quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Penadinho: HQ "Esse primo é um osso duro de roer!"


Compartilho uma história em que o Cranicola recebeu visita do seu primo no cemitério, causando muita confusão para o Penadinho. Com 5 páginas foi publicada originalmente em 'Cascão Nº 12' (Ed. Abril, 1983) e republicada no 'Almanaque do Cascão Nº 7' (Ed. Globo, 1989).

Capa de 'Almanaque do Cascão Nº 7' (Ed. Globo, 1989)

Começa com o carteiro no cemitério entregando um telegrama para o Cranicola. Penadinho segura o papel para o Cranicola ler, afinal ele não tem mãos, e descobre que era da sua tia Cravicola e que vai receber a visita do seu primo Manicola no cemitério. Penadinho pergunta quando ele chega e Cranicola responde que já deve estar chegando.


Em seguida, chega o Manicola e vemos que ele era só uma mão com osso. O primo se apresenta ao Penadinho e cumprimentando dando toque na mão do Penadinho. Cranicola pergunta ao primo se não está cansado da viagem e Manicola diz que não porque veio de carona e queria que alguém o guiasse para conhecer o cemitério.

Penadinho o leva, mas de repente ele some do seu lado. Quando vê, a Alminha estava apavorada, com medo achando que o Manicola era uma aranha esquisita e fica braba ao sabee que o Penadinho conhecia e não sabe como ele anda com um treco esquisito por aí. Manicola diz que não fez nada de errado, só foi se apresentar a ela. Depois, Zé Vampir pede ajuda ao Penadinho na mudança do seu túmulo. Penadinho diz que estava com amigo e não podia. Manicola some, Zé Vampir acha que Penadinho não queria ajudá-lo, avisa que queria só uma mãozinha e Manicola aparece se serve a dele. Zé Vampir fica brabo, não acha graça, pensando que era brincadeira deles.

Penadinho fica brabo por Cranicola arrumar cada uma para ele e volta com o Manicola para ficar com o Cranicola, que não entende nada no que deu nele e manicola diz que acha que Penadinho é meio "gira", fazendo movimento giratório como se ele fosse louco. Penadinho comenta que se o primo é assim, imagine como era o resto da família, fica aliviado que agora o problema é do Cranicola, mas no final é surpreendido que surge a família toda do Cranicola pedindo para Penadinhos levá-los até a ele, para seu desespero. Aparecem o Pedicola, Bracicola, Ossicolas e Clavicola.

História bem divertida com Penadinho precisando apresentar o cemitério ao primo do Cranicola, mas ele saía de perto do Penadinho e arrumava confusão por conta dos outros não conhecê-lo. Até que tinha boas intenções, mas os outros ficavam com medo. Penadinho não gostou do Manicola e situação piorou para ele quando conheceu a família toda do Cranicola.

Foi legal saber que a família do Cranicola é toda composta por partes de ossos do corpo humano, como mão, braço, clavícula, etc, se juntasse todos em um formava um esqueleto. Foi bem criativo isso. Pena não informarem o grau de parentesco deles com o Cranicola, quem era tio, tia, primos, pai, mãe, mas a Clavicola, a gente soube que era tia do Cranicola e mãe do Manicola. Dava até para ser mais longa um pouco para mostrar reação de outros personagens da Turma do Penadinho, mas como era um gibi quinzenal, eles tinham que colocar histórias mais curtas e objetivas.

Todos os parentes do Cranicola tem terminação "cola". Leitura é sem acento no "I", semelhante a "CranicÓla" inclusive a "CravicÓla". Sempre é bom ver parentes dos personagens nas histórias, dava para ter Almanaque Temático só com parentes ou  pelo menos só com primos dos personagens. Divertido também ter um carteiro no cemitério, eles receberem correspondências como os seres humanos, além do carteiro ser fantasma também.

Traços excelentes, principalmente da visão do cemitério cheia de detalhes. Tiveram ligeira diferença na Alminha e Zé Vampir como vemos hoje, principalmente a Alminha com lábios, porque na época os personagens ainda não tinha traços definitivos. Eram as primeiras histórias da Turma do Penadinho, de fato, que saíam nas revistas do Cascão. Apesar de  antes de 1982 ter uma ou outra história desse núcleo nas revistas da Mônica e Cebolinha, mas era bem raro, e só passou a ter algo fixo nas revistas do Cascão. E ainda não tinham personalidade definida também, foram ajustando aos poucos ao longo dos anos, até acharem um estilo fixo para cada personagem.

38 comentários:

  1. Bem criativa, e os detalhes do cemitério também estão muito bem desenhados! Alguns quadrinhos estão uma obra de arte.

    Eu também costumo ler o nome do Cranicola como se tivesse acento no "i".

    https://magoeconomista.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  2. A Turma do Penadinho passou a ser mais conhecida com as revistas do Cascão, antes disso raramente aparecia. E histórias deles e do Bidu nas revistas do Cascão ajudavam a preencher espaço por terem poucas histórias do Cascão produzidas até então. Eu também preferia a Turma do Penadinho sem personalidade definida, eram mais soltas.

    Eu quando criança lia "CranÍcola" com acento, aí os outros familiares consequentemente tudo com acento no "i" também. Embora a pronúncia real é sem acento, mas qualquer um ler como achar melhor. Acho que lia com acento por causa de associação com crânio, só anos depois que percebi que não tinha acento, aí passei a ler certo. De nada. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Desenhos assim eram obra de arte, sem dúvida. Caprichavam demais. Eu lia com acento quando criança, só passei a ler sem acento quando adolescente por prestar mais atenção.

    ResponderExcluir
  4. Olha os traços desta hq!!! *-* UAU

    Tenho esse almanaque na coleção! <3 rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacionais esses traços. Assim que era bom. Esse Almanaque é excelente também, bom saber que você tem esse. Vale a pena ter na coleção.

      Excluir
  5. Sabe a ruena do penadinhovsao os melhores secundários do Mauricio. .dos poucos que não perderam o charme mesmo vo as limitações do politicamente correto..a dona morte tem histórias muito engraçadas com um tema tão difícil de falar pra criancas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto da Turma do Penadinho. Até que a Dona Morte ainda costuma ter histórias boas.

      Excluir
    2. Ela vai parar em lugares inusitados prapra buscar os mortos. Até no programa do Faustão foi parar

      Excluir
  6. Afinal o pessoal a turma do penadinho e estágio pra anjo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cemitério lá é o Purgatório, onde pelo menos os fantasmas ficam esperando resposta se vão para o Céu ou para o Inferno ou reencarnarem.

      Excluir
  7. Esse traço sempre foi o meu preferido, incrivelmente detalhista e sofisticado. Sabe dizer quem era o desenhista, Marcos? Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Francisco. Não faço ideia de quem é o desenhista dessa história e desse estilo. De fato, era muito bom assim.

      Excluir
    2. Parece ser o mesmo desenhista de "Comida fresca", embora Zé Vampir apareça com outro formato de nariz. Acho também que é o mesmo que desenhou "O maior mistério da Terra.", aquela em que aparece a silhueta do Pato Donald no último quadrinho, e outras como "É a Pipa na Paquera na TV!", "O barbudinho", "Véio caduco!", "Jornada do Cebolinha", "Dá uma mãozinha aqui!", "A Mônica parou de crescer", "Os bruxinhos", "O terrível Capitão Bebê Feio", "Sansão é o nome do meu coelhinho!" entre tantos outros clássicos e também outras tantas tramas com menores destaques.

      Excluir
    3. Eram poucos desenhistas na época, aí mais comum ser o mesmo em várias histórias clássicas. Essas aí uma melhor que a outra, algumas deve ser do mesmo desenhista, algumas o mesmo desta história do Penadinho, mas não acredito que todas essas citadas sejam do mesmo desenhista. Sem contar que o arte-finalista conta também e o que deixam mais bonitos ainda os desenhos originais do desenhista. De arte-finalista só consigo identificar os do Alvin Lacerda.

      Excluir
    4. Nossa Esse alvim Lacerda trabalha ja msp até hoje? Acho que vi esse nome em algum gibi de agora

      Excluir
    5. Miguel, acho que sim, mas aí as artes dele seriam digitais, nem chegam aos pés das obras que ele fazia feito a mão.

      Excluir
  8. Por isso que a Turma do Penadinho era superior à Turma do Arrepio,ambos colegas de editora(Globo).Esta era fofa demais para personagens de terror,enquanto a outra explorava bem esses aspectos escatológicos,mas na medida(ou não?).Os roteiristas eram bem criativos com esse tema,que me fez lembrar desta animação antiga:
    https://www.youtube.com/watch?v=sCzhLWj1IBY

    E sim,aprendi recentemente que no nome Cranicola,a sílaba tônica é a "co",de vogal aberta.Maurício matou essa dúvida.

    Já pararam para pensar que a silhueta do Penadinho se assemelha a uma vela acesa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Turma do Arrepio era boa também, mas preferia a do Penadinho. A pronúncia do Cranicola sempre gerou dúvida mesmo. E nunca reparei da aparência do Penadinho parecer uma vela, mas acho que a intenção do Mauricio não era essa quando o criou.

      Excluir
    2. Semelhança com vela indica que é espírito de luz, isto é, embora não seja russo, também é um "fantasminha camarada". Médiuns que conseguem enxergar desencarnados sabem que a forma de Penadinho é uma clara evidência de que não é zombeteiro e nem espírito de porco, sabem que podem confiar quando baixa em mesas de centros espíritas. Grosso modo, "perispírito" é a forma fantasmagórica de cada um de nós.
      Indo para o contexto da Guerra Fria, é um contrassenso atribuir camaradagem a um personagem estadunidense, Gasparzinho seria marxista, adepto do Socialismo, algo assim? Já Colossus dos X-Men podemos afirmar que é de fato um mutante camarada.

      Excluir
    3. Acho que nada a ver Gasparzinho ser marxista ou adepto vai Socialismo.

      Excluir
    4. Li a biografia do Gasparzinho(ou seria necrografia?)rapidamente e vi que o nome original do Riq...digo,Gasparzinho é "Casper,the FRIENDLY ghost",e "friendly" tem como tradução livre o termo "amigável".
      Desconheço quando e como se passou a usar o "camarada"(no Brasil) nesse sentido de amizade,mas até o Rei usou tal termo em uma canção dedicada ao "gigante gentil".

      Parece que "camarada" estaria mais para companheiro,parceiro ou colega do que para amigo,seria no sentido de irmandade.

      Sobre espiritismo,do qual Maurício é simpatizante,o que Zózimo disse basicamente é isso mesmo.Eu já "vi",muito ligeiramente,desencarnados conhecidos e desconhecidos vestidos de branco,que seria a origem da imagem clássica de fantasmas brancos,de "lençol branco".

      Excluir
    5. Então Gasparzinho seria um camarada capitalista? Se bem que sendo fantasma carece de nada desses dois modelos sociais, mas insiste em vagar neste plano, então é camarada por ajudar encarnados, não oferece ameaça, não aterroriza, já que fantasmas estão na categoria de assombrações e criaturas assim não são benevolentes, não praticam boas ações, então Gasparzinho é camarada por ser um ponto fora da curva, agora entendi!
      Se Penadinho tivesse pernas poderia atuar em campanhas de vacinação infantil quando Zé Gotinha não pudesse comparecer, devidamente maquiado não assustaria a criançada, seria conhecido por "fantasma quebra-galho".

      Excluir
    6. Vai verse inspiraram no pedacinho pro ze gotinha

      Excluir
    7. O hábito de acender velas e condenado por algumas pessoas que dizem que e um portal para o desconhecido. Minhaar sempre acendia quando eu ou meu pai saía de casa e demorava. .e ja no cemitério acender pros mortos no finados. ..agora que evangélica parou com esses costumes pois pra religião evangélica não tem purgatório a hebye quando morre ja tem o destino selado e so está esperando a volta deCristo pro juízo final. ..

      Excluir
    8. Acender velas e ligar lanternas são a mesma coisa, não?
      Não dá para saber se Hebe Camargo está esperando Jesus Cristo voltar ou se já reencarnou, caso afirme que está aguardando o Salvador ao baixar em uma mesa de centro kardecista, também não dá para saber se de fato é ela ou se é um espírito zombeteiro, isto é, espíritos que se passam por outros desencarnados, engrupindo médiuns.

      Excluir
  9. Essa capa do almanaque do Cascão 7 é uma das mais lindas senão a mais linda de todas as 3 editoras. Essa imagem virou até propaganda da revista dele depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro essa capa, uma das minhas preferidas também. Além de muito bem desenhada e mostra também a verdadeira personalidade do Cascão. Foi depois propaganda da revista N° 200 dele só que sem os personagens secundários.

      Excluir
  10. Supimpa! Parentada bizarra, assusta até assombrações.
    O núcleo do Penadinho compõe muito bem o título Cascão enquanto quinzenal, o mesmo ocorre com Papa-Capim em Chico Bento na mesma periodicidade, tacadas certeiras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Zózimo,quem veio primeiro,a mãozinha da Família Addams ou o Manicola?

      Excluir
    2. Zózimo, muito boa mesmo. Também considero Penadinho como sendo revista deles dentro do Cascão assim como Papa-Capim nas revistas do Chico.

      Excluir
    3. Júlio César, o seriado Família Addams veio primeiro, é original de 1964.

      Excluir
    4. Bom saber o ano em que surgiu Família Addams, imaginava que fosse mais antiga. Também lembrei do Mãozinha ao ver o parente do Cranicola, outro membro dessa família que se assemelha a personagem de Mauricio é o tal Primo Itt, uma bizarra versão bípede de Floquinho, com direito a chapéu e óculos.

      Excluir
    5. Verdade, o primo Itt parece com ele.

      Excluir
    6. Falando em séries americanas que misturam terror com comédia,eu gostava muito de "Os Monstros".Sua trilha era,ao meu ver,tão icônica quanto a dos Addams,só não tinha estalar de dedos.

      Era muito bom ver Herman Monstro,o atrapalhado Frankenstein,interagindo com o malandro sogro vampiro,cuja filha e esposa de Herman também era vampira,mas o filho homem do casal é um lobisomem e a moça,uma humana normal e bela,vista como aberração por seus parentes.

      Excluir
    7. Julio Cesar, considero Os Monstros melhor que Família Addams, SBT que transmitia a série, assisti bastante em final de infância e início de adolescência, Frankenstein é o patriarca e também o protagonista, trabalhava para sustentar a família, muito bem lembrado, bom demais!

      Excluir
  11. Cranicola pode ser tipo crânio quer cola do corpo perdido

    ResponderExcluir
  12. Miguel, eles nunca entraram em consenso disso de como o Cranicola morreu. Já mostraram que que seria cabeça perdida de alguém que morreu, outras vezes que tem só cabeça porque foi decepado por guilhontina, em queda violenta de skate, etc, aí motivo oficial mesmo não tem.

    ResponderExcluir