sábado, 6 de agosto de 2022

Rubão e Mariazinha: HQ "Rubão, o machão"

Mostro uma história em que o Rubão fazia questão de pagar todas as contas para Marizinha, que passou sufoco com o machismo do namorado. Com 6 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 31' (Ed. Globo, 1989).

Capa de 'Mônica Nº 31' (Ed. Globo, 1989)

Nela, Rubão e Mariazinha estão em um restaurante e na hora de pagar a conta, Mariazinha quer pagar desta vez e Rubão recusa, falando que é o homem que tem que assumir as despesas e Mariazinha diz que o machismo dele a mata. Rubão paga já com a gorjeta do garçom e depois o casal vai ao cinema. Rubão paga as entradas, Mariazinha diz que vai ficar pesado tudo para ele, mas nem dá ouvidos e paga e também as balas que ela queria. 

Eles assistem ao filme e quando saem, Mariazinha quer pegar táxi para voltar para casa. Rubão diz que não podem pegar táxi  porque o dinheiro dele acabou. Mariazinha quer pagar e ele diz que mulher nenhuma paga alguma coisa quando sai com ele e como nem para ônibus sobrou dinheiro, eles voltam para casa a pé. Andam quilômetros, deixando Mariazinha exausta e com pés doendo. Rubão a deixa na casa dela, falando que vão se encontrar de novo amanhã, e vai para a sua e no final, ele pergunta para a mãe se pode emprestar uns trocados para sair com a Mariazinha porque está sem um centavo.

História bem legal com Rubão, que é um machista e conservador nato, não aceitando sua namorada Mariazinha pagar contas, porque para ele é o homem que tem que pagar tudo, aí até mesmo sem dinheiro não deixou Mariazinha pagar táxi, a fazendo sofrer andando quilômetros para voltar pra casa. Só que, ironicamente, a sua namorada não pode pagar, mas a sua mãe, também mulher, pode bancá-lo por não ter dinheiro.

Mostrou crítica e discussão de quem deve pagar a conta no primeiro encontro ou no namoro: o homem ou a mulher. Ver ate que ponto seria cavalheirismo ou não. Seria bom dividir ou então revezar entre eles a cada encontro ou casal entrar em consenso o melhor para eles. Problema foi Rubão ser extremo, a ponto de Mariazinha sofrer só para manter seu orgulho de o homem pagar tudo, mas a fama de machão só na presença da namorada porque quem o bancava era a mãe.

Mariazinha podia dar um pé na bunda nele na hora do táxi e estava resolvido, só que dessa vez foi submissa do início ao fim, aceitando tudo que Rubão mandava, sem brigar nem na volta da casa e nem se separar dele, fazendo jus a sua característica de mulher submissa. Até chegou a ter outra história em que a Mariazinha separa do Rubão por não aceitar que ele pagasse tudo, mas que encontrou um novo namorado que queria que ela pagasse tudo e acabou voltando para o Rubão, mas não contava que ele ia deixá-la pagar tudo, ficando com raiva.

O final desta história ficou aberto em saber se a mãe do Rubão aceitou ou não dar dinheiro para o filho. Eles gostavam de deixar finais abertos para os leitores imaginarem. Provavelmente a mãe aceitou porque pelo visto acontecia isso com frequência por ele sempre pagar as contas para Mariazinha. Curiosamente, nunca apareceu o pai do Rubão, só a mãe em algumas histórias

Os traços ficaram muito bons, principalmente da Mariazinha que ficou com uma arte mais diferente do que o habitual. Nunca foi republicada até hoje como a maioria das histórias deles. Completamente incorreta atualmente por envolver namoro, machismo, mulher submissa e sempre se dando mal, assuntos não apropriados para crianças, sem chance nos dias de hoje com povo com mente mais aberta e contra machismo.

Não é a toa que esse casal da Turma da Tina foi para o limbo de personagens esquecidos e não têm mais histórias inéditas com eles. Basicamente suas histórias eram o Rubão machão com suas ideias conservadoras de mulher ser propriedade dele, de não poder usar minissaia e biquíni, trabalhar fora, etc, e a Mariazinha ser submissa a ele, fazia tudo que ele mandava, as vezes ela tentava se libertar e separava dele, mas depois voltavam, com ela achando que o que ele fazia era para protegê-la. Pelo visto o público achou histórias pesadas mesmo para os anos 1980, com movimentos  feministas crescendo e elas não aceitavam as atitudes do Rubão e ainda Mariazinha aceitar tudo de boa, aí acabaram deixando de lado histórias com eles em definitivo no final de 1989. Mais detalhes desses personagens, pode ver AQUI .

22 comentários:

  1. Posta logo aquela história do médico canino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando der eu posto, não será em breve, pode demorar.

      Excluir
  2. O machismo é literalmente oneroso, e de algum modo ela acaba trocando cebolas, o que forçadamente economiza, termina gastando nos sapatos, adiantando a redução do comprimento dos saltos antes do tempo previsto. Para não ser descaracterizado poderia ter aceitado que a namorada pagasse a corrida na promessa de lhe repor o valor gasto, e com absoluta certeza honraria com a dívida, mas a proposta do roteiro é mostrar Mariazinha se lascando pelo menos um pouquinho por namorar machista.
    Quanto a pedir dinheiro à mãe e não ao pai, poderíamos pensar que o velho dele é falecido e deixou grana de herança sob administração da viúva ou simplesmente está ausente no momento, mas não, objetivo é mostrar o paradoxo do machão, canta de galo da porta de onde mora para fora, tentando manter Mariazinha constantemente nas rédeas da submissão sendo que financeiramente depende de mulher, condição popularmente conhecida por filhinho de mamãe. Já que socialmente macho que é macho clássico* mesmo não combina com isto, Mariazinha não faz ideia do conteúdo do quadrinho de encerramento, extremamente confidencial.
    *Macho rudimentar, machão das antigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele poderia depois devolver pra ela o valor pago do táxi, aí não perderia o sei lado machão por completo, mas a ideia nas histórias deles é Mariazinha se dar mal, por isso o acontecido. O pai do Rubão sempre foi incógnita, ou faleceu, ou é separado da mãe ou não o registrou. Aí fica na imaginação dos leitores o que realmente aconteceu. Senão ele poderia ter pedido dinheiro para o pai tranquilamente.

      Excluir
    2. Para ostentar o mau e velho machismo não há como ser pão-duro, daí, inevitavelmente termina duro, problema é compartilhar da dureza sendo que está com dinheiro, mesmo contrariada compactua com conduta orgulhosa, pois quanta "gentileza", quanto "cavalheirismo" não permitir que a amada gaste sequer um centavo enquanto estiver na companhia do "solícito" rapaz que acima de tudo preocupa-se em manter a reputação de macho clássico. Mariazinha deveria ter feito como a apresentadora Angélica, dizendo cantarolando:
      "Vou de táxi, você sabee... que tenho dinheiro para corridaa, "viação canelaa", você sabee... gasta os saltoos, chego esbaforidaa..."
      Explicando sem abrir mão do charme e romantismo que lhe são inerentes, e claro também que tudo dito na mais perfeita afinação, porque Rubão é exigente quanto à musicalidade, daí acredito que não haveria conflito e quem sabe até "angelicasse" também em vez de amigavelmente ir a pé desacompanhado.

      Excluir
    3. Seria bom a Mariazinha ter pego o táxi, Rubão gostando ou não, que só ele que voltasse a pé para casa se não queria ser bancado pela namorada, e se ele quisesse, que terminava namoro então. É o que todos esperavam que ela fizesse, mas simplesmente acatou o que ele mandava. Mariazinha sempre se dava mal.

      Excluir
  3. Postou essa história pegando carona na polêmica do Caio Castro, confessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve a polêmica do Caio Castro recentemente, aí não deixa de ser de ter aproveitado. Ainda assim, eu postaria história com Rubão e Mariazinha por esses dias, muito tempo sem postar história deles, se não tivesse acontecido, era capaz de eu colocar essa mesma dentre as que eu tenho aqui e que nunca foi republicada.

      Excluir
  4. Vc tem o gibi Mônica 3 2ª série da Panini? Embora eu tendo esse gibi queria ver a opinião dos outros quando lerem a história: o gibi do bugu, foi escrita pelo Paulo back, e foi quase uma grande vingança do bugu contra o Bidu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho esse gibi e aí nem conheço essa história do Bugu. É bom vingança ele pra variar.

      Excluir
  5. Posta sobre todos os espaços de curiosidades sobre os personagens nos gibis da 3ª série, eu queria ver mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não compro os gibis novos, aí não tenho essa parte de galerias de personagens. Desses da primeira terceira série tenho basicamente os N°1 e mais 5 gibis além desses, sendo os que tem essa galeria de personagens só 3. Aí não daria pra fazer postagem assim.

      Excluir
  6. Achei que você ia postar algo em homenagem ao Jô Soares, que faleceu sexta-feira agora... Como por exemplo "Mônica no Sô Joares" (Mônica nº 143, Globo, outubro/98)... Teve gente que postou no Insta (inclusive a conta oficial da Turma da Mônica), mas foi lá que eu descobri que ela passou pela tesoura das republicações. Sei que você postaria a original, e fiquei sentindo falta dela. Tem jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível postar essa agora por ser em cima da hora. Eu tenho essa história, é legal. Alteração foi no final Cebolinha xingando a Mônica gorda de todos os tipos e colocaram xingamentos banais, tirando todo o sentido. O Jô queria dar coelhadas no Cebolinha pelos xingamentos gordos, que se sentiu ofendido tanto quanto a Mônica.

      Excluir
    2. Eu li essa história. Além do "Sô Joares" correr atrás do Cebolinha, teve também o Bira rindo.🤣

      Acho que era referência aos Apelidos do Jô, que eram todos relacionados à gordura dele.

      Excluir
    3. Warrior, pode ser, quem sabe era chamado assim nos bastidores ou xingamentos falados em programas "Viva o Gordo" com personagens dele. O que é certo na história é que se sentiu ofendido com os xingamentos por ele ser gordo também, com a mudança nos xingamentos do Cebolinha, perdeu todo o sentido.

      Excluir
  7. Mais uma revistinha que eu tinha, e historinha de que me lembro. Acho que li todas as historinhas com esses dois, ou pelo menos todas as dos anos 80/90.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que você teve essa, é muito boa. Histórias deles tiveram durante anos 80 pelas Editoras Abril e Globo, deve ter lido se teve revistas desse período.

      Excluir
  8. Também acho que o casal deve chegar a um consenso. Nesse caso, pra mim tanto faz um ou outro pagar, ou eles dividirem a conta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o que ficar de consenso tá ótimo. Basta ter diálogo pra combinar e ver o melhor pros dois.

      Excluir
  9. Essa história tinha tudo pra ter outro rumo, tipo eles sendo assaltados e salvos na última hora por um policial que pergunta por que não voltaram de táxi pra casa e a Mariazinha explica a razão. Mesmo tentando se justificar, Rubão leva uma baita bronca do policial por ser tão irresponsável e que o machismo dele poderia ter custado caro. Devido a tal, Rubão se dá conta do erro e promete a Mariazinha que na próxima, eles dividem o gasto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era uma possibilidade de final alternativo, mas na realidade da época pessoal não achava ruim um cara agindo como o Rubão e quem não aceitava, servia pra reflexão que era coisa que sabia que existia e que não devia ser feita.

      Excluir