quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Capa da Semana: Chico Bento Nº 173

Uma capa muito criativa permitindo os leitores procurarem o Chico Bento no meio da multidão e com clara referência a "Onde está Wally?". Teve alusão à divertida história de abertura "Perdido na cidade", em que o Chico se perde do primo Zeca na cidade arrumando várias confusões onde passa. Dá até para encontrar também o primo Zeca, apesar de desenhado com nariz pequeno, e também o Mauricio de Sousa  comentando sobre algum trabalho da MSP no meio da rua junto da sua esposa Alice e da colabora Fátima. "Onde está Wally?" estava em alta na mídia na época, ainda mais com o desenho animado que passava na televisão, e aí com a sinopse da história deve ter permitido o roteirista ter inspiração para fazer essa homenagem. 

Pena o código de barras ter atrapalhado a ilustração, foi a segunda revista do Chico Bento que passou a ter código de barras nas capas, começando na edição "Nº 172" e ainda teve um espaço em branco no canto esquerdo do topo da revista, que foi reservado a exemplares de assinantes, que também passou a ter isso nas capas quando passaram a colocar código de barras em setembro de 1993. Na época, era raro ter capas com alusão à história de abertura, só pra ter uma ideia, essa foi a quinta capa do Chico Bento da Editora Globo com referência à história desde 1987 até aquele momento de 1993.

A capa dessa semana é de 'Chico Bento Nº 173' (Ed. Globo, Setembro/ 1993).

44 comentários:

  1. Na época também foram lançados os livros "Onde está a turma da Mônica?" e "Onde NÃO está o Menino Maluquinho?",surfando em nível nacional no sucesso do Wally,que na verdade se chama Waldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado. A Turma da Mônica e Menino Maluquinho entraram na onda dos livros "Onde está Wally?" fazendo livros semelhantes. Faziam muito sucesso livros assim, sem dúvida.

      Excluir
  2. A MSP sempre esteve na "crista da onda", tudo que fez muito sucesso foi de alguma forma lembrado nos gibis. Creio que mesmo com os personagens mal das pernas ainda seja assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, sempre foi assim antenados com o que está fazendo sucesso no momento e continuam assim. Em Mônica 70 desse mês, por exemplo, teve presença da cantora Iza (colocada na história como Miza).

      Excluir
    2. Sim, como imaginei, a MSP não larga mão disto, a cantora desconheço, é também uma forma de se manter visível, tática que agora é mais importante do que nunca, recurso que sempre foi relevante, a diferença é que os personagens não dependiam disto.
      Melhor dizendo, a MSP sempre antenada ao que está na "crista da onda", expressão por sinal um tanto brega para se referir ao que está na moda.

      Marcos, além de Mauricio de Sousa com Alice Takeda e funcionária, há também de mãos dadas com uma menina de óculos um sujeito muito parecido com Fausto Silva.

      Excluir
    3. Sobre a Iza,é uma das poucas cantoras da safra atual de mulheres da música pop brasileira que cantam de verdade,e separa seus momentos de sensualidade-que é saudável e bonito de se ver-da carreira de musicista.

      Excluir
    4. Bom saber, vou pesquisar a respeito da tal cantora, também me ligo nesse movimento musical brasileiro da atualidade que prima pela qualidade, Karina Buhr, Thiago Pethit, Criolo, Letrux, Marina de (L)la Riva, o rapper Edgar, Marcelo Jeneci, etc, confesso que não os ouço com frequência, sei que nos palcos, nos estúdios de gravações, nos estúdios de rádio, TV e programas da internet não jogam conversa fora, antigamente qualidade musical predominava no Brasil, sem pedir licença invadia nossas residências, atualmente temos que correr atrás e não é fácil encontrar.

      Excluir
    5. Zózimo, o cara que citou, embora lembra, não é o Faustão. Já a Iza é uma das cantoras que se salva na atualidade, canta muito bem. Ela também é jurada do The Voice da Globo nos programas da noite.

      Excluir
    6. Fui ver a capa desse Mônica 70 com a "Miza"-inspirada na Iza-só que tá mais parecida com a Ludmilla!O desenhista estava com outra cantora na mente,só pode!

      Excluir
    7. Se vocês estão falando, creio que deva ser mesmo uma cantora de qualidade.
      Marcos, no texto desta postagem você afirma que o garoto de nariz triangulado é o Zeca, o cabelo é igual e a expressão indica que está procurando o primo que pela expressão parece não ter percebido que ambos se separaram, também acho que seja o famoso primo da cidade, no entanto, se quisermos considerar que esta arte não possui erro é só desconsiderar que o menino é o primo do Chico, vendo por este ângulo não é nescessário justificar a expressão dele que é apenas mais uma entre várias. Com ou sem erro esta capa é sensacional, representa muito bem o que é Sampa, seria a famosa Vinte e Cinco de Março?

      Excluir
    8. Julio Cesar, até lembrou um pouco a Ludmilla, mas tem alguma coisa da Iza também, tipo uma mistura das duas.

      Excluir
    9. Zózimo, eu acho que seria o primo Zeca procurando pelo Chico, mesmo sendo desenhado com um nariz diferente. Mas pode ser que a intenção deles seja um menino qualquer. Aí vai da interpretação de cada um. Pode ser a Vinte e Cinco de Março por ser bem cheia e movimentada. De certo é que é em São Paulo.

      Excluir
    10. Pode ser o legítimo Zeca vítima de erro e com a frase de rodapé da capa reproduzida em seu balão de fala ou de pensamento, como pode ser fã, um cosplay, agora, quem é digno de ter fãs é o titular, até mesmo os dois Zés da roceira terra natal do Chico possuem muitos fãs, será que existe algum fã do primo urbano?
      Falando nisto, também há na multidão uma garota que remete à Rosinha, pode ser uma autêntica caipira semelhante ou cosplay da namoradinha de Chico Bento.
      Há um sujeito travestido de Elvis Presley e um mochileiro estilo (B)beatnik que remete a John Lennon em sua fase desprendida, aspecto que foi adquirido em retiro na Índia, os Beatles saíram mauricinhos e voltaram hippies, devem ter pensado, falado: "Cabelos estilo tigela e ternos, blarg!! Nunca mais!!".
      Tanto o cosplay de Elvis quanto o mochileiro riponga estão próximos do Chico que acha graça da cena que ocorre a poucos metros do policial com cassetete em punho que é quem de fato deveria ver e baixar o sarrafo, mas a bolsa cumpre bem este papel já que falta autoridade e com direito a outro espectador, um típico nordestino que assiste impressionado.
      Tomara que nesta multidão cega haja um cardiologista que não faça vista grossa para o menino só porque é um humilde casca-grossa, pois alguma coisa vai acontecer ao coração do Chico assim que chegar ao cruzamento da Ipiranga com a São João. Bom, há muito deve ter acontecido pois esta aglomeração foi fotografada há mais de vinte e cinco anos.

      Excluir
    11. É, o primo também pode ser um cosplay já que tem um da Rosinha. O Elvis e o mochileiro John Lennon devem ter sido como homenagem. Tem de tudo nessa cena, até extraterrestre tem. De fato, muito bem bolada e deve ter sido um trabalhão desenhar.

      Excluir
    12. Tem de tudo mesmo! Estou na dúvida se é Elvis ou Johnny Cash, sei lá!
      O suposto Faustão - que pode ser outro cosplay - além de segurar a mão da menina, está com a outra sobre o ombro de um sujeito de menor estatura que parece ser adolescente, consigo até imaginar o título da matéria chinfrim daquele lixo de título editado pela Abril, a revista Caras, dizendo: "Fausto Silva e os filhos rompem com o glamour, trocando Champs-Élysées pela 25, provando que é possível manter a classe ao caminhar durante quarenta e dois minutos em meio à rudeza popular", depois um pequeno trecho do depoimento do apresentador: "Ô louco, bicho! Não é tão difícil quanto parece, custa nada ver de perto pelo menos uma vez a cada dois anos essas espécies exóticas que compõem nosso maravilhoso povo, afinal de contas, minha audiência depende única e exclusivamente desse gentio, né, meu?".

      Excluir
    13. Considero que seja o Elvis. Apesar do cara parecer o Faustão, mas acho que nem seja cosplay dele, só um homem qualquer com seus filhos. Na época, Faustão nem tinha filhos.

      Excluir
    14. Lembrando que em 1993 o programa dominical dele da Rede Globo tinha apenas quatro anos no ar, atualmente fala-se em possível saída do apresentador da emissora, ou encerramento do Domingão do Faustão e ele permanecer, assim como foi com Maria Meneghel após o fim do Xou da Xuxa, sei lá, alguma coisa vai acontecer ou já aconteceu, talvez sejam rumores infundados, o que sei é que estou muito afastado dos canais de TV aberta, ouvindo e assistindo o Pânico da Jovem Pan é que fiquei sabendo, como o programa é um pardieiro, mistura conteúdos relevantes com irrelevantes, aí não sei até onde é verdade, e a preguiça de pesquisar a respeito é tamanha, sou tipo o carteiro Jaiminho.

      Marcos, no texto você afirma que esta é a quarta capa do título pela Editora Globo alusiva à história de abertura, não considera que pode ser a quinta? Pelo jeito desconsidera a centésima edição, com ela inclusa: 1ª nº39, 2ª nº64, 3ª nº100, 4ª nº172, 5ª nº173.
      A história chama-se "Cem vezes Chico" ou "Cem vezes Chico Bento" e na capa o titular está pacificamente cavalgando o número cem, ou assim como nos rodeios está tentando domá-lo, uma das duas interpretações. Relação direta com a história fica na relatividade.

      Excluir
    15. Faustão parece que quer se aposentar e aí o programd ele vai até dezembro deste ano e ainda estão vendo o que vão colocar no lugar. Ma vai que até final do ano mude de ideia, mas a princípio é isso. É bom você pesquisar, acho que vale a pena, tem vários sites falando a respeito.

      Eu não considerei a Nº 100 na contagem, achei capa mais comemorativa, mas olhando melhor seu comentário, é válido também considerar essa como alusão à história de abertura. Vou mudar isso no texto.

      Excluir
    16. Bom, quanto à arte da capa de Chico Bento nº100 de 1990, se refere principalmente à comemoração da centésima edição, como falei, podemos relativizar, existe relação da capa tanto com a história de abertura quanto com a edição na íntegra, talvez não haja necessidade de mudar, se mudar, é válido também.

      Quanto ao Faustão, o pouco que ouço dizer é que parece que Marcos Mion será contratado para a suposta futura substituição.

      Excluir
    17. Tem vários boatos de quem vai ficar no lugar do Faustão. Tem Marcos Mion, Márcio Garcia, Xuxa, etc. Por enquanto nada confirmado, quando chegar mais perto.

      Excluir
    18. Não sou fã de Rede Globo, contudo, quanto à uma suposta saída da Xuxa da Record e retornando à "Grobo" para substituir Fausto Silva é o mesmo que sair das trevas para luz, voltar para as luzes dos holofotes melhor dizendo, dizem que a TV do bispo paga até mais que a platinada, para quem quer sumir da mídia e continuar faturando alto, existe nada melhor.

      Excluir
    19. Xuxa saiu da Record e por enquanto ela está sem emissora. Capaz de voltar pra Globo, mas não necessariamente ficar no lugar do Faustão, pode ser um programa aos sábados ou durante a semana mesmo. Se ela conseguir horário do Faustão, vai ser glória pra ela, sem dúvida rs.

      Excluir
  3. Capa fantástica... tenho essa edição na minha coleção!! ;)

    http://blogdoxandro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu fico pensando:será que as crianças de hoje compram mesmo os gibis da TM?Acham graça nas HQs neles contidos?

    ResponderExcluir
  5. Fabiano, essa capa é boa mesmo. Criatividade era alta.

    Sobre reiniciar numeração, por enquanto não tem checklist, só o aviso nas assinaturas. Vão mudar muita coisa. Deve ter sido ordem da Panini e aí aproveitaram pra fazer as mudanças. A tendência é piorar, também não me agrada essas revistas atuais, as da Abril e Globo são infinitamente melhores, essas que valem a pena.

    ResponderExcluir
  6. Julio Cesar, as vendas parecem que andam fracas, são poucas crianças que compram gibis hoje em dia e dentre as que compram, enjoam logo. Antigamente tinha gente de 15, 16 anos que ainda liam gibis com regularidade, hoje com 8, 9 anos já largam de mão. Aí no futuro capaz de nem ter mais gibis em circulação por falta de público.

    ResponderExcluir
  7. Marcos,sobre seu penúltimo comentário,fico pensando:será que se estivessem hoje na editora Globo ou na Abril,os gibis da MSP escapariam do marasmo que são na Panini?

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, li os comentários de vocês três e a resposta do Marcos para Fabiano me fez refletir o seguinte:

    Nas editoras anteriores Mauricio dava as cartas, possuía certa autonomia em ambas as parcerias. Na Panini duvido muito que seja assim, a impressão que tenho é que a MSP come nas mãos da editora, mesmo possuindo um trunfo chamado TMJ que com certeza vende muito mais que a convencional, a TM clássica, mesmo o segmento meio estilo mangá tendo muito mais saída que o original é bem provável que também tenha sofrido considerável queda de vendagem.

    ResponderExcluir
  9. Julio Cesar, acredito que estariam a mesma coisa que hoje, só sendo criadas em outra editora. Iam prevalecer politicamente correto da mesma forma e quem não é a favor disso estaria criticando também.

    ResponderExcluir
  10. Pato Donald... Movido pelo fígado. Antigamente a Turma da Mônica provocava sensações cardíacas, amávamos, atualmente provoca sensações biliares, não digo que o que vejo consigo odiar, com certeza me irrita e me entristece.

    ResponderExcluir
  11. Acho que, pelo menos nas primeiras edições, o conteúdo de histórias ainda sejam os mesmos, se mudar algo seria mais para o meio do ano. Hoje está mais conteúdo pra criancinhas, se mudarem essa visão já ajudaria muito a melhorar. Mas só o fato de saber que vai ter mais páginas de passatempos já indica que por enquanto será conteúdo extremamente infantil mesmo. Vamos aguardar pra não ficar julgando antes da hora.

    ResponderExcluir
  12. Fabiano, no site Assine Panini fala algumas coisas e que as revistas vão ter mais páginas e mais passatempos, mas não diz quantas páginas a mais em cada revista. Papel não fala nada, mas acho que deve ser igual. O jeito é aguardar para saber com melhor as novidades.

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Caríssimo. Então capaz das mensais também aumentarem. Fica bem complicado comprar.

      Excluir
  14. Ai gente. Eu imagino que as crianças hoje em dia tem muitas opções de entretenimento que não tinham na época do auge da turminha como netflix, Disney mais,vídeo games (principalmente isso ) vivo virou coisa de nostálgico mas o pessoal da no não se liga nisso. .esqueçam politicamente correto. .lógico que coisas de machismo ou ofensa a alguma minoria não é tolerável Mais não deviam ficar com tanto medo de por figuras como diabo armas e etc nas historinhas como por exemplo os tiros de sal no Chico Bento. ..tipo o tiro não matava e o Capetinga sempre se ferrava no final. .hoje mal se ve o cebolinha com planos infaliveis apanhando e as historinhas que não a principal so querem passar bons exemplos. .o que tem salvafo e o Emerson Abreu Na historinha de Janeiro da Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, com mais opções de entretenimento, gibis ficam em segundo plano para as crianças de hoje. O que é ruim é que sem se interessarem por gibis, também não se interessam por leitura. E essas histórias ensinando boas maneiras aí que faz as crianças enjoarem rápido. Uma pena gibis se tornarem apenas algo nostálgico, mas é a pura realidade.

      Excluir
    2. Nisso eu concordo. As vezes acho que o Emerson dá uma viajada nos roteiros mas pra mim ele é o único que consegue fazer uma história que não é extremamente infantil

      Excluir
    3. Marcos,existe alguma HQ da TM que você conheça fazendo referência ao nosso Rio?

      Excluir
    4. Unknown, nisso o Emerson ganha ponto e são menos infantis roteiros dele.

      Excluir
    5. Julio Cesar, não estou lembrando agora, mas teve sim. Se eu lembrar, posto aqui.

      Excluir
  15. Vi lá e parece que tiraram, mas tinha uma imagem falando isso e muitos estão comentando na internet. Vamos esperar a checklist no site ou redes sociais dele pra confirmar e ver quanta páginas a mais.

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Muito bom mesmo, essa história é engraçada demais. Chico em 1993 estava excelente.

      Excluir