sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Tina: HQ "Telefonema Inoportuno"


Mostro uma história em que a Tina foi perturbada por um telefonema enquanto dormia durante a madrugada. Foi história de encerramento de 'Gibizinho da Tina Nº 21' (Ed. Globo, 1992). 

Escrita por Flavio Teixeira de Jesus, começa com o telefone tocando às duas e meia da madrugada enquanto Tina estava dormindo. Ela não acredita, pensa que é um sonho, mas o telefone toca de novo e ela acha um pesadelo. 

O telefone continua tocando e Tina resiste a atender, fala que pode tocar que não atende e com a insistência, resolve atender senão não dorme. O homem da outro lado da linha a chama de amorzinho. Tina quer saber que história é essa de "amorzinho" e pergunta quem está falando. Ele fala para Tina adivinhar e ela diz que deve ser um palhaço que não tem o que fazer.


O homem a chama de amor e Tina se irrita, manda parar de chamá-la de amor e quer saber quem está falando. Ele fala que é a sua paixão e Tina manda o engraçadinho dar cantada em outra e pergunta se ele sabe que horas são. Ele fala que são duas e meia. Tina fala que era madrugada e ele diz que era de tarde lá na Austrália.

Tina estranha ele falar da Austrália e saber o nome dela e o homem pergunta se deu amnésia nela e se esqueceu da voz dele. Fala ainda que vão se casar mês que vem e que vão morar na casa que o tio rico dele de Chicago deu de presente. Ele é milionário, não precisava, mas o tio insistiu. Tina começa a ficar interessada nele ao revelar essas coisas e o homem pergunta quando ela vai para lá, só que a chama de Betina. Ela diz que o nome "Tina " dela é de Cristina. O homem diz que foi engano e desliga.

No final, Tina fica uma fera, acha ridícula a piadinha, um absurdo acordá-la no meio da noite por nada e acha que foi um trote do Rolo. Tina resolve, então, telefonar para o Rolo para dar o troco, só que telefona para número errado e vai parar na casa de um casal e uma mulher atende e estranha a Tina chamar o marido de amorzinho e perguntar para adivinhar quem está falando e o marido dela fala que não conhece ninguém.

História legal com a Tina sendo perturbada com um telefonema de madrugada. Mostra telefonemas inconvenientes ou trotes que recebemos enquanto estamos dormindo ou  a qualquer hora do dia e como lidamos com isso. Ela pensou que era trote, mas era real, o homem apenas telefonou errado e por coincidência as duas mulheres tinham apelido de Tina. 

Foi engraçado a Tina ter que se levantar da cama para atender o telefone, ficar irritada com o homem da outra linha e ao pensar que era trote do Rolo, querer dar troco nele, mas acabou ligando errado, para casa de um casal. Engraçado também ela se interessar ao saber que ele era milionário, morava na Austrália, tinha tio rico que ia bancar casa para eles. O que justifica uma ligação da Austrália para o Brasil porque é caríssimo. 

Mostrou uma Tina interesseira, mudando de ideia de ter recebido ligação no meio da madrugada só porque o homem era rico. Quem se deu bem foi a noiva dele, Betina ficou milionária. Confirmamos que o nome da Tina é de Cristina e o Flávio quis colocar uma Betina como a mulher do milionário como forma de rima do apelido Tina. 

Se fosse hoje, ela poderia ter recebido ligação de celular e ter atendido na cama, não dando trabalho de se levantar até à sala já que não tinha telefone no quarto. Era caro ter telefone na época, tanto obter uma linha e comprar aparelho, ter uma linha já era difícil e seria muito luxo se tivesse extensão no quarto, mas o casal para quem ela ligou tinha no quarto. Interessante também homem milionário falar de orelhão, mas na época era comum e os celulares, que só os ricos tinham, era impopular ainda. Legal ter rádio relógio e um telefone de teclas em discos pra rodar, coisas não usadas mais hoje.

Os traços muito bons com Tina sensualíssima, como era a ordem na MSP nos anos 1990 de deixar a Tina bem gostosona com cabelos compridos e roupas curtinhas com pernas e barriga de fora, dessa vez ficou com camisola justinha com decote à mostra. Ela já havia parecido de camisola sexy na história "Quero dormir", de 'Mônica Nº 52', de 1991. Ela só não apareceu de óculos porque estava dormindo e queria atender logo o telefone. Impublicável justamente por mostrar essa sensualidade excessiva em gibi infantil e envolver trote telefônico, coisa que podia incentivar as criança a fazerem igual, fora ela falar palavrão antes de atender o telefone. Um clássicos da Tina em seus 50 anos de criação agora em 2020.

Foram 11 páginas no formato Gibizinho, mas se tivesse saído em gibi convencional ia ser menos páginas. Nos gibizinhos eu gostava dos quadrinhos tendo outras formas além do quadrado e retângulos convencionais, como círculos, lados diagonais formando trapézios, triângulos, por exemplo. Como o espaço era pequeno, eles podiam ousar e, de quebra, ainda melhoravam ainda mais os traços das histórias. 

Para saber mais detalhes da série "Gibizinho", entre AQUI e AQUI.

77 comentários:

  1. Esse traços... são uma beleza e essa tina com o cabelo fino é maravilhosa! ;)

    http://blogdoxandro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram ótimos traços assim. Cabelo assim comprido, fino e do tom da cor de pele dela ficava muito bom.

      Excluir
    2. Nesta história seu tom de pele pode ser bronzeado ou devido à penumbra, os fundos alternando entre verde e azul indicam isto, os quadros abertos que são invadidos pelo branco das páginas harmonizam ainda mais o visual da HQ.

      Excluir
    3. Zózimo, o tom de pele pode ter ficado assim porque nos gibizinhos fininhos tinham papel couché no lugar do papel de jornal convencional, aí ficavam cores mais vivas na impressão com papel couché assim.

      Excluir
    4. Eu aqui na minha ignoranciazinha, vem você e traz luz que não bronzeia e desfaz a penumbra que pairava sobre mim sustentando minha ignorância, explicando de forma científica o real motivo da tonalidade da cútis da Tina, obrigado! Ainda sobre dermatologia, Marcos, o cabelo dela ficou muito bom assim, porém prefiro marronzão, castanhão como está na capa postada.

      Excluir
    5. As vezes o cabelo dela aparecia como marrom, as vezes do tom da pele, mas normalmente nessa fase era claro, da cor da pele. Pra mim tanto faz, mas até que dou preferência de tom claro.

      Excluir
    6. Ainda nos cabelos, porém, não da protagonista, de longa data sei que a mãe do Rolo é gorda e seu pai é calvo, mulheres tingem os cabelos, sempre tive dúvida com o final desta história, no intuito de passar um trote para o Rolo ela discou número errado ou não contava com a extensão no quarto dos pais dele? Os pais do núcleo da Tina apareciam relativamente pouco, Vovoca foi a mais marcante, com aparência efetivada, muito mais conhecida dos leitores que os pais do Rolo e o pai da Tina.

      Excluir
    7. Até pode ser pais do Rolo, mas normalmente o pai do Rolo na época era retratado com cabelo enrolado do filho, só que calvo e o olhos da mãe do Rolo eram de fundo branco. Seria só se levar em consideração estilo de desenhista, aí eu considero que a Tina telefonou errado.

      Excluir
    8. Também imagino que o final seja engano, para mostrar que está reproduzindo o erro do (provavelmente brasileiro) residente da Austrália, uma coisa é certa, o final desta história não ficou muito claro.

      Excluir
    9. Tá de sacanagem né? Claro que ficou claro. Ela reproduz o mesmo erro do cara, ligando pra pessoa errada.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Marcos, os gibizinhos contém apenas duas histórias, de acordo? Ou alguns contém mais? Você tem todos os gibizinhos da Turma da Mônica? Não me refiro aos almanaques do seguimento que considero um formato bem menos atrativo.

      Excluir
    2. Eu tenho a coleção completa dos gibizinhos da Turma da Mônica. Enquanto eram fininhos, costumavam ter 2 histórias, as vezes tinham 3, como foi nesse da Tina, e outras vezes era com história única, dependendo do roteiro.

      Excluir
    3. Por favor, Marcos, ilumine novamente a minha energumenidade! Se cada quatro edições representam um número, então você tem 104 gibizinhos da TM? Me baseei no que li preguiçosamente nas suas postagens, o nº27 sendo o primeiro almanaque... 26x4=104, procede ou ainda há resquícios da penumbra e do bronzeamento de ensolação que frita até os miolos? Esclareça-me, por favor!

      Excluir
    4. Me veio à memória agora que os gibizinhos-daqueles fininhos-eu os via nas bancas dentro de uma caixa,que vinha com umas quatro "cavidades",pois eram quatro edições diferentes por mês,cada uma de um personagem ou núcleo.
      Confirmam?

      Excluir
    5. Não sei... Tipo CHTM? Acho que eram vendidos separadamente, não?

      Excluir
    6. Eram 4 por mês, todos seguindo a mesma numeração cada mês e lançados juntos, mas dava pra comprar separadamente. Foram 104 gibizinhos fininho, porém 9 edições foram de outros personagens sem ser da Turma da Mônica (Turma do Arrepio, Leandro & Leonardo, Chaves, Chapolin, Xuxa e Paquitas), que revezavam com os da urma da Mônica nos números pares. Assim, foram 68 da Turma da Mônica e 36 do outros personagens (9x4). Hoje eu tenho 100 gibizinhos, todos os 68 da Turma da Mônica e 32 dos outros personagens. Só não tenho hoje os gibizinhos do Chaves 12 e 20, Xuxa 18 e Paquitas 12.

      Excluir
    7. Sempre soube que foram publicados gibizinhos de outros criadores como Turma do Arrepio, Chapolin, Xuxa, etc, o que não me lembrava é do entrelace numérico dessas edições com as da Turma da Mônica, imaginei que fossem 104 do Mauricio de Sousa fora os demais. Tive mais de vinte gibizinhos, todos da TM.

      Excluir
    8. Gibizinho das Paquitas independente?Não me lembrava dessa!Mas faz sentido,pois na TM tinha títulos próprios de quem não tinha gibi regular próprio.E não teve gibizinho do Sérgio Mallandro?

      Sim,Zózimo,era o esquema de oscilação de personagens a cada mês,no tempo dos gibizinhos finos.

      Excluir
    9. Julio Cesar, teve um independente com Paquitas, mesmo elas não tendo revistas na época. E teve também Sergio Malandro, esqueci de mencionar, tenho esse.

      Excluir
    10. Me corrijam ou confirmem, dos da TM o primeiro (talvez único) do Mingau é de 1992, correto? E Pipa teve quantos?

      Excluir
    11. Zózimo, o do Mingau foi o Nº 21 e o da Pipa foi o Nº 24. Ambos tiveram 1 só e são de 1992.

      Excluir
  3. Do tempo que as histórias da Tina eram ótimas,tanto nos traços quanto nos roteiros....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dava gosto de ver histórias da Tina assim, valia a pena.

      Excluir
  4. Tudo bem quanto às roupas curtas da Tina,mas,pelo amor,mudar um corpo natural de mulher?Aí não!

    Vão fazer o estrago que fizeram,por exemplo,com a She-Ra,que parece um menino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. She-Ra tem corpo masculinizado? Confesso que nunca reparei, sei que Teela é outra bella donna assim como a Cristina mauriciana.

      Excluir
    2. A she-ra do reboot feito recentemente é masculinizada, tem os ombros largos e corpo meio quadrado. A She-ra clássica tinha aquele corpo "ideal", estilo violão, cintura fina, etc.
      Mas como a militância SJW não suporta ver beleza, porque os faz lembrar de sua própria feiúra, o estúdio de animação desenhou a she-ra daquele jeito para agradar.

      A Tina hoje em dia foi estragada também? Nem estou sabendo. Prefiro nem saber.

      Excluir
    3. Acho que captei, Mago Economista! O SJW é progressista (mais à (E)esquerda), deduziram que She-Ra clássica tem a pecha de mulher-objeto, na verdade a maioria das vilãs e heroínas criadas no século XX possui essa pegada visual, masculinizar está longe do caminho ideal para a correção do erro implantado no século passado. Deixo claro que respeito tanto Esquerda quanto Direita e sua coexistência harmoniosa, pacífica e por muitas vezes conflituosa nada mais é que Democracia. Entendo e compartilho de seu ponto de vista, Mago!

      Excluir
    4. A Tina atual anda feminina normal, só que menos gostosona e sexy como nos anos 90 e colocam cabelos pretos, bem grandes e pontas quadradas nela.

      Excluir
    5. Atualmente ela pode se parecer com a Barbie ou com a She-Hulk que não fará diferença porque não há mais conteúdos interessantes em quaisquer núcleos clássicos do Mauricio de Sousa.

      Excluir
    6. Esqueci de dizer que eu tive(ou ainda tenho)esse gibizinho!

      E a She-Ra não está tão "she" mesmo,nem volume mamário tem.E no reboot ela deixou de ser irmã do He-Man.She-Ra hoje faz menos sentido que o Esqueleto ontem,cujo corpo é de carne e osso e a única parte esquelética é a cabeça,portanto deveria se chamar Caveira.

      E não lembro bem em qual HQ dos grandiosos anos 90 a Tina está muita gata e muito gostosa,sem óculos,muito bem desenhada,quase ao estilo dos traços da Druuna(quem aí conheceu,hein?),mas acho que é uma história em que ela tenta se bronzear ao sol(nada do bronzeamento artificial de hoje!)e sempre aparecia um cara incômodo para ficar olhando.

      Excluir
    7. Podemos dizer que He-Man e Capitão América têm algo em comum: inimigos em plenas formas físicas com faces cadavéricas.

      Druuna Mandrágora ou Mandragore Druuna é uma ninfomaníaca, estou na dúvida se é tira, isto é, policial, aliás, "tiras", que termo mais sem pé nem cabeça para se referir a policiais.

      A história da Tina a qual se refere é de alguma edição da Mônica de 1992.

      Excluir
    8. O Hordak,inimigo da She-Ra também tem cara cadavérica.
      She-Ra para He-Man era uma repetição,tipo o caso dos Thundercats,cuja produtora criou os Silverhawks,que era uma fórmula semelhante a dos felinos antropomorfos.Aliás,a Hanna-Barbera produziu muitos "clones" de Scooby-Doo.

      Excluir
    9. Com todo o respeito que o sexo oposto merece, sempre achei versões femininas falta de criatividade, conteúdos pobres: She-Ra, Mulher-Aranha, Supergirl, Mulher-Hulk, Namorita, Batmoça e sei lá quem mais. Gosto das originais como Elektra, Barbarella, Jean Grey, Viúva Negra, Vampirella, Jubileu, Mulher-Maravilha, etc.
      Vi uma ou mais mulheres com garras sobre as mãos, pensei: "Nem Wolverine escapou!", acho que Flash também não escapou dessa bobagem, mulheres não precisam escorar em personagens masculinos consagrados para terem visibilidade. Se tratando de quadrinhos e animações, originalidade acima de tudo, tanto com personagens femininas quanto masculinos.

      Excluir
    10. Apenas complementando para que não seja interpretado como machista:
      Se personagens originais como Elektra, Tempestade, Mulher-Maravilha entre muitas outras tivessem suas versões masculinas, eu diria exatamente o mesmo que deixei bem claro acima, por que não criaram o "Homem-Maravilha", o "Elektro", o "Vampiro" (versão barbada de Rogue, a x-man Vampira), o "Viúvo Negro" e por aí vai? Porque sociedades são machistas, ou seja, homens não podem ser baseados em mulheres, o oposto pode ser amplamente difundido segundo tal preceito, está claríssimo, chega a ofuscar que She-Ra, Batgirl e as demais versões são frutos do machismo. Deixo claro que não sou feminista, não há legitimidade em homem com tal ideologia, menos ainda esquerdista, defendo igualdade de gêneros e com aplicação da equidade.
      Estou pensando aqui com meus botões: se existe Batmoça, deveria existir versão feminina do Robin, talvez exista há muito tempo e estou por fora.
      Na categoria que está inserida a Turma da Mônica não existe essa bobagem, apesar das semelhanças físicas não vejo Minnie e Margarida como versões femininas de seus pares, mesmo que sejam não há o viés machista, são completamente diferentes por exemplo de She-Ra com He-Man, de Supergirl com Super-Homem, outro tipo de relação, contextos diferentes, originais.

      Excluir
    11. Concordo totalmente,Zózimo,para que criarem versões femininas ou de outras etnias de personagens tradicionais consagrados,como James Bond?Onde fica a criatividade,a originalidade?

      E sim,Minnie e Margarida não são versões femininas de Mickey e Pato Donald,são simplesmente seus pares,personagens complementares de um universo de ratos e patos.Aliás,se Pluto é um cachorro e Pateta também,por que este é "humanizado" e o outro não?Por que a Minnie se assustou com um rato no chão?E por que Donald é o único pato da Disney que tem voz de pato?

      Excluir
    12. Interessante, dilemas shakespearianos do universo Disney, Pluto e Pateta são o caso mais emblemático, nem Freud explica!

      Excluir
  5. Marcos, quando puder corrija o nome da história, tanto no título da postagem aberta quanto ele inserido no mês e ano. Na minha ótica de completo leigo no ramo da blogueiragem imagino que corrigindo um a correção vale automaticamente para o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigido. Não gosto quando erro no título porque o link não muda. Mas pelo meno aí no texto é alterado.

      Excluir
    2. Mas, acho que minha dedução está correta, Marcos! Na minha leiguice imagino que os links ficam nos meses e anos, se for isto, o link foi mudado, à vontade para me corrigir, gosto de entender o funcionamento das coisas!

      Excluir
    3. Quando altera o texto do título, o texto que aparece no link das laterais muda também automaticamente, mas o link pra acessar a postagem não muda.

      Excluir
    4. Hum... Começo a ter uma vaguíssima e superficial noção dos meandros deste espetacular engenho virtual. Não estou crescendo o olho, Marcos, não pretendo ser blogueiro, tem que ter dedicação, compromisso, disciplina... Prefiro a comodidade de espectar e comentar.

      Excluir
    5. Tem que ter disciplina pra deixar tudo organizado.

      Excluir
    6. A dedicação resulta do compromisso que resulta da disciplina, mas com tudo isso, sei que cultiva este espaço por prazer, ou seja, seu hobby se tornou de utilidade pública pela importância que a TM clássica original exerce até hoje no Brasil e continuará exercendo por tempo indeterminado, à medida em que a MSP vai esculhambando com a TM clássica, corresponde positivamente no(s) Arquivos Turma da Mônica, seu blog ganha mais e mais audiência devido à cada mancada que dão por lá, mais adeptos, cada vez mais seguidores, é inevitável esta correlação. Supondo que a clássica obra estivesse intocada atualmente, seu blog existiria da mesma forma, porém, não como um refúgio para os amantes do bom gosto e do bom senso, entende? Cada ponto que perdem permitindo o livre acesso da censura, você inevitavelmente ganha.
      Interessante... Censura é falta de liberdade, contudo, a censura está novamente livre na terra das palmeiras onde canta o sabiá, desta vez está bem camuflada, a única "censura livre" inofensiva é de determinados filmes e programações de TV. "É preciso estar atento e forte", como diz sei lá qual música de Caetano Veloso.

      Excluir
    7. Valeu, Zózimo! O que der pra trazer de raridade e que marcou época eu posto aqui.

      Excluir
    8. Desde 2013 você vem sendo nossa principal tábua de salvação quando se trata da fase iluminada da Turma da Mônica clássica.

      Excluir
  6. Eu gosto muito das histórias da turma da Tina,que confusão na história muito legal,a turma dela tem gibi ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram boas as histórias da Tina e sua turma. Não tem mais gibis mensais dela, só almanaques semestrais.

      Excluir
  7. Belos traços os dessa haha
    Hein Marcos,você sabe me dizer quem são esses personagens? Eu nunca ouvir falar neles
    https://www.instagram.com/p/CHS40oWnjne/?igshid=1dji36o7ok7fe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São RUBÃO E MARIAZINHA. A história postada no Instagram,"Praia Quente", é justamente a HQ de despedida dos personagens. Para maiores informações, leia a seguinte postagem:
      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2013/08/personagens-esquecidos-1-rubao-e.html

      Excluir
    2. Muito caprichados esses traços. Sobre essa história aí é do casal Rubão e Mariazinha, eram da Turma da Tina. Rubão o namorado extremamente machista e ciumento e Mariazinha submissa a ele. Adorava as histórias deles, pena que foram para o limbo do esquecimento, essa história aí é maravilhosa. Nesse link aí que o Dyel postou, falei melhor deles.

      Excluir
    3. O Rubão não faz falta, mas, Mariazinha poderia ter rendido mais, bela, carismática e sardenta.

      Excluir
    4. Ela poderia continuado nos gibis nem que fosse fazendo figuração na Turma da Tina.

      Excluir
    5. Pensava que Mariazinha e Rubão tivessem histórias até 1991, foram criados na década de 1980 e por lá ficaram, os conheci através de Mônica 188 de 1985, Pipa faz ponta, breve participação.

      Excluir
    6. A última vez deles foi em Mônica 36 de 1989, depois não apareceram mais nem como figuração.

      Excluir
    7. E a primeira aparição do conflituoso casal, sabe dizer, Marcos?

      Excluir
    8. Não sei dizer, a mais antiga que tenho é a de Mônica 188 de 1985. Talvez seja essa mesma.

      Excluir
  8. Essa é clássica! Em tempo: o artista desta HQ é SIDNEI LOSANO SALUSTRE, vulgo SIDÃO, um dos mais antigos artistas da MSP,atuando desde 1977.
    Já o artista da outra HQ da Tina citada na postagem, "Quero Dormir!", é ALUIR AMÂNCIO, que trabalhou na MSP entre os anos de 1980 e 1990. Ele desenhou praticamente todos os personagens do Maurício, porém Tina e Rolo foram os seus trabalhos mais expressivos. Atualmente, Aluir mora nos EUA, aonde trabalha na Warner Bros. Animation, na produção das animações da DC Comics e do Scooby-Doo. Seu nome costuma aparecer nos créditos finais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Não sabia que tinha arte do Sidão e a de 1991 , do Aluir. Esses são feras, bom saber dos trabalho atuais do Aluir com animações da DC Comics e Scooby Doo.

      Excluir
    2. É isso que eu falo, antes o Sidão era capaz de fazer desenhos sensacionais como os dessa história, mas depois que ele virou o artista de escolha do Emerson de Abreu se desvirtuou completamente, agora ele só faz aquelas caretas de Nickelodeon.

      Excluir
    3. Pois é, mudou muito e os traços digitais pioram mais ainda. Outra que tem traços lamentáveis hoje é a Olga, e antigamente eram sensacionais.

      Excluir
  9. Eu adoro essa históriaaa! Tanto que eu me arrisquei a dar voz à Tina nela... Hahaha! =P

    ResponderExcluir
  10. Alguém lembra de uma historinha que a Mônica acusa o Cebolinha de dar nó no Sansão e aí fazem um tribunal no campinho para averiguar o caso ?Lembro que o Franjinha faz o papel de juiz, e no final o Cebolinha é inocentado.
    Se alguém souber o nome da historinha ou em qual revista ela está, eu seria muito grato.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro dessa, pode ver se mostrar mais detalhes do que lembra dela possa conseguir lembrar.

      Excluir
  11. Eu achava que esse final ela teria ligado certo sim, mas a ligação teria caído no quarto dos pais do Rolo... Porque senão como ela não saberia o número dele? Só se ela como estava sem óculos não viu direito e discou algum número errado. Mas enfim, eu lembro dessa história, ela chegou a sair num Almanaque do Gibizinho, era bem bacana mesmo. Gostava do Gibizinho por isso, dava pra ter histórias num formato bem econômico (acredito que uma página de um Gibizinho dava mais ou menos umas três de um gibi normal) sem comprometer a qualidade geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sala escura e sem óculos nada impede de ela ter colocado alguma tecla errada. Se forem os pais do Rolo foram desenhados bem diferentes. Bom que dá dupla interpretação e cada um imagina como acha melhor,coisa bem comum nas revistas antigas, gostava quando acontecia isso.

      Eu também gostava dos Gibizinhos, tinham a mesma qualidade dos gibis normais só que em outro formato e que seriam histórias curtas se saíssem em gibis convencionais.

      Excluir
  12. Essa historinha da Tina, quando a vi no Youtube, me pegou de jeito, essa é a história mais sensual dela, vejam no quando em que ela diz: "Ele vai ver só! Vou pagar na mesma moeda.", ela está com tudo de fora mesmo, sexy demais! Tem outra história dela assim sensual? Tenho a maioria das historias da personagem, mas não sei se faltou alguma coisa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou bem sexy mesmo, principalmente nessa parte, nota-se que ela estava sem calcinha. Outra história que seguiu esse estilo bem sensual foi "Quero dormir" de Mônica 52 e 1991, mostrei aqui.

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2019/11/tina-hq-quero-dormir.html

      Excluir
  13. Rapaz... a Tina era mesmo outra coisa! Essa foi a melhor fase dela! Pena que hoje em dia ela esteja com traços mais simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são traços simples e digitais parecendo carimbos. Esses aí eram melhores, sem dúvida.

      Excluir
    2. sim, comparação perfeita. Parecem um carimbo mesmo, não só os dela, mas o de todos os personagens.
      Aliás, alguém da MSP sabe deste blog? Se sabe, será que leem os nossos comentários e notam nossa insatisfação com o rumo atual dos roteiros e dos traços?

      Excluir
    3. Quando eram feitos a mãos, os traços eram mais realistas, sem dúvida. Tem alguns roteiristas que viram ou vêem o blog, sei do Paulo Back ter visto. Pelo menos tem uma noção de opinião vendo os comentários.

      Excluir