sexta-feira, 30 de setembro de 2022

HQ "Cebolinha Presidenciável"

Dia das eleições no Brasil chegando e então mostro uma história em que o Cebolinha teve desejo de ser presidente da República dando medo da Mônica de ele se vingar quando era criança. Com 5 páginas, foi história de encerramento de 'Cebolinha Nº 148' (Ed. Abril, 1985).

Capa de 'Cebolinha Nº 148' (Ed. Abril, 1985)

Nela, Mônica vê Cebolinha pensando e acha que está bolando mais um plano infalível contra ela. Cebolinha grita que já sabe, dando susto na Mônica. Ele diz o que vai ser quando crescer, Mônica diz que ele vai ser um cebolão e ele responde que vai ser presidente da República. Mônica acha que Cebolinha é louco, ele diz que pode gozar, mas que ela vai morrer de inveja com ele passando de limusine, fechando trânsito, viajar pelo mundo todo e comer do bom e do melhor. Mônica comenta que vida de presidente não é só isso e Cebolinha fala que se tem mais, melhor ainda.

Quando Cebolinha vai embora, Mônica sonha com o Cebolinha adulto como presidente da República, indo na reunião com seus ministros que eram seus amigos de infância. Titi pergunta qual era a pauta do dia e e ele diz que é passar a limpo a velha rixa, a Mônica, as coelhadas estão ainda entaladas na garganta dele. Cascão pergunta como e Cebolinha manda chamar as Forças Armadas, os bombeiros e guardas e, assim, jogam uma bomba, expulsando a Mônica do planeta Terra.

Mônica acorda e imediatamente corre até onde está o Cebolinha, fala que se ele for presidente um dia, não esquecer da amiguinha, que ela o adora, sempre serão amigos e o beija. Cebolinha fala que desistiu de ser presidente, é muita responsabilidade, o pai dele falou que um presidente não vive só de mordomias, tem os problemas, inflação, desemprego, dívida externa, entre outros, é trabalho para uma pessoa inteligente, forte, com personalidade e carisma. Com isso, Mônica fala que, quem sabe, até quando ela crescer, possa haver uma presidente mulher, se imaginando como uma futura presidente.


História muito legal com o Cebolinha querendo ser presidente pensando só nas mordomias que iria ter, dando medo na Mônica de ele querer se vingar das coelhadas quando era criança, fazendo com que ela suma do planeta Terra. Só que ele desistiu depois porque não contava das responsabilidades para ser um bom presidente e no final Mônica é que deseja ser presidente depois do Cebolinha dizer o perfil que deve ser que encaixava com o dela de ser uma pessoa inteligente, forte, ter personalidade e carisma, tudo a ver com ela. Boa sacada, Mônica seria uma ótima presidente, diferente do Cebolinha que queria só mordomias.

Os traços ficaram muito bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1980. Foi engraçada a parte do pensamento da Mônica mostrando os personagens adultos, Cebolinha chamar seus amigos de infância para ministros para derrotar a Mônica, uma vingança de quando era criança e nunca conseguiu derrotá-la. Cebolinha e Titi foram mostrados como cópias dos seus pais, Cascão e Xaveco iguais como eram crianças só com corpos de adultos, Franjinha diferenciou pelo bigodão, pena não ter mostrado o rosto do Zé Luís. No pensamento, a Mônica se retratou ainda como criança, mesmo com seus amigos adultos. 

Gostava quando as vezes mostravam os personagens adultos, sejam por pensamentos ou com uma passagem de tempo para fazer uma piada final nas histórias, os personagens adultos nunca tinham padrão fixos nos traços, variavam de acordo com cada desenhista. E era legal também os pensamentos e sonhos retratados com tonalidade azul e branco por completo, atualmente colocam pensamentos coloridos, como se sonhassem colorido. Engraçado também o Cebolinha continuar trocando "R" pelo "L" mesmo adulto e sendo presidente. Hoje em dia colocariam ele falando certo como adulto, a exemplo como fazem na "Turma da Mônica Jovem".


A principal mensagem da história foi mostrar aos leitores saberem principais funções do presidente, escolher no voto o melhor que atende e vai cumprir aqueles requisitos. Os governantes se candidatam pensando só nas mordomias, esquecendo de se preocuparem com os problemas do país e prometeram em campanha, até hoje eles são assim como o Cebolinha pensava e, com isso, história ainda se torna bem atual.

Na época muitas crianças queriam ser presidente da República e pode ter sido inspiração para criarem a história. Teve a ver também que em 1985 o Brasil acabou de sair da Ditadura Militar e já podiam votar para presidente e aí ficou como ensinamento para escolherem um presidente quando tivessem oportunidade em 1989. Crianças que tinham 12 anos em 1985, por exemplo, já podiam ter uma ideia de conscientização quando fossem votar em 1989, assim como um alerta para os pais que liam os gibis dos filhos para votarem com consciência, não só para presidente, mas para políticos de qualquer cargo. Sobre Mônica ser presidente mulher acabou sendo uma profecia do Mauricio já que realmente com Mônica na idade adulta, com anos passados desde 1985, teve presidente mulher no Brasil.

Incorreta hoje em dia por conta de eles não colocarem histórias com temas políticos e adultos em gibis infantis. Tem outros elementos incorretos como não poderem mais chamar os personagens de louco, costumam colocar doido no lugar, provavelmente, para leitores não confundirem adjetivo "louco" com o personagem Louco. E palavra "gozar" no sentido de "zoar" também é proibida hoje pra não ter duplo sentido de cunho sexual. Qualquer palavra que tenha duplo sentido é proibida atualmente nos gibis. Inclusive, o quadrinho do Cebolinha falando "Pode gozar!" hoje seria um prato cheio para quem tem mente poluída para criarem meme ou publicação do site tipo "Porra, Mauricio!" com quadrinhos soltos fora de contexto.

Termino mostrando a capa do 'Almanaque do Cebolinha Nº 41' (Ed. Globo, 1997), onde essa história  foi republicada, as imagens da postagem foram tiradas desse almanaque.

Capa de 'Almanaque do Cebolinha Nº 41' (Ed. Globo, 1997)

54 comentários:

  1. Não tenho essa... nem o gibi e nem o almanaque rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso você não conhecia, então. De fato não é muito divulgada, não deixa de ser rara de certa forma. Legal que você conheceu aqui.

      Excluir
  2. " (...)o quadrinho do Cebolinha falando "Pode gozar!" hoje seria um prato cheio..."...para a eterna turma da 5ª série! :v

    Em 85 ainda não se podia votar para presidente.Os adultos daquele ano só poderiam votar em 89,junto com os que cresceram desde 85.

    Aliás,naquele meio-tempo,governadores mandavam mais que hoje,interferiam nas políticas municipais das capitais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nfelizmente tem muitos marmanjos criações com brincadeiras assim de gozar. Se bobear, já deve ter memes por aí, ou passar a ter, se viram esse quadrinho do Cebolinha falando. E de fato naquela época ainda não dava pra votar pra presidente, até por ter tido eleição indireta em 1985, povo só passou a votar em 1989.

      Excluir
    2. Se a página "Seu Cebola" ou a "§_%&# Maurício" descobre esta publicação aqui...

      Excluir
    3. Quando descobrirem com certeza vão colocar rs.

      Excluir
    4. Sorte que Cebolinha diz "Pode gozar!" para a Mônica, imaginem se fosse para Jeremias, um dos alvos preferidos desse tipo de brincadeira.

      Excluir
    5. Zózimo, seria mais engraçado ainda

      Excluir
    6. Ainda nesse assunto,nos tempos do primeiro presidente eleito direto depois de anos,Cebolinha foi usado em adesivos de carro contra "elle".Lembram?

      Excluir
    7. "Elle" grafado desta maneira deve ser referente ao Collor, correto? Como informa que foi o primeiro eleito diretamente pelo povo depois de mais de vinte anos (vinte e cinco, acho que foi o tempo total desse jejum), você já me respondeu que só pode ser "elle".
      Lembro bem da atriz Cláudia Raia a favor "delle", já Cebolinha sendo utilizado contra, confesso que não lembro, e que informação, hein?! Detalhes do passado como este que nos traz é comigo mesmo. Imagino que tenha sido coisa de amador, a MSP dessa época felizmente não se envolvia em política dessa maneira a ponto de se queimar, bem diferente de hoje em dia em que milita descaradamente, só de meninos em esportes coletivos jogarem obrigatoriamente em meio às meninas, para quem sabe ler, o (ou um) pingo é... militância política, pior é a lavagem cerebral que fazem nas mentes infantis por meio de detalhes "inocentes" como esse, covardia!

      Excluir
    8. Não lembro disso, era muito pequeno na época. A referência ao Cebolinha não foi oficial da MSP, sem dúvida, usaram personagem por colocar, já que MSP não ia envolver com política e ainda mais com personagens infantis, mesmo naquela época. Porque quem MSP apoiaria, poderia perder público de quem votaria em outro candidato.

      Excluir
    9. Com certeza! Nessa época, abraçar um lado, levantar bandeira seria tremenda burrice da parte de quem responde pela Turma da Mônica. Hoje, oficialmente até fazem uma babaquice parecida com o amadorismo que envolveu um personagem deles, ocorre através das HQs extremamente didáticas, entretanto, sem mencionar nomes de políticos e de seus respectivos partidos.

      Excluir
    10. Acho que hoje querem agradar mesmo aos pais das crianças que têm pensamento atrasado, que tem medo dos filhos se traumatizarem com certas coisas, querer que os filhos aprendam e se eduquem com os gibis.

      Excluir
    11. Eu via esses adesivos contra "elle",que já estava queimado em pouco tempo de mandato,e com certeza,foi amador,mas de forma profissional,pois Cebolinha estava bem desenhado(ou copiado),e com os dois Ls em verde e amarelo.Nunca esqueci.

      Era da mesma época das camisetas que diziam que "bebiam todas",mostrando logos de tudo que era marca de cerveja.

      Agora eu,sentindo nostalgia pelos anos 90,entendo o que a geração de meus pais sentiam pelos 70,que nunca vivi.

      Excluir
    12. Julio Cesar, todas as gerações vão ter nostalgia de quando era jovem. Hoje tem os na faixa dos 20 anos e início da faixa dos 30 anos de idade com nostalgia dos anos 2000, que pra mim não acho nostálgico por não ver diferença, nem em roupa, cabelo das pessoas e maquiagem das mulheres, mas pra eles veem diferença e não viveram até anos 1990.

      Excluir
    13. Confesso que sinto nostalgia em relação à década de 2000, mas, não tão intensa, sou bem mais nostálgico pelos 1980 e 1990.

      Excluir
    14. Da década de 2000,só sinto pelo comecinho dela,porque é bem parecida com a década anterior,como se fosse uma continuação dela,um rabicho,um vestígio dos 90.

      Excluir
    15. Reparem uma coisa, Julio Cesar e Marcos, vinte anos atrás nossa sociedade não era tão diferente do que é hoje, mesmo não havendo ainda os smartphones e outras regalias tecnológicas que são já tão comuns atualmente, comparando a sociedade brasileira de 2002 com a de 2022, não vejo um contraste considerável, só se for o retardamento mental coletivo que é um fenômeno social que creio não haver nem dezoito anos ainda, fora isso, grosso modo, parece até a mesma sociedade, não só em relação a vestuário, como também comportamento, costumes e conteúdos culturais. Agora comparem 2002 com o Brasil de 1982, comparem 1982 com a sociedade brasileira em 1962, 1992 com 1972, 1972 com 1952. Percebam que os quatro períodos também são de vinte anos cada, porém, são contrastes sociais, comportamentais, culturais muito mais expressivos, bem mais distintos de uma ponta à outra. Por exemplo, o moralismo que havia em 1952 não é o mesmo em 1972, embora nesse terceiro ano dos 70's o moralismo ainda estivesse em voga, boa parte da sociedade já não era radical quanto a isso, flexibilização já ganhara espaço nessa altura, outro exemplo é em termos musicais, o que se ouvia no Brasil e em outras culturas ocidentais em 1962 e vinte anos mais tarde no mesmo quesito e mesmos países, mudança gritante, e não foi para melhor e nem para pior, pois há excelência musical nas duas pontas e em todo o período, o negócio é o quanto mudou, a diferença cultural é absurdamente significativa.
      O período compreendido de 2002 para cá, socialmente, culturalmente contrasta bem menos durante todo o trajeto e analisando os extremos quando comparado com os outros períodos mencionados, digamos que, de certo modo, estabilizamos.

      Excluir
    16. Julio Cesar, eu também no máximo nostalgia do começo dos anos 2000 por ainda ter influências da segunda metade dos anos 1990. Depois não vejo grandes diferenças e nem o que teve de novo pra ainda sentir nostalgia. Normalmente início de cada década ainda tem vestígios da anterior, por isso parecer que é continuação.

      Excluir
    17. Exato, Zózimo. As mudanças de 2002 a 2022 foram bem pequenas, ritmo bem lento a décadas anteriores, principalmente vestuário. Parece que chegou a um limite de padrão e estabilizou. Vejo mais mudanças nesses últimos anos mais em tecnologia do que em outros campos.

      Excluir
  3. Hilário o receio da Mônica sobre possibilidade da hipótese de quando adulto Cebolinha se tornar um presidente ditador movido pelo ressentimento que tem por ela e com seu conselho de ministros (correligionários desde a infância) apoiando o megalomaníaco em seu objetivo bélico-cirúrgico que lembra um episódio clássico de Pica-Pau em que o pitoresco passarinho aciona um compacto míssil teleguiado cujo alvo é o Dooley.
    Capricharam no bigode preto do galego Franjinha, e harmonizou, pois a parte do cabelo que justifica o nome-apelido dele também não é loira, ou não completamente, o que se assemelha com a barbicha do Bidu é tão preta quanto o bigodão que ostenta oriundo da imaginação fértil da Mônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito engraçado esse medo da Mônica, seria única forma do Cebolinha derrotá-la, mesmo que já na idade adulta. Sem dúvida, ele não seria um bom presidente. Foi um bigodão de respeito do Franjinha, a cor deveria ser loiro (ou azul por conta do pensamento), aí a cor ou foi por isso da franja preta ou então ele pintou de preto.

      Excluir
    2. Engraçado que há um elemento de Peter Pan ou da tal Terra do Nunca ao imaginar todos adultos, exceto ela, hostilmente ejetada do planeta por "oldem explessa" do suposto "mandatálio" da "Lepública" Fedelativa" do "Blasil" que mantém em condição adulta a peculiar dislalia, pronunciando certo a palavra "turma", erro que corrige a fala é muito bem-vindo para Cebolinha.
      Fica tão absorta com tal absurda possibilidade que encerra reflexão sentada no gramado, quando começa imaginar não aparece de corpo inteiro, suponho que esteja de pé, tamanha fertilidade imaginativa bambeou-lhe as pernas.

      Excluir
    3. Pois é, só ela continuou como criança e todos ficaram adultos, ficou engraçado. Como foi sonho dela, imaginava como quisesse, aí por isso se imaginou como criança. Ela estava em pé quando começou a imaginar e com o susto, caiu, assim como você descreveu. Gostei do Cebolinha continuar com a dislalia mesmo depois de adulto, e com grana pra tratar já que era presidente, melhor assim do que na Turma da Mônica Jovem atual, com ele falando certo, sem trocar as letras. E provavelmente o roteirista deve ter se inspirado nesse episódio do Pica-Pau pra fazer essa cena da Mônica sendo expulsa da Terra.

      Excluir
    4. Parece que não é sonho, porém, uma suposição tão profunda que se assemelha a estado de transe.
      Sobre previsões contidas no quadrinho de encerramento, Mônica tem atualmente cinquenta e nove anos com corpinho de sete, o que nos leva crer que é portadora da tal supressão de envelhecimento, atributo biológico mutante que contempla Wolverine e outros da Marvel, ou seja, errou uma, pois não cresceu, não se tornou adulta neste segmento ou categoria - TMJ não conta, pertence a outro segmento, e também não é adulta nesse nipo-brazuca universo paralelo (ou nipo-brasuca, com "S", já que antigamente se dizia: "Brazil com "Z", "jamê"!"), só cresceu fisicamente. No entanto, acertou em cheio a outra, na década de 2010 tivemos uma mandatária ocupando cargo mais alto deste país.

      Excluir
    5. No pensamento final da Mônica, também ficou retratada como criança ou pelo menos cresceu sem ter mudado o rosto com aconteceu com o Cascão porque não apareceu corpo inteiro dela e não dava pra ver a altura dela. E acabou prevendo que nos anos 2010, já com idade apta pra se candidatar, que teve a Dilma como presidente.

      Excluir
    6. O mais interessante desta acertada previsão é que a então "presidenta" era associada exatamente com...? Quem acertar ganha uma mariola cristalizada. Mulher dentuça, e na época, quase sempre que aparecia em público era trajando vermelho.
      Imagem dela com faixa presidencial é na forma infantil. Ombros estreitos com braços curtos para trás e o formato do vestido entregam a tenra idade. Cascão adulto contido neste mesmo balão de pensamento trajando tradicional roupa de guri em tamanho adaptado e com braços para trás não passaria por criança devido tamanho do pescoço, largura dos ombros e os, digamos, "cotós" dos braços não teriam mesmo comprimento dos da Mônica guria.

      Excluir
    7. O corpo do Cascão ficou de adulto, o rosto é que foi igual de quando era criança. Agora se colocassem um bigodinho, ele ficaria com a cara do Pai, Seu Antenor.

      Excluir
    8. Falando em bigodinho, acho que a fertilidade imaginativa da dentuça caprichou mesmo foi no Titi, está a cara do Ramón Valdéz, mas não de seu antológico personagem, o punk-cult Seu Madruga*, lembra o ator representando determinados papéis da série Chapolin (Chapolim).
      *Independente de gostar ou não da série Chaves, analisando o personagem de Valdéz sem um pingo de paixão, utilizando somente o viés da razão (crítica), Seu Madruga é um fenômeno, único personagem da série que conseguiu a façanha de ser contemporâneo ao momento em que estamos, tanto em visual quanto em personalidade, os demais também são engraçados, no entanto, não conseguiram mesma proeza, estão fadados ao século XX, mas, dá para dizer que, no geral, Chaves ainda é uma série bastante consumida, largamente assistida no Brasil deste final de início da década de 2020, e creio que ainda será assim por um bom tempo, mesmo não fazendo mais parte da grade do SBT, se é que de fato a emissora deixou de transmitir esse humorístico mexicano.

      Excluir
    9. Chaves tá proibido de ser transmitido no planeta inteiro por conta de briga entre a família Bolaños e a Televisa

      Excluir
    10. Zozimo, pra mim, o Titi pareceu mais com o pai dele. Pouca coisa com o personagem do Ramon. E Chaves não passa no mundo todo desde 2020. E até hoje não tem previsão de volta. Aí vai depender de mais quanto tempo vai ficar sem transmitir porque senão perde esse lado consumista e assistida no Brasil pra novas gerações, ficará esquecido como tantas outras séries.

      Excluir
    11. Bem lembrado, Gabriel Previato! Você falando me dei conta de que já havia tomado conhecimento dessa informação, não lembro onde ouvi ou assisti a respeito, talvez li em mídia impressa, pode ter sido até mesmo através do próprio SBT que fiquei sabendo desse imbróglio judicial. Uma pena! Chaves e Chapolin, consagradas séries de comédia se vendo dentro de um melodrama da vida real, se assemelhando aos abomináveis dramalhões mexicanos ficcionais.

      Marcos, de acordo com "Educação sexual", o pai do Titi só parece com o filho adulto desta projeção imaginária devido aos cabelos, mesmo corte, mesmo penteado, mesma cor, outrossim o formato do rosto e bigodes parecidos, entretanto, em fisionomia facial estão diferentes, Titi permanece com tradicional nariz triangulado de infância e o do pai é aquilino, grande, formato meio parecido com o do Piteco.

      Excluir
    12. Zózimo, o formato do nariz do Titi não daria pra mudar pra não diferenciá-lo tanto, ninguém muda formato de nariz quando cresce, semelhanças com o pai seriam mesmo com cabelo e bigode. Acho que ele ficou bem desenhado assim como adulto.

      Excluir
    13. Mas perceba que nesta conjectura da Mônica o nariz do Cebolinha não está igual ao da condição infantil, tanto que se parece com Seu Cebola. Do Franjinha também mudou, embora a diferença seja bem discreta.

      Excluir
    14. Narizes do Cebolinha e do Franjinha, apesar de tamanhos maiores do que quando eram crianças, seguiram o formato " c ". Já do Titi não mudaram o formato " ^ " e nem o tamanho quando estava adulto, diferenciando do nariz do pai dele por isso.

      Excluir
  4. Boa tarde! Deve ter relançamentos de Mônica Especial de Natal 15 e dos almanaques 8 em novembro e dezembro, respectivamente. Devem divulgar as capas de novembro e dezembro no site da Panini até final deste mês. Porém, já tem lá as sinopses das histórias de aberturas dessas revistas. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que eu achei estranho quando o Cebolinha falou "Pode gozar!". Ai, imagina se lançassem com essa frase...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não mudassem hoje ou tivesse história nova com essa frase, ia ter muito falatório e mi-mi-mi, capaz até de processarem Mauricio rs.

      Excluir
  6. Gravamos essa historinha há alguns dias e devemos postar amanhã em nosso canal principal. Infelizmente, haverá chuva de críticas, dos 2 lados desse espectro político maluco em que vivemos. A cena do cebolinha bombardeando a Mônica e a cena de uma mulher de vermelho retratada como presidente competente farão pirar os 2 lados da moeda, hehehe. Uma pena que cheguemos a esse ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável chegarmos a esse ponto, sem dúvida. Tudo leva a críticas, ódio, quem sabe um dia isso mude.

      Excluir
  7. Eu achei os traços dessa história muito bonitos, é desses traços que eu gosto, não aqueles com bolinhas flutuantes nos arbustos e com plantas alienígenas vermelhas esquisitas, era ótimo quando mostrava os personagens bem fofinhos e bochechudos. Provavelmente foi desenho e roteiro da Rosana Munhoz, já que ela gostava de histórias mexendo com a imaginação dos personagens. Afinal, o que eram aquelas plantas alienígenas vermelhas esquisitas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não tem desenho da Risana nessa, mas de qualquer forma muito bonitos esses traços. Não entendi sobre plantas alienígenas vermelhas.

      Excluir
    2. Eu vou explicar melhor:
      Vai na postagem "Top 5 Coisas mais absurdas que a Magali comeu", vai na história "O Controlador de Apetite", veja o quadrinho do Cebolinha e do Cascão gritando "Socorro! Socolo!", e você vai ver a planta alienígena esquisita que eu te falei.

      Excluir
    3. Vi lá. Seria arbusto e desenhado rápido. Normalmente desenhavam arbustos assim, sou indiferente nessa questão.

      Excluir
    4. Com arbusto ou vegetação mesmo por serem verdes.

      Excluir
  8. Belíssimos traços dessa história, era ótimo quando os personagens tinham rostos que aparentavam ser fofinhos.

    ResponderExcluir