domingo, 14 de agosto de 2022

Titi: HQ "Educação sexual"

Em homenagem ao Dia dos Pais, mostro uma história em que o pai do Titi precisou ter conversa de sexo com o filho. Com 5 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 186' (Ed, Abril, 1985).

Capa de 'Mônica Nº 186' (Ed. Abril, 1986)

O pai do Titi, Seu Eurico, lhe dá um carrinho de presente de aniversário, Titi fala que gostou, mas no fundo queria um par de tênis. Seu Eurico percebe que ele não ficou animado com o presente e vai atrás e olha o Titi admirando uma foto da Aninha.

Seu Eurico conta a esposa que o Titi está virando adulto e que ela tem que ter um papo com o filho. A esposa diz que quem tem que conversar é ele, o pai. Seu Eurico não queria, mas a esposa o manda explicar tudo, que não quer que o filho aprenda tudo na rua, da maneira errada.

Então, Seu Eurico vai falar com o filho no quarto, diz que vai ser uma conversa demorada e Titi se acomoda para ouvir. Seu Eurico disfarça, perguntando sobre como foi jogo do Corinthians ontem. Titi responde que foi 2 a 1 e pergunta se é sobre isso que quer falar. 

Seu Eurico fala que é sobre outra coisa, disfarça um pouco e fala que é sobre as abelhinhas. Titi pensa que é para falar sobre importância do mel na alimentação e então o Seu Eurico confessa que é sobre sexo. Titi se acomoda, interessado no assunto. Seu Eurico não sabe por onde começar e resolve falar sobre as florzinhas e Titi dá ideia de começar falando sobre órgãos sexuais e continuam a conversa longa.

A mãe do Titi acha que a conversa deles estava demorando, vê o Seu Eurico voltando para sala e sentando na poltrona exausto. Bem ansiosa, ela quer saber como foi a conversa e Seu Eurico conta que ele descobriu que está por fora  de uma porção de coisas em matéria de sexo e fica chupando dedo  e esposa fazendo carinho, como ele se sentindo uma criança por filho saber mais de sexo do que ele.

Bem legal essa história com o pai do Titi percebendo que o filho estava crescendo e tinha vergonha de falar sobre sexo com o filho, mas, para sua surpresa, o filho já estava dominando o assunto mais que o pai, ficando até deprimido por isso. O pai pensava que sabia tudo, mas o filho ja sabia. Resta saber como Titi aprendeu tudo aquilo, ai fica na imaginação dos leitores. A mãe fez questão do marido conversar porque o homem poderia falar melhor pra um menino. Se eles tivessem uma filha, aí seria a mãe pra conversar.

História foi pensada para os adolescentes que ainda liam gibis, na faixa de 12, 13 anos, que estavam na transição de criança para adolescência, e que podiam ter essas dúvidas e mostrar que os pais podem ajudá-los sem medo e seeviu também alertar pais que não precisa ter vergonha de falar de sexo com os filhos. Hoje em dia completamente impublicável uma história assim de educação sexual em gibis infantis, não pode isso nos gibis por acharem ser um tabu, acham que crianças  não devem aprender sobre sexo com pais  ou na escola, não  deve ser liberal assim, ainda mais que o foco nos gibis são as crianças pequenas até 8 anos de idade. Hoje também não aceitariam a mãe do Titi com avental, apenas como dona-de-casa, iriam alterar com ela sem avental e fazendo trabalhos home office para fora.

O nome do pai do Titi pela primeira vez foi anunciado como Seu Eurico até então. Geralmente os filhos se dirigem aos pais, falando "mãe" e "pai", aí normalmente eles não tinham nomes. Não sei se ele teve outro nome depois, mas acho que não foi falado nome dele em outra história. Já a mãe não teve nome nessa história, depois de alguns anos, já em 2004, ela teve nome de Dona Filomena em outra história. Titi fez aniversário em outubro em 1985, sendo até hoje ele não ter data fixa de aniversário, diferente dos 5 personagens principais que passaram a ter datas de aniversário fixas a partir de 1994.

Curiosidades também do nome do time Corinthians não foi parodiado dessa vez, na época nem sempre nomes famosos eram parodiados. Hoje a paródia oficial do Corinthians é "Coringão". A mãe do Titi cantou a música "Não se reprima", grande sucesso do grupo Menudos na época, bem legal vê-la cantando, mostrando cotidiano. Engraçado também ela falar que marido estava com cara de bobo por ter recebido aumento no emprego. Teve um erro do Seu Eurico falar de boca fechada em um quadrinho da terceira página, erros assim eram mais frequentes nos anos 1970, mas as vezes aconteciam ainda nos anos 1980 e 1990.

Traços ficaram bons típicos das histórias de miolo dos anos 1980. Teve brilho azul nos cabelos do Titi e do seu pai em vez de brilho branco, coisa bem característica nos gibis de 1985. Depois em 1986, os personagens voltaram a  ter brilho branco no cabelo, deixando azul só com a Turma do Papa-Capim. Prefiro brilho branco nos cabelos dos personagens. História foi republicada depois em 'Almanaque da Mônica Nº 58' (Ed. Globo, 1997), no limite de quando aceitavam coisas incorretas assim nos gibis, se demorasse mais tempo, não seria republicada. As imagens da postagem eu  tirei desse Almanaque de 1997. 

FELIZ DIA DOS PAIS!!!!

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 58' (Ed. Globo, 1997)

40 comentários:

  1. Respostas
    1. Titi é mais velho que Mônica, Magali, Cascão, etc, mas não se encontra na puberdade. O que será que um adulto casado, pai de família pode aprender em matéria de sexo com um guri metido a adolescente?
      Antigamente Titi era mais "prendado" que a própria mãe, pois "pintava e bordava", esta é a Turma da Mônica orgânica. Hoje em dia, combinação de ousadia e sutileza compondo humor de HQs como esta não é mais facilmente captada(o) e consequentemente bem digerida(o), algo assim atualmente causa refluxo.

      Excluir
    2. Sim, Titi ainda não entrou na puberdade, mas já tinha pensamento de sexualidade, um pouco avançado pra idade dele. A graça foi ele saber mais que o próprio pai, só com conhecimentos que viu lendo em algum lugar ou na escola, o que não foi divulgado. O povo do politicamente correto teria pavor de história assim, não iam digerir, como você falou, com certeza.

      Excluir
    3. O Titi atual deve acreditar que bebês chegam às mães trazidos pelas cegonhas mesmo usando bermudão* para discriminar os de menos idade como se fosse um adulto perante eles. Dudu das antigas provavelmente é menos ingênuo que Titi da inorgânica TM clássica - se bem que, sendo extremamente didática, o certo é não omitir aos leitores mirins como bebês são gerados.
      *Talvez eu esteja desatualizado quanto aos bermudões, vai que já fazem parte do passado, mas foi só mesmo para melhor compor a zoação, TM clássica atual merece uns escarniozinhos de quando em quando, prática que já se tornou tradicional.

      Excluir
    4. Nas antigas, algumas vezes falavam em tom de brincadeira que bebês vinham da cegonha ou o pai colocava uma sementinha na mãe ou até dizerem que foi o Mauricio quem desenhou já que ele criou os personagens. Ainda assim logo depois colocavam que foram gerado de gravidez das mães deles. Hoje deve ser omitido, sem dúvida, na verdade, nem deve ter esse tema nas histórias. Com certeza o Dudu antigo tinha mais inteligência do que o Titi e outros personagens maiores que hoje.

      Excluir
  2. Olá. Boa noite, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, uma pergunta: será que existem poucas bancas de Revistas e Livrarias das Regiões Todas do Brasil todo ou não?. Por gentileza, você pode informar-me se existem poucas bancas de Revistas e Livrarias em Salvador ou não?. Por gentileza, existem poucas Revistas e poucos Livros nas Bancas de Revistas e Livrarias das Regiões Todas do Brasil todo, é isto?. Eu aguardo respostas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem menos bancas em todas as regiões do brasil comparado há 3 anos, mas ainda tem considerável. O que diminuiu bastante mesmo, em todas as regiões do Brasil, bancas que vendem gibis e revistas, no caso, até tem bancas, mas muitas destas vendem tudo que se imagina, menos gibis e revistas comparado há 3 anos.

      Excluir
    2. Ok. Por gentileza, é verdade que estão tendo os Relançamentos Todos das Revistas Todas da Turma da Mônica ou não?. Por gentileza, você pode informar-me se muitas pessoas estão comprando as Revistas e os Relançamentos das Revistas da Turma da Mônica ou não?. Por gentileza, uma pergunta: é verdade que no mês de Dezembro deste ano de 2022, terão as duas Edições da Revista Mônica Especial de Natal: o Relançamento da Edição #15 (Primeira Temporada) e a Edição #16 (Primeira Temporada), é isto?. Eu aguardo respostas.

      Excluir
    3. Tem relançamentos de revistas agora, devem ser edições encalhadas, no momento estou vendo algumas das N° 11 da terceira série da Panini. Não sei dizer se estão vendendo bem esses relançamentos, pelo menos aqui vejo poucas que foram vendidas. São de republicações de ⁿ00909⁰algumas edições não todas Deve ter relançamento de Mônica Natal N° 15 caso não venderam bem ano passado.

      Excluir
    4. Ok. Muito obrigado, então, Marcos.

      Excluir
  3. Marcos Seria Legal Se Tivesse Um Plano Infalível Dos Meninos Do Limoeiro Contra As Meninas Do Limoeiro Onde Os Meninos Vão Fingir Ser Os Meninos Mais Bonitos Do Bairro Pra Atrair Elas E Assim Elas Não Azucrinam Mais Eles Porém Eles Jogam Tomates Nelas Cada Vez Que Elas Tentam Elogiar Eles Aí No Final Todas Elas Descobrem Que Eles Estavam Usando Peruca E Batem Neles E Marcos Acho Que Poderia Sair Ou Em Agosto de 2001 Ou Novembro de 2007

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Anos 80 podia tudo. Já teve de tudo nos gibis da MSP naquela época.

      Excluir
    2. Já apareceram os piupius dos meninos,mas nunca vi nada das meninas.

      Excluir
    3. Já vi meninas peladas até os anos 90 algumas vezes, sendo que meninos bem mais vezes qye elas.

      Excluir
    4. Vi meninas também,mas só os bumbuns.

      Excluir
    5. Sim, mas tiveram na frente também com meninas durante a Editora Abril e na Globo até período que colecionei.

      Excluir
    6. Sério?Nem em almanaques eu vi isso,e olha que os almanaques dos anos 90 vinham com HQs dos tempos da Abril e primeiros anos de Globo.

      Excluir
    7. Quando encontrar, posto alguma dessas aqui. Na Abril tiveram mais, porém na Globo também teve.

      Excluir
  5. RAPAAAAAAAAAAAZ!
    Nunca imaginei que existiu uma HQ da TM com essa palavrinha mágica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é difícil de imaginar. No máximo deixariam subtendido para leitor imaginar como foi algumas vezes, mas nessa palavra sexo foi na cara de pau, bem escancarado e até em negrito. Não tinham frescura, hoje essa palavra é proibida dos gibis deles.

      Excluir
    2. Antes escrever explicitamente a aquela frescura de "cifrar" os termos,tipo "53x0",por exemplo,Tenho nojo de ver isso!

      Excluir
    3. Isso cifrado vem de redes sociais como Facebook que implicam com isso e aítentam burlar. Qualquer bobeira apagam comentários ou bloqueia as pessoas. Aí não é só gibis que tem essas frescuras.

      Excluir
    4. Redes antissociais.
      Quem precisa de falas controladas são crianças,e quem faz o controle são os pais.

      Excluir
    5. Exatamente, muita frescura. Fora que crianças nem deviam estar em redes sociais, são pais que deixam.

      Excluir
  6. A historinha é até educativa...melhor que as crianças aprendam sobre sexo naturalmente do que do nada ficar grávida ou pegar uma doença....mas enfim talvez hoje só na tmj e olhea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não deixa de ter algo educativo, mas por esse assunto não fariam, acho que fariam nem na Turma da Mônica Jovem, que no máximo tem namoro, coisa que não tem mais na Turma criança.

      Excluir
  7. Fale sobre a história "Cuidado Com a Boca!", tô esperando.

    ResponderExcluir
  8. Pena que o Titi hoje é um personagem bem desfigurado em relação aos nos 80 e 90. Além disso, perdeu muito espaço, é raro ter história solo dele hoje em dia, lembro-me de uma ou outra mais atual. Nos anos 80 e 90 em quase todos os gibis da Mônica ou Cebolinha tinha história solo dele, e eu gostava bastante. Algumas histórias do Titi eram sobre temas bem adolescentes como ele querendo trair a Aninha ou até fumando, como já apareceu em uma outra história mais ou menos dessa época ai. Histórias assim, sem chance nos dias atuais. Personagens como Franjinha, Titi e Zé Luiz são clássicos, considero super legais e não podem perder espaço nos gibis, mesmo que tenham características mais "moderadas" hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, bem raro ter histórias solo com o Titi e quando tem bastante descaracterizado. Eu gostava as dele com Aninha, muito engraçadas. Zé Luiz e Franjinha, sem estar a volta com invenções, como garoto normal da idade dele também eram boas. Hoje querem dar mais destaque a Denise e Xaveco, costumam ser boas histórias deles principalmente quando focados que são personagens secundários.

      Excluir
    2. O Zé Luís hoje em dia sumiu. O Titi aparece de quando em vez! Mas o Franjinha ainda aparece bastante! É um personagem bastante utilizado até hoje!

      Excluir
    3. Sim, Luan, raro aparecer o Zé Luis. Já o Franjinha aparece, mas em grande maioria como menino inventor, cientista. Poucas vezes com tramas diferentes e até com histórias solo com outros temas.

      Excluir
  9. Não sei hoje em dia também não implicariam com o bigode do Seu Eurico, dado que este se parece com o bigode de um certo "Führer".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não sei dizer, acredito que não. Se implicararem, seria cúmulo de absurdo.

      Excluir
  10. Essa é uma das minhas histórias favoritas da Turminha, porque, embora eu tenha 14 anos, eu consigo me identificar com as mudanças que nós - pré-adolescentes - passamos. Isso me faz eu me refletir sobre como a vida pode ter várias mudanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tinham histórias que tinham muita identificação com a gente, por isso deixavam tão próximas da gente. No caso, tinham pré-adolescentes e até adolescentes que liam gibis e faziam histórias que identificavam com eles. Era bom.

      Excluir