terça-feira, 26 de julho de 2022

Cebolinha: HQ "O Louco está nu!!"

Mostro uma história em que o Cebolinha encontra o Louco pelado na rua causando muita confusão. Com 6 páginas, foi história de miolo publicada em 'Cebolinha Nº 116' (Ed. Globo, 1996).

Capa de 'Cebolinha Nº 116' (Ed. Globo, 1996)

Cebolinha encontra o Louco pelado na rua e se espanta. Louco quer saber onde está e Cebolinha diz que está falado dele. Louco não aceita fazer fofoca dele e ao ver Cebolinha tampando os olhos, Louco também tampa os seus, pensando que estava brincando de "adivinha quem é". Ele tampa seu próprio olho e diz que é ele mesmo e responde a si mesmo que acertou.

Louco se toca que estão brincando da forma errada, Cebolinha diz que não está brincando e Louco coloca um óculos escuro nele, pensando que estava escondendo rosto para ficar incógnito. Cebolinha fala que tampou olhos para não vê-lo nu e Louco pergunta se é "nu" chão, "nu"campinho e Cebolinha grita que quis dizer pelado.

Louco diz que está usando uma roupa muito especial. Cebolinha fala que é fantasia de Adão e Louco responde que é uma roupa mágica que só as pessoas inteligentes conseguem ver e comprou de um rei bobão que não conseguia vê-la. Cebolinha fala que essa história não cola e o Louco mostra uma fita adesiva para usar. Cebolinha desiste de papear com um louco sem roupa e ele pergunta se está chateado que não consegue ver. 

Assim, Louco tira a sua roupa, manda Cebolinha pegar a sua roupa tradicional que estava na árvore e depois de vestir, pergunta se está vendo. Cebolinha confirma e Louco diz que só os imbecis conseguem ver aquela roupa e que precisa tomar cuidado para não ver alguém inteligente, pois pensarão que está pelado, manda os leitores olharem para lá e diz para o Cebolinha que ao lado dele está seguro.

Cebolinha grita que não é porque ele é louco que pode tirar barato dele e Louco pergunta se barata pode, segurando uma. Cebolinha pergunta se ele merece isso, Louco diz que merece muito mais e dá de presente a sua roupa mágica que só as pessoas inteligentes podem enxergar. Louco veste a roupa no Cebolinha e dar aviso para não andar com bobões como ele senão vão achar que está pelado e vai embora procurar uma roupa normal antes que encontre alguém inteligente. 

Cebolinha diz que o Louco passou dos limites, tenta pegar a sua roupa, mas ao passar uma senhora, se esconde atrás da árvore para não ser visto pelado. Depois que ela vai embora, veste a sua roupa, dizendo que roupa invisível só podia sair da cabeça do louco. No final, com ele já vestido, todos na rua ficam em choque só com o Cebolinha pelado, achando um vexame e que ele era sem-vergonha.

Engraçada demais essa história do Louco com uma suposta roupa invisível que ganhou de um rei e que só os inteligentes conseguem enxergá-la. Como o Cebolinha é bobo, não via e pensava que o Louco estava pelado. Ao ganhar a roupa mágica invisível do Louco, a sua que estava que sumiu e depois rodeado de pessoas inteligentes, todos o viam pelado.

De início, a gente até pensava que era coisa da cabeça do Louco mesmo como o Cebolinha pensava, que tudo era imaginação dele, mas provou que era tudo verdade no final com as pessoas no final. Foi rachar de rir o Louco trolando o Cebolinha que era burro e imbecil por não ver sua roupa mágica e enxergar a sua roupa normal, que era a invisível. Sinal que o Cebolinha era nada inteligente. E também engraçado metalinguagem do Louco achar os leitores inteligentes e mostrar o Cebolinha com vergonha de ver o Louco pelado e também se ver pelado e não querer que ninguém o visse daquele jeito

Tiveram os tradicionais trocadilhos marcantes nas histórias do Louco e sempre divertidos como tampar olho pensar que era brincadeira de "adivinhe quem é", confundir "nu" com pronome "no", afinal a gente fala palavras como "chão" e "campinho" com fonema "u" no final, além de confundir expressão "não cola" com verbo colar e mostrar fita adesiva,confundir "barato" com "barata", etc. Incrível como os personagens mudavam suas características ao lado de um personagem diferente, tipo Cebolinha ser mais maquiavélico ao lado da Mônica, ser mais burro com o Louco, gostava disso. 

Incorreta por mostrar nudez de personagens, tanto do Louco e Cebolinha. Mesmo que Louco apareceu com folha, tipo Adão, e Cebolinha tampou seu pintinho com a mão por vergonha, não iam aceitar. Lembrando que na época os meninos ainda podiam aparecer completamente pelados, não colocaram de fora dessa vez porque Cebolinha estava com vergonha. Hoje em dia, nem isso. Também incorreto o Cebolinha se passando de burro, que não é inteligente e atualmente o Louco é muito amigo do Cebolinha, bem mais íntimos com o Louco o chamando de "cenourinha" toda hora, Cebolinha não fica brabo e assustado ao vê-lo e até ajuda de boa nos problemas do Louco, então essas ideias de Louco ser uma pessoa imaginária e esquizofrenia do Cebolinha não são mais abordadas, tudo está mais ameno.

Os traços ficaram muito caprichados, contornos grossos, típicos dos anos 1990. O degradê nas cores no cenário apareceram em bastante quadrinhos, mas não em todos eles como foram no segundo semestre de 1995. Gostava também quando o título das histórias era formado por uma fala do personagem e também não ser no alto da página como foi essa, ajudava a diferenciar do padrão.

41 comentários:

  1. Essa HQ com o Louco não foi tão louca como eu costumava ver,mas hoje em dia deve ser muito pior,de chata e sem graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, anda bem chatas, dentre as que vi é Cebolinha ajudando o Louco em alguma coisa, bem amigos, poucos absurdos, um ou outro trocadilho e só. Muito monótono. E os desenhos digitalizados ficam horrorosos, pior ainda.

      Excluir
  2. Gostei do cuidado do Louco para conosco, nos pedindo para não olharmos para ele, sinal que nos considera inteligentes, problema é que agora tenho certeza de que sou imbecil, porque consigo enxergar a calça rosa, a camisa vermelha e as sapatilhas dele enquanto as usa, antes eu tinha o benefício da dúvida pelo menos, às vezes até me considerava inteligentinho. Maldito Louco, me fez enxergar a verdade "nua" e crua, mas vou superar o trauma inaugurado neste tópico, se Deus quiser... Determinadas verdades... doem... chuif! O lado bom disto é que... é melhor conhecer a verdade do que... do que viver na ilusão... Chuif! Superarei, questão de tempo, já passei por situações piores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que eu também vi o Louco com camisa vermelha e calça rosa, você não tá sozinho rs. Pelo menos ele considerou os leitores inteligentes pra deixar apenas o Cebolinha como imbecil, queria sacanear só ele.

      Excluir
    2. Qual o primeiro personagem criado pelo irmão do Mauricio, Marcos? Passa contribuir com criações para TM a partir dos 1970 ou antes?

      Excluir
    3. Parece que foi o Rolo em 1972, logo seguido do Bugu ainda em 1972 e depois o Louco em 1973, mas nessa mesma leva, deve ter roteirizado as histórias quase juntas e sendo publicadas aos poucos.

      Excluir
    4. Capitão Feio também foi criado por ele, ou não?
      Afinal, em qual HQ ocorre primeira aparição desse vilão? Ainda fico em dúvida se é mesmo em "Mônica contra o Capitão Feio" (nº31 Mônica 1972), porque o até então tio do Cascão, ao concluir involuntária transformação, diz o seguinte:
      "Capitão Feio VOLTA a atacar!"
      Dando entender que já aterrorizou antes, no entanto, os comentários de Mônica, Anjinho e Cebolinha sobre ele demonstram que estão em contato com o malfeitor pela primeira vez. Só se o retorno proferido pelo personagem indica que atacava em outras bandas.

      Excluir
    5. Capitão Feio estreou em Mônica 31. Quando ele fala que volta a atacar foi pra dar ideia que sempre se transformava em vilão com contato com sujeira, mas não tinha aparecido em gibis antes, foram transformações anteriores àquela história, mas não mostradas.

      Acho que o Capitão Feio foi também criado pelo Márcio, já era um estilo de história diferente do Mauricio. Pipa também deve ser do Marcio. Aí ordem de aparições em gibis seriam Rolo (MN #30), Capitão Feio, Pipa (MN # 31), Bugu (MN #32) e Louco (CB # 1).

      Ainda tem o Mano da família Os Sousa, criado por ele, só que em tiras de jornais primeiro do final dos anos 1960 a início dos anos 1970. No caso, o casal foi criado pelo Mauricio e o Mano pelo Márcio. Não sei o ano que o Mano foi criado, pois foi inserido nas tiras depois de um tempo do Mauricio ter criado o casal, creio que deva ser no início dos anos 1970.

      Excluir
    6. Então, segundo o que diz, o folgado Mano Souza (Sousa) talvez seja o primeiro personagem pertencente ao leque que conhecemos por Turma da Mônica criado pelo "mano" do Mauricio de Sousa*. Sendo ele ou Rolo, originalmente, ambos são movidos pela folgança.
      *Sobrenome do cartunista era Souza, Mauricio de Souza, deve ser superstição, coisa de (N)numerologia o motivo de mudar grafia, muitos endinheirados desconhecidos e principalmente famosos levam a sério esse negócio de trocar, acrescentar e retirar letras dos nomes e sobrenomes em busca de serem constantemente agraciados pela sorte.
      Minha situação é nada favorável quanto a isso, sou um pobretão e tenho em dose dupla a letra que Mauricio não gostava de estar vinculado, se tivesse bala na agulha mudaria meu nome para Sósimo ou Sóssimo.

      Excluir
    7. Aí o Mano seria o primeiro personagem do Marcio geral e o Rolo o primeiro dos gibis, a alcance do Brasil todo já que as tiras de jornais saíam só em São Paulo.

      O Mauricio mudou a grafia do seu nome mesmo, agora é "Sousa". E a família de personagens "Os Souza" até permaneceram a grafia assim bastante tempo, mas agora a MSP mudou também para "Os Sousa". Deve ser numerologia também nos gibis pra dar sorte rs.

      Excluir
    8. O rolo não foi criado pelo Márcio, ele só foi inspirado pelo fato de que Márcio era hippie na epoca, ele também não criou o mano, só serviu de inspiração

      Excluir
    9. Interessante, jurava que tinha visto isso em uma história especial de Mônica 57 de 2011 em homenagem ao Marcio quando ele morreu. Mas Bugu e Louco foram criados por ele, aí o Bugu veio primeiro nos gibis e Louco um mês depois.

      Excluir
  3. Apesar de nudez ser supostamente incorreta, isso não impediu que no Almanaque da Magali n5 (Dezembro '21) terem escolhido para história de encerramento "Para cada anjo, uma pestinha!", onde num certo momento o Dudu acaba por tirar o shortinho do Anjinho, o deixando pelado da cintura pra baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evitam mais em histórias inéditas...essas só louco agora apelam pra um lado lúdico sem irritar o cebolinha ..a ira virei algo mal visto

      Excluir
    2. Eu vi essa cena. E o Anjinho não tinha... dito-cujo, a la Ken da Barbie, que o Dudu estranhou.

      Excluir
    3. Dboy37, como o Miguel falou, implicam mais nas histórias inéditas, mas não impedem de alterarem as histórias a favor do politicamente correto. Essa do Dudu com Anjinho pode dizer que foi clássico dos anos 2000, últimos números da Magali de 2006 e ainda virou desenho animado, aí deve ser por isso republicaram agora, ainda mais que ainda não tinha sido antes.

      Excluir
    4. Miguel, é bem assim mesmo, fazem de uma forma que o Cebolinha não fique irritado com o Louco, que não fique esquizofrênico, por isso eles são amiguinhos agora, antes quando o Cebolinha o via, parecia que via assombração. Mudaram bastante.

      Excluir
    5. Fabiano, as histórias antigas do Louco eram excelentes, eu rachava de rir com os trocadilhos e as loucuras dele, mudaram muito a forma das histórias, uma pena. Eu vi no Guia dos Quadrinhos e essa foi republicada primeiro no Coleção um Tema Só Nº 46 do Louco da Globo de 2005 e depois no Almanaque do Louco Nº 7 da Panini de 2014. Aí não sei na republicação da Panini teve alterações, talvez não, já que em 2014 não tinham tanta paranoia de mudar as coisas, foi piorando ano a ano.

      Excluir
    6. Amizade permanente entre Cebolinha e Louco é um desserviço. Em determinadas HQs antigas eles apresentarem algo do tipo, afeição recíproca ou coisa que o valha, beleza! Porque são momentos pontuais e não ferem a clássica relação em que o guri o teme por ser feito de gato e sapato devido à poderosa insanidade, o grande barato funcional da relação são os transtornos que um causa ao outro, e algumas histórias antológicas apresentando ausência disto são muito bem-vindas como forma variada de reforçar o viés cômico entre eles. "O Louco está nu!" é um exemplo da "saudável" relação entre estes personagens. O que não é sadio é efetivá-los em convívio harmônico, sem conflitos, num entrosamento forçadamente didático, privando leitores mirins do humor nonsense que é salutar nessa fase inicial da vida humana.

      Excluir
    7. Fabiano, tomara que tenha esse, história é legal. Guia dos Quadrinhos é uma boa fonte de pesquisa, até que consigo entrar tanto digitando site ou por procura pelo Google. Conseguindo entrar de alguma forma, está bom.

      Excluir
    8. Verdade, Zózimo, a graça era o Cebolinha apavorado ao ver o Louco, cada vez que tentava fugir, era mais afetado pelas loucuras, ficando maluco. Hoje os dois amiguinhos íntimos tira todo o sentido. Tem até alguns absurdos, mas até fraquinhos e cebolinha não se espanta, acha normal por saber que o amigo ser louco, histórias têm que ter conflitos senão perde a graça.

      Excluir
    9. Marcos, você sabe que sou a favor da TM clássica politicamente incorreta, mas, pense comigo, aqui já temos Louco fantasiado de Adão, um é adulto, o outro, uma criança, então, melhor dizer que são apenas amigos, porque... "amiguinhos íntimos"... meio que sugere uma "maicojecada"*, não acha?
      *Termo derivado de Maico Jeca, paródia mauriciana do grande astro da música pop falecido em 2009.

      Excluir
    10. Eles não são amigos a este ponto, Mauricio não ia aprovar, quis dizer que eles conversam de boa, sem Cebolinha achar ruim.

      Excluir
  4. Referência à um episódio do Chapolim Colorado, da história do Alfaiate Valente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, bem lembrado. As vezes tinham referências a Chaves ou Chapolim, só não fizeram paródias iguais aos seriados.

      Excluir
  5. Lembro que eu não gostava muito do Louco, achava as histórias meio chatnhas. Com o tempo, comecei a gostar e acho essa história aí postada muito engraçada! O grande problema das histórias do Louco atualmente é que os traços dele estão ruins, o digital não se assentou bem ao formato dele, tá estranho. O politicamente correto também limita as loucuras dele, o resultado são histórias bem fraquinhas se comparadas às antigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que com o tempo você se acostumou ou o gosto mudou ao entender mais com mais idade. Também acho essa muito engraçada. Os traços nas histórias do Louco estão terríveis, fica na cara que estão digitais, tem muito copia e cola, proporções certinhas demais. Algumas histórias até dá pra disfarçar os digitais, mas as com o Louco estão bem escancaradas isso.

      Excluir
    2. Passou primeiro episódio só da série antes da Sessão da Tarde, só divulgaram pouco tempo antes de ir ao ar, anunciando a partir do Jornal Hoje. Pode ser que esteja poucas visualizações no Globo Play do que desejavam e colocaram pra divulgar e público se interessar a ver a série completa.Eu não curto esses filmes e agora séries live action, descaracterizam demais os personagens, tanto em caracterizações e personalidades, parece que Cebolinha troca R pelo L, fora elenco não ser mais crianças, isso tudo faz público se desinteressar em ver por ser longe do que se vê nos gibis.

      Excluir
    3. Não é bem isso Marcos e Fabiano..eu sigo alguja canais de YouTube e o pessoal gostou da série.. o globoplay t.esse costume de liberar o primeiro episódio das séries na globo como chamariz..e parece que a emissora está testando o formato na TV aberta..talvez no futuro queiram lançar direito na TV as produções da turma....eu acho uma evolução emva tempos que gibis estão sendo engolidos pelo mundo digital asp apostar em novas mídias e legal....eu entendo que algumas características dos quadrinhos como o cascao não tomar banho nunca numa série realista fica estranho...então no final há a torcida pro banho dele..oa personagens vão evoluindo...eu gostei da série tem um tom investigativo interessante o tempo todo o foco muda e o possível criminoso tbm...e as meninas que fazem a Carminha fru-fru e Denise são ótimas...Denise podia ganhar uma série própria...a série foi a pra mim que mais se aproximou sós gibis inclusive com o capitão feio

      Excluir
  6. Olá. Boa noite, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, uma pergunta: é verdade, que entre os meses de Novembro e Dezembro do ano de 2022, terão os Relançamentos dos Almanaques Bimestrais da Turminha Edição #08 ou não?. Eu aguardo respostas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer, JP. Estão relancandalguns números, mas sem tempo decorrido exato após lançamento original. Vai depender das vendas, se encalhou pra relançamento ou não em alguma data indefinida.

      Excluir
    2. Ok. Muito obrigado, então, Marcos.

      Excluir
    3. Ok. Marcos, por gentileza, uma pergunta: teve alteração na HQ do Cascão em "O ESPIÃO", publicada no Livro Turma da Mônica Edição de Luxo AVENTURAS DO FIM do Mundo, trocando o míssil por alguma coisa, com o Cascão destruindo o banheiro do Cebolinha, e no quadrinho seguinte aparecem: a Mônica saindo da residência dela, para avisar a Turma toda e o Cebolinha, sentado no vaso sanitário, lendo a Revista ou um livro, com muita vontade de fazer cocô. Por gentileza, explique-me uma coisa, Marcos: a Mônica avisou para a mãe dela e em seguida, ela saiu de casa para avisar a Turma toda na metade da noite e o Cebolinha estava com muita vontade de fazer cocô, e em seguida, ele estava apertado para ele ir ao banheiro e ele estava lendo uma Revista ou um Livro, é isto?. Eu aguardo respostas.

      Excluir
    4. Não tenho esse livro nem a revista original pra confirmar. Podem ter mudado, pois hoje eles mudam republicações de tudo que acham que foi incorreto e independente de época. Até histórias da Panini podem ser alteradas. Ou seja, tem grande chance de ter sido alterada pelo que você falou, só não posso dar certeza.

      Excluir
  7. Ué, Marcos, só porque o Cebolinha e o Louco cobrem as partes íntimas não significa que a história é incorreta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia de nudez, de parecer que está pelado, mesmo que não esteja de fato, se tornando incorreta. Estão implicando até com meninos sem camisa hoje em dia, já tiveram alterações em almanaques por eles estarem sem camisa.

      Excluir
  8. Marcos, oq vc acharia se as histórias em quadrinhos fossem no mesmo estilo da capa, com muitas sombras e bem caprichado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica estranho primeira vista, mas também não é ruim como um todo. Acho neutro, opcional se quissem. Já teve algumas vezes assim com sombras em revistas da Clássicos do Cinema e em especiais como as do Garfield recentes.

      Excluir