sábado, 15 de janeiro de 2022

Tina: HQ "A moderninha"


Mostro uma história em que a Tina perdeu o top do biquíni na praia, causando muita confusão. Com 4 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 92' (Ed. Abril 1980).

Capa de 'Cebolinha Nº 92' (Ed. Abril, 1980)

Na praia, Tina dá um mergulho no mar e a onda faz sumir com o top do biquíni. Com vergonha, ela se abaixa e em seguida, Rolo resolve dar mergulho, só que ele bate com a cabeça por ser uma área rasa e pensa que era um truque miserável da Tina e a manda levantar.

Tina fala que não pode, Rolo avista a Pipa e pensa que é para pregar a mesma peça nela. Rolo convida Pipa para dar mergulho, falando que está fundo. Pipa entra no mar e o peso dela forma uma onda, levando Tina e Rolo para areia da praia. Tina cai com barriga para baixo, Rolo se propõe a levantar a Tina, que diz que não precisa, que queria ficar naquela posição para queimar as costas.

Aparece um cachorro carregando o top do biquíni na boca e Rolo deduz que a Tina está sem top e fica bem interessado para ver os seios dela. Rolo resolve tacar areia quente nas costas dela para se levantar. Pipa impede sentando nas costas da Tina e reclama que não vai deixar a amiga ser olhada como um objeto, que ela é um ser humano com sentimento e com atitude dele assim, está machucando profundamente um ser humano. Pergunta sobre a consciência e maturidade do Rolo, que ela está assim por acidente e não para ser notada, não é mulher desse tipo.

Rolo fica sem jeito pelo sermão da Pipa, entrega uma toalha para Tina. Nessa hora, aparece um homem perguntando para a Pipa se era ali que tinha uma garota de topless. Ele vai embora, Pipa se apaixona e resolve fazer topless para agradá-lo e precisa no final Tina e Rolo segurar a Pipa no mar para ela não ficar andando de topless na praia a procura de homem.

História bem engraçada com Tina perdendo o top do biquíni na praia e Rolo com desejo de vê-la sem o top. Precisou a Pipa tirar a ideia dele com um belo discurso, mas no final não adiantou nada o sermão porque na primeira oportunidade de conquistar um cara que conheceu na praia, resolve fazer topless para ele, mostrando que é uma mulher para ser notada.

Foi tudo bem divertido, bem legal ver a Tina sem o top, o Rolo caindo de cabeça no mergulho e pensar que era brincadeira da Tina e ainda resolver fazer o mesmo com a Pipa e que ainda se deu mal por causa do peso dela, o cachorro sem vergonha carregando o biquíni na boca, o desejo do Rolo de ver a amiga gostosona sem top, a Pipa sentar na Tina a sufocando por conta do seu peso e o final da Pipa querer também topless para agradar o cara.

Em 1980 estava uma moda de topless na praia na vida real, retratava uma novidade e modernidade na sociedade até então, já foi tema até de novela "Água Viva" da Rede Globo de Televisão e o roteirista não perdeu a oportunidade de fazer uma história assim, aproveitando a beleza da Tina e os olhares que podia receber dos homens e por isso título ser "A moderninha". Hoje esse tema central de topless na praia a se torna impublicável nos gibis. O peso da Pipa teve piada duas vezes, uma de tão gorda que fez formar onda no mar, arrastando seus amigos para areia da praia e ela sentar na Tina a deixando sufocada enquanto fazia o discurso para o Rolo. Piadas com gordos também são inaceitáveis nos gibis de hoje, assim como namoro e  Rolo querer tacar areia quente na Tina, podia machucá-la, sem chance uma história assim, definitivamente. O termo "pregar peça" dito pelo Rolo é datado hoje, trocariam por zoar ou algo do tipo. Era legal ver esses termos típicos de uma época nos gibis. 

A história segue um estilo de humor pastelão dos anos 1970, começado com a dupla Tina e Rolo hippies e que depois da reformulação dos personagens em 1977 juntou a Pipa com eles. Esse trio arrebentava. Mostrou que nessa fase eles não tinham características definidas, o Rolo se interessava pela Tina, a Pipa se interessava pelo Rolo, as vezes a Tina gostava do Rolo, tudo como experiência para ver o que daria certo. O homem perguntando sobre topless no final foi apenas uma figuração nessa história, não era personagem fixo.

Os traços muito bons, típicos dos anos 1970, com a Tina com cabeça pequena, olhos pequenos com cílios em destaque, dessa vez sem óculos porque estava na praia, mas quando usava óculos eram bem pequenos e a curva nas bochechas dos personagens ainda bem aparente. Essa história foi republicada depois na própria Editora Abril ainda, em 'Almanaque da Turma da Mônica Nº 30', de 1986. Termino mostrando a capa desse almanaque.

Capa de 'Almanaque da Turma da Mônica Nº 30' (Ed. Abril, 1986)

61 comentários:

  1. Desenhos artesanais muito nem feitos revelando o talento da turma do Maurício pra personagens adultos...temas de adolescente mesmo querer ver uma mulher nua etc. ..a turma da tina especialmente a própria saiu de net hippie pra musa da turminha cheia de curvas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desenhos muito bonitos, não tem jeito a forma artesanal era muito melhor. E um roteiro pra agradar os leitores adolescentes da época, até mesmo os pais que liam os gibis dos filhos, procuravam agradar não só as crianças, mesmo sendo gibi infantil.

      Excluir
    2. Para os que não sabem, a arte e,muito provavelmente,o roteiro, é de autoria de REINADO WAISMAN, que foi um dos desenhistas/roteiristas mais loucos que já passou pela MSP! muitas das HQs que ele produziu tinham situações pra lá de absurdas, beirando o nonsense total! As confusões em que os personagens se metiam, quase sempre chegavam a níveis inimagináveis!! Como curiosidade, foi ele quem criou o Zecão. Tanto que se vocês repararem bem,o sujeito que aparece no fim da história procurando pela garota de topless, é praticamente um protótipo do personagem. Reinaldo também serviu de inspiração para o personagem Reinaldinho,o garoto mais fofo do bairro. Após sair da MSP, Reinaldo trabalhou com a Xuxa, sendo responsável pela identidade visual do programa Xou Da Xuxa e dos produtos que levavam a imagem da apresentadora.
      Atualmente, Reinaldo Waisman tem um canal no YouTube, aonde ele dá dicas,truques e técnicas para quem quer ser desenhista, ou,nas palavras do próprio, um "desenhista faixa preta"! Além de contar histórias dos tempos em que trabalhou na MSP e com a Xuxa. Deixo aqui o endereço de seu canal, para os interessados. Vale a vista!
      https://m.youtube.com/c/ReinaldoWaismanDesenhistaFaixaPreta

      Excluir
    3. Pode ser história do Reinaldo, tem um certo jeito, mas não dá pra confirmar, infelizmente. O cara aí parece o Zecão, lembra um pouco, mas não é ele, apenas um homem figurante. Não sabia que tinha sido o Reinaldo que criou o Zecão, bom saber. Ele era um grande roteirista, fez excelentes histórias em sua trajetória na MSP.

      Excluir
  2. Esse tema de topless(seminua)está de volta,mais lá fora,no norte,que aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui realmente não se vê muito isso nas praias. De certo mesmo é que retratar em gibi novo, sem chance.

      Excluir
    2. Não me conformo com a Tina "live-action" sendo vivida pela Isabelle Drummond!
      Não tenho nada contra aquela bela atriz,mas acho que para ser a Tina mesmo,precisa ser uma mulher como essa senhora gringa:

      https://www.instagram.com/p/CYrptXEPxVL/?utm_source=ig_web_copy_link

      Excluir
    3. Julio Cesar, é que a Tina é jovem e colocaram a Isabelle Drummond por ser uma faixa etária parecida. Esses atores em live-action não ficam iguais aos personagens em quadrinhos, só vale a lembrança.

      Excluir
  3. Topless acidental, que saia justa! E que "muy amigo", podendo interromper o constrangimento, prefere deleite de ver os seios por meio de tortura, Rolo é amigo de uma felina, Tina é gata, porém, da espécie humana, o barba azul é amigo-da-onça (ou amigo da onça, sem hífens). Defesa de "peso" Pipa fornece, mesmo que para impedir sofrimentos moral e físico da amiga tenha que lhe comprometer a coluna e os pulmões, ponderada defensora, sabe "pesar" as coisas, tanto que os ejeta para fora d'água e é quem de fato causa sofrimento físico a quem só pretende proteger do mau-caratismo tipicamente masculino. Muito boa(s) (HQ e Tina), conheço de longa data.

    ResponderExcluir
  4. Legal que já conhecia. Rolo foi bem sacana, nem a amiga perdoava nas investidas, não queria perder a oportunidade de vê-la nua. Se não fosse a Pipa ele conseguiria ver. E Pipa nem se tocou que a gordura estava apartando a Tina quando sentou nela. Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Termina que quem se assanha é Pipa, pelo menos parece, terá mesmo arriado o maiô para tentar chamar atenção do protótipo de Zecão? Está sendo forçada a permanecer abaixada na água para ocultar o topless ou não está parcialmente despida e a intenção deles de mantê-la na água é para que esfrie o furor da repentina e precipitada paixão pelo desconhecido sujeito? Sabem que é um tanto impulsiva e às vezes tem que ser contida.

      Excluir
    2. Curioso... Eu também sempre penso que este personagem que aparece no fim da história seria um protótipo do Zecão! Ele é bem parecido... Esta HQ clássica tem, sem sombra de dúvida, o roteiro e a arte inconfundível de REINALDO WAISMANN, um dos artistas mais loucos que já passou pela MSP! Foi ele quem criou o Zecão, além de ser a inspiração para o personagem Reinaldinho, o garoto mais fofo do bairro. Ele também trabalhou com a Xuxa, criando o visual dos personagens Dengue,Praga e Moderninho,além de criar toda a identidade visual dos produtos relacionados à apresentadora. Atualmente, ele tem um canal no YouTube aonde ele ensina truques, técnicas e dicas para quem quer ser desenhista!

      Excluir
    3. Que legal não sabia de roda essa história soa desenhistas..cara o Maurício devia lançar um livro com a história de todos os roteiristas que passaram pela msp teria muitas histórias de várias épocas

      Excluir
    4. Zózimo, para conseguir conquistar o homem, a Pipa foi capaz de tirar o maiô e fazer topless, se os amigos deixassem, só não sei se o cara ia se interessar pelo topless por ela ser gorda, a princípio o top que ele interessou seria da Tina. Eles a jogando na água foi mais pra impedir de ela correr atrás do cara sem top pela praia, até ela mudar de ideia. Lembrando que o homem não é o Zecão, ele não existia na época, foi apenas um figurante.

      Excluir
    5. Dyel, interessante que eu nunca associei esse homem ao Zecão, até por saber que ele não existia ainda. Lembra só um pouco, mas esse aí é mais loiro e barba completa. Se fosse pra eu se lembrar de alguém, poderia ser o Jaime, mas que também não tinha sido criado também.

      Excluir
    6. Sim, não é ele, é só um protótipo.
      Então, a moderninha é Pipa.
      Não sabia que Reinaldo Waisman criou Zecão, pensava que fosse criado por Mauricio, sei que nem todos os personagens que o cartunista assina são criações dele.

      Excluir
    7. Zózimo, roteirista quem cria a história de estreia dos personagens é que fica sendo o criador dos personagens, O Mauricio só aprova antes de ser publicada. Até são considerados personagens do Mauricio por pertencer à Turma da Mônica, mas a ideia de criação não foi do Mauricio. Aí personagens como Bugu, Rolo, Louco, por exemplo, foram criados pelo Marcio, irmão do Mauricio. O Mingau, Dudu, Quinzinho, Tia Nena, Tio Pepo foram criados pela Rosana e assim vai.

      Excluir
    8. Muito útil seu esclarecimento, Marcos, valeu mesmo! Mingau sei que é da Rosana, os outros que orbitam Magali a partir de 1989 já não sabia, podemos dizer então que originalmente o título da comilona é um tanto "rosaniano". Teria sido ela quem fez campanha para Mauricio acordar em relação à personagem como titular? Criando toda essa base para o estômago de avestruz, imagino que sim.
      Se Mauricio de Sousa fosse "Xuxo" (versão barbada de Maria Meneghel), certamente Rosana Munhoz seria uma espécie amena de Marlene Mattos, pois dizem que a original foi durona no longo apogeu de sua carreira como diretora, não sei se atualmente pendurou o megafone, sei que no passado seu aspecto físico era uma incógnita para o grande público. E como salientou Dyel, Waisman cascou da MSP e se deu bem demais ao embarcar na nave da gaúcha com sotaque carioca, "cariúcha" ou "gaúrioca", um híbrido certamente.

      Excluir
    9. Verdade, Zózimo, a Rosana dava boas ideias para alavancar a MSP, a revista da Magali foi uma delas, deve ter dado ouros pitacos bons que o Mauricio aceitou. O Reinaldo se deu bem ao ir trabalhar com a Xuxa, ficou como uma espécie de supervisão, como se fosse o Mauricio na Xuxa. Tanto que as revistas dela tinham a mesma pegada da MSP, tinham bastante coisas incorretas, não ficava atrás e normalmente quem gostava das revistas da Turma da Mônica, gostava das revistas da Xuxa também.

      Excluir
    10. Tive contato com gibis da Xuxa, minha tia pouco mais velha que eu colecionava, nunca gostei. Tive dois do Sergio Mallandro, até gostei, porém, não me motivaram a ponto de comprar outros números desse título, só os adquiri porque meu irmão não deu bola, os deixou de lado, largados, praticamente abandonados no móvel do televisor, vieram num pacote que ele havia ganho cheio de coisas como cruzadinhas, uns brinquedinhos de baixa qualidade, canetinhas hidrocores, revista com desenhos para colorir e sei lá o que mais, se dependesse de me interessar em comprar gibis do Mallandro, esperaria sentado, depois da TM, muito me agradavam Luluzinha, Bolinha, Zé Carioca, Pato Donald e até mesmo Margarida que me interessava mais que Mickey por contar com presença do espalhafatoso namorado dela, e também por simpatizar mais com Patópolis do que com Ratópolis.
      Pessoas de carne e ossos que se transformaram em personagens de quadrinhos foram tudo fogo de palha, todos com prazos de validade previamente estabelecidos, natural, famosos da vida real envelhecem, falecem, morrem na juventude e na infância, muitos adoecem gravemente e não se recuperam, sofrem acidentes e ficam sequelados, etc e etc. Personagens genuinamente dos quadrinhos são os que de fato prestam dentro desse segmento artístico.

      Excluir
    11. Verdade, esses famosos que viram personagens em quadrinho duram pouco os gibis, só enquanto durar a fama e a moda sempre passageira. Não tem jeito Turma da Mônica e Disney predominam até hoje, esses que são bons.

      Excluir
    12. Trapalhões e Chaves & Chapolim (Chapolin) em quadrinhos são diferentes, embora não sejam originais da (N)nona (A)arte, são ficcionais por excelência mesmo que para tal tenham essencialmente dependido de atores comediantes, não foram transportados para o lúdico como Gugu, Faustão, Angélica, Sergio Mallandro e Xuxa, já Senninha, e talvez também Leandro & Leonardo, estejam mais para categoria da qual se encontra Pelezinho, o guri não é exatamente Pelé na infância transportado para HQs, em parte sim, em parte não, o certo é que foi baseado na celebridade, todavia, foram e sempre serão investidas de curtas durações tanto quanto celebridades que não inspiraram criações de personagens para gibis e sim se tornaram os próprios personagens para esse fim. Como não conheço os títulos Ronaldinho Gaúcho e Neymar tenho dúvida se são exatamente mesmo caso de Pelezinho, sei que os titulares são crianças também.

      Excluir
    13. Ronaldinho Gaúcho e Neymar eram crianças nas histórias em quadrinhos, assim como o Pelezinho. Com diferença que o Pelezinho tinha coisas bastay incorretas e os outros 2 não.

      Excluir
    14. Se deve à disparidade cronológica, título Pelezinho tem origem nos 1970, período em que estávamos sob ditadura e paradoxalmente éramos muito, muito, mas muito mesmo menos quadrados que hoje em dia, já o do Gaúcho surge vinte e nove ou trinta anos depois, Neymar, ainda mais novo, lançado em algum ano dos 10's.

      Há um discreto erro de colorista no quadro final, mão e parte do braço de Rolo estão brancos, há um pequenino traço pouco acima que certamente representa o braço esquerdo dele e também parece não estar da cor de sua pele, digo "parece" em relação ao tracinho por não estar claramente perceptível do meu dispositivo, enfim, estão um tanto branquelos como banhistas, deve ser em alguma praia da Lituânia que ocorre o involuntário topless, se for mesmo, escolheram um território até então avesso ao Capitalismo para "turistarem" ou "turismarem", quiçá pelos preços bem mais convidativos, se passando em 1980 o país ainda era uma infeliz república soviética.

      Excluir
  5. Antigamente o rito de passagem pra vida adulta e isso era explorado em filmes e etc era ver uma mulher nua ...as crianças em si menores não tem maldade com corpos nus...são só corpos ..apenas sentiriam vergonha o que geralmente ocorrer com a turminha na nudez de alguém. Li um gibi da Mônica que elas vestem ele de menina por que os anjos não sexo ele se irrita qdo os meninos ver tira a roupa deixando elas com vergonha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, criança não liga ver gente nua nos gibis, até acha normal. Se aparecer Chico Bento pelado ou a Rosinha ou a Tina não faria diferença pra elas, seria normal. Os adultos que arrumam maldade onde não tem.

      Excluir
  6. Mano, eu lembro de ter visto essa história anos atrás no canal jrxilu, e na época eu ainda era muito inocente e não entendia as supostas piadas obscenas q páginas como p0rra, Maurício destacavam. E foi por causa desses prints fora de contexto q eu tive a infeliz decisão de pesquisar coisas do tipo "Mônica pelada", Rosinha sem roupa", "Carminha nua". Opa, eu esqueci de um detalhe. Eu não mencionei que na época eu tinha 9 OU 10 ANOS? No início, eu apenas encontrava outras páginas também falando de cenas polêmicas, como o Chico Bento mijando na cama e a Rosinha pelada na frente do Chico. E também o Cebolinha tirando foto da Mônica tomando banho, e um fez uma teoria bizarra sobre esse último. Ao notar o fato de que a Mônica tava tomando banho com o Box e a "cortina" do chuveiro e a janela abertos, o cara imaginou que ela teria feito isso de propósito pra se mostrar pro cebolinha, e q isso teria feito eles namorarem na TMJ? O_o eu não vou comentar nada. Imaginago teria inveja de uma teoria como essa (sarcasmo). Mas o pior veio depois, quando eu fui pro Google imagens. No início, eu vi imagens de um "clone" de TM chamado "turma do barulho", e mostrava cenas totalmente inapropriadas, como um personagem espiando uma menina tomar banho e uma menina menor de idade usando o sutiã da amiga sem permissão. Nesse ponto achei já ter visto de tudo. Até chegar o momento que quase destruiu minha vida. EU ENCONTREI UMA PÁGINA DE UMA PARODIA PORNO DA TINA! E Q DESGRAÇA ERA AQUELA? O QUE ERA AQUELA COISA NO MEIO DAS PERNAS DA TINA QUE EU NUNCA TINHA VISTO? Eu obviamente nunca contei o que eu tinha visto pra ninguém, e eu continuava pesquisando escondido imagens e vídeos de pessoas despidas por pura curiosidade. E eu não entendia pq quando eu me esfregava pelado na cama, eu me cansava e sentia meu pinto grudento. E anos depois quando eu aprendi na escola o que tudo isso significava com o livro "o planeta eu", eu notei que eu vi o que era pra ser visto mais tarde. Provavelmente vou me sentir bem constrangido por revelar essa história bizarra. Mas enfim, se vc aí achou alguns trechos dessa história da Tina familiares, é pq vc conhece o Rule 34. É sério, alguém anos atrás teve a brilhante ideia de pegar trechos dessa história e tirar as roupas dos personagens, e também fizeram isso com outras histórias. (Enfim, não posso esquecer de dizer olá de novo pra vcs, pois vcs devem ter reparado que eu fiquei um mês fora do blog. Pq eu tava muito ocupado com as outras redes sociais. E é hilário eu retornar com esse texto gigantesco relatando algo que daria uma ótima Creepypasta, se não fosse pelo fato de ser uma história com coisas obscenas no lugar das coisas aterrorizantes)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As histórias originais não tinham maldade, era normal e saindo um quadrinho solto dá duplo sentido, principalmente em quem tem mente poluída. Sites assim como do Porra, Mauricio, não deviam ser acessados por crianças pra não distorcer da realidade e incentivar maldades nelas. Mas também vai de cada criança, algumas continuam inocentes da mesma forma vendo sites assim.

      Excluir
    2. Pois é. Mas eu era uma criancinha inocente q gostava de turma da Mônica, por isso pesquisava sobre. É um caso parecido com a Era do Gelo, pois mesmo que eu não fosse um grande fã da franquia, teve um dia em que eu tive curiosidade de pesquisar sobre. E nisso eu encontrei o curta "Scrat in África". Um curta bootleg de a Era do Gelo em que um africano e um bicho parecido com o Scrat ficam literalmente se esfaqueando, perdendo membros do corpo e explodindo tripas pra tudo quanto é lado, e mesmo assim eles sobreviviam na cena seguinte. Muitas crianças viram esse vídeo e ficaram traumatizadas, eu simplesmente achei bizarro, mas não perturbou minha cabeça inteira. E hoje em dia se intensificou o Meme do iceberg, em que no topo tem coisas que quase todo mundo já sabe, e no fundo tem as curiosidades mais desconhecidas. E é incrível como várias coisas perturbadoras no fundo de alguns iceberg eu já sabia por ter sido uma criança curiosa que ficou sabendo demais.
      Vixe, eu acabei de lembrar de uma coisa que eu vi no vídeo do iceberg supremo de super Mario. Houve um filme porno que parodiava super Mario. E adivinha? Sim, eu já tinha ouvido essa informação quando mais novo em um vídeo do canal nostalgia. Felizmente eu não tive curiosidade de pesquisar mais afundo sobre. Então o que realmente ferrou com a minha vida foi pesquisar demais sobre a turma da Mônica, apesar de eu continuar lendo os gibis da banca que o meu tio trabalhava que pertencia a minha mãe

      Excluir
    3. Pois é, nem culpo a criança e, sim, os sites ficarem soltando maldades. O jeito é ter cuidado com as pesquisas porque tem as crianças que se traumatizam, vai da cabeça de cada uma. De qualquer forma, sempre bom pesquisar as coisas, ganha conhecimento.

      Excluir
    4. Pois é. Como dizia nosso querido ET Bilu.
      "Apenas q... Busquem conhecimento"

      Excluir
    5. Tá vendo politicamente correto é bobagem quando tem se uma térrea sem lei chamada internet. Mas foi engraçado você relatar isso porque você relatou a sua chegada na puberdade de uma forma engraçada...na verdade nossa mente e questionável a sexo e isso as vezes é mais cedo só que se imagina..e a gente nem sabe direito o que é isso..eu sem maldade acordava no meio da madrugada meu primo estava vendo Emanuelle no prive da band mas eu era pequeno e não entendi porque o homem estava sendo amamentado como um bebê

      Excluir
    6. Miguel, você é chique demais, e creio que nem se dê conta de que é assim, o modo como se expressa é autêntico, nunca abra mão disto. "Mulher amamentando barbado", sensacional!
      Esses filmes eróticos transmitidos pela TV Bandeirantes nas madrugadas de sábados para domingos (ou sextas para sábados) faziam a alegria da rapaziada jovem e pobre dessas épocas (90's e 00's), pessoal desprovido de aparelhos de videocassete e DVD, espécie da qual fui espécime. Emmanuelle, Emmanuelle... Três ou quatro atrizes passaram pela personagem.

      Excluir
    7. Sim, Adriel, que busquem o conhecimento, sempre melhor. De fato, pode encontrar tudo na internet, só saber procurar e usar a seu favor.

      Excluir
    8. As vezes era só umas simulações uns seios e umas bundas aparecendo e a pessoa tinha que virar zumbi na madruga cheio de medo de ser flagrado o que transformaria o prazer em vergonha

      Excluir
    9. um ponto a ser observado pra quem curte buscar 'falhas' nas ilustrações se dá que Tina está de brincos e uma tirinha no tornozelo e quando ela volta pra terra firme, tudo isso sumiu.

      Excluir
    10. Barak, verdade, esses erros eram bem frequentes, até que eu gostava.

      Excluir
  7. História realmente bem incorreta, dificilmente uma história assim seria publicada hoje em dia. Eu já a conhecia, pois tenho esse Almanaque da Mônica da Editora Abril. O interessante é que, mesmo com o politicamente correto parece que estão, de forma gradativa, voltando com algumas cenas que eram comuns antigamente: no gibi do Cascao desse mês tem uma história do Chico Bento, a história "do tamanho do amor" mostra ele com a Rosinha como namorados e Chico até ganhando um beijo dela no final da história. No gibi "Turma da Mônica ", na história do Rolo "para impressionar " mostra Rolo chamando a atenção de uma garota para namora-lá e depois que consegue, um cara mexe com a garota e Rolo vai tirar satisfações e apanha do cara. A garota, que luta jiu-jitsu, bate no cara em seguida. Algumas cenas típicas de gibis antigos que eu não esperava ver num gibi atual. Parece que estão percebendo que o exagero no politicamente correto estavam limitando os roteiros e deixando tudo muito perfeitinho. Uma pimenta e um conflito de vez em quando numa história em quadrinhos não faz mal a ninguém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa não publicariam mesmo. Sobre essas cenas em algumas histórias, quem sabe seja experiência pra ver se podem liberar alguma coisa sem pessoal reclamar. Estranho mais é violência que eles estão muito rigorosos nisso sem nem Mônica bater nos meninos e alteram até nos almanaques. Vamos ver se vão maneirar agora em diante ou não.

      Excluir
    2. Mas o rolo e de um núcleo adulto enfim...sem conflitos vai virar o gibi evangélico do dudao..um clone feioso da turma da Mônica da igreja...ouvi falar disso pela internet. Algum de vocês conhece?

      Excluir
    3. Miguel, nunca ouvi falar disso. Se tiver clone, o Mauricio pode processar por plágio.

      Excluir
    4. Eu já vi vídeo a respeito dessa Turma do Dudão,na Internet,e tenho a impressão de já ter visto gibis dele nas bancas dos anos 90,as mesmas que mostravam jornais com mulher nua na primeira página,sem tarja,sem borrão,sem filtro(!),e também jornais com cadáveres na capa,muito mais comuns nas bancas da Baixada Fluminense.

      Hoje em dia,as bancas parecem estar em extinção como os orelhões.Algumas diversificam a mercadoria,vendendo também chinelos,relógios de parede e todo tipo de enfeites.

      Excluir
    5. Ih mas alguém do RJ...sim bancas Esta o em extinção no sentido original antes eu achava gibis perto da minha casa agora ao no centro do RJ ainda tem .já sebos vi
      Oce ainda acha bastante da turma da Mônica..junto com livros antigos e gibis de super heróis...a população não é de ler...revistas em geral estão caras.
      ..e a internet roubou interesse e exclusividade de revistas veja,época...a editora abril creio eu está quase Em ruinas

      Excluir
    6. Infelizmente bancas andam em extinção. As que ainda tem vendem de tudo menos revistas e jornais, que é o que deviam vender. E a procura desses itens andam baixas. ou porque não querem ler ou preferem versões digitais. Aqui mesmo são poucas bancas que estão vendendo gibis, aqui no meu bairro só 2 venderam agora em janeiro e até no centro tem menos bancas vendendo.

      Excluir
    7. A quem interessar, segue um post do meu blog sobre bancas de jornal:
      https://magoeconomista.blogspot.com/2020/11/ideias-de-negocios-ainda-vale-pena-ser.html?m=1

      Excluir
    8. Vi o post, muito bom. De fato, muitos vendem de tudo, menos jornais e revistas, nem tanto porque não querem, mas porque a procura tá pequena desses itens. Uma pena.

      Excluir
  8. Miguel, mesmo em histórias do Rolo cenas de violência não estavam sendo publicadas, pq as histórias dele estão na mesma revista que crianças lêem as histórias da Mônica ou do Cebolinha. De qualquer forma, essas cenas me surpreenderam, pois não estava tendo nenhum tipo de roteiro assim. Vamos ver como ficará daqui pra frente. Gostei de boa parte das histórias das revistas deste mês pq tiveram várias histórias que lembraram roteiros antigos. E, caretas e expressões exageradas praticamente não apareceram. Tenho gostado muito dos roteiros do André Simas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, de traços gostei mais da revista da Mônica, quase todos foram bons traços. Pelo menos estão se esforçando mais nisso se bem que alguns ruinzinhos, principalmente com o Cascão, apesar de não ter careta, o que é menos mal.

      E verdade que não estavam colocando histórias de namoro com Rolo porque as crianças compram. Vamos ver como vai ficar, pelo menos namoro leve com adultos podiam manter. Só acho difícil deixarem Rolo mulherengo como era nas antigas. O jeito é esperar e torcer que revejam certos conceitos.

      Excluir
  9. Para não passar batido é conveniente atentarmos para capacidade sobre-humana da Pipa, terceiro e quarto quadrinhos da terceira página não me deixam mentir, baixou entidade do Hulk ou incorporou espírito do Aríete - guerreiro eterniano. Ideal seria correr em direção à ameaça de areia quente nas costas da "toplessada" a contragosto (se revelando caretinha, oposto de sua defensora exímia saltadora moderninha que arria maiô sem cerimônia), entre ela e eles deve haver uns cinco metros, como tem sobrepeso, correr não é o forte da jovem, muito mais fácil revelar - mesmo que ninguém tenha percebido ou registrado o grande feito - que é uma mutante. Embora mauriciana, Pipa "marvelou", mutantes são da alçada da Marvel. Se Maurren Maggi conheceu esta HQ na infância, avento possibilidade de ter sido a fagulha, o pontapé inicial para sua bem-sucedida carreira no Atletismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil saber se o Maurren Maggi tinha levado do essa história, acho que não. Ela estava careta no início até mudar de ideia no final.

      Excluir
    2. Sei lá, Marcos, atletas são detalhistas, e ela talvez já fosse durante infância, se conhece "A moderninha" desde criança, estes dois quadrinhos podem ter sobressaltado do gibi adentrando sua mente e enraizaram-se no consciente e principalmente no subconsciente - que é o que de fato determina comportamento de cada indivíduo - culminando no que veio a se tornar, só leitores detalhistas percebem o "discreto" grande feito de Pipa para evitar a fadiga, correr é cansativo até para os magros, pulões compridões queimam menos gordura corporal permitindo à ela manter a boa forma de caminhão-pipa. Quem diria... Pipa servindo de inspiração para alguém, e não é uma alguém qualquer. Diferença entre as duas é que Maurren depende essencialmente de correr para elaborar seus compridos saltos, denotando clara inferiodade em comparação com sua musa inspiradora, Pipa salta compridamente estando parada, do nada, a partir da inércia, apenas flexiona ligeiramente os joelhos, gritante superioridade, o que explica o fato da atleta ser esbelta, inferior até no peso, coitada, mas o que realmente importa é competir, e Pipa não perde tempo de disputar com magreza, detesta instabilidade que pouco peso proporciona, se for para competir tem que ser com Hulk, Blob, Aríete, gente que de fato entende do assunto.

      Excluir
    3. "(...)denotando clara INFERIORIDADE em comparação com(...)", agora sim!

      Excluir
    4. Se leu com certeza ela ia lembrar, a questão é saber se lia gibis na infância. E não impediria a Pipa ser atleta mesmo sendo gorda, as vezes é o biotipo dela, existem atletas gordos.

      Excluir
  10. Preciso dizer que foi a melhor história em que Tina ficou bem de biquíni, tanto que a baixei só pra pegar a cena inicial. A pose de mergulho da Tina esbanja muita sensualidade. Mas me pergunto por que ela não foi atrás do cão(que lembra bastante o Duque das histórias do Bidu) que pegou o top de volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tina ficou sensualíssima nessa história, sem dúvida. Acho que ela ficou medo do Rolo e dos outros a virem sem biquíni, era tudo que Rolo queria, aí por isso não foi atrás do cachorro.

      Excluir
    2. ela podia ter esticado o braço no momento em que o cão passou e pegar o top, ou após se enrolar na toalha, ir atrás dele.

      Excluir
    3. Sim, principalmente depois de ter pego a toalha, apesar que podia ser difícil encontrá-lo depois.

      Excluir
  11. Qual é aquela história em que o rolo e o Julião estão não praia e a tina aparece totalmente nua ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é de 1986, nos últimos números da Editora Abril. A Tina n fica completamente nua, editaram aquela imagem. Mesmo se fosse com tarja preta não fariam isso. No máximo deixarem biquíni cavado.

      Excluir
    2. alguma ideia em qual revista e número se deu essa história?

      Excluir
    3. Barak, acho que é de Mônica 176 de 1984. Lembrando que a Tina não fica nua nela.

      Excluir