segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Magali: HQ "É um espanto!"

Em fevereiro de 1991, há exatos 30 anos, a revista da Magali estava completando 2 anos. Em comemoração, foi feita uma história especial do aniversário da revista, que mostro nessa postagem. Com 9 páginas, foi história de abertura de 'Magali Nº 44' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Magali Nº 44' (Ed. Globo, 1991)

Escrita e desenhada por Rosana Munhoz, Magali vê o Cebolinha correndo segurando uma caixa. Ela pergunta o que ele está levando na caixa e pelo cheiro percebe que é comida. Cebolinha diz que é para o Floquinho e vai embora. Magali o chama de regulado porque sabe que o Floquinho só come ração.

Em seguida, vê o Cascão saindo de uma doceria e lhe pede um docinho. Cascão diz que está segurando sua coleção de besouros e vai embora. Depois, Magali vê Jeremias carregando carrinho de guaraná e ela lhe pede um e ele diz que não pode porque está fazendo entrega para o Seu Arlindo da venda, mas Magali, escondida, vê que o Jeremias estava entregando na casa dele.

Magali fica triste que seus amigos a evitam só porque é comilona e vai até a casa da Mônica desabafar. Ela conta tudo e Mônica acha bobagem, todos a adoram. Magali resolve ir à cozinha fazer um lanchinho e Mônica impede, dando desculpa que a cozinha está em reforma. Magali fala que não precisa explicar e vai embora chorando. O telefone da Mônica toca, era o Cebolinha, e Mônica conta que a a Magali esteve lá e quase descobriu o bolo na cozinha e que ela não podia descobrir sobre a festinha, comilona do jeito que é, não ia sobrar nada.

Magali fica mal, faz drama que a dor a sufoca e a machuca, os amigos a ignoram e não tem amigos. Aumenta a fome, come 2 cachorros-quentes e fala que não vai mais falar com eles. Logo, ela vê a turma indo escondida até o laboratório do Franjinha carregando coisas e lamenta que não foi convidada para a festa. Quando vão embora, ela vai lá dar uma espiadinha e vê tudo arrumado bonito, cheio de doces e guloseimas. Magali resolve experimentar um de cada, mas vai experimentando mais que devia e acaba exagerando. Ela sai e diz que foi bem feito, quem mandou a esnobarem. 

No outro dia, a turma acorda a Magali em casa e mandam ir com eles, fazendo mistério. Magali diz que não devia ir, eles não merecem e Mônica pede desculpa do jeito com que a trataram ontem e Magali interrompe que eles não queriam que ela comesse os quitutes deles. Cascão pergunta qual dia era hoje e ele logo responde que é dia 22 de fevereiro, aniversário da revistinha da Magali.

Cebolinha conta que fizeram o mistério porque queriam fazer uma festa. Ao entrarem, quando falam surpresa para ela, eles se espantam de ver tudo comido e revirado. A solução no final foi todos irem a lanchonete comer cachorro-quente, com eles falando que mo aniversário da revistinha da Magali, a festa é sua, mas são eles que têm a surpresa.

Muito legal essa história. A turminha estava querendo fazer festa surpresa em comemoração aos 2 anos da revista da Magali e tinham que esconder as comidas para ela não comer antes da hora, mas ela acabou descobrindo o esconderijo e comeu tudo até por vingança por acharem que eles estavam regulando comida, não convidarem para a festa e não gostarem dela e eles tiveram a surpresa no final. 

Como era bom ver a Magali assim comendo tudo que via pela frente sem controle e ainda comer a comida dos outros, sendo egoísta e achar ruim quando regulavam comida já que sabiam da sua fama comilona. Incrível Magali comer e beber tudo da festa sozinha, esses absurdos eram excelentes. Essa Magali não existe mais, inclusive é raro vê-la comendo nas revistas atuais, por isso essa história não seria aceita nos dias de hoje. A palavra "azar" também seria proibida, substituída no contexto por "problema deles" ou "má sorte", por exemplo.

Foi uma grande sacada da Rosana criar história comemorativa aos 2 anos da revista da Magali. Dava perfeitamente para ser história de aniversário da própria Magali, mas ela queria prestar essa homenagem ao aniversário da revista. Legal que ainda teve uma data oficial de lançamento, dia 22 de fevereiro, que realmente foi essa data, visto que  os primeiros números enquanto era mensal até a "Nº 9" chegava sempre mais para o final de cada mês. Gostava quando tinham homenagens às revistas dos personagens, além da Magali, o Cebolinha também teve história especial de aniversário de revista em 'Cebolinha Nº 120' da Editora Abril de 1982, em homenagem aos 10 anos da revista até então (que deveria ser a edição Nº 121" de janeiro de 1983). 

A revista da Magali foi lançada em 22 de fevereiro de 1989, idealizada pela Rosana e com grande sucesso e histórias muito boas só dela e da sua turma como Dudu, Mingau, Quinzinho, Tia Nena e Tio Pepo. Infelizmente com o tempo foi se perdendo por causa do politicamente correto adotado nas revistas da MSP. Para evitar de ter histórias de Magali comilona, teve a fase em que as revistas dela eram repletas com histórias com o Mingau, só dava ele bem exaustivamente, e hoje, simplesmente, colocam mais histórias de secundários diversos e nas histórias da Magali sem nada a ver com comida e sua gula.

Os traços nessa história ficaram bem encantadores, gostava quando a Magali e a Mônica ficavam com franjinhas mais destacadas assim, como Rosana desenhava bem. Esse papel oleoso também era ótimo, deixava a core muito boas. A capa da edição até foi em referência à história de abertura, apesar de não mostrar o que aconteceu na história, apenas mostrando o tema da história e destacar que era uma edição comemorativa. 

Foi a terceira edição da Magali até aquele momento que teve capa com alusão à história de abertura, depois das "Nº 30" e "Nº 39", ambas de 1990. E foi a primeira edição da Magali que teve "1991 Mauricio de Sousa Produções" no rodapé da primeira página, as Nº 41, 42 e 43 colocavam "1990..." no lugar. Sem dúvida "É um espanto" é um clássico e muito bom relembrar há exatos 30 anos. E vivam os 32 anos da revista da Magali!

69 comentários:

  1. Se os personagens principais da TM perderam sua essência,como não devem ter ficado os secundários,como Franjinha,Jeremias,Titi,Xaveco,Humberto,Zé Luiz...?

    E estou falando dos clássicos,pois mal conheço os que vieram depois,como Do Contra,Nimbus,Marina e outros dos quais mal lembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não podia de ser, descaracterizados também. Dentre os citados, Jeremias virou figurante comum. Zé Luís é raro de aparecer e quando aparece é pra explicar algo pra turma de forma didática. Titi não tem mais histórias solo e muito menos trair Aninha ou ser pré adolescente rebelde. Humberto quase não aparece e quando aparece é pra mostrar de forma didática a vida de mudo, mas sem conflitos. Franjinha é mais figurante, raro aparecer fazendo invenções, as vezes fica querendo namorar a Marina sem ser correspondido, mas até isso estão evitando também.

      Excluir
    2. Gente, a Turma da Mônica está no caminho do Céu, não somente o núcleo do Limoeiro, todos os núcleos caminham para santidade, até o (A)anticristo Zé Vampir é atualmente muito mais puro do que o Anjinho do século passado.

      Excluir
    3. Pior que está mesmo, Zózimo. É tudo decadente, cada vez pioram mais. O Anjinho até aprontava de vez em quando antigamente, até de planos infalíveis contra a Mônica participava. Bons tempos.

      Excluir
    4. O Anjinho dos bons tempos soa despudorado à TM clássica atual, diplomado na escola da malandragem, quem ganha com o quadro atual é Padre Lino que comendo pelas beiradas atingiu o intento de purificar todos os personagens. Um de seus feitos mais geniais foi fazer com que Zé Vampir frequente missas, daí foi um passo para se tornar vampiro-propaganda de doações de sangue, atualmente é um militante da causa. Para sua subsistência o máximo que se aproxima de sangue é através de dieta à base de chouriço.

      Excluir
    5. Qualquer personagem antigo era muito melhor do que essa turma atual, sem comparação.

      Excluir
    6. Chico Bento parou de roubar goiaba também?De matar aulas?

      Excluir
    7. Qualquer um mesmo, no século XX, os secundários relegados ao quarto plano como Alfredo, Simone, Corujoca, Bolota, Manezinho, Jurema, Ritinha caipira, Ritinha namorada do Astronauta, Estrelinha Mágica, Zé Munheca, Duque, Teveluisão, Toneco, Pixuquinha, etc, são muito superiores à linha de frente atual.

      Excluir
    8. Julio Cesar, se Zé Vampir se tornou um sujeito sangue bom, convertido, batizado, faz o sinal da cruz, cristianizado, o que dirá Chico Bento que fica mais na sacristia do que em casa, é da escola para igreja e vice-versa, é o maior estudioso da paróquia. Goiabas, só compradas ou doadas, parou de delinquir.
      É a Turma da Beata Mônica.

      Excluir
    9. Julio Cesar, Chico não mata aula nem rouba goiaba mais. Matar aula então, nem pensar, é agora um bom aluno que só tira dez.

      Excluir
    10. Não mata aulas e nem onças, bons tempos quando Chico Bento sentava o dedo nelas, atualmente fica longe das armas de fogo, nem tiros de sal são permitidos, Nhô Lau perdeu seu simbionte, ficou manco, se sente como uma Mônica sem coelhinho.

      Excluir
    11. Sobre Chico não roubar mais goiaba e caçar onças,eu já imaginava.
      Mas deixar de ser o burrico da classe?Como ficam as piadas envolvendo a ignorância do menino com o conteúdo didático?O bom de se ler Chico Bento é isso,dentre outros ingredientes!

      Notem que,na contra-mão dessa caretização da "cultura pop",há uma tremenda exaltação ao universo de Chespirito(o "Chaves"),elogiando aquelas esquetes cheias de politicamente incorreto como xingamentos,tapas e socos,piadas ofensivas,ameaças,furtos e toda sorte de conflitos,pois é isso que dá prazer de se ver!Não é o mundo real,apenas personagens e histórias fictícias,para que a gente,por uns instantes,se esqueça do mundo real,que às vezes cansa.

      Se Chico deixou de ser burro e levado,quero nem imaginar o que fizeram com a lerdeza do Zé Lelé!

      Excluir
    12. Acabaram-se os conflitos, os personagens foram desapropriados de suas características primordiais, fascinantes, despidos de suas sínteses, deixaram de funcionar enquanto obra-prima, enquanto orgulho nacional, daí resultam as séries, segunda, terceira, quarta... Ridículo!

      Excluir
    13. Concordo. A graça são os conflitos, tirando isso tira o prazer. Hoje o povo coloca os personagens com a vida real e não aceitam fazer coisas erradas, ficam criticando, mas tinha que ser o contrário, os quadrinhos pra fugir da realidade e rir um pouco. Tem muita gente que adorou essas mudanças, não suportava ver os personagens daquele jeito. Por isso agora a ordem é deixar tudo didático pra agradar esse povo do politicamente correto.

      Excluir
    14. Politicamente correto até possui funcionalidade, problema é potencializá-lo, elevá-lo ao cubo, aí é perigoso. Patrulha composta de ignorantes hipersensíveis, gente que pensa que arte é coisa de desocupado, de vagabundo, esses retrógrados patrulheiros parecem parte daquela sociedade brasileira que durante boa parte do século passado via os artistas com desdém, cantores, atores, humoristas, circenses eram vistos por muitos como pessoas de moral questionável.
      Retrocesso, Turma da Mônica acabou sendo alvo, vítima de uma postura social que parecia há muito superada, estava apenas hibernando, pensamento quadrado elevado ao quadrado, ou melhor, elevado ao cubo.
      Quem se situa à luz da crítica, quem é sensível de fato não compra, não se deixa engrupir por tacanho moralismo que visa uniformizar a sociedade.

      Excluir
    15. Também há uma tendência de desmoralismo explícito e cínico,querendo se impor na marra na sociedade,contrariando o estágio evolutivo alcançado por tentativas e erros.

      Excluir
    16. Concordo, Julio Cesar! Existe também esse movimento antinatural, tanto o que você salienta quanto o movimento involutivo que volta e meia destacamos são extremos, dois lixos sociais antagônicos, que em nada nos representa, infelizmente temos que tolerá-los, não conviver, longe de interagirmos com radicalismos, tolerar mesmo, pois combatê-los com o mesmo nível de virulência com que agem é nocivo para nós, estupidez é inerente à humanidade, o mais aconselhável é não levarmos tão a sério, afinal, isto aqui é uma breve passagem. Descer a lenha com moderação, assim como fazemos é salutar, forma de desabafo.

      Excluir
  2. Marcos,você viu que no mês de março os gibis da Turma da Mônica vão para a terceira série na Panini? Vai reiniciar a partir do número 1.Eu achei muito estranho essa mudança inesperada.
    Segundo uma imagem no site da Panini,os gibis terão mais páginas e mais passatempos.Então provavelmente vão estar o olho da cara no preço
    Achei bem desnecessário isso logo agora,mas fazer o quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui estão as imagens da capas da fase 3:
      https://i.imgur.com/G2Me2Jb.jpg
      https://i.imgur.com/cS0jH1h.jpg

      Pelo que dá para ver só o Turma da Mônica deve aumentar de páginas por ter a lombada quadrada, os outros devem perder algumas páginas.

      Excluir
    2. Oh! Não sabia disso, fiquei surpreso, um verdadeiro espanto como na história desta postagem. Eu pensava que iam reiniciar só depois do N° 100. Completamente desnecessário mudar agora depois do N° 70, decadência total. Mas até que o visual dos almanaques ficaram bons, já deu o que falar aquelas molduras. Pena é a gente nunca ver almanaques chegarem ao N° 100. Vamos ver como vão ser as mudanças nas mensais agora reiniciando tudo.

      Excluir
    3. Quando vi a notícia achei que o tempo havia passado mais rápido e eu não percebi, achando que já haviam atingido a numeração 100 novamente, quando na realidade reiniciaram a numeração em pleno n° 70. Realmente lamentável, sinal que as vendas estão decepcionando, também pudera com a qualidade do material encontrado... Não me surpreenderia se em breve as revistas da turminha saíssem de circulação pela primeira vez na história. É o fim da era dos quadrinhos no Brasil. E pelo o que vi das capas, parece que a pegada é cada vez mais de gibi institucional, decadência total. Pelo menos os almanaques ficaram legais com a cara nova, uma pena que a tendência seja republicar histórias da própria Panini cada vez mais.

      Excluir
    4. Na propaganda no site do Assine Panini é dito que todos os gibis vão ter mais páginas e mais passatempos.
      Mas vai ser muito estranho o gibi da Mônica ter lombada canoa,por essa eu não esperava mesmo.A história do gibi dela não parece ter ligação com o aniversário dela.
      Mas espero que as mudanças sejam pra melhor.A TMJ deve seguir o mesmo caminho com uma história especial na edição 51 (ou seria 1?),até porque anunciaram os encadernados da segunda série.
      Marcos,se você puder fazer um post assim que adquirir essas edições eu agradeço.

      Excluir
    5. Esse reinicio de numeração é puro marketing. Coisa mais desnecessária, realmente as vendas devem estar bem ruins, aí apelam pra qualquer coisa.

      Excluir
    6. Falou tudo, Diamond. Não faz sentido reiniciar após Nº 70, aliás nunca deviam ter reiniciado enquanto estiverem na Panini. Tudo indica que reiniciaram pra ver se impulsionam vendas, além da pandemia e poucas bancas venderem gibis atualmente, a qualidade das histórias estão péssimas, tudo didático demais. Se continuar assim, poucas crianças interessadas, corre o risco sim de não ter mais gibis deles em circulação. Pior que parece que tendência é cada vez mais se tornar didático e ensinando boas maneiras, sem conflitos, as capas já mostram. Nos almanaques também acho que devam republicar histórias da Panini, atualmente estão republicando as últimas da Globo.

      Excluir
    7. Unknown, se tiver mais páginas, só que com mais passatempos, dá na mesma. Se bem que seria pior menos páginas e mais passatempos, aí seria decadência de vez. Se tirarem lombada da Mônica vai ser o fim de uma tradição, na verdade, ideal seria todos terem lombada. Parece que não é história de aniversário, se bem que nas últimas vezes, tinham capa sem esse tema, mas eram histórias de aniversário, só que em segundo plano. Capaz de tudo reiniciarem, inclusive TMJ. Depois mostra o link desse site que você viu essas informações e capas das revistas, não consegui achar.

      Excluir
    8. Com relação à Turma da Mônica clássica, talvez mais à frente ocorra redução de títulos, tipo manter Mônica e sei lá, lançarem almanaque bimestral da TM com histórias inéditas, sei que atualmente e já faz algum tempo que existe o título Turma da Mônica. De todos, Cascão se tornou o título mais fora de propósito, é o que menos tem razão de ser, o que menos faz sentido enquanto periódico mensal, de forma claudicante pode suportar uma quadrimestralidade, três edições por ano, é mais digno deixar de existir.

      Excluir
    9. Ricardo, com certeza foi marketing para tentar aumentar vendas. Lamentável MSP precisar reiniciar tudo por causa disso, vê que algo não está bem lá e marca fim dos quadrinhos nacionais.

      Excluir
    10. Zózimo, é uma possibilidade no futuro ter uma fusão de títulos como você citou. Tipo, mantém Mônica abrangendo histórias de todos os personagens, quem sabe também uma revista do Chico Bento e um almanaque único. Ou então passar a ser tudo bimestral ou trimestral até acabar de vez como foram com os outros quadrinhos nacionais. Vai ser triste se acontecer isso um dia.

      Excluir
    11. Marcos, as capas das novas edições com numeração reiniciada estão no site da Panini, na parte "Assinaturas". Mas só mostra a capa inteira do título "Turma da Mônica". As outras revistas estão por baixo uma da outra, mostrando apenas parcialmente. Daqui a alguns dias, já deve ter no site a opção para comprar estas revistas, ai vai ser mostrada a capa inteira de cada gibi.

      Excluir
    12. Como o setor de (A)agronegócio tem sido já algum tempo um dos grandes pilares da economia brasileira e a Turma da Mônica está cada vez mais institucionalizada, o título Chico Bento pode ter ainda muito fôlego, o núcleo pode ser uma espécie de lobista do setor, vai que já é e estou profetizando o presente, algo que já existe, demérito prever o atual, é que acompanho pouco, muito pouco os passos atuais da MSP e realmente não sei se Vila Abobrinha faz lobby nesse pujante e magnífico setor que também é bastante demonizado por conta de questões ambientais.

      Excluir
    13. Eles não fazem mais histórias envolvendo problemas ambientais, no máximo poluição e olhe lá e tudo bem bobo.

      Excluir
    14. Entendi, Ricardo. Vi lá e também deu pra ver capa da Mônica. Logo eles postam as outras no site ou em redes sociais deles.

      Excluir
  3. Tanta dedicação da turma para comemorar um ano de gibis, máximo sigilo no intuito de fazer surpresa à altura e terminam surpreendidos. Ora, fechar janela e deixar porta destrancada não é para furto surpreender, é de se esperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tudo se resolveria se tranças sem porta e janela. Mas no bairro do Limoeiro portas e janelas ficam abertas por ser bairro pacato, aí não seria laboratório de Franjinha que ele ia trancar.

      Excluir
    2. Como o primeiro passou batido, a turma se ligou no segundo aniversário do título sendo que a titular nem se tocou para a data, o desconto é que isto nunca foi lembrado antes, Magali foi o primeiro a ter comemoração de dois anos. Se bem que "Um café com b(ô)lo às cinco na casa da Mônica" não menciona nada disto, mas a arte da capa de Mônica nº13 de maio de 1971 além da relação com a HQ de abertura sugere comemoração de um ano de título, o bolo mais parece de casamento do que de aniversário.
      Engraçado o tanajurão prestando atenção no dramalhão, ainda com ponto de exclamação, pode ser uma saúva dramaturga analisando qualidade de interpretação, o ponto indica que está impressionada, resta saber se é com o talento ou com a falta dele, talvez contratasse para atuar em novela, pelo nível de atuação seria internacional, teledramaturgia mexicana.

      Excluir
    3. Errata relacionada ao meu primeiro comentário:

      "Tanta dedicação da turma para comemorar DOIS (2) anos de gibis, (...)"

      Excluir
    4. Podia ter sido quando fez 1 ano de revista, talvez nem se ligaram nisso a tempo e aí fizeram com 2 anos. A capa da Mônica 13 de 1971 não tinha intenção de ser comemorativa de 1 ano, apenas referência à história de abertura, mas indiretamente até acabou sendo comemorativa.

      Excluir
    5. Marcos, quem sabe a edição até mencione algo a respeito, tem Mônica nº13 da CHTM? O Paulo Back talvez tenha mencionado alguma passagem publicada na edição original, pode ser também que tenha ocorrido no nº12 de 1971.
      De qualquer modo a arte da capa do primeiro décimo terceiro gibi dela sem querer comemora um ano de quando abre passagem para a tartaruguinha ao contrariar o motorista do carrinho roxo.

      Excluir
    6. Eu tenho a CHTM 13, aí só vendo aqui se Paulo Back fala alguma coisa disso. Pelo menos comemora sem querer caso não foi a intenção deles.

      Excluir
    7. Marcos, o único espanto que identifico nesta história está no segundo quadrinho da primeira página onde o que supomos serem fios capilares pulam do cocuruto do Cebolinha, "É um espanto!" ficou inapropriado, muito melhor "A surpresa da surpresa" ou "Confidencial", "Sigilosos", "Festinha secreta", "O segredo", sei lá, qualquer um destes tem mais a ver do que o título escolhido, faltou criatividade.

      Excluir
    8. A capa da Mônica realmente deve ter a lombada canoa.Acho isso inaceitável.E também retiraram os personagens do cantinho da página,agora o design do logo estão iguais aos gibis da Editora Abril.
      E parece que o Almanaque Turma da Tina foi cancelado porque a capa do número 29 não foi divulgada pela Panini.
      Outros títulos,como Marvel e DC,também sofreram esse "reboot" na Panini.Lamentável

      Excluir
    9. Na verdade, Unknown, Mônica de maio de 1970 a agosto de 1982 teve lombada assim, grampeada, 148 edições. Se realmente voltar a ser assim, a lombada reta ou também chamada de quadrada durou no título trinta e oito anos, é um tempinho!

      Excluir
    10. Zózimo, os fios capilares soltarem da cabeça do Cebolinha quando ele se assusta foi pra dar graça e ter um absurdo. Tipo uma careta, só que bem desenhada. Ficou engraçado.

      Excluir
    11. Unknown, achei melhor sem personagem no canto do logotipo, ficou como as antigas. Na Globo até 2002 também era assim. Se colocassem, que fosse só a carinha do personagem ao lado do logotipo como foi nas últimas da Globo e primeira série da Panini.

      Mônica em formato canoa perde a graça, ainda mais com mais páginas. Até a N° 148 foi com formato canoa porque tinha 68 páginas. No momento que tem 84 páginas, exige formato lombada

      Excluir
    12. Sim, também vejo graça, realmente se assusta, se espanta, um tempo em que os exageros narrativos, exageros de linguagem visual eram bem dosados, bem colocados, usei este momento em referência ao nome da história, no decorrer da trama não há espanto, o que há são mistério, segredo, surpresa, uma certa investigação por parte da Magali que supõe estar excluída da festinha e fica deprê, faltou criatividade no título da história, tudo bem que olham espantados e surpresos para a limpa que a titular fez, mesmo sabendo que partindo dela isto é praxe, a surpresa deles se deve à queda da surpresa que prepararam, os exemplos que mencionei acima condizem bem mais com o contexto.

      Excluir
    13. Acho que colocaram esse título por causa do final de todos se espantaram da Magali ter comido as guloseimas da festa. Mas também podiam ter colocado outro título.

      Excluir
    14. Mudando de assunto,já notaram que o nome da líder de toda a turma foi a decisão mais acertada tomada por Maurício em sua carreira de cartunista?

      Para a MSP,que se tornou uma grande empresa brasileira de entretenimento infantil,cedo ou tarde iria acabar entrando no mercado internacional.Neste,os idiomas mais presentes são inglês e espanhol.

      Aí,os personagens teriam que ter seus nomes adaptados,não necessariamente na tradução,mas quase sempre nas semelhanças fonética e escrita com as outras línguas,isso quando fosse possível.

      Os quatro membros capitais nos dão o exemplo.No mercado que fala inglês,Magali é Maggie,que embora tenha,no fundo,o mesmo significado(margarida),são nomes diferentes;Cebolinha e Cascão são Jimmy Five e Smudge,que não tem absolutamente nada a ver,nenhuma semelhança com os nomes originais;já a Mônica,que dá nome à turma,continua sendo "Mônica",com apenas uma mínima adaptação,que seria a tradução,de não ter o acento circunflexo.Em espanhol,é Mónica(com acento agudo).

      Ou seja,o nome ficou praticamente o mesmo,inalterado.Mô/o/ónica veio para reinar!Mônica é universal(não "a",entendedores entenderão��)!

      Excluir
    15. Concordo! "Mônica" é um nome forte, sonoro, bonito e tem realmente pegada internacional, se mantém não somente no inglês e no espanhol que são importantes línguas comerciais, também no francês, italiano, português, holandês, alemão, grego moderno, russo, romeno entre outros idiomas europeus, com pronúncias parecidas e grafias também, graficamente nos alfabetos cirílico e grego o nome muda bastante, lógico! Nome redondo, que conecta, nome comunicativo, de fácil intercâmbio, globalmente popular. Não somente pelo nome, mas, claro que ele conta muito, Mauricio anteviu que Mônica seria encarregada da diplomacia de sua obra. Não sei a origem do nome, pode ser europeu, assim como pode ter surgido na Ásia Menor, ou seja, Oriente Médio.

      Excluir
    16. A intenção do Maurício nem era do mercado internacional quando criou os personagens, só queria a filha como personagem principal. Sem querer, deu um nome forte à filha que ajudou também no mercado internacional.

      Excluir
    17. De fato! A princípio não visava mercado internacional, passou a se ligar nisso na década de 1970, creio que a primeira exibição da TM no exterior tenha sido na Itália, não tenho certeza, talvez tenha exibido antes aqui na região, em algum país do Cone Sul, agora, a primeira premiação internacional foi além-mar, foi do setentrional lado de lá do Atlântico, em um país que apesar de costeiro não tem acesso ao oceano.

      Excluir
    18. Não consegui localizar esse país!

      Excluir
    19. Refiro-me à Itália, país amplamente costeiro com litorais no Tirreno, Adriático e claro, com costa em um dos maiores mares do (M)mundo, o Mediterrâneo, circundado por três continentes e detentor de alguns mares menores, a bota não pisa no oceano, a península está longe do Atlântico, a Sardenha que mais se aproxima, também está distante, os ítalos não são atlantes, assim como Albânia, Argélia, Bósnia-Herzegovina, Chipre, Croácia, Egito, Eslovênia, Grécia, Israel, Líbano, Líbia, Malta, Mônaco, Montenegro, Síria, Tunísia e Turquia que são outras nações mediterrâneas.
      Felizes são Marrocos, Espanha e França que molham os pés tanto no mar quanto no oceano.

      Excluir
    20. Ah,sim,a Itália,país mediterrâneo.E o mar que rega a Itália e demais nações que citou,Zózimo,parece ser tão importante que criou particularidades como a chamada culinária mediterrânea!Certamente foi criada em função direta ou indiretamente daquele famoso mar,o que não seria possível em outro lugar,outras condições,outro clima,outra flora,etc.

      Excluir
    21. Voltando para o país onde foi confeccionada esta história, nem com alteração de substituir o aniversário do título para o aniversário da titular dá para republicá-la, ficaria demasiado estranho se ocorresse, haveriam lacunas impossíveis de preencher, ainda bem que não tem como fazer, porém, o lado ruim é para quem curte gibis impressos e não tem Magali 44 de 1991, além desta, muitas outras têm o mesmo feitio, são irrepublicáveis não por serem eventualmente incorretas e sim por serem intrinsecamente ligadas com suas respectivas edições originais, perdendo sentido fora delas, são simbioses, HQs que infelizmente só funcionam em seus berços. Tipo de datação intocável.

      Excluir
    22. Verdade, Julio Cesar! Lembrou da famosa dieta, existem outros mares famosos, creio que não haja outro com tantas peculiaridades quanto.

      Excluir
    23. Zózimo, essa história foi republicada em 'Coleção Um Tema Só Nº 37 - Mônica Aniversários II' (Ed. Globo, 2003) e não teve alteração nisso. Colocaram "E aniversário da sua revistinha!". Parece que a roteirista teve o cuidado de não colocar aniversário de 2 anos pensando em futuras republicações. Curioso que nunca foi republicada em um Almanaque da Magali. Mas realmente tem certas coisas muito datadas que não republicam ou fazem alterações.

      Excluir
  4. Ótima revista e tenho muita satisfação de tê-la comprado nova e ainda ter na coleção. Já mostrei essa no meu canal do Youtube (quem quiser conferir, só ir lá, link ao lado aqui, nos favoritos). Sempre esse apetite exagerado rendia ótimos roteiros, os primeiros três anos da revista da Magali foram muito bons. Realmente o politicamente correto e a overdose de histórias repetitivas do Mingau realmente deixaram a revista da Magali um tanto chata com o tempo. Inclusive, no auge do meu colecionismo (1987 a 1996), eu parei de comprar as revistas da Magali em meados de 1991. Estava achando cansativa as histórias. Sobre os roteiros atuais, Marcos, parece que estão (aos poucos) implementando o apetite da Magali novamente às histórias. Tenho visto algumas das últimas edições e destaco a história "A Festa do Chapéu" (Magali nº 69 segunda série Panini), de janeiro de 2021. É um bom roteiro, que lembra bastante os roteiros mais antigos. Sugiro você conferir essa história, Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que tem essa revista, também tenho muito carinho por essa edição. Ficou repetitivo demais a revista dela com o tempo e depois Mingau à exaustão ficou pior, o gato o tempo todo tomando conta da revista cansou. Se voltarem histórias com o apetite dela seria uma boa, essa que é a essência dela, mas vamos aguardar pra ver se mantém ou se vai ser só de vez em quando.

      Excluir
  5. Que legal essa histórinha! A Magali comeu os doces antes da hora,a revistinha dela era pequena,hoje dia é maior o gibi da Magali?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comeu e ainda não deixou nada pra ninguém. Antes, a revista dela tinha 36 páginas, agora 68 páginas, pelo menos até a última Nº 70 desse mês.

      Excluir
  6. Muito boa... tenho a edição da coleção histórica na coleção!! *-*

    http://blogdoxandro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Li o comentário dos colegas lá em cima sobre o reinício da numeração, fiquei chocado, custava eles esperarem mais dois anos pra reiniciar a numeração? Quando se pensa que não dá pra ficar pior, eles vem e fazem isso. Bem que tava estranho essa marmota de "Maurício apresenta", conversei com um amigo ontem e falei sobre, aí disse que o nome dos personagens tirados das tiras era exclusividade da série 2, e que esse Maurício apresenta ficasse na série 3, as capas estão aparentemente bonitas, até então só vi duas, mas as outras aparentemente tão bonitas, e o selo de "nova coleção" deu até um tchan a mais, coisa que não teve na série 2, que passou batido isso, os almanaques zerando a numeração num número beem aleatório também não tem sentido nenhum, mas gostei das capas, ficaram mais atraentes. Voltando as mensais, só o fato de não ter mais aquela faixa branca horrorosa e aquele negócio de qr cold, também gostei, mas seria mais lógico irem até a número 100, já que seria pela primeira vez 11 títulos chegando na número 100 juntos. Bom, vejo que seguiram a Disney tirando também o código de barras das capas, espero que eles façam uma numeração dupla dizendo que se trata da 171ª edição nas mensais, mas não creio muito, pq se fosse pra ter esse número eles não reiniciariam né? Mas que deixem a numeração original igual a Disney. Pelo que vi na assinatura Panini, eles anunciaram 5 títulos de almanaques mas dizendo que seriam 6, então provavelmente os secundários continuarão, será que também terão a numeração zerada? Já que não teve Tina esse mês, e também não falaram de clássicos do cinema, que provavelmente pode ser cancelado, já que aparentemente terminou ideias de filmes. Mônica e Cebolinha com canoa tá muito estranho, e só turma da Mônica com lombada, aliás esse título devia mudar pra "Milena", eu esperava algo como Mônica com 104 páginas, Cebolinha com 84 e os demais com 66, aparentemente a qualidade das capas parece ser da mesma qualidade das revistas da Disney, bora ver o papel de dentro, é esperar sem expectativas as revistas de março agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver reiniciarem numeração, se quisessem mudar design e estilo podiam muito bem fazer continuando numeração. Pode ter sido ordem da editora visto que as revitas da Marvel, DC, também reiniciaram e aí MSP aproveitou para mudar o estilo e repaginar tudo. Acho dificilmente ter numeração dupla e se caso tiver, creio que seja contando desde as da Editora Abril e não só os da Panini.

      Acho que todas as outras revistas e almanaques foram cancelados, inclusive os almanaques de secundários, Clássicos do Cinema, Saiba Mais, etc. Talvez Almanaque Temático continue e qualquer título que continuar, deve ter numeração reiniciada e atender a esses estilo novo. O "Mauricio Apresenta" podiam pelo menos então ter deixado pra começar agora. Vamos aguardar.

      Excluir
    2. Em dezembro do ano passado lançaram o Almanaque Bidu e Mingau 14.Pelo jeito esqueceram do Almanaque do Louco.
      Já o da Tina que eu estava esperando pra comprar neste mês infelizmente não foi lançado.Tomara que continuem a lançar,apesar da reinicialização.

      Excluir
    3. Unknown, pelo que vi esses almanaques de secundários foram cancelados e vão colocar um 'Almanaque da Turma da Mônica' no lugar, por isso 6 almanaques em pacotes de assinatura.

      Parece que vai permanecer as 6 mensais e 6 almanaques e TMJ. Talvez Almanaque Temático e Almanacões continuem. O resto tudo vai ser cancelado. E o que continuar, vão reiniciar numeração.

      Excluir
  8. É muito divertida, bons tempos da Magali. Hoje tirou completamente o propósito da revista, histórias dela pode ser protagonizada por qualquer personagem que não fariam diferença.

    ResponderExcluir
  9. Alguém fala algo sobre o App banca da Mônica? Alguém usa? Será o futuro dos gibis pra Nova geração ja que banca com gibis e algo raro quando tem e velha. .falem algo

    ResponderExcluir
  10. Não sei detalhes desse aplicativo, mas parece que a maioria são revistas antigas e não atualizam um bom tempo. Porém, concordo que futuro dos gibis será virtual, disponibilizados por aplicativos de celular ou fazendo login em site mediante assinatura. Gibis em bancas etão cada vez mais em extinção, não duvido que não demore muito ser disponíveis só em assinaturas, seja impressos ou digitais.

    ResponderExcluir