sábado, 13 de fevereiro de 2021

Cascão : HQ "Águas passadas não lavam porquinhos"

Em fevereiro de 1991, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Águas passadas não lavam porquinhos" em que o Chovinista teve que impedir o Cebolinha, junto com a Mônica, dar banho no Cascão em mais um plano infalível contra o Cascão. Com 12 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 106' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Cascão Nº 106' (Ed. Globo, 1991)

Começa com o narrador-observador  apresentando o Chovinista, o porquinho do Cascão, tão sujinho malcheiroso como o dono, é cara de um, focinho do outro, e que ele tem o dom de farejar água e, com isso, se torna uma espécie de anjo da guarda do Cascão.

Chovinista fareja e detecta água que o Cebolinha ia molhar o Cascão e dá o aviso. Cebolinha reclama que errou de novo e Cascão fala que vai errar sempre porque tem um alarme contra água, que era o Chovinista. Cebolinha fica com raiva e reclama com a Mônica que o Chovinista fica protegendo o Cascão e nunca vai conseguir dar banho no Cascão. Mônica fala para desistir e ele diz que nunca, pois seria o mesmo que desistir de fazer planos infalíveis contra ela.

Cebolinha lamenta que se Cascão tomasse banho, ia ver como era gostoso e saudável e Mônica diz que o Cascão está todo confiante com o Chovinista, todo tranquilo e distraído e pode o Chovinista um dia falhar. Cebolinha chama a Mônica de gênio e tem ideia de trocar o Chovinista por um porquinho chamado Gordurinha, que era do sítio do pai do Paulinho. Só que ao invés de farejar água, ele fareja espiga de milho. Então, Cebolinha se prepara para o maior banho da paróquia.

Cascão resolve cochilar um pouco e Chovinista fica de olho se vai chover. De repente, ele ouve pingos de água caindo e vai verificar. Quando chega atrás da moita, era a Mônica pingando água no chão de um conta gotas e Cebolinha pega o Chovinista e deixa  preso em uma rede em uma árvore e coloca o porco Gordurinha ao lado do Cascão.

Cebolinha pergunta para a Mônica se está tudo certo na parte B do plano e ela explica que ali perto tem um super chuveiro armado com lança-xampus e perfumes e só o Cascão pisar no botão que vai que ter mudar seu nome para "Limpão". Cebolinha diz que para garantir que ele vai passar naquele local, deixou umas espigas de milho para o Gordurinha farejar. Chovinista ouve tudo e tenta arrumar um jeito de sair da rede roendo as cordas.

Cascão acorda e pensa que Gordurinha é o Chovinista e acha que está menos sujo do que antes da soneca. Gordurinha fareja espigas de milho e corre em disparada e Cascão pensa que era uma ameaça grande atrás deles para correr daquele jeito. Nisso, Chovinista consegue escapar da rede, Mônica não consegue pegá-lo porque estava escorregadio de lama e Cebolinha é atropelado com a velocidade dele correndo. Gordurinha continua correndo e para quando encontra as espigas de milho, fazendo Cascão cair longe. 

Enquanto isso, Chovinista corre para salvar o Cascão e Cebolinha e Mônica tentam alcançá-lo. Enquanto come, Cascão reclama que Chovinista parou para comer e que nunca ligou para milho. Cascão está prestes a pisar no botão. Chovinista empurra o Cascão e consegue salvá-lo de pisar no botão. No susto, Cascão pensa que é outro porco, empurra o Chovinista e ele cai em cima do botão acionando a invenção do super chuveiro fazendo molhar o porquinho.

Mônica e Cebolinha chegam e pensam que Cascão tomou banho. Quando veem, a principio pensam que o Cascão era um porco por baixo da sujeira, mas logo veem que era o Chovinista e perguntam pelo Cascão. Ele fala que está ali, sequinho e charmoso, chamam os amigos de traidores com plano diabólico de trocar o Chovinista por um porco comedor de espigas e que não deu certo. Cebolinha lamenta porque Cascão ia gostar do banho se experimentasse.

Cascão diz que mesmo que tente mil vezes nunca vão conseguir nada com esses planos porque tem o Chovinista para se defender. Cascão lamenta o estado limpo do seu porquinho e que quando chegar em casa vai ter que tomar banho de lama. Ao se aproximar do Chovinista, para a surpresa do Cascão, ele se desvia. No final, o narrador-observador fala que os meninos tinham razão de quem toma banho pela primeira vez não esquece porque o Chovinista continua farejando água para o Cascão, só que adora quando a encontra, mostrando tomando banho na torneira, ou seja, passou a gostar de limpeza.

História muito legal e envolvente com o plano do Cebolinha de trocar os porquinhos para fazer o Cascão tomar banho. Não conseguiu dar banho no Cascão, mas conseguiu o Chovinista gostar de limpeza. Mostra um marco do Chovinista gostando de banho e limpeza, apesar de que durante os anos 1990, o Chovinista continuava sujo, porém, a partir dos anos 2000, mudaram completamente o porquinho, está descaracterizado cuidando de limpeza de onde passa, jogando flores e perfumes em todo lugar todo saltitante. Pelo menos aí, ele só tomava banho, mas agora não suporta sujeira.

Eu gostava dos planos infalíveis do Cebolinha contra o Cascão, eram bem criativos tanto quanto os que ele fazia contra a Mônica. Planos contra a Magali também eram legais. Inclusive, dessa vez a Mônica  ficou no lugar de assistente que seria do Cascão se o plano fosse contra ela. Dava tranquilamente também para ser plano dos vilões Cremilda e Clotilde ou Doutor Olimpo e seu assistente Sapóleo no lugar das crianças, não ficaria ruim.

Cebolinha foi até inteligente em criar uma invenção de super chuveiro, estilo invenção de Franjinha ou do Doutor Olimpo. Era engraçada a cara maquiavélica que o Cebolinha fazia em seus planos. O Gordurinha só apareceu nessa história e seu dono Paulinho do sítio e seu pai foram apenas secundários citados e fica só na imaginação dos leitores de como eram. Incorreta hoje por conta de Mônica e Cebolinha agindo como vilões em dar banho contra a vontade do Cascão a ponto de sequestrar o Chovinista para conseguirem o que queriam, foram bem perversos. As palavras "diabólico"  e "Droga!" também são proibidas nas revistas atuais e seriam mudadas.

Os traços excelentes que davam gosto de ver, com direito a só curva nos olhos quando estavam bem brabos ou bem tristes, adorava quando tinha isso. Até o título foi criativo com trocadilho do ditado "águas passadas não movem moinho".  Gostava também das revistas com esse papel oleoso, deixava as cores bem bonitas, lembrava até papel de revistas da Editora Abril, mas logo mudaram, pois viviam mudando papeis e cores na Editora Globo. Ainda continuavam o rodapé "1990 Mauricio de Sousa Produções" ao invés de "1991...", nas revistas de janeiro e primeira metade de fevereiro de 1991 faziam isso, depois normalizou,  já nos créditos finais com a tirinha informavam normal como janeiro/ 91 ou fevereiro/ 91. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos

34 comentários:

  1. Chovinista, o herói pet do Cascão foi, para infelicidade dos mentores, o alvo da armadilha, até aí tudo bem, se molhou em ato heroico, mas, não o segue à risca, fareja água e não a repele, no final se molha por opção, é tipo Maria Cascuda, são adeptos da sujeira, porém, comparados ao Cascão não passam de amadores.
    Gostei da fuga, o porquinho escorrega feito sabonete do bloqueio da Mônica e faz strike em Cebolinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chovinista agiu como herói, mas não foi reconhecido. Muitos personagens da Turma do Cascão vieram extremamente a sujos que nem o Cascão e acabaram ficando limpos depois, a Cascuda também bom exemplo disso. Cascão mesmo hoje só tem sujeirinhas no rosto, só que age completamente diferente diferente e ainda adere à limpeza também.

      Excluir
    2. O êxito inesperado de Mônica e Cebolinha foi Chovinista pegar gosto por água, ou seja, em parte não fracassaram, antes disto Chovinista não tinha aversão à água, apenas não fazia questão de ter contato frequente.
      Em "Chovinista ciumento" ele involuntariamente interrompe o vazamento de uma represa de forma inusitada, seu traseiro funciona como rolha, foi até mais heroico que nesta aqui, pois é reconhecido pela imprensa e com certeza recebeu alguma honraria como (C)cidadania (B)benemérita ou coisa do tipo. Em "Mister Chovinista Haide" começa sedento por água.
      Inclusive, são duas HQs de abertura do Chovinista com logicamente participação do Cascão, o que me faz concluir que bem antes de Mingau ser criado o porcino já exercia papel semelhante no título de seu dono, contudo, de forma despretensiosa, ao contrário do espaçoso e ambicioso gato que meio que ofusca o saco sem fundo da titular.

      Excluir
    3. Verdade, o Chovinista as vezes era protagonista em histórias de abertura, mas apenas pra mostrar a turma do Cascão sem querer tomar o lugar do Cascão. O Mingau teve fase que tomava conta da revista da Magali, só tinha histórias dele tanto em abertura e de miolo, parecia que era revista dele. A partir de 1998 até os últimos quinzenais dela de 2003 só dava Mingau. Depois deram um tempo nisso, mas ainda assim ofusca quando aparece.

      Excluir
    4. No título Magali, por vezes e vezes Mingau excedeu em aparições.
      Marcos, mencionei "Chovinista ciumento" e lembrei de outro vazamento de represa, "O dedo herói" é uma daquelas poucas e boas histórias em que Cascão se vê em contato com água, perdendo a invencibilidade sem ser descaracterizado. Conhece? Sabe à qual edição pertence?

      Excluir
    5. Já ouvi falar dessa do dedo herói, mas não tenho essa. Pelo que contou, pelo menos o dedo ele molhou para tampar o vazamento da represa.

      Excluir
    6. Exatamente! No YouTube está disponível, não encontrei o código para saber à qual edição pertence. Assim como ocorreu com Chovinista, imprensa também dá em cima dele, inclusive "Blobo", paródia de Globo.

      Mônica está muito certa em afirmar que Cascão está distraídão, pois ao acordar não reconhece a fraude encoleirada e ainda estranha o original lhe empurrando para a armadilha.

      Excluir
    7. Vi agora a história, parece que é original de 1984 ou 1985 e eu tenho em algum Almanaque, talvez seja de "Coleção Um Tema Só Nº 5 - Cascão Pintou Sujeira", de 1993. O dedo ele molhou, pelo menos ele sujou de novo no lixão no final.

      Cascão podia ter desconfiado quando o porquinho estava comendo milho, mas nem se tocou.

      Excluir
    8. Ao meu ver, essas raras flexibilizadas que Mauricio permitia ao Cascão contrariado experimentar, quebraram rotina algumas vezes, contribuíram positivamente, já a campanha de 1983 onde a água lhe cobre até a cintura, considero descaracterizante, em uma época que pela lógica não deveria ter ocorrido, muito diferente mesmo das raras molhadinhas.

      Esta é uma das histórias em que Chovinista protagoniza.
      "Águas passadas não movem moinhos" é um ditado popular utilizado para demonstrar que situações vividas no passado são inaplicáveis para modificar o presente. O criativo e engraçado título é análogo, na verdade é paródia do clássico ditado. Até então naquele fevereiro de 1991 foi atual, foi presente a refrescância advinda da chuveirada e mangueiradas que seduziu Chovinista.
      Holandeses entendem de moinhos movidos à água, Mônica e Cebolinha entendem de armadilhas à base d'água.

      Excluir
    9. Também achei desnecessária a campanha de 1983, pelo menos não foi história de gibi. E de fato o título dessa história é paródia desse ditado, até cheguei a citar no texto, e teve tudo a ver com a história, muito bem bolado pelo roteirista.

      Excluir
  2. Vi no catálogo da Panini desse mês e não consta a revista Almanaque da Tina, será que cancelaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi sim, deve ter sido cancelado. Mas aguardar até final do mês, quem sabe esqueceram de colocar.

      Excluir
  3. Eu gostava dessas revistas com o papel mais oleoso. Minhas revistas do final de 1990 e inicio de 1991 estão brilhantes como novas. Sobre o Chovinista e a Cascuda serem molhados ou gostarem de água, fica sendo um contraponto à sujeira do Cascao, que se irrita com isso e rende bons roteiros. Já o Cascao, por ser o principal personagem sujinho e ser sua característica principal, não deveria se adaptar a essa mania de limpeza. Essa descaracterização do Cascao o torna um personagem sem graça, comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostava do papel assim. Tiveram algumas vezes em 1989/ 90/91, mas durava pouco tempo em cada fase, quem sabe esse papel tinha um custo mais alto.

      Também não ligo da Cascuda e Chovinista serem limpos, só Cascão que nunca devia mudar. Se bem que o Chovinista limpo está bem exagerado, todo saltitante, podia ser só aparecer limpo e não ficar limpando as coisas saltitante como Cremilda e Clotilde.

      Excluir
    2. Sim, exatamente Marcos! O Chovinista tomar banho ou por vezes, aderir à limpeza, ainda passa batido. Realmente o exagero de limpeza e a frescura que o personagem está hoje em dia chega a ser irritante!

      Excluir
    3. Isso é que tá estragando as revistas, o exagero em tudo, como na limpeza do Chovinista, no politicamente correto, na preocupação de ficar ensinando boas maneiras. Um saco.

      Excluir
  4. Que demais! Até o Chovinista tomou banho e o Cascão não,eu não sabia que o porquinho de estimação do Cascão já tomou banho um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma das vezes que tomou banho na fase clássica. Atualmente Chovinista não só toma banho como também não quer ver nada sujo, fica limpando com espanador e jogando flores e perfumes por onde passa. Ou seja, bem descaracterizado.

      Excluir
    2. Até gosto dele assim, acho bem engraçado ele não apoiar o dono na sujeira. Geralmente os bichos são o espelho do dono. Minha gata então é que nem eu rs.

      Excluir
    3. Washington, de fato os bichos têm muitas coisas dos seus donos, legal isso.

      Excluir
  5. Sim, lembro de você ter postado no seu outro blog. E uma pena eles não terem colocado também no portal novo. Uma história bem legal mesmo, curto bastante, bem criativa.

    ResponderExcluir
  6. Olá a todos !
    Não sabia que o Chovinista havia aderido a limpeza. Sempre gostei de vê-lo sujinho com o Cascão rsrsrs.
    Acompanho o Blog a bastante tempo, e sempre leio todos os comentários. Ontem eu estava lendo sobre o politicamente correto nas atuais hqs. Ao ler sobre a mudança que fizeram na hq do Cascao, no qual a mãe dele mostra o chinelo, acabei lembrando que eu tenho a edição antiga aqui, e a peguei pra ler. Confesso que acho essas mudanças um tanto quanto estranhas. Parece que as histórias estão com toque “gourmet” hehehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, além de não ter coisas incorretas nas atuais, ainda alteram nós almanaques perdendo toda a graça das originais. Pelo menos nós almanaques deviam manter como foi ou não republicar.

      Excluir
    2. Me perdoe, caro Daniel Garcia, mas quando falamos em gourmet a ideia que se tem é de algo palatável, que abre apetite, as alterações são o oposto disso, dão vontade de vomitar, são bofetadas nos rostos dos leitores veteranos. Eu sou um deles, minha infância foi na década de 1980, presenciei em tempo real o primor que foi a TM clássica, atualmente, borocoxô é um termo não ofensivo e até simpático para atribuir à mesma.
      Gourmetização dos quadrinhos é um fenômeno que está meio que tomando conta, não vejo com bons olhos tal avanço, sou mais simplicidade combinada com precisão, combinação que é sinônimo de sofisticação com baixo custo, antigamente era regra. Quadrinhos gourmets sempre existiram, não sou contra, até aprecio com moderação, a questão é o segmento passar a ser predominante, o que ao longo prazo pode implicar em despopularização da (N)nona (A)arte em sua forma impressa, incentivando em crianças a utilização cada vez mais precoce de aparelhos celulares, parece ser essa a intenção de fato.
      Quadrinhos virtuais ou digitais são outra história (outra história das histórias em quadrinhos, deu chiste), também curto bastante.

      Excluir
  7. Ola, Pessoal!
    Para vcs que gostam de gibis, gostaria de indicar um canal onde vc pode ler gibis gratuitos, deem uma passadinha lá e digam o que acharam.

    ResponderExcluir
  8. EAE, pessoal de fevereiro! Eu sou o Adriel Matheus 664 de novembro, e eu voltei no tempo com a máquina do franjinha pq eu percebi um detalhe curioso nessa história:
    No primeiro quadrinho da terceira página, tem um espaço em branco bem grande no balão do cebolinha. Será que foi um erro de posicionamento ou tinha alguma coisa ali que tiraram de última hora? O que vcs acham?
    (Espero que eu não esteja falando sozinho.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil saber a verdadeira intenção, acho que foi erro de posicionamento, a palavra "querer" poderia ter ficado centralizada. Ou então, foi dar uma sensação de que o cebolinha ia dar mais explicação e foi interrompido pela Mônica. Verdadeiro motivo nunca saberemos.

      Excluir
  9. Você esqueceu de falar que a palavra "Droga!" dita pelo Cebolinha, quando ele tenta dar um banho no Chovinista, é proibida nos gibis atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo. Nem devo ter reparado quando escrevi a postagem. De fato, não pode mais, muita bobeira deles.

      Excluir
  10. Edita o texto pra falar sobre a palavra "Droga", por favor.

    ResponderExcluir