terça-feira, 7 de novembro de 2023

Propagandas de produtos de higiene da Turma da Mônica (Parte 2)

Nessa postagem mostro a segunda e última parte das propagandas de produtos de higiene da Turma da Mônica, que completam 50 anos este ano e que sem dúvida, marcaram época. Nesta parte, reúno as propagandas a partir de 1980.

A linha "Phebo" foi a que ficou mais tempo em circulação, desde 1973 até final dos anos 1990. Consistia de sabonete, shampoo, talco, colônia, óleo, creme dental e escova de dente e depois lavanda.

Em 1980 teve esse anúncio mostrando todos os itens da linha "Phebo" ilustrado com a turminha em volta em contato com a natureza e conta que com os produtos todo mundo fica limpinho, cheiroso e bonito, dando destaque ao creme dental, que faziam bola de chiclete e tinham dois sabores (tutti-frutti e hortelã), às escovas de dente que eram coloridas e macias e ao shampoo que não ardia os olhos, além de citar os outros produtos. 

A ilustração da turminha seguiu o estilo das histórias de miolo de 1979/ 1980 e curioso ter o Cascão em anúncio de produtos de higiene, não gostei de ele estar feliz e perto da Magali regando flores, teve uma descaracterização do personagem aí, pelo visto nem perceberam quando criaram. E destaque também à "Lojinha da Mônica" recém-criada até então e a partir daí, o pessoal também podia comprar esses produtos de higiene lá, além nos mercados.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 124' (Ed. Abril, 1980)

Enquanto que nos anos 1970 os gibis eram repletos de propagandas dos produtos de higiene da "Phebo", no decorrer dos anos 1980 pararam de anunciar, mesmo sendo bem vendidos ainda. Pelo visto foi porque nos anos 1970 era novidade e eles precisavam divulgar o que o pessoal não conhecia e como os produtos já estavam consolidados nos anos 1980 não precisavam anunciar.

Ainda assim, teve uma propaganda em 1985 ilustrada com uma menina indo tomar banho e as embalagens personificadas em volta dela com carinhas, braços e pernas, em forma de desenhos. Percebe-se que ainda existia o creme dental em 1985 e que além dos produtos que existiam, lançaram também a lavanda da Mônica.

Outra curiosidade, mesmo que a ilustração das embalagens aí são em desenho, dá pra notar que as embalagens nos anos 1980 ainda eram as mesmas dos anos 1970, ou seja, desde 1973 eram tudo da mesma forma e ainda davam para ver a Mônica com traços com bochechas pontiagudas, quando já tinham mudado aqueles traços há muito tempo. E vimos também que as propagandas nos anos 1980 já com menos texto, apenas uma frase que exemplifica tudo, o que já se tornou frequência nas propagandas em geral na época.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 179' (Ed. Abril, 1985)

Em 1990 teve a propaganda da linha da Mônica, marcada por ser a primeira em gibis da Editora Globo e finalmente com as novas embalagens, mesmos designs básicos de antes, porém deixando a Mônica com os traços atuais até então. Foi toda ilustrada com os produtos da linha "Phebo" e chama atenção que não existiam mais os cremes dentais que formavam bola de chiclete que marcaram os anos 1970 e parte dos anos 1980 e continuaram com a lavanda. Teve também ilustração da Mônica dançando na frente dos produtos e, curiosamente, essa imagem foi tirada de anúncio em animação que era exibido na televisão em 1990.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 27' (Ed. Globo, 1990)

Em 1991 foram lançadas as novas embalagens dos produtos da linha da Mônica e teve essa propaganda com as fotos deles. As embalagens mais elaboradas com a Mônica segurando ou tomando banho com o produto em questão. Tipo, na embalagem do sabonete, aparecia a Mônica tomando banho com ele, na do talco, ela o segurava e por aí vai. E passaram a ter código de barras, que já estavam sendo colocados em embalagens de produtos alimentícios e comerciais de mercados, nos gibis passaram a serem inseridos obrigatoriamente a partir de 1993.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 65' (Ed. Globo, 1991)

Em 1994 lançaram duas propagandas seguindo o mesmo estilo com a Mônica contracenando com uma criança real e que se você não for o Cascão, vai adorar tomar banho com a Mônica. A primeira foi a Mônica passando shampoo no cabelo do menino na banheira e no texto conta que quem não gosta de banho já viu o que está perdendo, todos os produtos têm um delicioso perfume e se não quiser deixar a Mônica braba, tem que levar a linha da Mônica da "Phebo" na hora do banho. As embalagens foram as mesmas lançadas em 1991, a do talco que teve uma leve mudança.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 92' (Ed. Globo, 1994)

A outra propaganda de 1994 foi com a Mônica tomando banho com uma menina na banheira e segurando o shampoo,  também reforçando que se você não for o Cascão vai adorar tomar banho com a Mônica. Essa circulou mais nos gibis do que a anterior. Apesar dos produtos serem da "Phebo", as propagandas indicam que são pertencentes da Procter & Gamble (P&G), que reúne várias marcas conhecidas em uma mesma corporação.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 142' (Ed. Globo, 1994)

No final dos anos 1990, cancelaram os produtos de higiene da "Phebo" e a Turma da Mônica passou a ter produtos de banho com outras marcas, só que não tiveram propagandas em gibis, pelo menos produtos principais como sabonete, shampoo, etc, e esses novos de outras marcas nem tiveram tanta repercussão com a garotada e nem ficaram conhecidos, até também por falta de divulgação. 

Ainda assim, em 1999, teve o anúncio do lançamento das esponjas para banho da "3M". Eram macias e coloridas e uma esponja de cada personagem. Então, tiveram esponjas da Mônica, Cebolinha, Magali, Bidu e Cascão. No anúncio mostra os três primeiros tomando banho com a esponja. Só não precisava ter esponja do Cascão, acho ele associado a produtos de banho não combina e descaracteriza o personagem, pelo menos no anúncio não mostrou ele tomando banho com a esponja como os outros.

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 334' (Ed. Globo, 1999)

Como postagem é de produtos de higiene, não necessariamente para banho das crianças humanas, em 2005 teve também a linha de higiene do Bidu e do Mingau da "Dog Clean", com produtos para dar banho no seu cachorro e gato de estimação. Da série de produtos inovadores da MSP que lançavam coisas inimagináveis e que não tinham o que inventar, essa linha tinha shampoo, condicionador, creme pra escovar pelos, sabonete, gel com gliter, gel dental, loção desodorante, banho a seco e deo colônia para usarem em seus cachorros e gatos. 

Os produtos do Bidu, naturalmente para usarem nos cachorros e as do Mingau, para os gatos. Interessante que a linha de higiene dos pets foi mais completa que as dos humanos e era muito luxo para animais de estimação quem comprava, fora que para gatos seria bem desnecessário já que recomendam não dar banho em gatos. A propaganda foi ilustrada com as embalagens dos produtos de cada um deles e com Bidu e Mingau gostando da novidade dos seus produtos.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 454' (Ed. Globo, 2005)

Então, foram propagandas bem criativas e ilustradas com produtos muito bons, um marco da publicidade brasileira, pena que descontinuaram com a linha "Phebo". Atualmente, os produtos de higiene da turma são da marca "Pandora Personal Care" desde 2021 e reservadas apenas para bebês e não para crianças maiores e embalagens estampadas com a Turma da Mônica Baby, incluindo a Milena, mas nunca tiveram propagandas em gibis. Na verdade, as propagandas dos gibis atuais são mais para divulgarem gibis e livros em lançamento ou histórias institucionais e educativas porque não podem mais fazer publicidade infantil. Aí,  propagandas de produtos como de banho, brinquedos, etc, costumam sair mais na internet em redes sociais da MSP e com moderação. 

Para ver a primeira parte dos produtos de higiene, entre aqui:

. Propagandas de produtos de higiene da Turma da Mônica (Parte 1)

19 comentários:

  1. É consenso, todo mundo concorda que às vezes a dentuça costuma ser grossa, não em relação ao trato social, normalmente não é malcriada ou mal-educada, é no sentido de volta e meia não moderar a própria força, daí, não parece à vontade o garoto que ela auxilia no banho, é nítido o desconforto dele, e que mãozona de, sei lá, Conan ou He-Man, parece que esfrega a pelagem de um cavalo. É a boa e velha Mônica sendo autêntica até em publicidade, onde normalmente se atua fazendo média, até, de algum modo, "usando máscaras", isto é, transmitindo certa artificialidade muitas vezes, já com ela, não, nem sempre é assim, temos aqui um exemplo de quebra de protocolo por quase quebrar o pescoço de um menino - vai que até pensou em quebrar o contrato saindo da banheira antes de concluir o banho e não arriscou por medo de levar uns tabefes (tabefes oficiais, pois informalmente já estava apanhando), imagino que durante o martírio deve ter invejado o Cascão, melhor ficar sujo do que ser torturado no banho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mônica não consegue controlar a força mesmo quando ela não quer, ai pelo visto ela esfregou bem forte a cabeça do garoto. Essa força ele não gostou, sem dúvida. Era bom quando expressavam as suas personalidades nas publicidades, mas povo do politicamente correto iria censurar propaganda assim.

      Excluir
    2. E o braço e mão direitos da Mônica estão esquisitos se comparados com mão e braço esquerdos dela, a mão não parece de criança e nem de adulta, parece masculina e o braço está mais longo do que deveria em relação à estatura da personagem.

      Quanto à publicidade mais antiga entre as exibidas neste tópico, única objeção é Cascão próximo ao regador em pleno desempenho da função do objeto, assistindo tão de perto a hidratação das flores, mas o moleque é arisco, ao primeiro e mínimo movimento suspeito que Magali eventualmente faça, o motiva chispar para qualquer outra parte seca do cenário.

      Excluir
    3. Nem tinha reparado no braço da Mônica, devem ter colocado maior por causa da distância da banheira. Na primeira propaganda, sem dúvida, qualquer perigo de água respingar no Cascão, sairia rapidamente. De qualquer forma acho que foi falta de atenção de quem criou porque ele não se arriscaria ficar perto de alguém regando flores.

      Excluir
    4. Também acho que rolou falta de atenção na elaboração desta arte com a turminha em estilo fofinho. E a mesma que rega as flores, segura uma esponja de banho (provavelmente seca), tentando encostá-la no porcalhão que segura-lhe o braço com expressão de desaprovação ao singelo ato brincalhão. Comparando as duas situações, é claro o contrassenso por parte dele. E na publicidade do final dos 90's, o que de fato chama atenção é a esponja estampada com Cascão hermeticamente trajado, isto é, cuja água não acessa parte interna do traje, acho que está vestido com o tal de escafandro.

      Excluir
    5. Falta de atenção com certeza. Na outra propaganda um pouco mais coerente por Cascão reprovar a Magali mostrando esponja pra ele, tentando convencê-lo a tomar banho também e por ele estar vestido, estar fora do ambiente de espuma que os outros estavam. Ainda assim, preferia que ele nem aparecesse nessa propaganda, acho que colocaram porque criaram esponja dele.

      Excluir
    6. "Um pouco mais"... bem, em comparação com a do regador, apresenta comportamento oposto, mesmo próximo à espuma, está reativo, se portando de acordo com sua principal característica, ou seja, está "totalmente coerente".
      É contraditório Cascão estampado em esponjas para banho, porém, certamente que para os consumidores mirins da época, tal paradoxo foi bem divertido.

      Excluir
    7. Coerente que digo porque Cascão reagiu com reprovação da Magali mostrando a esponja, mas de qualquer forma ficou bem próximo a espuma, podia respingar nele. Não era muito certo produtos de banho estampados por ele, acho que faziam porque as crianças gostavam do Cascão e podiam querer ter produto dele. Teve depois também um shampoo com frasco em formato do Cascão só que pior mesmo foi criarem na década passada um parque aquático do Cascão, produtos de banho até vai, agora um parque aquático completamente desnecessário.

      Excluir
  2. Olá. Boa noite, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, uma pergunta: é verdade, que, no mês de Março do ano de 2024, terão os Relançamentos dos Almanaques Bimestrais:
    Mônica; Cebolinha e Cascão Edições #15 (Edições #100-Segunda Temporada), nas Bancas de Revistas e Livrarias das Regiões Todas do Brasil todo, é isto?. Eu aguardo respostas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, vão ter esses relançamentos. Abraços

      Excluir
    2. Ok. Marcos, por gentileza, você viu a Capa do Livro Mônica 60 Anos, ou não?. Por gentileza, uma pergunta: você irá comprar o Livro Mônica 60 Anos, no próximo ano de 2024, se estiver promoção, é isto mesmo?. Eu aguardo respostas. Abraços.

      Excluir
    3. Vi a capa do livro e vou comprar só em 2024 quando encontrar promoção. Abraços.

      Excluir
    4. Ok. Muito obrigado, então, Marcos.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, esses devem ser de outras marcas depois dessas, lembro de um que o frasco tinha o formato dos personagens.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Verdade. E esses chocolates eram excelentes.

      Excluir
  4. Na primeira propaganda, bastava trocarem o Cascao de lugar com o Cebolinha, e n teria problema...

    Destas, so me lembro da Monica na banheira com a menina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se trocassem o Cascão de lugar já estava certo, se bem que melhor ainda seria se Casão nem aparecesse em propaganda de produtos de banho. Apesar de não serem propagandas extremamente antigas, não eram muito publicadas nos gibis com frequência, saíram em poucos, com exceção dessa da Mônica na banheira com a menina, por isso você se lembrar dessa.

      Excluir