terça-feira, 10 de maio de 2022

Magali: HQ "Doce ou salgado?"

Dia 10 de maio é aniversário da Magali e em homenagem mostro uma história em que fadas disputam qual comida é melhor, doce ou salgada. Com 13 páginas, foi história de abertura publicada em 'Magali Nº 395' (Ed. Globo, 2006).

Capa de 'Magali Nº 395' (Ed. Globo, 2006)

Começa com a Magali animada que era seu aniversário, dia de festa, comemoração, de receber os amigos, e, principalmente, dia de comer. Muita coisa boa como brigadeiro, pastelzinho, cajuzinho, pão de queijo e o bolo que só a mãe dela saber fazer.


Só que ao chegar na sala cheia de quitutes da festa, a mãe não estava e Magali acha que ela foi buscar algum ingrediente na casa da vizinha. Ela tenta pegar uma coxinha por ninguém estar vendo, quando aparece a Fada Doce. Magali pensa que era uma alucinação por ter estar com fome e ser uma marimbonda crespa e aí a fada se apresenta e veio porque só tinha pastéis, coxinhas, quibes, tudo indigesto, gorduroso e salgado. Assim, a Fada transforma tudo em doce, virando pasteizinhos de mel, coxinhas de manga e quibes de geleia.

Magali gosta e a Fada Doce a incentiva a comer mais  para fazer a vida ficar mais doce ainda. Aparece a Fada Salgada, querendo ajustar as contas com a Fada Doce, uma insossa que não sabe que as melhores coisas da vida são as salgadas, e transforma os doces da festa em salgados, assim, transformando em brigadeiros de azeitona, cajuzinhos de atum e quindim de caldo de galinha. Magali acha os nomes esquisitos, mas acha muito bom e come tudo.

Aí começa a disputa entre as fadas, cada um transformando o que era salgado em doce e vice-versa. Fada Doce transforma torta fria de sardinha em torta de sorvete de baunilha; a Fada Salgada, gelatina de morango em suflê de espinafre; Fada Doce, cachorro-quente em marias-moles; Fada Salgada, torta de fios de ovos em prato de macarrão; Fada Doce, pães de queijo em bombons de cereja; Fada Salgada, rocamboles em panquecas. Enquanto transformam as coisas, Magali come tudo, adorando.


Na hora do bolo doce, a Fada Salgada o transforma em um bolo de bacalhau com cobertura de quatro queijos e azeitonas verdes, ou seja, extremamente salgado. Enquanto Magali estava comendo, a fada Doce faz voltar a ser um bolo doce de marmelo com bastante glacê e toque especial de mel para ficar mais doce ainda.

Então, as fadas duelam, colocando sal e açúcar por cima, uma para confrontar a outra, e Magali continua comendo assim mesmo, até que veem que o bolo sumiu e Magali fala que comeu tudo. Magali começa a passar mal, fica com muita sede e as fadas perguntam a ela o que gostou mais: os doces ou os salgados feitos por elas. 

Magali conta que está enjoada de comer tanto doce e só lembrar das coisas salgadas, ela treme na base e pior que ela comeu tudo da festinha e a mãe vai ficar uma fera. As fadas fazem voltar todas as comidas, o que era doce, fica doce e o que era salgado, fica salgado e as fadas aprendem a lição que elas tem que co-existir, o que seria do doce sem o salgado e vice-versa. 

Magali sai da frente das fadas bem enjoada e quando a Dona Lili volta, trazendo açúcar e sal que faltavam, Magali sai de casa. No final durante a festa, Magali diz que nunca mais vai dar ouvidos a fadinhas, tem tanta coisa para comer e ela continua enjoada e vai ficar só na limonada. Aparece a Bruxa Azeda, gostando da atitude da Magali, que tranca a bruxa em uma caixa de presente, falando pra Mônica que escondeu algo sem muito açúcar e sem muito sal. 

Uma boa história com presença de uma fada de doce e uma fada de salgados e a disputa delas para saber o que é melhor , se são os doces e salgados. Cada uma pensava que podia existir só algum sabor e transformam as guloseimas da festa ao contrário do que era doce ou salgado originalmente em formatos parecidos. Só que Magali come tudo que elas faziam e a mistura de doces e salgados a faz passar mal, sem saber decidir qual sabor é o melhor. Acaba as fadas aprendendo lição de que não existe doce sem salgado e ao aparecer uma bruxa azeda, Magali já a descarta para não acontecer tudo de novo.

A história quis mostrar se a preferência do leitor são comidas doces ou salgadas e ter a lição que deve existir os dois sabores, cada um vai ter sua preferência individual em harmonia. E que comer demais fica empanturrado e faz passar mal. A culpa da Magali passar mal foi exclusivamente dela, se não tivesse comido tudo o que as fadas transformavam, apenas provar, não precisaria passar por isso e ainda poderia decidir se é melhor comida doce ou salgada. Na verdade, Magali não tem uma comida preferida, tudo que vier, ela traça, então não seria a pessoa certa a decidir, mesmo se controlasse a gula.

Foi legal ver a disputa das fadas e a Magali nem aí para a briga, só querendo comer e toda a comilança exagerada dela, principalmente no bolo com as fadas tacando sal e açúcar e ela não parar assim mesmo. Gostavam de colocar magia, contos de fadas nas histórias da Magali, nessa até uniu magia e comida. 

As fadas, pelo visto, seguiram a ideia de anjinho da consciência e diabinho da tentação dos personagens para decidirem alguma coisa, mas como não podia mais diabos nos anos 2000, aí roteirista teve ideia de fadinhas. Nota-se também mais línguas de foras, personagens saltitantes e o linguajar foi voltado às crianças da época, além de agradar o politicamente correto, como palavras "esquisitinha" para amenizar que a Magali estava passando mal e não traumatizar as crianças ou dar pena, gíria "Afe!" usado no lugar de "Droga!", palavra proibida nos gibis desde então. 

Incorreta atualmente por Magali comer demais a ponto de passar mal, hoje em dia a gula exagerada dela não é mais abordada. Porém, ela não passou mal a ponto de ter dor de barriga e diarreia como nas histórias mais antigas porque não podia mais nos anos 2000 os personagens sofrerem doentes, só bem de leve como foi nessa história. Pode concluir que naquele momento dos anos 2000, apesar de ter politicamente correto, ainda tinham coisas incorretas, só que amenizadas em relação até anos 1990 e a situação foi piorando a cada ano, chegando hoje ao extremo do politicamente correto, dando prioridade a histórias educativas.

Os traços ficaram um pouco estranho, já nos estilos dos anos 2000, um pouco de caretas, mas sem serem exageradas como em outras histórias da época. Antes só histórias do Emerson tinham caretas, depois outros roteiristas adotaram também (essa tudo indica ser do Paulo Back, tem cara de ser dele). Pelo menos ainda eram desenhadas a mão sem o estilo digital de hoje, o que ainda deixam os personagens mais humanizados, sem parecer carimbo. A capa dessa edição foi em referência a história de abertura, como de costume em histórias de aniversário, mas o normal era com piadinhas ainda na época.

FELIZ ANIVERSÁRIO, MAGALI!!!

46 comentários:

  1. Marcos quando a Mônica Cebolinha Cascão e Magali tiverem seus filhos eles vão pedir pro seus pais escolherem o nome pro seus netos acho que se fosse votação poderiam ser Mônica Jr Cebolinha Jr Cascão Jr e Magali Jr e as características deles também seriam definidas com base do especial Mônica 35 anos A Mônica Jr teria a aparência da mãe porém falaria elado igual o pai o Cebolinha Jr teria a aparência do pai porém seria dentuço igual a mãe o Cascão Jr teria a aparência do pai porém seria comilão igual a mãe e a Magali Jr teria a aparência da mãe porém seria sujinha igual o pai acredito que a Mônica Jr seria zoada pelo Cebolinha Jr por não conseguir falar o r mas a Mônica Jr zoaria ele por ser dentuço e teria muitas confusões por causa disso já o Cascão Jr sempre pediria pra suas mãe comer um pouquinho da comida da mesa mas ele sempre iria filar tudo porque a sua mãe sempre iria deixar já a Magali Jr sempre daria um jeito pra fugir do banho no caso a sua mãe iria preferir que ela tomasse banho mas ou seu pai obviamente iria preferir que ela continuasse suja que seria o que aconteceria mas Marcos qual seria o filho mais engraçado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que aconteceria isso aí que você falou, os nomes deles podiam ser sugeridos pelos avós e o mais engraçado achei o Cascão Jr.

      Excluir
    2. E Marcos qual seria as melhores coisas desse menino ( Cascão Jr )

      Excluir
    3. Filar comida na casa dos outros.

      Excluir
  2. Estava esquecendo que Magali é aniversariante deste mês.
    No segundo quadrinho da página de abertura, não entendi o(s) "pisc! pisc!" produzido(s) pelas mãos da Magali, onomatopeia comumente relacionada com piscadas de olhos e é o verbo abreviado. Se bem que os tracinhos que fazem conexão parecem estar mais para o braço direito, seria som do quê? Cotovelo, problema na junta? Excesso de cálcio? Falta desse nutriente nos ossos certamente não é já que se trata da figura mais pantagruélica das histórias em quadrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, aniversário da Magali é esse mês com data oficial hoje. Não sei dizer o motivo dessa onomatopeia, acho que ela estava estalando os dedos na hora. Acho bobas essas cenas de personagens saltitantes felizes, mas é um recurso frequente desde os anos 2000 até hoje. Começou com o Emerson e depois outros roteiristas adotaram, sendo que com Emerson ficam piores ainda.

      Excluir
    2. Onomatopeias referentes a estalos de dedos são "plec", "tlec", "clept" e outras parecidas com estas três, inclusive, há uma antiga e hilária HQ da Mônica chamada "A única que não faz clept, clept!". Os "piscs" de Magali são uma incógnita, e para piorar, estão envoltos em uma espécie de balõezinhos ondulados, recurso bem feinho para leitores acostumados com os 1990 para trás.
      Problema é que a TM dos 2000 entrou com linguagens de rompimento em relação às quatro décadas anteriores, os 1960, 70, 80 e 90 são décadas bastante distintas entre si em se tratando das HQs de Mauricio de Sousa, todavia, é explicitamente claro que não há rompimento entre elas, são quarenta anos concatenando. A linguagem (linguagens visual e textual, todo o complexo narrativo) criada neste século é totalmente antinatural, não deram ouvidos para os instintos, tentaram inovar pela via artificial e deu no que deu, e não é justo colocar tudo na conta do politicamente correto elevado à enésima potência, boa parte da esculhambação não tem a ver com o maldito, como, por exemplo, traços horríveis e vícios como caretas, línguas expostas por quaisquer motivos, biquinhos e saltitâncias.

      Excluir
    3. A onomatopeia foi um equívoco deles, provavelmente quiseram inovar onomatopeia de estalo e ficou assim, bem estranho. Essas dos anos 2000 em diante são fracas, tanto roteiros e desenhos, alguns roteiros ainda aceitáveis, mas não com a magia como era até anos 1990. Sem dúvida politicamente correto excessivo é o que mais estraga.

      Excluir
    4. O olho e pulinhos saltitantes e frases estilo que lindo dia primaveril fica meio louco pra crianças de sete anos kkk...msus é estilo nem todos os roteiristas adoram. O Edson itaborary que acho que é um dos que mais roteirista me parece ter o estilo mais clássico da turminha...gosto bastante das historinha que que assina..maos algumas do Emerson apesar de longas são engraçadas tbm

      Excluir
    5. Miguel, não são todos, mas muitos adotaram. Paulo Back gosta também desse recurso, o Edson, de fato, não. Eu acho bobos esses pulinhos, se crianças de hoje gostam, tudo bem, já que os gibis são pra elas.

      Excluir
    6. Eu gostava muito do Edson, mas não sei o que está havendo que as histórias dele atuais estão horríveis. Cheias de politicamente correto, boas maneiras e desenvolvimento sem sal. Antes eu achava que os roteiristas é que estavam ruins, mas começo a pensar que a empresa deve interferir muito também. Provavelmente até se roteiristas antigos ainda estivessem lá, não conseguiriam manter o nível (tipo Rubão, Rosana, Reinaldo etc).
      A gente vê por exemplo isso em casos como o do Robson Lacerda que é um roteirista clássico que ainda está lá, mas com roteiros muito mais bobos atualmente que os dos anos 80.
      Um dos poucos que ainda mantém um nível razoável é o Flávio Teixeira! Outro antigo também!

      Aliás Marcos, uma sugestão legal seria fazer uma postagem sobre os roteiristas. Falando sobre HQs marcantes de cada um. Os roteiristas mais famosos da MSP. Como identificar histórias de cada etc. Sei que já fez um post sobre a Rosana em específico, mas esse seria mais abrangente!

      Excluir
    7. Com certeza é influência da MSP para os roteiristas mudarem o estilo de roteiros. A MSP está voltado a histórias educativas, com lição de moral e sem coisas incorretas, aí interfere nas histórias dos roteiristas pra adequar como eles querem. Até Rosana se tivesse viva estaria com histórias assim, infelizmente. É uma boa ideia postagens sobre roteiristas clássicos embora alguns não consigo identificar muito histórias por serem bem parecidas como o Rubão e o Robson. Quando der, eu faço.

      Excluir
  3. Como dizem nos Estados Unidos: "Too many cooks spoil the soup".(Cozinheiros(ou fadas, nesse caso) demais estragam a sopa(Doces e salgadinhos, no caso))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. As fadas estragaram as guloseimas da festa. Muitas só Magali pra comer.

      Excluir
    2. Pois é. Quero dizer, quindim de caldo de galinha?🤢

      Nem se me pagassem, eu comia.

      Excluir
    3. Nem eu comeria. Incluo também brigadeiro de azeitona e suflê de espinafre.

      Excluir
    4. Hehe, isso só me lembra a primeira vez que eu provei kibe quando eu era garoto... Hoje eu até gosto, mas naquela época eu achei uma porcaria porque eu fui achando que era um brigadeiro oval xDDDDD

      Excluir
    5. kkkk. Pior que até gosto de quibe, sempre gostei :D

      Excluir
  4. Essa HQ me remete à "O Planeta Tit-Bit Split",da disputa de doce x salgado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, capaz de terem se inspirado no tema dessa história, apesar que a disputa foi entre alienígenas em formatos de doces e salgados.

      Excluir
  5. Legal Marcos, vc ter colocado um gibi de 2006, último ano de publicação pela Editora Globo. É interessante para vermos e analisarmos as alterações nos traços e roteiros em relação a anos anteriores. Eu adquiri esse gibi em sebo no ano passado e vejo que em 2006 as revistas já tinham caído bastante de qualidade. Esses traços e expressões saltitantes e às vezes, exageradas, acho muito artificial e forçado, além de feio. Nessa história ai até que foram razoáveis os traços, sem muitos exageros. Mas, é uma história legal, e essa revista, se for encontrada em bom estado e por um preço barato, como eu encontrei, vale a aquisição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, já estavam diferentes em 2006, até que nessa traços ficaram medianos, tem histórias com desenhos piores. Os personagens saltitantes acho forçado demais, não contradiz com roteiro e quando era com Emerson eram piores ainda, as vezes até ficavam jogando flores no ar do nada. Essa da Magali concordo que o roteiro não ficou ruim, consegui a revista também em sebo em bom estado.

      Excluir
    2. Vice gosta dos gibis até que não?2002 ainda estavam boas?

      Excluir
    3. Miguel, eu gosto até 1998, ficando aceitáveis até 2001, depois começaram mudar traços e mais politicamente correto em vista de antes, aí já começou a ficar a desejar e uma ou outra que salvam.

      Excluir
  6. E uma história do último ano da editora Globo...nao reparei em tantas caretas..as do Emerson de 2007 pareciam uma versão roqueira da turma de tão estranho que ficava..o pescoço esticava e os dentes e olhos pareciam filme de terror...porém ele tem uma assinatura no estilo que tem seus fãs..a maioria mais nova de vinte anos pra cá...noto que na panini a turma da Mônica expandiu mais as publicações....ate por ser uma editora focada em quadrinhos...mas as histórias ficaram mais infantis realmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram poucas caretas nessa, bem aceitáveis. Tem algumas com bastante caretas, principalmente as do Emerson, as vezes colocavam personagens com caras de monstros. Tem o público dele que gosta, mas os veteranos estranha bastante. Hoje andam bem infantis mesmo, apropriado para a faixa de idade que eles desejam, até 8, 9 anos no máximo, porém enjoam logo e param de comprar cedo.

      Excluir
    2. Sim e raro ver crianças pedindo gibis...aliás nem sei p que lêem....adolescentes eu vejo procurando mangás

      Excluir
    3. Miguel, infelizmente crianças lendo cada vez menos, preferem celulares e jogos do que gibis, tudo isso contribui também.

      Excluir
  7. Marcos porque personagens como Nico Demo Zé Munheca Os Souza Zum e Bum os Souza duraram pouco até mesmo pra época que ainda era incorreta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um é um caso. O Nico Demo sei que foi porque era incorreto demais até pra época dele e para o Mauricio não mudar característica do personagem, resolveu levar o personagem para o limbo. Outros podem ser por não fazer muito sucesso, ou ter outros personagens com características semelhantes ou ficarem com características desatualizadas através das décadas ou então o Mauricio não ter tempo de fazer tirinhas deles e outros roteiristas não assumiram e aí acabaram ficando esquecidos.

      Excluir
  8. Marcos,não sei se voce reparou do mesmo jeito que eu reparei,mas parece que aquele gibi da Turma da Mônica(antiga revista Parque da Monica) agora ta mais focada em ter historias protagonizadas pelas outras criancas da Turma,como a Milena,o Franjinha,o Dudu,a Denise,a Marina,o Xaveco e até mesmo o Anjinho.Os quatro principais(Cebola,Cascao,Monica e Magali) ate aparecem com destaque,mas o foco da historia é dessas outras criancas.E os quatro aparecem protagonizando as historias de miolo,mais como secundarios kkkkkk.Acho isso bem bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reparei, sim, essa última edição 15 folheando nas bancas aparecem vários secundários como protagonistas e os principais como secundários. Mônica mesmo quase não apareceu, quem foi mais dos grandes foi o Cebolinha, mas sem tanto estrelismo. Achei bom porque a revista estava bem parecida com a da Mônica.

      Excluir
    2. Esqueci de citar que eu tava falando das historias de abertura,mas e logico que as outras contam tambem kkkk.E eu sempre achei mesmo esse gibi muito parecido com o da Monica.Agora parece que ta mais diversificado.Bem legal.

      Excluir
    3. Sim, tanto as de abertura quanto as de miolo estão assim nos últimos meses. Ano passado estavam investindo mais em vilões com a turminha, estava cansativo. Prefiro assim com secundários crianças da turma ou então encher de histórias com personagens de outros núcleos como Astronauta, Turma da Tina, Turma da Mata, Piteco, etc. Acho, inclusive, que podia ter histórias deles na abertura.

      Excluir
    4. Bacana isso....eu gostoso de um gibi que teve uma história com a turma do penadinho e a bruxa Viviane..eles estragaram a festa dela..em outras a turminha e presa por ela muito legal

      Excluir
    5. Tenho essa, achei legal e foi uma exceção mesmo que a Bruxa Viviane pertença a Turma da Mônica. Se fazem questão de ter Turma da Mônica na abertura, que fizessem crossovers como faziam nas histórias do Parque.

      Excluir
  9. Gostei da história, adoro a Magali e histórias de aniversário. Até o traço achei razoável - acho que isso prova que um bom desenhista poderia ter salvo muitas das histórias que vieram depois, em que perderam a mão com caretas padronizadas e poses bem pouco inspiradas. Também acho terríveis esses saltitos de felicidade, um dos piores aspectos das histórias atuais por ser usado sem nenhum critério, aqui pelo menos há o contexto de ser o aniversário da Magali e a comilona estar na expectativa de encher a pança e o desenhista foi feliz em inventar para ela esse saltito de balé... as fadinhas também ficaram bem bonitinhas, só a aparência das comidas é que ficou devendo, não me deram muita água na boca, o que é um pecado em uma história da Magali. Na média, uma boa história, feliz aniversário Magali!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei razoável essa, para os padrões da época ficou boa. Traços melhores que as outras da época e acho que até as que tinham traços ruins melhores que os atuais, apesar de tudo. Magali saltitante dessa vez tinha motivo, em outras histórias bem desnecessário esse recurso e conseguiam deixar pior, até soltando flores no ar. Ridículo.

      Excluir
  10. Permita-me discordar um pouquinho de ti, prezado Marcos.
    Em seu comentário em resposta a mim, postado em 11/05/22 20:22, você encerra dizendo:
    "Sem dúvida, politicamente correto excessivo é o que mais estraga."
    Como valorizo muito os padrões visuais da TM ao longo do período imaculado, considero a feiura visual implementada a partir dos 00's e que estende-se pelos 10's no mesmo patamar da extrema caretice que assola as HQs dessas décadas e das do início desta (visualmente, nos 2020 até que melhorou bem, mas, claro que muito, muito aquém mesmo do primor visual produzido na ascensão e apogeu), pois imaginemos que a TM clássica estivesse até os dias atuais gozando das incorreções, porém, com os traços majoritariamente de ruins a péssimos e mais os terríveis vícios que conhecemos bem, creio que os gibis, tanto os de papel quanto os digitalizados, também teriam queda brusca em relação à vendagem.
    O que concordo contigo é que, embora seja utópico a MSP voltar a produzir para o segmento pela forma consagrada no quesito visual, está muito mais fácil isto acontecer do que nossa sociedade - leia-se mestres, pais e responsáveis pela gurizada - voltar a ter mente aberta em relação aos quadrinhos da categoria da qual a TM clássica pertence.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traços realmente são porta de visitas, também afasto de comprar as de 2000 em diante por causa disso, as vezes até podem ter alguns roteiros bons que perdi, mas os desenhos daquele jeito desanima. Pode considerar mesmo traços como fatores fundamentais pra decadência, mas também não podemos ignorar roteiros mais fracos, mesmo tendo alguns bons na época.

      Excluir
    2. Pra mim a melhor fase dos traços e da editora Globo....e o cibo da Magali o das melhores histórias dos anos 90

      Excluir
    3. Eu também adoro os traços e roteiros dos anos 1990.

      Excluir
  11. Acho legal como a fada dos salgadinhos é desenhada parecendo uma coxa de frango, com as perninhas juntas pra dizer que é o ossinho xP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, bem interessante esse detalhe, gostei também.

      Excluir
  12. Quando criança, eu ADORAVA doces, especialmente os de morango e chocolate, os doces de leite, em festa mandar para dentro era comigo mesma. Depois que cresci enjoei um pouquinho e passei a preferir os salgadinhos, especialmente croquetes, porque diferente de doce salgadinho você pode comer um montão e nunca enjoa, certo? Eu era tipo uma Magali quando criança mesmo (inclusive na magreza e metabolismo).

    Essa HQ realmente me deixou em dúvida, tipo ''Você prefereria chocolate ou batata frita''? Dúvida cruel, muito dificíl para mim. O que eu sei é que não aguentaria viver num mundo 100% doce ou 100% salgado, aí ninguém merece, ninguém aguentaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é bom, não daria pra ficar com 100% doce ou 100% salgado. Prefiro os doces, mas como os salgados também.

      Excluir