segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Tirinha Nº 88: Chico Bento

Nessa tirinha, Chico Bento está trabalhando na roça e pede uma mão para o Zé Lelé, que traz um mamão, interpretando mal o que o Chico Bento falou. Mostra problema de fonética e interpretações diferentes de termos da nossa Língua Portuguesa, se o Chico dissesse "dar uma ajuda" em vez de "dar uma mão", aí o Zé Lelé ia entender melhor e de fato na língua falada dá impressão que falou mamão. Incorreta hoje por Chico trabalhar na roça com inchada, não é permitido trabalho infantil nos gibis atuais. 

Tirinha publicada em 'Chico Bento Nº 40' (Ed. Globo, 1988).

32 comentários:

  1. Piadinha de bom tamanho para essa tirinha de fechamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E parabéns pela nove roupagem desta página.

      Excluir
    2. Obrigado, Júlio César. Piadinha velha, mas não deixa de ser engraçada.

      Excluir
  2. Marcos Seria Legal Se Na Turma da Mônica Jovem Mudassem Os Cabelos Deles E Ficaria Assim
    Cebola E Magali Loiros
    Mônica Com Cabelo Marrom
    Cascão Com Cabelo Preto

    ResponderExcluir
  3. Visual novo, hem, Marcos? Gostei! Bem sofisticado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Pedro! Já estava muito tempo o outro visual, foi bom mudar.

      Excluir
  4. Fantástica essa tirinha... kkk :D

    Tenho esse gibi e quando vi essa tira morri de rir rs :p

    E ticou perfeito o novo painel do Mauricio com a turminha... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É engraçada, dou grande risada com ela. Painel ficou legal mesmo. Valeu!

      Excluir
  5. Marcos Espero Que A Msp Lançe A Versão 3D Desses Personagens
    Mônica
    Cebolinha
    Cascão
    Magali
    Chico Bento
    Rosinha
    Bidu
    Mingau
    Franjinha
    Anjinho
    Jotalhão

    ResponderExcluir
  6. Por um momento pensei ter entrado no blog errado. O novo visual do blog ficou bem diferente, gostei. Sobre a tira do Chico Bento, sempre quando tinha o Zé Lelé era ainda mais engraçado. Essa é boa, me fez lembrar uma outra tira mais ou menos dessa época com Zé Lelé rasgando a manga da camisa para tomar leite. Quando Chico pergunta a ele o porquê disso, Zé Lelé com sua inocência, diz que é pq tomar leite com manga faz mal. Apesar disso ser uma lenda (não faz mal), muitas pessoas acreditam nisso e valeu pelo bom humor a confusão da manga (fruta) com a manga da camisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ricardo. Legal que gostou, já estava na hora de mudar o visual do Blog. Essa tirinha é legal, a do tricadilho da manga também muito engraçada, até postei essa aqui também.

      Excluir
  7. Seria bom que tivesse ajuda na labuta, mas, olhando pelo lado positivo, foi agraciado com uma bela fruta, ainda mais vinda de Zé Lelé, um guri que normalmente é desastroso, costuma de vez em quando dar azar para o primo. Nesta, Chico Bento até que sai no lucro com a presença dele, e fora que mamão é uma excelente fruta para o bom funcionamento do intestino, é um Activia® natural. Deus abençoe o parvo primo caipira do Chico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o Zé Lelé não ajudou o Chico no trabalho, mas pelo menos ajudou na refeição do primo na pausa do trabalho. Na hora do intervalo, dá pra comer a manga. Ainda assim, o Chico deve ter ficado muito sem paciência com o Zé Lelé, do jeito que o primo Zeca age com as lerdezas do Chico.

      Excluir
    2. É mesmo! Com o primo da cidade Chico exerce papel de Zé Lelé, e quando os primos caipiras estão juntos, aí o filho dos Bento é o inteligente da dupla.
      Nesta tira Zé Lelé não "dá pano para manga" - expressão que minha mãe sempre falava para se referir às pessoas que aprontavam com os outros de propósito e sem intenção de prejudicar (Zé Lelé apronta devido retardamento), tente adivinhar por que me recordei do que minha velha dizia, Marcos. Não precisa, a resposta está no último parágrafo.
      Motivo de você trocar as frutas é que meu comentário inicial está posicionado consecutivo ao do Ricardo Ribeiro.

      Excluir
    3. Com Chico e Zé Lélé juntos, digamos que o Chico fica mais inteligente que ele. Mas tiveram algumas histórias em que os 2 eram bem burrinho juntos, com Chico menos pior. Sobre manga, já remete a outra tirinha que o Ricardo mencionou.

      Excluir
    4. É que me respondeu trocando mamão por manga em seu comentário de 21/09/22 14:33, aí linkei o erro com seu comentário resposta dado ao Ricardo. E Zé está ameno em relação ao primo, não dá trabalho, apesar de não ajudar no árduo trabalho, não rende "pano para manga".
      É! Há HQs em que Chico, na companhia de Zé Lelé, equipara em burrice, meio até que páreo duro.

      Excluir
    5. Ah, sim, respondi manga errado naquele comentário. Dois burros juntos são oareo duro, mas são engraçados, eu gostava das burrices dos dois.

      Excluir
    6. Mudando de pau para cavaco, uma história que mais cedo ou mais tarde tem que ser divulgada aqui é a de encerramento de Cascão nº107 de 1986, para o padrão social retardado de hoje em dia é uma trama no melhor estilo "(T)tirem as crianças da sala(!!)", aliás, merece até a classificação do Parental Advisory Explicit Content* - selo esse, que a meu ver, seria uma honraria como celebração à genuína Turma da Mônica. Ou melhor, no magnífico estilo "(T)tirem as crianças do blogue(!!)", HQ é do balacobaco!
      *Capas de álbuns como os do Megadeth, os do Pantera, os do Anthrax, do Slayer, do Machine Head, etc, etc e etc contêm o(s) bendito(s) selo(s) de advertência referente às letras.

      Excluir
    7. Eu tenho essa edição Cascão 107 da Abril, mas não lembro de cabeça dessa história de encerramento. Quando der eu posto aqui no Blog.

      Excluir
    8. É uma em que Cascão chama Cebolinha de mulherzinha, maricas, acho que depois ele revida na mesma moeda. Mônica enfia as cabeças deles em uma cerca, mais apropriado dizer em um muro de madeira ((M)madeirite), Cebolinha é o primeiro a vestir a "gola de madeira", é hilária demais.

      Excluir
    9. Ah, lembrei dela, bem incorreta mesmo, povo chato do politicamente correto ia chiar demais se saísse hoje.

      Excluir
    10. Essa HQ é um tremendo barato! Pois além do bullying clássico dos dois para com a Mônica, e da "exótica" violência que sofrem por conta disso, pois a dentuça capricha na originalidade ao puni-los, a "cerejona" do bolo é um "bullyingando" o outro de forma recíproca. Não lembro muito bem da reciprocidade, não sei se de fato ocorre durante a trama, no final tenho certeza de que está presente devido ao Cebolinha saborear a doce vingança. Por abusar da sorte(!?), visto que é "emadeirado" depois e é quem começa a provocação, Cascão termina se estrepando de corpo quase inteiro. Na verdade, não lembro se Cebolinha, primeiramente só naquela situação, diz algo que motiva Cascão a sacaneá-lo, já não lembro mais quem começa, mas, Cascão, em um determinado ponto da HQ começa a morar na mente do "guli", a ponto dele, mesmo não conseguindo se livrar do "cordão", o arranca do lugar, sai desembestado e o sujão involuntariamente vai de carona, acho que vai até na frente, aí já não lembro direito também, se vai mesmo, é tipo Fusca, pois o motor é atrás, e o empurrado carona não consegue brecá-lo. Às vezes acho que Cascão é puxado pela ira de Cebolinha, sei lá qual a ordem em direção ao precipício, como se machuca bem mais, imagino que foi empurrado em vez de puxado, amortecendo a queda do "motor envenenado".

      Excluir
    11. Também não lembro de detalhes dessa história, sei que é muito engraçada mesmo. Dava até pra ter saído em gibi do Cebolinha ou da Mônica e acabou sendo direcionada no do Cascão.

      Excluir
    12. A boa e velha Turma da Mônica não pode ser esquecida, "exorcizada" como a MSP vem gradativamente fazendo, portanto, uma história desse naipe, com essa ousadia de roteiro, essa pérola bruta deve e merece ser divulgada aqui, renderá "trocentos mião" de views. Espero que não dê atrito com a comunidade alfabética, digo, os militantes do movimento LGBTQIA+, acho que a sigla contém mais umas quatro letras além destas, não lembro direito, talvez digitei certo, pode ser que esqueci algum outro sinal, talvez de multiplicação ou de raiz quadrada.

      Excluir
    13. Aqui a Turma da Mônica raiz não é esquecida. Acho que não dá atrito, foi coisa da MSP do passado. Quando ser eu posto essa.

      Excluir
  8. Oi Marcos, sem ter a ver com a tirinha, mas acabo de descobrir que tinha uma revistinha de 1999 (Parque da Mônica 74 - O Despersonalizador). Parece que eu coleccionei gibis até mais tarde do que lembrava - podia jurar que essa revistinha era de 95/96. A historinha é bem no estilo clássico, sem as caretas e bocas que estavam começando a aparecer na época, e sem enrolação no roteiro. Excelente, também, por sinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho esse gibi do Parque e não conheço. Por coincidência a minha última em sequência do Parque que tenho é a de N°73. Mas na época ainda não tinham caretas exageradas, passou a ter depois do ano 2000.

      Excluir
  9. Olha só quem retornou com as orelhas tão fartas, o osso roído e o rabo entre... Pera, eu não estou falando do cão arrependido. Estou falando mim, Adriel Matheus 664, q há tempos não comento nesse blog. Do jeito q tá minha rotina ultimamente, acho q vou ter dificuldade em comentar aqui com frequência, mas vou fazer o meu melhor!
    A propósito, essa piada da tirinha já é muito clichê a esse ponto, mas é interessante até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo de volta, Adriel, comente quando der. Apesar de clichê, piada bem conhecida, é engraçada. E sempre bom ver Chico trabalhando na roça.

      Excluir