domingo, 4 de abril de 2021

Capa da Semana: Magali Nº 281

Em homenagem ao Dia da Páscoa, uma capa com a Magali fazendo armadilha para o Coelhinho da Páscoa, colocando várias cenouras no caminho até chegar nela para roubar e comer todos os ovos de chocolate. Ela fica sem as cenouras, mas consegue comer chocolates que são até mais gostosos. E mostra a personalidade da Magali egoísta, só pensando na fome dela e sem pensar que roubando os ovos, várias crianças vão ficar sem.

A capa dessa semana é de 'Magali Nº 281' (Ed. Globo, Março/ 2000).

43 comentários:

  1. Conseguiu conter a gula para armar a emboscada.
    Se fosse o velhaco Pernalonga levantando um extra fazendo biscate na Páscoa, provavelmente não seria acometido pelo pantagruélico assalto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom aí e fácil...cenoura crua não é algo que criança goste

      Excluir
    2. Deixou de comer cenoura pra comer coisa melhor ainda e em mais quantidade. Ela se ligou também a quantidade, foi chance de se fartar de comer ovos a vontade.

      Crianças não iam gostar de cenoura crua, nem adultos também, mas no caso da Magali ela também comeria tranquilo aquelas cenouras, fora também que poderia cozinhar depois, se quisesse.

      Excluir
    3. Anderson Leonardo alertou que há algo pior do que cenoura,você pode se dar mal!

      Excluir
    4. Quem se liga em fast-food, esses alimentos sintéticos altamente sedutores, costumam demonizar os legumes, as verduras e os mais viciados sentem nojo até das frutas.
      Magali é democrática, vai das bolachas recheadas com refrigerante ao jiló cozido no vapor acompanhado de suco de couve, laranja e agrião não adoçado.
      Pouco se aborda, creio que por ser conceitualmente feio, desagradável e também de foro íntimo, ainda mais por ser uma menina que detém o recorde, Magali é a maior frequentadora de W.C.s da (H)história das histórias em quadrinhos.

      Excluir
    5. Pois é, Magali traça tudo, adora as guloseimas, fast food, etc, e não faz cara feia para verduras e legumes, come tudo da mesma forma, assim é bom. E tem um maior número de histórias com ela ficando com dor de barriga como culpa da sua gula :D

      Excluir
    6. Marcos, sobre o tema só consigo lembrar de "O roubo dos ovos", "Cascão de Páscoa" e "Ataque à fábrica de chocolate".
      Não lembro ou desconheço, sendo a "broca" que é, sendo a "frieira" da turma, Magali com certeza deve ter alguma HQ sobre o tocante, no entanto, estou curioso se Chico Bento e Cebolinha possuem pelo menos uma HQ de Páscoa cada um, seja qualquer posição, abertura, miolo, encerramento. Tema que antigamente parece não ter rendido tanto.

      Excluir
    7. Com o Chico, teve a história "Chicoelho em plena Páscoa", de Chico Bento 265, de 1997. Já Cebolinha não lembro, acho que não teve, no máximo Louco vestido como coelho de Páscoa bem rápido, mas o foco não era sobre Páscoa. Uma pena não terem criado muitas histórias de Páscoa na fase clássica, foram bem poucas.

      Excluir
    8. Conheço somente de nome essa do caipira.
      Embora a clássica HQ de Mônica nº143 de 1982 seja atribuída à titular, a trama é também da pantagruélica que decide no tapetão e a forçuda tomando iniciativa de desbaratar o mistério e dando cobertura no desfecho.
      Quanto à trama do sujão publicada em seu nº94 de 1986 é interessante, atípica pois não conta com superforça ou superapetite e nem com o peculiar fedor que também é um recurso combativo, para derrotar a tirania conta apenas com um comerciante, um coelho motorista e com a própria cachola.

      Excluir
    9. Sim, a da Mônica 143 pode ser considerada história da Magali, ainda mais que ajudou a resolver o caso. A Do Cascão 94 é bem legal também, gosto muito dela. Ambas já postei aqui no Blog.

      Excluir
    10. Na verdade é das duas, contudo, o ponto alto é da Magali que põe o tirano um tanto nauseabundo para correr e Mônica ao espancar a guarda reacionária garante o destronamento.
      A do sujão demonstra a flexibilidade do personagem na forma original, nunca foi aprisionado pela característica que o batizou, várias e várias HQs dele não fazem menções à sujeira e à limpeza, bem diferente da antiga Magali que raramente foi desatrelada de sua característica principal, sempre se mostrando inflexível.

      Excluir
    11. Podiam ter colocado crédito como Mônica e Magali. O Cascão era inflexível, por isso era bom.

      Excluir
    12. Não, Marcos, Cascão antigo sempre foi flexível, daí a variação, assim como "Ataque à fábrica de chocolate" muitas outras histórias clássicas dele têm nada a ver com sua característica principal, compreende? Magali antiga é que sempre foi invariável, inflexível, praticamente todas suas histórias clássicas são relacionadas com seu apetite, percebe a grande diferença entre os dois?

      Excluir
    13. Ah sim, percebi. Cascão também se dava bem com histórias sem ser relacionadas a banho.

      Excluir
    14. O que realmente quero dizer é que na fase dourada não se deram ao trabalho de deixar as histórias da Magali variadas, são praticamente todas com o mesmo foco, as HQs são ótimas, não estou falando mal, entende?
      O comparativo com Cascão se deve ao fato de serem os dois personagens mais extremos da MSP, logicamente não me refiro à atualidade, e nesses tempos Cascão não sofreu o mesmo processo que a comilona. Desculpe, Marcos, é que às vezes sou um tanto freudiano.

      Excluir
    15. Magali tinha histórias sem ter foco de comida, mas as do Cascão sem foco no banho eram melhores. De qualquer forma, eu gostava tanto das histórias da Magali com foco o sem foco e comida e do Cascão co ou sem foco de banho.

      Excluir
    16. Marcos, me recordo apenas de uma HQ dela com outro foco, é de 1992 e creio que seja de encerramento, o tema é sobre um feio casal que tem um lindo bebê, Magali antes de ver a criança supõe que seria tão feia quanto os pais, acho que são parentes dela, não sei ao certo, pode até talvez aparecer comendo algo, não sei, mas realmente o foco é outro, pela descrição consegue se lembrar?

      Excluir
    17. A que eu lembro é a da Magali 78 de 1992 em que a tia estava grávida e Magali pensa que ela engoliu melancia, não sei se é essa que você cita e, se for, teria foco em comida.

      Excluir
    18. É uma em que realmente o foco é outro, essa que citou mantém o foco tradicional.
      Se tiver verifique os números 81 e 82, é de encerramento, sobre feiura e beleza, algo assim, parece que Mônica participa.

      Excluir
    19. Verificarei nessas, mas creio que seria na Nº 82 já que na 81 é uma sobre micróbios.

      Excluir
    20. Se o tema é sanitário na de encerramento do nº81 e muito provavelmente com o clássico foco, deve ser mesmo 82 quiçá 83.

      Excluir
    21. Provavelmente. Depois vejo isso.

      Excluir
    22. De qualquer forma, Marcos, pode reparar, são poucas histórias da Magali em que o foco não é voltado para a principal característica dela, mesmo quando transformada em alguma outra forma de vida ou algum objeto, seu apetite é destacado de algum modo, já com Cascão, existem várias não voltadas para a grande marca dele, boa parte de abertura.
      Só para não pairar dúvidas quanto ao comentário em que afirmo que são os "dois mais extremos", pois da forma incompleta que coloquei meio que soa como opostos, o que não é verdade, para tal existem as antíteses Dudu, Doutor Olimpo e as gêmeas Cremilda e Clotilde.
      Na fase clássica, dos que possuem características inumanas, são sim os dois mais extremados, dá para incluir a superforça da Mônica nesse restrito rol, característica que também possui vários momentos extremados, levada ao ápice muitas vezes, a diferença que vejo entre ela e os dois chegando aos extremos está na frequência, embora geniosa, em quantidade até que relaxa bem em comparação com Cascão e Magali.

      Excluir
    23. Cascão variava mais. A Magali quando não era comida, era mais com ela com Mingau ou sendo perturbada pelo Dudu sem necessariamente envolver comida. Ainda assim tiveram outros estilos de histórias, mas com certeza Cascão era mais variado.

      Excluir
  2. Verdade, lembrou mesmo o escovão da Fofura. Eles sempre desenhavam diferente o Coelhinho da Páscoa, de acordo com cada desenhista.

    ResponderExcluir
  3. Boa capa... chata mesmo é não ter ela na coleção!! kkk :D

    Feliz Páscoa... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal essa revista. A história de abertura é de Páscoa também. Tomara que consiga um dia. Feliz Páscoa!

      Excluir
  4. Marcos,e essa historia de que Denise e Xaveco podem finalmente ganhar seu proprio gibi?Será que é real?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você viu? Não é gibi próprio, é um livro em capa dura republicando histórias com eles da Panini, estilo como foi "Cebolinha Dia das Bruxas" e "Natal com a Turma da Mônica". Bem caros, por sinal, por ser capa dura. Teve divulgação de um gibi do Xaveco, mas foi pegadinha de primeiro de abril, mas esse livro do Xaveco com Denise é real.

      Excluir
    2. Entendi.Espero que realmente eles um dia ganham um gibi com historias próprias.To achando que os dois foram muito ofuscados com aa chegada da Milena,principalmente a Denise,que era a parceira fiel das meninas principais Monica e Magali,papel esse ocupado agora pela nova integrante da turma.

      Excluir
    3. Quem vai acabar tendo título periódico é a identitária Milena, edição especial é certo que terá.

      Excluir
    4. Não duvido que Milena ganhe revista própria antes de Xaveco e Denise, e algo que não deve demorar muito pra acontecer. Estão divulgando demais aquela garota, uma espécie de 5ª personagem principal do Limoeiro, tem até um núcleo familiar. E com certeza edição especial terá, assim que tiver quantidade suficiente de histórias pra republicação.

      Excluir
    5. É o que eu penso também.Tudo bem quererem dar destaque a personagens negros,da hora isso mesmo.Mais ela aparecer do nada na turminha e ja ser insserida como integrante da turma principal,já acho um pouco excesso.Quanto a uma edição especial dela,acho que so seria possivel se voltassem com o Turma da Monica Extra,que alias não seria má ideia.

      Excluir
    6. Adoro o Jeremias, tanto em visual quanto em comportamento, claro que não me refiro a ele atualmente que mesmo sem bermudão não passa de um bobão, refiro-me ao personagem original, pleno, na forma intacta. Pena Mauricio não ter investido em outros personagens negros enquanto a TM estava palatável, criou Pelezinho que além de não ter saído de seu âmago ainda há o fato de que Edson Arantes do Nascimento que embora não assine apite no núcleo tanto quanto Mauricio, é um núcleo à parte, jamais apareceu republicado entre os demais. Visualmente Bonga, Cana, Teófilo e o titular nuclear são muito bonitos, muito mais que a fabricada e artificial Milena, pena a renitente Bonga não fazer parte do Limoeiro, muito bonitinha, muito graciosa.

      Excluir
    7. Pois é, nada contra dar destaque a personagens negros, sempre bem vindos, mas deixa como secundários estilo Jeremias. A Milena está tomando conta demais, até mais que outros secundários, na Geração 12 ela era principal no mesmo patamar dos outros 4. Se ela pelo menos tivesse conflitos bons ia valer, mas é toda pe certinha, fica sem graça. Se nascesse na geração incorreta dos anos 80 e 90 seria melhor. A Turma do Pelezinho era um núcleo negro que dava certo porque eram incorretos, tinham conflitos, brigas, segurava bem as revistas. A Bonga, de fato, era um encanto.

      Excluir
    8. Bonga é um tanto precoce, possui busto e cabelos brancos, é a versão infantil de Ororo Munroe (quiçá Monroe) dos "Xismeim", inclusive, o sonho dela quando crescer é trabalhar como garota do clima em algum telejornal, percebam tamanha semelhança com a mutante criada por Len Wein. Se ela também possuísse os mesmos poderes poderia lá uma vez ou outra dar umas trovejadas, uns relampejos em Milena, se bem que é melhor não, ela atentaria contra a integridade da japinha, não ia se ater apenas à personagem que mal chegou e já senta na janela.
      Outra curiosidade é o fato de Cebolinha deter o monopólio da cor verde entre os trajes fixos da criançada do núcleo, no rural nenhuma criança usa verde, Mauricio descontou no núcleo futebolístico onde Bonga, Neusinha e Teófilo usam a cor da esperança.

      Excluir
    9. Mauricio nem deve ter se tocado quando pensou nas cores das roupas dos personagens e acabou só sendo o Cebolinha com camisa verde. E na Turma do Pelezinho deve ter sido coincidência, assim como o amarelo prevalecer na Turma do Limoeiro.

      Excluir
    10. No Limoeiro, vermelho equipara com amarelo.

      Excluir
    11. Sim, vermelho por causa da Mônica e Cascão e amarelo por causa da Magali e Cascão. Chico Bento também é amarelo e tem Zé da Roça, Hiro e Rosinha com vermelho. Se bem que com Rosinha ela aparecia também com vestidos de outras cores, hoje só vermelho.

      Excluir
    12. Rosinha na época sadia não tem modelito padrão, mesmo assim parece dar preferência para o vermelho, inclusive os laços que usa na cabeça variam de cores, posições e nem sempre os usa, ao contrário dos pequenos laços também de variadas cores localizados nas tranças que são mantidos em praticamente todas aparições.
      Devido à Seleção Canarinho, a camisa de Pelezinho não poderia ser de outra cor.
      Amarelo também está nas roupas de Xaveco e Titi, o dentuço usa calção vermelho assim como as camisas dos nerds oficiais do bairro.
      Muito antes do surgimento do Do Contra o preto também é bastante presente no Limoeiro e é pouco notado.

      Excluir
    13. É, eles dava preferência ao vermelho, mas sempre estavam variando. Gostava quando Rosinha aparecia de laços na cabeça. Amarelo foi a cor que mais usavam, não sei se coincidência ou porque eles gostavam da cor.

      Excluir
    14. Especificamente no Limoeiro, Marcos, o vermelho é mais abundante nos trajes fixos, vamos lá: camisas do Louco, Zé Luís, Quinzinho e Franjinha; calções do Titi e Cascão; boné ou boina do Jeremias; vestidos da Mônica e Dona Cebola. São nove usando a cor socialista para cinco amarelados que são: Magali, Marina, Xaveco, o sujão e o dentuço que fazem uso das duas cores.
      O preto, cor que de certa forma passa batida, também é bastante abundante em trajes fixos não só do Limoeiro: Pipa, Piteco, Nico Demo, Zé Vampir, Dona Morte, Hiro, Zé da Roça, Pelezinho e Teófilo, até que não são tantos se excluirmos o principal núcleo que são mais dez cujo preto é fixo nos trajes, bem, devo ter me esquecido de mais algum, ao todo são vinte ou mais.

      Excluir
    15. Tem razão, todas essas 3 cores foram bem usadas na vestimenta dos personagens.

      Excluir