segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Tirinha Nº 84: Cebolinha


Compartilho uma tirinha em que o Cebolinha está em uma lanchonete tomando milkshake e o homem do seu lado que tinha acabado de lanchar, arranca um fio de cabelo do Cebolinha para servir como um palito para limpar os dentes na falta de um na lanchonete. Cebolinha que não gostou nada de arrancar seu fio de cabelo. Piadas com cabelo dele eram ao máximo, servia para tudo, ou para o seu favor ou contra e sempre divertido. Na tirinha mostra que cada fio é bem grosso e resistente para servir como um palito ou fio dental de boa. Muito legal.

Tirinha publicada originalmente em 'Cebolinha Nº 17' (Ed. Globo, 1988).

22 comentários:

  1. Cidadão sem noção, Cebolinha servindo de paliteiro. Os fios de cabelo são espessos, exercem funções além de adornar a cabeça achatada que tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se no lugar do sujeito com arcada cavalar fosse Magali, a tira teria para os dois o mesmo peso, isto é, não seria mais dele do que dela ou vice-versa, seria 50% para cada um.

      Excluir
    2. Sujeito sacana, logo o cabelo do Cebolinha que ele tem tanto ciúme. É um cabelo multifuncional, são só 5 fios bem espessos, já serviu função de tudo, desde varal de roupa até suporte pra formar guarda-chuva, não é pra qualquer um. Magali lá ia arrancar todos os fios pra limpar bem os dentes visto o que ela tanto comeu.

      Excluir
    3. Sendo Magali, dividiria protagonismo por conta do apetite voraz e por ser ratazana de lanchonete, sendo ferrenha consumidora de palitos dentais de madeira - e não exercem apenas essa função, também substituem um determinado tipo de talher: garfos.
      Cascão fazendo o amigo de paliteiro seria apenas uma tira do Cebolinha com participação dele.
      Mônica, depende, exceto os dois dentes frontais superiores a dentição dela não é cavalar, substituindo o folgado sujeito poderia dividir protagonismo ou não, aí vai da ênfase dada ao palitar, destacando o capilar fio dental entre o par de dentões, aí certamente a tira seria dos dois.

      Excluir
    4. Magali também podia comer os lanches deles e ainda arrancar cabelo do Cebolinha como palito. Com Cascão seria normal e com Mônica o Cebolinha podia ser vingar falando dos dentões dela, mesmo que apanhando depois.

      Excluir
    5. É, com Mônica haveria a possibilidade dele reciprocar e sofrer um segundo prejuízo, e até com Magali também se caso sorrateiramente conseguisse colocar um *canudão improvisado na taça dele.
      *Canudo extenso formado por canudos comuns.

      Tira de dois quadros também pautada no tema capilar consiste em Mônica literalmente trepada na tentativa de pentear o empedrado cabelo do Cascão, os dois pés sobre os ombros dele e firmemente segurando com as duas mãos o pente enfiado e engastalhado no mafuá que adorna a cabeçona chata dele. Situação embaraçosa tentar desembaraçar cabelos que só são molhados por meio de suor, empreitada a que ela se propõe é tipo um número circense, gera uma cena freak com os dois parecendo uma só criatura. Cebolinha é a plateia desse show de horror.

      Excluir
    6. O cabelo do Cascão é duro como bombril, difícil de embaraçar, não e pra qualquer um. Sem dúvida ele sofreu muito com a Mônica nessa tira. O Cebolinha conseguiu uma vez passando gel no cabelo dele quando foi cabeleireiro na história de abertura de Cebolinha 85 de 1994. Acho que única fez que vi o Cascão com cabelo mais liso e com topete.

      Excluir
    7. Essa acho que não conheço, edição tenho certeza que não tive. Era muito pequeno quando vi pela primeira vez Cascão com cabelo liso, tinha três ou quatro anos de idade, foi na HQ de encerramento de Mônica nº130 de 1981, porém, sem topete. Aqui tem postagem dessa história.

      Excluir
    8. Seria a do Anjinho cabeleireiro que postei aqui e seria uma delas. Era raro aparecer Cascão com cabelo liso, outras vezes foi em pensamentos, por exemplo, imaginando que estava limpo, perfumado e até com terno.

      Excluir
    9. Anjinho esticou os cabelos dele, os traços dos fios estão amassadinhos ou onduladinhos, detalhe quase imperceptível.
      Em pensamentos e sonhos talvez tenha ocorrido um pouco mais do que acontecer de fato.
      Em "Limpinho maravilha", trama que abre Cascão nº68 de 1985, é uma das vezes que isso acontece, e sem topete também.

      Excluir
    10. Isso, Cascão 68 foi mais um caso assim de cabelo liso. E em pensamentos o fato não aconteceu, só fica o visual dele de como seria se tivesse limpo.

      Excluir
  2. *Lanchar

    Engraçados esses dentões do "forgado".
    Porém,dentistas não recomendam usar palitos,que seriam agressivos aos dentes.O certo seria usar fio-dental,e no banheiro,pois em outros ambientes,como num refeitório,é considerado feio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ele exibiu bem o dente, muito engraçado. E palito não certo pra limpar dentes, na época até que era comum, mas não é bom, fio dental é o ideal. O cabelo do Cebolinha até poderia servir como fio dental, mas o movimento que o homem fez foi como palito.

      Excluir
  3. Boa Noite, Marcos! Comprei um lote de gibis antigos, e nesse meio veio o gibi de estreia do Beleleu (já tinha essa hq num almanaque, mas agora tenho a original). Sabe me dizer se existe alguma história dele na Abril, ou mesmo na Globo fora essa? Parece que de uns tempos pra cá ele voltou com força na Panini, mas eu tenho essa dúvida se na fase clássica ele chegou a aparecer em mais alguma história antes de 2007.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Beleléu estreou no gibi da Mônica 117 de 1980. Foi só essa história, pelo menos que eu saiba, era pra ser personagem de história única como tantos outros personagens, mas aí o Paulo Back achou interessante voltar com o Beleléu como inventor fixo da Pré História nos anos 2000 e passou a ser personagem fixo desde então aparecendo sempre que der.

      Excluir
  4. Notícia cabulosa, Fabiano, sem dúvida você está arrasado. Será que todo o conteúdo do seu canal foi realmente deletado por engano? Espero que não seja o que parece, vai que tem como recuperá-lo por meio de rastreamento, sei lá, estou indo pela ingênua ótica de leigo que sou. Passar por isso com quase um ano de canal é frustrante!

    ResponderExcluir
  5. Que chato hein, Fabiano. Pode ver se consegue recuperar entrando em contato com o YouTube, quem sabe. Talvez esbarrou sem querer em parte de deletar canal no movimento do mouse, pode ter sido uma pane momentânea no site ou no computador. Tomara que consiga recuperar.

    ResponderExcluir
  6. Fabiano, deve conseguir. Muitas vezes quando o Youtube exclui canal por usuário violar regras de lá, eles voltam após ter pedido solicitação de análise. Aí como foi erro de acesso deve voltar dentro de 3 dias. Se não recuperar, o jeito é criar outro canal com mesmo nome até ou parecido e conseguindo recuperar vídeos antigos, reposta.

    ResponderExcluir
  7. Olha, o sujeito arranca logo o fio do meio do cabelo do Cebolinha....Que coisa chata. Cebolinha poderia ter revidado jogando a bebida no topete do folgado aí... kkkk. Abraços, Marcos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ele podia revidar, não deixar isso barato. Abraços

      Excluir
    2. E desperdiçar a bebida? Era melhor o Cebolinha falar pra Mônica que esse cara chamou ela de dentuça

      Excluir
    3. Ou então o Cebolinha tacar o copo na cabeça do cara depois de tomar a bebida. Violência era permitida na época rs.

      Excluir