terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Capa da Semana: Cascão Nº 25

É verão e em homenagem mostro uma capa que enquanto o Cebolinha monta castelo de areia na praia, Cascão monta seu castelo com o lixo que as pessoas deixaram na praia. Apesar de vez em quando mostravam capas com Cascão na praia, eram sempre mostrando mexendo com areia e sujeira lá. E essa capa, de certa forma, ainda mostra reflexão e conscientização de lixo na praia, das pessoas mal-educadas deixarem suas garrafas, latas e resto de comida na areia sem descartar em local apropriado e causando grandes problemas ambientais com essa atitude.

A capa dessa semana é de 'Cascão Nº 25' (Ed. Globo, Dezembro/ 1987).

25 comentários:

  1. Ótima capa, piadinhas geniais cono essa davam gosto! Essa foi a terceira revista do Cascão que comprei, a tenho ainda, mas está bem surradinha, apesar de estar inteira. Minhas primeiras revistas sofreram com muito manuseio e minha inexperiência na época em conservar as coisas. Quando somos muito crianças (eu tinha 8 anos em 1987) não temos o devido cuidado. A maioria das revistas que comprei em 1987 e 1988 estão coladas, com fita na capa ou com manchas na capa. Só comecei a conservar melhor a partir de 1989, minhas revistas a partir daí, estão em muito melhor estado de conservação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas piadinhas eram demais. Normal quando muito criança, manusear mais e as revistas ficarem mais detonadas, ainda mais as primeiras da coleção por ter poucas. As minhas primeiras também ficaram bem surradas. Mais importante é ainda tê-las, isso que é bom.

      Excluir
    2. Essa história de "revista colada" geralmente é com outro tipo de revista e outra faixa etária...😜

      Excluir
  2. O vaivém do mar parece não incomodar o autor do castelinho de lixo, ultrapassou o limite de segurança recomendado pelas entidades ASGU (Associação dos Suínos, Gambás e Urubus), R.M.I.,R.! (Raio de Mundo Imundo, Raimundo!) e H2Zero, entidades idôneas, ilibadas focadas na total economia de água partindo do princípio de não entrar em contato com a substância de forma alguma.
    Pela tranquilidade do Cascão, ou é água parada, ou o conteúdo da garrafa de rum que compõe o castelinho foi parar na barriga dele, estando um tanto ébrio e perdendo a noção do perigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cascão dessa vez até ficou perto do mar, das outras vezes ficava mais longe. De qualquer forma, se ele visse a água se aproximando, ele sairia em disparada, deixando o castelinho de lixo lá. Esses lixos na certa ele encontrou jogado na praia e catou, não foi consumido por ele.

      Excluir
    2. Mesmo Mauricio sendo bem mais liberal que atualmente, não permitiria que Cascão consumisse bebida alcoólica mesmo estando no Réveillon, não é o tema da capa, mas a edição é a última daquele primeiro ano com a Editora Globo e a penúltima é com capa de Natal.
      Cascão catando lixo na praia para brincar acaba contribuindo com os garis que encontram o lixo menos espalhado.

      Excluir
    3. É, seria mais difícil mesmo, porém aí ele está manuseando uma suposta garrafa de bebida alcoólica que também seria bem incorreta também. Essa revista saiu na semana do Ano Novo e coincide com o início do verão, aí preferiram um tema de verão.

      Excluir
    4. Uma bandeira que o Cascão original poderia ter defendido e em nada o atrapalharia seria da reciclagem, não me lembro de histórias dele tratando disso, existe alguma, Marcos? Imagino que o personagem atualmente esteja engajado no tema, existe também alguma edição institucional da Turma da Mônica sobre isso?

      Excluir
    5. Sim, teve tanto revistas institucionais quanto histórias normais em revistas. Geralmente alguém ensinando reciclagem para ele.

      Excluir
    6. Devo até conhecer alguma HQ que aborda o assunto, não me lembro. Supondo que há mais ou menos trinta anos ele abraçasse a causa com mais afinco, com mais destaque a ponto até de fazer parte de alguma campanha veiculada em TV aberta, em alguma TV regional até pode ter ocorrido, com cobertura nacional é certo que não aconteceu, não sofreria descaracterização alguma, estou destacando isso pois imagino que o personagem descaracterizado defenda essa ação com muito mais ênfase do que quando estava em plena forma, invicto.

      Excluir
    7. Campanha de TV não teve, pelo menos não lembro, no máximo uma ou outra história bem raramente.

      Excluir
    8. Esperaram a decadência do personagem para se tratar do assunto com mais objetividade.
      A arte da capa de Cascão 456 de 2006 possui uma gag bastante conscientizadora, Cascão está como salva-praia, recolhendo o lixo espalhado na areia, de muito bom grado exerce a função.

      Excluir
    9. Nessa capa que você citou já mostra o típico Cascão atual preocupado com limpeza, querendo deixar tudo limpo. Descaracterizaram demais o personagem.

      Excluir
    10. Mas mesmo assim, Marcos, é uma piada que poderia ter sido utilizada em qualquer capa de qualquer edição dele dos 1980 e 1990 levando em consideração que apesar de apreciar lixo espalhado pelo chão, o Cascão invicto também gosta de ver as latas de lixo exercendo suas finalidades que nada mais são que comportar lixo. Agora, concordo, considerando o ano da edição denota-se que a capa faz parte de um processo de mudança gradual que culmina no que se tem atualmente que é um personagem chinfrim, um menino que ainda possui certo trauma com água, ainda quando dá evita contato direto com ela e é engajado em limpeza, mas a piada, a gag é de fato flexível, não o descaracteriza, poderia ser de alguma capa do século passado que não causaria estranheza, o Cascão original tanto gosta de bagunça quanto de organizar o lixo, e organizá-lo não significa gostar de limpeza, é que o garoto tratava o lixo como se fosse uma entidade, merecedora de respeito e admiração. O cerne está no termo "salva-praia" estampado na camiseta, sem isso não haveria piada.

      Excluir
    11. Em 2006 a intenção já era de ser um Cascão preocupado com limpeza, mas se fosse publicada até anos 90 não o descaracterizaria mesmo. De qualquer forma, não foi capa ruim não.

      Excluir
    12. Segundo o que pesquisei, Marcos, a primeira piada de capa focando em Cascão em praia é de Mônica 72 da Editora Abril, está tão próximo da água quanto esta, a diferença é que utiliza um escafandro ou traje espacial, não sei exatamente o que é.

      Excluir
    13. Parece ser traje de mergulhador para não se molhar.

      Excluir
    14. Minha dúvida, Marcos, se deve aos calçados que não são pés de pato e esse tipo de calçado é parte dos trajes tradicionais de mergulho. Deve ser o tal escafandro que também é traje de mergulho com os pés ou sapatos em outro formato.

      Excluir
    15. Eu sempre considerei como roupa de mergulho, só não se ligaram com detalhe do calçado, sem colocarem como pés de pato. Ou então seria traje de astronauta. De qualquer forma, a piada é Cascão ter usado aquela roupa para não se molhar na praia.

      Excluir
    16. Não sei os atuais, ouço dizer que ainda são fabricados, os antigos escafandros que ainda encontram-se em alguns museus possuem os pés nada semelhantes aos pés de pato, parecendo botas, os trajes em sua maioria eram metálicos e creio que inteiriços também, toscos, os mergulhadores desses tempos eram extremamente corajosos para entrarem naquelas geringonças de trajes e depois mergulharem. Creio que seja o que Cascão está de fato usando em sua primeira gag envolvendo praia.

      Excluir
  3. https://pbs.twimg.com/media/EsLQQdnXYAACaCv?format=jpg&name=small

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse DVD é fake, não lançado oficialmente pela MSP. A capa é igual da capa de um livro "Turma da Mônica todas as Copas do Mundo" de 2018, que foi versão em capa dura das edições "Mauricio Apresenta" de 2014 das bancas.

      https://i.gr-assets.com/images/S/compressed.photo.goodreads.com/books/1536953850i/41831095._UY630_SR1200,630_.jpg

      Excluir
  4. Isso aí, o verdadeiro Cascão que gostamos e que nunca deviam ter mudado e de quebra reflexão muito boa. Gostei bastante dessa capa.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos! como foi a ideia de criar o blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intenção de mostrar material histórico da MSP que o público não conhece ou relembrar o que foi bom.

      Excluir