quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Capa da Semana: Chico Bento Nº 91

Uma capa bem bonita e caprichada com o Chico Bento pendurado na goiabeira imitando o macaquinho que estava lá comendo goiaba. Eram comuns capas com Chico contracenando com bichos, dando um ar mais rural e sempre eram boas. Mesmo aparentemente normal e nada de mais, hoje em dia seria incorreta por ter personagem comparado a bicho.

A capa dessa semana é de 'Chico Bento Nº 91' (Ed. Globo, Julho/ 1990).

14 comentários:

  1. Simiesco, moleque simiano*, não é antagônico a um determinado grupo de heróis felinoides, mas é hábil como um símio para surrupiar frutas de pomares.
    *Um dos vilões do universo dos ThunderCats é o macaco-homem ou homem-macaco chamado Simiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chico foi bem habilidoso como menino macaco. Diferença foi colocar mão no galho porque não tem rabo como o macaco fez. Quem sabe não é goiabeira do Nhô Lau e ele fez isso pra disfarçar.

      Excluir
    2. Não sendo dele, comer goiabas pendurado por um dos braços pode ser mesmo tática, disfarce. Se bem que, esta até pode pertencer ao pomar do Nhô Lau, pois na capa do gibi nº129 deste título (1991), ele analisa postura do menino-preguiça.

      Excluir
    3. Sim, nessa fica na imaginação, já na N•129 é certeza de ser pomar do Nho Lau por ele ter aparecido na capa. Chico foi bem sagaz de se passar por bicho-preguicapra disfarcarque estava roubando goiaba.

      Excluir
    4. Curiosamente,essa capa derruba um dos mitos criados justamente por HQs e desenhos animados,como o de que macaco come só banana,coelho come só cenoura,rato come só queijo(quando,na verdade,é sua última alternativa),avestruzes enterram suas cabeças no chão quanto tem medo,elefantes tem medo de ratos...que mais?

      Excluir
    5. Verdade. E pode incluir que cachorro come só osso e gato toma só leite.

      Excluir
    6. Também há a crença popular de que ataques de ursos são majoritariamente desferidos nas costas de presas e de oponentes de outras espécies e da mesma também, indicando que são altamente traiçoeiros até entre eles, cresci ouvindo isso, comentários como:
      "Olha, cuidado! Fulano é urso!"
      "Amigo urso, é o que ele é!"
      A expressão "abraço de urso" é para designar abraços advindos de pessoas dissimuladas, fingidas.
      Tigres são muito mais traiçoeiros, mais sorrateiros, atacam muito mais pelas costas, e não compartilham da pecha negativa dos ursos que são associados aos humanos da pior forma possível.
      Nações que se destacam prosperando de modo a influenciarem na economia global ou um destaque econômico continental (e também de IDH), isto é, restrito ao continente do qual o Estado pertence, países assim são denominados por tigres - tigres asiáticos são um exemplo, e por bom tempo a Irlanda foi denominada assim, se destacando economicamente entre as nações europeias e atualmente chama atenção pelo elevado Índice de Desenvolvimento Humano também em comparação com outros da Europa.
      Associar mulheres com o termo "tigresa" entende-se que são belas e poderosas, e homens que passam por tigres significam que são pegadores, conquistadores no campo sexual-amoroso, virilidade.
      Tigres são relacionados com certas qualidades de nossa espécie, enquanto ursos representam falsidade humana, injustiça com esses carnívoros que adoram mel.

      Excluir
    7. Concordo Zózimo. Muito injusto com ursos taxados como vilões visto que tigres que tem tendência a atacar.

      Excluir
    8. Não, caro Marcos! Propensão para atacar são de ambas espécies.
      Meu destaque é para crença popular de que ursos atacam majoritariamente pelas costas, o que não é verdade, não arrisco porcentagem por não ser zoólogo, mas atacam tanto frontalmente quanto por trás, o negócio é que esse mito relaciona ursos com falsidade, lógico que não são confiáveis por mais dóceis que muitos sejam devido domesticação, assim como onças, lobos, hienas, pumas, leões, wolverines e tigres igualmente domesticados também são nada confiáveis.
      Ataques que se valem do elemento surpresa, ou seja, emboscando, maior parte é pelas costas e tem a ver com caça, tática de várias espécies carnívoras para garantir alimento.
      Compreensível que não tenha captado, comentário extenso, estendi na comparação de como a sociedade relaciona tigres apenas com predicados humanos e gerou alguns meandros, mas perceba que o foco (ursos e falsidade) foi mantido, é meu detalhismo que às vezes sobrecarrega, não repare.

      Excluir
    9. Tem razão, ambos atacam e nãoconfiáveis, interpretei mal.

      Excluir
  2. Essa minoria rebelde sem causa inventa todo e qualquer tipo de ofensa!
    É tipo se jogar no chão e reclamar que a sociedade é culpada pelo machucado!

    Não encontrei comparação melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles ficam procurando algo pra reclamar, problemizam coisas que não tem. Aí histórias do tipo que personagens se transformam em bichos não poderia hoje seguindo essa lógica. E eles também não podem contracenar com bichos silvestres como onça macaco, etc, tipo sendo atacados por eles. Chico só contracena com seus bichos da fazenda e sem se dar mal com eles. Muita frescura.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado, Rafael! Continue acessando, sempre vai ver coisa legal.

      Excluir