segunda-feira, 26 de abril de 2021

Capa da Semana: Mônica Nº 32

Uma capa com Mônica e Cebolinha na Inglaterra, com Mônica dando em cima do Cebolinha, que estava como um soldado inglês. Destaque para a roupa da Mônica, bem estilo à Madonna dos anos 1980, ficou bem legal.

Essa capa foi uma das séries de capas em sequência de 1989 tiradas de uma coleção de cadernos com os personagens viajando para outros países. As capas de Mônica Nº 29, 30, 31 e 32 e mais 'Cascão Nº 63' foram dessa coleção de cadernos e que até tinham propagandas nas revistas na época.

A capa dessa semana é de 'Mônica Nº 32' (Ed. Globo, Agosto/ 1989).

56 comentários:

  1. Esta guarda britânica teoricamente decorativa é muito engraçada, parecem soldados robôs. Nesta capa temos Jimmy Five e Monica sem acento. Teria esta arte sido lançada no Reino Unido como capa de gibi ou em outro produto? Imagino que sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho engraçado esses guardas britânicos. Capaz de ter sido capa lá na Inglaterra, sim, tudo a ver e se não foi, perderam a chance.

      Excluir
    2. Para nós que sacamos alguma coisa de Turma da Mônica arredondada, que não dá pane encefálica, digerível, coisa e tal esta capa nos remete às outras três anteriores ambientadas em algum país das Arábias, em Paris e Japão, a última citada me remete à capa de Mônica nº174 da Editora Abril que também homenageia os nipônicos, parece que à época Mauricio de Sousa esteve zanzando no arquipélago e a ilustração é relacionada à passagem, creio que no conteúdo do número também aborde o que denota a capa, possui a edição, Marcos?

      Excluir
    3. Não tenho a Mônica 174 da Abril, mas sei qual é. Não sabia disso que era referência à visita do Mauricio no arquipélago.

      Excluir
    4. É que na capa contém a inscrição: "Mauricio no Japão pág.9". Bela capa que parece ter surtido pouco efeito.

      Excluir
    5. Entendi, não tinha visto esse detalhe na capa, tem razão.

      Excluir
    6. Sustentei por muito tempo que "Esse não pode dar errado!" - formidável trama onde o sofá da residência da dentuça é o foco - fosse de 1985, conheci em 1990 através de algum almanacão creio, a princípio não me ligava em origens de HQs e gibis, fui ter interesse nisso no início da década de 2000, em 2018 é que descobri que a HQ é de 1984, desse gibi com capa referente à cultura nipônica, que a meu ver, das capas do título nos 1980 é uma das menos abordadas na rede.

      Excluir
    7. Essa história é muito engraçada, gosto dessa também.

      Excluir
  2. Não conhecia ou não lembrava dos cadernos da TM em 89,só a série de 1991 ou 92,que gerou uma réplica numa capa de gibi do Cascão como rapper,junto com o "Jimmy Five",com aqueles motivos que remetem ao "poperô" do clipe de "Pump up the jam" e da vinheta de "Um Maluco no pedaço".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi na capa de Cascão 144 de 1992. Foi capa de caderno inicialmente e aproveitaram como capa de revista. Não achava ruim quando acontecia, eram muitas capas pra produzirem e aí recorriam a isso de imagens já existentes de vez em quando. Fora que as capas de cadernos eram muito bonitas.

      Excluir
    2. A capa de caderno-gibi ou gibi-caderno que mais gosto é do Cascão gondoleiro, que martírio! Se bem que a arte da capa de Mônica nº8 de 1987 considero um achado, imagino que tenha estampado capas de cadernos.

      Excluir
    3. Mas só teve a capa do rap em Cascão 144?Sei que existiram quatro capas de caderno temáticas de ritmos musicais,dentre elas o rock dos anos 50 e o rock pesado do Guns ans Roses,mas não lembro dessas replicadas em capas de gibis.

      Excluir
    4. Zózimo, capaz da capa de Mônica N° 8 ter virado caderno, difícil saber porque sempre foram lançados muito, pelo menos 1 coleção por ano. A gente conhece mais as que tinham propagandas nas revistas.

      Excluir
    5. Julio Cesar, lembro de dessas capas com rap e nem de ritmos musicais, essas não saíram em gibis. Muitas capas de desenhos bonitos vieram de caderno ou até ilustração de álbuns de figurinhas ou produtos da turma no comércio ou então o contrário, mas essas de caderno especificamente não viraram capas de gibis. Ficariam muito bons se fossem.

      Excluir
    6. Parece que só colocavam capas tiradas de ilustrações existentes quando estavam atarefados e não daria tempo de produzir uma capa nova a tempo de fechar os gibis. A preferência eram produzir capas novas com piadinhas sempre. Quando acontecia isso, até ilustração de passatempo podia virar capa de gibi e ficavam bacana assim mesmo.

      Excluir
    7. Arte da capa de Mônica de agosto daquele ano é de uma intensidade... Parece que foi baseada em alguma obra, sabia algo a respeito e simplesmente me fugiu à mente.
      Arte belíssima que conheci como ilustração de papel de carta e que provavelmente tenha estampado capas de cadernos é com Cascão tocando saxofone, Cebolinha tocando piano de cauda com Mônica cantando sentada sobre o instrumento, todos elegantemente trajados bem ao estilo jazzista. Minha irmã colecionava papéis de carta(s), teve poucos da TM.

      Excluir
    8. Belíssima mesmo. E a outra ilustração com Cascão tocando saxofone e Cebolinha, piano, também muito boa. Desenhavam bem.

      Excluir
    9. Sobre as edições da MSP publicadas no século passado, maioria é rara, nenhuma novidade. Imagino que matará esta facilmente, Marcos, vai aí a pergunta:

      Qual edição da TM se tornou precocemente rara?

      Excluir
    10. Mudando de assunto,vejam só o que encontrei por aí:
      https://pbs.twimg.com/media/E0EHjh7WEAIAYvC?format=jpg&name=medium

      Excluir
    11. Zózimo, não sei dizer edições raras precoces, normalmente edições especiais ou títulos que deixaram de existir como Pelezinho são consideradas as mais raras. Pra mim, as que nunca vi em sebo considero raras.

      Excluir
    12. Julio Cesar, sem dúvida planos de todos aí davam errado.

      Excluir
    13. Até deixei uma pista e tanto nos comentários acima, é Mônica nº8 de 1987, a considero precocemente rara porque com apenas cinco anos e alguns meses que havia sido publicada já não se encontrava mais nos arquivos da própria MSP. Normal você não ter sacado, Marcos, eu que viajo muito na maionese, é raro um gibi se tornar raro com apenas cinco anos exatamente para a empresa que o produziu, deve ser fato mundialmente inédito - ou vai que é mais comum do que se imagina, se fosse Mônica nº8 de 1970 que dessem por falta lá para 1992 já soaria um tanto surreal, com a edição até então faltante chega a ser hilário.

      Excluir
    14. Talvez foi uma falta de organização da MSP não ter garantido cópias suficientes dessa Mônica 8, mas eles tinham sim nos arquivos, tanto que a história "A bonequinha" foi a primeira da própria Globo a ser republicada em almanaques da Mônica em 1992 mesmo, um pouco antes da campanha que saía nas revistas. Foi no almanaque dela n° 31. Fora que essa edição Mônica 8 já vi 3 vezes em sebos e uma delas foi a que está na minha coleção, por isso não acho tão rara assim.

      Excluir
    15. A raridade da edição é dentro do que se espera para revistas desse ano, o fato que foi inusitado, daí dei uma zoadinha.
      Então 1992 é o ano que inaugura as republicações das HQs da fase Globo, é isso?

      Excluir
    16. Isso, a partir de junho de 1992 começaram a republicar histórias de 1987 da própria Globo, já que eram 5 anos no mínimo pra terem republicações de histórias. Problema que republicaram bastante de 1987 naquele ano, poderia ter mais da Ed. Abril no lugar, tipo em 1991 republicaram poucas de 1986 fazendo comparação. Como as de 1987 eram boas, aí menos mal, apesar de recentes até então.

      Excluir
    17. Quanto ao prazo mínimo para republicar não é mais novidade para mim, descobri graças às suas postagens, perguntei porque cheguei a imaginar que tivesse ocorrido a partir de 1994, tive almanaques de 1992 e realmente não lembro. Tenho Almanaque do Cascão nº26 da Ed. Globo que contém seis HQs de 1987, há dois tabloides do Horácio que suspeito serem anteriores a esse ano e nenhuma de algum ano posterior.

      Excluir
    18. O Almanaque do Cascão nº 26 é de 1994 e era possível histórias até 1989. Aquelas do Horácio são de 1988.

      Excluir
    19. Então são oito histórias da Ed. Globo no almanaque. Não sei, parecem tabloides da Ed. Abril, você conhece muito, não posso contrariá-lo sem provas, a suspeita que tenho é que foram publicados em jornais primeiramente e depois em 1988 em gibis.

      Excluir
    20. Histórias do Horácio nos anos 1980 eram a maioria tablóides de jornais republicados nos gibis. Mas aí considero as edições dos gibis que republicaram tais tablóides porque foi onde a maioria dos leitores viram pela primeira vez e aqueles desse almanaque do Cascão 26 republicaram das revistas de 1988.

      Excluir
  3. Que bom que lembra dessa, bem caprichada, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  4. Não tive caderno da turma da Mônica. .na minha época a moda era cavaleiros do zodíaco ou bad Boys ..Eu era uma criança contra gosto. ..so gostava alem da turminha de desenhos e gibis da Disney. .Luluzinha alguém colecionava aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca tive caderno da Turma da Mônica, sempre preferi outros tipos de cadernos e preferência sem ser de personagens infantis de quadrinhos ou desenhos animados. O máximo que tive foi lancheira e estojo da Turma da Mônica. Luluzinha nunca colecionei, mas comprava de vez em quando as últimas dos anos 1980 e 1990.

      Excluir
    2. Quando guri minha preferência foi Turma da Mônica, no entanto, tive vários momentos agradáveis com quadrinhos Disney e Bolinha & Luluzinha, inclusive, em minha percepção machista acreditei por bom tempo que Bola era o primeirão, meio que tive um leve choque ao constatar que Lulu é tipo Mônica, na verdade é o contrário, Mônica que é tipo Luluzinha, quando a dentuça foi criada a gringa já tinha vinte e oito anos.

      Excluir
    3. Seria uma ótima ideia um desenho ou quadrinho fazendo Cross over de Luluzinha com turma da Mônica. São universos bem parecidos. .seria icônico demais. .
      Tive so um hino da Luluzinha ja abril. .so lembro do desenho na Globo que achava bem legal. ..a turma da Mônica precisa lançar novos desenhos tb

      Excluir
    4. Quem sabe, né, Miguel? Se teve MSP-DC...
      Mauricio em entrevista chegou a afirmar que a Turma da Luluzinha foi inspiração para criar os personagens do Bairro do Limoeiro, não me lembro onde assisti, mas tenho certeza que não é viagem da minha cachola.

      Excluir
    5. Eu tenho quase certeza que a inspiração do Mauricio foi Luluzinha, as roupas dos personagens tem até mesmo estilo, no início eram bem frequentes meninos no clubinho, etc. E depois revista da Magali ter inspirado da Luluzinha por causa do logotipo e Magali contar histórias para o Dudu assim como Luluzinha contava para o Alvinho.

      Sobre crossover, quem sabe um dia possa ter com a Luluzinha. Pelo que eu li, parece que ainda esse ano vai ter crossover da Turma da Mônica com o Garfield. Só não sei se vai ser em só 1 revista ou em todas do mês como foi com a DC.

      Excluir
    6. Com Garfield... Bem, será que terá uma química positiva? Pode ser que com Bidu, Mingau e os outros pets dê algum resultado interessante, um personagem meio paradão, mais voltado para o público adulto, gosto das tiras pelo menos.

      Excluir
    7. Vi isso em algum lugar quando divulgaram projetos da turma para este ano. Se concretizar, creio que deva ter presença do Mingau na história. Ele foi inspirado e é bem parecido com Garfield.

      Excluir
    8. Marcos, da forma boba que está a Turma da Mônica, o inteligentíssimo Garfield é capaz de não querer se rebaixar tanto e para não pegar mal mandará o Odie para substituí-lo, o retardado cachorro amarelo, conhece? É bem no nível da TM atual.

      Excluir
    9. Conheço. Quem sabe seja assim porque Garfield está muito mais inteligente que a turma atual, sem dúvida anos luz na inteligência.

      Excluir
    10. Fariam estrondosos sucessos crossovers da TM com Teletubbies, Hello Kitty e Peppa Pig, sem dúvida!
      Outro sucesso garantidíssimo seria Turma da Mônica (atores fantasiados, tétrico por sinal) fazendo participação em As Aventuras de Poliana ou na versão nacional de Carrossel, crossover novelístico, voltado para dramaturgia(?), dariam picos de audiência na Escala Richter, o piso do Projac sentiria o sismo. Em se tratando de promover retardamento, SBT e MSP são páreo duro.

      Excluir
    11. Sim, tudo é alienado, uma pena.

      Excluir
  5. Marcos, viu que cancelaram a revista do Chico Moço? Pelo visto estava mal de vendas. Mudaram o visual da TMJ também, não sei se vai recomeçar do n° 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já sabia que Chico Moço foi cancelado, deve ter sido vendas fracas. E Turma da Mônica Jovem vai reiniciar voltando para a Nº 1 em maio.

      Excluir
    2. Tomara que volte reformulado. .fwral até breve

      Excluir
    3. Pode acontecer também. Vamos aguardar.

      Excluir
  6. Muito bom post, esse gibi eu nunca cheguei a ler e bateu vontade lendo sobre ele.
    Mudando um pouco de assunto, vocês viram que sairam as capas dos novos gibis e do novo 'Super Almanaque'? até ai nada de anormal, porém eu reparei que na capa do Super almanaque aparece o papa capim e ele não está usando aquelas roupas que ultimamente estavam fazendo ele usar, ele voltou com o estilo antigo(ao menos na capa que eu ví), espero que não seja só na capa e sim que volte mesmo a ser o que era em todas as histórias, mas na real fiquei bem feliz quando vi isso.

    Aqui o link pra quem quiser ver
    https://loja.panini.com.br/panini/produto/MSP-Superalmanaque-da-Turma-da-Monica-09-71631.aspx?oid=85817

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa revista é legal, só histórias boas. Sobre Papa-Capim nessa capa do Superalmanaque de fato é uma coisa boa aparecendo sem roupa, mas também tem que levar em conta que boa parte dele está sendo cortado com o logotipo, não ficou aparecendo de corpo inteiro explícito, aí relevaram. Vamos aguardar e tomara que voltem com estilo antigo até nas histórias. Se bem que ele anda sumido, raro ter histórias dele agora e colocaram Amazônicos no lugar. Falando nisso, implicam Papa-Capim aparecer sem roupa, mas os indiozinhos dos Amazônicos aparecem sem roupa, fica uma coisa pela outra, vai entender.

      Excluir
  7. Esse gibi é muito legal. Foi um dos que tive na coleção e perdi. Mas, há alguns meses atrás, consegui recuperá-lo e comprei pela Internet por um bom preço e em ótimo estado de conservação. Esses gibis do final da década de 80 pra mim, são os melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro essa edição, uma melhor que a outra. Legal que conseguiu, mesmo sendo na internet, uma excelente aquisição. Os do final dos anos 80 são melhores, sem dúvida.

      Excluir
  8. Foi publicado no canal da Secretaria de Educação de SP no Youtube, um depoimento sensacional do Maurício de Souza sobre sua trajetória de sucesso profissional, graças à sua dedicação aos estudos, aos professores que o ensinaram e à educação de seus pais. Um exemplo aos jovens de hoje, deste gênio dos quadrinhos!! Vale a pena ver! Segue o link:
    https://www.youtube.com/watch?v=dRUsEaSKq1c&t=2s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia, vale a pena sim, valeu a indicação.

      Excluir
    2. O que eu noto e que os almanaques tão mais pobres..a história mais minha e so a primeira o resto maioria e de uma duas ou três paginas. .comprei um da época de Globo de 92 do cebolinha com várias histórias maiores. .não sei se e impressão minha..bom o último almanaque que comprei foi o de Janeiro desse ano depois que reiniciou pode ter melhorado pois o almanaques tem mais paginas

      Excluir
    3. Varia de cada almanaque a quantidade de páginas por histórias, os novos têm mais histórias de anos 2000 e já não estavam com histórias tão boas. Depois que reiniciaram numeração, seguem mais histórias dos anos 2000 e estão com mais páginas de passatempos e formato canoa, sem ser lombada quadrada, dando impressão de ser mais pobre ainda.

      Excluir
  9. Vi uma vez num vivo antigo eles pedindo um.gibi sunido ha um leitor

    ResponderExcluir