quarta-feira, 21 de junho de 2023

Capa da Semana: Cebolinha Nº 114

Nessa capa, Cebolinha está como bombeiro na festa junina e apaga a fogueira da festa, pensando que tinha incêndio, fazendo molhar Magali, Xaveco e Mônica. Eles gostaram nada disso, engraçadas as caras de raiva deles, na certa o Cebolinha vai apanhar deles. Não teve Cascão pra não desviar a piada e não ter foco dele fugindo da água, por isso teve o Xaveco no lugar. 

Apesar da capa de festa junina, o gibi teve nenhuma história sobre essa data comemorativa, era normal acontecer da lembrança de datas só nas capas, e diferenciou de ser uma capa de piadinha em gibi do Cebolinha da Editora Abril já que na época as capas dos gibis dele tinham alusão à história de abertura. 

A capa dessa semana é de 'Cebolinha Nº 114' (Ed. Abril, Junho/ 1982).

37 comentários:

  1. Cebolinha é fogo... Estraga o barato da turma molhando-lhe(s) as roupas, bombeiro fogo na roupa...
    Onde há fumaça, há fogo? Nem sempre. Fumacinhas emanando das cabeças das meninas não significam que têm o mesmo tipo de poder do Tocha Humana ou de sua versão da DC, o Nuclear, o que indicam é que "o pau vai comer"*.
    *Bordão do Coisa, outro integrante do Quarteto Fantástico, e Mônica se parece mais com ele do que com a fogueira ambulante (que até "avua" ou "avoa") desse grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estragou a festa deles, dessa vez Cebolinha leva uma surra tripla, não vão deixar passar. Eu gostava dessas fumacinhas na cabeça demonstrando muita raiva. Isso a água não apagou.

      Excluir
    2. Na HQ de abertura desta edição Jeremias aproveita o recurso para fazer uma piadinha com metalinguagem, movimentando um lenço ou toalhinha afasta ou desintegra a fumacinha da cabeça da Mônica.

      Excluir
    3. Isso que você chama de fumacinha,eu chamo de furacãozinho.

      Excluir
    4. Ah, mas três contra um é covardia... coitado do Cebolinha (SQN) kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Sim, Zózimo, foi engraçada essa cena com o Jeremias. A história toda muito boa.

      Excluir
    6. Julio Cesar, concordo, principalmente vindo da Mônica, que é a mais esquentada e mais forte.

      Excluir
    7. Isabella, o Cebolinha mereceu, tinha que ter se ligado que era só uma fogueira da festa.

      Excluir
    8. Tem certa razão, Julio Cesar, pois as formas são mais de furacão do que de fumaça, são sinais espiralados verticalmente esticados (há os que são embolados, tipo uns bololôs de linhas de costura, outro formato com mesma finalidade), entretanto, quando estão irritados, digamos, "esquentam" as cabeças, daí analogia com fumaça. Jeremias chega a dizer:
      "Tá bem! Mas antes tenho que espalhar essa fumacinha!"

      Excluir
    9. Sim, ele mereceu mesmo, a piada foi essa, ironia kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    10. Este recurso também é utilizado para indicar tonturas, sejam causadas por agressões, por acidentes, por sede e fome extremas e fraquezas por outros motivos, para outros males como dores de barriga e dente, caxumba, febre, ingestão de substâncias diversas, etc. Serve também para representar exaustão por excesso de esforço físico e, claro, quando os personagens estão tristes ou apenas entediados.
      O recurso costuma ser mais específico quando empregado para sinalizar raiva, irritação, brabeza, dispondo de formas, de traços que harmonizam melhor com esse tipo de emoção.

      Excluir
    11. Sim, Zózimo, era utilizado para várias formas, não só pra raiva, mudavam só estilo de acordo com a emoção no momento. Era legal.

      Excluir
    12. Sim, de acordo com emoção e/ou condição.
      Parece que já vi a forma emboladinha representando decepção ou tristeza, o que não é comum, não tenho certeza, pode ser confusão de memória, contudo, tal forma harmoniza mais com a raiva, brabeza, com estar fulo da vida.
      O formato que mais ou menos remete a "Zs" (zês) empilhados, tipo gradualmente do maior ao menor ou vice-versa, também são ícones, furacõezinhos. Forma essa cujos traços são retões é outrossim mais apropriada para sinalizar raiva de maneira enfática. Pode ser empregada em tristeza e desânimo, só que visualmente falando não é ideal, passa certa imprecisão, entretanto, não fica esquisito, só sutilmente inadequado.

      Excluir
    13. Isso inadequado apenas, mas não ficavam ruins. A forma emboladinha também acho melhor representando tristeza.

      Excluir
    14. Você diz "também", Marcos, é que, pelo visual bastante denso, acho mais harmônico o modelo embolado representando raiva, porém, reconheço ser uma forma concomitantemente meio down, meio deprê.

      Excluir
    15. Ah, pensava que você gostava. Justamente por dar esse tom de deprê representa bem a tristeza e eu achava bom.

      Excluir
  2. Capa muito legal, não me lembrava dessa. O destaque desta capa são os traços, que ficaram muito bonitos, inclusive, mais bonitos do que os traços das histórias dessa época, que ainda estavam na transição do estilo do final dis anos 70 e início de 80. Nesta capa, os traços já ficaram bem parecidos com os traços de 1984 em diante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é bem rara e por não ter sido capa com alusão à história de abertura como as outras do Cebolinha da Editora Abril, se passa despercebida. Traços muito bons, fofinhos, em 1983 já tinham algumas histórias com esses traços, porém ficaram mais fixos depois de 1984. Ainda assim, algumas capas de 1982 já estavam adotando esse estilo, faltavam só nas histórias que passaram a colocar depois.

      Excluir
  3. Capa linda, muito bem caprichada para os anos 80 (não se via uma capa ruim nessa época, né?). Engraçado que essa semana mesmo vi essa num sebo e me interessei (só que eu tinha que comprar um monte de coisas para uma festa e fiquei sem um trocado no bolso, que pena para mim...).

    Marco, que tal fazer um top 10 capas aqui no blog, e pode ser divididas entre anos 80 e 90 (ou até Top 15 ou 20 para não fazer desfeita né, é MUITA capa boa para escolher!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal essa capa, era difícil ter alguma ruim da Editora Abril a partir dos anos 1980. Pena não ter comprado no sebo, foi uma edição muito boa também, quem sabe ainda possa estar lá a edição quando for de novo nesse sebo. A ideia do Top 10 é boa, o problema é conseguir encontrar as top das top diante de tantas capas incríveis que tiveram. Já fiz parecido com Top 5 dos títulos Gibizinho e Parque da Mônica. Quando der, faço esse top 10 geral.

      Excluir
  4. É, ele era um verdadeiro peste, não só com a Mônica, mas com seus amigos também. Muito engraçado.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Verdade, vai ter. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Marcos, sabia que amanhã, eu completo exatos 14 anos de idade? Vai ser muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Vai ser, sim. Parabéns pra você, felicidades e tudo de bom.

      Excluir
  7. Será que ainda permitem histórias de festa junina hoje em dia? Porque eu não faço ideia se festa junina é igual à quermesse, se é assim, então não permitem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quermesse é o mesmo que festa junina. As vezes tem com o Chico Bento, só que mais raras, sem prioridade como era antigamente, quando quase todo ano tinha histórias de festas juninas. A última que vi foi uma do Chico em 2020 e antes disso já estava alguns anos sem. Quando tem, histórias mais simples, sem envolver balão, fogueira, quadrilhas, essas coisas.

      Excluir
  8. Bela capa. Gosto muito de capas e hqs com temas de festas juninas. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Pela cara deles já sabemos q "A COBRA VAI FUMAR" pro lado do Cebolinha!
    A propósito, Marcos, vai lá no post da história "O Carango". Eu finalmente decidi ler a história e comentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Cebolinha se ferrou. Vou conferir a postagem lá.

      Excluir
  10. Pessoal, vejam esse incrível desenho da Carminha Frufru com chapéu de cowboy q eu fiz! Eu juro q só fiz o chapéu de cowboy pq achei q ficaria fofo nela, nem lembrei da festa junina kkkkkkkk: https://www.youtube.com/channel/UCbHkQSmBIvuHiM1sDimTLdQ/community?lb=Ugkx0wofX0p3124JkxMEqM0WNirDRok2qwLE

    ResponderExcluir
  11. Marcos, deixei um comentário lá no post da história "Esquentando". Vai lá ver.

    ResponderExcluir