domingo, 10 de julho de 2022

HQ "Thuga e o Ciclope apaixonado"


Mostro uma história em que um Ciclope se apaixonou pela Thuga, que teve que arrumar um jeito de se livrar dele. Com 4 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 117' (Ed. Abril 1982).

Capa de 'Cebolinha Nº 117' (Ed. Abril, 1982)

Thuga está molhando rosto no lago, quando ouve um barulho vindo do arbusto e descobre que era um Ciclope. Ela sai correndo, pedindo ajuda, e o Ciclope corre atrás, falando para não ficar apavorada e pergunta se viu um tigre dente-de-sabre. Thuga diz que o viu e é feio pra caramba. O Ciclope fala que a mãe dele o acha bonito e ela responde que foi porque não inventaram o óculos.


O Ciclope pede para pararem de correr porque é cansativo conversar correndo, e diz que quando estava a olhando no laguinho, se apaixonou por ela à primeira vista. Thuga volta a correr e Ciclope diz que se casar com ele, levará café na cama para ela, lavará a roupa, ajudará na cozinha e ela diz que gosta de outro cara. Ciclope, ainda insiste para ir com ele, não bebe, não fuma e não deixa roupa espalhada. Ele passa a frente dela e Thuga começa a gritar.

Piteco está passando, o Ciclope o manda ir embora, o papo é só entre ele e a Thuga. Piteco fala que ela quer nada com ele e começam a brigar, saindo o Piteco vencedor, colocando Ciclope para correr. No final, Thuga fica olhando Piteco admirada por ter a salvado  e pergunta para ele se levaria café na cama, lavaria roupa e a ajudaria na cozinha, sem Piteco entender.

Uma boa história, típica de miolo, em que o Ciclope solitário se apaixona pela Thuga sem ser correspondido. Vimos que o Ciclope não era mau, só queria uma companhia amorosa, mas teve infelicidade de se apaixonar logo pela Thuga, que só tem olhos para o Piteco, mesmo que o Ciclope seria um par perfeito bem romântico que a ajudaria até em todas as tarefas domésticas. O fato de ser feio, com um olho só, também contribuiu, a princípio se assustando, pensando que era um mostro querendo atacá-la, e depois querer nada de casamento com ele. 

É incorreta por isso de preconceito contra feios e o Ciclope ainda se dar mal, ter um final triste para ele, que continuou solitário. Atualmente as histórias têm que ter finais felizes para não traumatizar e no mínimo teriam que colocar uma namorada para o Ciclope no final. Fora que também não tem mais histórias envolvendo namoro nos gibis e nem brigas e duelos entre personagens, para não estimular violência, ainda mais com clava do Piteco com prego para estimular que vai machucar mais ainda seus adversários, e nem citações à bebidas alcoólicas e fumo.

Aliás, foi legal ver os absurdos como ter um mamute voador no primeiro quadrinho, "dinoussaura" de 3 olhos apaixonada pelo Ciclope, Thuga saber da existência de óculos antes de ser inventado, além de bebida alcoólica e fumo que também não tinham sido inventados na pré-História, clava do Piteco com prego (isso sempre era frequente nas histórias dele), e eles terem um cotidiano como levar café na cama, lavar roupa, cozinhar, etc, como se fosse uma civilização atual.

As vezes tinham historias de outros personagens secundários sem ser o Piteco protagonista, assim de vez em quando podia ter histórias solo da Thuga e da Ogra, por exemplo, podendo ter ou não participação do Piteco. Eu gostava quando tinha para variar.

Os traços muito bons, típicos dos anos 1980. Era bom ver os cenários bonitos da Pré-História com detalhes e até ver ângulos diferentes enquanto Thuga e Ciclope corriam, mostrando visão deles de costas. Tiveram cenas mostrando personagens como sombras, pintados só de preto ou de azul, sem serem desenhados, coisa bem comum nos gibis da Editora Abril de todos os segmentos, principalmente nos anos 1970. Nas propagandas inseridas nas laterais da páginas, dessa vez foi do lápis Labra, sempre frequente nos gibis do início dos anos 1980. Foi republicada depois em 'Almanaque da Mônica Nº 20' (Ed. Globo, 1990). termino mostrando a capa desse almanaque.

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 20' (Ed. Globo, 1990)

36 comentários:

  1. Até onde sei, Ciclope é apaixonado por Jean Grey.

    _Minha mãe me achava bonito! (o tal ciclope)
    _É porque ainda não inventaram os óculos! (Thuga)

    Que pérola de resposta! Não sabia que Thuga é profetisa.
    Os pés do ciclope têm somente os dedões, deve ser anatomia da espécie, até que de certa maneira estão equilibrados, Thuga tem dois olhos e pés desprovidos de dedos.

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    1. Ciclope figura monstruosa normalmente retratado com um olho. Os pés dele com um dedo foi pra mostrar essa excentridade. Pelo menos não foi a mão senão não dava pra segurar a clava. Grande profetisa a Thuga, acertou em cheio que teria óculos no futuro. Eu gostava dos personagens da Turma do Piteco falando de objetos e coisas que não eram criados ainda, ficava engraçado.

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    2. Sendo a mãe dele uma "ciclopa", um monóculo bastaria para constatar que o filho é mais feio que o Cão chupando manga.
      Até onde sei, Triclope é um pau-mandado de Esqueleto. São daqui não, são lááááá de Etérnia...
      Nesta HQ o roteirista está mesmo zoando com a Thuga, basta reparar no bicho olhando para ela emanando corações, enquanto um tem só um farolete, o outro tem três faróis, dinossauro triclope, e assim como a peixinha de "O menino do balão", nesta também rola zoofilia às avessas, diferença é que não há ênfase, só mesmo para tirar sarro da gordinha.
      "Um é pouco, dois é bom, três é demais". O "dois é bom" que tanto deseja, o biclope Piteco, quer nada com ela.

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    3. A mãe do Ciclope deve ser horrorosa. Bem lembrado que tinha o Triclope em "He Man". Não ficou bem claro se dinossauro (a) estava apaixonado (a) pela Thuga ou pelo Ciclope. Acho que apaixonada por ele, como eu disse no texto. Se foi pra ele, poderiam deixá-la como uma companhia pra ele no final. Se foi pra ela, aí, sim, sarro com ela. Foi bem injusto com os personagens, Thuga queria nada com Ciclope e Piteco nada com ela. Acaba is 3 sozinhos, sem direito a triângulo amoroso.

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    4. Não havia lido sua postagem. Pode ser uma dinossaura de olho, ou melhor, de "triolho" nele, mas prefiro crer que seja macho interessado nela, pois aí fica duplamente hilário, ou seja, Thuga desperta paixão em quem tem apenas um olho assim como em quem tem três, não conseguindo o mesmo com um determinado biclope da espécie dela, dando um sutil ar sarcástico por parte do roteirista contido nas entrelinhas.
      Reparando bem, para os padrões pré-históricos Thuga é gatíssima, é lisinha, parece até essas balofinhas de hoje em dia criadas a fast-food, em aspectos físicos, mulheres pré-históricas eram padrão Ogra para muito, muito pior.

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    5. Também acho mais engraçado o dinossauro triclope se interessar nela. A Thuga era gorda, mas não obesa e mulheres pré históricas eram feias, aí Thuga pode dizer que é gata para os padrões das época.

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  2. Marcos, fale sobre a história "Cuidado Com a Boca!"
    Edição: Cebolinha Número 8 (Agosto/1987).

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  3. À propósito, gostaria de conhecer o meu blog?
    Ele se chama "Cartooniza Mais", e eu falo sobre entretenimento.

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    1. Conferi lá, sempre bom ter acompanhamento de entretenimento. Sucesso no seu blog.

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    2. Eu tô iniciando minhas atividades lá, vai ser incrível. Está perfeito.

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    3. Tá muito legal, com o tempo vai crescer.

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  4. Se você não falasse do mamute voador,eu não teria notado o híbrido de Jotalhão pré-histórico com Dumbo!

    A Thuga só tinha olhos para o Piteco e o pobre ciclope só tinha olhos...ops!

    Que "pré-história" mais fajuta essa,hein?Enquanto,em Lem,Thuga reclama da não-existência dos óculos,em Bedrock tinha óculos e muito mais!

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    1. Pois é, se preocuparam em colocar uns detalhes nas cenas, bem absurdos, por sinal foi engraçadoum elefante voador. Ciclope um olho só pra ela. E a Pré-História era bem atrasada mesmo comparado a Flintstones, era mais fiel embora as vezes ter coisas absurdas, como já terem prego para a clava do Piteco.

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    2. Quanto ao prego da clava do Piteco, caros comentaristas, não pertence aos absurdos do universo lúdico criado por Mauricio, lembrem-se da Idade dos Metais, fase da Pré-História que se caracteriza pelo encerramento da Idade da Pedra, é quando a galera primitiva começa a manusear metais, produzindo ferramentas e armas metálicas, muito antes da humanidade começar a ter capacidade de produzir História.

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    3. Sim, Zózimo, tem esse lado também, porém nunca foi confirmado qual fase da Pré História a que a Turma do Piteco pertencia, se era Idade dos Metais ou antes. Acredito que intenção inicial do Maurício seja antes, mesmo eles usando armas e aí se for, se encaixando nos absurdos dos quadrinhos.

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    4. A Pré-História de Lem é resumida, englobando todas as fases, daí dá para considerar o prego na clava como sendo algo normal.

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    5. Quanto ao mamutinho alado, o que fica um pouco estranho para o padrão do núcleo é o fato de somente fazer uma pontinha, servindo de mera decoração de fundo no quadrão de abertura, pois em Lem existem feiticeiros e bruxos capazes de tais façanhas, o negócio é a exótica criatura aparecer sem explicação, decorações assim voltadas para o fantástico e sem aparentes explicações, ou seja, algo do tipo aparecendo e não sendo tema, combina mais com núcleo do Horácio, porém, entendo a proposta do roteirista com este detalhezinho, aproveitou o mote do ciclope, pois ciclopes são criaturas fantásticas, e está claro de que trata-se de um roteirista zoador.

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    6. Zózimo, aideia era essa mesma de aparecer sem explicação. Gostavam de colocar as coisas sem explicar, acontecia e pronto. Eu gostava. Sem dúvida colocou o mamutinho voador pra mostrar figuras exóticas que era o tema central da história, assim como o dinossauro triclope.

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    7. Sim, o dinossauro triclope e o mamute alado estão conectados ao tema central que é o ciclope que não se enxerga, no entanto, esta pegada voltada para o encantado/fantástico não é comum nas HQs deste núcleo mesmo considerando figuras como feiticeiros e bruxos como habitantes de Lem.

      Quanto à arte da capa do Almanaque da Mônica nº20 (1990), possui traços top de linha, porém, o que significa? O que ela representa? Está claro que a TM está sendo ovacionada por uma garotada com traços mais realistas, mas, ô capinha enigmática... Seria a graúda e verticalizada assinatura do cartunista uma espécie de tronco e os personagens seriam a folhagem e/ou os frutos? O que vem a ser isto? Pé de Turma da Mônica? Se for, Tina é a fruta mais gostosa.

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    8. Sim, tinham também feiticeiros e bruxos nas histórias da Turma do Piteco, sempre representando fantasia quando tinham. Sobre a capa deste Almanaque, é justamente isso. A garotada está reverenciando uma árvore onde o tronco sustentando é a assinatura do Maurício (por isso a assinatura aparecer marrom) e cada personagem representa folhas e frutos da árvore. Boa capa unindo Ecologia e metalinguagem, comparando os personagens como patrimônio e reverenciados como devem ser tratamento com as árvores.

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    9. Então acertei... Enfim descobri significado desta arte de capa, matei a charada, a proposta/mensagem não é (são) mais uma incógnita. Exatamente por atentar à cor da assinatura acabei decifrando o enigma, graças à esta postagem que finalmente me fez prestar atenção nela, e dá para classificá-la como abstrata.
      Muito tempo? Pouquinho mais de trinta anos só, pois lembro quando Almanaque da Mônica nº20 (1990) estava nas bancas de jornais e revistas, gibi que não figurou entre os meus.

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    10. Sim, acertou. Pela cor da assinatura do Maurício dava pra imaginar. Pena que você não teve esse Almanaque, só histórias boas da Editora Abril, principalmente a de abertura "Os terríveis dedos minhocais" de Mônica 170 de 1984.

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    11. Antes tarde do que nunca... Dentre todas capas da TM que conheço referentes às publicações do século passado, acho que esta é a única que resistiu por mais de três décadas ao meu caráter observador e questionador, verdade mesmo é que a ignorava sem me dar conta de que fazia isso, pois várias vezes a observei apenas no tocante aos traços dos personagens, sem dar a mínima para a multidão mesmo há muito já tendo reparado que os traços da galerinha são de padrão diferente dos da Turma da Mônica, exceto por Tina, depois da radical reformulação visual adquire aspecto bem realista, e não somente em comparação com Jotalhão, Astronauta, Papa-Capim, Mônica, etc e etc, é a comparando com traços dos demais de seu núcleo.
      Voltando para massa que reverencia, durante todo esse "tempãozinho" em que prestava atenção meia-boca, pensava que houvessem adultos, adolescentes, idosos, um bebê de colo e até cachorro de raça de médio ou grande porte em meio à criançada, pode até parecer, mas não se trata de memória falsa, trata-se de distorção, memória distorcida.
      De modo inconsciente, assim como a multidão, ignorava também a mensagem, a proposta, o significado da arte, e para ser abstrata tem que haver propósito, não tenho certeza, acho que em alguns momentos pensei que não havia objetivo no conteúdo da capa, sendo que a MSP não atua com elementos aleatórios, falta de sentido, pelo menos penso que nunca esteve nessa seara de caminhar a esmo, sem rumo.

      Conheço essa de abertura de Mônica nº170 pela Editora Abril, não lembro com exatidão, sei que no final sobra para Dona Cebola ou Lurdinha encontrar o fio da meada do que mais parece uma enorme bola de linha de crochê, visto que a HQ começa com Cascão dentro de uma residência e Mônica de fora aparecendo através da janela, acho que é a mãe dele que tem que dar conta de tirar o filho e o melhor amigo dele de um baita emaranhado em que a dentuça os coloca.
      Parece também que é plano de autoria do Cascão e em até certa altura atuando só, sei lá se é bem isso, posso estar misturando histórias.

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    12. É, a princípio é difícil entender essa capa de cara, poderia ser só reverência aos personagens, uma capa com ilustração qualquer, mas depois vê que os personagens são folhas de árvores. Sempre imaginei crianças na capa, sendo que maiores do que da turma, tipo 10 anos, no máximo 12 anos, início da adolescência.

      Nessa história citada é a Dona Lurdinha com missão de desatar as linhas do filho e Cebolinha. O plano é com os dois, autoria do Cebolinha, mas participação do Cascão é concordando e executando fiel, sem achar ruim de participar.

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    13. HQ começa com plano já em ação, daí, de acordo com a tradição, provável que tenha chiado antes de topar.

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    14. Pois é, capaz ter chiado sem sucesso, como sempre :D

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  5. {S} marcos queria te perguntar quantos gibis você tem no total eu tenho 268,também queria saber quantos gibis da (abril)você tem no caso eu só tenho o Mônica 175

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    1. Eu tenho cerca de 2500 gibis considerando todos os formatos. E dáa Editora Abril tenho uns 320 gibis. Você tem bastante, Editora Abril são mais difíceis mesmo, mas pode ter sorte de encontrar alguns em sebos.

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    2. {S}eu quis dizer que no total de gibis de todas as editoras eu tenho 268 e no caso só um da abril

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    3. Sim, deu pra entender. De qualquer forma, bastante gibis que você tem.

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  6. Marcos VC Sabe O Nome Desses Personagens Nas Revistas Em Inglês
    1 - Titi
    2 - Chovinista
    3 - Cascuda
    4 - Aninha
    5 - Do Contra
    6 - Dona Lili
    7 - Dona Cebola
    8 - Nho Lau
    9 - Professora Marocas
    10 - Genesinho
    11 - Pipa
    12 - Raposão
    13 - Luis Caxeiro
    14 - Zé Vampir
    15 - Cranicola
    16 - Alminha

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    1. Paulo,esta página ajuda bastante:
      https://en.wikipedia.org/wiki/Monica%27s_Gang
      Vá para o parágrafo "Related Works".

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    2. Boa Julio Cesar! Até porque não tenho mínima ideia dos nomes deles em inglês.

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    3. Eu também não sabia!Descobri ao procurar a página da Wikipédia gringa! :v
      Alguns nomes adaptados são bem engraçados!

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    4. Pois é, Julio Cesar, bem interessante. Difícil saber esses nomes, só quem comprava aqueles gibis em inglês com frequência que dava pra saber. O mesmo para os gibis em espanhol.

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