quarta-feira, 20 de julho de 2022

Magali: HQ "Planeta Bombom"

Em julho de 1992, há exatos 30 anos, era lançada a história "Planeta Bombom" em que a Magali transforma o mundo em chocolate através de um pedido para um poço dos desejos e deixa a vida da humanidade em risco. Com 8 páginas, foi história de abertura de 'Magali Nº 81' (Ed. Globo, 1992).

Capa de 'Magali Nº 81' (Ed. Globo, 1992)

Nela, Dudu encontra Magali rindo e ela diz que estava imaginando se o mundo fosse um enorme bombom. Dudu responde que no verão tudo ia virar meleca, que ela só pensa em comer e vai embora. Magali fala que teria chocolate a vida toda e depois tropeça em uma pedra e bate a cabeça em um poço dos desejos.

Magali deseja ao poço que o mundo se transforme é um bombom e tem seu pedido realizado e começa a comer onde estava ficando um grande buraco. Dudu volta, chamando Magali para brincar de bola e cai no buraco e a encontra lá, sem entender nada. Magali explica que o mundo se transformou em um bombom delicioso e Dudu pergunta se ela vai comer o mundo todo. Magali responde que não, vai deixar um pedacinho para ele.

Dudu sai correndo, achando Magali maluca. Em casa, a televisão estava ligada e o noticiário mostra que não sabem como o mundo se transformou em uma bola de chocolate. Uma repórter pergunta a um menino o que ele acha e diz que preferia morango. Na Califórnia, em um calor de 40 graus, o chocolate derrete e o repórter todos se afogam no mar de chocolate. No Alasca, o esquimó gosta de tomar chocolate por baixo do gelo. E o pior de tudo é a cratera que está se formando no bairro do Limoeiro, a polícia desconfia que é uma minhoca gigante e se a cratera aumentar, pode ser o fim da Terra. 

Dudu sabe que é onde está a Magali e corre para lá. Ele entra no buraco, cai em cima da Magali e avisa que ela tem que parar de comer, já estão pensando que ela é uma minhoca gigante e se não parar, a Terra pode rachar e virar milhões de pedaços pelo espaço. Magali não acredita, acha que Dudu está lendo muito gibi e continua comendo. Ele pergunta para Magali como transformou a Terra em chocolate e ela responde que jogou uma moeda no poço dos desejos.

Dudu sai do buraco e encontra o poço e deseja que a Terra volte ao normal. Funciona, os policiais comemoram, Dudu vê que Magali não estava mais no buraco e acha que ela percebeu a diferença. No final , Magali está de cama com dor de barriga, falando com a mãe, Dona Lili, que parece que comeu terra.

História legal em que a Magali pede para o poço dos desejos que a Terra se transforme em um bombom gigante para comer chocolate a vida toda. Dudu conseguiu salvar o mundo desejando a Terra voltar ao normal e Magali se deu mal, pois todo chocolate que comeu acabou se transformando em terra na barriga dela, fazendo passar mal. 

É toda cheia de absurdos, o que torna mais legal ainda. Foi divertido ver Magali comendo sem parar formando buraco, os noticiários da TV, dando até enchente na Califórnia de tanto calor, gelo com chocolate por baixo no Alasca, o menino que preferia que o mundo fosse morango em vez de chocolate e todos pensarem que era uma minhoca gigante que estava comendo a terra de chocolate. Era bem frequente histórias com poços dos desejos, os personagens sempre pediam algo do seu interesse, causando confusões para ele, mas as vezes se davam bem também. Adorava histórias com poços dos desejos. 

Mostrou a característica da Magali egoísta, só pensando nela e mais ninguém.  Para ela, já que a Terra é redonda, por que não podia ser um imenso bombom redondo, uma grande bola de chocolate, e também ela não importava o que aconteceria no mundo, se ia destruir tudo, só queria comer o chocolate sem parar a vida toda. A sua super fome era capaz de comer coisas mais absurdas, traçava tudo. Dessa vez ela se deu mal. Dudu até ficou mais maduro nessa história, não sendo só menino que perturbava para não comer, e se tornou o herói da humanidade, se não fosse ele, Magali ia destruir o mundo.

Os traços ficaram bons, já seguindo um estilo novos de traços adotados a partir de 1992 e dando mais cara de anos 1990. A colorização já ficando mais diferente ainda, com novas tonalidades, deixando até o cabelo do Dudu com tom mais claro, mais para loiro em vez do laranja tradicional

Impublicável atualmente por mostrar essa gula exagerada da Magali a ponto de ser egoísta sem pensar nem na humanidade. Na internet hoje, Magali é odiada e crucificada, não toleram ver as atitudes antigas dela em relação a sua gula sem limites e, pensando nesse povo do politicamente correto, não seria aceita história assim. Fora os absurdos mostrados não gostam nos gibis de hoje. A televisão de tubo eles alterariam nos almanaques por uma TV LED no lugar por não querer mostrar objetos passados e fazer parecer que é uma história atual, mesmo sabendo que almanaques são republicações de histórias de outras épocas. .

Já na promoção da Editora Globo, de enviar o selo vermelho de preço para eles para ganhar assinaturas de revistas e outros prêmios, chegou no seu último mês e dessa vez com um certo aumento em relação ao mês de junho, mas até que ainda preço mais baixo comparado às revistas de abril, antes da promoção. Até interessante eles colocaram um "Apenas" no selo, como se pagar 2200 cruzeiros em um gibi fosse barato e normal. A partir de agosto de 1992, os preços dos gibis começaram a subir de forma exorbitante a cada edição, consagrando a hiper inflação no Brasil. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.

49 comentários:

  1. Às vezes o apetite insano de Magali a torna uma ameaça pública.
    Na tentativa de reverter a calamidade, autoridades e cientistas ficam desnorteados. Graças ao Dudu que, ao perceber que aplicação de psicologia infantil não está surtindo efeito, parte para a origem do problema e reverte o quadro com uma moeda, salvando a Terra e seus habitantes de uma catástrofe comestível generalizada. Estando claro quem é o herói, deveria constar "Dudu em" em vez do nome da malfeitora não intencional, isto é, o pueril egoísmo dela a coloca em condição de vilã ainda que sem a menor intenção de praticar o mal.
    Espalhados por aí sem a mínima administração, poços dos desejos são bastante perigosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, dessa vez foi ameaça pública que ela fez e nem aí para o mundo, só queria comer. Dudu foi esperto e conseguiu evitar a catástrofe. No título podia ter sido "Magali e Dudu em:", já que os 2 tiveram participação igual, mas capaz de terem colocado só Magali por ser dona da revista. Poços do desejo pode ir para o bem e para o mal, tem que ver a índole de quem faz o pedido. Mas geralmente personagens se dava mal no final quando faziam pedidos ruins.

      Excluir
    2. Instalações mágicas interessantes... são mendigas, isto é, realizam desejos em troca de moedas.
      Marcos, até que minha memória está boa, assisti o vídeo de "Os terríveis dedos minhocais", Cascão é mesmo autor do plano e o põe em prática inicialmente sem Cebolinha. Confira se estiver acessível em gibi, ou pela rede, nem reparei canal, basta digitar o título da trama que o buscador entrega de bandeja.

      Excluir
    3. Pois é, é nem importa o valor da moeda, se colocasse 5 centavos ou 1 real daria na mesma o pedido, sem privilegiar valor dado. Muito bom assim. Eu daria mínimo valor por isso. Depois vou conferir essa história muito tempo que não a leio e não lembro detalhes, aí por ver Cebolinha, pensava que era plano dele ou os 2 terem participação ativa.

      Excluir
    4. Cebolinha até tem expressiva participação, o interessante é que ele chega por acaso e ao ver Mônica com mãos presas à janela e uma caixa contendo minhocas com o amigo cantando vitória em meio à cena percebe que trata-se de um plano, até elogia Cascão pela engenhosidade e o auxilia no prosseguimento. O plano se torna falível devido à inteligência da vítima e não por falha de um deles.

      Excluir
    5. Verdade, conferi aqui e o Cebolinha só chega depois. Muito legal. Essa se quisessem, podiam ter colocado em revista do Cascão por plano ter sido dele e até por história não ser grande, encaixaria bem em gibi quinzenal como dele.

      Excluir
    6. Na verdade, Cebolinha já está participando do plano quando a caixa é introduzida e o autor canta vitória, e a sagaz estratégia da Mônica de assobiar atraindo passarinhos para darem cabo das minhocas conta com ajuda de Lurdinha, é ela quem dá acabamento no êxito da guria ao libertá-la. Se livrar do obstáculo por meio da força passa a ser problema assim que se dá conta do transtorno que poderia causar aos pais do Cascão e consequentemente aos dela também, e é por ameaça do sujão que ela percebe isso.
      Poderia mesmo ter sido republicada em algum almanaque do Cascão ou até mesmo ser original de edição dele.

      Excluir
    7. E a capa,quase coincidindo com a HQ de abertura,tipo aquela do Cascão de "À prova d'água".

      "Na internet hoje, Magali é odiada e crucificada, não toleram ver as atitudes antigas dela..."Sim,é a imbecil e "infantil" cultura do cancelamento.Queria ver esse pessoal mimizento cancelando assaltantes e demais bandidos das ruas.

      Excluir
    8. É o retardamento mental coletivo, Julio Cesar, infelizmente é o que vem imperando em nossa sociedade composta por adultos infantilizados.
      O apetite absurdo somado ao egoísmo pueril da personagem nunca tiveram êxito absoluto nos velhos tempos, volta e meia Magali se dava mal por conta de tal comportamento, e era na medida certa, os pais e professores dessas épocas não a boicotavam por conta de suas naturais e divertidas incorreções, os adultos de antigamente sabiam separar o joio do trigo, tinham maturidade suficiente para não misturar real com ficcional.
      Atualmente a sociedade enxerga a realidade de modo bastante distorcido.

      Excluir
    9. Julio Cesar, a capa um pouco de coincidência com história já que tem coisas transformadas em comidas, mas tudo indica que a capa foi homenagem a Olimpíadas que estavam acontecendo na época.

      Sobre a crucificação da Magali na Internet está demais, só vejo comentários de raiva, de ódio da personagem, pegando pesado com ela. Não consigo entender essa gente problematizando histórias em quadrinhos, é só ficção, não distinguem ficção de realidade. A boa dos quadrinhos são esses absurdos e eles implicam. Por isso não tem mais histórias assim porque reclamam de tudo. Concordo com Zózimo que as outras gerações eram mais pé no chão.

      Excluir
    10. Costumo confundir esta gag com a da capa do nº74 (1992 também), uma é circense, a outra parece misturar Alice no País das Maravilhas com João e o Pé de Feijão, o que as aproximam são o mesmo tipo de traje com mesma postura física e praticamente mesmo ângulo.

      Excluir
    11. Ah,essa geração emburrecida do aplicativo TikoTeko...

      Excluir
    12. Tik Tok dificulta muito a plena interação entre Tico e Teco, é lobo em pele de cordeiro, faz nada bem à saúde mental, recomendo que assistam documentário no canal Elementar a respeito disso, não é demasiado extenso e por consequência enfadonho, profissionais que atuam em Neurologia, Psiquiatria e Psicologia estão alertando, parada de cunho científico, vale a pena assistir.

      Excluir
    13. Zózimo, essas 2 capas ficaram parecidas na postura da Magali, mas tem temáticas diferentes que fazem diferenciá-las e não serem capas semelhantes. E essa geração TiK Tok está estragando o mundo, sem dúvida.

      Excluir
    14. Já tinha assistido o referido vídeo semanas atrás.

      Excluir
    15. Acho que alguma medida de cunho oficial, ou seja, por parte do Estado deveria ser implementada com objetivo de gradativamente reduzir esta pandemia de retardamento que ainda encontra-se um tanto incipiente, isto é, está em fase de adaptação por ser muito recente, não enraizou completamente ainda. Autoridades no assunto vem já há algum tempo batendo nesta tecla, principalmente neurocientistas, mas também até mesmo determinados desenvolvedores de tecnologias do campo da informática e/ou computação vêm alertando que o que temos em mãos não são somente as maravilhas que se apresentam.
      O nível de censura que a TM clássica vem sofrendo chegou num grau patológico, está muito claro que o anômalo fenômeno tem conexão direta com a expansiva utilização desregrada do universo virtual-cibernético.
      Miguel Nicolelis afirma que o cérebro humano é um órgão plástico, e essa plasticidade funciona tanto para progressões de problemas quanto para regenerações. O que penso é que alguma medida precisa ser tomada, não podemos continuar encarando com normalidade o que explicitamente é anormal, fisiologicamente antinatural, tipo:
      "Ah, é assim "mermo", é o "pogresso"!"
      Tal conformismo é que tem que ser banido de maneira gradual da mentalidade coletiva.

      Excluir
    16. Zózimo, Estado tá nem aí pra essas coisas, no máximo poderia ser campanha da mídia, mas outra que incentiva só o que é ruim. Aí caberia mais pais e professores incentivarem a seu redor e ter esperança que melhore, mas é difícil, tendência é piorar.

      Excluir
    17. Os pais estão muito chatos tudo e visto como mal exemplo...gente perfetinhq demais e chata..os esculachos e traumas da vida moldam nosso caráter....os
      Trancas....absurdos nos gibis principalmente da Magali era. O auge da cria tividade

      Excluir
    18. Pois é, Miguel, a gente aprende mais com os erros, gibis antigos costumavam ensinar através dos erros dos personagens, de não se comportar como eles pra não se dar mal, exigia de interpretação. Hoje os pais pensam que os personagens têm que ser exemplos, que seus filhos tem que seguir o que os personagens fazem. Completamente errados. E os absurdos eram criativos demais e ajudavam a estimular imaginação das crianças.

      Excluir
    19. Verdade! Estou sendo utópico quanto a esperar tal iniciativa por parte do Estado, Estados escandinavos talvez até se importem com o tema, dado que o fenômeno de crescente retardamento mental coletivo não se restringe aos países subdesenvolvidos, já Brasil e outros latino-americanos estão nem aí para o que aponto, e entre esclarecer e alienar, sabemos bem o que maior parte da mídia tradicional brasileira prefere.

      Excluir
  2. Marcos Acho Que Como Seria Se Eles Fizesse Livros de Todas As Histórias de Abertura E Encerramento dos Gibis Entre 1974 e 2012 Adaptando A Versão Em Quadrinhos Pra Livro Acho Que Poderia Adaptar As Histórias Sem Censura Né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se forem redesenhadas para adaptar livros teriam censuras, mudariam textos e desenhos ou não publicarem boa parte delas. Eles estão fazendo isso de reproduzirem gibis inteiros na coleção Biblioteca do Maurício e ainda assim estão alterando conteúdos originais nesses livros.

      Excluir
    2. Marcos, não sei exatamente o critério que estão utilizando para fazerem ou não alterações nas republicaçoes. Por exemplo: adquiri o Almanaque da Turma da Mônica número 8, de junho de 2022. Uma das histórias republicadas é uma história em que Bidu e vários cães são raptados para serem treinados para assaltar um banco. Durante o assalto, a polícia chega com revólveres apontados ao bandido. Ou seja, parece não ter havido alteração nessa história, para a minha surpresa, já que revólveres tem sido substituídos por outros objetos nas histórias. Outra observação é que parece que aunentaram o tempo mínimo de tempo de 5 anos para uma história ser republicada. Isso pq sabemos que o nome da equipe do estúdio responsável pelo roteiro/desenho começou a aparecer no início das histórias a partir de 2015, e ainda não vi nenhuma dessas histórias em almanaques.

      Excluir
    3. Ricardo, foi uma surpresa essa história ter sido republicada por ter bandidos armados e assalto. Quando republicam histórias assim, costumam alterar as armas. Aí pode ser que esqueceram de mudar ou viram que se mudassem, ia ficar muito na cara que mudaram cenas. Esse Almanaque da Turma da Mônica 8 não chegou aqui e aí não vi essa história. Deixo até sugestão de você mostrar esse Almanaque no seu canal do YouTube pra ver como tá por dentro.

      Sobre tempo pra republicações, eles estão dando preferência em republicar histórias da Globo, só nos Almanaques da Mônica e aqueles Superalmanaques que têm republicações da primeira série da Panini. Mas, caso republicarem histórias da Panini, seriam no máximo até 2017 hoje, dando preferência mais tempo decorrido.

      Excluir
    4. Curioso mesmo não alterarem, será que é apenas pontual ou realmente é um bom sinal? Pois estou pensando no retorno da CHTM nos moldes de 2007-2015, sei lá, devo estar sendo ingênuo e sonhando alto... Foi a única coisa envolvendo Panini Comics e TM clássica que prestou para mim, pois o resto... bem... o resto... é resto!

      Excluir
    5. Zózimo, creio que foi pontual, esquecimento deles. Nem vi esse Almanaque, não sei como estão as cenas sem serem alteradas. Temos que aguardar pra ver se vão continuar com sem mudar nada, mas duvido que não alterem as coisas.

      E pode-se dizer que a coleção Biblioteca do Mauricio ser a nova Coleção Histórica só que luxuosa, muito difícil retornarem ao formato antigo. E mesmo se voltassem, iam ter alterações visto que descobri que essa Biblioteca do Maurício e luxo mudaram coisas em relação às originais e que deviam mudar nada.

      Excluir
    6. Eu adorava a coleção histórica.. davs depois a oportunidade de achar gibis clássicos no sebo separados já que achar os originais da abril e bem difícil...por mim voltavam com aqueke estilo box

      Excluir
    7. Miguel, Coleção Histórica era bom pra ter conteúdo da Abril sem pagar as fortunas que cobram pelos originais na internet. Era um quebra galho, já que as vezes tinham alterações, pelo menos tinha a essência da Abril. Eu gostava também.

      Excluir
    8. Desculpe, Marcos, não considero CHTM quebra-galho, visto que a TM clássica no período de vigência dessa coleção já era tão (ou quase tão) monótona quanto hoje em dia, mesmo devido determinadas alterações fazer com que não corresponda 100% com edições originais, foi uma iniciativa de utilidade pública por parte da MSP.

      Excluir
    9. Zózimo, comparando a qualidade das histórias da CHTM com as que têm hoje, concordo, valiam muito a pena até para novas gerações conhecerem, mesmo com algumas alterações que tinham. Mas, para colecionadores não serviriam para repor as revistas da CHTM no lugar das originais, já que não tinham as propagandas originais, as promoções, tons de cores diferentes, etc, tudo diferenciavam das originais e por isso que considero que CHTM são quebra-galhos para esse público, mas nada impede de colecionar esses boxes como uma nova coleção, como eu fiz, só não serviam para substituir as antigas originais.

      Excluir
  3. Magali e sua fome exagerada, rendiam sempre histórias pra lá de exageradas . Era bom que o roteirista aí na época tinha mais liberdade criativa, e as características dos personagens eram ao máximo exploradas, aí é que estava a graça. Eram poucas histórias da Magali em que o assunto não fosse algo relacionado à comida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quando eles tinham liberdade, exploravam os absurdos dos personagens, muito melhor, sem dúvida, ficavam muito mais engraçados. E eracraro mesmo história da Magali não envolver comida, quando variavam era com ela contracenando com o Mingau.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Um gibi bem divertido, pena você não ter mais, quem sabe encontre em sebo ou na Internet.

      Excluir
  5. A Magali fez uma digna de Majin Buu nessa história.🤪

    ResponderExcluir
  6. Marcos Como Seria Uma Capa Onde O Cebolinha Iria Pra Barraca do Beijo da Mônica O Cascão Iria Pra Barraca do Beijo da Magali E O Chico Bento Iria Pra Barraca do Beijo da Rosinha Se Imaginar A Situação O Que Acontece ?

    ResponderExcluir
  7. Quando li esse gibi pela primeira vez, achei que a Magali estava alucinando tudo depois de bater a cabeça no poço. É bom ver o Dudu como herói para variar, porque a maioria dos roteiristas só sabe usar ele como um pirralho insuportável.

    Infelizmente, até hoje o preço dos gibis aumenta a cada ano. Com cada revista custando 10 reais e subindo, prefiro tentar minha sorte nos sebos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio até dá pra pensar que era imaginação dela, mas no de orrer dá história a gente viu que foi real. Melhor assim. Aumentos de preços sempre tiveram, mas na época era exorbitante, tipo mil cruzeiros ou mais por edição. A melhor época foi entre 2002 a 2009, 7 anos sem reajuste, gibis custando R$ 2,90, depois aumentando só centavos a cada 2 anos em média e agora nos últimos 5 anos aumentando 1 real por ano, esse último foi 2 reais de reajuste nos almanaques, inflação cada vez pior, tudo caro. Com certeza vale mais nos sebos, não só preço como conteúdo das histórias encontrando as da Globo e Abril.

      Excluir
  8. Interessante reparar que o pai e o filho entrevistados pela bela repórter loira são basicamente o Chico Bento e o Nhô Bento, com pequenas diferenças kkkkkk
    https://bardodanevoa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade kkkk. Deve ter entrevistado uma área mais rural, por isso a aparência.

      Excluir
  9. Vocês viram que vão mudar o elenco dos filmes e séries ..a Mônica de laços e lições sers trocada. O que acharam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi, mas parece que porque vão fazer Turma da Mônica Jovem agora. Podiam manter já que esse elenco já são adolescentes, mas querem colocar atores na faixa de 20 anos pra fazer personagens adolescentes.

      Excluir
    2. Mas eles já estão adolescentes....agora que o povo acostumou com os personagens em carne e osso e ganham intimidade..porém se forem aproximar da turma clássica com crianças mais novinhas seria legal....tomara que arrum.um cascao menos cabelud kk..mas a Mônica eu realmente gostei muito e Magali tbm

      Excluir
    3. Eu também acho que deviam ter mantido os atores ainda mais por já estarem adolescentes.

      Excluir