quarta-feira, 28 de junho de 2023

Tirinha Nº 95: Mônica

Nessa tirinha, Mônica pula a fogueira na festa junina, mas com a força do pulo tão alta, acaba parando no céu, no colo do São João. Até para pular ela tem força, proporcionando absurdo bem engraçado como esse e literalmente ela viu o São João de perto. Muito legal.

O santo também pode ser o São Pedro, que era mais retratado nos gibis, principalmente histórias em relação a previsão do tempo, ainda mais que as festas juninas são em homenagem a três santos que têm datas comemorativas em junho: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). Atualmente, essa tira é incorreta já que evitam absurdos da força da Mônica e também porque envolve criança pular fogueira, ter religião com santos católicos e Mônica parar no céu, fora que hoje  raramente fazem histórias de festas juninas noturnas, quando têm, preferem deixar com o Chico Bento.

Tirinha publicada em 'Mônica Nº 6' (Ed. Globo, 1987).

20 comentários:

  1. "Sentar no colo de São Pedro" (no melhor sentido) por pular fogueira, nada mais é que a boa e velha Mônica em ação. Outrossim prova que não é só o Hulk que detém a capacidade de executar tamanha proeza. Se bem que... acho que é só o gigante verde que domina a técnica dos "saltos ituanos", pois Mônica sabe ascender, só sobe, consegue executar a fase inicial do processo, "tudo que sobe, desce" não chega ser uma regra para ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a verdadeira Mônica, sem dúvida. Ela teria que dar um novo salto pra voltar a Terra, mas acho que conseguiria só se tivesse uma motivaigual a pular fogueira. Nesse caso, o santo deve ter ajudado a voltar pra festa e o Hulk é melhor que ela nessa situação.

      Excluir
    2. Considerando temática da tira, continuo reticente... Colo em questão é de outro santo... Pelo menos Mônica pode se gabar por sentar em dois colos icônicos: o do Diabo* e o de São João.
      *Arte de capa de Cebolinha nº108,1981. Como as antológicas capas alusivas do período Abril não são fidedignas às respectivas tramas, mesmo conhecendo a história não lembro se Mônica experimenta tal infernal sensação.

      Excluir
    3. Também considero que é São Pedro, sempre foi mais retratado como guardião do céu e controlador do tempo. Não lembro se Mônica sentou no colo do Diabo na história como foi na capa, acho que não porque nem sempre ilustre capas eram fieisa história de abertura. De certo é das crianças estarem no inferno naquela história.

      Excluir
    4. Mas, caro anfitrião Marcos, veja bem, considerando "temática da tira", não parece ser o (P)pedra 90 detentor da Chave do Céu. Em festas juninas, Antônio e Pedro são, sem sombra de dúvida, grandes pilares, não podem faltar, entretanto, o colo em questão é de outra santidade, que é o pilar-mor deste tipo de evento e indica que a guria saltitante não terá dor de cabeça* para concluir a outra etapa e finalizar o processo - que já não é mais salto, Anjinho deve ter conduzido Miss Daisy.
      *Para quem crê, João age contra dores de garganta e de cabeça.
      Parece que nessa história há crianças desconhecidas dos leitores que de fato sentam no colo do Cão Miúdo disfarçado de Santa - não santa católica, e sim, o Claus, o (São) Nicolau, o Pai Natal (Portugal), e no Brasil, o melhor nome que essa figura pode(ria) ter: Papai Noel.

      Excluir
    5. Então, por isso eu coloquei mais ênfase que é o São João por causa da festa junina, porém possiblidade de ser São Pedro. Também pode ser apenas um anjo qualquer, dizer que a Mônica foi parar no céu, mas por causa da temática de festa junina, acredito que a ideia seja de algum santo junino mesmo. Vai da imaginação de cada um.

      Tem outras crianças nessa história de 1981, sim, o diabo estava fazendo papel de Papai Noel, por isso sentarem no colo dele, mas não lembro se os personagens principais sentaram no colo dele durante a história, só conferindo aqui.

      Excluir
    6. São João mais autoridade mesmo nas festas juninas, por isso mais chance ser ele, apesar de São Pedro também fazer parte das comemorações caipiras juninas. Foi uma bela arte aquela capa do Cebolinha, bem simples, mas com grande sacada, gosto também daquela capa. Era bom também quando davam humanidade aos diabos.

      Excluir
    7. Coisa desnecessária é o termo "fim" em tiras de piadas, não faz sentido, diferente das HQs, porque a palavra constando nos cantos inferiores direitos dos quadros de encerramento(s) é (são) algo básico, não pode(m) faltar de modo algum. Até em tiras de um só quadro têm isto, e é completamente disfuncional, a meu ver, fere parcialmente a proposta, fere a síntese do conceito de tiras cômicas. Finais subentendidos são ideais, ainda mais para compreensão infantil, pois estimula a inteligência. Sinalizar graficamente os finais das tiras de humor é um recurso visual um tanto burro, pois a palavra meio que exerce função de explicar piadas, e, ainda que parcialmente, ter que explicá-las, é o FIM.

      Excluir
    8. Também não gostava de "FIM" nas tiras. Interessante que nos primeiros anos da Globo não tinha esse termo, foi uma exceção, tinha na Editora Abril e talvez essa seria publicada nos gibis da Editora Abril e ao colocarem na Globo esqueceram de tirar.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Nada fácil mesmo rsrs. A força da Mônica maioria das vezes era a favor, mas as vezes ia contra ela. Gostava quando ela se dava mal por causa da sua força exagerada.

      Excluir
  3. Olá. Boa tarde, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, uma pergunta: é verdade, que, no mês de Agosto do ano de 2023, as Revistas Quinzenais: Mônica; Cebolinha; Cascão; Magali; Chico Bento e Turma da Mônica Edições #37 (Edições #207-Terceira Temporada), elas terão as HQS de Abertura, falando sobre os 60 Anos da Mônica ou não?. Por gentileza, você vai comprar as Edições das Revistas Quinzenais: Mônica; Cebolinha; Cascão; Magali; Chico Bento e Turma da Mônica Edições #37 (Edições #207-Terceira Temporada), falando sobre os 60 Anos da Mônica ou não?. Eu aguardo respostas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se edições de agosto falarão sobre 60 anos da Mônica, li nada a respeito, acredito que não, seria melhor ter sido em março, se fizessem. Compraria só se forem edições especiais mesmo e com bom conteúdo. Abraços

      Excluir
  4. Ok. Marcos, por gentileza, é verdade, que, no mês de Novembro do ano de 2023, terão os Relançamentos das Revistas Quinzenais da Turminha, publicadas no mês de Maio do ano de 2023, nas Bancas de Revistas e Livrarias das Regiões Todas do Brasil todo, é isto mesmo?. Eu aguardo respostas. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. A Mônica emulou os poderes do Superman. kkkkkk. Já falei isso aqui, a magia dos gibis é exatamente isso: o imponderável. O mágico. O ilógico..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade kkkk. Com certeza isso que era o melhor nos gibis, coisas impensáveis de acontecer, a fantasia.

      Excluir
  6. As melhores tiras eram as que exploravam de alguma forma, a característica principal do personagem. A força da Mônica sempre rendeu ótimas tiras. Marcos, vc citou algumas questões incorretas nesta tira, mas não citou a principal, ao meu ver: o fato da Mônica sozinha querer pular fogueira, correndo o risco de se queimar. Essa tira, principalmente por este motivo, seria totalmente impublicavel atualmente. Mas, certamente os outros motivos citados também seriam levados em conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho, sempre que exploravam características dos personagens e das formas mais absurdas era o máximo. Bem lembrado isso de fogueira em festas juninas, não tem mais eles pulando fogueiras, muito menos crianças. Até acrescentei isso no texto, vale muito a pena citar.

      Excluir