sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Uma história do Penadinho no "Rock In Ferno"

Hoje, 2 de setembro, é o dia de abertura do "Rock In Rio Brasil" de 2022, então em homenagem mostro uma história em que o Penadinho encontrou seus ídolos do Rock no cemitério. Com 3 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 124' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Cascão Nº 124' (Ed. Globo, 1991)

Penadinho vê bandas de rock surgindo no cemitério. Ele vê "Os Lobos Selvagens", "Elvis Franksley", "Poltergaist Floyd",  Múmias Stones", "Legião Zumbina", "Vamps and Roses" e fica bem entusiasmado vendo seus ídolos. Ele vai atrás deles para saber onde estão indo, desce uma escadaria que estava no cemitério, que era o caminho para o Inferno e descobre que eles eram os artistas que iam se apresentar no "Rock In Ferno" e que todos estavam lá prestigiando o festival de música no Inferno com show do "Vamps and Roses" na hora.

História simples típica de miolo e que ficou muito legal a homenagem ao "Rock In Rio" e aos artistas e bandas de rock famosas até então. O que foi divertido foi ver as paródias em estilo de terror, com eles todos representados como monstros e nomes também monstruosos. Como roqueiros têm um lado gótico, caiu como uma luva eles representados por monstros e fazer shows no Inferno. As paródias foram Elvis Presley, Pink Floyd, Rolling Stones, Legião Urbana e Guns N' Roses. Quanta criatividade. "Os Lobos Selvagens" não consegui identificar, acredito que seja Kid Abelha e os Abóboras Selvagens e foi legal na camisa deles homenagearem banda The Doors (sem nome parodiado) e a imagem da banda Kiss. "Vamps and Roses" teve nome da camisa "Guns" para reforçar homenagem a Guns N' Roses.

De vez em quando parodiavam artistas como bruxos, monstros e outros seres, sempre era divertido.  Muito legal também o festival ser no Inferno e saber que para entrar lá, bastava descer a escadaria que se encontrava no cemitério. Provavelmente passagem do Inferno liberada só para ver o festival. Qualquer um podia ter acesso para ver o festival, até seres humanos dariam para ir se soubessem.

Em 1991 aconteceu o "Rock In Rio 2" e roteirista quis prestar essa homenagem. Provavelmente roteirizada em janeiro de 1991, quando aconteceu o festival e foi só publicada em outubro daquele ano. Desses, só Guns 'N Roses apresentou no "Rock In Rio 2". Já fizeram também outras histórias homenageando o "Rock In Rio" ou pelo menos citar.

Traços muito bons, principalmente das celebridades musicais como monstros e o palco no final. História não teve título provavelmente para não estragar a surpresa no final do motivo dos famosos no cemitério porque teria que ser algo em torno de "Rock In Ferno". Impublicável hoje em dia por ter Inferno envolvido, não pode mais diabos e Inferno nas histórias, se bobear, poderiam também implicar que "Rock In Rio" não é coisa para crianças.

O "Rock In Ferno" teve atrações bem melhores e fazendo jus ao Rock do que o "Rock In Rio" atual. Festival hoje devia se chamar "Pop In Rio" ou "Music In Rio" já que estilos como Pop, Eletrônica e Hip Hop estão mais privilegiados do que o Rock. Nesta edição de 2022, , são só  3 dias de Rock contra 4 de outros estilos e artistas como Justin Bieber, Post Malone, Jason Derulo, Rita Ora, Demi Lovato, Dua Lipa, Coldplay,  Bastlille, Marshmello, Alok, Ivete Sangalo, Iza, etc, chamam mais atenção e são mais divulgados por eles. Mesmo que sempre tiveram outros estilos em edições passadas, mas nunca foi tão poucas atrações reservadas para o Rock como neste ano, cada edição piora. Se criassem a história hoje com o "Rock In Rio" atual, seriam esses artistas aí parodiados.

40 comentários:

  1. Faltou paródia com Sepultura, é a banda que mais tem a ver com o núcleo do Penadinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, perderam a chance. Capaz se fizessem, nem parodiariam nome de Sepultura, só integrantes representados como monstros ou fantasmas.

      Excluir
    2. Boa observação,Zózimo!

      Marcos,acho que seriam representados como zumbis mesmo,fazendo companhia à "Legião". :v

      Excluir
    3. Já o nome "Múmia Stones" faz muito mais sentido hoje,com seus integrantes beirando os 80 anos,um falecido recentemente,outro, há mais de 50,um ex já na casa dos 80 e nenhuma vontade de pendurar as palhetas!

      Excluir
    4. Nome da banda já diz tudo em relação ao núcleo assombroso, os integrantes certamente seriam figuras funestas, se bem que há uma paródia de nome excelente: "Sepultúmulo", perderam oportunidade de inserir essa piada. Em 1991 o Sepultura já era conhecido mundialmente, e esse foi o ano de lançamento do álbum Arise.

      Excluir
    5. Sem querer previram nome "Múmia Stones" para a situação da banda hoje. Não sei qual monstro seriam Sepultura, podem ser zumbis, sim. "Sepultúmulo" seria legal. Em 1991 eles eram conhecidos, tanto que foram atrações do Rock In Rio 2, roteirista deve ter esquecido na hora.

      Excluir
    6. Bom, pessoal, acho que não previram, imagino que associar integrantes do(s) Rolling Stones com múmias já devia ser mais ou menos consensual no início dos 90's, lembro que muitos adultos na época enxergavam os 60's como algo muito, muito distante, muito mais do que a distância cronológica que até então havia realmente, percepção equivocada que tem a ver com romantizar e resumir o passado, e é o mesmo que engessá-lo, a humanidade tende a engessar e emoldurar para o bem e para o mal inúmeros eventos históricos e personalidades históricas. Lembrando que em 1991 a banda estava com vinte e oito ou vinte e nove anos de existência, e os anos de 1960 já eram icônicos, e, para muitos naquele início da última década do século XX eram considerados até mitológicos, é o que chamo de endeusamento do tempo social-histórico - determinados períodos históricos são lembrados de forma parcial, passional, focados somente em seus lados positivos.

      Excluir
    7. Zózimo, tem razão, já tinha uma nostalgia dos 60's nos 90's e bem difícil artistas continuarem uma carreira de 30 anos no sucesso, no auge. No caso eles estavam na ativa, mas não fazendo sucesso com músicas novas em rádios, por exemplo. Aí já podem ser considerados Múmias desde aquela época.

      Excluir
    8. A banda de lobisomens é que não captei muito bem a paródia, seria Steppenwolf? "Lobos Selvagens" pode ser uma junção, sagaz analogia unindo parte do nome da banda com parte do nome de um baita sucesso advindo dela: "Born To Be Wild", tema do clássico longa chamado 'Easy Rider'.

      Excluir
    9. Verdade, menos provável que seja paródia de Kid Abelha por não haver figura feminina, e como o legume é relacionado com terror, deveriam haver integrantes com cabeças de abóboras, que fosse pelo menos um, uma abelha (ou zangão) monstrenga(o) também seria outro claro indicativo, acho que está mais para paródia da banda gringa do que da brasileira. Roteirista preferiu não relacionar explicitamente os lobisomens, tanto que Penadinho não os reconhece, ficou meio que um aquecimento, sem alarde na introdução, deixando as revelações a partir do quarto quadrinho.
      Outro cujo nome remete a este núcleo é o Death, banda de death metal.

      Excluir
    10. Vai que esses Lobos Selvagens não eram paródia de Los Lobos,banda que regravou "La Bamba" para a homônima cinebiografia de Richie Valens,de 1988?

      Excluir
    11. Pois é,foi um grande feito os Rolling Stones terem adquirido longevidade já nos anos 90,em relação aos Beatles,que não duraram nem uma década(a formação clássica).

      Longevidade,porém,com evidência,pois há muitas bandas por aí,que fizeram sucesso no passado,e que décadas depois,estão sumidas da mídia e muita gente pensa que elas acabaram.

      Excluir
    12. Vai ver que Lobos Selvagens nem seja paródia, pode ser fictício pra história, uma banda de lobisomens própria do universo do Penadinho. Los Lobos, como Julio Cesar falou também seria uma possibilidade, caso for paródia. Só roteirista pra confirmar a sua intenção. Death também seria uma boa para essa história.

      Excluir
    13. Julio Cesar, de fato para a época os Rolling Stones já tinha uma boa longevidade e não tocava nas rádios, mas sabiam que estavam na ativa. Tem muitas bandas que tocam até hoje, mas a gente pensa que acabou porque não tem divulgação na mídia. Acho que uma das únicas bandas que ainda faz sucesso mais de 30 anos é Red Hot Chili Peppers, ainda assim não toca músicas novas em rádios, mas lançam vídeo clipes, tem até clipe novo deles rolando.

      Excluir
    14. Outros dois nomes de bandas de death metal que de uma forma "nefasta" remetem ao núcleo fantasmagórico são Cannibal Corpse e Dying Fetus, o termo que utilizo frisado deve-se ao fato de Penadinho e seus amigos assombrações não serem criaturas maléficas, e os significados dos nomes são barra pesada.
      Outra palavra que vai de encontro aos personagens é Megadeth, junção das palavras "mega" e "death", sendo que a segunda teve o "A" suprimido, ideia de Dave Mustaine, fundador da banda cuja base é o thrash metal.
      Sepultura é de origem death, mas é no thrash que firmou pé e se projetou mundialmente.

      Excluir
  2. Tive esse gibi e lembro muito bem dessa HQ!

    No caso dos Doors,era só inscrição mesmo,na camiseta de um dos lobos selvagens.

    Nomes de bandas mesmo,sem paródia,eu via nos pôsteres do quarto do Rolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para entrar no clima:
      https://www.youtube.com/watch?v=sCzhLWj1IBY

      Excluir
    2. Eu fiquei imaginando se era a mesma banda nos 2 primeiros quadrinhos ou não. Dava impressão que era mesma banda, sim. E confirma porque reparei um deles com imagem do Kiss na camisa. Sobre paródias, as vezes faziam, as vezes colocavam o mesmo nome real, hoje eles parodiam nomes de forma fixa.

      Excluir
    3. Às vezes parodiavam,vezes escrevam o nome certo,vezes escreviam o nome certo,mas de grafia errada,aportuguesada.

      Um caso,mas não de artista de música, vi numa HQ em que Floquinho tinha um sósia,numa família rica,e lembro de o dono da mansão chamar o mordomo de "Uóshinton".

      Excluir
    4. Se for a que estou pensando, é de abertura de Cebolinha nº47 Editora Abril.

      Excluir
    5. As paródias variavam muito, eu gostava. E acho que essa do Floquinho ser de Cebolinha 13 da Globo de 1988.

      Excluir
    6. Tive Cebolinha nº13 de 1988, não lembro dessa HQ.

      Excluir
    7. Zózimo, foi história de encerramento de Cebolinha 13, foi boa. Tem histórias que saem da nossa memória, normal.

      Excluir
  3. Hoje só podem parodiar a galinha pitadinha kkkk o núcleo do penadinho tinha as,melhores tiradas com esse laso vida e morar principalmente a dona morte....o politicamente correto matou esse núcleo a meu ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o equivocado extremismo do politicamente correto, Miguel, no núcleo não há mais espaço para "vivacidade dos mortos", Penadinho e seus amigos tornaram-se zumbis. Engraçado é que não foi efetivado neste meio um personagem zumbi.
      Neste comentário, a princípio nem pretendia, mas a jocosidade acabou falando mais alto.

      Excluir
    2. "só podem parodiar a galinha pitadinha"

      Miguel, com certeza, de tanto que mudaram os gibis, só podem parodiar coisas infantis. Turma do Penadinho está fraco, antes era cheio de humor negro, hoje nem pensar isso.

      Excluir
    3. Eu já disse isso antes.
      Na Editora Globo,tínhamos a Turma do Arrepio e a Turma do Penadinho.

      A segunda sempre foi muito melhor,pois enquanto a do arrepio era muito fofa,a do fantasma era cheia de HQs politicamente incorretas e humor negro,bem coisa de contos de fantasmas mesmo.

      Excluir
    4. Julio Cesar, a Turma do Penadinho era melhor que Turma do Arrepio, sem dúvida. Mais incorreto, mais divertido.

      Excluir
  4. Coldplay e Bastille são "meio" rock, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje eles estão mais pra Pop e Dance, principalmente Coldplay que no início era um rock alternativo, melódico, mas desde 2011 estão voltados ao Pop.

      Excluir
    2. É, Coldplay meio que evoluiu pro eletrônico mesmo, mas ainda tem uma leve pegada rockeira. Bastille não tenho muito como avaliar, pois só tiveram duas músicas de sucesso, sendo uma delas com o Marshmello. Inclusive pensava que Bastille e Marshmello iriam no mesmo dia pra tocar Happier. A outra do Bastille era Pompeii, que era mais pop rock.

      Excluir
    3. Sim, a ideia seria eles serem Rock, mas desviaram mais pro eletrônico. Bastille tem alguns Rock, mas tem outros estilos também. Provavelmente, o Marshmello vai colocar a voz deles em playback nessa música Happier.

      Excluir
    4. Mudaram demais o Penadinho e sua Turma, lembra maus nada como eram, tudo pra não traumatizar. E essas histórias longas deles são só enrolação.

      Também acho que devia ter ficado só nas 2 primeiras edições. Depois se quisessem um festival anual parecido que colocassem outro nome. Querem lucro, apenas isso. Infelizmente as pessoas andam egoístas, cada um cuida de si e pronto, não estão nem aí para pandemia e quem morreu, quando acabar de vez, nem vão lembrar que existiu. Falta de respeito total.

      Excluir
    5. Comentário perfeito, Fabiano! Muito triste ver o descaso que esses empresários e a população em geral tem com tudo o que aconteceu e ainda acontece. Todo mundo agindo como se nada tivesse acontecido e como se milhões de pessoas não tivessem morrido e empobrecido por causa de uma pandemia terrível. Tudo em nome do lucro. É cada um por si e Deus por todos né?

      Excluir
    6. Andrey, nunca foi só Rock, mas nóos primeiros tinham mais Rock e mais influências de Rock. Agora quase não tem, cada vez menos, e incluíram até Funk. Acho que outro nome seria mais viável.

      Excluir
    7. Concordo, Fabiano. No caso do Brasil, sei quem encabeça esse desrespeito e esse descaso, mas prefiro não citar nomes. Lembrando que ainda não estamos no pós-covid, a pandemia, embora esteja realmente bem mais controlada, ainda está aí. O que me deixa desgostoso é como as pessoas agem como se nada tivesse acontecido. Falavam tanto de legado da pandemia, e até que aconteceu bem no campo da digitalização das coisas e do desenvolvimento de atividades remotas, mas infelizmente não to vendo isso acontecendo no campo das relações humanas. O egoísmo das pessoas continua imperando.

      Excluir
  5. Oi, alguém sabe me dizer em que revistinha sai uma historinha chamada "Vai pro Inferno!" ? Se nao me engano é de 1985 ou de 1986. Nessa historia nao aparece nenhum personagem conhecido, mas seria da turma do Penadinho. Se trata de un menino que dá nó no rabo de todo animal que encontra. Um padre vê e chama sua atencão dizendo que ele vai pro inferno, mas ele nao da importancia. Ao ver que um leao foge da jaula, ele vai e faz a mesma cosa, só que o leao
    corre atrás dele e o mata.
    O menino aparece no inferno, transformado en fantasmas e dá un no no rabo do primero diabo que ve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi essa história, é dessa época da Editora Abril, mas não sei a edição. Devo ter lido em algum almanaque da Globo.

      Excluir
    2. Sim, é bem antiga! Valeu igual, vou continuar procurando.

      Excluir
    3. Disponha. Se eu encontrar, aviso aqui e quem sabe se alguém ler seu comentário, possa saber e informar.

      Excluir