segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Tirinha Nº 100: Cebolinha

O Blog completa 100 tirinhas soltas publicadas, levaram 10 anos para atingir a marca. Tinha que ser especial a centésima tirinha e nada melhor do que colocar uma tirinha que saiu em uma revista "Nº 100".

A turma comemora que o Cebolinha conseguiu chegar na sua revista "Nº 100" e o Cascão, por sentir uma certa inveja, tem uma ideia de criar a sua própria revista para ter também a sua comemoração do "Nº 100" que nem o Cebolinha. Curiosidade que o Cascão não tinha revista ainda, foi só ter 1 ano e 3 meses depois desta tirinha, em agosto de 1982 e ele sentiu o prazer da sua revista chegar ao "Nº 100" em 1986. Apesar do crédito ser ao Cebolinha por conta da sua comemoração, a piada ficou a cargo do Cascão. Tiveram erros de Mônica, Bidu, Franjinha e Cascão aparecerem de olhos fechados brancos, normalmente ficam com olhos da cor da pele quando fechados para representar pálpebras. 

Cebolinha foi o segundo personagem a chegar ao "Nº 100" depois da Mônica e a edição 100 dela passou em branco, só com uma capa especial. Sobre a revista 'Cebolinha Nº 100' da Editora Abril, foram 2 histórias inéditas (abertura e encerramento) mais esta tirinha inédita e as demais republicações com ganchos nnovos do Cebolinha e Cascão antes delas apresentando as histórias antigas como espécie de melhores momentos que marcaram a revista 'Cebolinha' até então. Como foi basicamente republicações, a edição "N° 101" saiu 15 dias depois dessa, também em maio de 1981, para ter uma só de inéditas no mês e isso ajudou a regularizar a sua numeração até o final da série da Editora Abril em 1986 com 168 edições desde o lançamento em 1973, já que em janeiro de 1978 não teve revista "Cebolinha N° 61", lançada só em fevereiro. 

Tirinha publicada originalmente em 'Cebolinha Nº 100' (Ed. Abril, Maio/ 1981).

33 comentários:

  1. Olá. Bom dia, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, uma pergunta: é verdade, que o Relançamento do Almanaque da Turma da Mônica Edição #12 (Primeira Temporada), e, os dois Relançamentos dos dois Almanaques: Magali e Chico Bento Edições #12 (Edições #97-Segunda Temporada), eles foram recolhidos nas Bancas de Revistas e Livrarias das Regiões Todas do Brasil todo, antes dos Relançamentos dos Almanaques Bimestrais: Magali e Chico Bento Edições #13 (Edições #98-Segunda Temporada), e, Turma da Mônica Edição #13 (Primeira Temporada), chegarem nas Bancas de Revistas e Livrarias das Regiões Todas do Brasil todo, no final do mês de Novembro do ano de 2023, é isto?. Eu aguardo respostas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram recolhidos antes. Abraços.

      Excluir
    2. Ok. Marcos, por gentileza, você irá comprar o Livro Mônica 60 Anos, quando ele estiver promoção, no próximo ano de 2024, é isto mesmo?. Parabéns pelo blog, e, parabéns pelas 100 tirinhas, em 10 anos, amigo!!!. Você merece!!!. 👏👏👏👏👏👏. Eu aguardo respostas. Abraços.

      Excluir
    3. Sim, só em 2024 com promoção. Muito obrigado pelos votos do Blog. Abraços.

      Excluir
    4. Ok. Muito obrigado, então, e, por nada, Marcos.

      Excluir
  2. Já imaginou se exatamente depois dessa tirinha, tivesse saído o gibi nº 1 do Cascão? seria maravilhoso, até pq essa tirinha serviria de "propaganda antecipada". Parabéns ao blog, Marcos. 100 tirinhas em 10 anos. Seu blog é maravilhoso para nós fãs da turminha. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria ótimo, além da propaganda antecipada, o Cascão teria mais gibis pela Editora Abril. Acho que mesmo tendo demorado, eles já tinham planos de lançar o gibi do Cascão porque ele estava com bastante histórias solo nos gibis de 1981, principalmente nos do Cebolinha, já era um aviso que teria gibi e colocaram histórias solo dele para o público se acostumar. E obrigado por gostar do Blog e acompanhar. Abraços.

      Excluir
  3. Tudo feito na paz, na discrição e sem ressentimento... Brota de uma simples tirinha, o desejo da titularidade e ainda dentro da piadinha*, o coloca em prática. Após quinze meses, colhe o fruto da semente plantada numa singela tira de encerramento publicada em edição comemorativa alheia, é virtude mesmo a tal da paciência... Não recorreu à dramaticidade, não fez campanha pressionando MSP ou coisa que o valha.
    *Seria uma piada se o que Cascão almejou não se realizasse. É só uma tira vaticinando para o colosso em que se transformou a partir de agosto de 1982.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não teve ressentimento, Cascão só queria também sentir a sensação de comemorar uma revista 100, mas acho que teve uma pontinha de inveja dele, pouca coisa. Pelo menos finalmente conseguiu 15 meses depois. Até aquele momento ele não tinha revista, por isso a piada, depois que conseguiu o feito, deixou de ser piada.

      Excluir
    2. É que com Magali rolou ressentimento em relação ao cartunista que a criou, ficou na fossa, fez campanha, cujo estratagema foi greve de fome. Rendeu três ou quatro HQs com o tema, ou apenas uma que foi dividida em três ou quatro partes.
      Fico pensando: e se Cascão, no intuito de tornar-se titular, recorresse à tática adotada por Magali, faria o quê? Greve de sujeira? Ainda que a seco, para pressionar, passaria a limpar as coisas? E pior, ameaçaria tomar banho? Não com aspirador de pó, molhado mesmo, banho de chuveiro ou de banheira, será que chegaria nesse nível de ameaça como estratégia de campanha para obter, até então, a tão sonhada emancipação (titularidade )?

      Excluir
    3. É, com a Magali teve ressentimento grande, Foi uma historia dividida em 3 partes, mas como foram dias diferentes e em 3 edições seguidas diferentes cada uma, aí também pode considerar que foram 3 histórias. Acho que com Cascão, ele poderia ameaçar a tomar banho e a turma e o Mauricio iria impedir criando a revista para ele não deixar ser o Cascão que conhecem. Seria bom também.

      Excluir
    4. "(...)como foram dias diferentes(...)"
      Não sei se entendi o que diz neste trecho. Seria o mesmo que 'épocas diferentes'?

      Excluir
    5. Dá pra entender que em cada parte da história se passou em um dia diferente, dias seguidos, os acontecimentos desde que ela descobre que não tem revista até conseguir uma não foram tudo no mesmo dia

      Excluir
    6. Entendi, foram mesmo diferentes dias. Empreitada da Magali para se tornar titular começa em novembro ou dezembro de 1988, foram sessenta ou noventa dias que ocorreu todo processo, desde se dar conta, aderir à greve de fome como tática de campanha até conquistar o que almejou com tanto afinco.
      Cheguei pensar que estivesse comparando épocas, tal como quando Cascão passa ser titular com quando foi a vez de Magali neste tema. Foram mais ou menos seis anos e meio entre os dois eventos.

      Excluir
    7. As histórias especiais da campanha da Magali começaram a circular em novembro de 1988, mas eram em 3 edições seguidas dos personagens, então em dezembro de 1988 já tinha a conclusão que ela conseguiu a sua revista nas do Cascão e Chico Bento Nº 51. A comparação que fiz não foi com o Cascão, foi só entre as histórias da Magali mesmo.

      Excluir
  4. Tenho o 100 dele da abril... muito boa essa tirinha kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você também tem essa revista, é uma raridade hoje.

      Excluir
  5. Esse gibi 100 do Cebolinha da Editora Abril é uma preciosidade. Comprei essa edição em minhas andanças por bancas e sebos em 1992, quando resolvi correr atrás de edições da Editora Abril na ocasião. E encontrei essa em excelente estado de conservação, o que não era tão comum. Mostrei essa edição há pouco tempo no meu canal do YouTube na integra, quem tiver interesse, pode entrar lá. Pelo teor da piada, acredito que a MSP já estava pensando no lançamento do gibi do Cascão, sendo que inclusive, o Almanaque do Cascão já existia na época, com a primeira edição lançada em 1979. Essa edição do Almanaque do Cascao é outra preciosidade, pena essa eu não ter na coleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, uma preciosidade e teve sorte de encontrar em ótimo estado, se bem que naquela época ainda era fácil encontrar gibis da Editora Abril em sebos, mais difícil seria em bom estado. Eu vi essa postagem no seu canal, ficou legal, também acho que eles já estavam querendo criar uma revista do Cascão, prova disso de ele ter mais histórias solo nos gibis do Cebolinha e da Mônica de 1981 e os almanaques que estavam saindo de vez em quando na época. O Almanaque Nº 1 é preciosidade hoje, tenho esse também.

      Excluir
  6. Parabéns Marcos por esse blog maravilhoso, foi minha fonte de consultas muitas vezes quando buscava informações para organizar minha coleção. Um grande abraço ! e que venha mais 100 tirinhas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Intenção é essa do blog servir de pesquisas e organizar coleções. Abraço.

      Excluir
  7. Parabéns! Não é todo blog da turma da mônica que consegue postar 100 tirinhas (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, SPFangirl! Bem difícil mesmo blog durar muito tempo, dava pra ter mais tirinhas já que teve meses que não postei tirinhas, mas é um número bem considerável.

      Excluir
  8. Curiosidade: Essa ñ foi a única vez q a revista do Cascão foi mencionada antes de sua existência! Na revista Cebolinha n° 84 da Editora Abril, lançada em Janeiro de 1980, na seção Coleio do Cebolinha, a Miriam A. Nogueira disse ter adorado o Almanaque do Cascão, e gostaria q ele tivesse o próprio gibi. Responderam com todas as letras q o sujinho ganharia a própria revistinha em breve. Então, essa tirinha pode ter sido tanto uma piada quanto uma forma de anunciar a revista do Cascão q estrearia em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Não tenho essa revista e não sabia disso. Então prova que já tinham planos para criar a revista do Cascão e os Almanaques dele serviram como teste pra ver como iam se sair.

      Excluir
    2. Sim. A MSP viu logo cedo q o sujinho ganhou o coração dos fãs, e já foi planejando fazer um gibi só pra ele!

      Excluir
    3. É, ainda bem que perceberam isso, gibis dele eram muito bons.

      Excluir
    4. Eu acho que essas menções eram uma forma de ir testando a reação do público a um possível futuro lançamento, numa era pré-internet. E mesmo mais recentemente: antes de a Tina ter sua primeira revista mensal, essa possibilidade foi comentada várias vezes em histórias e textos do Mauricio.

      Excluir
    5. Fabio, também acho que era teste, ver popularidade e aceitação dos personagens em ter revistas próprias.

      Excluir
  9. Eu lembro dessa edição do Cebolinha 100 (da tirinha exatamente não lembrava), saiu pouco antes de eu completar 10 anos.
    Se não me engano vinha algum brinde junto, acredito que um chaveiro com o rosto do Cebolinha. Lembro bem que foi uma edição de destaque na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que você teve esse gibi, não sabia que teve brinde, pelo menos não teve aviso na capa. Na época distribuíam muitos brindes nos gibis. A edição teve um destaque grande, sim, 2 meses antes colocavam rodapés nas histórias das revistas da Mônica e Cebolinha que estava perto de chegar de chegar Cebolinha N° 100. Bom que você pegou uma excelente fase da turma e conseguiu esses gibis e brindes nas bancas, pena se desfazer da coleção depois e deixar de ter esses itens clássicos ou raros.

      Excluir
  10. nunca tive o primeiro gibi da magali que vinha numa caixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei a Magali Nº 1 em banca com a caixa na época, infelizmente a caixa ficou destruída e ainda tenho o gibi original velhinho, até comprei depois outro gibi em sebo em melhor estado.

      Excluir