terça-feira, 2 de agosto de 2022

HQ "Mauricio Apresenta Horácio"

Mostro uma história do Horácio em que a Lucinda encontra um outro pretendente amoroso e Horácio atrapalha. Com 6 páginas, foi publicada originalmente por volta de 1979 e republicada em 'Almanaque do Chico Bento Nº 16' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Almanaque do Chico Bento Nº 16' (Ed. Globo, 1991)

Escrita por Mauricio de Sousa, começa com a Lucinda comentando com sua prima que o Horácio precisa vencer a timidez, sabe que gosta um pouco dela, mas sem coragem para confessar e enquanto o tempo passa, se sente mais solteirona. A Prima diz a Lucinda que é jovem, que só pensa e fala no Horácio desde que se entende por gente, e que se esqueceu de que há outros jovens no mundo, quando aparece o Chiquinho Cuocossauro, um dos dez mais, verdadeiro pão.

Chiquinho Cuocossauro cumprimenta Lucinda como garota de lindos olhos sonhadores e pergunta por onde ela andou que não a conhecia. Lucinda, sem jeito, diz que por aí, enquanto a Prima comenta que ele reparou nela. Chiquinho convida Lucinda para irem até o lago para conversarem, um lugar mais romântico e a Prima comenta que reparou demais.

A princípio Lucinda resiste um pouco dando desculpas que tem que voltar para casa de noite e sua prima está sozinha, Chiquinho responde que a acompanha até sua caverna e que a prima vai se desculpar. Lucinda recusa, mas volta atrás ao ver Horácio chegando, como forma de fazer ciúmes a ele. Horácio fala que também vai ao lago e Chiquinho pergunta por que ele não procura outro lugar para passear.

Horácio fala que vai lá para pegar alfacinhas que tem lá. Chiquinho diz que colheram todas as alfaces de lá. Logo, Horácio vê alface lá e pensa que ele estava brincando. Chiquinho leva Lucinda para o alto das pedras para ficarem a sós e Horácio vai atrás, falando que adora ver belas passagens e come alface ao lado deles, atrapalhando o namoro.

Chiquinho Cuocossauro manda Horácio comer em outro lugar, Horácio diz que não porque gostou do lugar e da paisagem e Chiquinho fala que não vai gostar quando fazê-lo rolar para baixo. Horácio desvia, fazendo Chiquinho cair. Lucinda acha que ele ia se arrebentar lá embaixo e Horácio diz que ferimento maior é no seu orgulho. No final, Horácio oferece alface para Lucinda e ela pensa que um dia ele larga a alfacinha e vai ver  a lua com ela.

História legal em que a Lucinda conseguiu um pretendente para esquecer a sua paixão pelo Horácio. A princípio recusa, mas aceita depois para fazer ciúmes para o Horácio, que acaba indo atrás deles para estragar o namoro. A prima estava certa de que se Horácio não se decidia, Lucinda tinha que arrumar um namorado para esquecê-lo, mas ela só tinha olhos para o Horácio e mais ninguém. Chiquinho Cuocossauro até se esforçou, mesmo que Horácio não atrapalhasse, Lucinda não o namoraria.

Dessa vez foi retratado que o Horácio gostava dela, mas não tinha coragem de se declarar. Ele também pode ter atrapalhado o namoro, achando, pressentindo, que o Chiquinho não tinha boas intenções com a Lucinda, vai de interpretação de qualquer um. Aliás, nunca teve uma padronização, Mauricio colocava de acordo como seria melhor para o roteiro, e, assim, as vezes, Horácio queria nada com ela, muito menos casamento, as vezes era inocente e não se tocava que Lucinda gostava dele.

A Lucinda conversou com uma prima, sem nome revelado, em vez da sua amiga Simone, talvez Mauricio preferiu prima para dar ideia de que conhece a Lucinda há muito mais tempo. Até parecida com Simone, só que a prima sem lábios e mais alta que Simone. A grande sacada foi a paródia do ator Francisco Cuoco, galã da época e paquerador nas novelas, representado pelo Chiquinho Cuocossauro, um dinossauro paquerador. Chiquinho, inclusive, também ficou desenhado bem parecido com a prima da Lucinda, só que mais alto. Tanto a prima da Lucinda e o Chiquinho apareceram só nessa história, como era comum presença de personagens secundários aparecerem só uma vez. 

Foi uma história de humor normal, sem mostrar Filosofia e reflexão, característicos das histórias do Horácio, o que ajudou a diferenciar. Filosofia ficou apenas em uma frase do Horácio no final que o ferimento maior no Chiquinho é no orgulho. Mauricio também gostava de colocar uma linguagem mais formal em suas histórias, depois com outros roteiristas isso foi abandonado, dando preferência a uma linguagem informal. Ainda assim, teve uma gíria, quando a prima falou que o Chiquinho era um pão, hoje uma gíria datada. 

Os traços ficaram bons, seguindo estilo de final dos anos 1970 com bochechas mais pontiagudas ainda.  É incorreta atualmente por envolver namoro e ciúmes, fora o Chiquinho cair do alto das pedras podendo se machucar. Parece ser história produzida especialmente para gibi sem ter saído antes em tabloides de jornal, já que normalmente Mauricio fazia histórias seriadas para tabloides de jornais de São Paulo e depois eram republicadas nos gibis para todos conheceram e não só os paulistas.


Curioso o termo "Mauricio Apresenta" antes do nome do Horácio como título, antigamente "Mauricio Apresenta" aparecia nos títulos só de vez em quando para frisar que eram histórias escritas por ele ou então em algumas de fábulas ou contos, ou então para apresentar personagem novo. Hoje eles colocam nos gibis esse termo "Mauricio Apresenta" em todos os títulos das histórias, sem exceção perdendo todo o sentido da ideia e ficando sem graça e repetitivo. 

49 comentários:

  1. Horácio em relação às investidas de Lucinda é bem mais tapado do que tímido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, ele é bem desligado, não percebe que Lucinda gosta dele, só se preocuoa com alfacinhaa pra comer, com raras exceções quando queriam variar roteiro.

      Excluir
    2. Esta história até sugere que está empatando o pretenso namoro por ciúme, não está claro se é a real intenção dele, pois o comportamento do Horácio costuma ser uma mistura de pacifismo, ingenuidade e, por vezes, carência, não por par romântico, apenas de companhia mesmo, tipo de solidão que tem a ver com a condição de órfão.
      A dúvida sobre a real intenção do Horácio nesta história foi proposital por parte do roteirista, e este é um recurso bem frequente nas antigas HQs da TM, principalmente nas dos 1970, permitindo crianças pensarem, questionarem.

      Excluir
    3. Exatamente, não ficou claro e foi proposital bem do estilo que o Mauricio gostava de fazer leitores imaginar como achar melhor. A forma que escolher, está certa, vai ajudar a criança a pensar. Assim era bom.

      Excluir
    4. Gostaria de saber qual edição originalmente pertence esta HQ.
      Pesquisar sobre histórias do Horácio na rede é mais difícil em comparação com de outros núcleos da TM, além das tradicionais de duas páginas e dos tabloides, as que possuem roteiros maiores também são intituladas majoritariamente com nome do personagem principal, e entre elas, umas contendo "Mauricio apresenta", como vemos aqui. Com o núcleo espacial também, maioria conta somente com nome do protagonista intitulando.
      Nos códigos das republicações deveriam conter dados das origens, tais como títulos, edições e anos, tipo:
      MN1051979, MN105-1979, MN105/1979
      1979MN105, 1979105MN, 105MN1979
      MN-título 105-edição 1979-ano
      Ordem pouco importa, mas estes três dados deveriam constar sempre juntos, isto é, dispostos consecutivamente, não havendo qualquer outro dado entre eles, como nos exemplos aqui. Tanto faz (faria) quanto à disposição do restante dos dados, antecedendo aos itens destacados, ou seguido deles, antes e depois juntamente, irrelevante, não dificultaria(m) leitura e/ou compreensão dos leitores interessados nessas informações, o negócio seria ter como padrão nos códigos os três elementos inseparavelmente presentes.

      Excluir
    5. Zózimo, tenho nenhuma ideia de qua revista da Abril original saiu. Histórias do Horácio só tinham nome dele a grande maioria, aí difícil pesquisar. No Guia dos Quadrinhos não tem essa indicando "Mauricio Apresenta" que foi o diferencial nessa, apesar do título oficial ser "Horácio" mesmo. Nos almanaques da Globo não informavam códigos de revistas originais da Abril, nem depois de 1996 quando passaram a informar códigos das histórias da Globo, mas as da Abril eram retratadas com código de almanaque, como se fosse história inédita.

      E eu suponho que seja 1979 pelo estilo de traços, pode até ter saído em gibi dos anos 1980, na condição de caso ser um tabloide de páginas semanais de jornais dos anos 1970 e eles terem republicado em algum gibi do início dos anos 1980. Sim, porque já teve caso de história do Astronauta escrita pelo Mauricio ser tabloide de jornal de 1974 e republicaram em gibi do Cebolinha só em 1979.

      Excluir
    6. "(...)antecedendo aos itens destacados, ou seguido deles,(...)"
      Uma reparação neste trecho destacado do meu comentário de 04/08/22 18:37, parece que não está muito claro, sei lá, dupla interpretação talvez, posso estar neurótico, mas prefiro reformular, melhor o seguinte:
      "(...)antecedendo aos itens destacados, ou SEGUINTE A ELES,(...)"
      Pronto!

      Acho que a do Astronauta que se refere tem tópico aqui, de 2021, não é mesmo? A princípio você acreditava (e consequentemente, nós comentaristas idem) que fosse original do gibi de 1979 mesmo deduzindo que confeccionada bem antes, concluída e engavetada, arquivada, algo assim, até que alguém traz uma revelação preciosa, dizendo e (creio que) comprovando que foi publicada em jornal no ano de 1974.
      Em Cebolinha nº102 de 1981 há uma de Papa-Capim que os traços indicam claramente que foi produzida dois ou três anos antes. Caso tenha a revista, verifique se estiver em fácil acesso.

      Excluir
    7. A do Astronauta foi aquela do confronto de diabos que postei aqui. Eu acreditava que era roteiro inédito de 1979, aí depois postaram que é de jornal de 1974 e dava pra ver que os traços eram da primeira metade dos anos 1970, o que já dava pra desconfiar. As vezes por falta de material novo pra preencher gibi, recorriam a material publicado antes em jornais e dependendo dos traços, dava pra ver que não era coisa nova. Não tenho o gibi Cebolinha 102 da Abril, aí não conheço essa do Papa-Capim. Se tinha traços diferentes, seguiu esse estilo de material antigo de jornais. Se eu tiver essa do Papa-Capim, seria republicação de algum almanaque da Globo.

      Excluir
    8. Como possui vasto acervo, deve tê-la em republicação, ou até em mais de uma, isto é, provável que tenha republicações dessa história. Acho que faz parte de algum número que tive de Almanacão de Férias, ou compõe algum almanaque comum da Ed.Globo que também me pertenceu, sei lá, com boa parte das HQs antigas da TM estou sempre às voltas com memórias e mais memórias incertas...
      Não tenho certeza, parece intitulada apenas com nome do personagem nuclear, o que posso afirmar é que conta com presença de Cafuné.
      Ambos passam maior parte da HQ, ou talvez a totalidade da trama, sobre um rio embarcados em canoa.
      Os traços dos indiozinhos remetem a 1977, acredito que também seja original de edição de algum jornal.

      Excluir
    9. Geralmente histórias do Papa-Capim tinham 1 página nos anos 1970 e até 1982. Dentre as republicadas na Globo desse periodo eram de 1 página. Se essa citada foi mais desenvolvida, provavel que não tenha sido republicada. Vou ver se encontro Cebolinha 102 pra baixar na Internet, aí dá pra confirmar.

      Excluir
    10. Tem mais de duas páginas. No Back Old Mônica há esse gibi.

      Excluir
    11. Baixei o gibi e de fato não tenho essa história do Papa-Capim, foi inédita pra mim. Os traços são do estilo de 1980/ 81, não acho que saiu em tabloides de jornais antes, acho que foi desenvolvida pra gibi normal, como uma das primeiras histórias desenvolvidas dele para gibis.

      Excluir
    12. Bom, analisando todo o visual do conteúdo de Cebolinha nº102 (Ed.Abril), história por história, não me parece que o estilo dos traços da HQ em questão seja da época da publicação do gibi, posso ter exagerado ao dizer que remete a 1977, mas condiz pouco com o que já estava visualmente estabelecido nos anos de 1980 e 81, acho que foi confeccionada no início ou meados 1979. Sendo original dessa edição deve ter ficado engavetada mais ou menos uns dois anos.

      Excluir
    13. "(...)no início ou meados 'DE' 1979.(...)"

      Excluir
    14. Não vejo como história de 1977, no mínimo 1979. Deve ter ficado engavetada por um tempo até sair no gibi, tem cara de ter acontecido isso.

      Excluir
  2. Comprei esse almanaque na época.
    E essa capa passa a ideia de um conto chamado "Dona Rosa e seus seis maridos",considerando a onça ser um "onço".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser motivo de inspiração. Essa piada foi bastante usada em caoas de gibis do Chico, quando não eram pessoas, eram só bichos na rede.

      Excluir
  3. Interessante quando lemos uma história do próprio Maurício, sempre muito bom! Em relação ao termo "Maurício apresenta " utilizado em todas as histórias hoje, eu entendo e acho pertinente. Tendo em vista os muitos artistas que existem no estúdio, em que vários colaboram em cada história, seja no roteiro, desenho, arte final , letras - o termo utilizado "Maurício apresenta " no início das histórias dá a ideia de valorização e destaque do trabalho dos artistas do estúdio, que todo este trabalho realizado é em conjunto e com o respaldo do criador e idealizador da Turma da Mônica. Eu particularmente, gostei, inclusive dos créditos aos artistas em cada início de história. Tudo isso dá mais visibilidade, valoriza os artistas e aproxima-os do Maurício junto aos leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, sempre bom ler histórias escritas pelo Mauricio, ver como era seu estilo de roteiro. Sobre o "Mauricio Apresenta" para mim perde sentido em todas as histórias porque sabe que histórias não foram feitas por ele, até por conta dos créditos dos roteiristas pra confirmar e em todas as histórias sempre tiveram assinatura dele em algum quadrinho da primeira página, já ressaltando que são gibis dele, não precisaria de mais destaque ainda. Se fosse uma ou outra história do tipo fábula ou estreia de personagem seria melhor, em todas as histórias eu acho estranho. Agora, créditos dos roteiristas, arte-finalistas, desenhistas, letristas, etc, eu gostei bastante, há muito tempo já tinham que ter feito isso para gente saber quem criou as histórias.

      Excluir
  4. Grande HQ! Aliás, essa personagem aí me parece a Simone sim! Além de ter os traços dela, no início ela e a Lucinda eram primas, se não me engano. Talvez nessa história essa característica ainda foi usada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, sim. Não lembro se Lucinda e Simone eram primas ou amigas, nunca vi essa informação, por isso acho que eram amigas. Se forem primas, aí seria ela mesma, só desenhada diferente por causa da época, e também não tinha nome ainda nos primórdios.

      Excluir
    2. Já que estão falando sobre a dinossaurinha que pode ser a Simone ou não, reparem como é parecidíssima com Chiquinho Cuocossauro, vai que é irmã caçula dele e ambos não sabem, e por via das dúvidas, ainda bem que interessou pela de grandes olhos envolventes e belos lábios em vez da prima, do contrário, e supostamente não havendo Horácio para embaçar, grande chance de rolar incesto.

      Excluir
    3. Zózimo, o Chiquinho Cuocossauro ficou muito parecido com a prima da Lucinda, até a cor, só que bem mais alto. Não são irmãos porque ela diz que o Chiquinho é um dos dez mais top da região, um pão, e até namoraria com ele se não se interessasse pela Lucinda. A prima não ia ter interesse por ele se fossem irmãos e que ele seria também primo da Lucinda se fosse irmão da prima.. Apenas desenhados parecidos, poderiam ter mudado a cor dele, deixando um outro tom de laranja ou de verde, por exemplo.

      Excluir
    4. Sim, claro! Possibilidade de incesto que coloco é com ambos supostamente sendo irmãos e tanto ele quanto ela desconhecendo consanguinidade, e nessa hipotética configuração parental Lucinda namorar o primo seria bem menos escandaloso e não recomendável, dado que em nossa cultura esse tipo de relação amorosa é, grosso modo, 50% aceitável e 50% reprovável socialmente falando.
      Lucinda, Horácio, Simone e Tecodonte são filhotes, certo? Talvez até o tal Esteguinho também seja, isto é, são "animais crianças", e considerando estatura do sujeito, dependendo da diferença etária entre Cuocossauro e Lucinda, tentativa de pedofilia também é uma hipótese. Deus sabe o que faz ao agir por intermédio do cartunista colocando o embaçador segurador de vela Horácio que não evacua e nem sai da moita para com maestria empatar o caminho dos dois.
      Claro que tais hipóteses são frutos da sordidez mental do comentarista que vos fala, entretanto, há um ponto relevante neste meio composto por personagens jurássicos que vale ser colocado à mesa de debates, aliás, é uma das características principais do núcleo, a pergunta é:, ou melhor, as perguntas são:

      Por que só Horácio fica com chororô quanto à orfandade?
      Tecodonte e Lucinda têm pais?
      Se também são órfãos, seriam eles apenas frios ou mais firmes* quanto à condição na comparação com Horácio? *Prefiro crer na opção "asteriscada".
      Ou choram tanto quanto ele aonde os leitores não têm acesso, isto é, nos bastidores?

      "(...)as 'perguntas são':", pode falar, Marcos, eu mesmo admito, que "perguntação"!

      Excluir
    5. Primos seriam mais aceitos namorarem no Brasil. Irmãos não dariam mesmo. O Horácio é seus amigos não são dinossauros crianças, todos são adultos só que com estaturas pequenas. Os dialogos entre eles mostram que são adultos. Então, não teve pedofilia nessa história.

      Apenas o Horácio é órfão, os outros têm família. A Lucinda mesmo mostrou que tem prima aí e acho que já vi ela citando sua mãe. Te odonte não vi a respeito, mas Maurício preferiu dar esse tema só ao Horácio pra não ficar repetitivo. Se forem órfãos, pelo menos Tecodonte, também aí seria só nos bastidores.

      Excluir
    6. O Horácio tem 12 anos, já os outros, n sei, devem ter por volta da mesma idade

      Excluir
    7. Sempre imaginei o Horácio como adulto, até por conta da sua filosofia, saber muitas coisas que normalmente criança não saberia. No mínimo, imagino adolescente de cerca de 15 anos, já que tinham histórias com ele procurando sua mãe. Se intenção do Mauricio era que ele era criança, nunca vi informando. Aí seus amigos também teriam mesma faixa de idade.

      Excluir
    8. Eu vi que o Horácio tinha 12 anos no fandom turma da Mônica

      Excluir
    9. Nas animações o Horácio tinha voz de criança, exceto na "o natal de todos nós"

      Excluir
    10. No fandom não é uma boa fonte porque qualquer um pode mudar, assim como wikipedia. Nas animações, sim, se tem voz de criança, aí pode ser sim. Então, Horácio uma criança com bastante sabedoria de vida, por sinal rs.

      Excluir
    11. Que me lembre, ainda não ouvi Horácio falando. Em desenhos animados lembro somente dele fazendo uma ponta calado em sei lá qual longa, assisti em sala de cinema primeiramente e muito depois em videocassete. Algo como ele sentado no topo de um rochedo assistindo pôr do sol ou alvorecer do dia, o astro emergindo ou submergindo, só isso.
      Pensava que tivessem sete ou oito anos. Antão e o pterodáctilo* são adultos certamente.
      *Se não me falha memória é Alfredo, me corrijam caso não for esse nome.

      Excluir
    12. Zózimo, o Horácio apareceu em: "o natal de todos nós" (1992) "feliz natal pra todos" (2013) e alguns curtas 3d da digital 21 de 2002, e esses são só os que ele fala, tbm tem a música dele de 1971,1987 e 2013

      Excluir
    13. Agradeço por informar sobre atuações do personagem além dos quadrinhos, valeu, Brunão!

      Excluir
    14. Sim, Zózimo, o Antão é o Alfredo são adultos. É Alfredo o nome do pterodáctilo.

      Excluir
  5. Marcos, o que vc acharia de uma história em que o Bidu e o bugu fizessem as pazes? Não só renderia ótimas histórias, como tbm iria desculpar o jeito que o Bidu tratou o bugu em todos esses anos, na história de estreia do bugu, como vc pode ver, o bugu mal se apresenta pro Bidu, e olha que ele nem era tão chato, e o Bidu já grita com ele pedindo pra ir embora, com ctz o Bidu foi o principal motivo do bugu ter se tornado tão mimado e bobalhão, mas enfim, o que vc acharia se eles fizessem as pazes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se for por uma história e voltassem a brigar no final. Pra sempre ia descaracterizá-los.

      Excluir
    2. Mas a msp já descaracterizou algumas coisas do rolo, cascão, Chico bento, e além disso já teve algumas histórias que eles estavam amigos

      Excluir
    3. Sim, mas sempre bom evitar descaracterizações de personagens, quanto mais preservarem características originais é melhor. Ainda assim, do jeito que gostam de descaracterizar por conta do politicamente correto, não duvido que façam isso com Bidu e Bugu um dia.

      Excluir
    4. Bem provável, mas histórias antigas o Bidu era bem mais agressivo com o bugu, mas isso foi diminuindo, eu acho isso bom pq o bugu é meu personagem favorito e não gosto de ver alguém que eu gosto se dando mal

      Excluir
    5. É, ele era mais agressivo, mais brabo, já foi uma mudança de certa forma.

      Excluir
    6. Ja teve algumas histórias que o Bidu e o bugu estavam amigos, é possível que a rivalidade entre os 2 vai diminuindo, diminuindo, diminuindo até acabar

      Excluir
    7. Inclusive, esse ano o bugu fará 50 anos, bem provável que façam alguma coisa em comemoração, não isso de fim de rivalidade, mas sim tipo, sei lá, uma graphic msp do bugu, kkkkk

      Excluir
    8. Aos poucos diminui, um dia acaba rivalidade entre eles. Não sei se vai ter algo comemorativo de 50 anos do Bugu, acho que não porque se 60 anos do Cascão passou em branco e outros secundários como Piteco, Jotalhão, etc, também em branco, muito difícil então com Bugu.

      Excluir
    9. Mas acho que não vai lançar pq ontem eu descobri que o bugu surgiu numa tira de jornal de 1969, fiquei surpreso com essa informação

      Excluir
    10. Interessante, não sabia dessa. Tem muitas tiras perdidas, ainda mais do Bidu, aí tem coisas que a gente não sabe até hoje. Mas nos gbis a estreia do Bugu foi em 1972.

      Excluir
    11. Eu descobri isso no novo vídeo do tudo sobre a turma da Mônica, essa tirinha apareceu e eu comentei no vídeo perguntando sobre essa tirinha, e o William respondeu que ela foi antes do bugu aparecer nos gibis

      Excluir
    12. Bem curioso mesmo, até porque na história do gibi, o Bidu não conhecia o Bugu. Quem sabe a história de estreia foi adaptação de tirinhas passadas como eles costumavam fazer nos gibis. pra mim foi novidade, então o Bugu tem mais de 50 anos de criação. Eles deviam criar livros especiais com essas tirinhas e páginas semanais históricas de todos os personagens, inclusive secundários, para gente conhecer.

      Excluir