terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Capa da Semana: Cebolinha Nº 73


Nessa capa Cebolinha está jogando beisebol, todo empolgado para arremessar a bola com a cara da Mônica. Só assim para ele conseguir derrotar a Mônica. Muito legal.

A capa dessa semana é de 'Cebolinha Nº 73' (Ed. Globo, Janeiro/ 1993).

25 comentários:

  1. Eram top. Capricharam demais e tinham a essência dos personagens.

    ResponderExcluir
  2. O prato favorito da Magali não existe, pois gosta de tudo quanto é comida de maneira equilibrada, não tem preferência(s), bom, se bem que tem aquele tipo de fruta que esparrama pelo chão. Já o prato favorito do Cebolinha é uma iguaria consumida sempre fria chamada vingança. No tênis, o vexame que a forçuda sem querer aprontou com ele na capa de Mônica 57 de 1991, daí pensou: "Vai ver só no (baseball) beisebol!", quinze ou dezesseis meses depois, a vingança chega em temperatura ideal, pronta para degustação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magali traça tudo, mas ela não esconde que a fruta dela preferida é a melancia. Cebolinha conseguiu se vingar depois da Mônica 57 de 1991, mas ela se vingou no beisebol com o Sansão para arremessar a sua bola em Mônica 157 de 1999, que curiosamente, exatas 100 edições depois da Mônica 57 :D

      Excluir
    2. Cebolinha 93 da globo foi outra capa de beisebol. No Ceblinha 92, por sinal, foi golfe.

      Excluir
    3. É, não deixa de ser uma vingança pela vingança do Cebolinha, só que demorou acima de oitenta meses, denota que não é apenas Jotalhão que possui memória de elefante. Também, não se rebate rancor (e vai literalmente rebater) com mais rancor.
      Duas capas envolvendo esportes bastante criativas que Gabriel relembrou, uma que considero show de bola é com futebol, não aquele esporte bretão que está sempre parando o trânsito brasileiro, show de melancia na verdade, Magali arrasa na capa de sua edição nº149 da Editora Globo com futebol americano.

      Excluir
    4. De vez em quando saíam capas com eles como esportistas, sempre eram bem criativas. Foram boas essas do Cebolinha Nº 92 e 93 e a da Magali 149 de futebol americano foi sensacional.

      Excluir
    5. Entendo bulhufas de baseball, outra capa envolvendo o esporte é de Cascão 186 de 1994, realmente não sei se é apenas uma capa decorativa, estilo papel de carta ou se possui uma piada.

      Excluir
    6. Zózimo, serias uma piada de que enquanto o Cebolinha vai em direção à bola, o Cascão desce em direção à plataforma. A piada, provavelmente, para se sujar ao encostar na plataforma empoeirada.

      Excluir
    7. Inteligente observação, então de fato existe gag nessa capa, por desconhecer como funciona o baseball não conseguia identificar o verdadeiro sentido da arte, se havia elemento cômico ou não.
      Outra capa sensacional que inclui baseball é de Cascão nº40 de 1988, se mostrando polivalente quanto aos esportes, no entanto, quanto à natação...

      Excluir
    8. Sim, em Cascão 40 ele é habilidoso em todos os esportes, mas na natação sem chance fazer. Muito boa.

      Excluir
    9. Natação,só se for no lixão,como o Tio Patinhas em suas moedas.

      Excluir
    10. Essa façanha de Tio Patinhas é muito massa! Serviu de inspiração para Jeff Bezos e Elon Musk.

      Excluir
    11. Na capa de Mônica nº9 de 1971 a titular encontra-se mergulhando se deparando com uma sereiazinha, mergulho também é esporte, é um braço da natação, desconheço a história de abertura, pelo jeito Mônica não está em uma prática esportiva e mergulhar vai além dessa prática.
      Considero a arte da capa de Mônica nº29 de 1972 a primeira da TM a tratar do tema esportivo, quebrar tijolos com golpes desferidos pelas mãos sem qualquer proteção é uma prática que faz parte dos treinamentos das artes marciais e também de suas exibições em competições, lutas são classificadas como esportes e também vão além disso.
      O que acha, Marcos? Considera alguma outra anterior ou posterior como sendo a primeira capa do tocante?
      Lembrando que práticas recreativas podem ser esportivas ou não, assim como as artes das capas de Mônica números 11 e 25 de 1971 e 72.

      Excluir
    12. Julio Cesar, no caso do Cascão seria natação no lixão como falou ou surf no lixão como na capa de Cascão 132 de 1992.

      Excluir
    13. Zózimo, considero as Mônica Nº 11, 21, 25 e 29 como as primeiras mais esportistas na Editora Abril.

      Excluir
    14. Sim, nº21, jogar peteca também é um esporte, Mônica e Jotalhão em momento recreativo em janeiro de 1972.
      Apesar de que descobri pesquisando na rede que somente em agosto de 1985 o Conselho Nacional de Desportos (CND, órgão administrativo extinto em 1993) reconheceu o jogo de peteca como esporte, por solicitação da Federação Mineira de Peteca (FEMPE), mas, você não deixa de ter razão em incluir essa capa, até porque muito antes da edição chegar às bancas de revistas, peteca já era esporte oficializado em outros países.

      Excluir
    15. Embora a intenção seria brincadeira na praia, mas não deixam estar praticando esporte com peteca, por isso considero.

      Excluir
  3. O que acham dessa piada aqui?Acho ótima para aquela tirinha final de três quadros!

    https://pbs.twimg.com/media/EueSRTiXIAAceOS?format=jpg&name=medium

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter saído em jornais, mas nunca saiu em gibis. Foi legal essa, a Mônica pensou que era proibido falar letra "E" em vez de proibido estacionar.

      Excluir
  4. Olá Marcos,td bem?
    Eu andei meio sumido pq ganhei um celular novo,sabe?
    Então,eu tenho 2 coisas pra contar,1 delas n tendo nada haver fom a turminha

    1)vc ficou sabendo esses dias q anunciaram o fechamento da Blue Sky Studios,empresa q fez A Era do Gelo,Rio e outros filmes ai?

    2)anunciaram uma reiniciação nos gibis da turminha.
    Eu sinceramente curti o estilo das capas novas,e vc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem. Não estava sabendo do fechamento da Blue Sky Studios, uma pena. Sobre reiniciação nos gibis, tudo indica que depois da Nº 100 (que seriam as 200 da Panini) vão reiniciar numeração de novo. Nas capas novas até são bonitas e chamativas, mas ainda preferia capas com piadinhas.

      Excluir
    2. Mas ainda sobre a Blue Sky:
      Qual era o seu filme favorito de lá?
      Eu gosto de tds,mas meu favs são Horton e o mundo dos Quem e o filme do Snoopy

      Excluir
  5. Falando em 73, devia falar da edição do Cebolinha 73da Abril cujas histórias estão entre muitas que hoje não seriam republicadas.

    ResponderExcluir