terça-feira, 14 de novembro de 2023

Tirinha Nº 99: Bidu

Nessa tirinha, Bidu e Duque estão dividindo um ossão, disputam quando está perto de acabar e o Duque, na empolgação, come o Bidu também, que só dá pra gritar que o amigo foi exagerado na comilança. Mostra que o Duque venceu a disputa de quem come mais e teve uma fome exagerada do estilo de versão canina da Magali, suportando comer um cachorro do tamanho dele e nem engordou. Absurdos dos quadrinhos que sempre eram divertidas. 

Mostra a característica do Bidu agindo só ocmo um cãozinho. Essa faz parte de uma leva de novas tiras de outros personagens estrelando tiras de final de expediente dos gibis na primeira metade dos anos 2000 sem ser do personagem principal do gibi, costumavam muito colocar tiras do Bidu, Turma do Penadinho e Anjinho naquela época. Mesmo que essa é da 'Revista Parque da Mônica', mas nos gibis dos personagens principais também tinham tiras desses personagens no final.

Tirinha publicada em  'Parque da Mônica Nº 118' (Ed. Globo, 2002).

22 comentários:

  1. Olá. Boa noite, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, uma pergunta: as Revistas das duas Quinzenas da Turminha, do mês de Novembro do ano de 2023, elas permanecerão nas Bancas de Revistas e Livrarias das Regiões Todas do Brasil todo, até qual mês?. Dezembro do ano de 2023, é isto?. Por gentileza, os Almanaques Bimestrais dos meses de Novembro/Dezembro do ano de 2023, e, as duas Edições da Revista Mônica Especial de Natal: #16 e #17, elas permanecerão nas Bancas de Revistas e Livrarias das Regiões Todas do Brasil todo, até qual mês?. Janeiro do ano de 2024, é isto?. Eu aguardo respostas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Normal as revistas e almanaques de novembro ficarem nas bancas até em dezembro deste ano. Abraços.

      Excluir
    2. Ok. Marcos, por gentileza, é verdade, que nos meses de Novembro/Dezembro/Janeiro dos anos de 2023/2024, terão os Relançamentos das Revistas das quatro Quinzenas da Turminha, publicados, nos meses de Maio/Junho/Julho do ano de 2023, nas Bancas de Revistas e Livrarias das Regiões Todas do Brasil todo, é isto mesmo?. Eu aguardo respostas. Abraços.

      Excluir
    3. Sim, vão ter esses relançamentos. Abraços

      Excluir
    4. Ok. Muito obrigado, então, Marcos.

      Excluir
  2. Um engole o outro na roída disputa pelo osso, boa! Não faltou criatividade na elaboração da piada, é engraçada, porém, acho que ficaria melhor se Duque terminasse com a forma corporal modificada, tipo arredondada(o) ou bem barrigudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi boa. Dava para o Duque engordar, afinal comeu demais, metade do ossão e um cachorro inteiro. Deve seguir a ideia do absurdo de comer, comer e não engordar, que nem a Magali.

      Excluir
    2. É notório, nas HQs do núcleo dos cachorros que pertencem à década de 1990, como Duque passa ter bem menos espaço, mas quando exatamente isso se dá? Pergunto por parecer que foi antes, meu palpite é que a partir de 1986 começa a gradual e discreta dichavação deste cãozinho. O que acha, Marcos? Começa antes ou depois desse ano ou não passa de equivocada impressão minha?
      Não digo que seja por causa do espaçoso Bugu* ou devido ao contrarregra Manfredo, contudo, parece que alternância do Bidu com esses dois, que são mais expressivos, mais carismáticos e mais engraçados do que o Duque seja(m) motivo pelo qual gradativamente foi dando um chega para lá nele.
      *Nos anos 1970, assim como o inconveniente cachorro amarelo, Duque também tem (tinha) bastante espaço. Parece que vai perdendo relevância a partir da segunda metade dos anos 1980.

      Excluir
    3. O Duque nunca sumiu por completo, sempre aparecia, não chegou a ficar anos sem aparecer. O que pode é que deram preferência a histórias do Bidu com Bugu e as de metalinguagem e menos como Bidu com seus amigos cachorros e cotidiano canino. Parece que a presença menor do Duque foi a partir de 1986 e voltou a ter mais relevância a partir dos anos 2000, mais até que nos anos 1970.

      Excluir
    4. Marcos, você tem ou pelo menos sabe da existência de 'Xaveco Vitória'? É uma graphic, fiquei de cara ao saber disso, quem diria... até o Xaveco...
      Não tenho interesse em obter algo assim, nem mesmo ver de perto, mas, gostei de saber que fizeram edição de luxo para esse personagem que, nos velhos tempos, curti à beça e, ainda curto, claro que não o bocó em que infelizmente foi transformado a partir de quando passa ter maior relevância, gosto dele dos 90's para trás.
      Foi acertado terem ampliado e dado visibilidade ao núcleo familiar desse guri, todavia, tal sacada chegou meio tarde.

      Excluir
    5. Eu vi a capa dessa Graphic com o Xaveco. Agora estão investindo bem nele, além da Graphics, tem estrelado histórias solos nos gibis convencionais inclusive na abertura e até criaram um Almanaque Temático dele neste mês reunindo histórias do Xaveco com a sua família, primeira vez que ele teve um título de gibi só dele como tanto queria. Definitivamente deixando de ser um personagem secundário pra ter um destaque maior.

      Excluir
  3. Quanto egoísmo, para que brigar? Há refeição suficiente para os dois, olha o ossão! Era capaz de não conseguirem comer tudo, ou talvez passar mal.

    Ainda assim vale a piada. O nonsense dos quadrinhos é coisa de outro mundo. Agora quero botar Duque para disputar com Magali... ou talvez o Garfield.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magali é osso duro de roer, Isabella, entretanto, talvez ela perdesse. Suponho isso com base em Zé Caveirinha e Cranicola, pois ficam incomodados quando cachorros se aproximam. Até o Lobisomem representa uma ameaça maior para os dois se comparado à Magali, não lembro de algum crossover onde essas figuras ossudas ficam tensas diante dela por medo de serem devorados, todavia, sua teoria conta com baita respaldo, afinal, não é tão incomum Magali comer talheres, pratos e até pedaços de mesas. Às vezes, aos términos das refeições, ela poupa os ossos, deixando-os nos pratos, e, às vezes, engole frangos inteiros, sem antes desossá-los.
      Acho que seria páreo duro. Quiçá, pelo fator psicológico, Duque perdesse, isto é, por eventualmente se deixar abater pela massiva fama do apetite voraz dela, mas, fora tal possibilidade, estando com autoconfiança preservada, Duque poderia ganhar, ou a disputa acabaria tipo Dama e Vagabundo comendo macarrão, ou seja, empate técnico, terminariam se beijando.

      Excluir
    2. O osso que estavam comendo, dava que sobra, disputaram pra ter piada. Acho que Magali ganhava de todos, ela já foi capaz de comer sorvete e o Cebolinha só em uma mordida. Já entre Duque e Garfoeld já fica um páreo duro.

      Excluir
    3. Magali é fenomenal, come até sombra sem ferir quem a projeta, é muita destreza...
      Já Garfield, bem... não há dúvida de que se trata de uma figura extremamente safa, entretanto, ossos que gatos apreciam são de peixes, não sei se disputando um ossão como este, provavelmente bovino ou, quem sabe, seja de equino, ele ganharia do Duque.

      Excluir
    4. O Garfield não comeria esse osso, mas a gente pode comparar a intensidade do que ele come, tipo a quantidade de lasanha que Garfield come com o osso e o Bidu que o Duque comeu.

      Excluir
  4. Olá. Rapaz, eu ia passar batido. Tive que ver a tirinha 3 vezes pra entendê-la. kkkkkk. Que vergonha a minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk. Acontece as vezes. No caso a fala no último quadrinho foi do Bidu dentro do estômago do Duque.

      Excluir
    2. Como falei, se no último quadro fosse alterada forma física do Duque, a piada ficaria mais inteligível.
      Imagino que confeccionada e publicada nos 80's ou 70's, terminaria assim, com engolidor de concorrente, digamos, inchado, maior, gordo, ou qualquer outro sinônimo nesse sentido.

      Excluir
    3. Sim, Zózimo, se o Duque ficasse gordo, inchado, daria pra entender de cara. Desse jeito, teria que entender na posição do balão do Bidu que saiu dentro do Duque.

      Excluir
    4. Agora entendi o motivo da Isabella ter mencionado o gato gringo, havia esquecido dessa marcante característica dele.
      Como será que Bidu foi expelido? Por onde entrou ou pelo... "buraco do feijão"?

      Excluir
    5. É, Garfield tem fama de ser comilão a altura de Magali. Como Bidu foi expelido fica na imaginação, ou do jeito tradicional ou fizeram cirurgia no Duque pra tirá-lo de lá.

      Excluir