sábado, 10 de junho de 2023

Rolo: HQ "O Carango"

Mostro uma história em que o Rolo passou sufoco em carro pifar na beira da estrada com a garota que queria conquistar. Com 8 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 10' (Ed. Globo, 1987).

Capa de 'Mônica Nº 10' (Ed. Globo, 1987)

Rolo está animado com seu primeiro encontro com a Claudinha naquele sábado e vai de carro. Comenta que não foi fácil convencer o pai a emprestar, mas não podia recusar depois da limpeza geral que deu no carango e ele precisa impressionar a garota, só assim para namorar com ele.

Rolo chega no ponto marcado, Claudinha elogia o carro e pergunta se é dele, que diz que sim e a manda entrar. Claudinha pergunta para onde eles vão e Rolo diz que é surpresa, vai ser um lugar muito especial. No caminho, ele pensa que Claudinha vai adorar o restaurante bacana que ele conheceu outro dia.

Claudinha pergunta se o lugar é longe, Rolo diz que um pouco, mas vai valer a pena. Resolve cortar caminho em uma estrada deserta e o carro pifa. Claudinha pergunta por que parou e, como Rolo não queria que ela achasse que o carro não era bom, inventa que já chegaram no local. Claudinha reclama e ele diz que pensava que ela ia gostar de apreciar a paisagem e poderiam fazer um piquenique noturno, ele tem umas bolachinhas.

Claudinha começa a gritar por socorro, que Rolo era um tarado. Ele diz que não tem ninguém ali, Claudinha fala que ele pensou em tudo, bate nele com a bolsa e vai embora para a casa a pé. Rolo diz que é perigoso ela andar sozinha pela estrada e ela responde que melhor que ficar com ele. Rolo fala a verdade, que o carro pifou e ela vai embora sem acreditar. Rolo lamenta que ela não ficou nem para ajudar a empurrar o carro, quando aparece um mecânico, que conserta, falando que era só falta de água na bateria e Rolo pede mais um favor por causa do problema com a garota. 

Depois, Rolo aparece para Claudinha, ainda na estrada, com o carro guinchado. Aí, ela acredita e pede desculpas. Rolo diz que ele devia ter dito a verdade, mas queria impressioná-la e estragou a noite. Claudinha fala que se ele convidá-la para sair amanhã de noite, ela aceita e então combinam de sair as 7 horas da noite. No outro dia, Claudinha espera Rolo no ponto marcado e fica mais de 2 horas esperando, quando está prestes de ir embora, Rolo aparece, dizendo que se atrasou porque o carro pifou de novo e ela diz que é desculpa esfarrapada e não vai acreditar nisso.

História legal em que o Rolo pega o carro do pai para impressionar a Claudinha e ter chance de ela ser sua namorada, só que não contava que o carro ia pifar na estrada e por não ter dito a verdade, se passou por tarado que queria pegar a mulher na beira da estrada. Depois de conseguir contornar a situação com ajuda do mecânico, eles se acertam e no novo encontro o carro pifa de novo e ela acha que é outra desculpa esfarrapada, deixando Rolo sozinho.

Eram engraçadas as histórias do Rolo enrolado com a mulherada. Nessa, tudo que ele queria era impressionar, com carro luxuoso que nem era dele e ir a restaurante caro para conquistar a garota e se deu mal. Se tivesse falado a verdade para Claudinha logo de cara, ela poderia acreditar e como ele já tinha mentido, não acreditou também depois do carro pifar em dois encontros seguidos. Se existisse celular na época, ele poderia telefonar para ela avisando que ia se atrasar e daria para contornar, o que é legal que mostra uma situação datada do século passado, de acontecer imprevisto e nem poder telefonar para outra pessoa que estava na rua para avisar.

Rolo estava no relacionamento à base de mentiras, já dizendo que o carro era dele enquanto na verdade, era do pai. Se Claudinha descobrisse isso, mesmo que tivesse dado tudo certo no encontro deles, também poderia não namorar se ela não aceitasse mentiras. Claudinha se passou por uma mulher interesseira, que só seria conquistada com homem carro luxuoso, jantar em restaurante caro.

Foi engraçado Rolo falar sozinho no início da história contando suas mentiras, inventar que iam observar paisagem da estrada e fazer piquenique noturno e se passando por tarado. O final ficou aberto de se Rolo conseguiu convencer Claudinha que o carro pifou mesmo ou se eles terminaram de vez, fica na imaginação dos leitores a sequência, eles gostavam de histórias com finais abertos.

Incorreta hoje em dia por ideia de homem tarado na estrada e de que mulher é conquistada só por homem com carro de luxo e muito dinheiro, Claudinha bater no Rolo de bolsa porque não pode mais violência nem personagens aparecerem surrados, mentiras do Rolo como dizer que o carro do pai era dele e também por envolver namoro, já que nem namoro de crianças, nem de adultos pode mais, além das palavras "tarado" e "Droga!" são proibidas nos gibis atuais. Os traços muitos bons, típicos dos anos 1980, eles caprichavam nas mulheres que o Rolo namorava, era uma mais bonita que a outra.

61 comentários:

  1. A tática de motores enguiçarem em locais ermos, quase sempre nas noites e madrugadas da vida, foi muito aplicada para "abocanhar a mulherada" dentro dos automóveis no objetivo de economizar grana, às vezes funcionava, às vezes não. O canastrão do Rolo deu azar, pois não agiu de má-fé, o carro pifou mesmo.
    Não sou muito de ter histórias preferidas, não em relação às da TM dos velhos tempos, pois gosto de muitas, muitas mesmo, porém, "O Carango" está entre as que considero marcantes deste núcleo. Adquiri novo(a) Mônica nº10 da Editora Globo, lembro que li esta HQ a caminho de minha residência, gostei tanto do visual que nem esperei chegar em casa para começar a ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o Rolo não tinha má intenção, apenas se mostrar que tinha carrão e grana, teve muito azar dessa vez. Os desenhos são lindos demais, muito encantadores, por isso a sua vontade de ler na rua mesmo, ainda assim melhor ler em casa no conforto e admirando os traços em cada quadrinho.

      Excluir
    2. É que além do visual da história e o excelente roteiro, outra coisa que me encantou foi a beleza desta personagem. Quando garoto, tive tara por determinadas mulheres de desenho, tanto de HQs quanto de animações. Teela, por exemplo, era uma dos meus, digamos, fetiches, já She-Ra, outra bela personagem da tríade MOTU-Filmation-Mattel, não me despertava o mesmo tipo de interesse. Uma que outrossim me fascinava era a esposa pin-up do Roger Rabbit, entre mais alguns outros aviões lúdicos. Pode soar doentio, mas, creio que no universo infantil masculino esse tipo de interesse ou atração é mais comum do que imagino.
      Em outubro de 1987 fazia dois anos e quatro ou cinco meses que eu colecionava gibis da MSP, "O carango" foi a terceira HQ do núcleo da Tina que tive bastante interesse logo de cara, normalmente meus focos primordiais eram Bairro do Limoeiro e Vila Abobrinha, os outros núcleos, que eu também adorava, vinham a tiracolo desses dois.
      Minha irmã, por exemplo, não dava a mínima para as quinzenais de Chico Bento e Cascão, se tratando de revistas da MSP, só mexia nas minhas mensais e nos meus almanaques para ler HQs da patota prafrentex, mais para ver cortes e penteados, roupas, calçados e acessórios da mulherada fictícia, se ligava em moda feminina adulta muito antes de entrar na adolescência, também por se ligar nos temas das tramas como namoros, paqueras, traições, ciúmes, etc. Até as extensões do núcleo, se é que posso denominar assim, tinham a atenção da minha irmã - (O)os Souza e Mariazinha & Rubão. Quando Magali passou a titular, até teve certo interesse nas edições desse título, mas, foi fogo de palha.

      Excluir
    3. Zozimo, TODA A GENTE tinha fetiche com a Jessica Rabbit - o objectivo era mesmo esse!

      A sua irma devia gostar das revistas da Xuxa e da Barbie, certo?

      Excluir
    4. Falou e disse, Pedro Benoliel! Quem elaborou essa personagem teve como objetivo mexer com juízos até de marmanjos.

      Minha irmã colecionava gibis da Xuxa e a venerava. De 1986 a 1992 a apresentadora foi fenômeno midiático em terras tupiniquins, com encerramento do Xou da Xuxa ainda se manteve fenomenal por mais um tempo, contudo, o "auge do auge" foi durante vigência desse programa infantil exibido pela Rede Globo. Tive muita sorte de não embarcar nessa insana idolatria, assistia esse programa por causa dos desenhos.
      Teve bonecas Barbie, revistinhas não, acho que na época essa personagem-brinquedo nem possuía título de quadrinhos no Brasil - segunda metade dos 80's, provável que você ainda não fosse nascido.

      Excluir
    5. Era nascido sim, sou de 85 :)

      A minha primeira revistinha foi de 87, uma do Cascao com a historinha de abertura 'O Planeta Sujhis Mundus'.

      Excluir
    6. Mas eu tive-a apenas em 1988, aos 3 anos de idade.

      Excluir
    7. Sim, Zózimo, tem gente que tem fetiche por mulheres-personagens mesmo sendo só desenhos. Desenhavam tão bem feito que pareciam mulheres de verdade, aí tinham marmanjos que viam desenhos animados assim do He-Man ou She-Ra só pra ver as mulheres. Nos quadrinhos tinham a Tina, as mulheres do Rolo, a Mariazinha, bem lembrado, até mesmo gibis da Xuxa, que a desenhavam bem sensual com pernas de fora, ou só de biquíni, inclusive em capas. Já as garotas prestavam atenção nas roupas das personagens, realmente colocavam um figurino da moda atual, o que davam mais realidade ainda nos desenhos. Essa Claudinha ficou espetáculo, roupa da época, agradavam a todos.

      Excluir
    8. Também tive essa edição do Cascão, Pedro Benoliel. Tinha nove anos na época, adquiri nova, nº14... acho, ou 15.
      Pensava que fosse mais novo que eu uns quinze anos, você nasceu no ano em que completei sete de idade.

      Excluir
    9. Hahahah quinze anos, Deus me livre!! Ate a minha irma so tem treze anos de diferenca de vc (1991)!

      A 'minha' fase da Turma vai de finais dos anos 80 a finais de 90, entre os meus 3-4 anos e os primeiros de adolescente. Entre 1991 e 1995 ou 96, tive a grande maioria dos gibis da Turma, que a minha saudosa tia me oferecia semanalmente. A partir de 1998-99, continuei a ler os meus gibis antigos da Turma, mas deixei de comprar, porque o estilo de arte e roteiros tornou-se demasiado 'bobo' para o meu cerebro de adolescente xD

      Ainda assim, uma das minhas historinhas favoritas vem de 1999, 'O Filminho da Marina'. As restantes, todas da fase de que falei acima, 1991 a 96, que considero a fase de 'ouro' da Turminha em termos de desenhos e argumentos.

      Excluir
    10. Maneira essa sua saudosa tia, um gibi por semana, quisera eu algo assim...
      Sobre meus tios maternos e a TM, o que posso dizer é que conheci os personagens e o conceito de histórias em quadrinhos graças a eles, me deram ao todo uns treze ou quatorze gibis da MSP ao longo de mais ou menos doze anos, excelentes edições, desse total, cinco foram adquiridas antes de eu decidir colecionar e se foram antes dessa decisão.

      Excluir
    11. Zózimo, pelo que entendi não necessariamente o Pedro ganhava um gibi por semana, podia ser vários por semana, ainda mais que naquela época toda semana tinham gibis novos em bancas por causa dos gibis quinzenais. Aí creio que todos os gibis novos que via nas bancas toda semana, ela comprava. O que seria melhor ainda.

      Excluir
    12. Época farta essa dos 90's em relação aos gibis da TM publicados nessa década. Se ocorreu do modo como entendeu, Marcos, o confrade Pedro Benoliel se deu "mais melhor de bom".

      Excluir
    13. Sim, Zózimo, tinham muitos gibis circulando entre mensais e quinzenais, época boa, não só por mais gibis em circulação como também tinham qualidade. Ainda que o Pedro ganhasse um por semana, muito bom também, e os outros comprava.

      Excluir
    14. Pedro, muito legal. Ganhar gibis sempre é bom e ainda mais com aquela qualidade de histórias.

      Excluir
  2. Lembrei da história 'Problema no Carburador', em que Tina sai com Flávio e o carro dele enguiça num lugar ermo também. Ele bem que tenta avançar na Tina, mas ela pega a caixa de ferramentas e conserta o motor rapidinho, rsrs.
    Saiu num dos Gibizinhos da Tina, acho que em 1992.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Boa tarde, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, uma pergunta: você tem a Revista Mônica Edição #216, publicada pela Editora Globo, no mês de Junho do ano de 2004 ou não?. Nela, abre o HQ da Tina: "OLHA QUEM VOLTOU PARA CASA AO LADO!", no qual o Alfredinho perturbava a Tina, quando eles eram crianças. Nela, a mãe da Tina, a Dona Dulce fala para ela: "Ah, Tina!. Eu esqueci de avisar você: o Alfredinho falou que aparece aqui, em casa, às duas horas, para ele lhe fazer um convite!". E a Tina fala, assustada: "E agora?!. Eu tenho somente quatro horas para eu me produzir!". Na página seguinte, quando a Tina está tomando banho, peladona, com os cabelos soltos, o homem dos pensamentos aparece: "Quer ir ao cinema comigo?!". Por gentileza, Marcos, você pode informar-me, se a HQ "OLHA QUEM VOLTOU PARA CASA AO LADO!", ela foi republicada duas vezes, pela Editora PANINI COMICS Brasil ou não?. Por gentileza, você pode informar-me, se esta HQ será publicada no Almanaque da Tina Edição #03 (Edição #31-Segunda Temporada) ou não?. Eu aguardo respostas. Abraços.

      Excluir
    2. Fabio, eu lembro dessa Tina no Gibizinho Nº 21 dela, com a diferença que nessa o Flávio tinha de fato má intenção com ela e Tina conseguiu contornar. Já nessa do Rolo ele não tinha má-fé, a maldade de pensar errado foi a garota.

      Excluir
    3. Boa tarde, JP. Eu não tenho esse gibi da Mônica 216 e aí não sei qual história é essa e nem quais almanaques foram republicadas, deve ter no YouTube. Não deve ser republicada no Almanaque da Tina 3, eles estão republicando histórias nas sequências da primeira série dos almanaques dela da Panini e histórias de 2004 ficaram mais nos últimos almanaques da primeira série.

      Excluir
    4. Isso mesmo Marcos, o Rolo tava inocente dessa vez, já o Flávio não

      Excluir
    5. JP, vão ter esses relançamentos em setembro. Abraços.

      Excluir
    6. Fabio, Pelo menos o Flávio se deu mal naquela história.

      Excluir
    7. Ok. Muito obrigado, então, Marcos.

      Excluir
    8. É um padrão da MSP né, quem age com má-fé nunca se dá bem no final

      Excluir
    9. Sim, Fábio, era padrão, até pra justificar que mentira não é certo, não compensa, fazer a gente aprender com os erros dos personagens. Achava melhor assim.

      Excluir
  3. Eu também ri nessa parte, Rolo sempre entrava em fria com a mulherada. E dificilmente pais liberam pais para os filhos, por isso você se identificou. É legal quando a gente identifica com situações ocorridas nas histórias.

    ResponderExcluir
  4. Era legal essas histórias do Rolo querendo se passar pelo tal, ele quase sempre se dava mal. Impressionante como todas as histórias dele dessa época eram muito engraçadas, destaco as histórias "O exagerado" publicada em Mônica nº 12 da Editora Globo em que Rolo faz de tudo para chamar a atenção da amiga da Tina, sendo bem incoveniente, além da história "A conta", publicada em Cebolinha nº 11 da Editora Globo em que Rolo esquece a carteira ao ir jantar com a namorada e começa a pedir todas as comidas do restaurante para passar mal e se livrar da conta. Até se livrou da conta do restaurante, mas não da conta do hospital. Histórias muito criativas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais engraçado era ele se dar mal, gostava disso. Eu lembro dessas 2 histórias, muito hilárias e criativas mesmo.

      Excluir
  5. A Claudinha pensou que o Rolo era um estuprador.

    ResponderExcluir
  6. Esse Rolo, esse Rolo... sempre sacaneando, sempre aprontando com a mulherada, e se dando mal por isso. E a saída dele de tudo é sempre mentir, tentar cobrir a situação com mentirinhas. E ainda bem que ele não tem namorada fixa, porque se tivesse com certeza a trairia sempre que tivesse vontade... O personagem é tão bom que não consigo ficar com raiva dele mesmo assim, histórias dele sempre são um banquete!

    Na adolescência, já tive um amigo bem parecido com ele, com o mesmo modo com as mulheres, e o mesmo azar, ele nunca acabava bem. Felizmente ele tomou juízo, mas o Rolo... tem cara que vai ser galinha para sempre.
    Marco, o que você acha da Xabéu como personagem? Eu sempre achei legal a idéia de uma personagem mais velha e gostosona pros meninos se apaixonarem e gerarem histórias. E se ela estivesse no núcleo da Tina, elas seriam amigas ou rivais? Eu acho que a Xabéu poderia muito bem disputar com a Tina nesse posto de maior beldade do pedaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ele sempre mentia e acabava sempre sem namorada. mesmo algumas vezes terminando com a namorada da história, em outra estava com outra, terminava logo. Nunca deixaram uma fixa por isso de ele mentir muito e bom que pode variar as histórias. Eu gosto da Xabéu, se dá bem em histórias como babá dos meninos e até que tem bom relacionamento com o irmão Xaveco. Acho que seria uma boa ela na Turma da Tina, ia disputar, sim, como a mais bonita do núcleo. Acho que só não colocam porque a Xabéu é um pouco mais nova que a Turma da Tina, tipo Xabéu tem 16 anos e a Tina uns 20 anos, podia ter uma diferença de ideias. Mas dariam também criarem um núcleo adolescente de 16 anos de Xabéu com Zé Luís, quem sabe, até eles namorarem.

      Excluir
    2. Isabella, agora que vc fala, eu apercebi-me: o Titi podia ate ser irmao do Rolo, ou a versao 'crianca' do mesmo. Os dois tratam as mulheres da mesma forma, e acabam mal por causa disso.

      Excluir
    3. Eu geralmente me considero feminista, então personagens como Rolo e Titi normalmente não seriam vistos com bom olhos por mim... mas, por incrível que pareça, eu realmente gosto muito das histórias deles, eles são muito divertidos e meio que valem a pena (Rubão, por outro lado, eu realmente não suporto, acho bem revoltante ele mesmo).
      Acho que é porque Titi e Rolo geralmente se davam mal no final, sofriam as consequências, aí tinha castigo merecido e eram mais engraçados, Rubão sempre se dava bem e ficava como certo da história, aí não dava mesmo. E porque o Titi e o Rolo tinham assim ''qualidades redentoras'', eles eram bons amigos do resto dos seus núcleos e apoiavam seus compadres, aí eram mais simpáticos dessa forma. Rubão praticamente não era amigo de ninguém, e quando era, era arrogante e desdenhoso com eles também. Personagem 100% antipático (na verdade, eu nem devia conhecer o personagem porque já não tinham mais histórias com eles na minha geração, mas conheci mesmo por causa do Blog e por causa de algumas revistas antigas que herdei de meus primos).

      Excluir
    4. É, se personagem faz coisa errada e depois se dá mal ou se arrepende, aí é válido. Ruim quando se davam bem como era com o Rubão, nesse caso, só vale pra mostrar que é assim na vida real e não fazer o mesmo que ele.

      Excluir
  7. Bonitas capas, bem chamativas, conteúdo sempre a desejar. Nenhuma me agradou, compro nenhuma. Vi que você criou um blogue novo, adicionei nos favoritos.

    ResponderExcluir
  8. Marcos, aquelas adolescentes que foram inspiradas nas filhas gêmeas do Mauricio não renderam, certo? Surgiram mesmo como menores?
    Pergunto porque vejo Tina, Pipa, Zecão, Jaime, Rolo, Rubão, Mariazinha e o mais novo dos Souza como adultos muito jovens, pelo menos nas antigas HQs não identifico traços típicos de comportamento adolescente nesses oito. Verdade é que, cientificamente, nos dois ou três primeiros anos de maioridade as pessoas não se encontram em fase adulta, ou não totalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São a Vanda e Valéria. Não vingaram, chegaram a aparecer em uma história do Rolo de Mônica Nº 16 de 1988 e algumas figurações, foram apenas pra que todos os filhos do Mauricio virem personagens em quadrinhos, nem que seja por um momento. Já os outros personagens-filhos ficaram fixos nos quadrinhos.

      Turma da Tina considero que são adultos jovens acabando de sair da adolescência, fazem faculdade, etc, só que na transição pra vida adulta de fato, enquanto Xabeu e Zé Luís são típicos da segunda fase de adolescentes, teriam interesses diferentes. Se eles quiserem voltar com Vanda e Valéria, teriam que decidir a melhor faixa pra elas e melhor núcleo,. Eu escolheria as gêmeas como núcleo adolescente de Xabeu e Zé Luís, incluiria também a Sol, irmã da Milena, podiam também as vezes aparecer Titi, Jeremias Franjinha e Manezinho pra terem conflitos com os do início da adolescência, seria um bom núcleo, deixando os gibis menos infantiloides como estão.

      Excluir
    2. Z, esse nucleo nos anos 80-90 estava no primeiro ou segundo ano da Faculdade, portanto com 18-19 anos. Mas, sim, para mim tb sempre foram adultos mais que adolescentes.

      Excluir
    3. Mas, elas retornaram ao núcleo jovial com relativo destaque em meados da década de 1990, o ressurgimento da dupla foi divulgado assim como as estreias de Nimbus, Do Contra e Marina em publicidades impressas em gibis, e é nesse retorno que surgem reformuladas, isto é, como adolescentes, também é a partir daí que suponho não terem ido muito longe, parece que renderam pouco.
      Há uma imagem em que uma traja vestido de gala e outra aparece na tela de um televisor, chama atenção nessa arte a inscrição "Leste do Limoeiro", o que faz deduzir que os integrantes do núcleo prafrentex residem onde moram Mônica, Cebolinha, etc, mais precisamente em uma subdivisão desse bairro. Procurem essa imagem na rede, Marcos e Pedro Benoliel, fácil de achar, só digitarem os nomes delas mais "Turma da Mônica" no Google Imagens.

      Excluir
    4. Pedro, eu também sempre considerei Tina e sua turma como adultos, não como adolescentes.

      Excluir
    5. Zózimo, foi na história de estreia da Marina que Vanda e Valéria tiveram só uma imagem na prancheta do Mauricio junto com outros filhos dele que viraram personagens, como uma reclamação dela que os irmãos viraram personagens e não ela. Aí, Vanda e Valéria não contracenaram com eles naquela história, foi só uma citação. Lembrando que Marina personagem, na verdade, seria a filha verdadeira do Mauricio que vai parar nos quadrinhos graças ao seu lápis mágico e depois das aventuras volta para o mundo real, tanto que seus pais nos quadrinhos também são o Mauricio e a Alice.

      Excluir
    6. Entendi. Mas não existem pelo menos uma ou duas histórias com Vanda e Valéria como adolescentes? Como protagonistas ou participando de alguma HQ da Tina ou do Rolo ou até mesmo da Pipa? Sempre imaginei algo nesse sentido.

      Excluir
    7. Com certeza Tina, Rolo e o restante da turma são jovens adultos. Considero que a Tina surge com algo em torno de 12 anos em 1970, e vai crescendo até atingir 18 no final da fase hippie, em 1977. A partir dali, fica nessa faixa de idade (18-22) até hoje, rs
      Pode ver que ainda na virada das décadas 70-80 Tina e Rolo já apareciam dirigindo, Rolo inclusive fumando e bebendo cerveja etc. Numa história, Tina e Rolo podiam entrar no cinema mas a Lalá, por ter só 17 não, logo se deduzia que já tinham pelo menos 18.
      Tanto é assim que quando quis criar um universo adolescente, o Mauricio optou por lançar a Turma da Mônica Jovem, e não aproveitar a turma da Tina, cuja idade já estava além da nova turma.

      Excluir
    8. Zózimo, não lembro. Sei que Vanda e Valéria apareceram em uma edição da Turma da Mônica Jovem primeira série e contracenando com a turma, aí pode ser disso aí que você leu que elas apareceram como adolescentes.

      Excluir
    9. Pois é, Fabio, a Turma da Tina era adolescente durante a fase hippie, depois eles passaram a ter no mínimo 18 anos porque o que faziam eram coisas de maiores de idade. Considero 20 anos as idades deles em média por causa da faculdade.

      Excluir
    10. Conheço de longa data a HQ da personagem menor tentando entrar no cinema para assistir filme cuja censura não permite público com menos de dezoito anos de idade, foi através de algum almanaque da Editora Globo que me pertenceu. Primeira publicação dessa história foi em 1982 ou 83.

      Não, não li a respeito, assisti Mauricio falando dessas personagens como uma novidade de até então e não foi entrevista do tipo programa de talk show, daí apareciam algumas imagens de Valéria e Vanda em traços noventistas, foi assim que tomei conhecimento delas, com as aparências reformuladas dando entender que eram adolescentes e que fariam parte do núcleo da Tina, quando assisti isso os quadrinhos mauricianos eram só TM clássica, não existiam os outros segmentos que são uma realidade na MSP há mais de dez anos, inclusive, parece que a TMJ completou ou irá completar quinze anos em 2023.

      Excluir
    11. Zózimo, essa história da Tina aí é de 1983 e também li primeiro em Almanaque de 1990. Talvez eles tinham planos de voltarem com as gêmeas no núcleo da Tina de forma fixa e desistiram. TMJ vai completar 15 anos em agosto de 2023 e vai ter uma edição comemorativa sobre isso.

      Excluir
  9. Obrigado, Fabiano. Vou acompanhar seu blog novo. Site da Panini é irregular, pelo menos dessa vez colocaram as capas. E Panini gosta de materiais caros, colecionadores gostam mesmo sendo caros por isso estão reclamando com essa suspensão. Quem tem condições compra esses artigos de luxo, fica mais opções para os colecionadores. Vale se for itens históricos, difíceis de encontrar originais por aí.

    ResponderExcluir
  10. Marcos! Como vai, cara? Tem postagem nova no meu blog.

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos. Ñ vai dar pra eu ver essa história hj. Dá uma olhada lá na seção de comentários da capa do Chico Bento 101.
    Um dia desses eu paro pra ler essa história e deixo um comentário sobre. Fica de olho, hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, comente a história quando der.vi lá o seu comentário sse Chico Bento 101.

      Excluir
  12. Pronto! Finalmente decidi comentar aqui! (Espero q vc veja esse comentário como prometeu, Marcos!)
    História bem engraçada mesmo. Eu acabei de ver no canal "Mais Jovem" q essa história havia sido republicada, só q eles cortaram as palavras "tarado", "sujo" e "droga". No lugar de "Um tarado!", fizeram a Claudinha gritar "Socorro" pela terceira vez, assim como fizeram quando substituíram a palavra "sujo" por ela falando "seu..." pela terceira vez. Como é de costume, substituíram o Rolo falando "Droga!" por "Puxa!"
    É uma pena o politicamente correto estar fazendo esse tipo de coisa com essas histórias clássicas, quando poderiam simplesmente deixar um aviso dizendo q as histórias se aplicam ao contexto da época.
    E sobre o comentário q vc fez sobre as garotas q o Rolo tentava namorar, Marcos, ñ vou mentir q senti "sensações q ñ condizem com minha tenra idade" quando vi a Claudinha de costas.
    KKKKKKKK Q tenra idade o q? Eu tenho 17 anos! Ñ precisa chamar a polícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de terem republicado na própria Globo, teve uma republicação na Panini e esta, sim, alterada e já era previsível essas alterações, o que faz estragar tudo. Vejo nada de mais nessas palavras, mudam pra amenizar. As garotas que o Rolo namorava eram muito bonitas, mesmo sendo só desenho, ficavam bem sensuais.

      Excluir
    2. Pois é. E imagino q, se fossem pra republicar um almanaque só com as histórias mais incorretas possíveis (tipo aquela em q o Titi fuma um cigarro), teriam q fazer um livro em capa dura com uma tranca especial pra q ñ tivesse o risco de nenhuma criança abrir. Mas claro q iriam cair encima da MSP do mesmo jeito! (Ñ tenho certeza, mas acho q eu já tinha comentado essa ideia antes em algum post anterior!)
      Pois é, eu até já vi o pessoal do Twitter reclamando falando q eles faziam garotas com curvas demais pra um gibi "infantil" (q infantil o q? Era pra todas as idades! Com foco no público infantil, mas pra todas as idades!). Pra variar, o povo do Twitter sempre se achando corretinho!

      Excluir
    3. Se fizessem almanaque assim, teriam que colocar aviso bem grande que é proibido pra menores de 18 anos e pra pessoas sensíveis. Nunca fariam e duvido que aquela coleção de livros da Biblioteca do Mauricio chegue aos anos 1980 com medo deles trazerem a tona as maiores histórias incorretas que fizeram. Povo do Twitter e outras redes sociais são os que mais reclamam por bobagens.

      Excluir
    4. Mano, q moral o pessoal do Twitter tem pra falar? Tem um monte de LGBT por lá q apoia o socialismo, sendo q até mesmo Karl Marx comparava os homossexuais com pedófilos!

      Excluir
    5. Ok, acho q colocar um aviso pra maiores de 18 anos é meio q demais. Quem sabe pra maiores de 15 ou 16 anos?

      Excluir
    6. Maiores de 16 pode ser mais sensato. Mas nem muito de idade porque tem muitos marmanjos de Twitter que se chocam e se sensibilizam com o que veem nas histórias em quadrinhos, esses são os que traumatizam mais do que as próprias crianças.

      Excluir