terça-feira, 23 de agosto de 2022

Tirinha Nº 87: Magali

Quando Magali tinha fome era capaz de coisas mais absurdas e nessa tirinha, ela come o abaixador de língua do médico quando ele pede para abrir a boca para ver o que ela tinha na consulta. Era muito legal quando a Magali comia tudo que via, seja lá o que for, hoje a gula exagerada dela não é mais explorada nos gibis. Por ser tirinha, eles tinham que ser objetivos e aí o motivo de precisar ir ao médico, o que ela estava sentindo antes de ir, fica na imaginação dos leitores.  

Tirinha publicada em 'Magali Nº 13' (Ed. Globo, 1989).

16 comentários:

  1. Quando eu era criança detestava os benditos palitinhos dos pediatras em minha goela, não sei como são atualmente, lembro que pareciam palitos de picolé.
    Engraçado como que a mãe da Magali é tão elegante e bonita, parece até que possui uma certa classe, e a filha parece um demônio-da-tasmânia, a quem a garota puxou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também detestava, parecia ia provocar vômito. Devem ser iguais até hoje. No caso, depois descobriu que a Magali puxou a sua avó paterna, a Dona Cota, do Ceará, gorda e tão comilona como a neta. Com certeza, não puxaria a mãe nesse quesito. E a mãe passou vergonha com a filha no médico, até isso Magali fazia. Coitada da mãe.

      Excluir
    2. Coitada da Lili* ou Cecília*, volta e meia a guria lhe faz passar vergonha, Magali é "filha da mãe"...
      **Ainda confundo o nome desta personagem.

      Conheço a tira desde moleque, mas somente neste tópico reparei no primeiro quadro a ondulação do traço superior da boca da Magali, denotando fraqueza, abatimento por conta da enfermidade chamada fome. Ínfimo detalhe que não lembro de já ter observado, antes tarde do que nunca.

      Excluir
    3. Sim, a ondulação na boca dela ficou como fraqueza, que estava sentindo alguma coisa, que no caso era fome. Esses detalhes faziam diferença. Sobre o nome da mãe da Magali é Lili. Já Cecília é a mãe do Dudu.

      Excluir
    4. Fazem mesmo diferença, viajo em detalhes como este.
      Sempre confundo nome da mãe da Magali. Valeu, Marcos, daqui para frente capaz de não confundir mais, quando rolar dúvida, já tenho referência: Dudu, só lembrar dele, e também tenho uma parente que atende pelo apelido de Lili, linkando-a à Magali é mais um recurso para não confundir.

      Excluir
    5. Eram muito bons esses detalhes. Isso, Lili rima com Magali, mais fácil saber. E Cecília é com o Dudu. Acho que você não vai mais confundir.

      Excluir
  2. Primeira vez que vejo Magali comer objetos não-comestíveis.
    Aí ela fez as vezes de uma cabra!Aliás,isso de bode,cabra e cabrito comer absolutamente tudo também é um mito criado pelos desenhos,certo?Como naquela nossa conversa num tópico anterior,falando de macaco comer só banana,elefante ter medo de ratoetc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Magali devie ter confundido palito de picolé e com a fome, comeu. Ela vivia comendo coisas não cosmestíveis, até enfeites de cera imitando frutas ela já comeu. Cabrito come de tudo que nem a Magali. Boa associação como outros bichos marcados por alguma coisa como macaco, elefante, etc.

      Excluir
    2. Se tratando de dieta da média dos caprinos ou do que consta no cardápio deles, acho que não é mito de desenhos animados, acredito que hajam exageros, mas, no tocante, bodes e cabras se assemelham aos avestruzes.
      Há aquela HQ de abertura do nº3 de Magali (1989), colocando avestruzes, bodes e demônios-da-tasmânia nos chinelos, devorando muito além de comestíveis, não rejeitando nem paredes de alvenaria. Na época, não sei como exemplares dessa edição permaneceram inteiros nas bancas, foi um risco que jornaleiros se propuseram correr, arriscando até seus próprios negócios, suas fontes de renda, não sei se eu teria tamanha coragem.

      Excluir
    3. Zózimo, a história da Magali 3 da Globo foi uma das com maiores absurdos com a gula da Magali sem controle, comeu de capim até as páginas da revista. Se a revista ainda estava nas bancas, primeira coisa que ela ia comer depois de ir para o mundo real, seria a banca de jornal que estava vendendo a revista.

      Excluir
  3. A fome exagerada da Magali rendia excelentes roteiros e principalmente, tirinhas como essa. Considero as revistas entre 1989 e 1992 as melhores edições da Magali , essas valem a pena ter na coleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, era muito bom a fome exagerada dela comendo até coisas impossíveis. As 100 primeiras edições dela foram excelentes, vale a pena com certeza.

      Excluir
  4. Hein Marcos,o Almanaque da Tina voltou.Ele tá custando R$ 9,90 e tá mais barato que os demais almanaques.Consegue adquirir e fazer uma review?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soube sim, já chegou nas bancas esse mês, mais barato porque nãotem passatempos e menos páginas que os outros convencionais por causa de nãoter passatempos. Se der, eu faço a resenha desse almanaque. Mas seria só do N°1, fazer coleção não pretendo.

      Excluir
  5. Um clássico essa tirinha. Na época, deve ter sido um choque ver a Magali matando a fome com um palito, mas para os padrões atuais isso é comparativamente normal. Já vi histórias com ela comendo bolo de barro, esculturas de areia e frutas de cera rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ela já comeu de tudo que possa imaginar, até coisas piores. Sempre era engraçado ela comer coisas sem ser alimentícias.

      Excluir