quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Propagandas Natalinas da Turma da Mônica (Parte 3)

Há algum tempo mostrei 2 postagens com propagandas de Natal com a Turma da Mônica. Só que eles tiveram outras de Natal bem marcantes e nessa postagem compartilho essas que encontrei que valem a pena relembrar e várias curiosidades. 

Em 1977, teve a edição especial de Natal do título "Brincadeiras", que consistia de uma revista de atividades com passatempos, jogos de montar e uma historinha, que nessa edição foi uma versão em quadrinhos da clássica curta animação "O Natal da Turma da Mônica" (1976), que por muitos anos passou na televisão em época de Natal. 

Sem dúvida uma edição super especial, só ter a versão em quadrinhos do "O Natal da Turma da Mônica" exclusiva e nunca republicada até hoje já vale muito a pena e hoje é raríssima de encontrar, já que revistas de atividades costumam ser destruídas pelas crianças, ainda mais as que tem coisas para recortar e montar. Depois dessas revistas "Brincadeiras" teve uma outra semelhante chamada de "Destaque e Brinque" (raríssimas também) e nos anos 1980 a turminha passou a ter revistas diversas de atividades e passatempos.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 91' (Ed. Abril, 1977)

Em 1978, foram lançadas as camisas sonoras com estampas com temas dos personagens da Turma da Mônica emitindo sons da "Marvel Malhas", que foi concessionária da "Mauricio de Sousa Produções". Na propaganda, mostra o Papai Noel vestido com a camisa da Mônica e também tiveram outras estampas com Bidu, Cebolinha, Floquinho e Jotalhão. Na época, só crianças que vestiam camisas estampadas e bem raro também, então, foi bem inovador.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 104' (Ed. Abril, 1978)

A "Lojinha da Mônica" foi inaugurada em 1979, era uma loja física, que vendia só produtos da Turma da Mônica e fez muito sucesso. Inicialmente inaugurada em São Paulo e ao longo da década de 1980 se expandiu para outras cidades de outros estados do Brasil. Nessa propaganda de 1980, a primeira com tema de Natal, curiosamente não teve um personagem da Turma da Mônica, apenas o Papai Noel sobrevoando a "Lojinha da Mônica" com seu trenó e um menino feliz vendo sua chegada em frente à loja.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 95' (Ed. Abril, 1980)

Em 1981, teve o lançamento de desenhos animados da Turma da Mônica em Super-8 vendidos exclusivamente na "Lojinha da Mônica". Foram vídeos curtos produzidos pela MSP em Super-8 que nem existem mais, foi um percussor do VHS. Foram lançados dois mini filmes, um sobre o Natal chamado de "Feliz Natal para todos" com menos de 3 minutos e outro com título "Um cachorro bem treinado" com 3 desenhos curtos em um mesmo Super-8. Na propaganda tem aviso que eram sonoros e coloridos porque nem todos Super-8 eram assim e poderia fazer pedido por carta quem não podia ir pessoalmente à "Lojinha da Mônica" em São Paulo.

Propaganda tirada de 'Almanaque da Mônica Nº 8' (Ed. Abril, 1981)

Em 1981, a Editora Abril lançou uma propaganda de Natal reunindo principais personagens que tinham revistas em quadrinhos na época desejando que o Natal e o Ano Novo dos leitores sejam como as histórias em quadrinhos deles, cheios de emoção, alegria e diversão. Não podia faltar Mônica e Cebolinha, quem tinha revistas próprias da MSP pela Editora Abril até então e se juntando a eles, Pantera-Cor-De-Rosa, Bolinha, Pateta, Pica-Pau, Capitão América, Fred Flintstones e Mickey.  Só Editora Abril para reunir tantos personagens de peso em uma só propaganda e colocaram só alguns dos que tinham revistas porque  na época as bancas de jornais eram repletas de variados títulos de revistas da Editora Abril.

Propaganda tirada de 'Almanaque do Chico Bento Nº 1' (Ed. Abril, 1981)

A Lojinha da Mônica teve uma nova propaganda de Natal em 1982 com uma belíssima ilustração da Mônica, Cebolinha, Cascão e Bidu em um coral de Natal. E pode perceber que a "Lojinha da Mônica" já estava com outras unidades em outras cidades do Brasil sem ser só São Paulo. No rodapé, mostrou os endereços de cada loja disponível até então.

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 10' (Ed. Abril, 1982)

Na Editora Abril, tiveram edições especiais de Natal em formatos maiores e com histórias inéditas, mas que seguiam a numeração do título "Almanaque da Mônica". Então, em dezembro de 1982 foi lançada a edição "Mônica Natal Nº 16", que representou o "Almanaque da Mônica Nº 16". Foi uma edição só com histórias inéditas de Natal com 68 páginas e formato canoa maior, diferente do formatinho com lombada que estávamos acostumados nos almanaques. 

Para anunciar a novidade, fizeram essa propaganda ilustrada só com a capa da edição e mostrando que "Mônica Natal" é tão tradicional em dezembro quanto presentes, castanhas, nozes, Papai Noel, etc. Interessante mencionarem champanhe em uma publicidade infantil, essa seria incorreta hoje em dia. lembrando que todas essas histórias inéditas nos Almanaques da Mônica pela Editora Abril nunca foram republicadas até hoje e se tornam histórias raras hoje em dia.

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 10' (Ed. Abril, 1982)

Em 1984, foram lanças as bolas de Natal da Turma da Mônica, pela "Wanda Hauck". Cada bola era ilustrada com um personagem da Turma da Mônica e vendidas em supermercados, lojas especializadas e também na Lojinha da Mônica. Tiveram bolas com Mônica, Cebolinha, Cascão, Anjinho e Bidu, em cores variadas, sem dúvida, a Árvore de Natal ficava muito bonita enfeitadas com essas bolas da turma. Na propaganda, uma linda ilustração com personagens montando Árvore de Natal. Interessante a Magali aparecer na ilustração, mas não teve bola com ela.

Propaganda tirada de 'Almanaque da Mônica Nº 23' (Ed. Abril, 1984)

Em 1998, foram lançados os enfeites de Natal da Turma da Mônica da marca "Pais e Filhos". Foram vários enfeites que eram os personagens em miniaturas com temas natalinos que, além de servir como decoração da Árvore de Natal, também poderia colecionar as miniaturas. Na propaganda, colocaram uma fotografia de uma Árvore toda decorada com os enfeites e um destaque como eram os enfeites das miniaturas da Mônica e Cebolinha. 

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 146' (Ed. Globo, 1998)

Na Editora Globo eles não tinham muito costume de anunciar revistas individuais, apenas algumas edições consideradas mais especiais e alguns almanaques. A revista da 'Mônica Nº 145' da Editora Globo de 1998, então, foi uma exceção e teve uma propaganda especial, ilustrada com a capa da edição. Como as capas eram bonitas, só ilustração das capas já formava uma bonita propaganda. Devem ter feito propaganda dessa edição por ser de Natal e ter uma história de abertura com o tema, mas era raro até edições em edições de Natal com propagandas individuais de revistas mensais. 

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 146' (Ed. Globo, 1998)

O requeijão Turma da Mônica "Nestlé" tiveram novos copos com temas natalinos em 1998. Foram marcantes esses requeijões com copos de vidro com a Turma da Mônica lançados a partir de 1997, pintura não saía na lavagem e sempre estavam renovando os copos ao longo de cada ano podendo colecionar. Com o lançamento desses novos natalinos em 1998, fizeram esse anúncio com dois desses novos copos lançados e Com Mônica, Cebolinha e Cascão como duendes carregando os copos. 

Propaganda tirada de 'Magali Nº 249' (Ed. Globo, 1998)

Em 1999, teve o lançamento da fita VHS "Clássicos Turma da Mônica - A Estrelinha Mágica". Os filmes clássicos da Turma da Mônica dos anos 1980 foram relançados para venda aos poucos em uma coleção de VHS e o da Estrelinha Mágica, original de 1988, foi lançado em dezembro, em homenagem ao Natal. A propaganda foi estilo de passatempo de labirinto de levar a Mônica como Papai Noel até o seu presente de Natal. Na segunda metade dos anos 1990, estava bem frequente propagandas formadas por passatempos de outros anunciantes como "Chambyto", "Nesquik", "Chokito", etc, e a MSP também resolveu entrar na onda.

Propaganda tirada de 'Parque da Mônica Nº 84' (Ed. Globo, 1999)

Na virada para o ano 2000, criaram essa propaganda em 1999 sem anunciar nada, apenas com a mensagem da MSP desejando um feliz Ano Novo ilustrada com a turma como astronautas em um disco voador no céu, simbolizando um ar futurista que o ano 2000 pedia e que muitos tinham expectativa para chegar e o Papai Noel acenando para a turma ao lado da chaminé.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 275' (Ed. Globo, 1999)

As revistas de atividades "Brincando com a Turma da Mônica" e "Cruzadas da Turma da Mônica" tiveram edições especiais com atividades de Natal em dezembro de 2000 e para anunciar a novidade fizeram essa propaganda com bonita ilustração da turminha montando Árvore de Natal. Nem lembra que é uma propaganda de revistas de atividades até ler o texto dela, vai ver que a ilustração foi caoa de uma delas. Lembrando que em 2000 eram novas séries dessas revistas, não da série "Brincando com a Turma da Mônica" de 1988 nem da clássica série "Cruzadas da Turma da Mônica" semanais entre 1993 a 1998 com mais de 300 edições, que foi a série de revistas de passatempos mais duradoura e mais conhecida até hoje. 

Propaganda tirada de 'Parque da Mônica Nº 95' (Ed. Globo, 2000)

Em 2002, a Turma da Mônica esteve na Praça Central do Shopping Metrô Tatuapé para tirar fotografias com a criançada que iria no local e ainda tinha uma Vila da Mônica montada lá com as casas dos personagens e uma Árvore de Natal de 15 metros montada até o dia 2 de janeiro de 2003. No anúncio, uma fotografia da turma e do Mauricio no shopping em frente à entrada da Vila da Mônica e à Árvore de Natal de 15 metros, representando como seria estar lá. Quando não existia internet ou era bem limitada, as notícias referentes a eventos da MSP eram mostradas nos revistas, era bom ver essas novidades do estúdio através das revistas. 

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 198' (Ed. Globo, 2002)

Como podem ver, foram propagandas muito boas e bem ilustradas, muitas delas bem raras e com produtos que a gente nem imaginava ter existido. Para conferir outras propagandas de Natal clássicas com a Turma da Mônica, entre aqui:

21 comentários:

  1. A da Marvel Malhas, com frase-título 'Nem o Papai Noel resistiu!', a dos desenhos animados em super-8 e a de Mônica nº145 pela Editora Globo são as que tenho certeza que já vi e conheço até bem antes de serem postadas aqui.
    Curioso que na magnífica ilustração sobre variedade de títulos de quadrinhos de que Editora Abril dispunha, todos personagens gringos estão em traços correspondentes aos estilos de seus respectivos estúdios, ao passo que Cebolinha e Mônica parecem feitos por desenhista amador ou por profissional que não fez parte do quadro de funcionários da MSP, outrossim é possível que quem desenhou a Mônica não desenhou o Cebolinha. Tipo de visual que destoa não somente do estilo de 1981, também não remete a (ou à) nenhuma fase da década anterior, como início ou meados ou final dos 70's, e indo mais para trás, talvez, vejam bem, TALVEZ, o aspecto do Cebolinha até possa corresponder ao estilo de traços que se encontrava(m) nos personagens humanos - e aos que foram e/ou parecem humanos como, por exemplo, Zé Vampir e Penadinho - dos anos finais dos 60's, cujas bochechas pontudas ou pontiagudas, creio eu, ainda não eram uma realidade. Não apenas bochechas, aí já é possível incluir personagens como Bidu, Jotalhão e vários outros não humanos dessa época, pois parece que traços pontudos estrearam no ano de 1970.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que algumas dessas você conhecia. Você tem razão de que Mônica e Cebolinha estão estranhos em relação como eram desenhados na época, o jeito dos olhos vê que é diferente, tudo indica que eles foram desenhados por alguém fora da MSP, ou no mínimo na pressa, já os outros personagens foram desenhados pelos próprios estúdios deles, estão mais caprichados. Os outros capaz de terem colocado imagens prontas deles, desenhando só um gorro neles, já Mônica e Cebolinha tentaram fazer desenhos novos deles.

      Excluir
    2. "formato bem maior!", uma das frases contidas na divulgação de Mônica Natal nº16 (1982), impressa na forma como reproduzi, primeira letra da primeira palavra em minúscula. Formato maior, como assim? Tem a ver com quantidade de páginas acima da média dos almanaques da MSP da época ou a edição é verticalmente maior, assim como os gibis setentistas da Editora Abril? Acho que você tem esse almanaque, não tem, Marcos?

      Excluir
    3. Poderiam ter começado com letra maiuscula. O formato da edição é maior em altura e largura, esse tem 15 x 22 cm contra 13 X 19 cm dos formatinhos da época e só 68 páginas. É semelhante como foi o Almanaque da Mônica 20 de 1983. Não tenho esse N° 16, só o N° 20 dentre esses dois.

      Excluir
    4. Por ser exclamativa, fez com que a destacasse. Se iniciada do mesmo modo, porém, encerrada sem ponto, como é frase curta de anúncio publicitário, das duas uma: ou passaria despercebida por minha atenção ou, se percebesse, por considerar aceitável, não iria comentar.
      Colocaram ponto de exclamação para enfatizar formato do gibi, isto é, não está como excesso, não está sobrando, pelo contrário, sua aplicação foi necessária, só que, frases contidas em propagandas e/ou publicidades impressas, ainda que curtas, cujos encerramentos contam com pontos final (finais), interrogativo(s), exclamativo(s) e iniciadas por minúsculas, aí, visualmente, pelo menos para mim, este tipo de combinação* destoa consideravelmente.
      *Inícios com minúsculas e encerramentos com pontos, não combinam.

      Meio irônico edições da MSP que graficamente (oficialmente) são tachadas de almanaques sendo que possuem menos páginas que os gibis mensais da Mônica do extenso e marcante período das lombadas retas ou quadradas.

      Excluir
    5. Sem dúvida a exclamação foi pra enfatizar o formato, só poderia ter começado com letra maiúscula ou colocar todas as letras em maiúsculas. A edição ficou diferente de um almanaque tradicional, o correto teria que colocar apenas como edição especial da editora, numerando Nº 1, Nº 2, etc, para as de Natal como foram com as Editoras Globo e Panini. Mas aconteceu porque as edições especiais que criaram na Abril consideravam como Almanaque da Mônica. Aconteceram também com edições especiais de namorados e festa junina que nem tinham "Almanaque da Mônica" no título, mas consideraram que foram os respectivos Nº 5 e Nº 9.

      Excluir
  2. Olá. Boa tarde, Marcos. Por gentileza, uma pergunta: é verdade, que, a Revista Mônica Especial de Natal Edição #17 (Primeira Temporada); o Relançamento do Almanaque da Turma da Mônica Edição #13 (Primeira Temporada), e, o Almanaque da Turma da Mônica Edição #17 (Primeira Temporada), eles permanecerão nas Bancas de Revistas, e, Livrarias das Regiões Todas do Brasil todo, até qual mês do ano?. Janeiro do ano de 2024, é isto?. Eu aguardo respostas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, essas edições ficam nas bancas até em janeiro de 2024. Abraços.

      Excluir
    2. Ok. Marcos, por gentileza, é verdade, que terão as HQS DE ABERTURA do Réveillon, nas Revistas: Mônica; Cebolinha; Cascão; Magali; Chico Bento e Turma da Mônica Edições #46 (Edições #216-Terceira Temporada), da segunda quinzena do mês de Dezembro do ano de 2023, ou não?. Eu aguardo respostas. Abraços.

      Excluir
    3. Acredito que não tenha, há muitos não tem histórias de Réveillon. Como não divulgaram ainda as capas das edições Nº 46, aí não dá pra confirmar isso agora. Abraços.

      Excluir
    4. Ok. Muito obrigado, então, Marcos.

      Excluir
  3. Nossa, já tinha a Lojinha da Mônica em outros estados do Brasil sem ser São Paulo? Eu não sabia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha, só não imediatamente quando foi inaugurada, mas a partir de 1982 lançaram várias filiais pelo Brasil e foi crescendo ao longo dos anos 1980.

      Excluir
  4. Oi Marcos, só vou pedir um favor, poderia me enviar o link do Jotabê que conversava com o Fabiano, aliás, poderia me dizer por favor o que aconteceu com o Fabiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu não sei notícias do Fabiano, sumiu. Ele tinha saído do Blogger para ficar só canal do YouTube dele, ficou um tempo só lá, mas depois ele desativou também o YouTube, aí perdi contato. E também não tenho link do Jotabê.

      Excluir
  5. Sou fã dessas propagadas que saiam nos gibis. Essa com os personagens da editora abril é de encher os olhos de lágrimas de saudades....O "'Mônica Nº 91' (Ed. Abril, 1977)" eu vi essa propaganda um dia desses nas páginas de hqs no facebook. Excelente postagem, Marcos. Grato de coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Roniere. Com certeza são bem nostálgicas essas propagandas, gosto de ver também, até nisso eles caprichavam demais.

      Excluir
  6. Lembro que perto da virada para o ano 2000 teve muita propaganda sobre isso na MSP, fora várias histórias envolvendo o tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre virada do ano 2000? Sei que tiveram histórias assim como o da Bug da Morte.

      Excluir
  7. Oi Marcos, tudo bom? Eu andei sumido por uns tempos. Eu dei uma enjoadinha em comprar novos gibis da MSP, e até mesmo me desmotivei de ler, mas não me desfiz dos meus. Aos poucos estou voltando a ler quadrinhos. Enquanto isso eu estou fazendo muitas postagens no meu blog, mostrando as minhas fotos e postando vídeos no meu canal do youtube sobre as minhas coleções. Te desejo sucesso Marcos. Eu posso compartilhar os links do meu blog e canal do youtube:

    https://brunochavesanimais.blogspot.com/

    https://www.youtube.com/channel/UChN2eJl93UI-uNR0bU02MVw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante é não se desafazer do que tem, deixa encostado que aí já ficam sempre com você. Obrigado por compartilhar seus blogues, sucesso pra você também.

      Excluir