domingo, 24 de setembro de 2023

Capa da Semana: Mônica Nº 60

Estamos no início da Primavera, estação das flores e do amor, e em homenagem mostro uma capa que até lembra Primavera em que o Cebolinha queria dar flores para Mônica, mas tinha que enfrentar as abelhas que estavam  nelas onde ele arrancou. 

Não necessariamente o Cebolinha queria namorar a Mônica, podia só ser gentil ou então queria provocá-la dando flores com uma abelha dentro, só que não contava que as outras iam persegui-lo. Aí, fica na imaginação de cada um a verdadeira intenção dele, se for namoro, pode ser que a Primavera o influenciou no romantismo. E essa capa marcou como a última da Mônica sem o selo de "Mauricio de Sousa Editora com o Bidu no centro, que passou a ser colocado em todas as capas a partir da edição seguinte.

A capa dessa semana é de 'Mônica Nº 60' (Ed. Globo, Dezembro/ 1991).

31 comentários:

  1. Tinha esta revista. Para mim, o Cebolinha de época queria, sim, namorar a Mônica de época.

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    1. Eu também achei isso que o Cebolinha estava namorando com a Mônica e como uma capa de época, não mostrando a atualidade até então.

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  2. Capa bem bonita, lembro de já ter visto na internet.

    Mônica e Cebolinha é um dos mistérios do universo- será que eles se gostam no fundo, apesar de tudo o que fazem um com outro, acho que é mais explicito com ela do que com ele. Várias histórias os apontam namorando ou casados, acho que enquanto Cebolinha for imaturo e tiver essa fixação em derrotar a Mônica, nunca saberemos.

    Tem até algumas tiras/piadas com ela tentando ser afetuosa, insinuar romantismo, e ele ficando assustado/desconversando/fugindo.

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    1. Bonita e bem caprichada. Acredito que eles se gostam e as provocações são só pra disfarçar o interesse..Tiveram mais histórias e tiras da Mônica com interesse por ele apesar de algumas com Cebolinha interessado.

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    2. Áliais, Marco, uma curiosidade: você alguma vez já tentou escrever uma história com os personagens, criar um roteiro só de brincadeira? Eu já tentei quando criança, mas é mó díficil pensar em bons roteiros para qualquer dos personagens, bem-pensado e bem-feito, é um dom que só os roteiristas tinham.

      Os roteiristas e talvez alguns escritores de fanfic por aí. Só alguns mesmo.

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    3. Já quando criança, mas também não ficaria bom em gibis. De fato os roteiristas têm um dom bem melhor que a gente.

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  3. Legal... essa tá na minha lista pra entrar na coleção... só não peguei esse mês porque comprei o onmibus da coleção biblioteca kkkkkkkkkkkkk

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    1. Como pegou esse livro caro, agora vai ter que esperar pra ter outros gibis rsrs. Quando você conseguir esse gibi da Mônica você vai gostar, só histórias boas.

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  4. Mônica e Cebolinha no melhor do vintage...
    A arte da capa de Mônica nº132 (1981) parece ser a primeira do título neste estilo, ou é uma das primeiras.
    Já a ilustração da capa de Mônica nº146 (1982), acho válido considerá-la como sendo na mesma pegada, pois remete à cultura circense clássica.
    A de Mônica nº193 (1986) é tão sofisticadamente vintage que se deram ao luxo de ocultar o focinho do gato, o nível de precisão dessa arte é típica da parceria MSP-Abril.
    Em Mônica pela Editora Globo, primeira do tipo é do nº7, tão precisamente formidável quanto ela pagando de diva com direito a bichano esnobe como parte do ornamento - mencionada no penúltimo parágrafo.

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    1. Não sei se Mônica 132 da Abril foi a primeira nesse estilo, na verdade, esta foi a imagem do papel de carta que eles estavam dando de brinde naquela edição. Muitas dessas capas citadas e outras que tiveram são ilustrações que eles tinham prontas para outros fins e aproveitaram pra colocar nas capas, as vezes porque não tinham uma capa nova pronta a tempo de finalizar o gibi. Já essa da Mônica 60 da Globo foi uma ilustração nova especialmente para o gibi. Todas essas capas citadas aí foram muito boas.

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    2. Correto. Digamos que o que fizeram em Mônica nº132 foi otimização, brinde como arte de capa. Exemplos igualmente harmônicos são das capas de Mônica números 176 e 187, singeleza típica da MSP com Editora Abril. Quantidade de acertos desse período me impressiona(m) até nos dias de hoje.
      Arte vintage que merece um breve comentário é a da capa de Almanaque da Mônica nº15 (Ed.Globo). Mônica está discretamente elegante, já Magali, Cascão e Cebolinha, esses estão num garbo... Faltou apenas uma cartolinha no Bidu.

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    3. Isso, o brinde foi arte de capa. Na Abril eles gostavam de fazer isso e não só nos gibis da Turma da Mônica, os da Disney também foram várias capas assim. Ficou ótima a capa do Almanaque da Mônica 15, um autêntico vintage, sem dúvida.

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    4. E o estilo não se limita às capas dos gibis da Mônica, pois gostaria de saber se a dança na capa de Cebolinha nº87 (1994) seria o tal foxtrot (fox trot ou fox-trot). Pelas roupas elegantemente descoladas, às vezes penso que é algo mais rock and roll, talvez estejam no remelexo do twist - não sei se há, além desse, outro tipo de dança que seja fruto do rock.

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    5. Em Cebolinha 87 de 1994 acredito que seja um Twist ou Rock dançante estilo Elvis Presley por ser ambientada nos anos 1950, fora da época atual deles. Foi uma capa legal também.

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    6. São praticamente mesma coisa as gags de Cascão nº78 e Almanaque do Cascão nº15 (ambos Ed.Globo). Na do almanaque, de acordo com o traje do titular, talvez possa ser considerada 50% neste estilo, e mesmo que não dê para tal classificação uma arte que não está integralmente no tema e claro que a do gibi de menor quantidade de páginas está ambientada na atualidade de até então, que é a transição dos 1980 para os 1990, no entanto, ambas fazem referência a algo que certamente é vintage: a antológica cena do personagem interpretado por Gene Kelly em Cantando na Chuva. Paródia que faz referência à mesma coisa, porém, totalmente vintage, está na arte de capa de Cebolinha nº102 de 1981.

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    7. As duas do Cascão são casos de capas semelhantes, com mesma piada, só que na do Almanaque o Cascão está mais a caráter de Gene Kelly e esta também se passa na atualidade, só a roupa do Cascão que seria de época já que a turminha está com as roupas tradicionais. Já a do Cebolinha 102 de 1981 tem um estilo vintage de fato e com mais cara de cantando na chuva ou para a noite já que as do Cascão ele está cantando no Sol. Ou seja, Cebolinha 102 foi só uma ilustração bonita e as do Cascão uma piadinha de fato com suas características.

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    8. Parece que Chico Bento é que não foi contemplado com artes no estilo vintage, e me refiro em capas dos períodos Abril e Globo, porque se caso existir pela atual editora, não considero gibis da TM clássica pela Panini como algo a ser analisado de maneira profunda, exceto CHTM e determinadas edições contendo republicações de material do século XX ainda que com alterações sutis (quero distância das que contêm alterações gritantes), de resto, e deixando claro que me refiro especificamente ao principal segmento da MSP nos quadrinhos, não estou incluindo os demais, acho que nem daqui a cinquenta anos dê para considerar TM clássica pela Panini Comics como um período importante do ponto de vista documental, só se for para analisar os motivos que a transformou em miséria artística, já relevância, impactos benéficos em relação ao público, isso não existe para ser futuramente analisado.

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    9. Considero as capas de Chico Bento Nº 9, Nº 16 e Nº 17 de 1987 como vintage, até por ele estar com roupas diferentes, quase de época. Os gibis da Panini decaíram bastante em tudo, digamos que ainda possa salvar os primeiros números de 2007 por serem parecidos com os últimos da Globo e ainda terem coisas incorretas, mas depois que o politicamente correto prevaleceu de vez e passaram com os traços digitais, aí desandaram de vez e cada ano piora.

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    10. Curioso que nem lembrei dessas ilustrações e as três são deveras marcantes, verdadeiras obras de arte, principalmente a do nº9. Tem razão, dá mesmo para classificá-las neste estilo.
      Desconsiderando as dos almanaques, o título que certamente tem mais capas com ilustrações voltadas para os "anos dourados" - primeira metade do XX até os revolucionários 60's - é o da Mônica.

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    11. Pois é, essas do Chico se encaixam tranquilo no estilo. As capas da Mônica, sem dúvida, foram as que mais seguiram isso, principalmente as primeiras da Globo que contribuíram para o grande número de capas assim.

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    12. Piada de capa de Magali nº112 (Ed.Globo) também é ambientada no vintage. Chama atenção Cebolinha, normalmente forma par romântico com Mônica e nessa está "pegando" a titular da edição, poderiam ter colocado o Quinzinho no lugar dele, porém, o ponto positivo foi que variaram, porque affair entre a comilona e o dislálico é um tanto raro.

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    13. Essa capa da Magali 112 também tem esse estilo vintage, bem raro Cebolinha como par romântico da Magali, pode ser porque ela era a titular e quando era com Mônica, ela quem era a titular. Poderiam ter colocado o Quinzinho ou até o Cascão, deve ter feito assim pra ter personagem mais conhecido e o Cebolinha combinava mais em capas ambientadas nos anos 1950.

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    14. Você alertou para três capas de Chico Bento que, por causa das roupas (e da vibe de cada uma das ilustrações), dão para classificar neste estilo, daí, Cascão também traja uma roupa incrementada e que remete a traje infantil de época que se amarrava cachorro com linguiça, em quatro imagens ilustrando a capa de seu nº105 pela Editora Globo.
      Acha que por causa disso essa também pode ser incluída na galeria vintage ou seria apenas o personagem ambientado no início dos 90's e devidamente arrumadinho por visitar algum parente ou esse suposto familiar foi quem visitou a família do guri e a roupa elegante seria para recepcioná-lo? Ou, sei lá, vestido assim seria por voltar da missa em um domingo de janeiro ou fevereiro de 1991 e já logo engatar na arte de soltar pipa ou papagaio(?). Que perguntação mais doida, vai conjecturar assim lá na... Só eu mesmo para viajar (no tempo) assim... Parece estar mesmo em uma época romantizada, isto é, longe da cronologia já bem mais conturbada das duas últimas décadas do século passado.

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    15. O Cascão apareceu com um traje diferente na edição 105 de 1991, acredito que queriam retratá-lo com idade mais nova um pouco, tipo com 5 anos, como espécie de lembrança dele. Acho que só isso mesmo e nada com visita a parente.

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    16. Mas, então, segundo esta resposta, essa não tem uma pegada vintage, é isto? De acordo com o tipo de roupa, não estaria retratando ou remetendo, por exemplo, à infância de Mauricio de Sousa?

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    17. Se for infância do Cascão, não seria vintage, mas se levar em conta à infância do Mauricio de Sousa, aí sim dá pra encaixar. Vai variar de qual interpretação que o roteirista queria já que dá várias interpretações.

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  5. Sim, terão esses relançamentos. Abraços

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  6. Vão ter as 2 edições de Natal em novembro. Abraços.

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  7. o rosto da abelha mais próxima das flores está de uma alegria imensa. kkkk. Deve tá com fome a abelhinha. Capa muito bem desenhada. Gosto muito dessa seção do blog. Abraços, Marcos!

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    1. kkkk. Pois é, essa deve está com mais fome. Eu também gosto desta seção, as capas eram muito bem produzidas, um visual bacana e aí por isso ficam bem em postagens daqui. Abraços.

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