sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Tirinha Nº 97: Mônica


Uma tirinha em que o Cebolinha passa uma cola onde o Sansão estava, com intenção de xingar a Mônica sem levar coelhada, só que não contava com a astúcia dela dela de arrancar pedaço da grama para arremessar o coelhinho nele. Engraçada a cara dele fazendo a arte e depois quando viu o que a Mônica fez, nunca imaginaria. Antes não fizesse, não ia sentir o peso maior da terra junto com o Sansão. E mesmo que a Mônica não tirasse do chão, ela ainda poderia dar tapas nele com as mãos, dificilmente ele escaparia da surra do mesmo jeito. Foi bancar o esperto, se deu mal. 

Na colorização chegou a ter erros nos olhos do Cebolinha e do Sansão, no primeiro e terceiro quadrinhos, respectivamente, sem deixar um dos olhos brancos, e também a meia do sapato dele não foram brancas, deixaram marrom como o sapato e a parte marrom da grama representando terra não finalizada, ficando parte branca à esquerda no terceiro quadrinho. Aliás toda a parte debaixo deveria ser marrom, deixando verde só a parte de cima. Tipos de erros muito comuns sobretudo nos anos 1970.

Tirinha publicada originalmente em 'Mônica Nº 89' (Ed. Abril, 1977).


14 comentários:

  1. É Super Bonder®?
    Melhor coelhada tradicional do que "comboelhada" - combo composto por terra, pedra, cobertura gramada e um bicho de pelúcia a tiracolo.
    Cola excepcional, fixou mesmo o coelhinho. Faltou foi fixar na mente do Cebolinha que subestimar a dona dele contando com eficácia do produto é o mesmo que pastar involuntariamente - comer, de modo compulsório, grama com pedra, terra seca e, quem sabe, recheada com minhocas para equilibrar, amortecer um pouquinho. Recheio completamente oculto, tudo bem, já parcialmente exposto, Mônica desistiria de concluir a proeza caso percebesse alguma criaturinha do tipo em meio ao pedaço que arranca do chão.
    Pior que, além de veloz, o bólido vai na base da (L)lei de Murphy, isto é, com a parte mais pesada e mais dura voltada para fuça do alvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Super Bonder não existia na época, mas deve ser uma cola instantânea, de secagem rápida que era bem frequente nos quadrinhos. Seria mais fácil ele colocar minhocas ao redor, aí mais fácil de escapar de coelhada, mas não impediria ela dar surra com as mãos.

      Excluir
  2. Marcos, eu creio que essa parte branca no terceiro quadrinho é um espirro de cola, e não a ponta do matinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio, meus caros, que a parte branca são três elementos: grama, terra e cola.

      Excluir
    2. Pedro, é uma possibilidade também, ficou vago já que a parte ficou ondulada, aí tanto pode ser a parte do matinho ou espirro de cola em movimento. Então, dependendo da intenção, pode não considerar um erro de cor por completo.

      Excluir
    3. No primeiro quadro, pedacinho da camisa em que estão gola e manga esquerda, mais o pouco que dá para ver do braço esquerdo, estão brancos, como se fossem parte da nuvem de fundo.

      Excluir
    4. Pois é, tanto parte da camisa, gola e braços dele ficaram brancos na cena. A colorização no geral foi bem precária nessa tirinha, nos anos 1970, na verdade, normalmente eram bastante erros assim de cores.

      Excluir
  3. Boa noite. Terão esses relançamentos. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Verdade. Terão relançamentos desses almanaques e o de Natal #16 junto com o #17. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marcos! Tudo bom? Meu nome é Júlia, e preciso de sua ajuda:

    Eu cresci nos anos 2000, mas quando criança, eu li muito gibi dos anos 80 da Turma. Isso é porque quando eu era pequena, era comum eu passar as férias na cidade natal do meu pai, e ele tem um primo que cresceu nos anos 80 e colecionava gibis da Turma da Mônica. Quando a gente passava na casa desse primo, eu ficava lendo os gibis. Muitas das historinhas que você posta no blog eu reconheço desses gibis mais antigos que eu lia!

    Tem uma história que eu li na casa desse primo e até hoje não consegui achar de novo. Era uma historinha com o traço mais dos anos 70, então imagino que eu tenha lido em algum almanaque ou republicação. Nessa historinha, a turma vai parar em uma terra mágica onde existem muitas bruxas. Essas bruxas são feias e terríveis, e adoram lançar feitiços maldosos.

    No entanto, a mais poderosa das bruxas era uma bruxa linda, de cabelos loiros e sedosos. As outras bruxas morriam de medo dela. Uma dessas bruxas fez alguma travessura com a bruxa linda, e ela implorou para receber alguma punição; mas em vez disso, a bruxa linda disse que perdoava a outra bruxa, e a outra bruxa reagiu como se isso fosse algo terrível.

    Esses são os detalhes que eu lembro! Eu lembro de ter tentado achar essa história de novo quando criança na coleção desse primo, mas não consegui. Pensei que talvez você pudesse ter alguma ideia!

    Forte abraço!

    PS: Eu adoro o seu blog! O trabalho de preservação que você faz é excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Júlia, mera é essa de resgatar o histórico bom deles. Sobre a história, tudo indica que é "Os bruxinhos", foi dividida em 2 partes publicadas em Mônica 95 e Cebolinha 63 de 1978 e você deve ter lido juntas no Almanaque da Mônica 29 de 1986. Muito boa essa, um clássico, os traços sensacionais.

      Excluir
    2. Marcos, é exatamente essa a história! Sensacional!! Muito obrigada por me ajudar a resolver esse mistério :D

      Excluir
    3. Disponha, Julia. Aí dá pra procurar essas edições e essa história deve ter no YouTube se for pra ler logo.

      Excluir