sábado, 24 de abril de 2021

Magali Nº 2 - Panini - 2021


Nas bancas, 'Magali Nº 2' lançada em abril de 2021 pela Editora Panini. Nessa postagem mostro como foi essa edição.

A revistas da MSP tiveram numeração reiniciada em março de 2021 formando uma terceira série na Panini. Após o reiniciamento, revistas da Magali passam a ter 84 páginas, formato canoa (não tem mais formato lombada quadrada as revistas com 84 páginas), com 1 página de seção de correspondências, mais 9 páginas de passatempos e  as seções "Turma do Mauricio" (mostrando fichas dos personagens) e tiras clássicas a partir dos anos 1960, custando R$ 7,90. Com essas inclusões, acaba tendo a mesma quantidade de páginas com histórias de antes quando tinha 68 páginas, pagando mais.

Na distribuição chegou aqui dia 9 de abril, uma data de média que costuma chegar as revistas nas bancas. A capa com logotipo em HD e com alusão à história de abertura com extensão na contracapa para justificar preço, código de barras, QR Code e selos não aparecerem na capa. 

Capa com desenho se estendendo com a contracapa

A revista tem 9 histórias, incluindo a tirinha final,  e a história de abertura é "Não perca o bonde da história", com 24 páginas. Escrita por Edson Itaborahy e dividia em 3 partes, a turminha é convidada pelo Ariovaldo a entrar em um bonde em que eles se tornariam celebridades conhecidas mundialmente e vários seguidores, cada um com sua especialidade, para entrarem na História da Fama. Mônica se tornou cantora, Cebolinha, um pintor, Cascão, um jogador de futebol, e mais a tarde a Magali, uma chef de cozinha.

Só que essa fama a qualquer custo era passageira e a intenção não era para eles "entrarem na História" e serem conhecidos e ficarem lembrados para sempre por uma carreira de sucesso e, sim, por uma tragédia ou notícia ruim bombástica sobre eles. Tipo, alguns famosos na vida real que deixam de ser famosos e depois de alguns anos são lembrados só por coisas ruins que aconteceram com eles nos bastidores e que foram mais impactantes que a carreira no auge. E a história também dá recado a pessoas que querem ser celebridades a qualquer custo, fazem de tudo para serem famosas.

Trecho da HQ "Não perca o bonde da história"

Até que achei um tema bem interessante e atual para alertar pessoas assim que querem fama repentina e o tombo pode ser feio. Ficou melhor após a reviravolta dos personagens se darem mal após terem seus minutos de fama. Gostei do vilão Ariovaldo, teve direto até assinatura de contrato com os personagens quando entraram no bonde mágico, se fosse criada na fase incorreta, o vilão até poderia ser um diabo disfarçado, mas nessa história colocaram como um bruxo. Ele ainda prometeu que ia voltar, então tem possibilidade desse personagem voltar nas revistas no futuro.

Pode-se dizer que teve situação incorreta da turminha entrar em um bonde de uma pessoa que não conheciam, aceitarem carona de desconhecido. Pelo visto deixaram passar isso. Os traços não ficaram ruins, quando tem arte-final de Kazuo Yamassake, os desenhos ficam bons. O final que podia terem colocado uma piadinha em vez de mostrar lição de moral e mensagem educativa, coisa que está predominante nas revistas atuais, mas no geral achei uma boa história para os padrões atuais.

Trecho da HQ "Não perca o bonde da história"

No resto da revista segue o estilo atual com traços e letras de PC e voltadas ao conteúdo didático e dar lição de moral e continua em todas as histórias um texto "Mauricio Apresenta" antes de cada título. Foram poucas histórias da Magali, pouco espaço na própria revista, o que vem acontecendo nos últimos anos, devia aparecer mais, e dessa vez sem muito foco em comida. De secundários, tiveram histórias com Tina, Dorinha, Dudu com Anjinho, Turma da Mata e Mingau. Na história da Tina, "Mantendo-se no agora", de 6 páginas, Tina tenta mostrar para Pipa, Zecão e Rolo que eles devem focar no presente e não ficarem pensando no que aconteceu no passado e não se preocupar com o futuro, com coisas que podem nem acontecer.

Trecho da HQ "Mantendo-se no agora"

Em "Fios brancos", de 2 páginas, Magali encontra e fica arrancando fios de cabelo brancos dos seus pais. Em "Para onde eu vou?", de 4 páginas, Dorinha fica indecisa se vai lanchar uma maçã ou um bolinho e Xaveco tenta ajudar. Tem participação da Magali nessa, mas o foco maior é da Dorinha e Xaveco. Durante a história teve mensagem educativa, mas até que teve piadinha no final.

Trecho da HQ "Para onde eu vou?"

Em "Os agentes", de 5 páginas, Dudu pede para o Anjinho buscar seu boneco que um pombo levou para um casarão abandonado com mensagem durante a história. Essa foi a única história que a Milena participou e foi só alguns quadrinhos no final, pelo menos não ficou uma série de histórias com ela, pelo menos nessa revista. Em "Se eu fosse igual a eles...", de 4 páginas, Jotalhão fica imaginando como seria se ele fosse como os seus amigos bichos; 

Mingau teve 2 histórias nessa edição. Em "Mingau X ginasta X carro X avestruz", de 5 páginas, ele fica brincando com bonecos que encontravam onde andava pela casa. E em seguida, na história de encerramento "Videoaula", de 7 páginas, Mingau fica atrapalhando a Magali em sua aula de ginástica online que estava assistindo ao vivo pelo canal de Youtube no laptop. Como a MSP gosta de sempre colocar histórias com situações atuais, nada mais normal histórias assim envolvendo videoaulas e canais de Youtube. Essa de encerramento não foi ruim, só os traços que podiam ser melhores.

Trecho da HQ "Videoaula"

Na seção "Turma do Mauricio", sempre com 2 páginas, mostra as fichas dos personagens Milena, André, Nefasta, Fuxico e Caudinha. Nas tiras clássicas, tiveram 4 tiras da Magali dos anos 1960 e 4 da Tina dos anos 1970. O que me motivou a comprar essa revista foi essas tirinhas da Tina, são do primeiro semestre de 1977 e ainda na fase hippie,  umas das últimas com ela assim. Vimos tirinhas até com o irmão Toneco e o pai dela, que estavam sumidos das revistas mensais na época, mas que apareciam nas tiras de jornais. 

Essas tiras de jornais foram as melhores coisas que fizeram quando reiniciaram as revistas, tem um valor histórico e até motiva a adultos comprarem só por causa disso ou quem fica desanimado comprar vendo tantas páginas de passatempos, afinal, ninguém faz passatempos. Colocam as tiras exatamente como saíram nos jornais e não só com os personagens da Turma da Mônica. As raridades são as tiras dos secundários porque as da Turma da Mônica já são mais conhecidas até recentemente pelos livros "As Tiras Clássicas da Turma da Mônica" e os livros pockets da Editora L&PM. Como eu não tinha nenhuma tirinha da Tina hippie, aí não resisti a comprar a revista. 

Bem que podiam depois de um tempo, criarem livro especial reunindo essas tirinhas que saíram nas revistas dessa terceira série da Panini. Ideal mesmo eram não ter cancelado os pockets da Editora L&PM e terem criado livros com tiras de jornais da Tina, Turma da Mata, Piteco, Astronauta, etc. Agora ficam criando livros de capas duras caros com reedições da Panini recentes e esse material histórico ficam de fora.

Uma das páginas de Tiras Clássicas da Tina da edição (1977)

No expediente final junto com a tirinha atual tem agora numeração real da revista desde o lançamento da revista da Magali da Editora Globo em 1989 ao lado do número da série atual. Contando todas as séries, vemos que essa é a edição Nº 575 da Magali.

Expediente final mostrando também numeração real da revista

Achei que não foi ruim por completo essa revista da Magali, mesmo inicialmente ter comprado só pelas tirinhas da Tina, mas até que achei legal a história de abertura e de encerramento. Podiam não focar tanto no politicamente correto e não ficarem se preocupando o tempo todo em ensinar boas maneiras e conteúdo didático, aí seria melhor. E podia ter mais histórias da Magali. As outras revistas do mês de abril eu não comprei, não vi nada de mais folheando, até poderia pelas tiras nas revistas do Cascão, Chico Bento e Turma da Mônica, mas não achei tão raras quanto as da Tina. Fica a dica.

50 comentários:

  1. Boa... eu ainda não li oficialmente essa kkk

    ResponderExcluir
  2. De fato não são recentes as revistas da Magali, já são 32 anos de circulação, aí fica mais a afeto mesmo. Como eu gosto da personagem, aí até tenho certa preferência comprar as dela. Dessa vez comprei mesmo por causa das tirinhas da Tina senão não comprava, mas acabei gostando do conteúdo, pelo menos os traços da história de abertura ficaram bons, aí de cara sabia que não ia me arrepender. As outras do mês nenhuma me agradou folheando, inclusive traços fracos em todos.

    Cascão está bem ruim, foi o que mais mudou de todos. Se bem que na edição n°3 finalmente vai ter história com essência dele de vilões querendo dar banho nele, no caso o Doutor Olimpo e isso achei positivo. Caso eu queira comprar as de maio, darei preferência a ele dessa vez. Revistas do Chico atual acho sem graça, só boas maneiras e de longe é aquele Chico que conheci da fase de ouro, Mônica anda horrível revistas dela, bem bobinhas e muito Milena nelas, Cebolinha é o menos pior, o que menos mudou, e Turma da Mônica tá tendo um mix com vários personagens, aí depende do conteúdo, mas muitas vezes tem histórias educativas demais e excesso de Milena que fica cansativo.

    ResponderExcluir
  3. Embora passe batido, que erro grosseiro foi feito com Magali no penúltimo quadrinho da página 13, parece mais o Quinzinho disfarçado. O que ameniza este "errãozinho" é ver Tina, um colírio para desanuviar o embaçamento que o Teóf... Digo, Magali me causou nas vistas, quem diria, sempre tão esbelta... Enquanto uma pratica ioga, a outra pratica supino, se pintar de verde parece filhote de She-Hulk, no backstage deve ter engolido melancia inteira para não dar mau exemplo, compreensível, depois murcha novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, muitas vezes os desenhos ficam proporcionais, deixando os personagens gordos ou magros demais, principalmente gordos. Não gosto disso. Porém, no geral até que desenhos nessa não ficaram ruins por completo, pode ser a arte final com contorno grosso ajudou nisso.

      Excluir
    2. É, eu que não tenho a revista, com base nos trechos a história parece ter bom visual, outra que não posso deixar passar encontra-se no terceiro quadro da página 9, na árvore genealógica da garotinha menor certamente encontra-se Penadinho, deve ser bisavô, enquanto uma lembra o fantasma, a outra lembra o Teófilo, e ao contrário destas deselegâncias quem está cada vez mais elegante é Pipa que rechonchuda é muito mais graciosa. Ela foi aporrinhar a Tina em qual parque? Trianon, Aclimação ou Ibirapuera?

      Excluir
    3. Elas lembram sim. Sobre o parque que a Turma da Tina está não é revelado, vai da imaginação de cada um, imagino o Ibirapuera rs.

      Excluir
    4. "Ibirapuera", que fonética, que palavra imponente, quando ouço, falo e leio, independente de saber o significado imagino sempre algo agradável, remete a conforto, belas paisagens, sensação de aconchego, leveza, sofisticação, bons fluídos...
      Palavra tipicamente brasileira, ameríndia, americana por ser expressão nativa remete ao Papa-Capim e em sentido cômico não tem como não remeter ao Cascão: "Ibirapoeira". Tina respira ar puro, a poluição que corta o barato da meditação é a sonora, proporcionada por quem já foi mais adiposa.

      Excluir
    5. Uma erratinha: faltou vírgula depois de "americana", e só para reforçar: por mais que se considere, por mais que pareça, a expressão "América" não se restringe ao Tio Sam, mesmo que oficialmente componhe o nome do mesmo, nascidos no Brasil, Suriname, Paraguai, Falkland, Honduras, Haiti, Equador, Groenlândia, Belize, Jamaica, Canadá, Guiana, Peru, Uruguai, etc são tão americanos quanto os estadunidenses.

      Excluir
    6. Tina respirou ar puro, com eles não tem poluição, ainda mais em parque. E americano vale pra qualquer país das Américas do Note, do Sul e Central.

      Excluir
    7. No último quadrinho da página 70 Magali está tão gordinha quanto Mônica, tanto está que até tenta fazer ginástica, quando comia incessantemente não tinha este problema.
      Já faz tempo que boa parte da equipe que desenha a TM clássica é um tanto desatenta.

      Excluir
    8. Os traços dessa história de encerramento achei feio, concordo que ela tá gordinha como a Mônica, davam pra melhorar isso, mesmo sendo traços digitais.

      Excluir
  4. Marcos, comprei todas numero 1 e número 2 mais por causa das novas seções Turma do Maurício e tirinhas clássicas. Mas não pretendo comprar todas daqui pra frente, é uma grana que prefiro investir em mais gibis antigos. Na minha opinião, a melhor desse mês foi "Turma da Mônica", o jogo do Contra achei uma excelente história e teve outras boas histórias, que até deu pra dar algumas risadas, o que é difícil nos gibis atuais. Nessa da Magali, eles capricharam na capa, a história de abertura até que é boazinha. O quadro do Cebolinha foi bem engraçado,com os dentoes da Mônica no meio da arte. Os gibis do Cascao e Cebolinha na minha opinião foram as mais fracas, só historinha didática e sem graça, uma pena. A da Mônica gostei da história de abertura e do Chico Bento, tem sido extremamente didática, o que irrita muitas vezes. Desse mês, foi um pouco melhor, mas ainda longe da qualidade das antigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim chama mais atenção são essas tiras clássicas, são sensacionais, deviam depois criar livro com essas publicadas. Também não vou comprar só por causa das tiras, melhor gastar com as antigas. Bom saber que o da Turma da Mônica tem roteiro bom, desenhos não me agradaram quando folheei. Cascão vi que era extremamente didático logo de cara e Chico ultimamente está nesse caminho, infelizmente. Então essas revistas Turma da Mônica Nº 1 e Nº 2 foram as primeiras que você teve na coleção?

      Excluir
    2. Não foram as primeiras Turma da Mônica da coleção, eu tinha algumas poucas da segunda série. Mas tô achando este título um gibi mais diversificado e pelo menos, neste mês, tiveram boas histórias.

      Excluir
    3. Entendi. Esse título foi o que mais tive na segunda série. Tem um mix maior de personagens, mas acho muito no extremo. Ou é bem legal ou boba e educativa demais. E gostam muito de colocarem Milena nesse título, o que cansa demais.

      Excluir
  5. Ainda bem que mantiveram os créditos nessa terceira série.A maioria dos roteiristas da Turma da Mônica eu conheci a partir desses creditos kkkkk antes eu so conhecia alguns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, os créditos foram bons terem colocado, apesar de agora ter um "Mauricio Apresenta" bem grande antes dos títulos para frisar que são revistas do Mauricio. Ele nunca gostou dos créditos, pelo visto, e passou a colocar e mais por pressão dos leitores que sempre pediam pra ter.

      Excluir
    2. So falta agora eles creditarem as historias que saem nos almanaques,indicando por exemplo em que revista sairam no original kkkk esse "Mauricio Apresenta"è mesmo bizarro demais.E raro não ter nenhuma historia nem da Milena e nem com participação dela.So nos gibis recentes que eu comprei tem um monte.Parece que querem inserir a personagem a todo custo kkkkkk

      Excluir
    3. Infelizmente nos almanaques não tem créditos de quais revistas saíram as histórias. Podia ter ainda mais que reiniciaram, mas não fizeram. E tá um saco isso de Milena o tempo todo, querem a todo custo colocar como a quinta personagem principal do Limoeiro. Difícil não ter algum gibi com ela, não duvido que criem gibi só dela continuando assim.

      Excluir
    4. Quem se deu mal com a chegada e Milena foi a Denise..virou figurante. eu gosyp gosto da família dela de terem personagem a negros. Sempre teve poucos de destaque inclusive a história com a mãe dela na monica 1 foi divertida

      Excluir
    5. Acho que o Maurício apresenta era utilizado nos gibis antigos e meio que um resgate

      Excluir
    6. Acho a Milena fraca, não tem conflitos, é toda perfeitinha. Vale por ter um núcleo negro, mas não precisa ser em excesso como está sendo. Denise que se deu mal, já era figurante, agora mais ainda, está com menos espaço agora.

      Já o "Mauricio Apresenta" aparecia algumas vezes em histórias antigas quando tinham histórias com personagens secundárias ou tinham alguma fábula. O problema é que é todas as histórias com isso, se fosse uma ou outra não seria ruim.

      Excluir
    7. To reparando mesmo que a Denise sumiu um pouco das historias porque a Milena ocupou o lugar dela.Lamentavel.

      Excluir
    8. O Emerson abreu adora usá-la pra falar gírias modernas. Como não tem escrito a coitada sumiu. .e e uma das poucas que e um pouco egoísta sem papás na língua.vamos pedir a volta dela..hastag volta Denise! Salve a turma da Mônica kkk...e a turma do bairro das pintagueiras tbm ..

      Excluir
    9. Pois é, como o Emerson tem escrito poucas histórias, aí Denise some. Os outros roteiristas não a deixam tão descolada igual como o Emerson.

      Excluir
    10. Sobre os almanaques deveria ter a edição e o ano das histórias porque qdo uma historinha atual vira algo devym gibi antigo citam o número da revista tipo Mônica tal editora Globo...porque não dizer de quem e o roteiro. .afinal Maurício ja e o dono da marca mas as histórias são de diversos roteiristas..as da Globo eram muitas da Rosana Munhoz inclusive onas histórias do Chico Bento e papa capim os desenhos de natureza eram dela

      Excluir
    11. A história cascao Ramsés foi lançada depois da morte dessa roteirista.gostei bastante da historinha

      Excluir
    12. Concordo, tinham que informar nos almanaques créditos de onde saíram histórias. Na Editora Abril tinha e por um período grande na Globo também mostravam nas histórias da própria Globo, eram muito bom quando tinha. Rosana tinha histórias excelentes, essa do Cascão Rasmés foi dela sim, pelo visto arquivada por ser muito grande para uma revista quinzenal de 36 páginas na época que ela era viva.

      Excluir
  6. Mudando de assunto vocês leem oa clássicos de cinema tipo o coiso, o bugado. .achei as capas belíssimas. .dizem que vai lançar em capa dura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já há algum tempo que estão com edições de Clássicos do Cinema em capa dura, são reedições de tudo que saiu nas edições normais de bancas. Com "O Coiso " parece que vai reunir a republicação da história que saiu na Clássicos normal e vão incluir história inédita com esse tema coma Turma da Mônica Jovem.

      Excluir
    2. Eu quero ler essa com a tmj..como e com a turma jovem talvez esteja mais assustadora

      Excluir
    3. Deve ser. Em breve devem estar vendendo em livrarias e algumas bancas. Preço desses livros capa dura é caro, custa R$ 44,90.

      Excluir
    4. Ja vi um da magali histórias de terror 40,00 perdido numa banca do Centro da cidade..não imagino uma criança atrás de um livro capa dura lacrado..com certeza e feito pros velhoes como a gente ou os pais

      Excluir
    5. Caros demais e pior que são redições recentes da Panini. São mais pra adultos e seria mais interessante resgatarem materiais clássicos e históricos como tirinhas dos anos 1960 e 1970, por exemplo.

      Excluir
    6. Também acho...deviam ter prosseguido com a coleção histórica pelo menos Mônica e cebolinha de vez em quando

      Excluir
    7. Seria mais jogo, sem dúvida

      Excluir
  7. As histórias da magali marcaram minha infância na editora Globo. .Vocescuna edição que ela vai jogar futebol e imagina chutar uma melancia pro gol que e a cara dela? Antológica

    ResponderExcluir
  8. Miguel, essa é legal. Magali tem muitas boas sim

    ResponderExcluir
  9. Estava com vontade de comprar algum gibi da serie nova, pois o último gibi que comprei foi Mônica 1 da segunda série da Panini. Pela indicação da postagem, acho que vou comprar esse da Magali e o do Cebolinha, pois ouvi dizer que a história de abertura com Louco é boa. Vou arriscar mesmo!

    Aliás, tô vendo que o Xaveco voltou a aparecer bastante. Ele tinha dado uma diminuída, mas nos mensais de Abril ele apareceu razoavelmente bem, inclusive com histórias solo! Eu gosto dele, acho boa a presença do personagem. Só o que pra mim passou dos imites por um tempo foi o exagero na piada do secundário a cada vez que ele aparecia. Erraram a mão.

    Enfim, torcer que as histórias se tornem igual antigamente eu nem me iludo, mas espero que nessa terceira fase eles não se prendam tanto ao lado educativo. Vou torcer por esses gibis! Ao menos algumas coisas boas já vieram, como as tirinhas clássicas. Pra mim uma ótima sacada da MSP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que não se iluda, mas tenta ver se gosta, cada um tem uma opinião. As tirinhas clássicas foram grandes sacadas, tem em todas as mensais, menos em Mônica e Cebolinha. Xaveco tem aparecido mais, sim, em Turma da Mônica 2 tem uma história dele solo com o pai, por exemplo.

      Excluir
    2. A família do xaveco a avó e a irmã e bem legal..defendo que essa revista turma da Mônica seja pra eles

      Excluir
    3. A Magali de maio pela capa parece que vai ser legal. ..

      Excluir
    4. Essa revista Turma da Mônica é da turma toda, mas com mais chance de ter mais secundários do que nas outras revistas. Xaveco pode aparecer em qualquer revista. Magali de maio é de aniversário dela, pode ser legal.

      Excluir
    5. Esse lado místico da magali acho bem legal quando exploram...

      Excluir
  10. Como se diz... as crianças da rua do limoeiro, agora estão padronizadas: não tem defeitos, são perfeitas e agora as revistinhas viraram livros didáticos, destinados a ensinar as crianças a terem outro comportamento, outras ideias... diversão, nem tanto, mais distração.
    Pra nós, eleitores quarentões, a Turma da Mônica que conhecíamos, divertida, honesta também e, principalmente, mais HUMANA, não existe mais.

    ResponderExcluir
  11. Pois é, Marcel, perderam totalmente a proposta dos gibis, só se preocupam em educar, virar cartilha de boas maneiras e no máximo distração das crianças. Andam fracas demais, sem conflitos, perde toda a graça. Milena é um grande exemplo disso, toda perfeita e sem defeito, um saco assim.

    ResponderExcluir
  12. Aliás e maneiro quando aparecem bruxas Serra místicos. se eu bater e o olho e ver vou acabar comprando kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São boas histórias assim, nessa edição é revelado depois que o vilão é bruxo.

      Excluir