiro crossover da Turma da Mônica com o Menino Maluquinho, foi assumida a ideia de que as duas partes sempre habitaram o mesmo mundo... só não tinham se encontrado antes no caso! Bem curioso e interessante... não é verdade?

    Ah, sim: eu também não sabia que o Garfield tem um título mensal em revista... eu mesmo vivia me perguntando do porquê de que ele realmente nunca teve um! Por que não é lançado no Brasil então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capa dura só caça níquel. Ou um ou outro. Por isso providenciei esses 3 exemplares de banca por serem mais baratos e depois ser dificde encontrar e ser obrigado a ter os de capa dura. Mas tem malucos que compram as 2 versões, acho dinheiro gasto fora quem faz isso.

      Bem curioso isso de não conhecerem o Menino Maluquinho, histórias devem ter sido criadas por roteiristas diferentes, se bem que cronologia nunca teve na MSP. Eu não tenho esses livros com Menino Maluquinho, um dia talvez compre.

      Parece que o Garfield tem gibi nos Estados Unidos. Aqui no Brasil não tem, ficou mais reservado a desenhos animados e tiras de jornais e livros de tirinhas.

      Excluir
    2. Esse lance de cronologia na MSP é bem confuso mesmo... a origem do Muminho já teve duas versões, ninguém nunca se decide sobre se Cebolinha, Cascão e Astronauta são os reais nomes dos personagens ou só apelidos, o Zé Lelé já teve três sobrenomes como sendo definitivos em diferentes histórias e por aí vai... não entendo os porquês disso! Fazer o que, né?

      P.S.: Em Turma da Mônica: Uma Aventura no Tempo, é indicado ou sugerido que o Astronauta vive no futuro e o Papa-Capim vive no passado... porém, nas HQs/BDs regulares, é mostrado e explicado que somente o Piteco e o Horácio, com suas respectivas turmas não são do presente! Qual será a da MSP realmente?

      Excluir
    3. Cronologia nunca foi forte da MSP. Isso de Astronauta viver no futuro é Papa-Capim, no passado, ficou restrito só no filme mesmo pra ajudar no enredo do filme. Eles vivem no presente nos gibis.

      Excluir
  17. Pois é, cara... acho que o Mauricio de Sousa erra bem feio nisso de cronologia! Mas paciência... não é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Paciência, é o jeito, não ser o forte deles.

      Excluir