Capa de 'Chico Bento Nº 250' (Ed. Globo, 1996) |
Na escola, Professora Marocas fala que seria chamada oral de Geografia e tinha avisado no início da semana. Zé da Roça torce que não chame o Chico, mas é o primeiro a ser chamado. Marocas pergunta quais são os afluentes da margem direita do Rio Amazonas. Chico fala baixinho e rouco que não pode responder porque está com dor de garganta e tosse. Marocas diz que ele pode sentar sem responder, mas amanhã, quando estiver bom, vai chamá-lo de novo.
No dia seguinte, no caminho da escola, Zé da Roça pergunta se Chico estudou e ele diz que não pôde porque estava pintando um cartaz e ia vê-lo na aula. Na sala, quando Marocas chama o Chico, ele mostra o cartaz que piorou, a voz sumiu de vez. Então, ela combina de fazer a chamada para ele na manhã de segunda-feira, que até lá já teria melhorado.
Na segunda-feira, Marocas volta a fazer a pergunta para o Chico, que esta com um pano amarrado em volta do rosto e sem conseguir falar. Zé da Roça diz que o Chico está com boca inchada por causa de dor de dente e aí Marocas adia a chamada novamente. Na saída, a professora vê o Chico comendo e falando normalmente com Zé da Roça e Rosinha. Marocas grita com o Chico que ele estava a enganando, Chico disfarça que sarou e ela diz que amanhã tem chamada oral valendo nota para passar de ano e não vai aceitar desculpas esfarrapadas.
Assim, o Chico fica estudando a tarde toda, noite até durante a janta e madrugada sem dormir para fazer a chamada oral. No dia seguinte, ele vai para escola cabisbaixo e estava o tempo frio. Marocas chega e Chico fala que está pronto para ela fazer um monte de perguntas. Aí, Marocas mostra um cartaz que não pode, que agora é ela quem está com dor de garganta.
Muito engraçada essa história, com Chico Bento fazendo plano infalível para não responder a chamada oral na escola. Com o plano, ele esperava que a Marocas ia ficar com pena com dor de garganta dele e desistir de fazer chamada oral de vez, mas não contava que no dia que melhorasse, ele ia responder a chamada. Como em toda história de plano infalível é descoberto no final, Marocas descobriu e ele é obrigado a estudar para passar de ano só que dessa vez ele até se deu bem de certa forma com a Marocas ficando com dor de garganta, adiando mais uns dias a chamada oral, mas algum dia a professora vai melhorar e ele não vai escapar que responder as perguntas.
Se o Chico estudasse, não precisava de nada disso. Como era preguiçoso e não queria nada com estudos e só queria saber de diversão, era o jeito enganar. Chico deu mole e podia conversar distante da escola e longe do caminho da professora. O Zé da Roça foi cúmplice, podia ser punido também. A Marocas foi ingênua também, podia investigar mais, como ele vai pra escola com dor de garganta, sem voz e com dor de dente. Ela também não devia ter ido para escola com dor de garganta.
Era muito bom ver o Chico malandro, aprontando na escola e enganando a professora para não fazer prova. Hoje é incorreta por mostrar Chico enganando professora, não querendo estudar para se divertir no lugar, tudo é mau exemplo e não fazem mais.
Histórias de plano infalíveis eram sempre boas, gostava quando tinham histórias de planos sem ser elaborados pelo Cebolinha. Os personagens não apanhavam no final, mas sempre se davam no final de qualquer forma. Planos do Chico eram excelentes também.
A história focou a chamada só com o Chico para agilizar, ir direto ao ponto sem enrolação. Mas os outros alunos fizeram também. Alguns locais chamada oral é o mesmo que prova oral, vai de cada região. Os traços ficaram bons, bem caprichados, as cores com degradê com certa frequência, mas não em todos os quadrinhos como no segundo semestre de 1995. Eu gostava das cores assim com degradê, ficavam bonitas.
Acho que foram os últimos anos de histórias mais incorretas mas essa nem tanto. Quem nunca ficou na aflição pra prova Ou trabalho..adorava as histórias do Chico no colégio. Os únicos que estudavam engraçado que atualmente anda tendo histórias de Mônica é cia na escola com unofirnr e tudo..e a turma do Chico ia com a roupa de casa e ele descalço kk
ResponderExcluirÉ, ainda não tinha politicamente correto nos gibis na época. Histórias do Chico se identificava muito com os estudantes, como aflição nas provas, bagunça na sala, aprontar e discutir com professora, essa identificação do cotidiano era legal.
ExcluirSobre uniforme é porque o interior do Chico é muito pobre e não teriam condição de bancar uniformes. Mesmo sendo escola pública, mas ainda assim ficaria caro para a escola dar. E também para dar um ar de interior bem antigo que alunos não usavam uniforme, o Mauricio sempre quis retratar o interior que ele viveu quando era criança. Ainda assim, daria para o Chico usar botina, mas preferiram deixá-lo como ele gosta de andar.
Chico e sua genuína malandragem, bom demais! Quando se vê encurralado tendo que recorrer à via correta, o destino lhe surpreende com uma pernada. Deve ter falado com o Zé na saída ou no recreio, talvez até durante a aula: "Diacho! Qui farta faiz uma bola di cristar... Dexei di invadi os pomar, dexei di pescá i di nadá pra perdê tempo istudano!".
ResponderExcluirChico nos velhos tempos e que nunca devia ter mudado. Com a gripe da Professora Marocas, não respondeu as perguntas, mas deixou de se divertir para estudar. Se deu mal da mesma forma olhando por esse lado, fora que quando ela melhorar, vai ter chamada oral.
ExcluirTalvez você já saiba, Marcos, confesso que descobri hoje, existem pelo menos dois sabores de macarrão instantâneo Nissin Miojo com Chico Bento, parece que a "novidade" chega às prateleiras e/ou gôndolas dos supermercados e estabelecimentos menores (mercearias, mercadinhos, padarias) em 2020, estou mesmo por fora, mas faz sentido, esse tipo de alimento cortei do cardápio faz uns três anos.
ExcluirA parceria que a MSP tem com a marca de origem japonesa data da década de 1980, não sei precisar exatamente em qual ano começa, lembro que nem era alfabetizado e já via TM nas embalagens desses macarrões. O que chama atenção é que os personagens de Vila Abobrinha poderiam estar nesse tipo de produto assim que começou o contrato, os sabores remetem ao campo, carne (boi), tomate e galinha, tem muito mais a ver com eles do que com os principais do Bairro do Limoeiro.
Já tem há muito tempo miojo com a Turma do Chico Bento, uns 10 anos ou mais, porém não vendidos em todos os lugares, por isso menos conhecido. Mas tiveram propagandas de gibis anunciando o que faz tornar mais conhecido pra quem compra gibis.
ExcluirDez anos?! Então estou mais por fora do que pensei.
ExcluirPrimeiro produto alimentício do Chico Bento que conheci foram bolos recheados com goiabada cujas caixas ilustradas com arte da capa do gibi dele nº212 de 1995.
Sim, muito tempo mesmo. E primeiro produto alimentício do Chico que lembro foi em 1991 de biscoito de milho em formatos dos personagens em uma caixa, semelhantes aos biscoitos da Turma da Mônica, criados um ano antes. Eram de milho pra lembrar a roça. E ainda assim, pode ter tido outros alimentos com Chico antes disso e a gente não sabe ou não lembra agora.
ExcluirBem lembrado! Esses biscoitos do Chico Bento eram da Bauducco, lançados bem antes dos bolos que mencionei, já ia me esquecendo. Também lembro dos biscoitos da mesma marca com os personagens principais do Limoeiro ilustrando as caixas. Não sei se teve outro produto alimentício do Chico Bento ainda mais antigo. Lembro de uns salgadinhos por volta de 1994, 95, Chico, Horácio mais o quarteto principal, não sei se tinha Bidu, eram seis ou sete sabores, não lembro a marca.
ExcluirIsso, biscoitos eram da Bauducco. Muito bons os da Turma da Mônica, o do Chico não gostava muito. Os salgadinhos não lembro a marca, mas lembro deles, sim.
ExcluirA turma da Mônica e longeva licenciamentos ..inclusive foi por conta de propagandas que Maurício animou os personagens pela primeira ves
ExcluirVerdade, experiência com animação começa daí, e fez história com a Cica que nesses tempos foi a principal marca de produtos alimentícios eleita pelas donas-de-casa. A parceria com essa empresa popularizou ainda mais a Turma da Mônica, além de tiras e gibis passa fazer parte das mesas dos brasileiros, tremenda cartada.
ExcluirForam pioneiras as propagandas da Cica, foram fundamentais pra apresentação dos personagens, já que na TV eram bem mais vistos e conhecidos.
ExcluirÉ de uma época em que eu não mais consumia gibis.
ResponderExcluirPena. Ainda estavam legais na época. Até que eu comprava ainda.
ExcluirAdorava essas historias do Chico aprontando todas na escola kkkkkk E aindam mais quando ele se dava mal no final kkkk
ResponderExcluirEram muito engraçadas histórias assim, se dando mal, melhor ainda, sem dúvida.
ExcluirOi, tudo bem? Por favor, saberiam dizer que história é essa? Acho que é de algum gibizinho de 1995 ou 1996. Obrigado! https://i.imgur.com/2paB6L7.jpg
ResponderExcluirConheço sim. É de Gibizinho da Mônica N° 43 de 1994. Em "Como gente grande", eles brincam de casinha se comportando como casais de adultos.
ExcluirFabiano, não tenho canal no YouTube e se algum dia tiver, o que será bem difícil, será divulgado aqui. Então esse canal que você não tem ligação com este blog, é fake, pode falar com o autor ou seguidores dele que está enganando os outros.
ResponderExcluirConferi aqui e enviei e-mail pra ele, vamos ver se vai responder. Tem um vídeo com comentário aberto, não sei se mando comentário lá avisando que mandei e-mail pra ele, se demorar a responder, comento lá.
ResponderExcluirPelo que vi ele pega vídeos de várias canais e coloca lá, tirando também direitos autorais dos outros canais. Acho que não ia perder o blog, até porque eu criei primeiro, o certo é ele perder o canal. De qualquer forma, errado o que ele fez e sem entrar em contato pedindo permissão.
Propagandas da cica me corrija se estiver errado e de antes dos anos 70 inclusive preto e branco com os personagens bem diferentes
ResponderExcluirSim, foram dos anos 60. As coloridas seriam dos anos 1970.
ExcluirNossa seria bem injusto seu blog e antiquíssimo
ResponderExcluirÉ, mais essa agora, é o famoso "orai e vigiai", este plano não nos deixa relaxar. O negócio é reinvindicar, Marcos, como diz Fabiano, não parece coisa elaborada por criança, embora haja uma dando as caras. Chato é ter que se indispor, tomara que não precise chegar a esse ponto.
ResponderExcluirVi que o canal dele tem 1 ano e uns 5 meses que não posta nada. Postou vídeos de outros canais, inclusive do excelente "Tudo sobre a Turma da Mônica", até comuniquei isso ao William Cini, dono do canal. A ideia até pode ter sido pela criança, mas os pais sabem, naquele vídeo, único autoral deles, algum adulto filmou a criança. Vamos ver se ele responde ao e-mail senão o jeito é denunciar. Não acho que perco o Blog por causa disso, já é 1 ano de canal dele, mas se eu quisesse criar um canal do Blog, o que não vai acontecer, eu não poderia criar por já ter um canal com mesmo nome.
ResponderExcluirFabiano, eu denunciei. Claro que é alguém adulto quem criou, sem sombra de dúvida. Único conteúdo autoral deles foi aquele. Não sabe verdadeira intenção deles, denunciar foi o jeito, apesar de não terem postado mais nada muitos meses. Se outros que lerem, denunciarem também será bem vindo e melhor para o YouTube tomar providências com denúncia em massa. Valeu pelo alerta. Abraço.
ResponderExcluirO que achei engraçado é que antigamente o único dos amigos famosos do Chico que estudavam com ele era o Zé da roça, agora tem a Rosinha, o Zé lelé e o hiro!
ResponderExcluirTodos podiam estudar com o Chico, mas quem apareceu mais vezes foi o Zé Da Roça. Já a Rosinha foi menos, falavam que o Chico estudava de manhã e ela de tarde. Ainda assim ela aparecia as vezes estudando com ele de acordo com roteiro. Eu achava melhor quando era um ou outro estudando com o Chico e não a turma toda, se encontrando todos tanto na rua quanto na escola.
ExcluirO Chico depois de alguns anos começou a ir de botina pra escola ..acho que na época da minha infância meio dos anos 80 já ia...a família progrediu de vida
ExcluirNas antigas o normal era o Chico descalço para escola, bem raramente ia de botina. Agora pelo visto seria por conta de politicamente correto pra não ficar descalço na escola. Já em aspecto financeiro dos pais foi um avanço assim rsrs.
Excluir